PDA

View Full Version : [Análise] FOX F100X terra logic

Peso-Pluma
17-09-2004, 13:55
Bem pessoal resolvi por aqui a minha opinião passado 1 mês de utilização da minha FOX.
A 1ª diferença que notei foi a rigidez, ainda nem tinha andado 10 metros já eu tinha notado uma diferença, (até fiquei assustado porque parece que fica presa mas não..), travagens em curva então nota-se uma diferença incrivel. As sid ao lado disto parece que se desmontam... :)
Agora vamos ao ponto concreto do sistema do TERRA LOGIC. Bem até agora só posso dizer bem, bloqueia e desbloqueia automaticamente, quem já experimentou epic com o brain não compare o brain com o terra logic porque tem funcionamentos diferentes já para não falar que uma é dianteira e outra traseira.
Já fiz estrada, trilhos técnicos, descidas rápidas, subidas super inclinadas, subidas técnicas...de tudo e tem um funcionamente espectacularem todas as situações. Nas descidas técnicas parece + fácil manobrar a bike porque a suspensão é mais precisa na direcção o que torna uma condução mais segura.
Nas subidas em que um gajo tem de tar sentado devido a sua inclinação a suspensão funciona lindamente com a sus suavidade e progressividade sempre empregue....ao contrário do que muita gente diz que ela não funciona nestas situações, isto é porque devem andar com o botão de regulação de limiar de bloqueio no máximo.
P.S.: o botão de limiar de bloqueio é(eu não me consigo explicar muito bem aqui, se visses e muito mais facil), imaginem um pedra pequena se levarem o botão de limiar no minimo a suspensão vai reconhecer o impacto da pedra vindo de baixo e vai afundar, agora regulem o limiar ao maximo(tens 12 cliques pa regular) e na mesma pedra ela não vai reconhecer e por consequencia não vai afundar....JÁ PERCEBERAM??
Quanto ao REBOUND nada a assinalar funciona impecavelmente e para ser sincero nunca vi um rebound funcionar tão bem e já experimente da skareb e não funcionou nem de perto.
BEM VOU ALMOÇAR..................LOL :D :lol:

abraços

peso-plumahttp://pesopluma.no.sapo.pt/f100x.jpg

Fireblade
18-09-2004, 18:51
Ja tive o prazer de testar esta suspensao, e...é fantastica!!!

É diferente de tudo o resto...
As suspensoes "normais" se fizermos força no guiador por exemplo, elas afundam...
Esta não!
Esta nao afunda assim sem mais nem menos, afunda quando é necessario, afunda por exemplo quando a roda bate num buraco, ou num ressalto, ou quando se aterra de um salto...

Sem palavras...é excelente mesmo... :D

Marreiros
20-09-2004, 20:06
Parece ser uma suspensão de topo para XC!
Se puderes põe aí algumas caracteristicas técnicas como o peso, e coisas assim importantes como o preço.
As Rockshox SID são assim tão "más"???

Ludos
20-09-2004, 21:58
Marreiros, preço ? Não te metas nisso pá...
"Ai costa, a vida de biker costa" :lol:
Entretanto vou sonhando com uma Fox Talas para a minha bicla :D

Peso-Pluma
23-09-2004, 23:17
Marreiros as SID não são más, são sim umas suspensões pó pessoal da guita que não se importa de dar cerca de 150€ ou mais numa revisão anual, porque é uma suspensão cerca de 300gr mais leve que a minha mas em fiabilidade brrrrrrrrrrrrr perde muito, começa por ganhar imensa folga nos casquilhos o que leva um gajo a pensar que estamos com folga na caixa de direcção, torção não tem nada a ver etc....
Se queres pesos MINHA PESA 1650 com tubo comprido(origem) e custou ou melhor custa de preços base já que tive direito a um preço especial :D :) 970.00€

abraços

peso-pluma

Peso-Pluma
23-09-2004, 23:23
LUDOS fico a espera da tua TALAS pa vires po clube das FOX's :) :D lol
Antes de comprares a TALAS experimenta a minha FOX ou outra qualquer para veres a diferença de torção que falei já que o funcionamento duma terra logic é diferente duma talas.

peso-pluma

NetWarrior
24-09-2004, 19:45
Acredito que seja sem duvida a melhor susp de XC longo alguma vez feita... O Peso eles agora devem de o baixar com o passar do tempo...
mas quando me falas de :shock: 970.00€ . . . Um gajo mete logo a ideia escondida nos baú dos sonhos! :x

