PDA

View Full Version : 1º Passeio BTT - Casais do Forno - Lousa, Loures - 17 Fevereiro 2013



gmendes
18-02-2013, 15:04
Boa tarde.
Gostava de dar inicio ao rescaldo do nosso 1º Passeio BTT - Casais do Forno.
Em nome do Grupo Desportivo de Casais do Forno e meu nome pessoal, gostaria de agradecer a toda a organização e amigos que ajudaram a promover este evento em especial ao Miguel (spasmo) pois só assim foi possível acreditar em desenvolver este evento.

Assim sendo o 1º evento, tivemos a triste ajuda da chuva que nos complicou bastante o percurso que com o virar inesperado do tempo se tornou bastante penoso para todos os participantes, mas gostaríamos de receber o feedback de todos para melhorar e no próximo evento não voltar a repetir os pontos negativos.

Os agradecimentos não terminam aqui, pois falta agradecer a todos os participantes que acreditaram em nós e em todos em conjunto, fizemos o 1º Passeio BTT - Casais do Forno, o nosso MUITO OBRIGADO!!! :clap::clap::clap:

Até breve,

meloy
18-02-2013, 16:32
Azar dos azares foi a chuva…
Depois de 2 semanas sem chover veio logo a chuva… e só choveu para este evento!!
Mas mesmo assim muita gente compareceu! Só mesmos os maluquinhos dos btt!!! Onde claro estou incluído ;)

De modo geral a organização esteve de parabéns!!!

Mas,… os pontos negativos foram (que podem ser melhorados no próximo ano):
- por placas desde a saída da auto estrada até à localidade! (vi me aflito para encontra-la sem GPS) e tive sorte porque lá encontrei uns carros que tinham bikes em cima e que também foram ao passeio.
- melhorar as placas com sinaléticas especialmente nos desvios menos óbvios (enganei-me 2 vezes);
- devia haver 3 pontos de abastecimentos para os 45 km ou o 2º abastecimento devia ser + cedo (entre os km 25/28)
- podia haver uma rota de prevenção para dias chuvosos de forma a evitar percursos de apenas lama e lama e lama… sem qq interesse (claro que se fosse seco seriam espectaculares)
- os chuveiros não tinham sitio onde por as coisas lavadas e secas…
- podia haver informação mais precisa nos acumulados (inicialmente pensei que os 45 km tinham apenas 1000 mts de acumulados e afinal tinha 1400mts…) ok fez-se com custo… e obrigado… superei-me :p
- No início não pode haver logo trilhos se não a coisa afunila muito… tem que se por umas subidas valentes para dispersar o pelotão;
- Apesar de ser um passeio podiam registar os tempos como foi indicado no blog.

OK… e agora os positivos (a continuar nos próximos anos):
- Pouquíssima estrada de alcatrão;
- Trilhos espectaculares (o principal);
- Abastecimento com quantidade QB;
- Rápida entrega dos dorsais;
- Passagem pelas estradas com pessoal da organização a garantir a segurança;
- Preço da inscrição;

Para o ano a ver se fazem para os trilhos para o lado da Malveira e Pêro Pinheiro :)

e onde estão as fotografias??

Rodasepedal
18-02-2013, 16:33
Boas,

Estando com algumas dúvidas em participar tendo em conta o que chuveu durante a noite, acabei por ir...
Apesar da partida tardia e da chuva chata estava com espectativas altas e (infelizmente) continuo, pq acabei por não fazer o percurso todo, os meus 2 companheiros quiseram voltar ao carro e acabei por acompanhá-los, fizemos cerca de 10 kms...

Do que fiz do percurso, adorei, não gostei da lama, mas estou em crer que o track feito com o piso seco deve ser um must de parte pernas.

O unico reparo que posso fazer é em relação ao 1º single, o "pelotão" ainda estava muito compacto o que obrigou muita malta a ficar para trás á espera. Infelizmente fui um deles e por querer fazer os singles em cima da bike fui-me deixando ficar para trás, paguei caro, os singles ficaram intrataveis, e ainda para mais a malta, seja ela nova ou velha continua a não respeitar os outros. Desde desmontar no meio do percurso, desde ocupar a pé as zonas nos singles onde ainda se conseguia progredir em cima da bike e nem sequer se darem ao trabalho de pedir desculpa por mandar com um gajo pr'ó chão...

