1º maratona appacdm-maia (regional do porto xcm)30 outubro 2011

hlinhares

Member
Amigo santosvitor esse controlo faz-se com chips no dorsal ou mesmo na entrada para a partida através de programas informáticos ou então à moda antiga Caneta e papel ;)
Se calhar foi preferível gastar "papel autocolante" do que comprar umas canetas de acetato ou mesmo um agrafador para assim agrafar o dorsal.
Isto que digo anteriormente não é para prejudicar a organização mas sim alertar que numa próxima podiam ter em conta estes "pormenores" mal feitos.
Esses autocolantes se fosse num dia de chuva desapareciam.

Abraço a todos espero ter ajudado. :)
 

Mgomes74

Member
Boas

Gostei bastante da prova (percurso), da organização penso que terá de ajustar alguns pormenores para o próximo ano que falharam nesta 1ª edição ...
Não acho que o facto de não terem "ofertas", e ser apenas o Dorsal seja importante ...
Os PA (apenas parei no 1º) tinham o essencial, agua, frutas, Sumos etc ... por isso não me parece que seja um ponto negativo, longe disso ...
Faltava um controlo, pelo menos, a meio da prova ...
Agora as marcações deixavam um bocadinho a desejar em alguns locais, bem como a falta de pessoal em algumas passagens para a estrada ...
Fiquei um bocado impressionado com o colega que caiu perto do ISMAI, via-se que estava muito mal ... as rápidas melhoras ...
Apesar de ter feito apenas a meia maratona não gostei do engano que houve, pq depois levamos com os federados que entraram à "mata cavalo" quase a levar tudo à frente deles ... eu percebo que estivessem chateados com o engano no percurso ... mas nós não tinhamos culpa disso !!!

E agora falando a nivel pessoal, para mim foi um prova atipica tendo em conta as maratonas que já fiz ...
Primeiro caiu um companheiro à minha fente, enterrou a roda na areia e fez um enrolamento frontal perfeito :) parei para ajudar mas estava tudo ok .... pouco depois um outro companheiro após passar por uma valente poça de lama ao entrar no paralelo espalhou-se ... parei novamente para ajudar apenas uns arranhões e toca a seguir .... pouco depois, após uma descida valente, novamente e num local cheio de gravilha, mais um companheiro que se espalha ao cumprido arranhões e nada como um pouco de agua com Isostar para estancar as feridas :) .... já perto do fim estava um companheiro sozinho sentado no chão cheio de dores - cãibras - toca a dar uma de massagista de Futebol :) e pronto já estava porreiro para acabar a prova ....

Deixo aqui um abraço para o Ricardo ( não apanhei o teu apelido) da Sra da Hora, apesar de não nos conhecermos, rolamos bastante tempo juntos, e já perto do final iamos a incentivar-nos um ao outro para acabar aquilo e terminamos juntos ... isto é o BTT no seu melhor ...

Para a organização corrigiam alguns pormenores que este ano não estiveram bem e para o ano estou lá outra vez ...

Para os "atalhantes" - é daquelas coisas que continuam a acontecer, e que parece que há gente que se sente bem com isso, e não há organização que consiga controlar a 100% ... paciência, fazem me lembrar os energúmeno que estacionam nos lugares dos deficientes .... enquanto todos os outros andam à procura de lugar para estacionar ....é triste.
 
Last edited:
Para os "atalhantes" - é daquelas coisas que continuam a acontecer, e que parece que há gente que se sente bem com isso, e não há organização que consiga controlar a 100% ... paciência, fazem me lembrar os energúmeno que estacionam nos lugares dos deficientes .... enquanto todos os outros andam à procura de lugar para estacionar ....é triste.

No contexto destes eventos triste também são os energúmenos que deitam lixo para o monte fazendo mesmo questão de lançar as garrafas de plástico para bem longe... Já organizei eventos e andei a limpar os trilhos depois, se querem deitar fora o lixo deixam-no pelo menos no trilho e perto dos locais de encontro, pois assim é bem mais fácil recolher todo o lixo pela organização... É detestável ir recolher garrafas e outro lixo espalhado pelo meio do mato ou de silvas e ter que saltar muros e vedações... :(
 

jmmribeiro

New Member
Bom dia ao fórum.

Penso que está praticamente tudo dito. Primeiro diz-se o que realmente aconteceu e depois bem sempre alguém "amenizar a coisa", é o dejá viu quando as coisas correm menos bem, motivo pelo qual não me vou alongar nas minhas considerações.

Espero que para o ano a direcção da Associação de Ciclismo do Porto, tenha mais sorte na escolha das organizações das provas que vão contar para a Taça Regional XCM e que por favor só divulgue o calendário definitivo (ao nivel do que acontece com as provas da Taça de Portugal XCM), é que este ano foi um mudar constante de datas e locais e assim sendo não há planemento que resista.

