PDA

View Full Version : ATENÇÂO fraude no OLX

IdFrancis
03-05-2011, 14:20
Olá a todos
Venho por este meio chamar a atenção para uma fraude no olx em que alguem está a tentar vender a minha bicicleta
felizmente ela está em meu poder mas alguém pode cair na armadilha, fiquem atentos a este tipo de anuncios, ainda hoje vou fazer uma participação na policia judiciaria

O anuncio é este:
http://portocity.*******/trek-top-fuel-9-9-ssl-2011-iid-195260428#pics

Cumprimentos
IdFrancis

Joao Magalhães
03-05-2011, 14:23
Boas!!!Muito cuidado agora com os furtos amigo!!!Cade os meus toculantes??
abraço!!!

C.Orelhas
03-05-2011, 14:31
Isto cada dia em portugal me conseguem surpreender mais..vender uma bicicleta que nem está em seu poder, tentar roubar dinheiro as pessoas com as bicicletas dos outros.. Obrigado pelo aviso idfrancis, e reporta o mais rapidamente possivel pois ainda alguem vai cair nessa.. visto o preço que ele pede por ela, é mesmo de uma pessoa ficar tentada..

CANSADO
03-05-2011, 14:34
Isso mesmo. Faz a participação. Não deve dar em nada mas pode ser que vá alertando as pessoas.
E o preço a que colocaram a venda!?!?!?! 1810 € por um avião desses!?!?!?!?! Ridículo.
E já repararam nos tamanhos? Tem todos os tamanhos disponíveis. É só rir.

pepelento
03-05-2011, 14:34
Ninguém está livre de ver a sua bike à venda desta forma, infelizmente. Tenham cuidado meus amigos, façam negócio sempre em mãos e com quem conhecem (por exemplo no fórum) de preferência.

JNR
03-05-2011, 14:37
Mas pelo preço toda a gente sabe que, ou é burla, ou a bike é roubada! o valor nem o quadro paga, por isso...

Realmente já vi tudo, e sim, acho que deverias visitar a PJ o quanto antes.

TheTraveler
03-05-2011, 14:49
Metam mais fotografias detalhadas das vossa bicicletas nos fóruns para alimentarem o vosso ego, os amigos do alheio e burlões agradecem... Se possível comprem também um GPS e depois ponham na net os tracks GPS que vão até à vossa porta de casa, eles agradecem também...

bakano
03-05-2011, 14:50
Já tentaste entrar em contacto? Deve ser engraçado... fala com a policia e eles se tiverem interesse limpam isso!

ny12xx
03-05-2011, 15:04
...depois ponham na net os tracks GPS que vão até à vossa porta de casa...

Este companheiro costuma ser um bocadinho "duro" na forma como escreve e habitualmente comenta algumas situações, mas, regra geral, tem uma grande percentagem de razão.

Companheiro Idalécio

A PJ já está a par desta "burla"?
Já contactaste o OLX? Eles têm acesso ao IP que colocou o anúncio.

Espero que se descubra quem é o animal, que, por acaso, até é "NOSSO" companheiro (ou não fossem as fotos e descrissão retiradas daqui (http://www.forumbtt.net/showthread.php/32552-Trek-Top-Fuel-9.9-SSL-2011?p=662216#post662216)).

Um abraço

NY

C.Orelhas
03-05-2011, 20:29
Volto a postar e volto a salientar que é lamentavel..para mais vindo de um "nosso" colega como já foi referido, sendo este individuo posto já de parte se algum dia se souber quem ele seja!

Nuncho
03-05-2011, 20:37
Realmente. Este preço para este avião? Era de levantar suspeitas.

ttorres
03-05-2011, 20:38
Boas pelo que parece o anunciante não tem só um anuncio, dêem uma olhada no link que vou postar:

http://lisboacity.*******/trek-top-fuel-9-9-iid-184743202#pics

ttorres
03-05-2011, 20:39
E encontrei tambem este :http://lisboacity.*******/bicicleta-trek-top-fuel-9-9-2010-iid-179159132

carrixo
03-05-2011, 20:41
cada vez mais temos e devemos ter muita atenção e cuidado com estas situações
mas desde ja não deixo de te dar os parabens pela gnd makina que aí tens...
eu se tivesse uma bike dessas nem andava nela para não a estragar amigo, o meu sonho é ter uma dessas...
muitos parabens e guarda muito bem essa bixinha linda
abraço e cuidado

jmra37
03-05-2011, 21:03
ttorres, essa bike não é igual ao do Idalécio.

Um gajo que faz uma coisa dessas, era bem "martelado". Carrega nele Idalécio!!!

