1º maratona appacdm-maia (regional do porto xcm)30 outubro 2011

fakir

New Member
boas amigos.
fui a esta maratona(promoção) com o intuido de aumentar o nivel em termos competitivos:p.
acabo de chegar a casa completamente desfraldado com esta organizaçao e associaçao de ciclismo do porto.

aqui vai os pontos positivos e negativos:
vou comecar com o positivo e unico,foi a escolha do percurso,bestial.

quanto a pontos negativos tenho a tarde toda pa escrever mas vou aos mais importantes para mim:

10 euros so com direito a dorsal e 2 fivelas(aui tolero pq era para ajudar)

entrega de um contacto telefonico colante,pa afixar no dorsal na hora do arranque.

nao deram o tempo de separaçao obrigatorio entre federados e o lazer.

depois veio o que nao tem esplicaçao possivel....

a propia organizaçao perdeu se logo nos klm inicias ,o que fez com que os federados entrassem no monte atraz dos bettetistas dos40km,em sequencia disso vieram os federados stressados em querer passar de qualquer forma toda a gente para se colocar no seu lugar.

marcaçoes muito fracas .

maioria de cruzamentos perigosos sem ninguem da organização.

abastecimentos(so parei no 2º e tava q.b)

na meia maratona so tinham feito o controlo 0,em todo o percurso nao fizeram nenhum comtrolo,vi varios atalhar,impresionante...era no quintal de alguns de certeza..

banhos de agua completamente frios...nao se admite nesta altura do ano

quanto a isto tudo acabei por fazer 72klm quando tavam anunciados 58km em 3h39m.

agardeco a esta organizaçao que revejam o que falhou,porque faço contas de contribuir por estas causas,enbora saindo completamente desfraudado.....

agora venham essas fotos....





(
 
Last edited:

manzanita

New Member
Eu vem que devia ter feito o rescaldo ,na sexta.:(
Estourei o pneu na descida de S.Miguel...a cerca de 4ou5km do fim quando ia muito bem,e a camara de ar suplente não segurava no pneu.....ficou desfeito.............agradeço aos (anónimos) que ofereceram ajuda,mas nada havia a fazer.
Como fui a pé até ao fim deu para acalmar...........e como era uma maratona de beneficiencia não me vou alongar nas criticas........subscrevo o que disse o colega fakir...só acho que no inicio quem ía á frente era policia municipal,portanto a culpa de tamanho erro....não será da organização!!!!!!
PS. mesmo depois de avisar aqui e na altura do levantamento do dorsal,não colocaram nenhuma placa de perigo na descida de covelas.....paciência!!!
 

fakir

New Member
boas manzanita.

ate desculpava se fosse a policia ...
mas nesse carro da poliçia ia o srºamandio da associaçao de ciclismo do porto.
o que me parece ´´e que havia falta de cordenaçao entre organização e associação de ciclismo...
 

jcoke

Member
Ora boas a todos!

Tenho de concordar a 100% com "fakir.... e ainda acrescento mais duas situações engraçadas...

A 1ª- Quando cheguei ao segundo abastecimento dos 60km, só me disseram:" Já não temos água..." DEIXAR ACABAR A ÁGUA NUMA PROVA DESPORTIVA!?!?!?! - Sem comentários....

A 2ª é ainda mais cómica a meu ver... antes de ter feito a minha inscrição não sabia se ia para os 40 ou 60km, até pq não havia ainda altimetrias ou tracks, como tal questionei no tópico da prova se era possível optar durante a prova, mostro aqui em baixo a "conversa"

Jcoke - Pergunta: é possível fazer um percurso diferente do que foi escolhido na inscrição? tipo eu optei pelos 40km mas é possível que durante a prova me sinta capaz de fazer os 60...
btt.casteicao

