29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

Jocas22

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ok mas é pelas rígidas que se pode medir a aposta da marca, seja marketing ou nao. Nas outras disciplinas sempre houve enorme resistência as 29ers, enduro, DH,... e pelo que se vai lendo ai 29ers nunca vao vingar.
tudo o que nao é rigidas pra mim é quase um mundo que me passa al lado, mas na canyon as lux (suspensao total), gc e exceed pra XC, XCO, XCM é tudo 29. Sobram os camioes: nerve, spectral, strive mais pra AL, enduro, DH. tem mais a ver com a disciplina que ser ou nao suspensao total

acho que é isto mas tambem posso estar enganado, nao é a minha praia
 

SeteGu

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Sim, é verdade:

29 - XC / Maratona
27,5 / 29 - Tour
27,5 - All Mountain
27,5 - Enduro
27,5 / 26 - Downhill

Para mim a Nerve era de XC mas tem um pouco mais de curso (120mm) e a Canyon classifica-a de "Tour". Nas HT também há a Grand Canyon (Tour) e são todas 29 mas tb só tem 100mm de curso.
 
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nunokas

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Boas.

Achar que é imposição da Scott ao Nino para competir com a nova 29" é no mínimo não estar a par da evolução e posição do mesmo dentro da equipa e campeonato... :rolleyes:

Acredito que ele vá rodando as bikes conforme o percurso...
 

klaser

Well-Known Member
Ele vai rodar com 29 sempre..vai rodar é HT ou FT.... Andei uns tempos a lutar contra,mas com a maturidade que as geometrias das 29 chegaram hoje em dia,não há qualquer dúvida que elas são superiores em XCO (e não só),mesmo para atletas de estatura pequena...
 

rodinhas chamine

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Boas.
Onde coloco o Like no comentario do amigo klaser?
Alguem que defenda que afinal o pessoal de baixa estatura tambem pode tirar partido de uma bike 29''
Eu sei disso, pois ja tive 3,neste momento tenho 2.
 

Jocas22

Active Member
acho que isso sempre foi uma falsa questão da estatura. O que interessa é o quadro e a sua geometria nao o tamanho das rodas, o pedaleiro pode ficar á mesma altura do chao por exemplo, o guiador idem, a distancia entre o selim e o avanco nao precisa de ser maior,.... Ha muita gente que nao quer porque parecem "feias" só isso.
 

Jocas22

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penso que já podemos afirmar que a 29 ganhou esta guerra, mesmo marcas como a ktm que tinham aqueles placards xxl com as vantagens das 650b renderam-se as 29 e ja estao em maioria no catalogo :cool:
 

FMCurto

Active Member
A guerra tem várias frentes...para XC é indiscutível mas quantas bikes de 29" há no EWS?Já me disseram que a Specialized (marca que apostou bastante nas Enduro 29") não vendeu uma sequer.

Mas o mais engraçado é ver bikes de 29" a ganharem bastante largueza nas escoras e os fabricantes a apostarem num dois em um: 29 e 27,5+ como a Specialized Enduro 29 de 2017 que vem pode usar até 27,5x2.8 .Por ai talvez ganhem mais penetração.
 
Last edited:

RodaNoAr

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Engraçado que já vi várias Specialized Enduro 29 á venda no OLX e numa pesquisa rápida feita agora mesmo, aparece uma á venda!!!!!
:fpalm::fpalm::fpalm:

Nota-se que não segues o EWS senão saberias que são várias as 29 no EWS e inclusive este ano, na etapa Irlandesa, os 1ºs classificados tanto em masculino como em feminino, foram ambos roda 29.... e nenhum deles foi Specialized!! Greg Callaghan com CUBE e Tracy Mosley com TREK!!

