Singularidades Titânicas

indy

Member
E eu que julgava que a especialidade do homem era a microbiologia. Afinal parece que anda a coleccionar material para alguma tese em geologia...

Mais um relato com a qualidade habitual.
 

lobo solitario

New Member
Ó Sô Ribeiro. Olhe que na minha actividade profissional de ensino da Microbiologia tenho-me cruzado com muito calhau! Não sou novo nesta da Geologia.
 

jorgegt

New Member
Muito bom, muito bom:-D................uma forma de conhecer o País sem sair de casa, com exelentes imagens(como sempre) e uma memória de fazer inveja, como depois de um dia a pedalar e montes de horas depois consegue recordar nomes dos sitios por onde passou etc, etc;-)
Os meus parabens............Meu Major LOL
 

Tico

New Member
Belo rela e boas fotos,como sempre alias já não esperava menos que isso mas Sr. da Lapa tem uma lenda na capela por traz do palco existe uma brecha entre dois rochedos que só la passa quem for boa pessoa, por isso aqui esta a minha confirmação, isto depois de um belo almoço no Camelo

img0664n.jpg


img0669gg.jpg

Por isso tens que testar
 
Last edited by a moderator:

Myrage

New Member
Na Geologia os caminhos da história raramente são direitos. Ou a descer.
Fico a aguardar um dia "Multi-Titânico"

MY
 

lobo solitario

New Member
O primeiro de Maio é um dia para os trabalhadores reunirem, reivindicarem, manifestarem, lutarem, negociarem, celebrarem e... não trabalharem. Como bom trabalhador, reuni as minhas coisas, reivindiquei o direito a tirar o dia todo de folga, manifestei que chegaria tarde e más horas, lutei horas a fio contra o track de GPS, negociei zonas mais técnicas, celebrei com uma coca-cola e um pacote de batatas fritas e... dei à perna que me fartei. O objectivo era repetir um passeio nascido uma noite, após um bom jantar regado por uns valentes canecos, confeccionado em frente ao ecrã do PC na companhia do JAP. Ao computador, foi muito fácil. No dia seguinte, acabei por fazer a primeira tentativa por terras do Larouco a solo dado o meu companheiro ter arranjado alguma desculpa esfarrapada. Por engano, tomei o sentido "errado" e apanhei um grande empeno. Aconteceu isto há cerca de quatro anos atrás. Voltámos lá mais duas vezes, melhorando as coisas ligeiramente. Há cerca de três anos, no entanto, que lá não ia. Queria voltar a experimentar um dos passeios mais bonitos e exigentes que alguma vez tínhamos desenhado. Avançou o Sindicato dos Solitários.
A partida dá-se junto à estrada que sai da N103 em direcção a Viade de Baixo e Viade de Cima. O granito devoto protege estas terras há anos.

img3204k.jpg


Conforme se sobe, avista-se a albufeira de Pisões e, por trás, o maciço do Barroso. O dia começava cinzento, com alguns salpicos de chuva, mas a meteorologia prometia uma melhoria ao longo do dia. Tinha fé nos técnicos do IST.

img3206z.jpg


A subida inicial é curta e leva-nos à cumeada que segue a margem da barragem. Nestes dois últimos anos proliferaram torres eólicas como cogumelos nascidos em noite de Outono. No outro vale, do outro lado, corre o Cávado. Na descida olhei intrigado para os carvalhos vestidos de pijama. Nunca tinha visto tanto líquen. Dizem que atestam pela pureza da atmosfera.

img3209m.jpg


A senhora dizia-me que estava em Cambezes. Cambezes do Rio, como se lê nas cartas militares.

img3213c.jpg


img3214i.jpg


Seguia calmamente, apreciando devidamente a paisagem e congratulando-me pelo sossego: um contraste com o fim de semana anterior! Um tractor carregado de estrume bloqueava a via pública. O homem da forquilha mandava-me ir à volta. Desemboquei no largo da igreja, com o seu relógio parado. Reconheci uma casa coberta de colmo que tinha visto há uns anos atrás sendo reparada. Pesquei a foto de 2007:

telhado.jpg

Não dura muito, este tipo de construção. O aspecto actual não era melhor que as artroses da anciã que por lá passava.