LOL

Have Fun :D ! and left the lefty´s and FOX´s to PRo Guys ;)
:roll: :wink:

Peso-Pluma
24-09-2004, 23:04
O peso está razoavelmente bem, mas quando me falas na fiabilidade duma fox e duma rock shox(gamas altas tipo sid) eu nem penso no peso desde que não ultrapasse aquele limite.
Olha as MARZOCCHI são pesadas como a FOX usam-se muitas nos campeonatos nacionais, internacionais, mundo etc....

O preço é aquela, com tempo vai lá........

abraços

peso-pluma

Marreiros
25-09-2004, 23:15
Daqui a uns meses se tiver oportunidade gostava de trocar de suspensão...Porque a que tenho é só mesmo para fazer vista(e peso!)
E gostava de comprar assim uma coisa levinha para dar as minha crossadas...(isto também quando tiver uns pneus para ir para o campo).
Mas esses novecentos e tal euros estão fora de questão...
Mas e depois logo pergunto a opinião ao pessoal sobre o que está no mercado...

Honda
12-08-2005, 11:56
Boas

Como é Marreiros já tens a tua Fox?
O Ludos já tem a Talas dele e eu uma RL de 80mm para xc (ainda pensei em comprar uma Sid mas não tem nada a ver)!!

Marreiros
12-08-2005, 15:34
Pois é passou-se quase um ano desde o meu último post neste tópico e ainda ando a RST... :cry:

Não sei porquê continuo a sonhar com uma SID (talvez pelo peso) mas gostei das novas Marz Marathon Race de 2006... Que tem um peso anunciado de 1350 grs acho eu. Mas também não descarto uma FOX obviamente.

A ver vamos como se vão estar as coisas a nível de t$mpo...

Ludos
12-08-2005, 17:52
Não querendo entrar em discussão off-topic (que o teu post já é Marreiros) atenção que a MZ tem a mania de anunciar pesos sem o tubo da coluna de direcção, talvez porque só assim conseguem publicitar pesos interessantes, no entanto não sei se é esse o caso, de qualquer das formas se quiseres discutir o assunto já sabes, "Estou a pensar em comprar"

luisportugal2005
10-10-2005, 01:30
:D Olá a todos! :D

Relativamente ao assunto deste tópico, o que eu tenho a dizer é o seguinte: eu tenho uma Terralogic e aquilo é do melhor, sobretudo para o pessoal que não quer ter preocupações com o bloqueio agora, desbloqueio depois, e volto a bloquear. Ela faz tudo sozinha, é uma "gaja" independente e inteligente, nada de loira!

Mas agora sem brincadeira, para quem puder comprar acho que faz uma escolha acertada, porque vai sentir a diferença logo nos primeiros metros de rodagem. Força!! 8)

Luís

pjfa
12-01-2006, 23:03
Olá, aproveito este tópico para me "colar". A minha próxima bici (Canyon Nerve XC7) tem uma Fox F100RLT. O que me dizem???
Bem hajam

Phalhas
15-01-2006, 16:48
Caro "pjfa" está descansado pois a RLT 100 é excelente.

Boa compra

Rui

LCTriguinho
15-01-2006, 20:03
Olá, aproveito este tópico para me "colar". A minha próxima bici (Canyon Nerve XC7) tem uma Fox F100LRT. O que me dizem???
Bem hajam

Não será F100 RLT???

Se for é igual á minha actual, a F100RLT de 2006.
Já usei a Terralogic a F80X até á cerca de 2 meses atrás.
Mas agora depois de ter esta, cheguei á conclusão que para aquilo que faço, um pouco de tudo, deve ser a melhor opção. Até porque a Terra Logic que tinha era a de 2004 com tudo de bom(TerraLogic) e de mau... Dizem que as que sairam depois de 2004 melhoraram, mas optei pela RLT.

pjfa
15-01-2006, 22:00
LCTriguinho - bem haja pela aviso. É RLT, tal como no título (já alterei). Penso que, para aquilo que costumo fazer, deve satisfazer por mais uns anos :)

