Óleo para tempo seco e para tempo humido

Agora que o frio e a chuva começam a tomar conta das nossas voltinhas surgiu-me uma duvida, qual os melhores óleos para proteger a minha bicicleta contra a chuva, lama, terra, etc...??

Sei que existem óleos com diferentes composições (silicone, teflon, etc..), uns aplicam-se a tempo seco, outro a tempo húmido.

Mais concretamente a minha dúvida é: qual tipo de óleo se aplica a cada uma das condições, qual a marca que aconselham (aii a PUB), qual o melhor para o movimento pedaleiro/corrente e qual o melhor para a suspensão... que baralhada... :?
 

TheTraveler

Active Member
Desde que comprei um óleo recomendado por uma loja (Pedro's) e fiquei de corrente seca a meio de uma volta de 50KM em tempo seco que passei a usar o mesmo óleo que ponho nas correntes mota. Toda a gente me desaconselha isto mas a corrente já vai com pouco mais de 3300KM sem problema nenhum. Se os óleos de mota dão práquelas correntes com O-Rings de borracha que são tão sensíveis porque é que não hão de dar para correntes de bicicleta?
 

TheTraveler

Active Member
:lol: A Sra dos O-Rings :p

O-Ring é a borrachinha assinalada a vermelho, toda as correntes de motas actuais têem isso em todos os elos
171_ybnoring.jpg
 

Remi

New Member
Eu cá uso sempre o mesmo ... Finishline Teflon Seco ... a corrente tá sempre limpinha e repele bem a lama e o barro.

Convém trazer uma garrafinha no saco prós passeios mais longos. Desaparece depressa, especialmente com chuva.
 
E para a suspensão, aconselharam-me a comprar um lubrificante á base de silicone (se não me engano) para não atacar os vedantes, quais aconselham?
 

Remi

New Member
Nas suspensões ... uso um trapo humido para tirar o pó ou a lama.

Lubrificantes no exterior vão acabar por atrair ainda mais lixo e estragar os componentes mais depressa :wink:
 

meiabola

Member
Teflon

Usa lubrificante de teflon. Sem duvida que é melhor mas o certo é que o meu conta KM tem 3100km no somatório com uma corrente SRAM lubrificada com óleo banal 15W 40 para carro e ainda lá está para as curvas.
Uma boa limpeza no final de cada "raid" vale por mil óleos!!

Boas pedaladas!
 

xingu

New Member
balek said:
Alguém usa o WD40?

Ontem disseram-me que ataca os cubos, será verdade?

O wd40 é mais um solvente e um repelente do que um lubrificante, por isso não é recomendado para usar como oleo.
É optimo para limpar a corrente e as zonas com oleo antigo e sujo. :wink:
Pelo que sei há certos tipos de borrachas que podem ser atacadas por ele.
 

Remi

New Member
nd_oliveira said:
Em Lisboa onde encontro produtos da Finish Line??? Nomeadamente o oleo que o Remi referiu...

Em practicamente todas as lojas de bicicletas há desse produto ... Corte Ingles, Ciclovias, Ciclonatur, etc etc.
 

Peso-Pluma

New Member
Re: Teflon

meiabola said:
meu conta KM tem 3100km no somatório com uma corrente SRAM lubrificada com óleo banal 15W 40 para carro e ainda lá está para as curvas.
Uma boa limpeza no final de cada "raid" vale por mil óleos!!

Boas pedaladas!

Peço desculpa pelo OFF-TOPIC.

Duvido rapaz que quando mudares de corrente uses a mesma cassete...

abraços

Pluma
 
Já agora também saio do tema…

No ciclismo vêm-se muitos produtos com teflon, mas aquilo nem sequer é um lubrificante…

Aquilo é uma matéria sólida… aliás a DuPont quis proibir a publicidade que se faziam aqueles aditivos anti desgaste para os motores dos carros. OS tribunais não lhe deram razão, pois era para ser utilizado em motores com desgaste e como é suposto preencher as folgas e fendas acaba por ter algum efeito… isto se o filtro, que tem como função retirar partículas sólidas do óleo, deixar passar estas…
 

nfh

Member
Um colega meu usa um lubrificante qualquer em espuma da WrenchForce e está muito contente com aquilo. Mantem-lhe a corrente sempre lubrificada, e o melhor de tudo é que não agarra sujidade nenhuma.
O pior é encontrar aquilo nas lojas... comprou a embalagem o ano passado numa prova em Óbidos (do campeonato de Ori-btt) e nunca mais vi daquilo à venda.
 
Na sequência desta conversa dos óleos e tal... e tal... tenho uma nova questão a colocar...

Na quinta-feira fui dar a tal voltinha, na qual apanhei muita chuva e lama, apenas ontem ganhei coragem para lavar a bicicleta, o que fiz e deixei-a a secar na garagem, apenas passei um pano seco pelo quadro...

Hoje de manhã quando fui á garagem reparei que a corrente estava a ficar toda castanha de ferrugem... :shock:

A corrente é a que vinha de origem com a bicicleta (Spec. Hardrock Sport) e não sei exactamente qual será o modelo...

Será que depois de lhe por o óleo XPTO (hoje) ela volta ao normal ou devo ponderar a substituição da corrente, que tem 3 meses e 160 km (sou um preguiçoso)
 

Remi

New Member
Essa oxidação é normal, se puseres agora óleo e fores dar uma volta deverá desaparecer quase toda.

Penso que quanto melhor for a qualidade da corrente menos oxidação dessa aparece, mas seja como for não é razão para a substituires, basta apenas teres algum cuidado e não deixar muito tempo sem lubrificar após a lavagem e ela deverá durar por ainda muitos kilometros.

O ideal é lubrificar a corrente assim que ela esteja seca após lavagem para o lubrificante "agarrar" melhor. Eu sou calão com isso e ponho quando ainda está humida para despachar, mas mesmo assim não costumo ter problemas.
 

nfh

Member
O meu conselho é nunca guardar a bicicleta sem óleo na corrente, depois de a lavares. Mesmo que esteja meio molhada, aplica óleo depois da lavagem tal como se fosses andar. Assim a película de óleo que cobre a corrente protege-a da corrosão.
 
eu apenas não o fiz porque li algures por aqui que a aplicação de óleos com a corrente molhada impedia a evaporação das gotículas de água e ai sim ocorria a corrosão... cada cabeça a sua sentença :lol:
 
Top