SRP160 - Serpa 160 - 4ª Ultramaratona - Serpa - 9 Abril 2011

Salvado

New Member
Eu pelos vistos sou da mesma opinião de certas pessoas aqui, 39 € sem jersey é complicado,porque torna-se um simbolo de orgulho ao usa-lo devido ao que custa em termos fisicos a vossa maratona, agora podiam fazer como fizeram em Santarem em 2009 dar valores para varios tipos opções,sem ofender ninguém acho que foram muito inteligentes neste sentido, este ano estava mentalizado para fazer o Serpa 160 mas só vou quando houver jersey,um abraço que corra tudo bem.
 

R.Almeida

New Member
Na minha modesta opinião, penso que já chega de opinar em relação ao preço da inscrição deste evento! Claro sei que existem outros eventos que conseguem uma oferta completamente diferente deste, mas acho que não podemos falar sem ter conhecimento das coisas e das condições que cada uns têm!

Já estão várias páginas com comentários que nada tem a ver com a promoção do evento...só vai quem quer e também não percebo tanto alarido em relação a este valor pois já tivemos neste mesmo ano eventos com preços semelhantes e com praticamente a mesma oferta. Não estou aqui a defender a organização, pois nem conheço ninguém da mesma, mas há uma coisa que acho que todos devem ter em conta, são 160km de marcações, seleccionar 160km de trilhos, coordenar pessoas para 160km de trilhos...digo apenas isto porque já participei na organização de uma meia-maratona com apenas 50km e bem sei o trabalho que deu a tratar de marcação/desmarcação de percurso...são muitas horas!

Um Abraço
 

Paulo986

New Member
Este ano participei no SRP80, transformado em SRP50, e de todas as maratonas em que participei foi a que me deu mais prazer em pedalar, que trilhos e caminhos magníficos, até com tanta lama e com o mau tempo que se fez sentir foi brutal, adorei o percurso!

Gostava muito de voltar a participar, mas desta vez com uma ajuda o S.Pedro para estar o terreno seco:lol::lol::p

Concordo com alguns comentários sobre o preço, é algo elevado, mas temos de ter em conta os custos que a organização tem, mas não deixa e ser um grande desfalque na carteira do pessoal, que vai para Serpa, gasóleo, alimentação, inscrição, ui ui dá uma bela quantia!

Visto que a organização admite ser uma organização com fins lucrativos então que corrija um único erro, a marcação do ano passado, nos km´s finais houve muita gente a enganar-se!
(esta foi só para por veneno:evil::lol:)

Continuação de uma boa preparação da edição do SRP de 2011!

Ainda vou pensar se participo ou não!

Cumps
 

Iron-bike

New Member
Viva a todos!!!

Os MK MAKINAS vão marcar presença na edição de 2011. Esperamos que o tempo esteja bem melhor do que esteve este ano.

Boas pedaladas.


Quero-te ver a cumprir este desafio!!!

Inté

À ORGANIZAÇÃO - TRILHOS VIVOS

Gostaria de ser informado se irão ter limite de inscrições,
nos 80 e 160.

Cumps
 
Last edited by a moderator:

Macbat

New Member
Boa noite.

Sou adepto fervoroso das Grandes Rotas e como eu também alguns dos meus companheiros que evoluíram nesta prática desportiva para os grandes desafios.

Nesta linha, SERPA 160 é um evento que vinha espreitando com alguma curiosidade. Contudo, a minha maior desconfiança é acreditar em grandes percursos, traçados à fita e placas indicativas! Isto é, pessoalmente, só vejo este tipo de distâncias com orientação via GPS.
Aliás, esta era até hoje para mim a grande prerrogativa para ir a este evento, a disponibilização prévia do TrackGPS. Facto este que desconheço se já é adoptado pela organização, e se assim é, saúdo essa decisão.

Digo até hoje, porque após ter decidido abordar de forma mais séria a possibilidade de participação, tive necessariamente de fazer uma avaliação ao nível do panorama nacional para este género de iniciativas, situando-me no só supostamente comparável, e concluir que reputo os valores que aqui se tratam para o pagamento da inscrição como desajustados para muitos e proibitivos para muitos mais.