ANFO
03-05-2011, 21:04
o gajo está à espera de cliente para depois a ir roubar.

filipe MERIDA
03-05-2011, 21:06
o gajo que faz aquilo, sabe o que esta a fazer, pelo menso mete as descriçoes das bikes certinhas com as fotos...
e sim tenham muito cuidado com estes burloes

ANFO
03-05-2011, 21:06
façam comentários nos anúncios para afugentar alguém menos atento.

xman
03-05-2011, 21:09
Boas,

Já agora Idalécio essas fotos, consegues saber de onde vêm?
Boa sorte na resolução desta "situação".

Cumps.
X.

cmmg04
03-05-2011, 21:14
tudo dito..ao menos que coloquem as fotos com marca de a´gua

nirvugo
03-05-2011, 21:27
Há cada uma... eu já tinha reparado nestes anúncios mas não lhes tinha dado muita atenção porcausa do preço... Existem mais do que os que foram citados.. inclusive de bikes novas, todas a preços da "uva mijona".. só estes anúncios e os das bikes na Indonésia... :D Temos de desconfiar sempre deste tipo de "promoções".. não se esqueçam que neste mundo ninguém da nada a ninguém!!

ttorres
03-05-2011, 22:00
eu sei mas deve ser do mesmo anunciante

luis biclas
03-05-2011, 22:03
O OLX é uma autentica comédia, negócios feitos por lá nem em mãos...se forem roubados bem que podem "estrebuchar" com toda a gente que ninguém vos vai fazer nada.

Jo@o
03-05-2011, 22:06
Basta essa pessoa combinar a venda em mão, dizer que apenas aceita o pagamento a dinheiro, está feito um assalto com um valor bem alto.

Tenham muito cuidado com estas cenas, muita boa gente cai nestes cenarios.

lgonçalves
03-05-2011, 22:20
Boas amigos,

Eu já fiz uma compra no OLX (não foi uma bike mas acessórios de ciclista) e fiquei contente com o negócio.
encontrei gente séria do outro lado. Não podemos tomar o todo pela parte.
Contudo, este ladrão está a pedir uma velente sova e já está aflito. Basta ver a quantidade de anuncios que já colocou (contei 3) com os links que partilharam...

Ao dono, os meus parabéns, tem um avião muito bonito. Trocava de bom grado pela minha... ;)
Cuidado com estes tratantes (bikes só compro directamente nas lojas) e divirtam-se...

Boas pedaladas...

Paulo986
03-05-2011, 22:22
Boas pessoal,

hoje vi esse anuncio no olx e cheirou-me logo a burla, mas contactei o anunciante para obter mais informações, deixo aqui os mails que troquei com o mesmo:

o meu primeiro contacto foi através do "contactar anunciante no olx" pelo que perguntei onde fazia entrega e se o preço era mesmo o que estava no anuncio, a resposta que obtive foi a seguinte:

http://portocity.*******/trek-top-fuel-9-9-ssl-2011-iid-195260428
Temos disponivel tamanho S,M,L,XL que tamanho eres interesado ?
Precio total de una Bicicleta es 1.810.00 € gastos de envío, IVA y todos impuestos son incluidos en el precio.
Somos una Empresa distribuidora en todo el Mundo somos una Empresa de España, Bicicleta es completamente nueva tiene garantía por vida en el Cuadro. El pago se hace la Empresa de Transporte, que envió Bicicleta.
Eres interesado comprar Bicicleta confirmar todos los datos para podemos enviar Bicicleta a su dirección:
* Su nombre completo:
* Su dirección completa del envió:
Son necesarios todos los datos para contactar Empresa de Transporte que trabajo con nuestra Empresa usted recibirá Bicicleta en 2 días.

Gracias !

a minha resposta:

Olá,

Primeiro gostaria de saber mais informações sobre a loja, como o nome e localização da mesma.

Cumprimentos

continua sem dizer o nome da empresa:lol:

Somos una Empresa distribuidora autorizada en todo el Mundo somos una Empresa de España, Bicicleta es completamente nuevo y hacemos factura sellada con su nombre.
El pago se hace la Empresa de Transporte,que envió Bicicleta.
Precio de Bicicleta es muy bueno, nos tenemos muchos Bicicletas de esta modelos en deposito y quiero vender los rápidamente para hacer que la recuperación de dinero (Oferta es limitada).
Son necesarios todos los datos para contactar Empresa de Transporte que trabajo con nuestra Empresa y enviar Bicicleta a su dirección.
Confirmarme los siguientes detalles:
* Su Nombre completo:
Dirección:
Ciudad:
Provincia:
Código Postal:
Número de teléfono para contactar con usted:
Son necesarios todos los datos para contactar Empresa de Transporte que trabajo con nuestra Empresa usted recibirá Bicicleta en 2 días.
Gracias !

