Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
Perdeu o seu
e-mail de activação?
Novembro 21, 2008, 12:44:52
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa:
Pesquisa avançada
356080
Mensagens em
13477
Tópicos por
21292
Membros Membro Mais Recente:
-
biker33
Most online today:
389
- most online ever:
1328
(Agosto 28, 2008, 12:16:16)
ForumBTT
Eventos
Relatos de pedaladas
Rota dos Cromeleques 21 Out 07
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
« anterior
seguinte »
Autor
Tópico: Rota dos Cromeleques 21 Out 07 (Lida 4880 vezes)
fg
Moderador
Sexo:
Mensagens: 1442
o por vir na pedaleira
Rota dos Cromeleques 21 Out 07
«
em:
Outubro 23, 2007, 20:39:58 »
CROMELEQUE : conjunto de menires agrupados, sem ordem aparente, ou em formas geométricas circulares, semi-circulares, rectângulares, etc. Associados ao culto dos astros e da natureza e a rituais religiosos.
“mais ou menos” isto:
ou isto:
ou ainda isto:
Junto dos pedregulhos acima exibidos terão talvez os mais perspicazes observado a presença de alguns espécimes nativos de “homo-sapiens pedalantis” descendentes de certamente mais empreendedores antepassados, que há cerca de oito mil anos, à falta de engenhos de duas rodas ainda não inventados, ali fizeram o favor de colocar os ditos calhaus.
Vem isto a propósito de mais uma betetada épica por terrenos alentejanos, em que tivémos o prazer e o privilégio de participar no domingo passado (21 de Outubro de 2007): A ediçãode 2007 da
ROTA DOS CROMELEQUES
organizada pelo
Grupo de Cicloturismo de Montemor –o-Novo
Já estivéramos para participar em 2006, mas tal não foi possível; este ano correspondemos afirmativamente ao convite do nosso amigo Delfino, e ainda bem que o fizémos : foi mais um dia de BTT do melhor, com trilhos lindíssimos, paisagens magníficas quer do ponto de vista visual quer do ponto de vista histórico-cultural e, evidentemente, excelente companhia! Obrigado, amigos do GC Montemor! Venha lá o governo que vier, mais um dia bem passado já ninguém nos tira.
Foi uma volta com cerca de
100km
e 1300m de acumulado em subida. Sem dificuldades técnicas assinaláveis, mas físicamente desgastante, apesar da altimetria não muito elevada. Com algumas zonas um bocado “rompe-pernas” e muitas cancelas para abrir (e fechar, claro!). Graças à simpatia e disponibilidade do Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo, podem descarregar o track do percurso em :
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,27357.msg221278.html#msg221278
O tema desta rota (circular, com início e final em Montemor-o-Novo) tem a ver com a passagem por três cromeleques (ver as 3 fotos iniciais) :
Almendres
,
Vale Maria do Meio
e
Portela de Mogos
.
Começámos, pouco depois das nove da manhã, na bela cidade de Montemor-o-Novo, com uma temperatura ainda um pouco fresca.
Depois de uma primeira parte rolante, em que chegámos a circular nos locais onde outrora existiu uma linha férrea, cruzámos a
Serra de Monfurado
, que faz parte da Rede Natura 2000, e que tem o inconfundível “tipo alentejano”, que tanto aprecio. O mesmo da Serra de Grândola….se é que me faço entender. Os suaves cabeços, as ribeiras, a vegetação, as povoações (Boa Fé, Guadalupe) os montes alentejanos (casas), os animais… não há palavras !
Já ninguém se lembrava do fresco matinal; agora o sol aquecia e bem, para a época do ano em que estamos. Chegámos então ao
Cromeleque dos Almendres
. É o monumento megalítico mais importante da Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa. Foi “descoberto” apenas em 1964 e situa-se a cerca de 12km de Évora. Estavam lá alguns visitantes, e aí tivémos a companhia (apenas fotográfica) de duas cicloturistas estrangeiras.
Se puderem visitá-lo, mesmo que não seja de bicicleta, não percam a oportunidade! Há acesso fácil de automóvel.
Descemos depois para Guadalupe, não sem antes darmos uma vista de olhos noutro interessante monumento megalítico : o Menir dos Almendres
Em Guadalupe parámos para um abastecimento gentilmente trazido pela esposa e pela filha do Delfino. Muito obrigado também a elas! Soube que nem ginjas….
Até o cachorro comeu…mas apenas o fiambre; pão : “tá quieto” !
Depois da comidinha costuma custar mais a pedalar, digo eu….
Qual quê !? Agora é que o pessoal começou a “abrir”… o Delfino descuidou-se e logo saltaram para a frente do pelotão uns galifões que ligaram o turbo ! Grande ritmo! Ah, alentejanos dum ca#%ão…
Visitámos os outros dois Cromeleques e iniciámos o percurso de regresso, continuando com o excelente ritmo adoptado, uma vez que o terreno era agora mais rolante.
