1ª tentativa de "hypermiling" numa Honda CBF125

Daniel Maia

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Estou a gostar de ver :)

Cá por casa é tudo a chamar-me louco, mas depois vêm que até o tampa do depósito ganha teias de aranha, e aí já não dizem nada ;)

Usa a inércia o mais possível, e terás resultados muito positivos :p
 

Daniel Maia

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Experimentei a partir de hoje, aquela técnica de fazer as subidas de ligeira inclinação, a uma velocidade mais alta, menos rotação, e um bocadinho mais de punho. Irei fazer sempre isso até acabar os 2L, e logo vejo se há melhorias.

Tem é um pequeno pormenor: os primeiros 37km (dos 2L que lhe meti), foram feitos com pendura, sempre com as mudanças muito bem puxadinhas, portanto penso que andou perto dos 2.5L, ou secalhar mais. Fiz várias subidas sempre de punho trancado, proximo dos 80km/h.

Ou seja, dos 2L que lhe meti, aproximadamente 0.925 já foram consumidos na brincadeira. Resta-me cerca de 1L, que espero que dê no total (dos 2L) para fazer 120km, mas a ver vamos!

Aquilo que eu mais gostava era instalar um dispositivo que me medisse os consumos, nem que fosse um multímetros ligado ao sinal de injecção
 

JoãoLopes

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Ora
343km e o belo do ponteiro no ....... máximo :D É ilusão de ponteiro, ou então isto está mesmo a funcionar! Normalmente é 400 e está nos 3/4!

DSC00607.jpg
 

JoãoLopes

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Técnicas?

1/2 volta no parafuso do débito, para o lado do aço :p e 4mm de avanço na bomba!

Basicamente com este set, mais de meio pedal significa excelente andamento para o carro mas uma nuvem que parece uma locomotiva.. Por isso, pézinho muito suave! Velocidades e a condução, tudo normal e habitual.
 

JoãoLopes

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Sim, nota-se que sobe melhor rotações. . . Fica mais rápido a "sair"! Mas é preciso cuidado a fazer isto dos avanços. O avanço vou a quem tem mais experiência de motores.

E tem um filtro de ar da MAHLE todo xpto! :D
 

Daniel Maia

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Ah certo, já me tinha esquecido

Consegue-se bem abaixo dos 5L, é ponto morto nas descidas, e usar a inércia o mais possível, e 5* :p
 

Daniel Maia

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Explicando por factos:

Facto nº1 - Praticamente todos os carros com injecção electrónica gastam 0.0L/100km (cut-off system) se engrenar uma velocidade e tirar o pé do acelerador (desde que as rotações estejam acima do relanti)
Facto nº2 - Carros com injecção mecânica e carburador gastam menos em ponto morto

Facto nº3 - Há situações que não compensa usar a técnica de velocidade engrenada, pois o motor "trava" o andamento, e rapidamente necessitamos de voltar a acelerar, e o que se poupou gasta-se na dita aceleração.

Facto nº4 - Ponto morto em descidas, ou mesmo depois de um bom embalamento, dá-nos a inércia, que nos permite fazer imensos km com um consumo extremamente reduzido. A principal técnica é esta: aliar a inércia a nosso favor. Só usando esta técnica é que consegui os 4.9L na carrinha, onde faço um trajecto de cerca de 3km, com uma subida bastante acentuada pelo meio.

Descidas muito acentuadas: engrenar velocidade e tirar o pé do acelerador (injecção electtrónica). Descidas ligeiras, rectas - ponto morto ;)
 

cula_ru

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Eu agora é mesmo desligado nas descidas lol nada de ponto morto :p
Quanto ao consumo em ponto morto depende da inercia, como o Daniel já disse mais acima.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros poupadinhos

Aqui está mais uma etapa desta “odisseia económica”.


846 kms e +/- 1/2 depósito.

Aparentemente, não estou a fazer consumos muito mais baixos que aqueles que consigo com a minha condução normal (já de si tão económica quanto possível).

Ainda há muitos quilómetros para fazer.

Veremos até onde este depósito me leva.

Um abraço

NY
 
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