Bicicleta para a Maria e barras tejadilho

gfrmartins

Active Member
Depende sempre da zona :)

Mas as barras não são assim tão fáceis de tirar, pelo menos os sistemas que conheço têm chave para acederes ao aperto e depois ainda tens um bocado de trabalho a desapertar aquilo tudo.

Diria que pode ser sempre possivel se alguem quiser e tiver tempo mas diria que não é muito normal roubarem as barras
 

connanbtt

Member
Boas,

Já tenho barras no carro há muitos anos bem como pessoal amigo/conhecido e até agora que tenha conhecimento sem problemas e espero que assim se mantenha :). Sou da mesma opinião com o que diz o gfrmatins!
 

connanbtt

Member
Boas,

Na altura estava indeciso entre as da Thule e entre as da Norauto, sendo que as da Thule têm chave para se conseguir retirar as barras e as da Norauto não..., fora isso para mim pareceram-me equivalentes, sendo que o fator monetário foi decisivo tendo optado pela Norauto (a Norauto comercializa a marca deles e a Thule podes comparar o material na Loja...) a questão da segurança é como já foi explicado...
Eu comprei as barras de alumínio e os suportes das barras para segurar nas que já existem no carro de origem. Não tenho notado nada em relação ao barulho que possa ter sido provocado pelo vento a passar nas barras/suportes.
A nível de suporte para as bikes a história já é outra, ou seja, o que poupei nas barras e os seus suportes deu-me para comprar um suporte de bicicleta da Thule que é muito prático, tem chave... A Thule tem um site onde podes ver em detalhe os vários modelos de Barras/calhas/suportes...

Nota: A minha opinião tem por base que o teu carro já tem as barras em cima do tejadilho de origem... porque se não tiver então iria para a Thule

Boa escolha, um abraço.
 
Last edited:

Diogo Sobral

New Member
A nível de suporte para as bikes a história já é outra, ou seja, o que poupei nas barras e os seus suportes deu-me para comprar um suporte de bicicleta da Thule que é muito prático, tem chave...

É um bocadinho por aí que anda o meu pensamento: Poupar nas barras para investir num bom suporte. Até porque devo comprar 2 suportes, logo o investimento também é maior.


Na altura estava indeciso entre as da Thule e entre as da Norauto, sendo que as da Thule têm chave para se conseguir retirar as barras e as da Norauto não

No site da Norauto, as barras recomendadas para o meu carro dizem ter sistema anti-roubo, tanto as barras de marca Norauto como as de marca Thule. Confere a imagem seguinte, na coluna "Anti-Roubo":

https://ibb.co/gk2suk


A minha opinião tem por base que o teu carro já tem as barras em cima do tejadilho de origem... porque se não tiver então iria para a Thule

O meu carro (um Polo TDI de 2012), não traz qualquer tipo de equipamento, daí a escolha das barras ser também importante para mim ;)
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Vai às compras e não penses mais no assunto. A fórmula para mim é. Barras suficientes e suportes bons. Se a bike da Maria vai ter menor utilização...Até podes considerar a thule 532 ( são as que utilizo,faz 3 anos, são menos evoluídas / práticas, mas servem muito bem) já transportaram bikes de algum valor...Sem problemas.
 

Diogo Sobral

New Member
Vai às compras e não penses mais no assunto. A fórmula para mim é. Barras suficientes e suportes bons. Se a bike da Maria vai ter menor utilização...Até podes considerar a thule 532 ( são as que utilizo,faz 3 anos, são menos evoluídas / práticas, mas servem muito bem) já transportaram bikes de algum valor...Sem problemas.

Obrigado @Pedro Barradas ;)

Lá terá que ser, esta semana queria ficar com o assunto tratado.

Em relação aos suportes, pelos preços que estou a ver do 532, talvez até acabe por compensar o 591 para a 2ª bicicleta, dado os 25% de desconto com que está o 591 na Norauto até ao fim do mês.

Aproveito para colocar outra questão: barras ovais ou perfiladas? É indiferente? Há vantagens/desvantagens concretas?
 

connanbtt

Member
Boas,

Eu comprei umas barras/suportes para a minha carrinha antiga na Norauto da marca Norauto que prendiam à ombreira da porta, mas já foi há alguns anos e não eram em alumínio, faziam um bocado de barulho com o vento :(. Agora na nova carrinha já tenho as barras laterais de origem.
Em relação ao "Anti-Roubo" pode ser um modelo mais recente ou diferente :).
Eu tenho 2 suportes 591 e o meu vizinho 3...a minha carrinha é um bocado alta e eu também não sou muito alto ;) e dá jeito ter o aperto do braço cá em baixo...
Eu tive as barras perfiladas e agora tenho ovais e não me parece que existam vantagens/desvantagens concretas.
 

Diogo Sobral

New Member
Boas @connanbtt

Acredito que estas da Norauto sejam outras barras mais recentes. Porque dizem ter sistema anti-roubo e tudo leva a crer que tem um perfil mais aerodinâmico. Na descrição das mesmas é possível ler-se o seguinte:

"Concebidas conforme as últimas normas de qualidade.
As barras com perfil em aluminio são mas estéticas mas sobretudo menos ruidosas do que as barras em aço porque a sua secção perfilada em aluminio reduz o atrito, graças ao seu ótimo design aerodinamico para todos os tipos de trajeto."