:fpalm::fpalm::fpalm:
 

zdjota

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Rodas 24, 26, 27.5 e 29

by Pedro Silva
Fonte: Blog Projectopedal



29ER MANIA, O BTT FOI TOMADO DE ASSALTO!
O btt foi invadido pelas rodas 29, parece que afinal alguém descobriu que só aquilo resulta,
estávamos todos errados até hoje! Mas a questão que se coloca sobre toda esta azafama em trocar de bicicleta é:
performance efetiva face às 26, ou apenas moda?! As bicicletas de roda 29, ou as 29ers não são novidade, aliás,
já há uns anos que andam no mercado a operar de uma forma muito tímida e apareciam apenas nos catálogos de marcas que atuavam
na periferia dos gigantes do marketing. A Americana Gary Fisher, que deve o seu nome ao seu fundador, que é tido aliás como
o “Pai” do btt, ou pelo menos é uma das personagem que deu origem e marcou o inicio da modalidade que hoje atrai multidões em todo o mundo,
foi das primeiras a ensaiar estes modelos. O btt nasceu no Cromo-molibdénio, um aço de elevada resistência e baixo peso,
passou pelo alumínio e desaguou no carbono, passando pelo meio por materiais mais ou menos nobres,
mas que o mercado não os fez vingar cada qual pelas suas razoes certamente,
pelo menos até á data de hoje (falamos do termoplástico e do titânio). A tecnologia das transmissões
tem evoluído de forma mais ou menos consistente, começamos com 3×7, passamos hoje pelas 3×10, ou 2×10 e mais recentemente a 1×11
(sendo estas relações referentes à relação de andamentos, mais conhecidos por “mudanças”, sendo que a primeira é sempre referente
ás “mudanças” disponíveis na roda pedaleira e a segunda à cassete (k7), ou como muitos ainda conhecerão por “carreto”, não sendo
este o termo correto atualmente. As suspensões parace terem a sua tecnologia estagnada atualmente, evoluindo pela redução de peso
e melhor performance na absorção de impactos e reduzindo os “bombeares” indesejáveis. Os fabricantes de quadros dedicaram-se a
melhorar as geometrias e desenvolver quadros de suspensão total que oferecessem mais conforto, performance e peso de acordo
com o segmento da bicicleta. E quando não havia mais novidade de relevo para vender, os catálogos eliminam as tradicionais
roda 26 e enchem-se com as novas e revolucionarias 29ers. Perante esta megalómana campanha de marketing, não foi de admirar
o mercado (leia-se compradores) irem atrás. Se uns se apressam a defender a honra da rainha afirmando com uma convicção sem
precedentes que estas é que são As bicicletas de btt e as 26 morrerão, outros são mais cautelosos e apalpam,
certo é que de forma modesta e tímida apareceram também as 27,5. A confusão está lançada!
Esta febre e estas convicções não são tão lineares assim e os mais confiantes na extinção
das 26 deviam ter um pouco mais de cautela nas afirmações e ponderar um pouco mais a situação de uma e de outra.
O fenómeno ainda é recente, recente demais para que estudos possam vir desmontar toda esta “convicção” que se instalou.
Mas eles (os estudos) vão aparecer e desenganem-se os que hoje afirmam que quem vai para as 29, não volta. Vão voltar,
ai se vão voltar. Porquê!? Diz-me quanto medes, dir-te-ei que roda usar! Ou ainda: qual é o teu estilo, qual a tua performance e nível técnico,
ou mesmo quanto tempo queres pedalar. Quanto ao tamanho (e ainda longe de estudos que venham reforçar esta “tese”)
Para já a única recomendação existente é de que a 29ers são mais indicadas para pessoas com mais de 1,75mt de altura.
E ponto! Não são referidos ganhos e perdas quanto a esta opção. O sistema é igual ao que se aplica com as crianças,
a razão pela qual existem bicicletas que vão desde a roda de 16 polegadas (ou menor), até á de 24, para que cada
crianças possa tirar o máximo de partido em função das suas capacidades e skils (habilidade). É certo que posso
pegar numa criança de 6 anos cujo tamanho ideal seria uma roda 16 e pô-la a pedalar numa roda 20, contudo é visível ao
utilizador menos treinado, que estamos a comprometer a capacidade de manobra e mesmo de rendimento da criança. As bicicletas
de roda mais pequena são mais “nervosas”, mais ágeis e oferecem maior manobrabilidade a velocidades mais elevadas, no entanto,
são também menos estáveis, e é aqui que entra a capacidade técnica de cada um. A exemplo disso observem alguns vídeos de BMX Race,
ou de Down-Hill, reparem também na largura de guiador de uma bicicleta de Down-Hill, mesmo utilizando roda 26 a largura de guiador
consideravelmente maior em comparação com os de XCO, este detalhe técnico é fundamental por forma a proporcionar mais estabilidade
e vencer a inercia de uma roda pequena a alta velocidade. Dentro do mesmo teatro e função, voltemos ao XCO, vamos comparar a largura
de guiadores de uma bicicleta roda 26 e uma 29er. Para virar uma roda 29 o poder de alavancagem do guiador deve também ser superior,
uma vez que a inercia e resistência á viragem é naturalmente superior. Mas consegue o guiador (extra) compensar este “défice”? Depende!
Se conduz com as mãos mais afastadas vai naturalmente requisitar outros grupos musculares e em longas distancias, ou utilizações mais
intensivas com frequentes mudanças de direção, vai também atingir a fadiga mais rapidamente, a são ser, é claro, que esteja no grupo
de utilizadores para os quais as 29ers eram o elo que faltava. Lembre-se que as rodas não passam de giroscópios gigantes, depois de
postos em movimento, exercem enorme resistência á mudança e esta resistência é proporcional ao tamanho. Sim, tudo isto é discutível
e tudo depende dos objetivos individuais de cada um.comparação 26 e 29er Se os objetivos passam pelos domingueiros e picardias entre
amigos, dificilmente poderá concordar com isto, pois nunca chegará ao ponto em que sentirá algum destes fatores “na pele”. Mas se
os seus objetivos passam por mais do que preencher o ego e rondam a performance, ou tem em vista a competição, talvez deva avaliar
bem esta situação e experimentar bem todos os aspetos e situações possíveis. Nem só a condição física tem impacto na nossa prestação,
mais, muitas vezes pode significar menos. Mas não se acanhe e não receie voltar ás 26, ou mesmo ficar nas 27,5, experimente e chegue
a conclusões, não se guie pelas dos outros e tire as suas isento de pressões de moda, sinta-se bem com o que pedala e pedale com o que
se sente bem. Boas pedaladas.


