10 regras básicas para quem se quer iniciar no Btt.

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

......Só quem pedala sabe o que todos nós aqui dizemos. Para mim o BTT, independentemente das condições climatéricas ou do terreno, noite, dia, sexo, idade, bike, e de sei lá mais o quê..... é o desporto perfeito (podemos fazer "1001" coisas ao mesmo tempo). Tais como: aliviar o stress, rir (rir muito), exercício físico, por a conversa em dia, apreciar a natureza, testar os nosso limites "físicohabilidosos", ouvir música etc.. etc... etc.... enfim, melhor não há!!!! :D
 
Amigo monteiro_qüer, não consigo responder á sua mensagem. Mas em relação á sua pergunta ainda tenho.
Veja quais são as suas definições aqui no forum, pois nem ao tópico iniciado por si "pedais de encaixe e sapatilhas" consigo responder.
Envie-me o seu email por email para falarmos.

Desculpem lá o offtopic...
 

ElGamal

Member
@Medroso: concordo com tudo, ou quase... a parte de ouvir música.
de resto, é um vício que limpa a mente e faz bem à máquina.
 

mauro.abr

New Member
Desde pequeno sempre pedi bicicletas caras (como as dos meus amigos) aos meus pais mas sempre fui prendado com as de 50€ do feira nova. Em Maio, investi finalmente numa bicicleta de btt em condições. Infelizmente, só levo 800 kms com ela pois o trabalho não me permite andar quando quero. E como não acho seguro andar pelo mato sozinho, tenho feito maioritariamente estrada. Ainda assim, já levo duas provas de BTT e vou a caminho da terceira, em Santarém no fim de semana. E mesmo a andar pouco e com uma bicicleta que é da gama mais baixa que se costuma ver nas provas, o verdadeiro gozo é esfolar e sujar-me todo e chegar ao fim e saber que dei o meu melhor (e desculpem, mas nem a feijões gosto de brincar. Faço sempre para ficar o melhor classificado possível).

Foi um dos melhores investimentos que já fiz :)
 

korreya

New Member
Levo meia dúzia de meses de BTT,durante a semana dificilmente consigo andar pois acabo sempre por volta das 21h e depois à que dar atenção ao filho e à esposa (senão malas à porta) mas ao fim de semana é religioso...faz-nos sentir vivos como diz bem o Mach4...e quanto mais sujo e arranhado se acaba mais gozo dá! : ) já dei umas voltas sozinho com alguns sustos pelo meio,daí que penso não ser muito aconselhável fazer zonas técnicas e carreiros perigosos sozinho,ainda mais quando em muitos sítios nem rede conseguimos ter (sou da Figueira da Foz e o meu playground é a Serra da Boa Viagem)...quando se proporciona dar o passeio dos tristes ao fim do dia durante a semana opto por subir a serra por carreiro e descer por estrada (+/- 20 Kms).Vendo alguns posts que falam em música,também desaconselho,pessoalmente acho perigoso (já apanhei pela frente alguns praticantes de motocross e tardiamente me apercebi deles...quanto mais se fosse a ouvir música...)...de resto aproveitem ao máximo o que o BTT nos proporciona por esse mato fora abraçando e gozando o que a natureza tem para nos dar,poças de água,silvas,paisagens e sítios de encantar.A maior parte das vezes vão acabar exaustos,sujos,arranhados,mas no final seguramente acabarão muito satisfeitos.Nas provas organizadas em que participo o sentimento é sempre este...muito duro durante...grande alívio no fim...mas sabe sempre a pouco no rescaldo!Boas quedas.
 

Mach 4

New Member
Exacto. Essa é uma dica muito boa.

Hã, e uma coisa muito importante que me esqueci de referir do primeiro post :

- Tirem fotos, com máquina ou com o telémovel, mas sempre que puderem fotografem as paisagens, os momentos, a natureza.
É isso que um dia vai ficar. Podem já nem ter a vossa btt, nem idade ou saúde para pedalar, mas ficam essas maravilhosas recordações para mostrar...ou simplesmente para recordar. Uma simples imagem por vezes vale por mil palavras e pode ser o rastilho para despertar o interesse a um neto um dia mais tarde.

Lembrem-se que o tempo não anda para trás...mas as fotografias "congelam" momentos e vivências.
 

lucelima

New Member
Boas, parabéns pelo post.
E aquela sensação de acordar cedinho num dia frio para ir pedalar muitas vezes sós, quando chegamos ao topo e paramos para contemplar inspirando fundo o ar frio e escutar com atenção " o silêncio" da natureza...?
Cumps
 

j.santos

New Member
Ai está!!! Grande tópico!

Depois de começar é preciso puxar pelos nossos limites.
A 1ª que andei fiz 30 km, na maior parte em estrada, pouca coisa na terra e monte. Mesmo assim fiquei todo roto!!! Nem me mexia durante os dias seguintes.

Mas o bicho entrou-me na corrente sanguinia!!!

Cada dia que ando tento superar mais e mais as minhas dificuldades.

Ontem fiz 65km no meio da lama. Quando cheguei nem as letras via da bike. Com o corpo bem castigado.

Mas com uma sensação inexplicavel...
 
eu o que mais gosto de fazer é num dia de inverno, sair de casa ao amanhecer cheio de sono, com os colegas, ir andar até à hora do almoço, chegar a casa tomar banho e almoçar e dormir uma soneca de tarde.
:)
 

Mach 4

New Member
Um dia eu fui com um meu amigo pedalar para Valongo. Foi numa tarde de Verão e estavam para aí uns 32º. Eram 15h00 da tarde quando começamos a pedalar e depois de algumas subidas técnicas chegamos a um ponto em que eu só tentava recuperar a respiração, quando ele se vira para mim a dizer o seguinte :

- "Então? Não valeu a pena chegar cá em cima? - Já viste coisa mais linda?"

Estavamos a ver Valongo de longe e de um local muito alto, ideal para admirar toda a cidade. Naquele silêncio apenas me apeteceu estar ali...mais um bocado a absorver aquele momento mágico. Lindo.

Quando estiverem numa situação idêntica tentem tirar umas fotos, escolham depois a melhor, mandem fazer uma foto 40x50 e comprem uma moldura para ela. Depois, no vosso quarto de dormir, fixem-na aos pés da vossa cama para quando acordarem todos os dias essa imagem seja a primeira coisa a verem, e vão ver que a vontade de pedalar vai estar sempre presente no vosso ser.
Não se limitem a ler...façam isso e vão ver como acordam sempre com outro ânimo todos os dias.
 
Last edited:

LFMCarlos

New Member
Bom Tópico. Subscrevo... :bompost:

Na manhã de Domingo passado, andei 36KM em Monsanto. Grande gozo com àgua, lama, poças. A fila para lavar as Bikes na Keil do Amaral era grande... calhou-me a senha número 8.

À Tarde, lavar as Bikes (minha e do puto), mudar uma câmara de ar, lubrificar, montar pedais e ciclocomputador na fininha... tarefa concluída jà de noite.

Ganda Maluco.:cool:
 
Top