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  1. Z

    Uma SS das Arábias

    Sim, mas nesse caso é impossível tanto com SS como MS (na SS perde-se uma grande pedalada em pé, na MS perde-se a tracção sentado por excesso de torque). Recentemente tive um "curso" intensivo de condução em condições invernosas (neve, gelo, etc) e deu para experimentar todos os fails possíveis...
  2. Z

    YEllow SS

    Venho destoar um pouco com os restantes posters, mas sugiro que tentes primeiro o 32-16. Muitos utilizadores de SS, incluindo eu, usam esta relação com grande sucesso em todo o tipo de terrenos, desde o mais montanhoso trilho até trajectos de estrada. Resulta em saídas com 2000m de acumulado...
  3. Z

    Uma SS das Arábias

    Na verdade chega a ser mais fácil fazer certas subidas de piso complicado em SS, dado que o torque (força binaria) que chega ao pneu ser muito reduzido. A tracção é assim conservada. Nas motas de TT por exemplo, muitas vezes usa-se o arranque em 2ª para sair de muita lama, areia, neve, etc.
  4. Z

    Eu a Unit e os grandes empenos

    A escolha dos BB7 em muitos casos não tem a ver com o preço, mas sim com funcionalidade pura. Eu usei vários hidráulicos antes dos BB7, e passei duns XT para os mesmos. Os BB7 proporcionam enormes quantidades de potencia, personalização das afinações, ampla escolha de manetes, simplicidade...
  5. Z

    Pedais robustos, quais?

    Os Time usam uns cleats específicos. Não vejo no entanto isso como uma desvantagem, a menos que troques de bike com colegas frequentemente.
  6. Z

    Pedais robustos, quais?

    Boas Usei durante muito tempo os 520/540. São uns bons pedais, mas o seu sistema de encaixe não é perfeito em todas as condições, alem de por vezes desencaixarem quando são puxados com forças extremas. Ou seja, falharam-me muitas vezes mesmo naquelas subidas de gloria :mrgreen: Há alguns...
  7. Z

    6 furos ou Centerlock?

    Já experimentei vários adaptadores e garanto que se anda melhor sem eles. Tentem a ser inestéticos e a criar folgas.
  8. Z

    Pedaleira SS

    Tomaste uma boa opção. Se vais utilizar a 1x9 em algum sitio que não seja estritamente plano não recomendo pratos tão grandes. Eu estou habituado a SS mas quando ando de 1x9 o prato de 32 é indispensável. Podes mesmo ver grandes atletas de XC que correm em 1x9, usam 34t ou 36 no máximo. Vai a...
  9. Z

    Pedaleira SS

    A grande maioria das montagens de raiz duma SS usam pedaleiras de 3 pratos. As únicas pedaleiras especificas de SS usadas amplamente são as WI ENO, as Middleburn e as Truvativ Stylo (as ultimas com resultados duvidosos por vezes). Quem usa XT nem sempre é por já a ter. Esse modelo é leve QB...
  10. Z

    Pedaleira SS

    Eu estava a falar de pedaleiras normais com pratos de SS. Uso isto há muito e nunca perdi uma corrente. Não faz sentido nenhum recorrer a pedaleiras de DH, etc, só porque vêm de origem só com um prato. Basta tirar os dois excedentes a uma normal e já temos uma de SS, perfeitamente capaz e sem...
  11. Z

    Pedaleira SS

    O prato mais usado é o de 32t. Quem quer uma SS para longo prazo e utilização intensiva geralmente recorre a um prato especifico. Pessoalmente uso um Surly 32t em aço, numa pedaleira Hone.
  12. Z

    Pedaleira SS

    As mais usadas são pedaleiras de 3 pratos normais. Não apresentam nenhum inconveniente, são baratas e as opções de pratos abundantes. Pedaleiras especificas para SS, como a WI ENO ou a Middleburn, são muito mais caras e requerem pratos específicos. Pessoalmente não considero que as vantagens...
  13. Z

    SHIMANO XTR 2011 - cassete 10 vel. e pedaleira com dois pratos

    O carreto maior é o que está sujeito a menos forças nos dentes. Isto deve-se ao maior numero de pontos de apoio (dentes) e a consequente distribuição das pressões mas também ao maior efeito alavanca que possui (por contraste as forças são maiores nos contactos com o cubo). Experimentem abrir uma...
  14. Z

    Pneus Panaracer

    É previsível que pneus de 1.75 não tenham um comportamento muito favorável. De longe mais importante do que a largura é o piso do pneu. Existem pneus 2.55 que são roladores natos, precisamente porque têm um bom desenho do piso. É um erro basear-se na capacidade rolante para escolher larguras.
  15. Z

    6 furos ou Centerlock?

    Segundo entendi o nosso colega estava a falar falar dos mm do diâmetro e não da espessura. Discos de maior diâmetro travam mais e aquecem menos. 203mm é excessivo, mas para uma utilização normal é bom experimentar entre os 160mm e os 180mm. E acredita, as diferenças notam-se bem. Numa vertente...
  16. Z

    6 furos ou Centerlock?

    É absurdo ficar em pânico por se aperceber que tem rodas centerlock, o aqui perguntado foi simplesmente que sistema era superior. Não é por usarmos esse sistema que a bicicleta nos vais explodir de repente ou nos vai tentar matar de noite. Se o Centerlock não fosse patenteado pela Shimano então...
  17. Z

    6 furos ou Centerlock?

    peanuts, estamos a falar duma questão de "meia dúzia" de gramas. Mas mesmo que não fossem tão poucas, quando se metem pelo meio questões de ordem pratica importantes, preciosismos com o peso não devem ser considerados. Uma diferença de 50 gramas nas rodas não vais notar. Um disco empenado e...
  18. Z

    Pneus Panaracer

    Boas Actualmente uso uns Panaracer Rampage 29 2.35. A Panaracer não tem uma gama muito vasta, mas apresenta propostas solidas e de qualidade. Dominam o mercado dos pneus de CX grandes e têm uma posição de enorme popularidade nas 29er, com o modelo que uso.
  19. Z

    6 furos ou Centerlock?

    Já experimentei ambos, e sem duvida os 6 furos são superiores. Torna-se mais fácil mudar de discos e realizar manutenção, a oferta de rotores é muito superior e são mais baratos geralmente. Lembra-te, podes sempre levar contigo uma chave sextavada para o trilho, mas uma chave de cassetes já não...
  20. Z

    Tu não és um bttista

    Disclaimer: referi "andar fora de estrada" por isso ser o elemento diferenciador relativamente a um ciclista de estrada. Não queria com isto dizer que todo-terreno é só mato.
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