Novo Código da Estrada - Balanço - Melhorias ou não?

proque

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Exato, tal como em 1928, Fernando Pessoa escreveu o slogan de lançamento da Coca-Cola: "Primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se".
 

jackyl

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já estamos com 2 meses de alterações de codigo, e está tudo igual (parte a parte).
Vejo com muita frequencia cicilista a circular nas nossas estradas, e é muito raro ver um a parar num vermelho. muito raro.
 

miguelcarromeu

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e é muito raro ver um a parar num vermelho. muito raro.

Curioso é que o caro, cada vez que intervém, é para dar destaque aos erros dos ciclistas.

Com certeza, nesses mesmos locais, tem vários avistamentos com automobilistas extremamente cumpridores: respeitarem o 1,5 metro de distância; aceitarem a circulação a par, etc...
 

proque

Member
e é muito raro ver um a parar num vermelho. muito raro.
Curioso é que o caro, cada vez que intervém, é para dar destaque aos erros dos ciclistas.

Com certeza, nesses mesmos locais, tem vários avistamentos com automobilistas extremamente cumpridores: respeitarem o 1,5 metro de distância; aceitarem a circulação a par, etc...

Exatamente.

Temos de tomar as "dores" do utente mais vulnerável e esse não é certamente o automobilista.

Também acho que as mentalidades não se mudam por decreto e continuo a ver (demasiados) automobilistas que não respeitam a distância lateral e que circulam nas ruas das cidades a velocidades alucinantes.

São esses que representam o perigo rodoviário, não os ciclistas.
 

SeteGu

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Agora o não cumprimento da distancia mínima de ultrapassagem (1,5 metros) por parte dos automobilistas poderá levar a uma perda de 2 pontos na carta de condução.
 

rui_araujo

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Agora o não cumprimento da distancia mínima de ultrapassagem (1,5 metros) por parte dos automobilistas poderá levar a uma perda de 2 pontos na carta de condução.

A maior parte das regras do código até são boas e fazem todo o sentido. O problema em Portugal é que as pessoas não respeitam as regras porque a polícia é muito branda com esse tipo de situações. Carros estacionados na estrada, no passeio, em ciclovias, em passadeiras, não sinalizam nas rotundas, nao sinalizam paragens, não sinalizam ultrapassagens e mudanças de direção, etc.

Enquando a polícia não começar a apertar com o pessoal as pessoas vão continuar a fazer m3rda com 0 consequências negativas. Podem mudar as leis quantas vezes quiserem, há-de continuar a ser a mesma coisa.

Acrescento ainda que cerca de metade das pessoas que passam por mim na estrada não respeitam a distância mínima, e uma boa parte (cerca de 1-2 em cada 10) ainda põe a minha vida em risco.


edit: Tolerância zero era muito bem vinda. Só têm a ganhar com isso: só com multas o nosso PIB crescia logo 5% p/ semestre :rolleyes:
 
Last edited:

camponubla

Well-Known Member
A maior parte das regras do código até são boas e fazem todo o sentido. O problema em Portugal é que as pessoas não respeitam as regras porque a polícia é muito branda com esse tipo de situações. Carros estacionados na estrada, no passeio, em ciclovias, em passadeiras, não sinalizam nas rotundas, nao sinalizam paragens, não sinalizam ultrapassagens e mudanças de direção, etc.

Enquando a polícia não começar a apertar com o pessoal as pessoas vão continuar a fazer m3rda com 0 consequências negativas. Podem mudar as leis quantas vezes quiserem, há-de continuar a ser a mesma coisa.

Acrescento ainda que cerca de metade das pessoas que passam por mim na estrada não respeitam a distância mínima, e uma boa parte (cerca de 1-2 em cada 10) ainda põe a minha vida em risco.

Em Espanha muita malta que leva "gopro" na bicla e vai na estrada, envia os vídeos à polícia e faz queixa, quando os carros passam "a roçar o guiador".....Falaram disto alguma vezes nos telejornais.

Eu não faço estrada, mas uso a mota a diário e malta a não por os piscas, a fazer as rotundas por onde querem, falar ao ltm...é mato!
 

rui_araujo

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Pois é que eu só faço estrada para chegar aos trilhos camponubla! Imagino o stress que deve ser para pessoal das rodas finas. Acho que a única forma de se sentirem seguros é andarem pelo menos sempre 2 e a par.

Eu de vez em quando levo a minha action cam para o caso de ter um azar maior, mas preferia que a polícia apertasse mais o cerco do que os amantes do ciclismo terem que andar na "caça às bruxas", e terem de se andar a meter em burocracia e em dores de cabeça como os espanhóis fazem.
 

camponubla

Well-Known Member
Pois é que eu só faço estrada para chegar aos trilhos camponubla! Imagino o stress que deve ser para pessoal das rodas finas. Acho que a única forma de se sentirem seguros é andarem pelo menos sempre 2 e a par.

Eu de vez em quando levo a minha action cam para o caso de ter um azar maior, mas preferia que a polícia apertasse mais o cerco do que os amantes do ciclismo terem que andar na "caça às bruxas", e terem de se andar a meter em burocracia e em dores de cabeça como os espanhóis fazem.

Ah, sim...eu também faço alguma estrada quando vou para os trilhos.

Acho sinceramente que em geral, a polícia em Portugal tem muita falta de meios, tanto técnicos como humanos.
 

nukez0r

Member
Uma dúvida que me surgiu depois de ter sido alertado por um polícia numa operação STOP..

Todos os dias vou de casa para o trabalho e vice-versa de bicicleta e passo num sítio onde está um sinal de proibido com uma excepção de transportes públicos, tipo isto:
C1.png

modelo10-10a.png


O sr. agente alertou-me para o facto de não puder circular montado nesta zona, após o sinal, senão seria considerado um veículo.
Para não causar ali uma disputa, cedi ao que ele me tinha dito e fui desmontado pela subida acima.

A questão é: posso ou não ir montado a partir do sinal? Ou foi ele que quis "embirrar" comigo?
 

Jocas22

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gfrmartins

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Mas não me parece que aquela situação seja uma faixa bus, é um sentido proibido.

E não tendo nenhuma indicação em contrário, é proibido excepto aos transportes públicos.

Na minha opinião, o policia está correcto
 

Jocas22

Active Member
é uma observacao pertinente. Pra mim é um sentido proibido pra todos e um corredor BUS pros transportes publicos. Mas pronto já são interpretacoes.
 

SeteGu

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Jocas22 eu também me lembrei disso mas não sei se já está em vigor. Além do mais, não sei se se aplica a este caso... a menos que haja uma faixa de "BUS". Nesse caso, talvez a indicação já seja para todos os veículos que possam circular nessa faixa mas, mesmo assim, ainda tenho dúvidas.

Com a bicicleta à mão no passeio creio que funcione como um peão pelo que não haverá problema...
 

nukez0r

Member
Sim, eu desmontei e fui pelo passeio, como um peão.

O polícia tem razão mas podia ter ignorado ainda por cima pq depois passou ali um carro..!

Agora que aquele sítio podia ter ali um sinal para os velocípedes poderem passar.. dava jeito! Quebra-me o ritmo todo! :twisted:
 
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