*
Início
Ajuda
Entrar
Registe-se
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Julho 04, 2009, 00:18:06

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
seta Envia a tua foto até dia 20 para o Cranks e Clicks de Julho
Pesquisa:     Pesquisa avançada
479477 Mensagens em 16512 Tópicos por 28657 Membros Membro Mais Recente: - AFFerreira Most online today: 461 - most online ever: 1328 (Agosto 28, 2008, 13:16:16)
+  Fórum BTT
|-+  Geral
| |-+  Cicloactivismo
| | |-+  protesto
« anterior seguinte »
Páginas: [1] 2 Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: protesto  (Lida 7028 vezes)
pauloleite70
Já se equilibra sozinho na bike
**

« em: Janeiro 03, 2008, 15:35:19 »

Protesto de bicicleta na Marginal dia 6 de Dezembro!

O objectivo é protestar contra o crescente número de acidentes e irresponsabilidade dos motoristas que se "atiram" para cima dos ciclistas que estão no seu direito de ir e vir em segurança na via pública.

Ponto de encontro: Junto à Feira de Carcavelos (junto da estação)
Horário: 10h
Dia: 6 de Dezembro
Percurso: Marginal até Cascais, retorno em frente ao Jumbo.
Velocidade média pretendida: abaixo de 20 km/h

Ajudem a divulgar a iniciativa e vamos fazer a maior manifestação pacifica já vista de bicicleta

Registado
coelhone
O senhor dos O-Rings

ROLHAS & CARICAS TEAM

« Responder #1 em: Janeiro 03, 2008, 15:38:23 »

A data não estará errada ????
Força com essa ideia
Registado

Bytes
Se pedalares como falas...

« Responder #2 em: Janeiro 03, 2008, 15:49:51 »

Vários pontos a notar:
- A data está errada;
- Se é para 6 de Janeiro, está muito em cima para ter a magnitude pretendida;
- Atenção ao código da estrada, nomeadamente ao uso de reflectores, caso contrário, será o maior aglomerado de multinha...

Tirando isso, excelente iniciativa.
Registado

João Próspero Luís, Bytes
Já sou bi-pai...
pauloleite70
**

« Responder #3 em: Janeiro 03, 2008, 16:02:23 »

Olá a todos.
Não a data não está errada. A iniciativa já está a ser divulgada à algum tempo em diversos foruns, mas só agora tive oportunidade de divulgar neste.
A iniciativa foi comunicada à Câmara de Cascais e os meios de comunicação. A policia deve estar a bloquear os cruzamentos para facilitar a questão da segurança. Muitos vão com a familia toda crianças e tudo.....
Temos alguns atletas que disseram que estarão presentes. Vitor Gamito, Sérgio Silva (Vice-Campeão Mundial de Duatlo e Campeão da Europa) Anais Moniz (Campeã do Mundo de Triatlo 2006), etc., etc.
Peço que façam um "esforço extra" e ajudem a divulgar o mais rápido e para o maior número de pessoas possivel!!
Está na hora dos motoristas nos respeitarem. Afinal temos por lei o direito de ir e vir em segurança.
Eu estarei presente com uma t-shirt a dizer "temos direito à estrada" na frente e "força Marcelino" um atleta que recentemente foi vitima de um atropelamento e está em coma. O motorista que causou o acidente era um bombeiro no seu carro de passeio em dia de folga!!!
Isto pode facilmente acontecer com qualquer um de nós. O acidente do Marcelino foi que originou a iniciativa e indignação com mais uma "violência" na nossas estradas.

Obrigado a todos
Registado
milkman
Já saca os pneus à mão
**

« Responder #4 em: Janeiro 03, 2008, 16:05:46 »

desculpa mas e dia 6 de dezembro de 2008?
Registado
rjcm
Domina bem o OTB

Do alto dos 1056m

« Responder #5 em: Janeiro 03, 2008, 16:07:54 »

Pá das duas uma, ou estás a divulgar com quase um ano de antecedência, ou a data tem de estar errada...

Dia 6 de Dezembro passou faz no Domingo um mês. Se for dia 6 de Janeiro, faltam 3 dias para o evento.

Acho que é uma boa causa, e apesar de não ser muito do estilo "bamosàmanif", força aí!

- Atenção ao código da estrada, nomeadamente ao uso de reflectores, caso contrário, será o maior aglomerado de multinha...

