Rescaldo 4º Raid BTT À descoberta das maravilhas Sobral de Monte Agraço 30 Jan 2011

Estou aqui sentadinho no meu local de trabalho com umas dores no corpo que nem posso... sinal de que o passeio foi do melhor

O secretariado funcionou muito bem, aquela particularidade de indicarem qual a mesa a que o pessoal tinha que ir pode ter feito a diferença.
Partida à hora e com agrupamento por distancias para evitar confusão.
Trilhos do melhor que a zona tem para oferecer, sem bem que com lama torna a coisa mais complicada (ou mais divertida), vou certamente repetir o percurso com tempo mais seco.
As zonas de perigo estavam bem assinaladas e com pessoal nos cruzamentos, se bem que algumas zonas podiam estar melhor sinalizadas.
Houve participantes a mexer nas setas, eu vi um, mas na altura não me apercebi o que ele estava a fazer senão garantidamente o passeio tinha acabado ali para ele com um nariz partido. Agradeço a este tipo de pessoas que para a próxima ocasião em vez de virem estragar o passeio dos outros que vão antes para a p*ta que os p*riu...
Aquela parede a 4Km do final pareceu-me de todo desnecessária dada a carga física que o pessoal dos 40 e 60 já levava nas pernas era dispensável a sessão de alpinismo. Um final mais rolante até faz esquecer as agruras sofridas durante o resto do percurso.
No final onde estavam a entregar o saquinho com a ultima lembrança também podia haver umas garrafas de água para o pessoal.
Ouvi dizer que no primeiro abastecimento não havia água, não me apercebo porque ainda levava água no "camelo" e fui aos sumos (açúcar).

As lavagens demoram porque o pessoal em vez de tirar o maior está ali com os "detalhes" todos..

Agora os banhos... fui informado de que não havia água quente no pavilhão e para me dirigir ao campo de futebol, o que fiz... quando lá cheguei de facto o campo de futebol estava aberto mas estava tudo fechado e não estava lá ninguém, acabei por mudar de roupa na rua, só para tirar a roupa molhada de cima do pelo e calçar umas meia quentes e secas... foi mesmo lamentável...

Apesar da muita lama, a máquina esteve mais uma vez ao mais alto nível...

Apesar disto, adorei o passeio e vou voltar de certeza...
 

Cigas

New Member
Ouvi dizer que no primeiro abastecimento não havia água, não me apercebo porque ainda levava água no "camelo" e fui aos sumos (açúcar).

Boas Nd_Oliveira

Qt a aguas estava lá uma senhora a dizer por varias vezes que garrafas de agua estavam case chegar...quando sai ainda não tinham chegado não sei se acabaram por chegar ou não...mas havia uma mangeira que daria bem para efeito pois era agua da rede
 

clms

New Member
Antes de mais muitos parabens à organização e que voltem a repetir para o ano.


- Organização: muito prestável, muito atenciosa e bem disposta ;

- Levantamento de dorsais: rápida, sem confusão, bem estruturada e organizada.

- Ofertas: o Jersey....brutal!!!

- Partida: Organizada por percursos, nada de atropelos nem confusões, mas temos de ter em conta que se tratava de um "passeio".

- Percurso: Muito bom! tendo em conta a geografia do local já se esperava um "carrocel", ora para cima, ora para baixo. O inicio algo duro, sempre a subir, mas no geral gostei muito, pois teve de tudo, boas subidas, descidas técnicas, trilhos, subidas à mão, passagem em localidades e muita água e lama à mistura.... os meus parabéns à organização.

- Sinalização do percurso: Boa! mas podia ser melhor, contudo estão desculpados devido ao numero de viragens que existiam o que dificulta em muito o trabalho da organização. Apenas tive dificuldade dentro de um lugar onde a cancela do comboio estava sempre a apitar, sendo os populares que me indicaram o caminho.

- Posto de abastecimento: vi vários mas não usufrui de nenhum....


Aspectos a melhorar:
- Briefing: algo despreocupado, sem vontade e "porque tem de ser", algo a melhorar....

- Chegada: algo caricata, pelo menos para mim, pois o "balão" da partida estava no chão por ter perdido ar, razão pela qual tive de o levantar para passar por baixo e se aquilo pesa. No entanto à que louvar a receptividade da chegada que em muitos casos é descorada por se tratar de um passeio.

- Lavagem de bikes: lamentável... quando cheguei as duas máquinas apenas tinham força para lavar as mãos, o que me fez desistir da lavagem, sendo certo que posteriormente reparei que o problema tinha sido resolvido e que as maquinas de pressão já tinham pressão para lavar as bikes.


Sem Opinião:

- Balneários: não usufrui.
- Almoço: não participei
- Massagens: não usufrui


PS: Pela estrutura montada e pela organização demonstrada, não vejo o por que de não existirem controlos de tempos e classificações, pensem nisso para uma próxima.

outro aparte: é lamentavel a mentalidades que ainda andam por aí.... acho que ninguém tem nada a ver com o que cada um dá naquilo que faz, mas pronto... para mim são pessoas pobres de espirito. Digo isto porque passei por um grupo de participante e pedi para os utrapassar, já no fim naquela parede para subir a pé e depois dos ultrapassar corri com a bike à mão e um "artista" não sei para que é isso, o que é que vai ganhar... enfim...

obrigada pelo treino/empeno e até para o ano com classificações ahahah
 

Stevenson

New Member
Encontrei um conta-quilómetros no meio da lama; sugiro que quem tenha perdido o seu entre em contacto com a organização.

Não vou comentar sobre aspectos como o percurso, a lama ou a organização, porque parece existir uma relativa unanimidade.

Só duas notas sobre o comportamento dos participantes:
1. Positivo: ao contrário do que é frequente em muitos eventos, não observei muito lixo deitado para o chão nas zonas após os abastecimentos. Apesar de ter visto algum, acho que correu muito bem.
2. Negativo: demorar uma eternidade a lavar as bicicletas, para garantir que não fica um grão de terra agarrado à corrente, enquanto se forma uma grande fila de espera, parece um comportamento egoísta ou distraído; para além disso, gastar litros e litros (houve quem tivesse gasto, garantidamente, mais de 200 litros, a julgar pelo caudal de uma das mangueiras) de água potável, num país mediterrânico, para lavar uma bicicleta, não me parece um comportamento nada razoável.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Acho que já foi tudo dito!!

Lama com fartura, rios de água, com direito a queda, jersey 5****, descidas técnicas, pedra solta, subidas enormes, uma ou outra feita á mão, sem grandes presssas, o S. Pedro traiu-nos, porque com o piso seco dava para fazer em menos tempo...mas estava tudo porreiro!!

Abastecimentos á maneira, comida com fartura, que ricos bolos, as massagens não fiz, a comida estava boa, o café não era mau, e as sobremesas á maneira!!

A ultima parede, ao km 50, não havia necessidade..:!!

os banhos, para quem fez os 60km, como eu, um balneário tão pequeno sem água quente, vai lá vai...almocei todo sujo!!

Agora, resta-nos esperar por Março, para a Maratona do Sobral, desde que esteja o piso mais seco, sem tanta lama

Abraço ao companheiro de viagem Luis Ribeiro, da Team "100 Motor BTT" pela dupla que fizemos desde o km 10 até ao final dos 60km e ao colega Luis Nazaré dos Kondores, safou-te o óleo emprestado ?? eheheh

Agora, até para 2012
 
Last edited:

CP

New Member
Boas, esta foi a minha 1ª participação neste Raid e... gostei, apesar da muita lama :fpalm:.

- Secretariado - muito eficiente (a distribuição alfabética ajudou muito)
- Abastecimento - o suficiente... (só digo isto porque só comi duas fatias do maravilhoso bolo caseiro de canela ;))
- Percurso - single tracks à maneira... muita lama, mas faz parte... :exacto:
- Banho - Dizem que água estava fria... é uma questão de hábito :p
- Massagens - Foi a primeira vez que experimentei e... vou repetir...
- Almoço - Bom, a sopa de peixe estava fantástica, os meus parabéns

Rescaldo:

Foi uma manhã e um bocado da tarde muito bem passado, na companhia dos amigos e que deu para rever alguns conhecidos...
De salientar também a simpatia dos habitantes locais, que inclusivamente "quase" nos obrigaram a comer "qualquer coisinha" na Gondruzeira...


CP
"Os Porquinhos da ILDA"
 

jo4o

Member
Este raid resume-se a Lama...lama...e mais lama....
Peço desculpa se estou enganado mas as ultimas chuvas que cairam não provocavam tanta lama...em alguns sitios eram rios autenticos...
Esta edição do Raid foi de todas as que conheci, a que teve menos lama, pelo que dá para imaginar as anteriores...
Não sendo apreciador de lama, até nem me pareceu excessiva, mas é uma questão de opinião.

Como maioria da gente já falou alterar a data do evento seria a mais correcta ou escolherem locais mais altos e secos que decerto existe por esses lados.

Por aqui é impossível evitar a lama no Inverno. Quanto muito pode-se escolher entre várias espécies de lama.
É por isso que, com tempo húmido, raramente ando fora de estrada.

o percurso dos 20Km que deveria ser familiar e incentivar as crianças e novos praticantes andar e tomar o gosto por este desporto levarem com lama até "joelho" e autenticas paredes em nada os ajudem a tal.

Este é mais um aspecto que a organização deverá rever. O percurso dos 20km deve ser separado dos restantes.
 
Last edited:

jarbas4

New Member
Boas

Acho que já foi tudo dito!!

Lama com fartura, rios de água, com direito a queda, jersey 5****, descidas técnicas, pedra solta, subidas enormes, uma ou outra feita á mão, sem grandes presssas, o S. Pedro traiu-nos, porque com o piso seco dava para fazer em menos tempo...mas estava tudo porreiro!!

Abastecimentos á maneira, comida com fartura, que ricos bolos, as massagens não fiz, a comida estava boa, o café não era mau, e as sobremesas á maneira!!

A ultima parede, ao km 50, não havia necessidade..:!!

os banhos, para quem fez os 60km, como eu, um balneário tão pequeno sem água quente, vai lá vai...almocei todo sujo!!

Agora, resta-nos esperar por Março, para a Maratona do Sobral, desde que esteja o piso mais seco, sem tanta lama

Abraço ao companheiro de viagem Luis Ribeiro, da Team "100 Motor BTT" pela dupla que fizemos desde o km 10 até ao final dos 60km e ao colega Luis Nazaré dos Kondores, safou-te o óleo emprestado ?? eheheh

Agora, até para 2012

Um grande abraço para ti tambem e obrigado pela ajuda para conseguir terminar este passeio bastante duro mas muito bom.
Parabens á organização.
 

Belga

Member
Foi a primeira vez que rolei naqueles caminhos.

Organização, levantamento dos "dorsais" tudo nota 10.
Achei que as indicações do percurso não estavam no seu melhor daria um 8, muita gente se enganou em dois sitios.
O percurso em si fenomenal, singles técnicos, partes rolantes e paisagem para desfrutar.... do melhor mesmo. Aquela parede no fim dos 40km e que ....... podiam la ter posto um teleferico ou um saca rabos... não sei mas ou muito me engano ninguem passa aquilo montado na burra. :) (surpreendam-me)

Alguém tem o track dos 40km que me possa facultar?

Parabéns a organização .....
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Um grande abraço para ti tambem e obrigado pela ajuda para conseguir terminar este passeio bastante duro mas muito bom

sempre ás ordens, apesar de não te conhecer, agora já eheheh.. fomos 2 companheiros Cannondale sempre nas calmas, a subir e a descer, e ainda passamos por alguns

agora temos dia 27 Março a Maratona do Sobral, espero que venhas para fazer companhia
 

Belga

Member
sempre ás ordens, apesar de não te conhecer, agora já eheheh.. fomos 2 companheiros Cannondale sempre nas calmas, a subir e a descer, e ainda passamos por alguns

agora temos dia 27 Março a Maratona do Sobral, espero que venhas para fazer companhia

Adiciona um a minha Prophet portou se lindamente ;)
 

Cigas

New Member
Clms

Deu 39,74Km

Diferenças de Altitudes

330 Meter (Altitude desde 110 Meter para 440 Meter)
Subida acumulada 965 Meter
Descida acumulada 1.010 Meter
 

clms

New Member
obrigada

só coloquei o meu a contar apartir do momento em que entramos na terra, por esquecimento, e deu-me 38,99
o meu deve tar a roubar 2 kms em 40..
 

Heiatchy

New Member
pessoal akela parede na face final foi uma coisa doutro mundo muito boa... depois de um grande esforco durante varios kilometros
apanhar uma subida dakela e muito bom apesar de ter k se levar a gaja a mao
 

rottweiler72

New Member
Boas pessoal , aqui deixo os graficos com as acumulados dos dois percursos...

Percurso dos 40km que foram 38,740km


screenshot3101201118310.jpg



Percurso dos 60km que foram 52,090 km

screenshot3101201118325.jpg



Bom só sei que levei um GRANDE EMPENO e com mtos kg de lama, Sobral de Monte Agraço fica na historia, tanto com as subidas (grandes paredes) como com tanta lama..... (mas o BTT é isso mesmo)
Abraços.
Saudaçoes BTTistas
Abraços
 
Top