A organização terá toda a legitimidade para fixar um preço e até ter lucro, pelo menos falam às claras! Porém, a organização também deveria ponderar em não querer ganhar tudo de uma vez, ou então compensar os participantes de forma mais equilibrada.
No fundo é do que aqui se trata, sentimento de desequilíbrio nas prestações a efectuar pelo lado dos potenciais participantes e pelo lado da organização.

Cumprimentos.
 
Last edited:

Trilhos Vivos

Administrator
Caríssimos, depois de uma leitura bastante atenta das intervenções que vieram a seguir ao nosso último post neste tópico, e depois de escrito um post bem longo, optámos por não avançar com essa resposta.

Com todo o respeito por quem interveio de forma ponderada e racional, e até com algumas questões que mereciam uma resposta, a verdade é que não é possível debater o assunto sem que algumas pessoas entrem numa discussão estéril sobre os preços.

(Ainda o Chaparrão não apareceu por aí...)

O tópico destina-se à promoção do evento, e a esclarecer questões relacionadas com o mesmo.

As condições estão apresentadas, quem puder/quiser, participa, quem não quiser, não o faz. Ninguém obriga ninguém.


Visto que a organização admite ser uma organização com fins lucrativos então que corrija um único erro, a marcação do ano passado, nos km´s finais houve muita gente a enganar-se!
(esta foi só para por veneno:evil::lol:)

Só por veneno, ou não, esta observação tem toda a razão de ser.
Aliás, foi por estes enganos, e por os 80Km terem sofrido uma alteração tão drástica que não fora atribuídas classificações no SRP80.
Não sendo propriamente um argumento de desculpabilização, porque são coisas que fazem parte do nosso trabalho, esta confusão resultou das alterações de véspera a que nos vimos forçados, e que não tinham a preparação e antecipação dos planos originais.

A capacidade de lidar com o imprevisto só melhora quando lidamos com as situações.
As adversidades das duas últimas edições, trouxeram-nos uma grande aprendizagem a este nível, e acreditamos que em 2011 estaremos melhor preparados a este nível.

Contudo, a minha maior desconfiança é acreditar em grandes percursos, traçados à fita e placas indicativas! Isto é, pessoalmente, só vejo este tipo de distâncias com orientação via GPS.

Estas distâncias não estão limitadas a serem realizadas com recurso ao GPS.
Sem dúvida que é o aspecto que maiores dores de cabeça nos dá, as marcações.
Nem tanto pelo tempo que é necessário para marcar os 200 e picos Km's dos percursos SRP160 e SRP80, mas sim assegurar que essas marcações não são removidas ao longo do dia da prova.

Ainda assim 3 edições, marcadas no terreno, devem ser suficientes para deixar os mais cépticos esclarecidos. Mesmo apesar do incidente em 2009, em que nos removeram 5Km de marcações que levaram a que um grupo de cerca de 30 atletas decidissem abandonar a prova.

Aliás, esta era até hoje para mim a grande prerrogativa para ir a este evento, a disponibilização prévia do TrackGPS. Facto este que desconheço se já é adoptado pela organização, e se assim é, saúdo essa decisão.

Os tracks gps são por nós disponibilizados 3 dias antes da prova, e ainda é dada a possibilidade de os carregarmos no secretariado no dia anterior à prova.
Não só adoptamos este sistema, como acreditamos que representa uma segurança acrescida. Na edição passada incentivamos o uso dos GPS, e até fizemos uma parceria com a Garmin para proporcionar os aparelhos a preços especiais aos participantes do evento.

Na próxima edição voltaremos a disponibilizar os tracks, e provavelmente a proporcionar a promoção com a Garmin.

Na próxima 6ª-feira abrem as inscrições.
Altura em que estará disponível o novo regulamento. Em tudo semelhante aos anteriores, apenas com algumas salvaguardas relativas às condições meteorológicas, que nos dias que correm são bastante irregulares (vejam-se os tornados da zona centro p.ex.).

Boas pedaladas!
 

bernardoktm

New Member
As inscrições ja estão abertas

09/11/2010 as 23:30 e eu que pensava que era dia 10:fpalm::fpalm::fpalm:

devo ter lido mal :confused:

na volta o regulamento é que é dia 10 :fpalm::fpalm:

estamos a começar a casa pelo telhado :mad::mad::mad:

comprimentos a todos

BERNAS KTM
 

Trilhos Vivos

Administrator
As inscrições ainda não estão abertas!