Em relação aos suportes está decidido: 598 para a minha bicicleta, (dado que serei eu a dar um uso mais frequente) e um 591 para a 2ª bicicleta, aproveitando a promoção de 79.95€.

Entretanto tenho 2 orçamentos mais actualizados:


Dois suportes (591 e 598) + Barras Norauto em alumínio - Tudo por 293€

Dois suportes (591 e 598) + barras Thule - Tudo por 366€

Constatei também que as barras Norauto tem um limite de peso de 43 kg e as da Thule 60 kg.
 

connanbtt

Member
Boas,

Quando falas em barras estás a falar de barras e os suportes para fixar as barras ao carro?!
No meu conjunto de barras com os suportes que eram vendidos em separado (Norauto) já levei várias vezes 4 bikes mais os respetivos suportes de bike mas para ser franco não me lembro do limite de peso, mas elas aguentam bem... já vim do Algarve e algumas voltas sem problemas
 

connanbtt

Member
Boas,

É como te digo as antigas da Norauto com suporte na ombreira do carro faziam algum barulho e eram em aço! As novas em alumínio não tenho nenhum motivo de queixa.
São fáceis de montar ;), no meu caso vinha tudo bem explicado.
 

connanbtt

Member
Boas,

Confirmo que que uso atualmente são as que estão na página. O que fazia barulho nas antigas de aço que usei num carrinha antiga que vendi não eram as barras mas sim o vento a passar no suporte/pés/bases das mesmas que estava preso à ombreira do carro.
 

connanbtt

Member
Boas,

Essas bases/pés não têm nada a haver com as que eu tinha em aço e faziam barulho com o vento têm muito melhor aspeto e parecem-me melhor fechadas contra o vento, diria que são equivalentes as que eu tenho atualmente em alumínio e prendem às barras longitudinais que já vinham com o carro! ;)

Eu antes de comprar também gosto de ter certezas :D... Como alguém disse perguntar é sinónimo de inteligência :rolleyes:
 

Diogo Sobral

New Member
Boas,

Essas bases/pés não têm nada a haver com as que eu tinha em aço e faziam barulho com o vento têm muito melhor aspeto e parecem-me melhor fechadas contra o vento, diria que são equivalentes as que eu tenho atualmente em alumínio e prendem às barras longitudinais que já vinham com o carro! ;)

De aspecto são muito idênticas às Thule. E até começo a ponderar as da Norauto. No entanto, apesar de também já virem munidas com sistema anti-roubo, olhando para essas e para as Thule, o sistema anti-roubo da Norauto parece menos fiável que o da Thule.

NORAUTO:
pies-para-barras-de-techo-norauto-300--858344.jpg

pies-para-barras-de-techo-norauto-300--858344.jpg

THULE:
51p73pQQxCL._SX355_.jpg


O sistema de segurança da NORAUTO parece ser plástico e bastante mais fácil de desapertar já o da Thule aparenta, pelo menos, ser com fechadura e acesso de chave única. Estarei enganado?

Eu antes de comprar também gosto de ter certezas :D... Como alguém disse perguntar é sinónimo de inteligência :rolleyes:

Claro, pelo menos quando são investimentos maiores, convém perceber os prós e os contras e preferencialmente de malta que está mais dentro do assunto ;)
 
Last edited:

connanbtt

Member
Boas,

Realmente era como o meu sistema antigo da Norauto, ou seja, o sistema anti-roubo é com recurso a uma chave "especial" que desaperta os suportes e não com chave como a Thule...
Penso que é como no início das tuas dúvidas, Norauto vs Thule. Só posso falar por mim mas eu estou bastante contente com Norauto tendo consciência que o material é diferente e o sistema de segurança também ;). Quem quiser roubar digo eu que a maior parte das vezes será a bicicleta porque o suporte dá trabalho só dá para determinados carros e comparativamente ao valor da bicicleta nem se fala... Ouvi uma vez um caso em que roubaram uma bicicleta em cima de um carro mas apoiaram-se no carro/bicicleta e puxaram até partir o suporte onde a bicicleta estava segura, resumindo levaram a bicicleta e ficou lá o suporte partido...:mad:
Eu raramente deixo a bicicleta em cima do carro e vou para muito longe ou muito tempo, mesmo levando para hotéis... falando existe sempre um buraco para por a bike! :p
 

Diogo Sobral

New Member
Boas,

Realmente era como o meu sistema antigo da Norauto, ou seja, o sistema anti-roubo é com recurso a uma chave "especial" que desaperta os suportes e não com chave como a Thule...
Penso que é como no início das tuas dúvidas, Norauto vs Thule. Só posso falar por mim mas eu estou bastante contente com Norauto tendo consciência que o material é diferente e o sistema de segurança também ;). Quem quiser roubar digo eu que a maior parte das vezes será a bicicleta porque o suporte dá trabalho só dá para determinados carros e comparativamente ao valor da bicicleta nem se fala...

Na minha maneira de ver, o problema dessa chave "especial" é aparentar ser mais simples de abrir e de não ser uma chave única. Qualquer pessoa que tenha uma chave igual ou com o mesmo formato, conseguirá, à partida, desapertar. Certo?
 
Top