11 x 5Cumes Amigos da Montanha

#2
Fui fazer os 5 cumes, a prova de 80 km.
Nunca tinha feito uma distância destas com este acumulado em BTT. Cheguei ao fim que era o que queria.

Os trilhos foram razoáveis, mas como sou da zona, já conhecia uma boa parte.

Sinalizações impecáveis, pessoal nos cruzamentos qb com algumas falhas na parte final.
Estava calor e desidratei muito, passei o terço do meio da prova à rasca mas lá fui fazendo.
O que não percebo, e ainda não recebi resposta dos AM, é a razão de na realidade não termos feito os 5 cumes. Fizemos apenas 4 com a parte final muito mais fácil do que esperava. Fiquei desiludido pois já fiz os 3 cumes por duas vezes e queria fazer os 5 e elevar a fasquia.

Tenho as minhas suspeitas após discussão com outro pessoal na chegada, mas para já reservo o meu julgamento.

Os reforços tanto liquido como sólido foram uma desilusão. Eu nem sou dos fanáticos das bolas de berlinde, mas em 3 abastecimentos, 2 só tinham bananas, laranjas e barras de cereais, sendo que o último trocava as barras por bolas de berlinde. Isto não é mau em si mesmo, mas comparado com todas as outras provas a que fui este ano achei miserável.

Seja qual for a resposta da organização, não penso participar outra vez. Recomendo a prova a quem não conhece a zona, e quem quiser fazer uma prova mais longa, mas esta prova nunca foi bom value for money. Este ano gastei 47€ porque comprei calção (estava a precisar de outro par) e pelo que recebi foi demasiado caro.

Mais uma vez lamento ver o lixo nos trilhos. Já vi pior, mas ainda assim, muito gel espalhado pelo chão. Como não sou de grandes performances nunca percebi como um grama de lixo a vai afetar. E também como deitar o lixo fora se pode justificar...
Um bem haja aos AM por apelarem à consciência ambiental do ppl na página do evento.
 
Last edited:

Mr.sa

Active Member
#3
Ora, gostei, e foi bem organizado. Tendo em conta a quantidade de pessoal que se inscreveu e apareceu, pensei que ia haver afunilamentos, mas a organização fez e bem o controlo disso ao definir o percurso, e acabou por não acontecer.

Sobre os 5cumes, fizeste 5 cumes sim, o que talvez não tenhas percebido que era um cume, foi o 4º, que começava pouco depois da passagem sobre o rio e que ias dos 30m aos 120m.

OS 5cumes eram, o Monte da Franqueira, Saia, Midões, da Senhora e S. Mamede.

Apenas a lamentar o civismo de algumas pessoas, que não conseguem ser mais limpas e deixar o lixo na zona dos abastecimentos, sacos para tal não faltavam..
 
#4
Comparando com outras edições a que fui, achei esta mais "soft" em termos de dureza e tecnica (tambem de acumulado como é logico).

Diverti-me, não furei nem tive problemas mecanicos mas provavelmente não voltarei a repetir a prova, muito embora ache que a organização esteja francamente de parabens !
 
#5
O cume a que te referes é o do Monte da Senhora, esse sei que o fiz, aquele que seria o último é que não fizemos. Eu tenho cinco picos no meu track, mas o último não foi no topo do Monte de S. Mamede.

Quando digo não fizemos agora percebo que na realidade o nós era apenas o pessoal que seguia em último lugar. Espero a resposta dos AM para comentar mais.
 
#7
Foi a minha 3ª ou 4ª participação seguida. Fiz os 3 cumes. Foi menos duro que os anteriores sem duvida. Acho que as queixas de anos anteriores foram ouvidas, pois a meu ver, a os 3 Cumes já davam para ser uma Maratona noutras provas.

De resto, acho que desinvestiram em algumas coisas. Apenas uma zona de reforço propriamente dita, e por ai fora.
No geral, gostei da prova, mas confesso não foi a que me deu mais pica. Não havia zonas perigosas, mas falou ali um single track digno desse nome, mas no geral fiquei muito satisfeito com a prova. A massagem no fim soube muito bem.

Se alguém tiver links para fotos, coloque aqui.

Abc
 
#8
Os "Amigos da Montanha" não brincam em serviço,tudo ao mais alto nível (tirando a parte dos "porcos" que tudo deixam pelos trilhos)resta-me agradecer a esta organização(e um especial obrigado ao amigo zé Manel)por todas as condições que me proporcionaram,não poderia deixar de agradecer a todos os amigos que estiveram presentes no jantar de sábado no quartel dos Bombeiros V.de Barcelinhos(que me desculpem não ter fixado o nome de todos e aqui mais uma vez um especial obrigado ao sr.Domingos e ao Pedro).A prova em si foi ao ritmo do Pedro,no final em jeito de bricadeira ainda me virei para o Pedro e disse se soubesse tinha dado duas voltas e chegava-mos ao mesmo tempo,eheheh,sem stress,as classificações nem sempre são o mais importante......
 