Que tipo de reflectores é preciso para andar na via pública? Não sei nada sobre isso...
Registado

It's not the detination... It's the glory of the ride!
pauloleite70
**

« Responder #6 em: Janeiro 03, 2008, 16:11:20 »

Peço desculpas........
Têm toda a razão  a data é: 6 de Janeiro, 2008 o próximo Domingo
Registado
milkman
Já saca os pneus à mão
**

« Responder #7 em: Janeiro 03, 2008, 16:20:10 »

devias ter feito publicidade ha mais tempo aqui no forum porque isto e uma grande comunidade de ciclistas
um abraço
Registado
pauloleite70
**

« Responder #8 em: Janeiro 03, 2008, 16:22:32 »

Pois fiquei a saber hoje............
De qualquer maneira espero que o pessoal apareça.
Registado
Teodoro
Trata por tu os "desmontas"
**

« Responder #9 em: Janeiro 03, 2008, 17:57:10 »

É um óptimo protesto!
Os gajos das latas estão-se positivamente cagando para quem anda de bicicleta!
Registado
pauloleite70
**

« Responder #10 em: Janeiro 03, 2008, 18:46:03 »

a iniciativa está a crescer rápidamente.
Partilho com vocês o e-mail que acabei de receber:

Estamos a seguir a evolução do assunto por cá, c a maior atenção. Hoje já passou notícia na SIC-Notícias, e também por cá na RTP-Madeira.

Desejamos que a iniciativa consiga juntar muitos ciclistas, e que a sua visibilidade possa vir a ter efeitos práticos no comportamento dos automobilistas na estrada.

O Marcelino continua a sua luta, tem melhorado, embora devagar. Já abre os olhos, conhece as pessoas, responde a alguns estímulos simples (apertar a mão, etc), mas pouco mais do q isso. Continuamos a acreditar que vai continuar a evoluir de forma segura, mesmo que lenta.

Decerto que se estivesse na posse de todas as suas faculdades (ele e outros, incluindo os q faleceram), estaria orgulhoso por esta luta que vocês levam a cabo.

Registado
José Batista
Moderador

SPECIALIZED FSR XC COMP DISC

« Responder #11 em: Janeiro 03, 2008, 19:29:15 »

Sem duvida alguma uma excelente iniciativa.
Visto haver uma certa falta de civismo por parte de alguns condutores em relação a quem pedala.
Só é pena ter sido divulgada um pouco tarde aqui no fórum.
Mas no entanto espero sinceramente que corra tudo da melhor forma possivel,e que o amigo Marcelino consiga recuperar na totalidade,o mais breve possivel.

SAUDAÇÕES BETETISTAS

2º RAID BTT MOURA TERRAS DE AZEITE 01 JUNHO
Registado

pauloleite70
**

« Responder #12 em: Janeiro 03, 2008, 21:57:28 »

Estamos a organizar em forma de protesto contra os acidentes que acontecem nas estradas de Portugal, com os ciclsitas, pela falta de civismo e respeito dos motoristas um passeio/protesto/manifestação pacifica de bicicleta, btt, triciclo, o que seja........

Recentemente mais um atleta foi atropelado e encontra-se em estado de coma pela total irresponsabilidade de um motorista que estava no seu horário de "lazer" a fazer "brincadeiras de carro". Ainda por cima o motorista de que falamos é um bombeiro!!!

O objectivo é mostrar a nossa indignação por mais este e todos os verdadeiros actos criminosos que alguns motoristas praticam nas estradas e que nos privam do nosso direito de ir e vir em segurança na via publica.

A iniciativa terá lugar: Domingo 6 de Janeiro

Horário: 10h

Percurso: Partida junto à Feira de Carcavelos junto à estação de caminho de ferro, seguindo-se o acesso à Marginal pela Variante à EN 6/7, chegados a Cascais, o retorno n a rotunda da Av. Sintra junto ao Jumbo.

Velocidade média que se pretende para que tenha efeito a iniciativa: 15 a 20 km/h

Infelizmente só agora me alertaram para este forum que tem muitos leitores, mas a iniciativa está a ser divulgada já à algum tempo e vamos ter até a presença de alguns "famosos"
Este mesmo tema está neste forum em outro tópico para tentar alcançar o máximo de leitores possivel dado a proximidade do acontecimento. o outro tópico sobre o assunto é "protesto"

Peço a ajuda de todos para divulgarem, participarem, e levarem as familias, cães, gatos, papagaios, enfim.............va mos fazer desta a maior manifestação já vista de bicicleta.