nao podia deixar de partilhar este texto que muito vai de encontro a minha perspectiva, e ate pode abrir a possibilidade de voltar as rodas pequenas de forma que verdadeiramente todos possam praticar o BTT e nao ser tao de elites

nesta altura do campeonato ve-se demasiado rodas 29 a venda no mercado usado pois quando compradas muitas delas foram uma desilusao, ou, como ja foi dito algumas vezes "nao e bem o que queria", "fico cansado muito depressa", "tive que ser operado..."

eu culpo o mercado portugues(tamos em portugal falemos do nosso caso), pouco conhecimento de causa, bikefits de trazer por casa,
comissoes aliciantes....por ai fora

o exemplo dado da crianca e bem explicito, e identifico-me nele, afinal, tentar empurrar rodas de tractor nao e pra mim. roda 29 aquela "moda" pois nao trouxe nada de fantastico a acrescentar no geral, mas trouxe o preencher na lacuna das pessoas grandes que nao tinham bikes que se adequassem a sua morfologia para a pratica de qualquer das modalidade dentro do BTT, dessa forma so tendo como opcao unica as fininhas muitas das vezes.

a mim, faz-me imenso confusao ver uma rapariga de 16 anos numa roda 26 que a roda lhe vai ate a cintura praticamente e visivelmente se cansa(ofegante!) a fazer 3 ou 4 voltas e encosta pro lado a bike e decide fazer outra coisa.
- "que tens rapariga?"
- "oh isto cansa muito, nao gosto de andar mas o meu pai diz que e saudavel!"

eu prevejo uma lesao, que de saudavel nao tem nada!

adiante:

rodas cada vez maiores prevejo criar uma maior falsa sensacao de facilidade em transpor obstaculos, ser mais rolante, mais rapida consequentemente, falsamente e mais facil BTT e sem muito esforco faze-lo!

todos estes factores deveriam pender muito mais da condicao fisica e tecnica do praticante do BTT e nao procurar a "batota" como se tem visto por ai...

as melhorias tecnologicas e a diversidade de ofertas no mercado permitem a optimizacao da pedalada nao apenas para a "batota" mas pra eficiencia de nos mesmos(cardiaco, pulmoes, musculos, metabolismo, articulacoes), pois apos 1 volta continuaremos a optimizar

deixar tudo na bike no fim da volta e continuar a usar bomba de asma, obeso, hipertenso...outras coisas mais, nao e correcto.