Toca a descansar e a engordar, para se encarar a próxima época com um sorriso nos lábios.

Parabéns aos vencedores e as melhoras aos azarados.

Abração.

José Ribeiro "Power".
 

martino

New Member
Bom dia a todos. Enquanto houver mentalidades tacanhas neste país, não acabarão os "atalhanços". Há malta para quem vale de tudo só para chegar na frente ou mais bem classificado do que os outros. É a mentalidade "tuga" no seu melhor, à semelhança da fuga aos impostos, das offshores, do subsídio de desemprego atribuído a quem tem emprego, etc. Não vale a pena lutar contra isto... Infelizmente é um problema de cultura, ou melhor, de falta dela.
 

amclopes

New Member
Bom dia a todos, aquilo que me apetece dizer nestas circunstancias é o seguinte toda a gente tem direito a opinar como é obvio, tiveram aspectos bons e maus.
Gostava de ver esta gente que critica pela negativa a organizar um evento destes, quanto aos atletas federados, de facto a partida deveria ter sido dada em separado, obvio…

Abraço a todos, foi por uma boa causa, espero que a organização de todo o dinheiro angariado a associação.
 

Pedro Silveira

New Member
Boas..

Haja espírito desportivo...

Nada do que acabei de ler neste rescaldo me surpreende… Os trilhos e o percurso era de facto bom, mas bom demais para os “atalhistas”… Havia outras opções igualmente boas que eliminavam o atalho fácil… O 1.º abastecimento (km 25) colocado no sitio certo!!

Pontos negativos:
- O tempo de entrega dos dorsais no sábado… Foi mau…. Então a desculpa é do pior… Não sei que tipo de organização pede a entrega de dorsais numa sexta-feira, antevéspera de um evento.

- A prova… Logo ao 1.º km, aquela falha ou falta de comunicação, em que a própria organização tira o pessoal do percurso é intolerável….

- Pareceu-me que organização quis passar na sede da APPACDM, no 1.º registo de estrada depois de entramos no 1º trilho, mas sem qualquer identificação, passou completamente despercebida!!!

- As marcações estavam aceitáveis, ainda assim, é intolerável que não tenha feito nenhuma intervenção no terreno, para uma prova como esta. Registo uma zona intransitável por lixo acumulado, e assim permaneceu mesmo depois de os supostos “voluntários” terem lá passado para colocar as fitas… Depois 2 ou 3 pontos muito perigosos, que mereciam intervenção da organização no terreno, já que colocavam seriamente em risco a segurança dos participantes. Depois alguns cruzamentos e saídas à estrada sem ninguém…

- Depois, é lamentável a falta do P0 e pelo menos 1 ponto de controlo, mas merecia bem pelo menos 2… Pelo que a classificação da “PROMOÇÃO” nada me diz. Escapam os tempos dos que tem a consciência tranquila.

Boas pedaladas
 

pjlp75

New Member
Hilariante

Quero deixar o meu relato dos acontecimentos do passado domingo com duas passagens no mínimo caricatas...
A primeira foi o engano do carro patrulha no qual se deslocava, penso eu, o director da prova...não percebi!!
Uma sugestão para o próximo ano, reparei que tinham o apoio da Polícia Municipal da Maia e não se compreende que em certas saídas do monte (perigosas) não estava alguém que nos controlasse...
A segunda foi terem trocado o meu dorsal com o de outro atleta, o que originou a minha desclassificação, por ter efectuado a maratona e não a 1/2 maratona!! Pelo tempo que fiz estou na 12.ª posição da Maratona… e não 154.ª da ½ Maratona… FANTASTICO (Aguardo correção)!
Deixo aqui, também, uma nota muito positiva para o percurso, com um pouco de tudo, como por exemplo, single tracks, descidas técnicas, fitas a mais…e a menos e não só. Um domingo hilariante.
Costumo dizer que, a primeira é para os pardais, reparem no caso da Maratona de Aveiro, que no 1.º ano foi um barrete total e nos anos subsequentes foi difícil apontar falhas.
Até para o ano…
 