img3216k.jpg


img3217ec.jpg


Saí da aldeia, em asfalto, e dirigi-me ao fundo do vale, antecipando os interessantes caminhos de que me lembrava das outras incursões. Passei por um ferro velho com este belo veículo. Não sou expert. Alguém que faça as devidas apresentações...

img3218u.jpg


O caminho descia até ao ribeiro que deveria ser atravessado sobre as pedras conhecidas como poldras. Eis a passagem em 2007:

cvado.jpg

Quando parei junto ao curso de água fiquei apreensivo. O volume da corrente era muitíssimo superior ao que encontrara nas outras passeatas. Mesmo que me dispusesse a molhar os pés, a água que passava por cima das pedras e os biofilmes limosos que as deveriam cobrir fizeram-me imaginar um belo mergulho, agarrado desesperadamente à Vanessa. Voltei para trás.

img3219m.jpg


Por várias vezes tentei encontrar maneira de passar o ribeiro. Debalde. Esperançado, ainda consultei umas tabuletas mas a riqueza informativa da sinalética não ajudou.

img3221z.jpg


Só me restou usar o asfalto que une Montalegre a Tourém. Mais à frente, de facto, havia ponte. Que belo local!

img3224pk.jpg


Só nessa altura me dei conta que o contrariante "ribeiro" era o rio Cávado, ainda infanto-juvenil. Lá ao longe, as fortificações centenárias de Montalegre vigiavam a minha incursão por estas bandas.

img3227i.jpg


Com o desvio forçado, perdi as trialeiras que tanto desejava fazer. Um escaravelho seguia o seu caminho sem querer saber das minhas desventuras. Haveria, mais à frente, de encontrar uns familiares...

img3231e.jpg


Fui dar a Donões para iniciar a subida à segunda série de montes, estes mais ermos e desprovidos de torres eólicas. O pico tem uma designação sugestiva: Atalaia. Havia que estar atento. Neste ponto está-se muito próximo da fronteira com Espanha.

img3233i.jpg


Desci para Padroso e Padornelos. No meio cumprimentei novamente o Cávado. Nova tentativa frustrada de cumprir o track. O caminho estava tapado e a alternativa de subir umas dezenas de metros por um prado de lima não me convenceu. Novamente, havia muita água. Assim, dei a volta, por Padornelos.

img3234l.jpg


img3235j.jpg


img3239g.jpg


Comecei, então, a ascensão ao Larouco. Antes de iniciar a subida final, um desnível de quase 300m, meti combustível. Ao meu lado, outros colegas labutavam na sua conquista de alimento. Confesso que não é o meu menú de eleição mas invejo-lhes a gula...

[video=youtube;T01LDfq615E]http://www.youtube.com/watch?v=T01LDfq615E[/video]

Outros colegas, deslocando-se rapidamente, dificultam o trabalho da focagem automática. Eis o que de melhor se conseguiu.

img3245g.jpg


Lá subi ao topo ventoso onde, desta vez, não resisti à composição mais cobiçada deste Forum: aqui são 1527m, o terceiro pico português (continental), logo a seguir à Estrela e Gerês.

img3248t.jpg


Lá em cima, o artista Eos esculpia a seu bel-prazer.

img3249s.jpg


A escolha dos trajectos, feita com as várias visitas, fez a selecção: subir pelo estradão, descer pelo caminho desfeito. A paisagem, essa, nada tinha para desfear.

img3250r.jpg


img3252w.jpg


img3253q.jpg


Essa descida, alucinante, levou-me a Gralhas onde reabasteci num pequeno café. Esta aldeia tem muito que oferecer em termos culturais. Hei de lá voltar para uma visita mais cuidada: cidade romana de Grou, fornos comunitários, igreja paroquial antecedente do século XVI...

img3255vp.jpg


img3254m.jpg


img3257o.jpg



O regresso começava com uma série de subidas difíceis mas tecnicamente interessantes. Começava. Passado. Há três anos atrás. Saía-se de Gralhas e entrava-se em terra. Mais à frente, o trilho cruzava outro ribeiro. Não, este não era o Cávado. Trata-se, de acordo com consulta posterior, do ribeiro de Meixedo.