#9
Eu sabia que havia o cut-off, supostamente aconteceria ao km 65. Eu até disse a um membro da organização junto ao ultimo abastecimento sólido que iria continuar mesmo que não conseguisse passar a tempo.
O meu track desvia-se do gps da prova +/- ao km 57. Lembro-me bem de haver um membro da org. a indicar-me para a direita. Estimo que passei aí às 15h15. Estou à espera de saber porque é que se passou desta maneira e não como era indicado no site.

Para mim o problema é que me tiraram as opções que teria. Quando estava a arrumar a bike, havia pessoal de Vizela a discutir que dizia que pagaram para ter 5 cumes, estariam dentro do cut-off e não viam razão para lhes tirarem os últimos quilómetros.

Eu acho muito bem que façam cut-off, a org. também não pode ficar presa o dia inteiro. Se ao km 57 me tivessem dito para onde me mandavam, eu podia abandonar a prova e seguir o track.

No segundo cume dos 80 km tivemos os melhores trilhos na minha opinião, e na Franqueira os mais desafiantes a descer. Nos 3 cumes, com tanta gente é complicado por muitas secções perigosas ou singletracks, pois atrasa bastante.
 
Last edited:
#10
Mais uma vez participei nesta (já mítica) prova de BTT. Fiz os 3 cumes ( o último era realmente dureza!). Dou os parabéns à organização, por mais um excelente evento, percurso bem marcado, abastecimentos nos sítios certos e com o suficiente, sinalética adequada, e pessoal nos sítios mais sensíveis. A única coisa que correu menos bem foi o track de GPS, que não estava entendivel, pelo menos para os 3 cumes. Mas no global foi um óptimo dia de BTT.
 
#12
desculpem la mas apercebi me que os que mais lixo deixavam no chao eram os de frontal vermelho....os dos 5 cumes, tal era a "maluqueira" dos artistas que nem paravam , vi a lançarem garrafas para o chao ao bom estilo ciclista profissional....

para cumulo vi um individuo de carro á procura de um amigo que ia no 4 lugar....fiquei parvo com o sujeito com red bull numa mao e agua noutra....quando o informaram que o amigo ja tinha passado era ve lo a acelerar o carro rua abaixo á procura do seu atleta....um empresario que se preze procura sempre o seu atleta ; ))

em relaçao á organizaçao nada aponto , gostei e parabens pela logistica no geral....

só um reparo a reforçar a observaçao do "foreiro" Obelix , o track de GPS nao estava bem definido ,contudo graças á boa sinaletica nao houve acrescimos de percurso por engano :D
 
Last edited:
#15
desculpem la mas apercebi me que os que mais lixo deixavam no chao eram os de frontal vermelho....os dos 5 cumes, tal era a "maluqueira" dos artistas que nem paravam , vi a lançarem garrafas para o chao ao bom estilo ciclista profissional....
ICardoso, por isso é que eu fiz os 3 cumes em 3:16 h...
Quando cheguei ao estádio o Speaker estava a anunciar que faltavam 20 segundos para o início. Parti do fim. Quando comecei a pedalar já passavam cerca de 10 min. da partida (primeiro que aquela gente toda começasse a andar!) . Cheguei ao monte da Franqueira, início da separação (5 - 3 cumes) andei a passo mais uns 10 min (grande engarrafamento)... nos abastecimentos parava, bebia a água e colocava a garrafinha no saco do lixo...
Enfim, mas há atletas que gostam de deixar a sua marca por onde passam! ;)
 
#18
boas ,
eu prefiro os 5 cumes sem haver taça, os trilhos são melhores. Há ST, descidas técnicas que com a taça não existem, tivemos isso nos primeiros 3 cumes, nos últimos dois que apanhavam os 3 cumes isso já não existiu. é a minha opinião.
eu cheguei à meta pelas 4.15h. acho que fiz o percurso todo no meu gps deu 1900+ e 83km.
subi o penedo do ladrão (último cume) praticamente a empurrar a bike. vinha com cambras desde os 50km.
quanto ao lixo furei logo no inicio da descida do monte da Franqueira coloquei a câmara furada no camelbak e fui até casa com ela bem como as embalagens que levei.
quanto à organização, melhoraram o aspecto de ver menos participantes a galgar a cerca para ficar mais à frente na partida chegando mais tarde.
só acho que os reforços foram poucos, e de pouca qualidade e diversidade.
no primeiro reforço já não haviam bolas de berlim, no segundo depois de diversos pedidos lá a pareceu uma caixa.
só tenho a apontar este ponto como negativo e já participo nos eventos anuais dos Amigos da Montanha à pelo menos 7 anos.