BTT ou DOWNHILL?

Pessegueiro

New Member
XCM (BTT) ou DOWNHILL?

"Trilhos, bastantes "duros", como se quer;"

é XCM (BTT) ou DOWNHILL?

ALGUMAS ORGANIZAÇÕES, ESQUECEM O QUE ESTÃO A ORGANIZAR,

Tenho ido algumas maratonas e passeios, e os trilhos são de DOWNHILL, tanto a descer como a subir,

AS ORGANIZAÇÕES, não conseguem ver, que são passeios e maratonas ?

Que participam toda a gente, uns melhores preparados, uns mais novos,.....

Não são eventos de 5 ou 10 minutos,

Tenham atenção aos rescaldos, as opiniões são importantes para os futuros eventos,

Boas peladelas
 
Last edited:

markpainel

New Member
realmente concordo com a tua opnião tb vou a algumas maratonas e realmente algumas descidas mais parece downhill do que btt e nalguns passeios existem até trilhos a descer bem perigosos as organizações como dizes tem que tomar a tenção a isso pq geralmente participa todo o tipo de malta eu por exemplo vou para fazer btt e não downhill.
 

Arpeggio

New Member
O BTT é um desporto que engloba várias modalidades, como por exemplo o já referido downhill. Não existem descidas de downhill, o que se pode dizer é que descidas muito acentuadas e perigosas são mais comuns em pistas dedicadas a essa modalidade e menos comuns nas maratonas e passeios, por isso é que algumas pessoas caracterizam alguns trilhos como sendo de downhill. :rolleyes:
 

pikanso

New Member
O BTT é um desporto que engloba várias modalidades, como por exemplo o já referido downhill. Não existem descidas de downhill, o que se pode dizer é que descidas muito acentuadas e perigosas são mais comuns em pistas dedicadas a essa modalidade e menos comuns nas maratonas e passeios, por isso é que algumas pessoas caracterizam alguns trilhos como sendo de downhill. :rolleyes:

ou seja, dentro do BTT tens XC, Enduro( ou all montain), freeride, downhill, dirt, 4x...

tirando isto...
concordo alias ha muito que comento aqui no forum este facto e outros...hoje em dia quantos mais kilometros, mais lama e afins, melhor....porque so os bons é que acabam...mas o pessoal esquece-se que muita malta que vai a esses eventos de domingo..na segunda vai trabalhar...
abraço
 

DriveMe

Active Member
A malta que trabalha à Segunda que deixe de ir, se é assim desvantajoso (eu deixei-me de certas "brincadeiras" qdo comecei a trabalhar e tenho compromissos a cumprir.. opções).
Qdo o número de participantes for ridiculamente baixo, pode ser que mudem as condições.
 

MiguelLemos

New Member
Olá a todos
Uma coisa é verdade, não se pode chamar "passeio" a uma volta de 40km de BTT com condições muito duras, depois vê-se muitas pessoas com bikes de passeio a entrar nestas provas e ficam admiradas por se chamarem "Passeio" e com toda a razão. Muitos não estão sequer habituadas ás condições e dificuldades de uma volta mais dura, e no final dão cabo das bikes que não são para este tipo de "Passeios"
Vale mais dizer a verdade, e dizer que não é para toda a gente. Um passeio de 40km de bicicleta é uma coisa ; Uma prova de 40km de Btt é outra bem diferente. Há que começar a ter isso em conta.
Já se vê por aí maratonas que tem o passeio da familia, e isto sim é o verdadeiro "Passeio", como aconteceu na Maratona do Mondego.
Era bom que as organizações começassem a ter mais atenção a quem acompanha a malta que vai pedalar.
Abraço para todos e boas voltas.
 

bmards

New Member
toca a descascar nele :tungas:.... vocês sois lixados não podem ver erro nenhum. lol
agora mais a sério.
Isto é como tudo os participantes têm de ter noção das condições em que estão e tentar se informar primeiro de como são as provas a nível de dificuldade, por exemplo eu como sei a as limitações que tenho ainda não fui a nenhuma prova superior a 60 km, porque se não ainda me sai os pulmões pela boca.
MAs cada um tem de saber fazer uma auto-avaliação e conhecer os seus limites.
Abraço a tds e boas pedaladas
Bruno Sá
 

markpainel

New Member
pois isto é tudo muito bonito mas esqueçem-se que se fizerem provas só para os bons se calhar essas provas deixam de ser lucrativas pq queiram quer não ninguem faz nada de borla e se calhar muitas das provas que existem neste pais se forem só para pros acabam por deixar de existir pq passam a não ser rentaveis agora acho que não se deve chamar passeio a uma prova com 50 ou 60 kms e trilhos com nivel elevado de dificuldade .
 
Deixo aqui uma colectânea de textos que publiquei neste fórum, num passado recente, sobre esta temática:

Texto 1:
"Houve eventos, até bem organizados por excelentes organizações; a que fui no passado; mas não volto lá, porque sei que é só espatifar material! E eu até ando lá só mesmo para chegar ao fim, nos últimos lugares, com a satisfação pessoal de concluir!
Aliás, nestes percursos extremos, acho que cada vez mais o Btt em Portugal é uma competição entre contas bancárias e não entre capacidades físicas, técnicas e mentais de desportistas! Um indivíduo pode ser boas pernas, bons pulmões, boas técnica e boa motivação psicológica; mas se não tiver excelente material caro, como bicicleta leve e resistente, boas suspensões, pneus aderentes, suplementos e alimentos energéticos (e sabe-se lá que mais); dificilmente conseguirá resultados! E noto que há um "lobbie" que pressiona cada vez mais as organizações para definir percursos, em que BTT é apenas sinónimo de percursos extremos (lamaçais, descidas alucinantes com piso escorregadio e pedregulhos soltos; grandes saltos que rebentam quadros, raios e aros; caminhos estreitos à beira de precipícios ou hipotéticas grandes quedas em altura, chão cheio de tojos e silvas onde os furos abundam, etc...)!"

Texto 2:

"Quando utilizei o termo "lobbie", não foi no contexto de teorias de conspiração entre organizadores e comerciantes de material! Estava a referir-me e a pensar no pessoal que, no exemplo da secção "Promoção de Eventos", anda sempre a pedir aos organizadores mais dificuldades e mais dureza! Por vezes, a quem não gosta de percursos extremos, colocam rótulos de "Estradista", "Bttista de Estradão" e outros adjectivos que chegam a colocar em causa a masculinidade dos indivíduos!

Sinceramente, houve eventos com percursos extremos a que fui no passado e a que dificilmente lá voltarei, por dois motivos:
- Segurança! Mesmo tomando várias precauções pessoais, não me sinto lá seguro! Acho alguns troços desses percursos muito perigosos e arriscados!
- Economia! Mesmo sendo eu um utilizador de material barato, o desgaste e os estragos que esses percursos provocam na bicicleta, são para mim incomportáveis! Para mim a bicicleta é um veículo de lazer e simultâneamente utilitário, logo quero que ela dure o mais possível!

E é impressão minha, ou algumas das chamadas "provas amadoras locais", têm percursos que no geral são bastante mais extremos do que algumas das maratonas oficiais federativas da taça de Portugal de XCM? Pensem nisso! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:"

Texto 3:

"Não estou contra a dureza em termos de quilometragem ou subidas! Estou contra percursos desnecessariamente extremos que:
- Espatifam e desgastam em demasiado o material, injustificadamente!
- Colocam em risco a vida e a integridade física dos participantes, quando não há nada em disputa que o justifique! Dou o exemplo de trilhos estreitos, sinuosos e escorregadios; ladeados por precipícios, grandes quedas hipotéticas em altura e diques ou barragens (perigo de queda e afogamento)! E descidas alucinantes, com piso escorregadio e instável (como pedras soltas)! Algumas descidas até são perigosas para fazer a pé, por ausência de pontos de apoio!

Nas provas de BTT do tipo de Maratonas e Raid's, o equipamento de protecção obrigatório resume-se a um capacete simples! No Downhill, as protecções obrigatórias incluem capacete integral, joelheiras, cotoveleiras e em alguns casos protecções para a coluna vertebral! E no Downhill, os participantes têm a pista toda por conta deles durante uns 3 a 5 minutos, fazendo as descidas sozinhos, não havendo o perigo de quedas provocadas por toques, abalroamentos ou atropelamentos entre participantes!

Então porque é que algumas organizações colocam percursos iguais aos de Downhill, em Maratonas?

Acho também degradante passar numa descida perigosa, e ver lá em baixo um grande grupo de pessoas, a incentivar quem desce na bicicleta (fazendo-os esquecer os riscos), e a insultar quem desce apeado, por precaução e segurança! Muitas não fazem parte das organizações nem estão lá para prestar auxílio! Estão para se divertir a assistir à possível desgraça alheia, tal como os espectadores dos Coliseus Romanos e os abutres das savanas africanas!

Pelo que tenho acompanhado do BTT em Portugal desde 2007, ainda não faleceu ninguém devido a quedas em altura ou afogamentos! Já houve pessoas a falecer devido a problemas cardíacos após provas ou em atropelamentos em treinos!

Contudo, já tive conhecimento de vários casos de praticantes de Btt que tiveram quedas graves, de que resultaram várias semanas em unidades de cuidados intensivos hospitalares, vários dias em estado de coma e sequelas físicas e cerebrais graves, para toda a vida!

Há um ditado tipicamente português que diz: "-Casa arrombada, trancas à porta!"! Como quase sempre acontece por cá, só quando alguém tiver a infelicidade de falecer, é que as pessoas vão começar a ver estes pormenores com atenção!:( :( :("
 

crencos

New Member
"Trilhos, bastantes "duros", como se quer;"

é BTT ou DOWNHILL?

ALGUMAS ORGANIZAÇÕES, ESQUECEM O QUE ESTÃO A ORGANIZAR,

Tenho ido algumas maratonas e passeios, e os trilhos são de DOWNHILL, tanto a descer como a subir,

AS ORGANIZAÇÕES, não conseguem ver, que são passeios e maratonas ?

Que participam toda a gente, uns melhores preparados, uns mais novos,.....

Não são eventos de 5 ou 10 minutos,

Tenham atenção aos rescaldos, as opiniões são importantes para os futuros eventos,

Boas peladelas


Ora bem, segundo o que me parece desta pérola, a malta está a achar que passeio de BTT tem que ser 100% estradão e com poucos ou nenhuns buracos.
BTT é sigla de BICICLETA TODO O TERRENO. É para andar EM TODO O TERRENO, quer seja a subir, a descer, estradão, single, descidas técnicas, lentas ou rápias... Se o problema é falta de unhas têm duas soluções: cicloturismo ou pesca.

Aqui se vê porque é que é muito raro, ou mesmo uma nulidade, a presença de um português nos 20 ou 30 primeiros de qualquer classe do BTT. Em qualquer uma delas estão sempre a queixar-se que é duro, que tem pedras, que é muito a descer (caso do DH), que é muito longa (caso das maratonas), etc... e depois dão entrevistas onde dizem que as provas lá fora são muito mais dificeis que em Portugal. Pudera! Cá queixam-se e fazem-lhes as vontades, lá fora nem se atrevem a fazer uma queixa. Se querem tudo bem, se não querem podem ir embora.
HAVIAM DE SER AINDA MAIS DURAS CÁ EM PORTUGAL PARA VER SE APRENDEM ALGUMA COISA!
 
Deixo aqui mais algumas reflexões, escritas agora:
- Há uns três anos, muitas maratonas tinham percursos de 80-90 km, em trilhos vários e equilibrados, em que o vencedor fazia um tempo entre 3h00m e 4h00m!