tenho uma bike velha, que me da cabo do canastro, ta certo, mas e isso que se procura quando se quer voltar a boa forma fisica e voltar a ter aquela "saude".

num ano, tenho melhorias, de quem iria ser operada a coluna e bacia, passei a pessoa com mais saude e resiliencia, uma parte do problema controlado, sem cirurgias, cadeiras de rodas, fisioterapias, morfina, e o camandro, apenas uma velha roda 24 que faz tanto que uma roda 29, precisa e de um ciclista persistente e com tecnica(coisa que ainda estou a aprender) e tudo e possivel.

pernas musculadas, abdominais de "aco", (parece que nao mas ajuda-me na postura da coluna, corrigindo para a sua posicao natural), trabalhando estes conjuntos de musculos inferiores ajudam a fortalecer na coluna a sua natural postura.
o equilibrio esta bastante melhor sem duvida, com a compensacao a fazer o seu trabalho muito bem.

atualizando a transmissao da minha bike nao e de todo uma "batota", mas optimizar a minha pedalada vai-me evitar a fadiga precoce e la esta, chegar mesmo ao nivel da malta das 29ers na serra.(mesmo que ja ultrapasse alguns gordinhos pelo caminho xD)
por outro lado irei conseguir aumentar a duracao das minhas voltas, passar pra 2, 3 dias, seria optimo! endurance e a palavra de ordem na minha cabeca

Ultrapassar? talvez, mas nao depende so da minha roda 24, acredito ser da minha tecnica(que quero muito aprender mais, aperfeicoar o que sei e procurar melhor tecnica possivel para as diversas situacoes)

e voces perguntam, e o peso? e pesada, e depois? e uma vantagem, fazer puxar por mim e melhor do que acomodar-me com uma pluma e estancar-me e nao conseguir evoluir mais.

a combinacao ciclista/bicicleta deve ser quase simbiotica(que exagero!! lol) caso contrario nao havera aquelas verdadeira "sensacao " pos-volta/passeio/competicao/whatever de dever cumprido, ou pelo menos de enorme satisfacao, frescura e bem-estar(as alteracoes hormonais que dai advem)

porque ficar satisfeito com a bike e uma coisa, e com nos proprios? falta esse elo no link?... de que adianta ter aquela bike que se sonha, se transpira, se sacrifica habitos pra juntar tostoes pra sua aquisicao(ou por outro lado endividar) e depois continuar com aqueles pneus na barriga, aquele colesterol alto, continuar a comer forte e feio a feijoada, o cozido e tudo frito etc e tal e muita coisa que so faz mal...

continuar com aqueles quilinhos a mais e nao conseguir tirar proveito da bike, e encher-se e depois meter a venda por uma bagatela senao ninguem a compra porque ha muita bicicleta nova ao preco da chuva(e faz o mesmo que uma topo de gama para o comum dos mortais, desde que seja a mais indicada pra morfologia do ciclista)

nao querendo ofender os tarados das 29, mas acredito piamente que elas sao so pra alguns e nao como fazem apregoar a torto e a direito, que todos deviam usar uma porque e muito facil andar, porque e rolante, etc e tal, quando isso nao e bem assim...quem e pequeno e quase impossivel empurrar um tractor bastante grande, e nao sobe sem desmontar o tractor e ir a pe, e pra piorar as coisas, as marcas deixaram de fazer os quadros pequenos, arredando de lado uma grande fatia de BBTistas de todo o mundo ja pra evitar situacoes desmesuradas de procura excessiva de 29 desnecessaria ja que no entender das(eu acho de algumas) marcas nao sao bicicletas pra determinado tipo de ciclista, e DAI SIM CONTINUAREM A FABRICAR AS 26 e outros tamanhos de roda

o aparecimento das 27,5 foi pra "corrigir", mas extinguir as 26 ja esta visto que nao ira acontecer... e sera que as 24 voltarao a carga? so o tempo e a procura o dira....e ja comeca a haver procura no ambito profissional de rodas 24 em determinadas modalidades...especialmente o downhill onde a 26 e rainha e senhora, e uma 29(pessima pra descer, boa a subir) coitada....

os supercogs vieram, ou melhor, VOLTARAM pra polivar a roda grande e tornar a brincadeira mais facil de fazer por qualquer um permitindo subir sem rebentar as pernas, realizar maiores distancias... ha de se espremer as vantagens da 29!

