Substituir travagem

koiratu

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Ora boa tarde,

Já à algum tempo que não venho aqui e desde Novembro que, infelizmente não pego na 'bina'... primeiro por causa de uma queda em que demorei bastante tempo até conseguir arranjar um dropout para a bicicleta, depois disso foi desde chuva a falta de tempo e afins, mas isso pouco importa, é tempo de regressar :)

Entre outras coisas tive de substituir algumas peças que já estavam no limite (roldanas do desviador traseiro, corrente e cassete traseira, a única coisa que ficou, por estar em condições ainda, foram mesmo os pratos frontais).

Com a chegada do bom tempo e alguma folga mais (para além do trabalho em que por vezes saio a horas tardias, ainda tenho uma banda de covers que me toma alguns fins de semana completos), e após substituir esses componentes (por componentes iguais novos), ora pus a bike para uma afinação/revisão...

Pois detetou-se que o travão traseiro está sem força, ganha pressão e tudo mas algo está a bloquear o circuito de óleo, e como com travões não brinco... há que trocar! Nota para que foram sangrados e tudo mais no entanto algo não está bem (talvez resquícios da queda, não sei!).

E aqui começam as minhas dúvidas... Os travões que tenho de momento são fraquinhos, na frente tenho Shimano Hone (BR-M601) e atrás um Shimano Deore M535.. e a trocar, aproveitava para fazer um upgrade (algo melhor mas que fique em conta, que os €€€ são poucos também...).

Se calhar para o meu orçamento não arranjo nada de top, mas investir muito também não me interessa neste momento porque é uma bike com 10/11 anos, apenas com suspensão frontal (BH Expert), que, se tudo correr bem, será trocada a médio prazo por algo mais 'janota'... Portanto, não queria gastar mais de 100 €uritos (podendo ser menos melhor claro que isto anda um bocado apertado).

Acham que me safo por esses valores???

No mercado de usados, vi um par de SLX M7000 por 100€ e uns Fórmula R1 pelo mesmo preço... mas também não percebo muito do tema, daí pedir a vossa opinião :)

Desde já obrigado!
 

koiratu

Member
Já agora, uma das coisas a ter em conta será a compatibilidade com o sistema atual (para depois não ter de gastar mais em apoios etc)... já não falo dos discos, isso será o menos (tenho 180/160 de momento... ah, e não sei se é importante, mas é roda 26 :)
 

gfrmartins

Active Member
RCZ costuma ter excelentes preços em travoes XT e mesmo XTR (estes normalmente acima dos 100€ o par), ou mesmo sram

Inscreve-te na newsletter e vai vendo os emails que eles enviam, normalmente são promoções mesmo muito boas, tem só em conta o comprimento dos tubos a ver se dão na tua, deves ter é que cortar um pouco do tubo e sangrar (é facil mas se não te safas muito bem nisso leva a alguem que te monte isso)

O tamanho da roda é indiferente.
 

koiratu

Member
RCZ costuma ter excelentes preços em travoes XT e mesmo XTR (estes normalmente acima dos 100€ o par), ou mesmo sram

Inscreve-te na newsletter e vai vendo os emails que eles enviam, normalmente são promoções mesmo muito boas, tem só em conta o comprimento dos tubos a ver se dão na tua, deves ter é que cortar um pouco do tubo e sangrar (é facil mas se não te safas muito bem nisso leva a alguem que te monte isso)

O tamanho da roda é indiferente.

Muito obrigado, vou ver :) pessoalmente XTR não me parece que valha a pena, XT ponderaria mas no meio de tantas 'séries' também me perco... Há opiniões para tudo claro, mas já me disseram que em gamas mais 'acessíveis' (ou seja abaixo de XT), os SRAM/Avid possam ser uma boa opção, mas como não sei, perguntei aqui :p

Importa também que prefiro que sejam mais progressivos, uma vez que ando em terrenos algo 'soltos' com gravilha, pedra e algumas descidas em trilhos mais fechados com piso solto/humido, mesmo em tempo quente :)

Obrigado pela dica, vou ver :)
 

gfrmartins

Active Member
Em termos de gama shimano (sem contar com as gamas mais baixas) deore < SLX < XT < XTR

Mesmo a gama SLX na minha opinião tem uma excelente relação qualidade preço, perde no peso em relação às outras mas em termos de potencia de travagem e funcionamento é muito semelhante a xt
 

Pedro Barradas

Super Moderador
SLX M7000, consegues novos a estrear por 120 a 130€ o par + portes. na RCZ, a semana passada esteve disponivel por 110€ o par + portes o que dava abaixo dos 130€.
Eu tenho uns DEORE (NOVOS) BR-M615 à vanda por 80€
 

koiratu

Member
O peso não é preocupação neste momento, não é por aí que vou andar mais ou menos, como 'iniciante' preciso é de andar, as questões do peso põe-se noutra altura mais para a frente com uma máquina melhor (quer bike quer pulmão/pernas) :)

Neste momento estou à espera de uma resposta uns XT M8000 por um belo preço também, pareceram-me um achado mas estão reservados até amanhã para outra pessoa, vou rezar para que não apareça :D hahaha

Obrigado aos 2! :)
 

osanto

Member
Já tive xt, M8000, e hoje tenho os SLX M7000, o poder de travagem na minha experiencia ainda foi significativo, cai varias vezes pelo brutal poder de travagem do xt, hoje com o SLX estou satisfeito, cumpre na íntegra. Em ambos os casos tinha os discos ice tech.
 

koiratu

Member
Já tive xt, M8000, e hoje tenho os SLX M7000, o poder de travagem na minha experiencia ainda foi significativo, cai varias vezes pelo brutal poder de travagem do xt, hoje com o SLX estou satisfeito, cumpre na íntegra. Em ambos os casos tinha os discos ice tech.

infelizmente os XT M8000 foram vendidos, não chegaram à minha vez... portanto... continuar a ver :)

Em termos de travagem o que procuro é algo com força claro, mas progressivo, senão vou com os dentes ao chão por travagem a mais :D
 

nmt

Active Member
infelizmente os XT M8000 foram vendidos, não chegaram à minha vez... portanto... continuar a ver :)

Em termos de travagem o que procuro é algo com força claro, mas progressivo, senão vou com os dentes ao chão por travagem a mais :D
A progressividade varia de marca para marca. Eu tenho uns XT 785 na bike de XC (com discos XT 180/160) e uns SLX 675 na de all mountain(com discos SLX 200/180) e em termos de capacidade travagem são idênticos, notando diferenças principalmente pelos pneus. Mas o mais importante é que na utilização (doseamento, progressividade) são idênticos, não tendo de mudar a forma de travar quando mudo de bike. A travagem dos Shimano é algo brusca, sentindo-se as pastilhas a morderem o disco mal se toca na manete, mas é uma questão de hábito, e, sinceramente, gosto assim. Os travões da SRAM têm um feeling diferente, parecendo necessário mais força inicialmente mas com mais modularidade na parte final do curso.
Só mais uma coisa... isso da travagem a mais não existe, dá sempre jeito ter muita potência disponível, tem é que poder ser usada, com modulação na faixa de utilização.
 
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