1ª tentativa de "hypermiling" numa Honda CBF125

cula_ru

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No caso dos carros com direcção assistida desligar o motor não é muito boa ideia porque ficamos sem direcção, mas como não tenho direcção assistida...
os travões ficam mais pesados mas trabalham. está tudo controlado. :p

ny12xx isso ta a ir bem. continua a poupar.
 

JNR

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ficamos sem direcção...assistida, mas ficamos com direcção ;) tens aa certeza que manténs pressão no sistema hidraulico, isto é, para travegens longas? não é 2/3 bombadas...
 

Daniel Maia

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Eu sou defensor de que, se uma pessoa tiver suficientemente cuidado, pode desligar o motor, sem qualquer problema. No meu caso, na mota, nao há qualquer problema, mas não o faço de noite, porque fico sem luzes.

O mais grave aqui é mesmo em situações de travagem de emergência, os travões ficam "duros", e não actuam decentemente

Eu "ganho" cerca de 50km por mês, só a desligar o motor nas descidas.
 

JNR

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Eu, no meu caso, tenho que confirmar mas, fico sem direção assistida, claro, EBD, ABS,ESP e não sei se não fico mesmo sem travões...tenho que ir ver.
 

dvital

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Desligar o carro é perigoso... nunca se sabe quando mais precisaremos de acionar os mecanismos de segurança o mais breve possivel, e com o carro desligado dificulta essa acção!

Também importa referirir que não se deve desligar o carro na totalidade, devendo manter a ingnição ligada (luzes de painel e etc) pois corre-se o risco de trancar a direcção do veiculo!!
 

nirvugo

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Boas,
Tenho um polo 1.4 tdi bluemotion que faz consumos (no computador de bordo) de 3.2l/100km no trajecto casa-trabalho que são menos de 20km. Claro que aproveito todas as descidas e faço por travar o mínimo. Normalmente faz uma média de 4.1/4.2 quando o vou atestar. Com um depósito bem "tijolado" (como o outro fazia ao camelo :D) faz-me quase 1400km com 58l.
Não sei se viram um dos programas do Top Gear em que testaram 3 carros em termos de automonia. Era um polo igual ao meu (que ganhou :D), um Rover (acho que 2.0l a gasolina) e o outro acho que era um Subaru carrinha (com dois turbos). A disputa foi renhida e todos chegaram ao destino apenas com um depósito apesar do Jeremy ter andado a "passear" e a experimentar o Subaru e inclusivamente ter ligado o A/C.
 

Daniel Maia

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nirvugo, já podes "picar" o ny12xx :D :D

A quem fizer os hypermilings, depois coloco tudo no primeiro post, com a informação detalhada :)
 

Silvas

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nirvugo, não era um Rover, era um Jaguar a gasóleo com um motor de 2.7l se não me engano, e foi este carro que o Jeremy levou e não o Subaru. O Subaru tem um motor boxer a gasóleo de 2.0l e acho que só tem um turbo.
 
É preciso ter muito cuidado ao desligar o carro porque se fica mesmo sem travões! Ao principio até trava mas depois chapéu... experimentem com o carro estacionado e desligado começarem a bombear o pedal e vão ver que quanto mais travam mais "duro" fica o pedal e isso corresponde a perca de potência de travagem.
Já estou a ver que não consigo competir com o pessoal, faço muitos trajectos curtos... mas pode ser que no verão quando estiver no Alentejo consiga fazer uma boa média!

cumps
 
Eu faço boas médias na ordem dos 4,6 no meu saxo a "gasóil", mas não consigo fazer "aquela" media que é realmente baixa, devido aos tais trajectos curtos de 2\3km em cidade que faço... Já no verão a coisa muda, não há trajectos curtos em cidade, mas também faço poucos km, logo demoro muito a gastar um depósito...

cumps

Edit: uso combustivel do jumbo, intermarché e afins
 
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Daniel Maia

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Eu demorei mês e meio a fazer os 1081km, paciência a tender para mais infinito foi bem necessário, mas é algo depois de habituar, se faz normalmente!

É o 1.5d?
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Isto está a ficar giro.

Eu que pensava que tinha um carro poupadinho e uma condução económica, deparo-me aqui com uns verdadeiros "fundamentalistas" da economia de combustivel.

Companheiro nirvugo, estou curioso com o desempenho que o teu "charuto" vai ter. Sendo que o motor do teu é muito mais recente que o meu e a aerodinâmica é melhor, talvez consigas consumos substancialmente mais baixos que os meus.

O companheiro HR está a tentar andar devagar e economicamente com um 106Gti. Ganda maluco. Eu com um carro desses era incapaz de andar devagar.

Vamos continuar a poupar.

Um abraço

NY
 

HR

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... Eu que o diga...! :)

Para já ainda não cometi grandes deslizes e a "coisa" está bem encaminhada. Quando chegar a nrs mais redondos tiro fotos e actualizo.

Muitas e boas poupanças...
HR
 

cconst

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não podia de deixar a minha contribuição: em andamento normal (sem preocupações com consumos) tenho o meu GT-TDI de 1996 com 374000Km a fazer médias que rondam os 5,8L/100Km (não de CB, pois esses apontam os 4,2).

Na altura que usei o sprimonitor tinha médias de 5,7L/100Km (http://www.spritmonitor.de/en/detail/159022.html)

Entretanto já consegui médias reais no meu carro na ordem dos 4,2L/100Km num circuito que envolvia a 2ª Circular toda em hora de ponta (ida e volta), 15Km de IC19 e cerca de 400Km aos fins de semana (240 em auto estrada).

Mas nessa altura, andava com muita paciencia... mesmo muita!
 
Last edited:

Daniel Maia

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cconst, excelente! É um 1.9?

Atesta o depósito, e tenta o máximo de km ;)



Eu já tenho mais novidades:

- Litros abastecidos: 2L
- km percorridos: 129.8km
- média: 1.54L/100km

Observações:
- 37km foram feitos sempre de gás (punho quase sempre a fundo), com pendura de 85kg em cima, velocidades menos próprias em cidade, algumas esticadelas pelo meio também. Cálculo que tenha andado nos 2.4, 2.5L/100
- 10km foram feitos pelo meu pai, comigo em cima, muito pára-arranca, umas acelerações também pelo meio
- O resto foi feito por mim, o mais economicamente possível

Deixei a gasolina acabar, meti 0.5L, e pegou logo à primeira, assim gosto :)

Vou meter mais 2L, e tentar chegar aos 140km :)
 
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