pedaleiras de unico prato, ovais pra eficiencia do movimento da pedalada, mas melhor ainda, confortar os tendoes que ligam o pe a perna, nao sobrecarregando-os, e cortar o "desperdicio" existente no movimento da pedalada em termos de forca da qual muita vai ao ar e nao e totalmente transmitida para a transmissao da bike

tambem facilitam a pedalada do ciclista, pra alem de ter menos um manipulo no guiador a atrapalhar(mas arranja-se mais alguma mariquice pra por la no sitio) e assim concentrar-se melhor na sua volta, sao mais amigas das correntes, dessa forma preve-se que aumenta a sua "longevidade"

a carteira agradece e as pernas tambem

as modas vao e veem, infelizmente estas sociedades e disto que vivem, trends e mais trends!

e neste caso especifico do mundo das bicicletas, em que cada bicicleta poderia ser unica, porque todos nos somos diferentes....

queixam-se que se gasta xorrilhos numa bike e na pratica do BTT, porque querem, porque estarao desinformados, porque sao os gritos da moda a gritar mais alto do que as nossas reais necessidades.

com poucos tostoes, pestanas queimadas, e aconselhamento de varias fontes faco BTT no nivel que desejo e consigo evoluir a partir dai...

a minha velha maria, esta com pouca velocidade de ponta pois esta transmissao ja nao acompanha as pernas, dai as mudancas a realizar, e o prato grande...e pra enfeitar :)

bom, adiante...

outro aparte, nao sei quando este texto foi feito, mas ja foi feito ja algum tempo, no entanto atualmente esta-se a confirmar algum abandono das rodas 29, especialmente a pequena estatura(abaixo dos 1,75), e as lesoes e gente desapontada no geral com o rendimento que foram os factores que pesaram mais no abandono da roda 29.

outra informacao que me foi transmitida foi de que as marcas aconselham atualmente a quem tenha 1,80 de altura as rodas 29, parece-me logico, mas nao vejo essa informacao nas ditas marcas da "moda" dai que tambem nao me fio muito neste dado.

pode-se competir BTT a partir da roda 16 na camadas juniores, e 24 em diante seniores, ca em portugal e muito raro ver alguem de roda 24, quanto mais 16 ou 20! modernices a la carte!

sou alvo de bastantes olhares e tambem tenho olhos pra ver tambem determinadas asneiradas

mas tudo isto e culpa de nos proprios, nada mais

continuo a achar que a 26 ainda e aquela bicicleta que permite encaixar uma maior variedade de ciclistas, pois e possivel, e como tal e a "tal" bicicleta de BTT

boas pedaladas com 24, 26, 27.5, ou 29, que eu, vou ficar de molho que o dia de ontem esgotou-me...mas tou feliz xD
 

fabio viana

Well-Known Member
Existe mercado para todas as rodas...

Eu uso 26" porque como ando apenas ao fim de semana em btt e participo em todas as provas aqui da zona apenas em vertente de lazer não preciso do "topo" da tecnologia.

Contudo não nego que as 29er's e 27.5 são muito boas.. digo isto porque quem experimenta as rodas "maiores" acaba por ter mais conforto, e ao ter uma roda maior consegue passar melhor em alguns sítios onde as 26 não eram muito eficazes..

Ah e o "tamanho" da pessoa não tem nada a ver com a roda.. ainda este fim de semana uma atleta aqui do norte participou numa prova de resistência, ganhou e tinha uma 29er em tamanho S ou XS(acho eu) devido a ser pequena.. por isso no fundo o que contam são as pernas e o tamanho do quadro e componentes correto.. não adianta nada ter uma 26 em tamanho L e ter 1.50m.. que é o que se vê mais..

Nesse exemplo da "rapariga" que deste, mostra isso mesmo.. ou seja, uma pessoa pequena com uma bicicleta com um quadro grande..

Conclusão.. no BTT as rodas maiores, transmissões com 1 ou 2 pratos, espigões telescópicos, etc, etc vieram para ficar.. não adianta tentar dizer que estas evoluções não prestaram para nada, quando no fundo a maioria dos rider's gosta..