Boa noite a todos e vamos tentar responder a todas as vossas questões!
primeiramente obrigado pelo incentivo. tudo faremos para, como tem sido habitual nas organizações do Castro BTT Monte Mozinho, corresponder.
Quanto a altimetria e tracks, no dia 24 pelas 18 horas será publicado no site oficial do clube um ficheiro pdf com todas as informações sobre a prova. também publicaremos o ficheiro dos tracks.
Na Promoção será possível a qualquer concorrente decidir se faz ou não os 40 ou os 60 a meio do percurso. consoante os controlos averbados no dorsal, assim será feita a sua inclusão nas classificações finais.
Quanto ao grau de dificuldade, asseguramos que levamos em linha de conta estarmos em fim de época e quer nos 60 kms, quer nos 40 kms, o mesmo é apenas MÉDIO.
é também com enorme felicidade que anunciámos te rjá chegado aos 200 inscritos na prova!

Bem hajam por tudo!

Ou seja, pelo sim pelo não inscrevi-me nos 40, e quando cheguei à separação, perguntei se podia fazer os 60 (pois sentia-me capaz) o senhor que estava a fazer os controlos disse logo que sim, era só "picar-me" o dorsal... segui sempre e fiz todos os controlos.
Quando chego à meta, meto-me pelo corredor da maratona e reparo que apenas estava um homem com uma capa e um papel a apontar o numero... nem veio verificar os controlos.... quando vou ver o meu tempo na tv vejo que estou na classificação dos 40....

Questiono as pessoas que lá estavam acerca do sucedido, e acabam por me responder que ao ter virado para os 60 fui DESCLASSIFICADO... e isto com ar de riso e que está no regulamento...

Já fui ver os regulamentos no site da prova e não tem lá nada sobre este tipo de situações.... :|

Não ia ganhar nada nesta prova (ou outra qualquer) pois faço isto por lazer e para ultrapassar barreiras pessoais... mas acho um enorme desrespeito por quem paga para participar nas provas....

Foram falhas (graves) a mais para uma organização (supostamente) experimentada neste tipo de eventos...

Desculpem o testamento, mas incomodam-me estas falhas acontecerem e ninguém "reclamar"...
 

MJFerreira

New Member
...mas sendo por beneficiencia... as coisas tanto custam fazer mal, como bem... não gostei... as marcações estavam muito más... perdi-me uma vez... e não fui o único... deparei-me com um grupo que vinha em sentido contrário... até eu fiquei na duvida... na subida do estradão na Trofa... segui pela esquerda... mais um grupo que vinha a traz... também... deveria-mos, e fomos depois, pela esquerda... foram cerca de 1,5km a descer... e consequentemente a subir.

2 reforços separados por... sei lá... 5km? Num percurso de 40km? Mais valia fazer aos 20 e aos 30km...

Fica uma palavra de amizade ao amigo Hugo Vidigal (da LongusBike) caiu logo na 1.ª subida de alcatrão... ainda estou para perceber como... eu prestei o 1.º auxilio... e o meu colega Nuno Silvério chamou a ambulância... certamente muitos passaram por mim e verificaram... bem... o resultado foram 3 costelas partidas. Abraço amigo!
 

newalien

Member
Acho que o amigo Fakir já disse tudo, ou pelo menos quase tudo. Percurso muito bom, o resto, para melhorar. Sendo uma prova oficial,acho que as falhas existentes, foram demasiadas.

Abraço
 

fakir

New Member
quero aqui desejar as rapidas melhoras ao (sopas)pela queda bastante feia no qual viria a partir o nariz.
e a todos que tiveram as quedas e consequençia delas.

