é preciso documentes e seguro para andar de bicicleta?

ola eu sou jovem e nunca precisei ou pensei nisso porque sou da aldeia,mas agora talvez me mude para a cidade para ir trabalhar e gostava de ir para o trabalho de bicicleta cerca 3 km de vigiam ou seja 6 km no total,a minha pergunta é :é preciso ter documentes ,fazerseguro,ter capacete etc etc alguém me pode responder a isso,como funciona obrigado
 

Joseelias

Well-Known Member
Não precisas de seguros, nem o o uso do capacete é obrigatório nem nenhum documento especial.

Dito isto, tal como qualquer cidadão tens que andar com o cartão do cidadão, especialmente se estiveres numa situação em que corres o risco de acidentes. O capacete é sempre altamente recomendável usar por razões óbvias, e se envolver circular na estrada e no meio de automóveis onde tudo é rijo, e a velocidades mais elevadas que no Btt mais recomendável é ainda. O seguro é uma boa opção. Nunca se sabe se podemos estar envolvidos num acidente onde a culpa é nossa e teríamos que pagar todos os prejuízos do nosso bolso. A federação de ciclismo, de cicloturismo ou de triatlo têm seguros, mas algumas seguradoras também o fazem.

Para além disso, deve-se de cumprir o código da estrada. Andar em passeios, atravessar nas passadeiras montado na bicicleta, passar vermelhos, fazer slalom entre os peões entre outras coisas comummente apontadas a muitos ciclistas são um erro a evitar. Não só podes ter problemas com a policia como te podes colocar a ti e outros ciclistas em risco. Até de vida. Para além disso assinala as manobras com as mãos (cuidado ao esticares o braço não vá vir um carro), e dá passagem aos peões nas passadeiras. É mais seguro para todos.

Há muita animosidade de uma boa parte dos condutores para com os ciclistas, e estares a cometer infracções apenas aumentará o risco de apanhares algum desses raivosos que sofrem de road-rage e tentarem atirar-te para fora de estrada ou pior. E se essa gentalha não te apanhar a ti podem sempre descarregar num ciclista inocente mais tarde.

E ganha um bocado de coragem para as rasantes para não te assustares, e não sejas hesitante. Mostra sempre bem para onde pretendes ir quando mudas de direcção. Se fores confiante os automobilistas (a maior parte pelo menos) vão reagir contigo como se fosses um automóvel e terão cuidado.

Por fim, conduz de forma defensiva e até de dia podes usar luzes fortes intermitentes à frente (brancas) e atrás (vermelhas). De noite usa reflectores nas rodas.
 
Last edited:

m.r.f.

Active Member
O seguro da federação de ciclismo custa cerca de 30€ por ano.
Dá para acidentes contra terceiros e danos hospitalares proprios.

Há dois anos tive uma queda na estrada, devido a um carro que saiu de um estacionamento e eu para não o bater travei tudo a fundo e cai.
Dente partido e o seguro pagou um implante (1300€).
Bem posso pagar o seguro por 30 anos que me compensou.

Basta ir ao site da UCI que tratas tudo pela internet e eles mandam por correio o cartão do seguro.

Sobre as regras de trânsito além do que o @Joseelias referiu existe outra que quase toda gente não cumpre, a ultrapassagem pela esquerda.
A ultrapassagem dos carros é pela esquerda e não pela direita.
Imagina, um carro que pára para largar um passageiro, se ultrapassares pela direita estás sujeito a bater na pessoa ou na porta do carro e a culpa é tua.
 
Top