Tipo de calçado btt

Boa tarde, estou a iniciar-me no BTT e já tenho quase todo o equipamento.

Chegou a altura de comprar calçado e tenho uma dúvida: qualquer sapato btt dá para usar com pedais normais, sem qualquer tipo de fixação? Ou devo procurar modelos específicos?

Estou a sentir necessidade de calçado específico porque faço uns 15 kms por dia e noto que com os tenis que uso me doi um pouco a zona do pé que apoia. Todo o calçado de BTT tem sola rígida e distribui a força pelo pé todo, certo?


Obrigado
 

Joseelias

Well-Known Member
Logo à partida, tens o selim à atura certa? Verifica este site: http://www.ebicycles.com/bicycle-tools/saddle-height/mountain-bike

Mede o comprimento das pernas, descalço, do chão até à virilha com as pernas quase juntas. Podes usar um livro de capa dura junto às virilhas para ser mais fácil de saberes até onde medir.

Primeiro há que saber que tipo de pedal usas. Se os de plataforma que se vêem hoje em dia (primeira foto) se os de plataforma mais antigos (segunda e terceira foto). E sim, 15km não é nada para estares a sentir essas dores.

Se te dói os pés com os pedais mais modernos acho um bocado estranho pois costumam ter uma grande base de apoio e distribuir a pressão pelo pé. A menos que andes com uns sapatos já muito estafados e deformados pode muito bem ter a ver com a forma como pedalas. Em principio o eixo do pedal deve de ficar mais ou menos alinhado com aquela "bola" que temos na planta do pé logo atrás do dedo grande. Pode haver alguma variação mas se pedalares com o eixo posicionado no meio do pé como se vê muito acho que vais forçar o pé de uma forma pouco natural e eventualmente provocar dores. O oposto, pedalar na ponta dos pés provocará o mesmo.

Se os pedais forem como os da segunda ou terceira foto é pior. A base de apoio é muito pequena e a pressão aplicada é concentrada naquela grade fina. Aqui ainda é mais importante posicionar o pé correctamente e o uso de biqueiras não é má ideia para ajudar a ter o pé na posição certa (a menos que calces um número muito grande) e aumentar a segurança nas descidas.

bbb-bpd-32-zoom.jpg

BBB-Mount-Go-BPD-15-Cage-Pedals-black-universal-5157-91196-1481261867.jpeg
wellgo-plastic-mtb-pedal-black.jpg


Dito isto, não sei se será boa ideia usar sapatos desenhados para pedais de encaixe em pedais de plataforma. Isto porque a borracha das solas costuma ser muito rija e não sei se irá agarrar muito bem aos pedais. Para além disso o buraco que têm ao centro para montar o encaixe não ajuda nada no que toca a aderência. Mesmo aqueles que têm uma tampa que se desaparafusa nunca ficam com o centro da sola nivelada. Assim, ficas só com uma tira do lado de fora e de dentro da sola a tocar no pedal. :confused:

Há pessoal das modalidades mais radicais que usa sapatos específicos para pedais de plataforma como o exemplo da foto abaixo. Não tenho experiência com eles mas para além de terem muita aderência ao pedal acredito que a sola seja firme para permitir pedalar com eficácia. E claro, há sempre a hipótese de passares a usar pedais de encaixe.

SHU_Ft6FEC_5258-07-il.jpg
 
Last edited:
Muito obrigado pelas vossas respostas. Sim, o selim está à altura certa. Pelos vossos comentários,fiquei logo a saber várias coisas: 15km por dia não é grande coisa... Bem sei. Mas mesmo assim tenho atenuantes: moro em Paredes de Coura, é sempre a subir e descer. Levanto-me às 5.45h todos os dias para poder pedalar antes do trabalho (sempre pelo fresquinho); tenho 48 anos, 83 kilos e uma hérnia discal... Recomecei a pedalar há uns 4 meses e este bichinho tem roubado sempre o tempo que eu dedicava a outro interesse: a macro fotografia. Não há fotos novas no meu portefólio...

Ainda uso uma Berg bem antiga, com pedais "normais" mas estou prestes a mudar para uma btwin 540 que já serve para o uso que lhe vou dar.

Nestes últimos quatro meses a rotina tem sido sempre 15 km, sempre em estrada, sempre ao mesmo sítio, para poder cumprir horários. No fim de semana aventuro-me pelos caminhos e montes desta bela terra, pois tenho mais tempo e na minha velhinha Berg faço sempre uns 30, 40 kms.

A segunda coisa que percebi com a vossa ajuda foi que o problema são os pedais. São antigos e não distribuem o peso. Está explicado por que motivo me doem os calos. Também percebi que não deve valer a pena investir em calçado btt se não pretender, nos próximos tempos, adotar o sistema de encaixe da Shimano.

Vou ver então se arranjo uns tenis com sola mais rija e se troco de bicicleta logo que possível! Um abraço e, de novo, muito obrigado. Boas pedaladas!
 

Joseelias

Well-Known Member
Quando referi que 15km não eram nada estava-me apenas a referir à distância/tempo de esforço necessário para começar a provocar dores no pés. Não estava a minimizar a capacidade física ou empenho. Acho que fazer 15km por dia não é nada mau em particular com as condições de tempo disponível e terreno. E fazer isso todos os dias dá uma boa base para distâncias mais longas e progressão da capacidade física.

Podes sempre comprar uns pedais de plataforma mais modernos. Há-os a vender por cerca de 10€ se quiseres ter uns mais baratos até comprares a bike nova. Os sapatos de Freeride que mostrei acima foram criados com base no calçado usado no Skate e que era o que os Freeriders usavam à falta de sapatos mais especificos.

Com uns pedais de plataforma larga e uns sapatos com uma base larga e plana tens muito apoio para os pés o que deverá minimizar as dores. E se comprares uns sapatos do género de Skate és bem capaz de conseguires o que pretendes e com um preço mais baixo, que comprando sapatos de Freeride se o preço for um factor importante.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Quando referi que 15km não eram nada estava-me apenas a referir à distância/tempo de esforço necessário para começar a provocar dores no pés. Não estava a minimizar a capacidade física ou empenho. Acho que fazer 15km por dia não é nada mau em particular com as condições de tempo disponível e terreno. E fazer isso todos os dias dá uma boa base para distâncias mais longas e progressão da capacidade física.
subscrevo.
Boas pedaladas Júlio.
 
Top