Mas disso a organização não tem culpa... não usufrui nem do abastecimento nem dos banhos, mas parece-me que se os banhos fossem só no contentor iria dar problemas.

Para mim os pontos a rever são:
A partida ter um pouco de mais distancia até ao 1º single
Os banhos...


No meu caso os banhos foram bem melhores, garantidamente, mandámos lixar as bikes e a chuva e fomos para a piscina de agua aquecida da nossa companheira de pedal na Venda do Pinheiro. :-)

Considero sériamente, quando o tempo estiver melhor e o piso seco, roubar-vos o percurso numa manhã de domingo, acho que voçês merecem tal foi a dedicação empregada na elaboração do percurso.

Cumps
RODAS

flima#80
18-02-2013, 16:56
bom, eu devo ter sido dos últimos a chegar... tudo o que podia correr mal com a bike, correu! Mas enfim, o esforço por este factor + lama foi brutal mas sem nunca desistir!

Concordo com alguns dos pontos/criticas negativos (chuveiros sem pressão, plano B para o caso de haver muita chuva, subida antes de single track) mas tirei mais pontos positivos que negativos! Foi uma tareia descomunal, sem dúvida, mas tive (tivemos):

acesso a zonas lindissimas lá bem no alto das serras (malta dos 45, tá claro :D) ;
singletracks muito bem feitos que deram um gozo brutal;s
subidas rasgadinhas (algumas intransitáveis, mas muito por culpa da lama) como eu gosto;
tivemos uma organização muito paciente (sempre à minha espera, coitados...) e com uma dedicação 5 estrelas;
os abastecimentos muito bem apetrechados;
o percurso bem assinalado (enganei-me duas vezes mas analisando bem foi erro de leitura meu).


Enfim, só tenho a dizer bem e seguramente que vou querer estar no próximo passeio (se possivel, com a bike já arranjada ou outra bike :()

Atentamente,
Filipe Lima

marujeiro
18-02-2013, 16:59
Da minha parte quero desde já dar os meus parabéns a organização pelo trabalho que tiveram a abrir trilhos, foi uma pena a chuva não ter deixado usufruir dos mesmos...enfim aguardemos por melhoresa dias (de sol) para voltar e desta vez fazer os 45kms na integra.

Pontos negativos (criticas construtivas ;-)): ausencia de briefing na partida, curto espaço até se entrar no single...,com aquelas condições metereologicas era bom terem nos pontos de abastecimento assistencia mecanica, lavagem de bikes no final...aquelas duas mangueirinhas eram claramente insuficientes....

Pontos positivos: pouco alcatrão, policiamento e staff nas travessias das estradas, levantamento de dorsais rapido, nao utilizei os banhos nem almoçei...

P.S.: Alguem me explica para que serve aquela peça de borracha com um circulo no meio que vem com o porta chaves que deram????

Cumprimentos para toda a equipa que tornou possivel este passeio

Heiatchy
18-02-2013, 18:14
Boas

Queria agradecer a toda a organizacao por esta manha bem passada apesar das condicoes meteorologicas nao ajudarem muito...
fiz os 45km e tenho a dizer quase tudo de bom

Possitivos
percurso com muita subida
singles simplementes brutais
sinalizacao quase perfeita
abastecimentos QB (ainda para mais nesta 1º edicao)
preco em conta
......e ate continuava mas nao vale a pena

Negativos
muita lama (nao e culpa da organizacao)
o brifieng deveria ser feito com megafone ou algo do genero pois kuase ninguem ouvio
sinalizacao deveria estar um pouco melhor pois perdi me ao km 11 e estive 5min a procura do trajecto dai ter perdido a hipotse de chegar ao 1 lugar nos 45km


Observacoes

para o ano caso facam novamente tentem fazer passeio como 25km e maratona como 45km pois assim chama mais pessoal e com os tempos cronometrados
e se possivel marcar a data para mais tarde pois e pena ser nesta epoca pois com estes trilhos no verao deveria ser fantastico