PS: Como disse no inicio eu ando de 26" porque gosto, não faço competição e agora quero comprar uma "fininha", mas caso algum dia queira fazer algum "upgrade" na maquina de BTT irei sem duvida comprar uma 29er..
 

zdjota

Member
Existe mercado para todas as rodas...

Eu uso 26" porque como ando apenas ao fim de semana em btt e participo em todas as provas aqui da zona apenas em vertente de lazer não preciso do "topo" da tecnologia.

Contudo não nego que as 29er's e 27.5 são muito boas.. digo isto porque quem experimenta as rodas "maiores" acaba por ter mais conforto, e ao ter uma roda maior consegue passar melhor em alguns sítios onde as 26 não eram muito eficazes..

Ah e o "tamanho" da pessoa não tem nada a ver com a roda.. ainda este fim de semana uma atleta aqui do norte participou numa prova de resistência, ganhou e tinha uma 29er em tamanho S ou XS(acho eu) devido a ser pequena.. por isso no fundo o que contam são as pernas e o tamanho do quadro e componentes correto.. não adianta nada ter uma 26 em tamanho L e ter 1.50m.. que é o que se vê mais..

Nesse exemplo da "rapariga" que deste, mostra isso mesmo.. ou seja, uma pessoa pequena com uma bicicleta com um quadro grande..

Conclusão.. no BTT as rodas maiores, transmissões com 1 ou 2 pratos, espigões telescópicos, etc, etc vieram para ficar.. não adianta tentar dizer que estas evoluções não prestaram para nada, quando no fundo a maioria dos rider's gosta..

PS: Como disse no inicio eu ando de 26" porque gosto, não faço competição e agora quero comprar uma "fininha", mas caso algum dia queira fazer algum "upgrade" na maquina de BTT irei sem duvida comprar uma 29er..

desculpa discordar mas o tamanho da roda tambem igualmente com o quadro e importante quando se vai escolher mediante o tamanho da pessoa que vai usar a bike, que adianta um quadro pequeno e ter uma roda enorme se a pessoa sendo mais pequena vai-se ver mais aflita pra aplicar momento e manter inercia devido ao "desequilibrio" gerado da mesma?

mais pequena, logo pernas mais pequenas, coracao mais pequeno, pulmoes menores,logo bombeia sangue e respira a niveis inferiores.
pra fazer o mesmo de uma pessoa maior, logo tera de redobrar o esforco pra ficar nesse nivel, logo as fadigas e lesoes sao mais frequentes nestas situacoes.

sao tantas que as marcas vao retirar os quadros pequenos pra modelos de roda 29.

a rapariga sim, tens razao, toda ela enorme, quando o quadro devia ser mais pequeno, e a roda deveria ser menor, ja que da-me a ideia que a roda lhe fica pela cintura, e o mais aconselhavel seria ficar pela zona dos joelhos/coxa.

transmissao de 1 prato, experimentei, nao achei pratico, alias, achei que limita muito a bicicleta em si, se quiser fazer enduro, andar no meio da floresta nos singletracks, pros rochedos, aquele prato pode ter dentes a menos ou dentes a mais(mas na altura de isso acontecer e queixar nao ha nada a fazer, e desmontar e ir a pe x))
2 pratos da uma certa polivalencia que pode desenrascar numa subida demasiado tecnica e que precise de reduzir e continuar sem desmontar (e sem caimbras de preferencia)

e ao ter uma roda maior consegue passar melhor em alguns sítios onde as 26 não eram muito eficazes..

como por exemplo trilhos tecnicos nao naturais? so com roda pequena e habilidade...mas a 26 se o ciclista tiver muita tecnica tambem faz facilmente sem necessidade da roda grande
 