continuei a tentar saber o nome da empresa e saber se tinham mais modelos até tentei escrever em espanhol:lol:

gracias por la info, pero me gustaría saber el nombre de la empresa y si es posible conocer las bicis que tienen en stock y también venden cuadros y horquillas
saludos

ok e continuam a fugir à pergunta:

No vender separado es una oferta Limitada a esta modelo de Bicicleta.

parei por aqui a troca de mails pois vi que era burla com tanto sigilo sobre a tal "empresa"

IDFrancis se quiseres dou-te o nome e mail do sujeito por mp ;)

cumps

C.Orelhas
03-05-2011, 22:31
Antes de mais, vivendo eu a 10km de espanhã e tendo eu nascido lá, devo dizer que essa escrita, não é espanhola mas sim escrita traduzida do google, experimentem por esse texto para portugues e depois para espanhol e verão que irá dar precisamente o mesmo.
Em segundo, se fosse uma empresa, a primeira coisa era divulgar o nome para fazer publicidade.
Em terceiro lugar, se fosse gerente/empregado da empresa, escrevia com correcção e não assim: "Precio de Bicicleta es muy bueno, nos tenemos muchos Bicicletas de esta modelos en deposito y quiero vender los rápidamente para hacer que la recuperación de dinero (Oferta es limitada)."

Grande fraude, google tradutor dá jeito.. ou não!!

bansheeCMS
03-05-2011, 22:32
É dar uma morada que seja duma esquadra a ver se vão á mesma!

Ferrugem
03-05-2011, 22:33
Vá viram no link que o ttores colocou do olx na pagina anterior o gajo poes fotos de diferentes padaleiras.... o anuncio está bem feito tem que se ter atenção a estes pormenores.

ny12xx
03-05-2011, 22:35
Companheiros
http://img38.imageshack.us/img38/959/fraudep.jpg
Será que "ele" não faz parte destas 916 visitas???

Acho que sim.

Um abraço e boa resolução para este problema Idalécio.

NY

jmra37
03-05-2011, 22:37
Se o Idalecio está a pensar fazer denuncia na PJ, essa troca de emails do Paulo com a empresa fantasma, eram um bom testemunho.

C.Orelhas
03-05-2011, 22:39
Não só será, como a pessoa fraudolenta já viu mais de 500x este topico estando agora a rir-se de nós que procuramos soluções..Engraçado é ele/ela ou o que seja fazer figura de tão estupido a querer vender uma bicicleta que nem em seu poder tem..

Ferrugem
03-05-2011, 22:44
já fui ao anuncio e já tem uns comentários, era porreiro era tda a gente comentar para o olx apagar o anuncio

Paulo986
03-05-2011, 22:53
Pessoal no anuncio no olx vão a opções de anúncios e cliquem em "Assinalar como esquema" assim o anuncio será removido!

cumps

carlos_cavaco
03-05-2011, 22:54
Exacto ferrugem e pouco simpáticos tal como essa gente merece

ny12xx
03-05-2011, 22:56
E que comentários...

Ferrugem
03-05-2011, 23:03
já fiz como o paulo986 disse, agora a equipe do forum btt podia dar uma ajuda e colocar este topico em destaque

Pen
03-05-2011, 23:24
http://portocity.*******/trek-top-fue...-iid-195260428
Temos disponivel tamanho S,M,L,XL que tamanho eres interesado ?
Precio total de una Bicicleta es 1.810.00 € gastos de envío, IVA y todos impuestos son incluidos en el precio.
Somos una Empresa distribuidora en todo el Mundo somos una Empresa de España, Bicicleta es completamente nueva tiene garantía por vida en el Cuadro. El pago se hace la Empresa de Transporte, que envió Bicicleta.
Eres interesado comprar Bicicleta confirmar todos los datos para podemos enviar Bicicleta a su dirección:
* Su nombre completo:

Gracias !

E engraçado mas 1 vez tambem vi uns maquinoes em carbono specialized num site por um preço desse genero muito abaixo do valor real.Contactei o anunciante e a resposta foi praticamente a mesma.E nao deixa de ser curioso que a localizaçao e Porto mas responde ao mails em Espanhol alem de ladrao e burro.

ny12xx
03-05-2011, 23:34
Companheiros

É assim que se faz:
http://img708.imageshack.us/img708/839/esquemao.jpg

Vão lá por favor.