Last edited:

andre soeiro

New Member
de fato acho q a maratona da maia foi mto fraquinha na sua organização e deitou por terra os esforços daqueles que sempre ansiavam por um evento destes no seu terreno. Nao consigo imaginar outro percurso que fosse melhor do que o que fiz no domingo nos 40 km´s do que aquele que experimentei. portanto por ai 5*. qt a organizaçao achei todos os adjectivos aqui empregues no forum bem aplicados faltando, penso eu, a falta de segurança ao longo do percurso desde o km 0 ate ao ultimo. entroncamentos com estradas nacionais sem uma unica alma? se o problema é voluntarios ou ate financeiros que usem os agrupamentos de escuteiros de cada freguesia, os bombeiros que no 2 abastecimento dos 40km estavam bem refastelados na conversa qd dali 2km no dito entroncamento poderia ter-se dado 1 acidente gravissimo! a appacdm nao tem culpa no cartorio pois imagino q nada perceba disto, mas a ac do porto deveria ter-se dado mais a responsabilidade de prevenir certos pontos de passagem como nomeadamente na nacional 14, antes do erro do professor a seguir ao ismai, impedir a passagem do transito no sentido braga- porto pois os carros nem abrandaram e a velocidade do pelotao era elevada e toda a gente queria estar na «testa». Nao percebo, colegio de comissarios, professores, doutores, engenheiros, eram so disparates em titulos academicos quem esteve no sabado na entrega de dorsais, mas mais uma vez nao saimos da mesma mediocridade.Sorte nao ter um filho a fazer esta maratona e nenhum acidente que tenha conhecimento ate a data ocorreu.

E ja agora que tanto se falou em solidariedade qt e que recebeu a appacdm? tera feito a diferença no saneamento de suas despesas? ou tera o dinheiro resvalado para a organização?
 

ricky_on

New Member
Viva,

Era para participar neste evento, mas depois sugiu um problema que me impedia de estar cá nesse dia.
Mas chegou ao dia e acabei por estar cá.
Foi bom vêr esta gente toda na nossa terra!
Ainda demos com alguns amigos uma volta pelo percurso, ainda ajudamos alguns participantes com furos e sem camaras (!), ainda reparamos uma avaria; resultado ainda nos entretemos e ajudamos alguns menos preparados!

Pareceu-me de louvar esta iniciativa, concerteza que se continuar será melhor no próximo ano. Se calhar algumas coisas podiam ter sido evitadas, mas a vida é mesmo assim....prognosticos no fim do jogo qualquer um faz!

É muito fácil criticar, é fácil deitar abaixo, pelo contrário construir é muito dificil!

Como organizador sei bem o que isso é....força!

Saudações castelenses, ricky
 

martino

New Member
André Soeiro, a receita da prova cifrou-se nos 800 e tal euros. O cheque foi assinado e entregue ao presidente da APPACDM antes da cerimónia protocolar de entrega dos prémios, à frente de dezenas de pessoas....
 
Last edited:

duchene

New Member
Podia ler-se no regulamento:

3. Responsabilidade Social
A receita apurada neste evento reverte na totalidade para a
APPACDM MAIA, associação devotada a cuidar de crianças com
deficiência mental.



Tens a certeza dos valores do cheque, Martino? Isso seria o apuro da inscrição de apenas 80 participantes... e segundo as classificações, estavam listados 359 participantes. O que totalizaria, caso não se contabilize o dinheiro dos almoços, no mínimo 3420€ para a APPACDM. O que certamente seria um balão de oxigénio considerável para a instituição.

Na minha participação pesou e muito a responsabilidade social do evento, portanto espero sinceramente que esse valor que indicaste esteja errado!
 
Last edited:

martino

New Member
Sim Duchene. Até acabei de confirmar com um colega meu de equipa. Foram 835 euros. Não nos podemos esquecer que a organização da prova envolve custos avultados. Portanto, só o lucro final é que revertia a favor da APPACDM.
 

amclopes

New Member
Pois é uma vez mais cá estou eu, pelo que sei o ACP apenas entregou uma pequena parte do valor angariado neste evento, gostaria tambem de informar todos aqueles que participaram no evento, que a responsabiliade do mesmo foi da inteira responsabilidade do ACP, Sr. Doutor era bom um comentario seu...

Abraço a todos.
 

andre soeiro

New Member
Ricky_on:

Eu gostei e sempre participei mais das vossas organizaçoes que embora em muito mais pequena dimensao foram,a meu ver espectaculares pois toda a gente tem seus empregos e sempre foi por carolisse pos laboral, do que propriamente desta que foi organizada por profissionais.Eu defendo que o percurso foi mto bom pois quem o traçou ja tem alguma experiencia no terreno. quem organizou a prova e que tem de ser substituido para nos podermos orgulhar de ter um evento desportivo desta natureza na nossa terra e poder defender com orgulho qd alguem quiser falar mal da organizaçao. Nem um som na linha de meta tinha? ha speaker´s a borliu que fazem por amor a causa....Eu estaria disposto para contribuir com meu esforço na organização ninguem pediu voluntarios em sitio nenhum.... nem por facebook, nem por email, nem por sms´s, nao acredito q algum betetista da região se negasse a ajudar, afinal somos um pais ainda muito bairrista....

800 e tal euros foi apenas +/- 1\4 do valor da receita das inscrições... que nódoa....
 
Top