Calções largos vs Lycra

Mach 4

New Member
Podem usar dos dois tipos consoante o que pretendem fazer. Para FR, Enduro ou DH acho melhor o uso de calções largos, já para XC e principalmente nas maratonas, os de lycra são mais aconselháveis devido á sua leveza e aerodinâmica.
 
Last edited:

Mach 4

New Member
Eu tenho e uso ambos e posso afirmar que tanto os largos como os de lycra apresentam vantagens e desvantagens, consoante o uso que lhe der-mos. Por exemplo, quando vou para o monte prefiro levar os de lycra, não por serem mais leves ou confortáveis mas por serem mais justos e não prenderem na vegetação, como acontece com os mais largos. Nas descidas, como aqui já foi dito, tornão-se mais práticos também ;).
Agora se vou dar uma volta fora do monte levo os largos pois tem muito mais "arrumação" nos vários bolsos, sem deixarem se ser muito confortáveis também :D. Eu comprei os de lycra numa Sport Zone, pretos por 7,00eur, e os largos na Decathlon da Maia tb pretos (mas há tb noutras cores) por 29,00 com uma almofada interior na zona do rabo super-transpirável que deixa circular o ar para evitar a acumulação de suor).
Para mim as desvantagens dos de lycra é a de terem uma estética um pouco femenina e de não ter bolsos. A desvantagem dos largos é que são mais quentes, pesados e oferecerem maior resistência ao ar.
 

MadLuso

New Member
Comecei com lycra e agora prefiro os largos.
Os mais eficazes, tanto para pedalar como para a movimentação na bicicleta (ex.: chegar para trás; etc), são sem dúvida os de lycra.

Por vezes, utilizo de lycra (com ou sem alças), por baixo de uns largos.

Recomendação por experiência própria:
- tal como nos bolsos do jersey, evitem andar com objectos contundentes [ex.: chaves; ferramentas; até moedas(!); etc], pois numa situação de queda, podem-se tornar causa de golpes ou cortes.

P.S.:
Os largos disfarçam melhor a barriga! (eheheh)
 
Eu prefiro lycra sem qualquer duvida é muito mais confortável não tem aquela tendência a prender na vegetação e para a transpiração também é melhor ....
 
E opções desses calções "mais largos"? Mas com almofada e removível, se possível. Que marcas e lojas onde se podem encontrar?
Eu também tenho dois pares de licra mas agora pretendia o oposto, mas nada de muito largo.
Não é para freeride nem algo parecido, apenas para quando faço passeios mais descontraídos com os amigos e pretendo também andar algum bocado a pé. Assim torna-se mais confortável, por não apertar tanto.
 
E aos utilizadores também...

Isto é um espaço de partilha de duvidas e opiniões, se não queres "participar" neste post não és obrigado a ler, vai ver outros... Agora chamar inútil a este post podes tar a ofender quem escreveu nele e não o achou inútil!!

Peço desculpa se te ofendi ou a alguém, mas se te coube a carapuça...! Mas quem está a ofender és tu! Tem lá calma!! É a minha opinião por isso respeita-a!

Cada um é como cada qual!

Assunto encerrado!

P.S. Desculpem o offtópic!
:back2topic:


Cumps! ;)
 

joks

New Member
Iniciei com calções largos daqueles da Deatlhlon que se "acoplava" uma espécie de boxers almofadados a uns calções. Detestei em termos de conforto.
Depois com muito receio lá comprei os primeiros de licra, a partir daí nunca mais utilizei calções largos a andar de bicicleta.
Na minha oipnião não veja qualquer vantagem nos calções largos.
A única critica que podem fazer aos de licra é o aspecto, porque tirando isso quem utiliza sabe que as vantagens são muitas.
 

maxix

New Member
Lycra com almofada por dentro para ser comfortavel e shorts largos á All-mountain para me sentir melhor, para o style xd e tambem porque tem bolso e ando la com o tele e pequenos objectos como moedas
 
Comecei por largos (mais um com o problema do aspecto), depois de experimentar uma série de selins, por causa da dormência, experimentei uns de Lycra e voilá deixei de ter problemas. Conclusão, para umas voltas com a família na minha de 20'' levo os calções largos mas no resto são de lycra. Quanto a serem efeminados: Prefiro isso a ter dormências no que me define como homem.
 

agirão

New Member
Companheiros!

Ainda hoje, numa maratona, um colega meu perguntou qual a razão de eu levar umas piratas, com tanto calor. O calor não me incomoda muito e, com as piratas tenho a sensação de menos caimbras, talvez porque facilite a circulação, pelo mesmo princípio das meias que agora se usam.

É quase sair do tópico, mas é só mais uma pequena informação!
 

Miguel.RS

Member
:fpalm:

:pinuteis:

No comments!

Cumps! ;)
Peço desculpa se te ofendi ou a alguém, mas se te coube a carapuça...! Mas quem está a ofender és tu! Tem lá calma!! É a minha opinião por isso respeita-a!

Cada um é como cada qual!

Assunto encerrado!

P.S. Desculpem o offtópic!
:back2topic:


Cumps! ;)

:pinuteis: teus já vão dois!

:back2topic:

Penso que quando se referem aqui ao "calção largo" não se falam daqueles calções mais compridos, até baixo do joelho, e bastante largos...eu por exemplo, os que uso, assentam bem junto ao corpo apesar de serem os tais "calções largos". Faço XC e sinto bem mais à vontade com esses calções. Nunca estes ficaram presos em silvas ou giestas, ou coisa que o valha.

Acresce ainda a vantagem do calção interior de lycra manter o suor junto à pele para arrefecer e os mais largos exteriores mantêm-me fresco...não os trocava por nada...e podem ver pela imagem que se segue que não (parecem) afectar a pedalada...

001cv.jpg


Cumprimentos,
Miguel
 

tiago ferreira

New Member
Eu também concordo que os calções largos não afectam a pedalada e a mobilidade. A mim nunca me aconteceu os calções ficarem presos na vegetação e muito menos prenderem no selim quando me inclino para trás.
 

canuco

New Member
eu pessoalmente gosto dos calções de lycra, sinto-me mais solto com eles...os calções largos, ou são muito largos ou então sinto-me muito preso nas pernas....
 

tiago ferreira

New Member
Acho que outra vantagem dos largos sobre os de lycra é a protecção em caso de queda. O tecido nos calções largos costuma ser mais resistente do que os de licra.
 

fernanrei

Member
Atenção que o conforto não é tudo, a segurança e o efeito aerodinâmico também são muito importantes. Não esquecer que por vezes a lama, a água e o pó são abundantes e não estou a ver benefícios práticos nos calções largos, pelo contrário, até consigo antever muitos problemas!
 

Miguel Trek

New Member
Boas,
Eu uso Lycra e à macho sem nada por baixo...e é muito confortável...se por acaso se romperem...é AZAR...!!!

Boas pedaladas.
 
Top