Dissemos dia 10, não dissemos às 0h do dia 10. Irão estar, no decorrer do dia de hoje.

Está sim, disponível o formulário de inscrições, que depois de ter sido testado off-line, está agora a ser testado on-line.
Não serão consideradas válidas as inscrições submetidas até que anunciemos que as mesmas se encontram abertas.

De resto não é apenas o regulamento que não está publicado, faltam ainda outros dados gerais sobre o evento, e não, nós não começamos a casa pelo telhado.

Parece que este ano estamos com uma forte adesão de fãs :twisted:
 

bernardoktm

New Member
quer dizer que tenho de fazer outra vez a inscrição

tem graça é que ja ha pessoal confirmado

se têm muitos fãs este ano não sei
uma coisa vos digo não levem todas as criticas como destrotivas
para alem do mais eu ja la tinha a minha a minha inscrição

É o mal de muitos é que a maior parte das pessoas so lhes ensinam a falar
deviam de ensinar a ouvir

comprimentos e ate dia 9

BERNAS KTM
 

Trilhos Vivos

Administrator
Boa noite Bernardo,

Não nos parece que haja uma interpretação positiva possível da mensagem repleta de sarcasmo que deixou aqui.
Os smiles ajudam a evidenciar isso.

Curiosamente, apesar da critica efectuou a inscrição. Não é incoerente?!
Costuma inscrever-se e concordar com um regulamento ao qual não teve acesso?

Talvez não nos conheça, nem nunca tenha participado num evento nosso, mas asseguro-lhe que o que mais procuramos é ouvir.
É ouvindo as pessoas, acolhendo as sugestões e as criticas construtivas que conseguimos evoluir, melhorar qualitativamente e ir ao encontro das expectativas e desejos dos participantes ;)

A reacção a quente, no nosso último post, é porque nos últimos dias, olhando à participação neste tópico parece que existe uma "embirração de estimação" com a 4ª edição do SRP160...

Em todo o caso, sim, terá que voltar a realizar a sua inscrição, pois os registos serão todos eliminados.
Já existiam confirmados, porque também faz parte dos testes ao sistema.

Até dia 9!

Boas pedaladas
 

bernardoktm

New Member
se me inscrevi sem ter lido o regulamento foi porque das outras minhas participações
não fiquei mal servido

tanto podem ver que não tenho qualquer comentario ao que foi dito anteriormente
como prova é que fiz a minha inscrição que não conta as 23:40 é sinal que estou intreçado em participar

mais uma vez comprimentos

bernas ktm
 

Trilhos Vivos

Administrator
Depois do serão de testes do sistema de inscrições, que deu origem também a algumas inscrições por parte de participantes interessados, o sistema está agora completamente disponível para as inscrições efectivas.
A quem havia efectuado inscrição, lamentamos qualquer transtorno causado, mas dado que foi feito ainda numa fase de testes, acabou por ser eliminada, e consequentemente terá que ser feita novamente.

Tal como as inscrições, encontra-se também disponível o regulamento que define as condições de participação, as responsabilidades dos atletas, e as da organização. Uma leitura do mesmo será suficiente para esclarecer as questões mais frequentes.

Gradualmente, serão disponibilizadas mais informações.

Boas festas, e boas pedaladas!
 

Espigão

New Member
Este ano estive inscrito e confirmado mas não participei.

O temporal que se fez sentir aliado a uma infecção respiratória que estava a acabar de tratar, obrigaram-me a não participar.

Pode-se mesmo dizer que foram 80€ (só falando do valor da inscrição) por água abaixo... :lol:

Este ano, vai ser complicado voltar apesar da vontade que ficou este ano. É muito complicado quando somos dois e não existe qualquer desconto ou incentivo à participação feminina como existe em tantos outros eventos. Aqui podia abrir-se outra discussão já amplamente falada, do ser justo ou não, valores de inscrição diferentes, etc... Por um lado não concordo mas por outro é de facto uma boa ajuda quando somos dois a participar... mas não é isto que quero discutir.