Um abraço

NY

ps. os comentários que lá estão, são do melhor que há. Do mais puro Português de Taberna.

Jk_Alentejano
03-05-2011, 23:50
Imaginem um gajo sem estar em casa começar a navegar na net e dar com o anuncio da própria bike, pânico!!! E tanto os comentários como os nicks são do melhor, o que eu já me ri...
Fora de brincadeiras isto é um assunto muito sério, e vir para aqui mostrar as bikes é muito bonito mas como isto anda não temos consciência das repercussões que isso tem...eu incluído.

cumps

ny12xx
03-05-2011, 23:59
Companheiros
http://img841.imageshack.us/img841/7351/1609b.jpg
Já vai em 1609 visitas.

Algumas devem ser DELE.

Gostava que, caso se descobrisse que ELE faz parte do NOSSO Fórum, nos fosse comunicado.

Um abraço

NY

Paulo986
04-05-2011, 00:08
Ele deve usar um mail falso no olx, pois o nome associado ao email é: Jose Hernandez Piña

rnn
04-05-2011, 00:11
ny12xx, sinceramente não acredito que este faça parte do fórum. Ainda agora fiz o teste no google ao pesquisar "trek top fuel 9.9 2011" e se seleccionares páginas de Portugal é a bike do IdFrancis que aparece em primeiro. É muito bonito pôr as fotos na net para mostrar as bikes e eu sou um dos que gosta de ver os maquinões da malta, mas infelizmente se existem pessoas mal intencionadas a tirarem proveito disso, devia-se evitar pôr esses maquinões na net.
Até eu fico a perder pois é um dos meus passatempos neste fórum mas, se ajuda a que haja menos burlas, então é mesmo o que se deve fazer.

Cumps

Mach3
04-05-2011, 00:48
Boas,

O problema não é mostrar na net, o problema é que há sempre pessoas que se vão aproveitar de alguém ou de algo para trapacear, roubar e sabe-se lá mais o quê.

Eu próprio já pus um anuncio no OLX de um selim BBB anatomic design branco, que era de um amigo meu que quis vender, e qual não é o meu espanto qdo semanas depois de eu o ter vendido, aparece um anuncio no mesmo local, diferente, mas com a minha foto, dei possibilidade à pessoa de se explicar, não o fez, então ameacei-o por mail que comunicaria à PJ, e eis que senão qdo o anuncio desapareceu.

Acho muito bem que os mquinões continuem a ser aqui publicitados, admito contudo algumas reservas em relação aos detalhes da sua localização.

Cumps,

MAch3

Adeskabir
04-05-2011, 01:40
Eu já compro e vendo online á bastante tempo. o OLX foi desde sempre um site de vendas sujeito a burlas devido ao facto de não ser necessário a confirmação da morada para o seu registo (tal como é no ************ e no miau.pt) nem o facto de se poder ser vendedor certificado.(certifica-se atrvés de um pagamento com um cartão visa no nome do utilizador).

Este tipo de anuncios são bastantes comuns no OLX...mas se repararem a maioria das imagens apesar de corresponderem a bicicletas identicas não são da mesma bicicleta bastante estarem atentos aos componentes de cada uma.

No caso do idfrancis eu alertava as entidades competentes visto ser a máquina dele que está á venda....

FMCurto
04-05-2011, 02:25
Olhem lá,isto nem pareçe mto complicado: um admin daqui que faça queixa a OLX e expliquem que a situação perdura e trata-se de por em causa o bom nome da OLX e do ForumBTT, bem conversado chegam aos IPs de onde vieram os anúncios.Comparem com os IPs dos logs daqui (provavelmente até fez copy/paste de um lado p o outro) e vêm logo se se trata de alguém mais conhecido.Se não,e conforme a operadora desses IPs (do OLX) (assumindo que é nacional) podem tentar saber a morada fisica de onde vieram (há cada vez mais gente a pedalar por ai...) e então organiza-se um raid BTT p ir explicar ao sr./sra. como é difícil apanhar os dentes do chão com os dois braçinhos partidos (casualmente, por atropelo de umas dezenas de BTT).

Ferrugem
04-05-2011, 09:03
O gajo apagou os comentários....

ny12xx
04-05-2011, 09:23
Companheiros

Ele apaga e nós escrevemos mais.

Não se esqueçam:
http://img708.imageshack.us/img708/839/esquemao.jpg
Um abraço

NY

pepelento
04-05-2011, 09:52
Já lá fui assinalar. Companheiros, vão lá deixar também o vosso contributo para assinalar o anúncio como esquema. Hoje é o companheiro IdFrancis, amanhã poderá ser qualquer outro de nós. Por essas e por outras é que eu gosto dos classificados aqui do fórum :D

SandraS
04-05-2011, 09:55
Também já lá fui ;)

http://portocity.*******/trek-top-fuel-9-9-ssl-2011-iid-195260428#pics

ID , prende-a bem agora ;)

:yeah:

agirão
04-05-2011, 10:01
Também já lá fui...