desculpa por te tratar por(sopas)mas é assim que te conheço
 

cyber_crow

New Member
TOU A CHEGAR DO FIASCO DE TODAS AS PROVAS ONTEM COMEÇOU MAL COM A ENTREGA DOS DORSAIS TER QUE ESPERAR 3 HORAS PARA RECEBER O DORSAL (DORSAL ESSE QUE NÃO SERVIU PARA NADA PORQUE NÃO HOUVE CONTROLOS NENHUNS) PARA AJUDAR O CARRO DA POLICIA MUNICIPAL NO ARRANQUE ENGANA-SE E OS QUE VAO NA FRENTE EU ERA UM DELES TEMOS QUE FAZER MAIS 1 KM Á VOLTA DA CIDADE PARA DEPOIS ENCONTRAR UM ENGARRAFAMENTO DE GENTE Á ENTRADA DA MATA COM A BICLA Á MÃO PORQUE INICIOU LOGO COM UMA LIXEIRA E SINGLETRACK. DEPOIS IR NA PROVA E OUVIR A MALTA A DIZER (AI EU FUI PREJUDICADO COM ESTE ERRO VOU ATALHAR ALI Á FRENTE ), E FORAM MUITOS OS QUE ATALHARAM

Isto foi o que escrevi no meu facebook para toda a gente saber a vergonha de prova que foi esta. Podem fazer mais edições mas nem que seja para ajudar o PÁPA numca mais me apanham. Já me tinham falado destas provas que eram uma bosta de organização (sandim como exemplo) e agora mais este nôjo a juntar. ATÉ NUMCA MAIS E SE TIVEREM VERGONHA DESISTAM DA ORGANIZAÇÃO DESTES EVENTOS E DE GOZAR COM O ESFORÇO DAS PESSOAS.
 

fakir

New Member
boas cyber_crow

axo q tens todo o direito de comentar ,como eu ja comentei e critiquei.
agora ha maneiras de te dirigires as pessoas ....

nao foste so tu prejudicado,mas sim quase todos...
 

Leugimoger

New Member
Boa noite a todos,
Mas que grande coça que levei! Percurso duro, muito exigente devido aos calhaus, areia solta e lama a criar dificuldades às pernas. Foi um percurso com um acumulado de subida razoável, no entanto não concordo que fosse de dificuldade média. Na maratona, do ponto de vista físico, dava-lhe uma classificação 4 /5, em termos técnicos igual, com algumas descidas bem complicadas.

Há dias em que parece que as coisas começam logo mal nos primeiros metros...aquele engano no percurso logo no início mostra que a polícia não sabia o percurso, quem ia com eles também não! Ora bolas, foi um mélé logo a sair do alcatrão, LOL.

Não percebo como é que só se lembraram dos números de emergência nos instantes imediatamente antes da partida. É daquelas coisas que mostra que o verdadeiro espírito luso do "just in time!" permanece vivo.

O secretariado esteve regular, mas já não posso dizer o mesmo da falta de pessoal nos cruzamentos com estradas em que a malta automobilista passa a abrir! Quilómetros e quilómetros sem ver uma alma caridosa da organização. Têm que rever a situação. Um companheiro rebentou 6 ou 7 raios ao quilómetro 33 e deve ter dado aos pedantes uns 10 k até encontrar alguém, e provavelmente andava de camuflado e de caçadeira ao ombro.

Os abastecimentos estiveram fraquinhos, uns chocolatitos e uns copinhos de bebidas desportivas, umas bolachitas de chocolate e nada de água no 2º abastecimento! Então? Essa custa a entender, mas enfim...contas mal feitas.

Conclusão: Gostei, não fiquei rendido mas para mim foi uma manhã fantástica de btt.
Só mais uma coisinha, essa regra de começar maratonas às 10h é um absurdo, um tipo nem consegue chegar a horas de almoçar com a família.

Com um percurso bom, há que rever os pontos negativos para colocar a Maia no roteiro das grandes maratonas da época ciclística.

