Santa Cruz 29er Tallboy LT

SURFAS

New Member
"The graphic below shows the three wheel sizes, 26er – 650b – 29er. Note that 650b is not half way between the size of a 26er and 29er but 39% of the way."

wheel_size_illus1.gif


Sinceramente ainda compreendo a 29" para rígidas e para totais até 120. Agora 650 para 140-160mm de curso havendo as 26" BAH!! Reparem está mau, e não é só por cá, muitos fabricantes nos USA estão à rasquinha!!! Uns porque não se meteram no 29", perderam o BUM e agora querem espreitar algo novo para venderem.

À uns tempos lia uma reportagem sobre 26", 29" e 650b a um dos engenheiros da Giant e dizia ele "dissemos aos nossos testers para verem o que achavam da ideia. Depois reportaram que nem era um 26" nem uma 29", mas que não sentiram grandes diferenças tanto para uma como para outra", por isso é só mais um brinquedo novo. Uns dizem que dentro de uns tempos acaba a 26" e a 29" e fica só a 650b, outros dizem que vai prevalecer a 29" para rígidas e baixos cursos e o restante será 26" e ainda há quem diga que o futuro será as 36"

[video=youtube;fYt6IqaHk_Q]http://www.youtube.com/watch?v=fYt6IqaHk_Q[/video]
 
Last edited:

BTTR

New Member
Hmmm.... mas então 650b não são 27,5'', ou são?

lpsferreira, e então o que achaste da diferença relativamente às 26'' quando montaste 650b?
 

lpsferreira

New Member
Andei só com a da frente na prova de XCO do regional do Porto na Maia, no sábado chuva e 2 voltas de reconhecimento, domingo prova.
Não tirei grandes conclusões até porque queria o conjunto e não apenas a frente, mas fiquei com a sensação de passar melhor os obstáculos e descer melhor. mas mesmo assim foi pouco, para mim conclusões só após muito kms. Gostei dos Racing Ralph 2.25.
 

Nimrod

New Member
Bem a afirmação do praticamente está lá pois por akilo k tenho visto/lido existem muitos quadros k dão, mas k já se sabe k alguns é mais complicado... A suspensão é k é mais problemática caso seja da rockshox, mas como não existe uma lista de componentes k dão e não dão não consigo precisar-te se este ou akele dá, o melhor é pedires a alguem ou a alguma loja k tenha lá rodas 27,5 pra exprimentares no teu quadro, montas e ves com k espaço fica. Atenção 650b é o mesmo k 27,5, são sinonimos, uns dizem k é 27,5 e outros dizem k é 650b.
Em relação ao termo 1/3, eu estava me a referir ao diametro da roda, o k vai interferir com o perimetro da roda e a superficie de contacto com o solo. Por isso podes ver k o beneficio entre 27,5 e a 26 não é muito grande, acaba por te trazer um pouco mais de tracção mas nenhum valor muito significativo, nas descidas e subidas só alguns mais atentos podem notar a diferença ou então só após muitos kilometros feitos numa 27,5 e mudando pra uma 26, talvez notes uma diferença.
Mas atenção k já li em foruns lá fora, malta k alterou as rodas de 26 pra 27.5 e dps dizem k estragaram a condução das bikes. Acho k sem usar um quadro e uma suspensão desenvolvidas pra 27,5 nao se consegue tirar grandes conclusões, nem ver grandes beneficios.
 

lpsferreira

New Member
Já tenho solução para a roda traseira. É um Pacenti Quasi Moto 2.0 e cabe no quadro que tem a FOX, assim sendo nem necessito de trocar a suspensão para outra bike/quadro. Amanhã já devo experimentar a bike com as duas rodas. Depois digo qual foi a sensação.
 

avis

New Member
Boas Surfas,

Ando algumas vezes em Monsanto e realmente não é o ideal para a roda 29...
Trilhos estreitos, com curvas muito apertadas e subidas curtas mas muito inclinadas.
Apanhei inclusive alguns sustos neste terreno quando passei da 26 para a 29.
A 29 parece oferecer muito mais confiança em descida, muito mais velocidade mas quando chegamos às curvas e contra curvas apertadas pode ser complicado.
Atenção estou a falar de Monsanto especificamente, porque no Geres, Lousã e outos sítios com trilhos bastante exigentes mas mais "abertos" não tem comparação com a 26.
Se quiseres experimentar a minha em Monsanto, para ficares esclarecido, é só dizeres.

Abraço.



Tiago
 

SURFAS

New Member
Boas

Cá está alguém que conhece Monsanto. Não sei se conheces, perto do parque da Serafina (insufláveis) há um trilho que já é difícil curvar com uma 26" quanto mais com uma 29". É que apesar de não ser habilidoso com as bikes é desses trilhos que gosto e quando não faço à primeira, vai à segunda ou à terceira mas ...
Já testei uma Spech por lá, voltinha curta, mas aquelas escorregadelas pelas raízes, e rochas perto do campo da bola, "assusta" mais que nas 26" mas a rolar ...

Ontem fui a Sintra, trilho do Dimas ... de 29" era bastante complicado, deixo aqui a imagem do amigo Hugo com Ibis HD 140, violador de árvores (edição do próximo "filme")!!!!

319717_463306960350611_100000139333210_1860785_141695149_n.jpg
 
Last edited:

avis

New Member
Sim conheço, passei ontem por la e cai...para não bater numa arvore atirei-me para o chão.
Ontem cai 2 vezes, parece que o terreno está muito solto e a aderência não é a mesma.
Estranhamente em Março a coisa correu melhor, mas agora é preciso ter mais cuidado.
Mas adoro Monsanto, mesmo ao pé de casa em plena Lisboa.
 

SURFAS

New Member
Já agora quando falo de estreitos, o trilho dos cogumelos em Sintra (o filme não é meu) passei por lá este Domingo, só não fiz o final que é assustador, talvez para uma 4ª ou 5ª vez :roll:.

[video=youtube;-PVOxFysEHs]http://www.youtube.com/watch?v=-PVOxFysEHs&feature=relmfu[/video]
 

Carlosparentee

New Member
Assustador amigo Surfas? :) e agora ja tem rego ja ajuda um pouco, imagina aquilo sem rego e lizinho ;) aquilo deve ter prai 85% de inclinaçao :p
 

pirilampo

Member
OK...combinamos...e agora até deslizo...pneu de trás carequinha...parece slick de competição...Mas estou a editar um filmezito dos singles das 24h de Monsanto que eu fiz com a tallboy..o tempo escasseia...
 
Ainda não postei neste tópico mas tenho seguido isto com atenção! Adoro mesmo este modelo, a bike está pornográfica. Uma FS que me faz perder a cabeça :)
 
Top