Telmo Melo

black_pearl
18-02-2013, 18:44
Boa tarde
Desde já um agradecimento á organização

Infelizmente não consegui acabar a minha prova devido a problemas na bike, mas deixo aqui um feedback possitivo
subidas muito boas
singles igualmente muito bons
sinalização até onde deu para ir tambem esteve sempre bem
preço
levantamento dos dorsais bastante rapidos

para mim o ponto mais negativo e talvez devido á grande adesão que teve este 1º evento foi o contentor dos banhos que poderia ser melhorzito ou feito num sitio maior e com melhores condiçoes

De resto parabens

cumps
Vitor Silva

EZrider
18-02-2013, 21:45
Boas,

Ora como já disseram, num dia daqueles, só quem tinha muuuuuito desejo de pedalar fora de estrada é que se metia ao caminho. Confesso que era para não ter ido mas como já tínhamos tudo combinado e ninguém quis dar o braço a torcer, lá fomos.
Aqui vão as minhas observações, que devem ser tomadas no sentido construtivo ;)

Percurso :

+ Traçado engraçado, com singles muito bons, e pouco alcatrão. Tinha algumas partes mais harcore, uns mais difíceis por causa da lama, outros mais pareciam saídos de Enduro Series do que um passeio btt ( mas sem stress, desmonta e passa sem complexos :D ).
+ Acho que estava razoavelmente marcado, onde havia cruzamentos com estradas mais movimentadas, houve sempre alguém da GNR ou organização a controlar a situação.
- Ter um single logo no inicio, já se sabe provoca logo engarrafamento, acho que deviam rever esse aspecto.
- Talvez por terem sido feitas a muito custo por causa da lama, mas acho que tinha subidas a mais. Não me importo de subir e na zona já se sabe que não se pode fugir muito delas, mas há limites :D . Ainda por cima perdemos imenso tempo a ajudar um colega nosso que caiu logo no inicio ( com rápida intervenção da organização ), e fomos dos últimos a passar e o terreno já estava uma coisa que não lembra a ninguém. Parecia que íamos a dançar na maionese... :D

Logística :

+ Entrega dos dorsais esteve impecável e rápida.
+ Abastecimento esteve bem, com muita variedade e quantidade, só não percebo porque não estavam debaixo da ponte onde nos podíamos abrigar da chuva, que felizmente tinha abrandado naquela altura.
- Contentor dos chuveiros manifestamente insuficiente, e estava um pocilga todo tamanho e sem haver onde pendurar o saco. Ainda assim tomei o duche da ordem com água ainda morna mas com pouca pressão.
- Lavagem das bicicletas também a rever, tanto pela pressão da água como pelo material "dos chineses" utilizado na distribuição fazendo com que os participantes tivessem de se ajudar se queriam dar um duchezito ás máquinas.

E agora, vou só ali desmontar a transmissão e suspensão para remover a água e lama que está lá dentro :D
PS: Lama é responsabilidade do S Pedro, e não da organização como é óbvio!
Abracitis

ciclovilas
18-02-2013, 21:51
eis amigos algumas fotos do 1º passeio btt casais do forno

https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/558087_424454470975256_729030620_n.jpg

Sérgio Carvalho
18-02-2013, 22:33
Tudo teria sido quase perfeito ñ fosse o S. Pedro querer participar e logo da pior forma!
Salvo pequenos pormenores na marcação do percurso muito por culpa das fitas que decidiram usar que não sobressaem minimamente no meio da vegetação teve tudo bastante aceitável
Percurso a repetir mas com tempo mais seco
Provavelmente fica um até à próxima...

FernandoPMartins
18-02-2013, 22:51
Amigo ciclovilas, não é por nada mas as tais fotos é so uma.. haha
Cumprimentos.

ciclovilas
18-02-2013, 23:09
tem razao amigo fernando mas e a primeira vez que utilizo isto e saiu mal

mas pode ver no facebok em ciclovilas

um abraço

Heiatchy
18-02-2013, 23:16
Espero que a organizacao nos possa disponibilizar as fotos que foram tiradas...
mais uma vez parabens a organizacao espero repetir para o ano

Diogo112
18-02-2013, 23:16
Aspectos positivos:
- Secretariado rápido;
- Percurso excelente embora que muito duro para a condição do terreno, que conhecendo a zona bem como conheço havia alternativas viáveis e ciclaveis, mas o São Pedro não nos quis brindar com um dia solarengo e acrescentou-nos uma dose extra de sofrimento, respondendo à organização eu tenho pernas para começar e acabar um percurso assim;
- Abastecimentos sim muito bons;
- Preço bastante atrativo.