- Hoje, muitas maratonas têm percursos de 60-70 km, em que o vencedor continua a ganhar com um tempo entre 3h00m e 4h00m! A diferença é que o percursos hoje são muito mais extremos e espatifam bastante mais o material!

- Quando vou a uma maratona (hoje vou muito menos vezes), vou para concluir, divertir-me e praticar desporto, com segurança e procurando conservar o material (barato, pesado e de gama baixa), gastando normalmente mais duas horas para concluir a prova, depois do vencedor. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

- Nem todas as pessoas se podem dar ao luxo de gastar centenas ou milhares de euros por ano, em material novo e reparações da bicicleta!

- Alguns troços em descida dessas maratonas são muito perigosos (até para descer apeado), por quem apenas tem um capacete simples para protecção e segurança. No Downhill, as protecções obrigatórias incluem capacete integral, joelheiras, cotoveleiras e em alguns casos protecções para a coluna vertebral!

- Já vi fotografias de alguns troços muito perigosos em algumas provas portuguesas (single-tracks rápidos e estreitos, com perigo de quedas em altura ou afogamento), que duvido que existam muitos similares em provas internacionais! Penso que nesses países, essas organizações serão mais cuidadosas, por questões legais e para evitar problemas judiciais!

- Penso que o que torna essas maratonas internacionais mais duras em relação às nacionais, são as maiores distâncias e acumulados de altimetria! Também não se esqueçam que os vencedores dessas provas costumam ser Atletas Profissionais a tempo inteiro, com melhores condições de preparação e acesso a material de topo! Os poucos atletas portugueses que lá vão são Amadores ou Semi-Profissionais, que obviamente não concorrem nas mesmas condições!

- Não tenho nada contra "single tracks" em subidas, plano ou descidas ligeiras!

- Numa descida perigosa em "single-track" com 10 ou 20 cm de largura para os pneus, se algo correr mal não existe margem de manobra para corrigir trajectórias! Numa descida perigosa em estradão com 2 ou 3 metros de largura, essa margem de manobra existe!

- No downhill só está um concorrente na pista durante um determinado período de tempo! Numa maratona, estão muitos concorrentes ao mesmo tempo! Muitas quedas perigosas são provocadas por toques, abalroamentos ou atropelamentos entre concorrentes!

The end... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :D!
 
Last edited:

crencos

New Member
Rapidamente respondo ao post acima:

Nas provas de DH oficiais, os elites não são obrigados a usar todas as protecções.
Lá fora os atletas de topo de XC fazem treinos de DH pela simples razão que ganham tempo nas descidas por terem mais unhas que os outros.
No DH é só um piloto de cada vez. Nas Avalanches e DH maratona são 200 ou 300 de cada vez com partidas em massa. Dá vontade de largar algumas pessoas no meio de uma partida dessas pelos comentários que aqui deixam.

Vão mas é andar de bike para ver se aprendem alguma coisa.
 
Pois! Numa prova do tipo "Avalanche" é que não me apanham, de certeza! Mas não me admira nada se existe por aí algum "Dr. Frankenstein" de alguma organização, a pensar em organizar uma avalanche com 1000 ou 2000 participantes, de preferência com os primeiros km's em "Single-Track", para tornar a "coisa" mais "emocionante"! :confused: :confused: :confused:

Quantas provas de avalanches existem em Portugal? Uma na Lousã? Uma nas Penhas da Saúde? Mais? Porque é que será que elas não abundam por aí como cogumelos?

Na vida o risco é uma constante e um indivíduo pode estar sujeito a "lixar-se" em qualquer altura, quando menos espera e nas actividades mais inofensivas! Mas existem riscos que podem ser minimizados e controlados!
Logo, por exemplo, não gosto de descer a 40-60 km/h num trilho irregular, escorregadio e sinuoso com um palmo ou dois de largura, com um "irresponsável qualquer" a dar-me toques na roda de trás e/ou a abalroar-me para me ultrapassar (ou dando-me como única escolha "desaparecer" da frente dele em 1 ou 2 segundos)! Já tive estas experiências e não gosto! :mad: :mad: :mad:

O facto de andar com uma bicicleta que tento preservar ao máximo, e que foi mais barata do que as forquetas de suspensão de algum pessoal mais "entusiasta das descidas", também ajuda a que eu não aprecie muito este tipo de trilhos!

