1 Costela Partida 1 Frissurada.... Tempo de recuperação?

#1
Boas

No Domingo em plena serra de stª justa valongo, dia de diluvio, ao subir uma zona de pedras com os pezinhos presos cai para o lado quase parado, só que o punho da bicla já estava no chão e virado para cima à minha espera.

Resultado um hematoma enorme, 1 Costela partida e 1 frissurada.

Tenho 38 anos, o médico mandou-me repousar 1 semana, sem pesos, continuo a trabalhar, a dor até nem incomoda muito, a não ser a tossir ou se fizer algum esforço ( trabalho administrativo ).

Agora a questão é, ele diz que não precisa de meter ligaduras porque as costelas estão bem alinhadas, e deverão sarar assim. Não foi muito preciso foi no tempo de recuperção, quem já passou por isto que tempo devo esperar antes de fazer um bocadinho de estrada, e depois que tempo para monte ?

Obrigado.
 
#2
Viva! Nunca tive quedas com essas mazelas, mas já caí de costas mesmo no canto de um branco de pinho, e posso dizer-te que no momento fiquei sem respiração e não conseguia fazer movimentos com o braço esquerdo devido à dor. Também não levei ligaduras, (só um "emplastro Leão") uma vez que não chegaram a partir, uma delas ficou "rachada ou frissurada". Só levei um "pequeno esticão" para elas irem ao sítio (ficaram sobrepostas umas em cima das outras). O que me aconselhou também, foi repousar durante 15 dias e não fazer nenhum esforço. Também não me disse qual o tempo de recuperação... mas se tiveres o contacto de quem te assistiu, ninguém melhor do que ele para te elucidar, porque já sabes, com a saúde não se brinca. Abraço e uma boa recuperação!
 
#3
Pelo que sei curar duma costela partida é sempre demorado. Tenho um amigo radiologista, que num jogo de futsal se embrulhou com o GR, partiu uma e andou 1 mês ou mais para curar minimamente. Não esquecer de dizer que ele andou mais de 2 semanas sem saber que a tinha partida (casa de ferreiro, espeto de pau). Como é um sítio em que não dá para imobilizar e está sempre a "sofrer" movimento por causa da respiração fica demorado.
Mas o perigo em descurarmos uma boa cura pode passar por termos novo acidente, nem que seja mínimo e por causa da fragilidade dessa costela, acontecer um dano grave como perfuração da pleura. Por isso mais vale "aguentar o cavalo na box" por uns tempos e fazer acompanhamento médico.
Enquanto isso, arranjar outros treinos para fazer. Fortalecer braços e pernas, por exemplo.

http://www.youtube.com/watch?v=bIEwAB6ZuEw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=M6qczbGjofY&feature=more_related
http://www.youtube.com/watch?v=48ZI1-8dydE&feature=related
 
#4
Boas Colega,

Antes de mais as melhoras para a recuperação.
A lesão que tiveste não é pera doce. Eu já tive uma costela rachada também de uma queda mas no asfalto e de lado. As costelas foram as que tiveram mais impacto pois caí em cheio sobre elas. Fiz logo raio x e tava tudo no sitio. Fiquei com grande hematoma e dores que nem me mexia. Andei 15 dias a tomar análgésicos e antiflamatorios mais uns quantos emplastros. Demorei um mês até deixar de sentir dores por completo. Até lá nem podia respirar fundo. Era uma dor aguda e que tirava completamente as forças. O medico disse-me 15 dias para estar parado mas foi preciso um mês para recuperar. O problema é, como diz o "Carvalhinho", se vais andar e cais outra vez. Como é uma zona fragil já não está tão protegida. Assim o melhor é mesmo fazer "Cycling Indoor" sem grandes cargas por uns tempos.
 
#5
parti 3 costelas no pq da cidade no porto há coisa de 4 semanas... esta coisa continua a doer.. embora a dor tenha vindo a diminuir certo é que qd espirro ou a tentar arranjar posicao para dormir vejo-me aflito e dói um pouco. raio de trambolhao
Paz e boas pedaladas
 

Jocas22

Active Member
#6
calhou-me a mim esta desgraca, e nao é facil tanto lidar com isto nos primeiros tempos como gerir a recuperacao depois de desaparecerem as dores.
 

Hardskin

Well-Known Member
#10
Já mandei um tombo com o peito contra o punho do guiador e como não fui ao médico fiquei-me pela suspeita de fractura, uma pisadela enorme no peito esquerdo e com dores que desapareceram ao fim de poucas semanas.
As melhoras! :yeah:
 
Last edited:
#11
Já parti duas numa queda de mota em 5ª a fundo e fiquei com uma amassada numa queda de bicicleta para o lado!

Da primeira vez, levei 15 em casa, sofá - cama, cama - sofá! A médica queria que ficasse pelo menos 3 semanas, mas como o nosso estado paga bem as baixas, só fiquei 2 semanas! Sentado é a pior posição que tinha e para dormir a melhor posição era de lado, em cima das partidas! Também depende da zona em que estão partidas, há uma piores que outras!

As melhoras
 
#12
Epa vocês estão a falar em costelas, já me estão a dar fome... um bom costeledo grelhado, ai que não ia...

On-topic. Estou a ver que a malta tem histórico clínico lixado... espero nunca chegar a um azar desses... já me chegou deslocar 2 vértebras.
 

fabio viana

Well-Known Member
#16
As melhoras :wink:

off-topic: A única vez que fiquei impedido de andar de bicicleta, foi o ano passado quando fiz um buraco na perna( acima do joelho) por causa de uma queda em que as tampas do guiador se desfizeram e levei com a ponta do guiador.. não me doeu nada, mas não me safei de levar pelo menos 3 pontos internos e 5 para fechar por fora... 1 mês sem tocar na maquina :mad:
 
#20
Boas,

entretanto, espero que o nosso BIG friend esteja novo. :)
Já agora, costuma pedalar por onde? Palmela, não? Tenho um evento breve por lá. Tal e coiso, a malta encontra se. :p
ULTRA Abraço