Van Nicholas Zion

ZexX

New Member
Boas pessoal.

Após algum tempo de paragem decidi voltar a pegar na bicla. :D Alguns dos componentes já tinham 10 anos, outros eram mais recentes, por isso decidi montar uma bicla nova e aproveitar o que de melhor tinha na antiga.

Adquiri:
Quadro Van Nicholas Zion 16,5"
Suspensão Cannondale Lefty Speed ALU 2010 e adaptador para 1 1/8 oficial
Travões Hope mini X2 Pro
Rodas Mavic Crosstrail Par
Pneu Schwalbe Rocket Ron 2,1 UST (frente)
Pneu Schwalbe Racing Ralph 2,1 UST (trás)
Pedaleira XT M770 175mm
Pratos Specialites TA Chinook 42 e 26
Corrente XTR/Dura-Ace
Caixa de Direcção Crank Brothers Cobalt SL
Cabos de Mudanças Goodridge
Aperto Seatpost Van Nicholas ALu

Mantive a transmissão que tinha, tirando a pedaleira e corrente. Não quis investir mais pois queria ver as novidades da Shimano e Sram para 2011 e testá-las antes de tomar uma decisão. Mantive também o guiador, avanço, seatpost e selim. O selim ainda não me decidi (queria testar um fizik tundra) e quanto aos outros componentes queria esperar um pouco mais por componentes novos como os avanços, seatpost e guiador da crank brothers entre novos modelos de outras marcas para 2011. Os pedais já me decidi, vou comprar os crank brothers egg beatter 3, mas ainda não consegui arranjar este novo modelo.

Como estou em época de exames :( não vou puder dar umas voltas a sério ainda, mas nos próximos dias devo deixar algum feedback sobre o comportamento.

Acabei de a montar hoje de manha e ficam aqui algumas fotos:

Mobile%20Photo%201%20de%20Jul%20de%202010%2015%2037%2039.jpg


Mobile%20Photo%201%20de%20Jul%20de%202010%2015%2039%2005.jpg


Mobile%20Photo%201%20de%20Jul%20de%202010%2015%2035%2008.jpg


Mobile%20Photo%201%20de%20Jul%20de%202010%2015%2035%2056.jpg


Quando tiver novos componentes, deixo mais fotos, com mais qualidade. estas foram tiradas de telemovel.

Boas Pedalas!! :cool:
 

Masil_93

New Member
Deixa me que te diga que ficou um espectaculo. A lefty assenta bem nesse quadro.( e também ficava bem na minha que é branquinha xD)

ABraço e bons km´s
 

Prunus_persica

New Member
Muitos parabéns, tens uma bike verdadeiramente de sonho. Engraçado, porque razão optaste pela Zion, diria que com esse equipamento a Tuareg talvez fosse uma opção mais acertada. Seja como for está espectacular.

Só uma questão, há aqui um companheiro que também têm uma Zion (igualmente brutal) que tem mais ou menos um problema, com a passagem da bicha do travão traseiro no olhal, nesse quadro isso também acontece?

Continuação de um excelente projecto e rola muitos km's.
 

ZexX

New Member
Muitos parabéns, tens uma bike verdadeiramente de sonho. Engraçado, porque razão optaste pela Zion, diria que com esse equipamento a Tuareg talvez fosse uma opção mais acertada. Seja como for está espectacular.

Só uma questão, há aqui um companheiro que também têm uma Zion (igualmente brutal) que tem mais ou menos um problema, com a passagem da bicha do travão traseiro no olhal, nesse quadro isso também acontece?

Continuação de um excelente projecto e rola muitos km's.

Confesso que estive bastante dividido entre a Zion e a Tuareg. Inicialmente ia comprar a Tuareg (a escora traseira e linda!) mas depois de uma troca de emails com um dos responsáveis da própria marca, optei pelo Zion. Eu queria um quadro que fosse mais um all-rounder, que desse para dar um passeio curto, longo, para me divertir e se precisasse de puxar mais, que não me deixa-se ficar mal. Por isso foi-me aconselhado o Zion. Penso que o Tuareg é mais rigo e mais orientado para corridas. E caso fosse esse o meu objectivo, teria comprado um quadro de carbono talvez.

Quando comprei o quadro, à quase 2 meses (não tinham em stock, tive de esperar por uma encomenda à fabrica na china), não tinha comprado a Lefty e ainda andava um pouco indeciso se iria comprar uma suspensão para substituir a minha Marzocchi X-Fly 100 de 2002 ou se comprava uma nova e qual. Depois de ter pensado em várias marcas e modelos, queria algo que tivesse um óptimo funcionamento, o mínimo de torção possível e que desse um bom handling. Ainda tive para comprar uma Fox mas lá perdi a cabeça e comprei a Lefty. Confesso que a versão de carbono é linda, mas acho que o preço a mais (e peso a menos) para mim não se justificaria.
Digamos que andei a procura de um quadro que me desse conforto e uma suspensão que apenas e só fizesse aquilo para que lá está o melhor possível.

