Mountain Quest 2017

Medroso#78

Active Member
Boas,
então, e esses preparativos? Esses empenos, como vão? :p
Para os "repetentes", o que levam "na mochila"? :)
ULTRA Abraço
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
e o tempo lá se foi passando!!! A ansiedade aumenta a cada pedala, estamos a 2 semanas, do empeno do ano.... :)

Curiosamente, a malta não se "descose" sobre os preparativos. :p

Se virem por lá um lentinho, com equipamento #LousadaBTT, não se esqueçam de acenar. :D
 

davidream

Active Member
bOAS!
Pelo que se está a arranjar se não for mais,vais ter alguém para te varejar as costas na Srª da Graça :D só mesmo para ver se andas mais depressa!!;)

Quanto á carga a levar,nas Ultras o ideal é ter pouco peso ás costas vs o necessário para alimentar a máquina e resolver eventuais avarias.
Certamente a escolha não é fácil,mas por opinião deste mamífero "velho" levar sempre mais que o necessário não será defeito,pois acredito que não se faz estas cenas(nós comuns mortais) para ir ganhar nada,o importante é fazer tudo em segurança com a diversão possível :)
Até já Sampaio :cool:
 

camponubla

Well-Known Member
Não vou fazer o MQ, mas nas ultras que já fiz (transcávado e Bairrada) levo na mochila; câmara (mesmo usando tubeless), gels+barras, bomba + co2, elo corrente, drop-out, manta térmica (só pq obrigam), kit de vulcanizado para pneus, telemóvel, bateria extra para o gps (esta a levo presa no avanço....não sei se me esqueço de alguma coisa...
 

Medroso#78

Active Member
@DavidM, tentarei não inventar muito.... sabes o que "a casa gasta". :p ....quanto a ver-te pela Graça, ou num outro spot qualquer, seria porreiro.... seu este, seu aquele. :D

....manta térmica, obrigatório? Nunca me apercebi de tal (nas ultras que fiz). Vou ler novamente o regulamento do MQ.
 

camponubla

Well-Known Member
@DavidM, tentarei não inventar muito.... sabes o que "a casa gasta". :p ....quanto a ver-te pela Graça, ou num outro spot qualquer, seria porreiro.... seu este, seu aquele. :D

....manta térmica, obrigatório? Nunca me apercebi de tal (nas ultras que fiz). Vou ler novamente o regulamento do MQ.

Foi no Transcávado.....e pediam também para levar uma apito :)

Mas a verdade é que ninguém revisou o material que levávamos.....
 

davidream

Active Member
bOAS!
A manta térmica é um bom componente para levar,pois além de ser mesmo leve e ocupar pouco,em caso de necessidade pode salvar um gajo! No caso do colega Sampaio como ele é de motor a gasóleo :D:D demora muito a aquecer!assim sempre pode meter a manta e não passar frio:p:D (joking)
É sempre preferível levar a mais e não precisar do que precisar e não ter! e em provas de autonomia em que não é possivel obter assistência,lixar uma prova só por não ter o necessário é um tanto ó quanto...desnecessário ;)
O colega camponubla referiu os componentes mais habituais/importantes.(juntaria umas abraçadeiras e pouco mais)
Cumps
 

Medroso#78

Active Member
Eheheheheh, seu cretino, acelerado da veia. :D

Sim, de facto, o que refere o camarada camponubla, é o básico/essencial a levar. Nunca usei co2, e, graças ao divino, que me lembre, furei uma única vez em 10 anos de BTT (já de fininha, até usar líquido antifuro nas câmaras, furei mais vezes). Tenho tudo orientado, só me falta colocar calços de travão na bicla... e o dropout suplente. Mesmo conhecendo o Marão, Alvão, e Aboboreira, como conheço, já do tempo em que palmilhava aquilo de motoreta, estou ansioso, confesso. :)
 

Mr.sa

Active Member
Cada vez mais existe pessoal que olha para aventuras de dias inteiros, lá está, quem gosta da descoberta.