klaser

Well-Known Member
Esquece zdjota , eu também defendia ( e defendo , gosto , ainda tenho minha 26 com 8,9 Kg ) muito fixe tal , não se discute que técnica e condicionamento físico é que fazem a diferença , não há uma "bike mais rápida que outra por princípio ) , mas se tiveres oportunidade de andar numa roda 29 boa , com boa geometria, com peso não excessivo , adequada ao teu tamanho ( pode ser um gajo com 1,6m ,se houver geometria para ele ), eu te digo uma coisa , **** q pariu , as 29 são superiores em tudo.
Também achava que era só em estradão e descidas , tinha medo dos singles travados , mas é como trocar de carro , passa pouco tempo de ajuste e é MUITO mais fácil,confortável andar numa roda 29...
Eu já ando há 10 anos , 9 de 26 e 1 de 29 , resisti enquanto pude , não tem nada a ver... eu não vou por modas...
A primeira 29 que andei foi em 2012, uma specialized em alumínio... detestei... aquilo tinha uma geometria de *****... Depois um colega em 2013 comprou uma FS specialized em carbono....detestei...a distância entre rodas era mt grande.....
Mas depois as geometrias começaram a melhorar muito , hoje em dia estão maduras , enfim...
Mas cada um sabe de si , o que não pode é ficar a chatear os outros a tentar impingir o que quer que seja , escolhe o que achar mais adequado , agora entrar em campanhas de a favor ou contra é que já ninguém aguenta..
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Há marcas, com por exemplo a Cannondale ou a TREK que nos tamanhos pequenos as bikes passam de 29 para roda 27,5''', pois é impossivel manter boa geometria para um rider de estatura pequena com roda 29.

É pesquisar.. mas sim, as 29'' vieram para ficar e prefiro 10x a minha 29 face a minha 26...
 

zdjota

Member
Esquece zdjota , eu também defendia ( e defendo , gosto , ainda tenho minha 26 com 8,9 Kg ) muito fixe tal , não se discute que técnica e condicionamento físico é que fazem a diferença , não há uma "bike mais rápida que outra por princípio ) , mas se tiveres oportunidade de andar numa roda 29 boa , com boa geometria, com peso não excessivo , adequada ao teu tamanho ( pode ser um gajo com 1,6m ,se houver geometria para ele ), eu te digo uma coisa , **** q pariu , as 29 são superiores em tudo.
Também achava que era só em estradão e descidas , tinha medo dos singles travados , mas é como trocar de carro , passa pouco tempo de ajuste e é MUITO mais fácil,confortável andar numa roda 29...
Eu já ando há 10 anos , 9 de 26 e 1 de 29 , resisti enquanto pude , não tem nada a ver... eu não vou por modas...
A primeira 29 que andei foi em 2012, uma specialized em alumínio... detestei... aquilo tinha uma geometria de *****... Depois um colega em 2013 comprou uma FS specialized em carbono....detestei...a distância entre rodas era mt grande.....
Mas depois as geometrias começaram a melhorar muito , hoje em dia estão maduras , enfim...
Mas cada um sabe de si , o que não pode é ficar a chatear os outros a tentar impingir o que quer que seja , escolhe o que achar mais adequado , agora entrar em campanhas de a favor ou contra é que já ninguém aguenta..


sera uma questao de anatomia? e que elas sao bastante desconfortaveis "obrigando" a opcoes full suspension pra esse dito conforto

o texto que coloquei como deves ter lido e de alguem que faz o bikefit 3d e que ja muito batido nesta materia e tambem com o evoluir do mercado observou
que as ofertas desmesuradas das 29 nao iam de encontro as reais necessidades dos diversos ciclistas.
 

klaser

Well-Known Member
Eu tou a falar de 29s HT... Há uns tempos quando as 29 começaram a ganhar mercado, é verdade que eram os recém donos destas bikes que vinham para os fóruns a "melgar" os outros a gabar as vantagens.. chateava... Mas agora só vejo o contrário , gente a escrever teses e afins sobre a teoria da conspiração e do marketing que enterrou ou quer enterrar os outros tamanhos de rodas...
Se alguém prefere ou dá-se melhor com 24, 26 ou 27,5 , ótimo , não tem mal nenhum nisso , agora já cansa a conversa que é tudo igual e que as 29 só apareceram por marketing e para se vender bikes...
As bikes 29 que vês nos usados, é simples.O povo sempre trocou as bikes, a grande maioria troca por uma 29 melhor e não para voltar para 26.Em alguns casos preferem uma 27,5,mas como disse quase sempre é para comprar uma bike melhor , aliás isso acontecia quando só havia 26....
 

dahon

Member
sera uma questao de anatomia? e que elas sao bastante desconfortaveis "obrigando" a opcoes full suspension pra esse dito conforto

What?????
Uma roda com um diâmetro maior(29) é menos confortável que uma roda de diâmetro inferior(26)?
Essa é uma nova descoberta. Só falta dizer que também tem menos tracção.
 
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