Depois deste grande texto, espero que faça algum sentido o que estou a tentar dizer. :)

Quando aos olhais do travão, também tinha reparado que um membro deste forum teve esse problema e o meu quadro também tem os olhais fechados. É realmente um pouco chato, mas como podes ver pelas fotos, não tens nenhum problema em passar os cabos. Podes sempre levar a uma loja ou então desmontas o cabo da manete, passas pelos olhais e voltas a ligá-lo à manete. Escorre sempre um bocadinho de óleo ao tirar, por isso depois convém sangrar os travões. Também li num fórum estrangeiro que se deixasses a manete presa ao punho com uns elásticos durante a noite, que a compressão iria fazer com que as bolhitas de ar resultantes de teres tirado e posto o cabo, iriam para o reservatório e na manhã seguinte, apenas terias que tirar a tampa e repor um bocado de óleo mas como não experimentei, não sei dizer se funciona. Convém lembrar que eu tenho uns Hope mini X2, e que estou a falar somente para estes travões, pois outras marcas usam métodos de sangrar diferentes.

Espero em breve deixar aqui a minha análise ao quadro, assim que tiver feito alguns km's.
 
Last edited:

Myrage

New Member
Linda ;)

Em tempos o Old_Fox aqui da tasca também queria montar algo muito idêntico à tua. Mas tanto pensou que acabou por montar Fox, e optou por um quadro Lynskey.... :)

Quanto a tua indecisão Tuareg ou Zion:
Eu tenho uma Tuareg e gosto bastante do conforto. No entanto nunca testei uma Zion. Mas penso que a Zion é mais rígida do que a Tuareg, mais maratonista, mais flecha....!
Tenho esta ideia porque li algures na net que a escora traseira da Tuareg apesar de bonita, também ali está conforme está, para que haja um efeito de amortecimento/flexão extra .O que proporciona maior conforto ao utilizador. Mas nem tudo que anda pela net é verdade.... O ideal era alguém que já tivesse testado as duas, deixasse aqui a sua pegada Titânica.

MY
 

ZexX

New Member
Pois, também andei a ver outras marcas de quadros de titânio e estive mesmo para comprar uma Fox... mas pelo menos em aspecto estou mais que contente com as compras. :D
Vamos ver como se comporta agora.
Quanto à indecisão Tuareg ou Zion, foi mesmo difícil de optar. Um dia acordava e pensava: Vou comprar o Tuareg. No dia seguinte: nahh, não é bem o que quero. Para mim o melhor é o Zion. E andei assim até que mandei um mail à Van Nicholas. Primeiro foi por causa do tamanho do quadro. Andei a trocar informações, medições, etc. Depois, descrevi o que esperava do quadro e o tipo de passeios que faço e o Joris Birnie (não sei que lugar ocupa na marca, mas é muito simpático) disse que era mais aconselhado o Zion para mim. Ele não descreveu pormenores técnicos, o que um tem mais e a menos que o outro mas disse que sem dúvida o Zion era o mais indicado. Espero que não me tenha enganado.
Ainda só dei uma volta até ao centro da cidade, coisa pouca para fazer uma pequena avaliação sequer. Vou andar durante uns dias e depois deixo aqui a minha análise.
Agora fiquei curioso, era uma boa ideia num futuro trocar feedback com quem tenha uma Tuareg ou até dar uma volta para ter a ideia da diferença.

Boas Pedaladas!!
 

RTC

Super Moderador
Também tenho trocado uns mails com o Joris e tenho a mesma opinião que vocês: é mesmo muito simpático e prestável. Já agora adianto que a razão que me tem levado ao contacto com ele é pelo facto do meu Zion vibrar e fazer um barulho terrivel quando travo com o travão de trás. Apresentei o problema ao Joris e temos, em conjunto, andado a discutir soluções para eliminar esse problema. Ao que consta, não é comum a todos que tenham Zion mas sei de alguns casos. Na Holanda dizem que nunca ouviram tal queixa mas manifestaram interesse em saber exatamente a origem do problema bem como estão a ajudar-me na solução, o que é de saudar. E a solução parece ter sido eliminada através da colocação de umas anilhas de mola entre na zona de aperto da bomba do travaão e o quadro. Troquei também de pastilhas para umas mais macias. Não uso adaptador. Monto directo.