Ludos
20-01-2006, 00:52
É só para avisar que a mulher a dias passou por cá e limpou o tópico :mrgreen:

bfernandes
25-01-2006, 18:34
Tb confirmo que a RLT100 é uma boa malha, tenho uma á 1 ano e só agora é que mandei fazer a revisão pois estava na hora e estava a começar a babar um pouco (muito pouco de óleo), mas é normal com as esfregas que ela tem levado, em comparação com outras, já tive marz e manitou, e digo-vos nada tem a ver, em relação á terralogic a grande diferença que salta á vista é mesmo só o bloqueio que tem de ser feito manualmente e muito sinceramente não me importo, posso apenas afirmar que em conversa com pessoal (logo não vi acontecer) as terralogic têm tendência a ter mais problemas com fugas de oleo (o que tb pode ser por alguns maus tratos).

Cumps,
BF

OBiklas
09-03-2006, 19:03
Pessoal ajudem-me aqui numa cena..a bike que vou comprar diz que trás uma Fox RL100 e só encontro informações da RLT100. :roll:

pjfa
09-03-2006, 20:51
Pessoal ajudem-me aqui numa cena..a bike que vou comprar diz que trás uma Fox RL100 e só encontro informações da RLT100. :roll:

A única (acho eu) diferença entre a RL e RLT é que esta última tem um "Dial" azul no fundo da bainha direita que, em caso de bloqueio, permite uma afinação (12 "clics") de modo a ter algum curso (10 a 20 mm) em caso impacto mais forte. Se estiver enganado, corrijam-me. :D
Podes fazer o download de informação em: http://www.foxracingshox.com/fox_tech_center/index.htm
Já agora aproveito para me babar acerca da minha F100RLT, aquilo passa por cima de tudo e digere com muita facilidade. Dá-nos muita (demasiada :mrgreen:) confiança!!! Mas, ainda está em "teste", com 2 saídas e 65Kms somados.

OBiklas
11-03-2006, 14:35
Obrigado pela informação eu depois já vejo o funcionamento...nunca mais é segunda!!!! :zezus: espero que o f-d-s passe bem rápido. :D

Peso-Pluma
22-03-2006, 18:53
A única (acho eu) diferença entre a RL e RLT é que esta última tem um "Dial" azul no fundo da bainha direita que, em caso de bloqueio, permite uma afinação (12 "clics") de modo a ter algum curso (10 a 20 mm) em caso impacto mais forte. Se estiver enganado, corrijam-me. :D.

Correcto...o T significa Treshold se nao me engano.

Só de referir que a a FOX 100 RL e a FOX 80 RL não se vendem pois são OEM so de linhas de montagens sendo esta ultima FOX de haver possibilidade de alterar para 100MM para quem não sabe.

Abraços

Pluma

Tiago Preto
04-04-2006, 13:59
Alguem sabe se há hipotese de pasar uma fox F80X (terralogic) para 100 mm?

Cumprimentos e boas pedaladas,
Tiago Preto

fuel
18-10-2006, 21:13
nope, não podes:(
As fox só podem passar do curso maior para o menor via espaçador interno.
Ex:100 para 80, 130 para 100mm
E salvo erro, todos os modelos dão :fx, float, vanilla e rlt com excepção talas doh .
Espero ter ajudado

Cumps:)

sygurvinski
18-10-2006, 22:55
Viva,

A Fox Flot RL 80 permite passar o curso para 100 mm retirando o espaçador interno.

Isto tenho a certeza absoluta, porque foi o que fiz a minha suspensão.

JD
18-10-2006, 23:57
Boas

Mas a 80 RL é versão OEM. Na realidade é uma 100, mas a pedido do fabricante vem com 80.

Conguito
19-10-2006, 10:08
Marreiros as SID não são más, são sim umas suspensões pó pessoal da guita que não se importa de dar cerca de 150€ ou mais numa revisão anual, porque é uma suspensão cerca de 300gr mais leve que a minha mas em fiabilidade brrrrrrrrrrrrr perde muito, começa por ganhar imensa folga nos casquilhos o que leva um gajo a pensar que estamos com folga na caixa de direcção, torção não tem nada a ver etc....
Se queres pesos MINHA PESA 1650 com tubo comprido(origem) e custou ou melhor custa de preços base já que tive direito a um preço especial :D :) 970.00€