Aspectos a rever futuramente:
Sinalização, sem duvida que é daquelas coisas que tem mesmo de ser evidente e não dar margem para duvidas, o tipo de fita usada (vermelha/branca ou cores claras) para que não existam este tipo de sugestões, assim como o espaçamento entre as mesmas, cal a cortar os cruzamentos, as placas em algumas descidas mais perigosas não existiam, e refiro-me a verdadeiras picadas com indice de perigo acrescido devido à lama.
A saida de dois single tracks foram perfeitamente despropositadas pois terminavam em degraus com mais de 1 metro de altura, como já referiram digno do enduro series.
Quanto aos banhos nem comento por que não usufrui, já cheguei no fim fui garantidamente o ultimo a chegar mas fiz o que me propus fazer, era duro sim e muito mas comecei e acabei.

Tempo de inverno para este indice de dureza é sofrimento por demais, há que equacionar alternativas não se pode confiar no factor meteorológico, há que haver uma salvaguarda.

Creio que se repensarem todos os pontos que aqui foram explanados têm tudo para vingar, se quiserem dar empeno no pessoal de certeza que no futuro apenas terão os prós no vosso passeio.


Gmendes, fiz questão de vos enviar um mail com um pedido de desculpas formal pela minha atitude no segundo abastecimento, logo quero que leves ao conhecimento de todos, pois não gosto de deixar as coisas com mal entendidos, espero que tenhas em conta as minhas palavras e não interpretes o meu rescaldo como depreciativo, pois também costumo estar por trás da organização de um raid aqui na zona e sei bem como é um passeio e todas as coisas que o mesmo envolve.

Conheço bem a zona, porque é a minha zona de treinos.

Com um abraço de amizade

António Diogo

fernando_sesimbra
19-02-2013, 12:08
Bom Dia.

Obviamente a organização facilitou e a Lei de Murphy aplicou-se na integra , quando algo pode correr mal , vai mesmo correr mal.
Fevereiro é inverno , e por norma no inverno , há uma grande possibilidade de haver chuva.
A organização , mesmo que pensa-se neste trajecto , teria de ter na manga uma opção para esta eventualidade de chover e os trilhos se transformarem em rios de lama e barro verdadeiramente intransponíveis montado na bike , já para não falar na perigosidade que acrescentava para os Betetistas.
Relembro que por exemplo os 25Km foram anunciados como grau de dificuldade média/baixa.
Para a grande maioria dos participantes , isto não foi um passeio de BTT , mas sim um passeio Pedestre com bengala de 2 rodas.

Eu conheço pouco da zona , mas no verão passado estive em 3 eventos que partilharam alguns dos trilhos na zona de Montachique e adorei , obviamente quando sai de casa , esperava regressar satisfeito com a manhã de BTT e com os 45Km que ia na ideia de fazer.
Obviamente isso não aconteceu , acabei por sair para os 25 e não desisti mais cedo porque não conheço de facto a zona e não sabia o melhor caminho de volta.
Felizmente agradeço o facto de não me ter aleijado , o que infelizmente muita gente não pode dizer , a grande maioria com mazelas ligeiras , mas pelo que sei houve feridos mais graves com fracturas.

O percurso escolhido , no verão e com o terreno bem seco , seria de facto muito interessante , as marcações não eram muito visíveis devido á cor escolhida e ao tipo de fita de marcação , houve 1 sitio onde o trilho se cruzava sem que houvesse ninguém da organização a dar as indicações devidas , o que fez com que muita gente sem querer atalha-se caminho , o abastecimento que usufrui era suficiente e estava bem localizado.
Faltou assistência mecânica que com este tempo teria mesmo de ser reforçada. Eu ainda acabei por ajudar 2 colegas , 1 furo e 1 dropout partido e agradeço as ofertas de ajuda quando a 3km do fim dos 25Km furei.

Como disse , lamento os erros na idealização deste evento pela organização , sendo o primeiro têm se calhar uma atenuante , mas não tornem a facilitar , no inverno não se faz uma maldade destas aos Betetistas , isto só foi bom mesmo prás lojas de Bikes que esta semana vão ter muito que fazer....
Não se esqueçam de pedir facturas.

Cumps.

PFCJ
19-02-2013, 13:49
Acho que já ficou tudo dito de pontos positivos e negativos.

Há que aprender com os erros para se melhorar.

Eu digo até para o ano pois de certeza irá ser melhor ;).

Agora o que já metiam eram as fotos que tiraram :D.

Cumps

jo4o
19-02-2013, 17:27
Não participei porque conheço suficientemente o terreno da zona para saber como ficam os trilhos quando chove.
Quem já participou antes em eventos destes, nesta zona, com tempo húmido, já sabe que deve esperar um banho de lama. Não só estraga a mecânica, como estraga os trilhos.
Por exemplo, salvo erro, o ano passado foi o único em que não chouveu no dia ou na véspera, na maratona das Maravilhas de Sobral.
A zona é bonita, tem trilhos excelentes e variados, muito agradáveis quando estão secos, mas terríveis quando chove.
Como muitos sugerem, melhor seria programar passeios de BTT nesta zona no Verão, não faltam vagas no calendário em Junho, Julho e Setembro.

gmendes
19-02-2013, 21:05
Boa noite.
Devido à grande quantidade de fotos, ficam aqui os link´s de albuns dos nossos fotografos:

http://s246.beta.photobucket.com/user/Pelicanovms/library/

http://s246.beta.photobucket.com/user/Pelicanovms/library/Passeio%20BTT%20Casais%20do%20Forno

http://s246.beta.photobucket.com/user/Pelicanovms/library/Passeio%20BTT%202

http://s1268.beta.photobucket.com/user/hugo4L/library/1%20Passeio%20de%20BTT%20Casais%20do%20Forno

Em breve iremos seleccionar algumas para colocar aqui postadas.

Abraço,

ciclovilas
19-02-2013, 21:56
oi amigos penso que hoje sim vou colocar algumas fotos do passeio
eis o link

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.425033560917347.103163.100002321204872&type=3

ciclovilas
19-02-2013, 22:01
parece que desta vez entraram e ate entraram outros álbuns mas nao importa o que importa e que entram as do 1º passeio

um abraço

ciclo

joão(Alverca)
19-02-2013, 22:40
Boa noite,
na impossibilidade de o poder fazer pessoalmente, deixo aqui o meu agradecimento aos BTTestistas e à Organização pela disponibilidade e apoio dado após a minha queda próximo do km 19 e da qual resultou fractura da clavícula esquerda.

Pretendo ainda, para que não fiquem duvidas quanto ao comportamento da Organização, que o facto de ter percorrido os últimos 3 kms a pé e cortado a meta, foi da minha inteira responsabilidade e decisão.

A recuperação já teve inicio e espero conseguir estar em forma e marcar presença em Casais do Forno no 2º passeio.

Mais uma vez obrigado a todos

FlavioCunha
27-02-2013, 14:25
Boa malta,

Quero dar os parabéns a organização deste evento, o percurso era espectacular se não tivesse chovido tanto nos dias antecedentes ao evento, mas nós já sabíamos o que íamos apanhar. Acho mesmo que o pior foi os banhos, de tal maneira que fui tomar banho a casa. Para o ano lá estarei de novo!!

Obrigado

Diogo112
27-02-2013, 21:58
A organização já removeu as fitas de marcação?

É que passei por dois dos cruzamentos de estrada e ainda havia marcações nos mesmos, pois convém remover os elementos que não fazem parte da natureza.

marujeiro
28-02-2013, 14:44
Diogo, esta malta tambem precisa de descansar...deve dar uma trabalheira organizar um passeio. De certeza que oportunamente irão recolher todas as marcações.
Abraço