A Câmara de Cascais recebeu o comunicado da iniciativa e vai ter policia a "bloquear" os cruzamentos à passagem do "cortejo" por motivos de segurança. Vão estar também com toda a certeza os meios de comunicação que já foram alertados através de press e que já noticiaram a iniciativa.

Obrigado a todos.

Paulo Passos Leite
Registado
Bytes

« Responder #13 em: Janeiro 03, 2008, 23:28:02 »

Estamos a organizar em forma de protesto contra os acidentes que acontecem nas estradas de Portugal, com os ciclsitas, pela falta de civismo e respeito dos motoristas um passeio/protesto/manifestação pacifica de bicicleta, btt, triciclo, o que seja........
.....
A Câmara de Cascais recebeu o comunicado da iniciativa e vai ter policia a "bloquear" os cruzamentos à passagem do "cortejo" por motivos de segurança. Vão estar também com toda a certeza os meios de comunicação que já foram alertados através de press e que já noticiaram a iniciativa.

Esta agora confundiu-me... então a maneira de protestar contra a falta de civismo dos condutores de carros é ir para a marginar escoltados por policias ?

Deste modo não só estão a dar razão aos ditos condutores como estão a assumir a culpa... para andarem ciclistas na estrada é com policia a a fechar os cruzamentos... porque eles é que não sabem andar... um "passeio/protesto/manifestação pacifica" seria uma co-existência pacifica (ou não) entre carros e bicicletas, todos a cumprir o código da estrada...

Atenção, não estou contra o passeio nem os seus motivos, antes pelo contrário... não percebo bem é que objectivos esperam cumprir...

Já agora, quem está a organizar ? Existe um manifesto ? Quem lá aparecer sabe o que está a "assinar" com a sua presença ? De que modos já foi divulgado ? Em que outros sites está a ser divulgado "já à algum tempo " ?
Registado

Já sou bi-pai...
fg
Moderador

o por vir na pedaleira

« Responder #14 em: Janeiro 04, 2008, 00:32:52 »

Há algumas coisas neste "protesto" que considero "estranhas".... 

A juntar às dúvidas do Bytes :
A manifestação é "contra os automobilistas" ou contra a falta de políticas que promovam e protejam os ciclistas ?
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta está de alguma forma envolvida nesta iniciativa ?
"Famosos" para quê ?
E depois da manifestação ? Mais alguma coisa programada ?

Cuidado, porque às vezes, com boas intenções ( que será provavelmente o caso ) dão-se uns belos "tiros nos pés" .....
Registado

Boas pedaladas (dessas e das outras)!
http://pedramarela.no.sapo.pt
pauloleite70
**

« Responder #15 em: Janeiro 04, 2008, 02:48:13 »

A iniciativa surgiu a propósito de um atleta que recentemente foi atropelado e que se encontra em coma.
Não existe nenhum manifesto. A iniciativa foi pessoal e foi comunicada às autoridades (Câmara Municiapl de Cascais) e a cerca de 300 meios de comunicação, escrita, televisão e rádio.
A Câmara Municipal de Cascais comunicou que iria mobilizar a policia de trânsito por uma questão de segurança das pessoas que quisessem aderir à iniciativa, especialmente nos cruzamentos para que não houvesse nenhum acidente.
A iniciativa foi primeiro divulgada num site de triatlo, visto o atleta que sofreu o acidente ser praticante desta modalidade, atletas que aliás têm sofrido em tempos recentes bastantes atropelamentos.

Não tem nenhuma entidade por de trás desta organização, simplesmente foi crescendo e mais e mais pessoas foram enviando e-mails a dizer que iriam estar presentes com toda a familia.
Alguns dos "famosos" como referi anteriormente, são o Vitór Gamito (campeão da volta a portugal), Sérgio Silva (vice-campeão de dualto e campeão europeu), Anais Moniz (campeã mundial de triatlo junior), Sónia Lopes do BTT, etc.

Claro que se corre sempre o risco de algumas pessoas tirarem partido deste tipo de iniciativas, mas creio que isso não invalida o motivo que originou a mesma nem tira mérito aos que nela querem participar com "intenções verdadeiras" e não promocionais.

Se pensarmos assim acabamos por não fazer nada. Creio que vai aparecer muita gente e que vai chamar a atenção para um problema sério que é a maneira perigosa como os motoristas dirigem e a falta de respeito que têm pelos ciclistas que circulam por direito próprio na via pública. Por outro lado pode chamar também a atenção para a necessidade de se pensar na melhor maneira de resolver o problema e criar mais condições de segurança para os ciclistas, que não seja "enfiá-los" numa ciclovia.
No mundo inteiro a bicicleta è não só para fazer exercicio, mas também um meio de transporte. Mais uma vez somos os "últimos" em mais esta matéria.........