Agora tudo dependerá no dia de muitos factores. Mas lá está, as variáveis são tantas, que é difícil dizer que vou conseguir completar o objectivo dos 250km's. O terreno em si já é muito duro, para os pneus então... só de me lembrar que o ano passado só na descida da 1ªsubida à serra do Marão tive 3-4furos.... uiui, depois o dia em que calha, já em pleno Verão... que tipo de dia vamos ter? Muito calor? Já para não falar das imensas horas a pedalar.

Quem gosta de verdadeiros desafios e do contacto com a natureza, gosta disto
 

Medroso#78

Active Member
É verdade!!! Um indivíduo que tenha já feito de tudo, chega a uma fase da vida que, quer é "disto".... para se sentir satisfeitinho. :D

E sim, realmente, é um evento que, dependerá de muitos fatores, fatores esses referidos, e muito bem, acima. Furos, é uma questão de extrema importância... basta falhar na pressão dos mesmos... e o azar está lançado. Tenho alinhado em muitas aventuras, sou um pouco "excêntrico", e ambicioso, louco nas minhas voltas, mas, os 250km...... estão fora de questão. Há um mês e pouco, fiz as "IV serras" + a aldeia da Pena (estrada) próximo dos 5000D+, em cento e picos km..... Com calor tórrido, fiz sem qualquer problema, mas, BTT, é BTT. :)
 
Admiro quem tem psicológico para tiradas destas, sinceramente! Eu em 5 anos de prática do btt já vi para o que estou mais ou menos talhado: rapidinhas de 3h nas maratonas, arrancar à morte e chegar à morte nessas 3h(média) :D
Quando comecei a fazer btt no ano seguinda pensei logo em fazer Serpas, Eox, Suduex e etc, mas nas voltinhas guiadas por gps de 100 e tal kms com os amigos em que era um dia inteiro para fazer aquilo cheguei à conclusão que não me dou bem tanto tempo em cima da bicicleta, começo a entrar em stress, mesmo sem ter azar nenhum, sem furos sem nada, simplesmente deixo de me divertir.
Já fiz 6 provas por etapas, nomeadamente ABCx2, Epic portalegre no ano em que foram 4 etapas, Azores bike Challenge, Vuelta a Andaluzia BTT e Rally di Romagna. Destas risquei logo o Epic Portalegre, pedra a mais para o meu gosto e calçada romana sem fim. De resto, este tipo de provas dá-me mais prazer do que ultra maratonas. Mas já vi também que o meu limite são 5 etapas e de preferencia não muito longas :p
 

Medroso#78

Active Member
Pois, quem está habituado a "esgalhar" de início ao fim nas maratonas, sente uma certa dificuldades em alinhar nas ultra....... problemas em encontrar o ritmo certo, logo desde o início.

Em termos de treino (quem está preparado está, quem não está, não chega a estar) como estão a "limar" estes últimos dias? :)
 
O meu problema não é encontrar o ritmo certo, por exemplo, eu numa maratona de 60kms faço médias de pulso de 179, em itália fiz médias de 150 porque sabia bem que não tinha pernas para aguentar 5 dias a fundo, doseei bem a coisa e deu para no ultimo dia fazer a etapa mais a fundo. O meu problema é o psicológico, não consigo desligar e deixar-me ir, sou daqueles que olha muito para os kms :D
 

davidream

Active Member
bOAS!
O fixe do Btt(e já agora da vida) é mesmo isso,todos somos diferentes e procuramos coisas diferentes. A experiência ajuda-nos a ajustar a nossa fisiologia aos eventos que fazemos.
No entanto,vamos mudando ao longo do tempo e as vontades diferem também.
O porreiro é poder-mos escolher aquilo que mais nos agrada consoante o que as pernas permitem,mas é verdade que estes eventos mais ULTRA acho que nos causam sempre algumas borboletas no estômago!:D este desporto de outdoor e aventura implica que nós ciclistas geralmente gostemos de desafios,e quando vemos videos destas grandes tiradas! todos sonhamos um pouco também.Por isso se vê em muitas destas provas gente de todas as proveniências,idades e capacidade física.O apelo do desafio leva-nos a testar o corpo e mente:) e pessoalmente acho isso uma das coisas que me leva a pegar na bike sempre que posso. Podiamos fazer outras coisas,mas não seria a mesma felicidade!;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

então, malta, que tal o empeno? :D

deste lado, ainda passou das 14h para concluir a coisa. Adorei. Tal como havia dita lá atrás, conheço bem a zona (vivo próximo), fiz trilhos que havia feito na mesma direcção, outros, em sentido contrário, é ainda, muita coisa de novo. :)

Relativamente à transmissão que levei, não me arrependo... (1x11, prato 32) numa próxima edição, não altero em nada. Subi TUDO que havia a subir... (já a descer, no "Rockgarden", metade fiz a pé) se com o prato 30 subia mais folgado (com mais cadência)? ...é óbvio que sim.
Notas: 1° não arrancar no fim (atrasei me) fila nos trilhos iniciais, incluindo nas fontes, para meter água.
2° Ver bem o que levar... levar só o necessário. Há muitos pontos de água, e cafés. Não precisava ter levado mochila, nem luzes. Trouxe metade do farnel intacto. :D


Entretanto, deixei uma sugestão à organização: próxima edição, ter até às 00:00 para concluir os "250km". :p
Obs: à última da hora, não fui equipado com equipamento LousadaBTT, mas sim, "Porto Cycling Team".

Deixem o vosso rescaldo. :)

ULTRA Abraço
 

Mr.sa

Active Member
Eu infelizmente não consegui cumprir o objectivo, só 5cumpriram o Mutant, e eu não consegui lá chegar, mas teve de ser.

fiz os 180km's em 11horas e 28minutos, das quais 10horas e 44minutos foram a pedalar, mas teriam sido menos se não tivesse tido um problema digestivo, que me incapacitou bastante entre as 6horas e as 8h30-9horas de prova, eram cólicas fortes associadas a uma má disposição constante. Lição? Nesta m**da nunca mais levo geis e barras, levo comida a sério em cubos pequenos... o ano passado fiz isso em panquecas e isto não me aconteceu, este ano quis dar uma de esperto e de não ter trabalho, quase que desistia... se não fosse a paragem no café cabana em pleno alvão, não sei não.

Fiquei com pena de não ter conseguido ir aos 250km's, mas tive de dar voz à razão e ver que estava mal e forcei a paragem no café cabana(a sopinha fez milagres) e mais tarde no da Nossa Senhora da Graça, e comer comida normal. Forcei as paragens porque sabia que se não o fizesse iria chegar dentro de tempo, e maluco como sou, ia-me lançar ao desafio, porque as pernas até estavam lá, a parte digestiva é que 0.

No final foram os 180(167km's ou lá quantos são na realidade com 5700+m de acumulado), e apesar de ser o 2ºano, nunca se está à espera de se sofrer tanto... não sei se existe ou não ultramaratonas mais duras que esta, mas sei que esta é de uma dureza brutal... não existe forma de descansar/recuperar as pernas da subida, pois as descidas é só levar porrada(tirando a da srª da Graça e a última a chegar a Amarante xD. É realmente como eles dizem "quando estamos a subir, queremos descer, quando estamos a descer, pedimos para subir" é brutal...

Para o ano quero ver se lá estou novamente, mas gostava que mudassem um pouco o percurso, é que foram 2anos em que participei e o percurso foi exatamente igual, e provavelmente é assim à mais anos.

PS: davidream, no Domingo de manhã passaste por mim na zona da feira em Amarante se não erro, ou eu ainda andava a ver torto?
 

davidream

Active Member
bOAS!
Ao ver o vosso relato,sinto inveja por não poder pedalar neste evento!tantas pessoas conhecidas,as 3 lindas serras que me dizem tanto! mas ao mesmo tempo também medo e respeito pois a sova(bikes/corpo) é efectivamente garantida :D
Tenho o privilégio de ajudar como Staff, Mr.sa passaste por mim no Sábado pois estava na zona de controlo da cabana (sim aquele gajo aos gritos para abrandarem!para eu poder ver o Dorsal:p)
No domingo,pois após uma voltinha de grupo matinal,tinha que passar na zona da meta ver a entrega dos merecidos prémios! Foi pena não não me teres abordado,na próxima ok... ;)
Cumps!

Aqui uns videos que fiz do fim de semana:


 
Top