No meu caso, a escolha entre a Zion e Tuareg não foi dificil. Por gosto de quadros de titânio de linha simples, a possibilidade de montagem de alforges e pelo preço foram mais que razões para ter escolhido a Zion. Não vejo muito a distinção entre Tuareg para competição e Zion para lazer. Pelo que tenho sentido, o Zion é um quadro extremamente competente caso se tenha um passo mais acelerado. Este f-d-s irei testá-lo na Maratona de Vale do Vouga.

Quanto à tua opção pela montagem da Lefty, ficou original e gostei de ver. Pena é a suspensão não ser preta pois o branco está a contrastar muito com o lettering preto do quadro, mas sem duvida que o resultado final é muito bom. :)
Vai dando feedback assim que acabares os exames, que espero que te corram pelo melhor. ;)
 

Prunus_persica

New Member
Porreiro, para o ano também espero escrever algo desse género. :)

Vocês compraram directamente do site, ou através do Representante Nacional?
 

Myrage

New Member
Tenho é que falar com o gentil Joris sobre a minha Tshirt, que nunca me chegou às mãos. Já lá vai um ano :)

RTC, coisa estranha essa da vibração. E realmente é de louvar esse tal empenho da VN em tentar solucionar o problema. O mais natural era sacudirem o problema para os travões etc...

Por fim:
Já somos muitos, e bons. Que tal um encontro Titânico para utilizadores das VN ? :)

MY
 

RTC

Super Moderador
Tenho é que falar com o gentil Joris sobre a minha Tshirt, que nunca me chegou às mãos. Já lá vai um ano :)

RTC, coisa estranha essa da vibração. E realmente é de louvar esse tal empenho da VN em tentar solucionar o problema. O mais natural era sacudirem o problema para os travões etc...

Por fim:
Já somos muitos, e bons. Que tal um encontro Titânico para utilizadores das VN ? :)

MY
Myrage, eu não ponho em causa que o problema seja mesmo dos travões. Não estou a ver que seja um problema estrutural do quadro...
Mas o que é certo é que podiam ter dito "nunca ouvimos falar desse problema" Ponto final.
Mas não, perguntaram-me logo, que travões usava, se pastilhas metalicas ou resina e marca e dimensão do rotor. Ao qual respondi e sempre tenho tido um feedback deles. Nunca fico sem resposta. A anilha de mola no entanto, foi ideia de um amigo meu, mais experiente nestas coisas, mas que confessa estranhar esta situação.

Quanto ao encontro, já se falou nisso uma vez. Por mim, é alguém tomar a iniciativa de organizar. O melhor era sugerir ao represetante da marca para ser ele a promover, Posso falar com eles. Que achas?

ZexX, desculpe o offtopic. :)
 

ZexX

New Member
Na boa RTC :)
Os teu travões não têm adaptador? Acho que devia de ser disso. Um problema relacionado com o alinhamento. Normalmente os travões são do tipo Post-Mount, e depois levam os adaptadores pa IS. Assim consegues sempre afinar para que as pastilhas estejam paralelas com o disco. Como é directo, tens que andar a por anilhas para conseguir afinar.
Eu já senti isso, mas no meu quadro antigo, que não tinha suporte de disco e então cheguei a andar uns tempos com um adaptador homemade. Ao início parecia não ter problemas mas uma vez tirei-os para limpar e voltei a coloca-los e nunca mais consegui alinha-los bem. Não acontecia sempre mas as vezes quando travava, para além de chiar, parecia que terpidava o travão. Até metia medo.. Mas não me preocupei porque já tinha encomendado o quadro novo nessa altura. Por acaso deixei a minha experiência sobre isso numa Thread aberta na secção de questões técnicas e mecânicas sobre adaptadores para disco em quadros sem suporte e acho que se fosse agora nem perdia tempo com isso. Mais vale esperar mais um tempo e comprar também um quadro ou então usar um hidráulico para aro tipo Magura HS33.

Voltando ao quadro :)
Eu comprei directamente do site. Antes de o comprar ainda andei a falar com o Joris sobre medidas e os modelos. Depois de escolhido e do efectuada a compra, tive que ficar à espera que viessem quadros da fábrica na china, pois não tinham em stock. Mal chegaram à VN na holanda, enviaram para mim. Ao fim de 3 dias já estava em minha casa. Depois foi montar tudo e para a semana já devo dar umas voltas valentes, que é quando acabo a 1ª fase de exames na fac. Espero em breve enviar uma foto ao Joris com a minha Zion e que ele não se esqueça de me enviar a T-Shirt.
Assim que tiver uns km's deixo aqui a minha análise ao quadro.
 

tuareg

New Member
Já falei com o RTC, relativamente ao encontro / Passeio Van Nicholas ...

Teremos que ver qual a data mais interessante para todos, eventualmente em Setembro ...

Podemos ir "falando " ...