Não creio que vamos resolver o problema no Domingo, mas quem sabe com alguém já falou se esta iniciativa não pode vir a ser seguida por outras em outras cidades e partes do País que gere um alerta e chamada de atenção de verdade.
Mas isso sou eu que sou optimista......
Registado
pauloleite70
**

« Responder #16 em: Janeiro 04, 2008, 13:51:48 »

Olá a todos.

últimas noticias:

A RTP acabou de telefonar a fazer perguntas e a dizer que iria estar presente.

Creio que isto dá uma dimensão importante à iniciativa e pode ser que seja "um pouco" ouvida e seguida por outros em outros pontos do País como já foi sugerido por outros.

Tenho recebido imensos e-mails nas ultimas horas, e acredito realmente que vai ter muita gente.

Eu vou lá estar com sol ou chuva, e espero que todos vocês também.

Pretendo levar uma t-shirt vestida que diz:

na frente "temos direito à estrada"

atrás "força Marcelino"

Não estou a pedir que façam o mesmo, nem pretendo de maneira nenhuma ser o "lider", mas acho que podemos passar uma mensagem forte.

Bons treinos a todos e até Domingo.

Registado
CD
Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"

Pernas para que te quero!

« Responder #17 em: Janeiro 05, 2008, 10:01:29 »

De que vale falarmos, se depois nada fizermos.

Contem comigo.

CD
Registado

pauloleite70
**

« Responder #18 em: Janeiro 05, 2008, 19:12:00 »

Obrigado CD!!

Eu estarei como já referi antes com uma t-shirt que diz atrás e à frente, "temos direito à estrada" e "força Marcelino"
Esta é a última mensagem que escrevo sobre o assunto antes da iniciativa amanhã. Mesmo com chuva e tempestade eu irei fazer o que me propus, e gostaria que todos vocês também.

Acho que estas coisas dão sentido à nossa vida independente do resultado. Escrevo estas últimas palavras na esperança de vos motivar. Tenho um lema pelo qual vivo e que aqui deixo para vocês.
Espero ver todos amanhã.
Um abraço e bons treinos e passeios em segurança.

The difference between ordinary and extraordinary, is the "little extra"
Registado
betozeca
A força é tanta que parte correntes

« Responder #19 em: Janeiro 06, 2008, 13:19:18 »

bolas pá!!!!!!

so vi o topico agora,é pena pois o pessoal tinha ido todo até a minha maria ia,
vou estar atento a rtp para ver se vejo alguma coisa,
boa sorte!
Registado
CD

« Responder #20 em: Janeiro 06, 2008, 19:39:13 »

Foi pena o evento não ter sido divulgado aqui no fórum á mais tempo, de certeza que a malta do BTT teria aparecido mais em força.

Vejamos agora o trabalho dos jornalistas presentes.

CD
Registado

Bytes

« Responder #21 em: Janeiro 06, 2008, 19:40:51 »

E não há rescaldo ?
Registado

Já sou bi-pai...
CD

« Responder #22 em: Janeiro 06, 2008, 20:10:36 »

O pessoal que estavam a tirar fotos, não as querem colocar aqui no fórum? A malta gostava de ver.

CD
Registado

sarah
Domina as técnicas de queda
**

Futura engenheira florestal!! =D

« Responder #23 em: Janeiro 06, 2008, 20:30:11 »

Houve uma mini reportagem da manifestação na TVI...foram só 3 minutos mas acho que irá sensibilizar alguns motoristas mais "arriscas"....eu não pude estar presente mas a minha irmã,o meu pai e a minha mãe tiveram lá e disseram-me que correu lindamente
Mais uma vez,parabens pela iniciativa!

Sarah Moniz
Registado

"Pain is weakness leaving the body"
Dave

« Responder #24 em: Janeiro 06, 2008, 22:01:14 »

Sou da opinião que os ciclistas devia ter as mesma prioridades como as colunas militares.
As vezes vou treinar num pelotao de mais de 20 ciclistas e normalmente andamos a 2 lado a lado... Acho que temos o mesmo direito como os outros veiculos, ainda por cima vamos mais depressa que os papa reformas....

Registado
Páginas: [1] 2 Ir para o topo Imprimir 
« anterior seguinte »
Ir para: