1ª tentativa de "hypermiling" numa Honda CBF125

Eu também podia falar da minha burra, mas acho que ficaria algo envergonhado...
Sendo a zagolina consome mais não é por isso que tento fazer menos km's por depósito.

Mas li há uns post´s atrás que alguém carregava na embraiagem antes de chegar ao sinais ou nas descidas para poupar na gasosa. Pois, nada de mais errado, pois não só mantém o consumo do motor como se estivesse em ralenti, como a embraiagem sofre com um desgaste desnecessário. Para evitar isto basta tirar o pé do acelerador, o motor fica a trabalhar em "seco".
 

Daniel Maia

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mocho, o que gasta a embraiagem é os arranques, pontos de embraiagem, e mudanças de caixa.

Para o carro ficar ao relanti, não se chega a "colar" o pedal da embraiagem ao fundo. Basta calcar um pouco e pôr em "neutro", não gastando assim o rolamento de encosto.

Apenas carros com injecção electrónica gastam efectivamente 0.0L se tirares o pé do acelerador. Restantes carros é mais económico ao relanti. Independentemente do sistema de alimentação do motor, o factor inércia é dos pontos mais importantes para muitos mais km, com o mesmo combustível.
 

TBW

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Também alguns motores diesel, de injecção mecânica, consomem ao tirar o pé. Basta que tenham bomba de injecção bosch, que o governador irá cortar a injecção. Para exprimentar isso basta ir numa descida, e com o carro engatado e desacelerado, desligar a ignição, e verificar que não se sente nenhum "corte" no andamento. No banco de ensaio é fácil de ver. Isto é mais direccionados aos amigos que possuem o 306 e o vitara.
 
Mochopachorrento há situações em que se retirares o pé do pedal o carro vai parar mais rápido que o desejável ao contrário de desengatar, e eu para desengatar não preciso de embreagem basta "sentir" o carro e tirar a mudança na altura certa.
Reparei numa nova técnica que faço, o "shift and glide", não sei a sua eficacia mas aqui fica, quando vamos por exemplo atrás de outros carros no transito em que vai tudo mais ao menos à mesma velocidade quando trocamos de mudança em vez de engrenarmos logo vai-se ali um bocado a aproveitar o tunel de vento e só mais tarde é que meto a mudança.

cumps

cumps
 

JoãoLopes

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Podia tar melhor :(

610km - a tocar no meio deposito

DSC00613.jpg
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros poupadinhos

Aqui acabou a minha odisseia.
foto0071m.jpg


Foram 1.110 Kms com 50,14 Ltrs

O que dá: 50,14 / 11.10 = 4,52 Ltrs/100 Kms.

Já fiz médias melhores e piores, mas esta enquadra-se perfeitamente nos meus consumos habituais.

Com a chegada do calor, também vem o A/C, e isto não ajuda nada à média.

Um abraço poupadinho

NY
 

Daniel Maia

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Boa média!!

Isso vai bem para os 4L, é uma questão de baixar 10km/h na velocidade máxima :p

Eu é o contrário..verão melhores médias..o motor demora menos a aquecer, embora na mota seja insignificante!

ny12xx, vou colocar no primeiro post!

JoãoLopes, força nessa média!
 
Mochopachorrento há situações em que se retirares o pé do pedal o carro vai parar mais rápido que o desejável ao contrário de desengatar, e eu para desengatar não preciso de embreagem basta "sentir" o carro e tirar a mudança na altura certa.

Yep, tiras o pé do pedal mas também convém teres o carro "seguro". No meu caso, tenho uma Opel Zafira, monovolume que se ganhar balanço com o carro desengatado vou prestar contas a S. Pedro mais cedo. Daí não retirar a mudança e apenas retirar o pé do acelerador para cortar a admissão de combustível. Com condução em cidade e auto estrada faz média de 7,5/8,5 dependendo do percurso.
 

Daniel Maia

New Member
ny12xx, verifica no primeiro post, se está tudo correcto, não me lembro se era o VW POLO :X

Eu coloquei o preço de um depósito cheio, depois vê se confere

mochopachorrento, cá em casa também mora uma monovolume, galaxy com um motor 1.9TDI, 99% faz cidade, e percursos muito pequenos, e aí a média dispara. Está a fazer perto de 7.5 pelo CB, e 8.5L reais. Há um trajecto que já mencionei mais acima, de quase 4km, com uma subida bastante íngreme pelo meio, tudo em paralelo, muitos desníveis, e a minha melhor marca está nos 4.9L, já com o motor à temperatura normal, e não demoro muito mais tempo que se fizer condução normal :)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Daniel Maia

Polo 1.4 Tdi (75cv)
Ano 2000
310.000 Kms
Combustivel: BP Ultimate (com o desconto de 0,08€/Ltr do ACP fica ao preço do "normal")

Foram 1.110 Kms com 50,14 Ltrs

O que dá: 50,14 / 11.10 = 4,52 Ltrs/100 Kms

Achas que falta alguma informação pertinente?

Um abraço

NY
 

Daniel Maia

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Está 5* é isso

Só por curiosidade, cada cavalo do teu carro, bebe 670ml de gasóleo a cada 1110km :D

Já na minha CBF125, tenho de dar 1.44L a cada um para fazer 1081km :D
 

RMMTB

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Eu depois de ter arranjado a bomba de gasolina da minha mota, consegui "baixar" para ±4.6 com uma condução já bem agressiva (tenho andado sempre a correr e sempre acima dos 150 em AE). A ver se arranjo tempo para ver se com mais calma ela baixa dos 4L.
 

RMMTB

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Neste momento NFI (No Fuckin' Idea). Mas como ainda estão boas, não me dei ao trabalho de trocar. Talvez o faça na próxima muda de óleo. Por falar em óleo, o óleo também mudei para um 10W50 sintético da Castrol (Power 1 Racing acho eu), que era um dos recomendados no site (o outro era semi-sintético). Noto que ela deixou de beber óleo e a embraiagem já não patina quando aperto com ela. Não sei até que ponto poderá ter também contribuído para a melhoria nos consumos.

PS: Ah e falta ver dos carburadores. Já andei a ler no Haynes como os limpar, mas ainda não me aventurei nisso, visto que não percebo nada de carburadores. Nem sei se estão bem afinados ou não.

Quanto ao consumo, olha que já anda muito abaixo do que oiço de outras pessoas. A maioria da malta com que falo, a andar como eu ando, gastam sempre para cima de 5L. Eu próprio, antes de ter começado a mexer nela, consegui estoirar um depósito em 185km (dá uma média a rondar os 9L).
 
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