1º Maratona Btt Broa D`Avintes

carrixo

New Member
No geral foi um bom evento, sendo o primeiro ano da-se o beneficio da duvida e caso haja para o proximo ano estas falhas já nãp podem existir, mas eu pessoalmente fiquei contente com o evento e de minha parte a organização até merece os parabens.
Ao contrario do que muitos fazem eu perfiro dar uma palavra agradavel para que este tipo de eventos prevaleçam pois fazem muita falta e para o proximo ano vamos todos ver que vai ser ainda melhor...
ps: nos abastecimentos para o proximo ano no lugar das febras vamos ter é porco no espeto..lol;)
 
Não percebo qual é o stress das qualificações.
Há eventos em que elas saem logo, mas também passam a vida a ser alteradas que foi o caso da LusoGalaicos.
Aqui as ofertas foram boas porque de certeza não se gastou dinheiro em outras coisa, nomeadamente sistemas electrónicos para darem logo a classificação.
Foi fim de semana deixem os homens descansarem...além de que não podem dedicar-se a isto a 100%, têm o seu trabalho para fazer.
 

espantoso

New Member
só para dizer que quem se inscreveu numa prova e participou noutra, independentemente dos percalços que possa ter.Porque houve pessoas que se estavam na porta dos 70km partiram largos metros á frente e depois foram para os 25km 45km, isso é desonesto como é desonesto atalharem como aconteceu com 2 concorrentes que se aresentaram na meta em primeiro e segundo lugares na prova dos 45 km e que garantidamente nao fizeram o percurso todo. Estou a falar dum concorrente da tranquilidade e de outro concorrente que vinha com ele.Ainda bem que os outros 2 concorrentes que salvo erro são de Paredes reclamaram, pois foram os verdadeiros vencedores
 
Se assim for, não admira que as classificações demorem ainda mais.
Não percebo como num evento destes as pessoas se borram por tão pouco, não admira que Portugal esteja na situação actual.
 

fakir

New Member
boas espantoso.
no que toca a alteração do percurso estou completamente de acordo contigo,eu propio ia para os 45klm e acabei nos 25.
eu acabei por fazer 1º e ir ao podio,mas esse problema é da organização,eles é que admitiram isso e podes acreditar que nao fiquei contente por isso e ja ate ter posto aquim um post com esse mesmo comentario.
e no dia falei com a organização que naão achava justo os de 70 sair na frente e os de 25 lá atraz.
 

CALIGULA

New Member
Sem querer alimentar polémicas, até porque o Companheiro da Tranquilidade de que fala chama-se Tiago Borges e tem resultados que falam por si, sempre lhe direi que o dito, e a pessoa que chegou em 1º nos 45 kms, saíram na frente, nunca ninguém mais os alcançou ou ultrapassou e chegaram à meta com cerca de 5 minutos de vantagem em relação aos seus "verdadeiros" vencedores. Desconheço onde se encontrava o Companheiro espantoso para afirmar que "garantidamente não fizeram o percurso todo"; talvez pudesse nessa ocasião ter alertado a organização para que as cenas finais fossem evitadas. Dizer-lhe mais o seguinte: quem atalha são as pessoas da zona, que conhecem os trilhos, o que não era o caso do nosso atleta. Esclarecer que a justificação dada pela organização era de que o 2º controlo não estava marcado. Por acaso isso também sucedeu comigo (e também não atalhei) derivado da chuva e da caneta que utilizaram não estar a marcar bem (alertei na hora), tanto assim que no 3º controlo o controlador remarcou-me também o segundo. Agora o mais importante: que não seja por isso que a Organização esteja a reter as classificações. Pela nossa parte estão à vontade, porque já demos a nossa versão do sucedido e é-nos indiferente levar ou não "a taça". Para nós o importante é curtir o BTT e as classificações são mera consequência! A única coisa que é certa é que vitórias "na secretaria" não têm o mesmo sabor....
 
Last edited:

Marcelo Penas

New Member
Eu sou um dos envolvidos nesta triste história, uma coisa é certa o Caligula tem razão as vitórias na secretaria não têm qualquer valor, pelo menos para mim. Não ando nisto por competição mas sim por prazer e a mim pouco me importa os troféus ou taças. Ao contrário do outro atleta Tiago Borges, não tenho qualquer tipo de resultado de maior nem sou conhecido pelo menos pelos resultados mas creio que isso para o caso pouco importa afinal aqui ninguem é um Absalon ou algo do género porque caso contrário não andaria neste tipo de provas (passeios).

Gostava ainda de dizer que neste caso a organização deverá assumir todas as responsabilidades porque os atletas em prova nem sabem bem por onde andam ou por onde passam podendo muitas das vezes e de forma inadvertida "atalhar".

Creio que a organização pecou por logo na altura não ter tomado uma decisão e agora seja a que for peca por tardia borrando a pintura de um evento que até estava bem pensando e bem organizado pelo menos com o necessário para que tal aconte-se.

Boas pedaladas a todas!!!
 
Last edited:

CALIGULA

New Member
Parabéns Marcelo Penas!

Obrigado Marcelo pelas tuas palavras e desportivismo. É mesmo esse o espírito!
Quando disse que o Tiago Borges tem resultados que falam por si (classificações relevantes em Meias-maratonas, provas do Regional e do Nacional, etc.), quis apenas significar que ele não tem qualquer necessidade de fazer "batota" para obter bons resultados e que ser rotulado de "desonesto" é profundamente injusto.
Quanto à "batata quente" nas mãos da organização, pela nossa parte já foi retirada e deixamos-los completamente à vontade para decidirem o que acharem correcto.
A melhor solução - porque corremos por gosto e procuramos em todo o lado fazer amigos - é esperar que a edição de 2012 chegue o mais depressa possível para fazermos o tira-teimas!;)
Continuação de boas pedaladas!
 