abraços

peso-pluma

Boas pessoal desculpem a minha intervenção mas so vi este tópico agora. Peso pluma daz 970 euros por uma suspensao e dizes que as Sid são para o pessoal da guita....Quanto a história da revisão, não é bem como dizes, aqui em Castelo Branco sei de uma pessoa que mandou uma Sid fazer a revisão á Rock Shox, eles substituiram o que foi necessario desde casquilhos etc, e posso te dizer que a suspensão foi enviada para lá numa segunda feira e na quinta feira dessa semana estava cá como nova, melhor que isso pagou a módica quantia de +- 50 euros. Eu não quero dizer que e melhor ou pior que a fox, porque tenho uma Sid e sou suspeito, Nunca exprimentei Fox mas acredito que seja muito boa mesmo, agora uma coisa é certa vais ver quem corre no nacional e ves que os atletas de topo usa quase tudo Sid. :lol:

Bem isto ja me faz lembrar a Historia, de v brake e bom, disco e bom, v brake e melhor etc, Quem quer bikes leves nao usa nem Fox nem disco, o resto sao argumentos, e quem o fizer terá sempre a noção que se tivesse uma Sid ou uns V-brakes teria uma bike bem mais leve.

É mesmo assim.

Fiquem bem

paulopereira
29-12-2012, 20:55
pessoal preciso de ajuda. tenho a oportunidade de adquirir uma FOX TERRALOGIC F100, já é de 2005 mas está como nova. o problema é que não conheço nada deste sistema e gostava de ouvir ai o pessoal que tem ou já teve uma, e dar a sua opinião. e já agora se alguem souber o peso da suspensão. obrigado

paulopereira
29-12-2012, 22:08
então malta ninguem tem conhecimento sobre as fox terralogic?

commendatore
29-12-2012, 22:44
Realmente dizer que uma suspa de 400euros é para pessoal da guita e ter uma de 980 preço base acho que é uma boa afirmação.
Isso dos valores das revisões tb já vi que é conforme dá na telha das lojistas...
Uns levam x outros levam y.
Lá está, podendo fazer eu e arranjando o material e peças de substituíção, dinheiro meu não vêem. É como as revisões aos carros. Há quem pague 400euros na marca e quem faça a festa em casa com o mesmo material ou melhor por 200.

paulopereira
29-12-2012, 23:36
boas commendatore. tens uma terralogic? como é o comportamento dela no terreno? com a afinação no minimo é como uma fox normal? é que tenho receio de não gostar ou não me adaptar ao sistema tipo brain... sabes o peso das mais antigas?

commendatore
29-12-2012, 23:43
Boas Paulo... Não, não tenho. Gostava mas não tenho. Tenho uma SuntourAXON. O comentário que fiz foi devido ao facto de aparecerem preços muito variados para as mesmas intervenções.
Julgo que se fizeres uma pesquisa no google facilmente descobres os pesos delas.

edudias999
30-12-2012, 14:17
commendatore (http://www.forumbtt.net/member.php?24552-commendatore) os comentários anteriores ao 1º paulopereir (http://www.forumbtt.net/member.php?50151-paulopereira)a já são de 2006, ou seja os valores falados já estão um bocado desatualizados :D. Em relação ao funcionamento do sistema Terralogic deixo aqui um pequeno vídeo, que explica o funcionamento da inertia valve:

http://www.youtube.com/watch?v=3fTPqWFDkAQ

Na minha opinão a FOX Terralogic foi fabricada para o rider mais vocacionado na competição, pois é uma suspensão que na maior parte das vezes (terreno pouco acidentado), vai bloqueada, ou seja se o paulopereir (http://www.forumbtt.net/member.php?50151-paulopereira)a gosta de uma suspensão que ande quase sempre aberta com um trabalhar constante e suave, esta poderá não ser a suspensão mais indicada para si. Claro que estamos a falar de uma suspensão com alguns anos, sendo que nas novas a sensibilidade estará mais apurada. Eu tenho o sistema Terralogic da Fox, mas numa Lefty Carbon Terralogic, que saiu já a alguns anos, e para mim acho o sistema perfeito ;).

Cumprimentos

paulopereira
30-12-2012, 22:40
obrigado pela resposta edudias999. pois eu não faço competição e gosto de sentir o conforto de uma boa suspensão mesmo nas pequenas irregularidades do terreno. acho que essa fox não é o que ando a procura, perfiro continuar com a minha manitou que nem é má...