img3258s.jpg


img3261k.jpg


Para trás deixava o Larouco.

img3260k.jpg



A encosta que me esperava chama-se Encosta do Pai Martins. A tal do desafio técnico. Infelizmente, estes dois anos assistiram a uma delapidação total dos pisos. Havia que empurrar a máquina à mão. Comecei a ficar preocupado quando vi as giestas a invadirem o caminho. Teimoso, continuei. Mais à frente era a carqueja que me lambia as canelas. Carqueja, urze, tudo crescia no antigo trilho.

img3263r.jpg


Foram muitas centenas de metros a lutar contra a vegetação. Lembrava-me de outras situações. Não foi tão dramático como no trilho do Diácono nem tive carqueja tão alta como no trilho dos Incas. No entanto, não foi agradável. Foi assim até ao topo onde já consegui rolar. E gostei. No entanto, os caminhos que se seguiram continuaram difíceis, apesar de cicláveis. As cores eram bonitas...

img3266n.jpg


img3264y.jpg


A dada altura dei conta que me afastava do track. Nem me preocupei. Dali para a frente faria navegação à vista. Estava farto da falta de manutenção dos "meus" trilhos. Que falta de educação. Anda um tipo a desenhar um trajecto de BTT e o pessoal da terra não mantém os caminhos limpos? Mas que pouca-vergonha é esta???
Fui dar a Codeçoso. Apanhei, então, uma série de estradões que regressam pela encosta, quase na sua cumeada. Um dos locais tem o santuário da Senhora das Treburas. Ignoro o que o nome de família desta senhora quer dizer!

img3269z.jpg


Logo a seguir, passei por um desses sistemas de aniquilação de solitários.

img3270r.jpg


Esta deverá ter sido a visão nos últimos segundos na vida de muitos Canis lupus.

img3271bj.jpg



Antes de descer para junto da viatura, ainda admirei uma última vez, os Pisões.

img3273k.jpg


img3274f.jpg



O dia tinha sido longo. Não tinha corrido como esperado. Mas também, qual o trabalhador que tem a sua carreira da feição que deseja? O ordenado sempre a subir? A reforma garantida aos 53? o AVC do palerma que passou à frente por dar graxa ao chefe? o esticar de pernil deste último? Enfim, no próximo ano haverá outro primeiro de Maio. Espero poder reivindicar outros 80Km. Talvez mantenha um acumulado de dúvidas de 2150 m.
 

El Solitario

New Member
Viva o Sindicato dos Solitários! Viva!
Sempre salutares estas incursões paisagísticas e etnográficas.
Ainda não me debrucei sobre estas paragens, mas o bichinho do apetite começa a roer...
Bp,
el solitario
 

Sérgio Favaios

New Member
Caro Major,
Apesar da luta contra a carqueja,urze e giesta, penso que valeu a pena pelo sossego, já que a azáfama do último passeio não lhe permitiu essa tranquilidade...:mrgreen:
Como sempre, excelente relato!!!

Forte abraço!
 
Bom dia,

Com sindicato ou sem sindicato mais uma incursão no nosso belo país...e que reportagem sindicalista aka trabalhista...

Viva os solitários Canis lupus e venham as próximas.

Cumprimentos e boas pedaladas.
 

SURFAS

New Member
Amigo Major, que beleza de fotos, que beleza de relato, que beleza e que rico trabalhador me saiu.

Simplesmente LINDO

Já agora só uma pergunta, por acaso não pedalou com o Malvar (Ciclonatur) e o José Neves (BTTour) lá para os fins dos anos 90????
 
Last edited:
Muito bom, grandes fotos e grande Crónica, é a prova que pedalar sozinho também é bom, e único, só apetece pegar na bike e ir lá para fora correr os montes... Muito inspirador!

Cumps ;)
 

Myrage

New Member
Vejo que ainda mantêm o gosto pelas fatiotas azuis. Mas, é a fatiota da esquerda, ou a da direita :) ?

MY
 

old_fox

Member
img3231e.jpg


Pelos vistos o tunning já chegou aos escaravelhos... cores excêntricas e quitina para pesos reduzidos!

Uma vez mais um regalo de crónica ;)
 
Top