Um abraço,
 
Um companheiro rebentou 6 ou 7 raios ao quilómetro 33 e deve ter dado aos pedantes uns 10 k até encontrar alguém, e provavelmente andava de camuflado e de caçadeira ao ombro.
Raios e as escoras de carbono :(

O companheiro não ficou enrascado, fiz questão de lhe emprestar o meu telemóvel que me entregou no final ;)

Só mais uma coisinha, essa regra de começar maratonas às 10h é um absurdo
Penso que tem a ver com as regras do XCM

Mas que grande coça que levei! Percurso duro, muito exigente devido aos calhaus, areia solta e lama a criar dificuldades às pernas. Foi um percurso com um acumulado de subida razoável, no entanto não concordo que fosse de dificuldade média. Na maratona, do ponto de vista físico, dava-lhe uma classificação 4 /5, em termos técnicos igual, com algumas descidas bem complicadas.
Adorei o percurso, consegui esgotar o curso das suspensões (140mm+135mm) :)))))
 

Marin Eide

New Member
Boas, tirando os metros extra no início, a entrada na lixeira e as marcações que desapareceram se não estou em erro ao km 46, mais coisa menos coisa, estranhamente por uma considerável extensão, para mim foi uma ótima manhã de btt, trilhos do melhor, subidas cheias de pedra como a malta gosta para testar a técnica e descidas muito boas e rápidas com pedra solta sempre a jeito para esmifrar os 100mm da suspensão.
Venham de lá as fotos e classificações que a malta quer é empenos e lama ;)
 
Last edited:

lpsferreira

New Member
Estou com o Marin Eide, apesar do engano inicial, excelente manhã de BTT e acima de tudo sempre o prazer de encontrar/reencontrar amigos que apenas vejo nestes eventos e de outros que quase todos os dias vejo mas ali estão a dar apoio a quem vai participar! Comigo podem contar para outra, nem que seja para ajudar na organização, sempre é mais fácil falar mal, mas as coisas difíceis quando conquistadas têm outro sabor. Já agora levem o desporto na "desportiva" e vão ver que as coisas vos correrão melhor!
Agora espero fotos e classificações. Vi muitos fotógrafos por lá, coloquem por aqui.
 

an1m4l

New Member
boas,

não estou de acordo com quem diz ter havido mais pontos negativos que positivos. o engano inicial foi mau para quem ia na frente e parece que havia uma marcação mal feita (eu não reparei, mas conheço muitos que se perderam).

no entanto, considerei o grosso do percurso bem marcado e gostei muito dos trilhos, que tinham de tudo um pouco, com a dificuldade técnica no ponto ideal. não houve brindes, mas troco-os de bom grado por saber que ajuda uma associação como a APPACDM.

bem haja e até à próxima!
 

Fotosapo

New Member
boa noite,

Já agora faço aqui também o meu rescaldo...
Já tive a ler aqui alguns comentários que acho "que estão com uma falta de educação extrema"
não só do foro pessoal mas também para com esta organização,
(Já me tinham falado destas provas que eram uma bosta de organização - o que é isto???????)

eu nunca organizei nenhuma prova deste tipo mas já tive em muitas, e sei claramente o trabalho que dá!
e caso não tenham reparada foi uma organização que teve uma causa! ajudar a APPACDM

agora referindo-me a certos comentários de "eu fui estava inscrito para um percurso e fui para outro",
se não tava no regulamento, devia tar, faz parte do regulamento de nacional maratonas,
(mas pense comigo só nesta hipótese, o senhor está inscrito para a meia, imagine que a divisão decide ir para a maratona, mas ao km 50 por exemplo tem uma queda aparatosa que fica num local escondido, a organização dá pela a sua falta, vai palmear o percurso da meia, toda em vários sítios de difícil acesso a sua procura, e não o encontra... como é que ficamos? , é que e fácil, mandar criticas para o ar sem por vezes pensar nas consequências para si próprio.

outra situação foi o numero de emergência no dorsal! (é melhor terem-se lembrado antes de partir, ter um numero de emergência que não ter certo)

é claro que a organização tem que melhorar algumas coisas,
mas foi a primeira maratona a ajudar a APPACDM, e tenho a certeza que numa próxima edição a organização fará melhorias, para que possam ter uma manha de btt agradável.