São gostos e opiniões pessoais...:D !
 
Last edited:

pauloeste

New Member
Será que o "só vai quem quer" e "só compra quem pode", ainda quer dizer alguma coisa?!

Coitadinhos, são fraquinhos e têm material baratinho............

Haja pachorra, andamos sempre nisto.
 
Exacto! Só vai quem quer e só compra quem pode!
Por isso deixei de ir e deixei de comprar!


Existem outras maneiras de me divertir com bicicletas sem ser a espatifar material e a espatifar o meu corpo! Não compro e não vou! Simples!
:D :D :D

E assim não estorvo as "pseudo-elites" do BTT deste país...
 
Last edited:

MiguelLemos

New Member
Parece-me que estão a discutir o sexo dos Anjos ... Desculpem lá... Downhill é uma coisa , Xc e maratonas são outras e passeios são outras.
Mas que discussão inutil, o que se falou foi o porquê das organizações dizerem que fazem "passeios" de btt e dá para fazer com qualquer bicicleta e para qualquer pessoa e vai se a ver e são "passeios" bem duros e que não são para pessoas que nem sequer estão habitutados a andar de bike . Isto é que é errado... Ao aceitarem inscrições pede-se que digam a verdade e não aceitem tudo só por questões financeiras.
Agora quem faz Btt se entra numa prova mais dura, o que não conseguir descer ou subir só há uma coisa a fazer. È pegar na menina á mão e toca a andar... O que interessa é que se divirtam ao máximo... Abraço para todos.
 
Last edited:

rm6

Member
Bom,

Nesta questão, acho que cada um sabe avaliar o risco que corre ao andar de bike, quer seja XC, XCM, DH, FR, Cicloturismo, etc...
Cabe a cada um avaliar as capacidades fisicas e técnicas antes de se meter nestas aventuras.

Agora, acho que existe algum mal entendido, quando publicitam que é um Passeio de BTT mas que no final trata-se é de uma prova, só que, cada vez mais é também publicitado o grau de dificuldade do passeio, e cada um anda ao seu ritmo.
Qualquer pessoa com consciência sabe que mesmo sendo um passeio, as dificuldades são mais do que muitas e não é qualquer um que o faz, e é preciso "saber" andar em todo o terreno.

Sou praticante de DH à bastante tempo e gosto e tenho praticado ultimamente o XC mais ao nivel dos passeios, posso dizer por experiência, que muitos dos traçados de DH, são também os de XC, agora, existem é secções que são construidas de propósito para o DH, sendo assim, só quem acha que consegue e tem consciência disso, é que o faz, as próprias montadas são especificas por exemplo, eu não vou com a minha bike de DH, que pesa 18 kilos, para um passeio de BTT, imaginem fazer as subidas. Também poderia queixar e dizer que as subidas dos passeios de BTT são muito violentas para mim, quando vou com a minha bike de DH.

Eu acho que ainda não tenho canelas para realizar uma maratona, mas estou de olho nisso e a treinar, e é um dos meus objectivos entrar numa maratona, só que também sei qual é a dificuldade de entrar numa aventura dessas.

Que se gasta muitos euros em material, gasta-se, mas também se guardar a bike no guarda-roupa, aí já não se gastam tantos euros, só que também o diversão que se tira, é nula.

Agora, sejam sinceros e digam-me lá se, quando acabam uma subida que mais parece uma parede cheia de buracos, com lama, e paus etc.. ou se quando fazem uma descida cheia de buracos, lama, paus, etc... Digam-me lá se o sorriso nos lábios e o sabor da conquista, não está lá presente.

Abçs
 
Top