Aproveito para colocar uma foto tb da minha

dscf6052a.jpg
 

ZexX

New Member
ZexX, então isso já andou?

Boas!

O projecto abrandou um bocado. Não estava a contar ter que fazer exames na época de recurso, por isso tive exames ate agosto. Agora vim 2 semanitas de ferias e quando voltar vou então fazer uns updates e a review.
Já comprei um guiador novo. Um Easton MonkeyLite Sl. Queria mandar vir o avanço para chegar quando voltar.
Estou indeciso entre um Extralite UL3 ou um Rotor SL2.
Queria algo que fosse leve mas não ao ponto de comprometer a rigidez e fiabilidade. Por isso estou mais inclinado para o Rotor.

Alguém já teve oportunidade de experimentar os dois? O feedback que obtive foi através de algumas reviews.

Boas pedaladas e boas ferias a todos! :)
 
A

António Nuno Lopes

Guest
A lefty ficou a matar na tua bicicleta. Parabens.
Como é que ajustaste a lefty à altura da coluna de direcção do quadro? Parece ter entrado que nem uma luva, levou algum tipo de espaçadores entre lefty e coluna de direcção e entre coluna de direcção e lefty, ou é só o "stack" (altura) normal da caixa de direcção? Quando adquiriste o adaptador para caixa de 1 1/8" tiveste que ter em conta a altura da coluna de direcção? Qual foi a caixa de direcção usada? Já agora qual é o curso desta lefty?
Peço desculpa pela, quantidade de perguntas, mas cá vai mais uma, vi algumas criticas ao quadro zion de que tinha pouca mud clerance na escora inferior, é verdade?
Tens já alguns km`s feitos com a bike qual é a tua apreciação do quadro e da suspensão? Tenho um amigo que tem uma cannondale flash e queixa-se que a direcção lhe "foge" para esquerda com frequência.

Obrigado pela atenção, e boas pedaladas.
 

ZexX

New Member
Boas,

Desculpem a falta de novidades, mas tenho tido menos tempo do que previa após as férias.
Já fiz uns km's e estou bastante contente com o quadro e com a suspensão. A Lefty correspondeu a tudo o que li na internet até agora. Super precisa, acompanha bem todas as mudanças de direcção, mesmo em terreno com pedras, sem perder o contacto com o trilho. Absorve muito bem pancadas mais fortes e quando comparo com a minha suspensão anterior, uma marzocchi de 100mm, nota-se que a Lefty (110mm) realmente tem um curso maior. Não notei nenhuma tendência em fugir para a esquerda. De um modo geral penso que à pouco mais a dizer.

Quanto ao quadro, realmente gostava de dar mais umas voltas antes de dar um feedback. Por exemplo, não sei responder por experiência própria se o mud clearence irá ser um problema. Claro que também depende um pouco do tipo e tamanho de pneu usado. Tenho montado um Racing Ralph atrás e penso que não irei ter problemas.
Quando comparo com o meu quadro antigo de aluminio, a maior diferença é a nível de conforto. Não pensei que fosse tão perceptível, achei que só em longas maratonas é que realmente se notaria algo, mas mesmo em pequenas coisas desde o primeiro km nota-se, por exemplo, que a traseira absorve mais e não sentes tanto as pancadas secas. A nível de performance, nota-se uma diferença, mas no geral penso ser equivalente mas só daqui a muitos km's é que vou conseguir dizer algo em concreto.

Quanto a aspectos de montagem da Lefty, é necessário verificar:
a) tamanho máximo permitido pela Lefty = 137,7mm
b) somatório do Head Tube com a Caixa de Direcção. No meu caso o Head Tube = 115mm e a caixa de direcção (CrankBrothers Cobalt SL) = 20,56mm o que dá um total de 135,56mm
c) o somatório tem que ser igual ou inferior ao tamanho permitido. Neste caso, é inferior cerca de 2mm.

Vou postar uma imagem do manual que ilustra bem a montagem. Se a diferença for cerca de 2 a 3mm (talvez 4mm no máximo), não precisas de espaçadores, pois o "Upper Reducer" (ver imagem abaixo) que liga o tubo à Lefty tira essa folga. Mais do que isso, tens que introduzir anilhas entre a caixa e a parte superior da Lefty, como mostra a imagem.

2010_LeftySpeed_118_tube.jpg


Espero ter ajudado.

Cumps! :)
 
A

António Nuno Lopes

Guest
Zexx, 5 estrelas tua resposta, e a bike também. Quando tiveres disponibilidade e mais quilometros feitos, diz-nos como se comporta a bike a descer e a subir (segurança e tracção, etc).

Abraço e boas pedaladas, a tua bike pede pedaladas epicas. Obrigado.
 
Top