Já agora e em termo de conclusão deixo-vos o site para a consulta da classificação
www.sportchip.net
no qual qualquer duvida ou esclarecimento deve ser reportado para o email da mesma empresa
até uma próxima prova
 
Last edited:
Concordo com o Fotosapo, a prova pode ter tido falhas mas daí a chegar ao que se disse vai um longo caminho. Ao colega que mudou de percurso, além de naturalmente já ter entendido qual é o problema disso, digo-te que podes ver o teu tempo e comparar com a tabela dos 60 e ficas a saber em que lugar ficaste e avaliar a tua performance. Já és um maratonista e apartir de agora é sempre de 60 para cima :)

As marcações não estavam más, só em 1 ou outro sitio é que era preciso mais atenção mas as fitas e placas estavam lá. O problema é que indo em "comboio" o da frente engana-se e os outros vão atrás porque não vão atentos. Também fui um dos que se enganou embora por pouco tempo porque já outros vinham para trás, quando voltamos ao trilho certo vimos que tinha sido uma distracção.

Gostei do percurso embora tivesse muita pedra que amassou um pouco o corpo... mas faz parte da região e achei bonito.

No abastecimento não tive qq problema e achei suficiente... falha grave não ter havido água para todos. Seria bom ter havido também um ponto de assistência para olear a transmissão porque com a água e lama ficou uma lástima.

Fiquei contente por participar e para isso também contou muito o factor de estar a ajudar uma associação importante mesmo não sendo a da minha terra.

Obrigado por tudo!


EDIT: Faltou uma palavra para os atalhantes: Só vos desejo a desclassificação!!
 
Last edited:

hlinhares

Member
Olá pessoal, para já em 1º lugar quero felicitar a organização que escolheu o percurso, porque mesmo sendo "no meu quintal" adorei os trilhos, alguns deles nem conhecia, percurso bastante puxado para alguns tanto a subir como a descer, eu escolhi a promoção 40km e posso dizer que não me arrependi nada.
Quanto ao facto de se escolher os 40km ou 60km na altura da viragem acho que deve ser um direito de todos e não devem ser desclassificados por isso, porque no momento é que sabemos se estamos aptos para tal, relembro recentemente Maratona 5 Cumes em Barcelos e também Luso-Galaico em Esposende que quem queria optar por meia ou maratona podia-o fazer sem qualquer restrições. (este é um ponto a verificar por parte das organizações deste país).
Continuando com o rescaldo do percurso acho que falharam muito nas marcações, eu perdi-me 2 vezes quase seguidas faltavam várias fitas, e muita gente que vi também lhes aconteceu o mesmo, o que aconteceu logo no arranque foi muito mau para os "PROS" e é um ponto a verificar e também a divisão no arranque dos 60km e os 40km não achei nada bem, como depois aconteceu aquele engano por mim até foi bom :D
Abastecimentos bastante bons e bem localizados, em muitos cruzamentos faltou muitos elementos da organização a ajudar, aqui um perigo a apontar.
Só me apercebi da falta de uma placa de perigo na descida de covelas(ou perto disso).
Adorei o Single-Track do Bairro de Folgosa até São Romão muito bom mesmo, pois desconhecia este caminho, no final desta descida um bocadinho perigosa também.
Gostei da ideia na parte final as classificações a passar no LCD no local.
Banhos e refeição não posso dizer nada porque fui para casa :)
No geral só o facto de pensar que passei uma manha excelente de btt com os meus amigos e os 10€ foram para ajudar quem precisa, foi o melhor de tudo, contém comigo para o ano.

Abraço,
Helder Linhares
 
Last edited:
quero aqui desejar as rapidas melhoras ao (sopas)pela queda bastante feia no qual viria a partir o nariz.
e a todos que tiveram as quedas e consequençia delas.

desculpa por te tratar por(sopas)mas é assim que te conheço

O "Sopas" chama-se Carlos Oliveira e... má notícia mesmo... :(
 
entrega de um contacto telefonico colante,pa afixar no dorsal na hora do arranque.

Penso que a razão da entrega desse autocolante não foi esquecimento, mas sim como um controlo zero ou controlo de partida que como foi anunciado pediram para o colar no quadrado CP.
 
Top