No final do passeio estivémos ainda a conversar um pouco na sede do Grupo de Cicloturismo e ficou o convite para uma retribuição da volta que nos proporcionaram, com uma vinda a Sintra. Cá ficamos á espera!
Mais fotos (by Pedro Ferreira & Pedro Mateus) no
SÍTIO DO COSTUME
P.S. Uma referência final: percorremos neste passeio uma parte razoável do trajecto da Maratona de Évora. Acontece que ainda lá se encontram (um mês e meio depois !!!) bastantes fitas de marcação da referida prova. E isto é completamente inadmissível! O BTT não precisa de gente que não respeita a Natureza ! Que cada um tire as suas conclusões… eu já tenho as minhas. Anda aqui muita gente a mais….
Registado
boas pedaladas (dessas e das outras)
http://pedramarela.no.sapo.pt
Delfino
Trata por tu os "desmontas"
Sexo:
Mensagens: 130
Re: Rota dos Cromeleques 21 Out 07
«
Responder #1 em:
Outubro 23, 2007, 22:01:56 »
Viva
Excelente reportagem e fotos magnificas deste nosso evento , foi com grande prazer que vos recebemos aqui pelos nossos lados .
Delfino
Registado
JorgeMariaBolacha
A força é tanta que parte correntes
Mensagens: 205
Re: Rota dos Cromeleques 21 Out 07
«
Responder #2 em:
Outubro 24, 2007, 10:26:05 »
Bela passeata no meu belo Alentejo.
Já tenho saudades de empenar por lá.
Belas fotos e excelente report
Dá mesmo vontade de deixar tudo e ir já pedalar .....
Registado
maratonbiker
Já se equilibra sozinho na bike
Mensagens: 29
Re: Rota dos Cromeleques 21 Out 07
«
Responder #3 em:
Outubro 24, 2007, 12:08:04 »
Boas Pessoal!!!!!!!!!!!!!!!1
Grande passeio deve ter sido , parabéns pelas fotos colocadas , são excelentes .
É por paisagens como estas que adoro o btt , já saquei o track e conto ir fazer este caminho num futuro proximo .
Abraços para todos .
HR
Registado
root
Já tem os pedais de encaixe ensinados
Sexo:
Mensagens: 824
Re: Rota dos Cromeleques 21 Out 07
«
Responder #4 em:
Outubro 24, 2007, 22:40:03 »
Fotos fantásticas
um abraço a todos
root
Registado
"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."
JACV
Já tem os pedais de encaixe ensinados
Sexo:
Mensagens: 813
Re: Rota dos Cromeleques 21 Out 07
«
Responder #5 em:
Outubro 25, 2007, 11:19:41 »
Boas Pessoal
Excelente reportagem, conheço alguns dos locais mas ainda não pedalei por lá, temos que combinar um dia por resido perto.
Um abraço a todos
Registado
http://www.youtube.com/watch?v=8iJDtAqHO-s
Delfino
Trata por tu os "desmontas"
Sexo:
Mensagens: 130
Re: Rota dos Cromeleques 21 Out 07
«
Responder #6 em:
Outubro 25, 2007, 13:41:39 »
Viva
Sempre que pretendam fazer este passeio, pode me contactar que vos dou algumas dicas sobre o mesmo, visto já a alguns anos efectuarmos este passeio , como podem ver as fotos de edições anteriores em
http://community.webshots.com/user/madbiker100?vhost=community
, ou em
http://picasaweb.google.com/delfino.santos/RotaDosCromeleques2006
Delfino
Registado
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Ir para:
Por favor seleccione um destino:
-----------------------------
Bem-vindo ao FórumBTT.Net
-----------------------------
=> Mensagem de boas vindas
-----------------------------
Geral
-----------------------------
=> Discussão geral
=> Vox-Pop
=> Novidades e Notícias
=> PedalaDelas
=> Cicloactivismo
-----------------------------
Competição
-----------------------------
=> Geral
=> Calendário de Provas
=> Opiniões & Classificações
=> Saúde e treino
-----------------------------
Bicicletas e Acessórios
-----------------------------
=> Estou a pensar em comprar...
=> Questões técnicas e mecânica
===> O cantinho do peso
=> Análises e testes
=> GPS
===> Tracks4You
=> Single Speed
-----------------------------
Classificados
-----------------------------
=> Mercado Pro
-----------------------------
Eventos
-----------------------------
=> Promoção de Eventos
===> Arquivo
=> Ponto de encontro
===> Movimento "À Borliú"
=> Relatos de pedaladas
===> Crónicas de Bikers
-----------------------------
Outros
-----------------------------
=> Galeria multimédia
=> O outro lado da vida
===> Actividades fora de prazo
=> Foreign MountainBikers
A carregar...