As contas são fáceis de fazer e assim de cabeça: 78€ (inscrição) + 16€ (portagens) + 40€ (combustível) = 134€ não falando de uma estadia para quem vem de mais longe. Mas isso para nós, felizmente até nem se coloca porque temos amigos na zona...

De qualquer maneira, 134€ nos tempos que correm, é um pouco complicado. E nem venham com a conversa das Bikes e componentes XPTO que isso nem a mim, nem à minha mulher se aplica...

Por isso, voltar a Serpa, só mesmo com o patrocínio da Equipa (o que não acredito), porque de resto será complicado...

Também houve alguns pormenores que me deixaram um pouco de pé atrás nomeadamente as ofertas, que achei fraquíssimas para o valor que se pagou, alguns participantes perdidos por Serpa, o almoço que apesar de bom não incluía uma simples sobremesa (o que custava fazer uma gelatina ou arroz doce, sempre seria uma energia extra para quem fez tantos km´s) ou um café e a questão da opção de não terem entregue os troféus aos participantes dos 48km...

Ficou a sensação de terem pago 40€ por uma coisa e só tiveram direito a metade da mesma. A questão da redução do percurso, elogiei e é perfeitamente compreensível mas não foi por isso que os participantes não deixaram de dar o seu melhor e sobretudo em condições algo extremas do terreno e metereologia... não percebi muito bem mas ok...

Da parte da Organização não houve abertura para esta situação e por abertura entenda-se por exemplo um desconto no valor da inscrição de quem participou nos 48km para a próxima edição, porque um simples "pedimos desculpa", acho que não basta...

Todos estes pormenores deram a entender uma rápida e fácil maneira de obter lucro mas quanto a isto, a Organização já foi bem clara e como é óbvio, este é um dos seus objectivos.

De qualquer maneira, admiro a coragem e o trabalho de sinalizarem 160km de trilhos e de garantir que essa sinalização não falhe (sei bem o trabalho que dá) e dou os meus parabéns por serem únicos no que diz respeito a este formato de evento pelo nosso País.

Votos sinceros de sucesso para esta Edição!

Cumprimentos

Hugo
 

Paulo986

New Member
Só por veneno, ou não, esta observação tem toda a razão de ser.
Aliás, foi por estes enganos, e por os 80Km terem sofrido uma alteração tão drástica que não fora atribuídas classificações no SRP80.
Não sendo propriamente um argumento de desculpabilização, porque são coisas que fazem parte do nosso trabalho, esta confusão resultou das alterações de véspera a que nos vimos forçados, e que não tinham a preparação e antecipação dos planos originais.

A capacidade de lidar com o imprevisto só melhora quando lidamos com as situações.
As adversidades das duas últimas edições, trouxeram-nos uma grande aprendizagem a este nível, e acreditamos que em 2011 estaremos melhor preparados a este nível.

Eu compreendo que a mudança do percurso de um dia para outro tenha sido difícil e claro que para as coisas ficarem bem feitas é necessário tempo!

mesmo assim volto a frisar que foi dos percursos mais bonitos e espectaculares que fiz este ano!

Desejo-vos a maior sorte para que este ano corra tudo bem e que o S. Pedro de uma ajuda;)

Cumps
 
Last edited:

Luís Nazaré

New Member
Oi Trilhos Vivos

Este ano, participei, juntamente com outros Kondores, na Ultra Maratona SRP 160. Inicialmente, estávamos inscritos na SRP 80, mas, dadas as alterações de última hora, optamos por fazer a Ultra. E em boa hora o fizémos, pois foram 160 kms de trilhos espectaculares, incrivelmente bem sinalizados, com excelentes abastecimentos, enfim, tudo muito bem organizado.

Gostaria de destacar o jersey de Finisher, é realmente muito bonito e com um significado associado muito importante, o de um "Finisher", ninguém fica indiferente perante este jersey.

Em 2011, podem contar com a presença de vários Kondores, pois já elegemos A Ultra como a nossa prova Rainha do BTT.

Como aspecto menos positivo, destaco os elevados valores envolvidos.

Um abraço.

Até Abril.

Luís Nazaré.
 

touros em furia

New Member
Nas feiras, os vendedores começam com valores altos e acabam por vender por preços simpáticos. Neste caso, não há volta a dar e não adianta procurar o cigano, quem quer paga, quem não quer, não paga.

E parece-me que não vão faltar inscrições à semelhança de muitos outros eventos, onde todos estão no contraditório, mas na hora da verdade estão lá, quase, todos

Na utilidade da coisa, o que eu sugiro, dado ter participado nas duas primeiras vezes, é que tenham um bocadinho de respeito pelos participantes. Uma tshirt XXL como prémio de ter feito todo o percurso (ainda a tenho guardada) para quem deixou na ficha de inscrição um S, falta de pessoas na entrada da cidade após 160 km's a pedalar, reforços muito espaçados e pobres (não estive o ano passado), os últimos já não terem grande qualidade de comida. Como devem compreender, quando uma pessoa paga bem quer ser bem servido, mesmo que o vendedor só pense no dinheiro. No entanto, tal como já referiram, os trilhos são bem simpáticos, nada que se comparem aos da zona de Viseu e Trilhos do Douros Internacional, mas pronto, são muito bons, para fazer 160km's

No entanto, o
 

José Mateus

New Member
Eu fui um dos atletas que esteve no Serpa 160Km do ano transacto, e realmente o percurso foi muito bem escolhido a passagem pela antiga mina de S.Domingos é de outro planeta. Também mandei realizar o jersey de finisher, que ostento com bastante orgulho. No entanto e apesar da vontade de voltar confesso que os quase 40€ mais deslocações me deixam de pé atrás, pois tem sido minha politica tentar experimentar outras maratonas que se realizam mais ou menos na mesma altura. Primeiro foi Portalegre, no ano seguinte Serpa e para o proximo provavelmente ... logo se vê. Tudo maratonas com preço elevado dai ter de optar por apenas uma.


http://jmateusports.blogspot.com/
 

Trilhos Vivos

Administrator
Boa noite,

Ao fim deste primeiro dia de inscrições, já contamos com quase 60 pré-inscritos. Nunca nas edições anteriores tínhamos assistido a uma adesão tão rápida. Se por um lado nos sentimos agraciados por esta adesão significar de alguma forma o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos nos anos anteriores, não deixamos de sentir uma certa pressão. Parece que a expectativa é grande, e esperamos corresponder.

Agradecemos aos que já realizaram a sua inscrição, quanto mais cedo fecharmos as inscrições, mais cedo conseguimos preparar as coisas, e isso permite-nos uma maior concentração.

Falando ainda das inscrições, e aproveitando para responder a uma pergunta que tinha ficado para trás:

Gostaria de ser informado se irão ter limite de inscrições,
nos 80 e 160.

O limite de inscrições é de 350 participantes, não havendo quotas definidas para os 160Km e para os 80Km.

Agora, alguns esclarecimentos:

Também houve alguns pormenores que me deixaram um pouco de pé atrás nomeadamente as ofertas, que achei fraquíssimas para o valor que se pagou...

Enquanto financiarmos este evento com o dinheiro das inscrições, as ofertas serão sempre "fraquissimas", sobretudo quando comparadas com outros eventos.
É por isso que não oferecemos jerseys, nem produtos de higiene pessoal, nem arroz, nem azeite, nem... (preencham ao vosso gosto).
Voltamos a insistir no que já repetimos neste tópico diversas vezes:

...mas nunca é demais recordar que a essência dos eventos que organizamos, está no pedalar horas a fio na natureza. Momentos de evasão, aventura, desafio. Paisagens fortes, trilhos divertidos.
Tudo o resto é acessório.

Na nossa perspectiva é inclusive aborrecido ver um evento nosso a ser avaliado pela qualidade da refeição (que é contratado um serviço externo à nossa organização). Ou a temperatura da água nos balneários, entre outros.

Ainda assim, acabam por ser elementos imprescindíveis daquilo que o mercado definiu como uma prova de BTT, e tentamos assegurar a qualidade desses diversos aspectos.

...alguns participantes perdidos por Serpa...

Não percebemos exactamente o que quer dizer com isto, mas participantes perdidos foi coisa que não tivemos o ano passado.

... e a questão da opção de não terem entregue os troféus aos participantes dos 48km...

Ficou a sensação de terem pago 40€ por uma coisa e só tiveram direito a metade da mesma. A questão da redução do percurso, elogiei e é perfeitamente compreensível mas não foi por isso que os participantes não deixaram de dar o seu melhor e sobretudo em condições algo extremas do terreno e metereologia... não percebi muito bem mas ok...

Esta questão, é mais uma questão de não querer perceber, do que não perceber efectivamente.
Os casos omissos, são os mais difíceis de resolver. Tomar uma decisão acerca de uma situação imprevista no calor da emoção e sob pressão, é daquelas coisas que nos complicam a vida.

Ainda assim, poucos posts acima, já tínhamos esclarecido esta questão:

...
Aliás, foi por estes enganos, e por os 80Km terem sofrido uma alteração tão drástica que não fora atribuídas classificações no SRP80.
...

No rescaldo da edição, e a propósito desta questão, também ficou registada uma resposta a esta situação, é só ir até: http://www.forumbtt.net/showthread....-17-Abril-2010?p=458399&viewfull=1#post458399

Da parte da Organização não houve abertura para esta situação e por abertura entenda-se por exemplo um desconto no valor da inscrição de quem participou nos 48km para a próxima edição, porque um simples "pedimos desculpa", acho que não basta...

Não se trata de uma questão de abertura, mas sim de compensações. É difícil estabelecer critérios para compensações, sob a pena de abrir um precedente e sobre o mesmo ter que ceder a todas as compensações que as pessoas nos venham a pedir.
Neste caso foi um factor externo que prejudicou quer participantes, quer organização. Sim, porque as consequências da intempérie não se reflectiram apenas nos participantes. Também as houve para a organização, começando pelos aspectos que correram menos bem derivado às mudanças daí resultantes.
Quem é que nos compensa, pelo tempo e dinheiro perdido a marcar e desmarcar os troços que não puderam ser usados? Quem é que nos compensa dos danos materiais que resultaram em alguns dos carros, por causa dos regos, cursos de água (uma das pickup's ia "morrendo afogada"), ou dos atasques.

Faz parte do risco de organizar não é?!

Desejo-vos a maior sorte para que este ano corra tudo bem e que o S. Pedro de uma ajuda;)

Paulo, esse é o nosso maior desejo para os eventos que vamos organizar em 2011. O S. Pedro tem sido um bocadinho mauzinho connosco...

Na utilidade da coisa, o que eu sugiro, dado ter participado nas duas primeiras vezes, é que tenham um bocadinho de respeito pelos participantes. Uma tshirt XXL como prémio de ter feito todo o percurso (ainda a tenho guardada) para quem deixou na ficha de inscrição um S

Não foi por uma questão de falta de seriedade ou respeito para com os participantes aconteceram, foi por inexperiência e boa fé.
As t-shirts de finisher da 1ª edição foram pedidas em igual quantidade e tamanhos às t-shirts de participação. Quando as entregávamos à medida que os finalistas do SRP160 chegavam, as pessoas escolhiam o tamanho que se lhes adequava. Confiámos que era o mesmo que na ficha de inscrição, quando na realidade assim não foi.

falta de pessoas na entrada da cidade após 160 km's a pedalar, reforços muito espaçados e pobres (não estive o ano passado), os últimos já não terem grande qualidade de comida. Como devem compreender

Depois da 1ª edição abolimos a chegada por dentro das ruas de Serpa abertas ao trânsito. Era giro, a reacção das pessoas foi positiva, mas além de ser meio labiríntico, significava riscos de segurança.
Na teoria as ZA devem distar umas das outras 20Km, na realidade não é bem assim. Apesar de tudo nas duas últimas edições a opinião dos participantes é que as ZA se encontravam "no sitio certo". Não e possível seguir a regra dos 20Km, e as ZA são montadas em função da exigência dos troços. As informações sobre os percursos são disponibilizadas com alguma antecedência, e assim expectamos que os participantes saibam gerir a sua autonomia entre as ZA. A diversidade e qualidade dos alimentos disponiveis nas ZA também tem vindo a melhorar gradualmente, e para 2011 continuaremos rumo a essa melhoria.

Aparentemente o seu post ficou a meio, mas caso sejam mais sugestões de possiveis melhorias estamos sempre receptivos.

Boas pedaladas!
 
Top