Imagina 2 peças de plastico, agora junta-as e faz-as deslizar uma contra a outra, tens resistência ao movimento, isto é uma suspensão normal de 2 jarras, agora imagina que no meio dessas 2 peças de plástico colocas um rolamento, deixas de ter resistencia ao movimento, isto é uma Lefty.
A Lefty não funciona por fricção como as suspensões comuns, funciona por rolamentos de agulhas os quais possui 4 destas "pistas roladoras", ou seja ela o seu funcionamento é mecânico e não hidráulico.
A lefty tem melhor rigidez á torção do que uma suspensão normal com 2 jarras e isto deve-se ao seu cubo "oversized".
De inicio também me fazia alguma confusão mas depois de experimentar e comprar fiquei rendido ao seu funcionamento que os entendidos chamam de perfeito em comparação a uma de fricção dado que esta tem por natureza maior resistência no seu funcionamento. Normalmente vistas em Cannondale's já se viu em quadros de outras marcas desde que a testa seja" oversized" também.
A Lefty pesa quase menos 1/2 kilo que uma suspensão normal, é muito mais sensivel, estes são os pontos fortes, os pontos fracos é ter uma manutenção muito cuidada , os intervalos de manutenção tem de ser sempre cumpridos. Outra fraqueza é a agua, nunca se deve submergir a lefty em agua, por isso mesmo a jarra está protegida por um fole de borracha, primeiro para proteger contra poeiras ou pedras e para a agua não entrar. Nunca passar dentro de uma poça de agua na qual passa a mais de meio da roda da frente para não molhar as pistas.
Uma Lefty:
O eixo "oversized" da Lefty que lhe dá a sua superior resistência á torção:
PS. não pretendo desprestigiar as outras suspensões apenas relato o que sinto dado que tenho uma e antes tinha tido varias outras desde coroa simples e duplas coroas.
Um link explicativo dos cuidados a ter com uma Lefty e mostra a suspensão por dentro tais como as pistas e os rolamentos de agulhas... (deixem passar a publicidade inicial do video)
http://www.bikezona.tv/index.php?idpelicula=817