Last edited:
P

projprof

Guest
Boas.
Já recebi as classificações, nada mal fique nos primeiros 152 participantes (129º) dos 45 km. Nada mal para a 1ª prova que participei (digo eu). Mas o queria eu era mais fotos para ver se apareço nalguma para mostrar a minha filhota que não andei a rebolar na lama mesmo (lol).
Sem muito conhecimento de causa, achei a prova muito bem organizada mesmo sem H2O no primeiro abastecimento. O segundo compensou (se não tivesse sido tão bom acho que a classificação melhorava).
Excelente subidas e descidas pena o terreno estar pesado, mas a isso não podemos culpar a organização.
Parabéns a todos os participantes por praticarem Desporto.
Abraço
 

Marcelo Penas

New Member
Finalmente temos classificações :)

No entanto não percebo o porquê do atleta que chegou em primeiro nos 45Kms ter sido desclassificado, conduta anti-desportiva?? não entendo (organização invoca o regulamento)

Quanto à próxima edição caso possa lá estarei com todo o prazer eh eh eh mas não contem comigo para andar muito :) Levo isto mais como um anti stress da faculdade e como para o ano é tempo de trabalhar (espero eu), o tempo para estas coisas será ainda menor..

Parabens aos vencedores e a todos os participantes
 

espantoso

New Member
olá boa tarde a todos: Este meu depoimento vai incidar na Marotona broa de avintes.
1-A organização foi manchada pela não atribuição das que aconteceu classificações dos 45 km no final.
2-Desclarificaram 1 concorrente IMPLORARAM CONDUTA ANTI-DESPORTIVA, presumo por uma reação quando já passavam longos minutos e no meio duma discussão algo acalorada.No entanto o concorrente a quem foi atribuida a vitória, apesar de poder ter passado em todos os controlos não cumpriu o percurso na sua totalidade o mesmo tendo acontecido ao concorrente desclassificado_Os elementos da organização que estavam junto da viragem que separava o trajeto dos 25 km com o trajeto dos 45 e 70 km sabem isso perfeitamente.Daí o atleta que agora é primeiro dever ser desclassificado.Admito que o erro que teve possa ser involuntário mas de facto ele aconteceu.Esta é a verdade e não outra.
A organização apenas pecou por na meta não ter ninguem capaz de solucionar logo ali o caso.
 

tojo22

New Member
as classificações dão sempre discussão. Num percurso destas caracteristicas, mtas ruas é normal haver confusão, principalmente kdo chove e controle feito c marcadores. situação k devia ser rectificada sem dúvida. uma coisa é certa, pese embora eu n saber kem tem razão, nunca aceitaria ficar em 1º lugar sabendo que tinha feito batota...de certeza k ia ficar c pesadelos e ia acordar todo esmurrado nos joelhos kdo acordasse. Para o ano venho mais forte e kem vai ficar em 1º lugar vou ser eu...lol...lol....
 

ricoliveira

New Member
Boas pessoal do pedal, fiquei satisfeito de saber que as classificações sairam, e que até consegui um bom resultado. Em relação a todas as controversias que isso tem originado, acho que vai da consiencia de cada um mas realmente concordo que os marcadores não foram a melhor opção pois por exemplo o meu do segundo ponto de control teve que ser remarcado no 3 ponto, mas o que tbm deu origem a atalhanços ou desvios foi a prova ter de repetir o percurso a partir de uma certa parte, coisa que aconteceu "pelo que me explicaram" foi o primeiro percurso idealizado ter sido entretanto interronpido pelas obras da nova auto estrada. Pessoal o importante é participar e chegar ao fim e dizer conclui a prova honestamente e se outros atalharam ou receberam assistencia fora do local apropriado, vão ficar sempre com a ideia que não iam conseguir ganhar o ficar no lugar que ficaram sem esssa batota!!!!! abraços a todos!
 

Deveza

New Member
Pessoal, a 1 maratona de Avintes foi boa, a 2 maratona de Avintes será muito boa pois a organização não cairá nos mesmos erros.
Saliento que, por experiência de participação, o pessoal da terra conhece os trilhos e quase todos atalham, o pessoal de fora não o pode fazer porque não conhece a teia dos trilhos. O melhor método é utilizar agrafos e postos de controlo de 5 em 5 Kms.
Acho que a 2 maratona de Avintes deveria ter só duas distâncias: um passeio de 30 Km sem classificação e uma prova de 60 Km com classificação.
Até para o ano e que continuem com a oferta da broa de Avintes que tem um sabor autêntico.
 

tojo22

New Member
desculpa dircordar ctgo deveza, pois eu fiz percurso c 3 elementos de avintes, ou pelo menos dos arredores, e eles n atalharam....ma tens razão no restante do teu comentário, para o ano tamos lá novamente c uma melhor organização sem dúvida, pois tbem já vi bem piores, e em provas bem mais famosas e mais caras...lol
 

Rush

New Member
o pessoal da terra conhece os trilhos e quase todos atalham, o pessoal de fora não o pode fazer porque não conhece a teia dos trilhos.

Generalizar é muito fácil, mas a minha opinião é que a grande maioria das pessoas que faz BTT não "atalha", nem que não seja por uma questão de respeito pelos outros.
Também dizer que, quem é de fora está automaticamente excluído dessa minoria é tentar "tapar o sol com a peneira", pois basta olhar para o percurso disponibilizado nos dias antes da prova para saber quais os sítios onde é possível o atalho.

A solução seria a meu ver, como foi dito, os postos de control bem posicionados sem cair em exageros.
 
Top