É preciso ter lata! Mas, com tanto cruzamento de informação, a facilidade em apanhar o "artista" será um facto! E, depois, seria importante colocar a público a sua identidade! Talvez, assim, se iniba outros "colegas dele" de fazerem o mesmo!

Idalécio, aproveita a máquina e pedala muito!

Um abraço!

stumpjumper
04-05-2011, 10:26
Boas,

Grandes máquinas provocam a cobiça alheia e publicar fotos pormenorizadas das mesmas em blogs ou fóruns de discussão pública é facilitar o trabalho a burlões, ladrões e outros c***ões. Esta sempre foi a minha opinião e, nos tempos que correm, estas situações tendem a agravar-se. Por isso, façam um favor a vós mesmos e abstenham-se de todo e qualquer acto que possa, de qualquer forma, colocar em risco o v. património. Eu, pessoalmente, nunca percebi qual o sentido de fazer a divulgação pública de máquinas que valem uma pipa de massa fazendo atrair sobre as mesmas atenções de todo dispensáveis. Mas isto é como tudo e cada um é como cada qual mas não se esqueçam que a vaidade ou a falta de senso por vezes sai muito cara e já não é a primeira vez que conhecidos membros deste fórum ficaram sem as bikes depois de demasiada exposição pública...

Fiquem bem e pedalem muito.

nEl_13
04-05-2011, 10:40
Sei que não resolve grande coisa porque qualquer um se pode inscrever no fórum, mas como já é feito em alguns fóruns, só devia ser possível visualizar imagens quem estivesse inscrito aqui no fórum e por exemplo depois de ter feitos determinados posts, ou por exemplo depois de ter feito a apresentação. Sei perfeitamente que não vai evitar casos destes, mas pelo menos dificulta o trabalho a esses aldrabões.

stumpjumper
04-05-2011, 11:11
Insisto que é contra as mais elementares regras de prudência e segurança fazer a divulgação pública de bens valiosos, independentemente de ser mais ou menos restringido o acesso a essa informação. Ou será que somos uma cambada de anjinhos que acredita que entre os membros deste fórum só existe gente séria?...

Roubos e furtos de bicicletas sempre existiram em grande número e acontecem, regra geral, de forma indiscriminada mas não tenham dúvidas que uma pequena percentagem desses crimes são feitos de forma cirúrgica e sob encomenda prévia.

Só para terminar: que diriam se soubessem que determinada pessoa foi assaltada depois de postar na net fotografias das jóias de família, descrevendo pormenorizadamente as suas características, peso, quilates, expositor, local de residência, etc.?... Pode ser que alguém consiga explicar-me qual a diferença entre um anel de ouro, brilhantes e safiras avaliado em € 5.000,00 e uma bike do mesmo valor...

ny12xx
04-05-2011, 11:15
...só devia ser possível visualizar imagens quem estivesse inscrito aqui no fórum...
Já tinha pensado nisto.

O artista já voltou a apagar os comentários.

Acho que a verdadeira intenção do "esquema" nada tem a ver com a bike, mas sim com o eventual defraudar de um comprador "guloso" (pagas mas não recebes a mercadoria / pagas mas recebes uma bike de supermercado).

Quem perceba minimamente disto, percebe que aquela bike em caso algum pode ser vendida por aquele valor, logo, se vai no engodo, até merece ser burlado.

Boa resolução para este problema.

Um abraço

NY

Paulo986
04-05-2011, 11:24
Boas,

eu sou contra o que se diz aqui, sobre a publicação de fotos, acho que cada um é livre de publicar ou não fotos das suas máquinas sejam elas leves, pesadas, caras ou baratas!

O problema é que, como em todo o lado, existem sempre mentes brilhantes que tentam tirar proveito do que não é deles e ser o chico esperto que tenta ganhar dinheiro fácil!

Talvez, como já aqui disseram colocar uma marca de água nas fotos seja uma boa alternativa!

Não vou alimenta mais discussões sobre a divulgação ou não de fotos e bens materiais pois isso cabe a cada um decidir o que expõe ou não!

Espero é que este caso seja rapidamente resolvido e que o burlão seja identificado e que pague pelo seu crime (o que não acredito muito.....)

Cumps

FJOTA
04-05-2011, 11:53
ora cá vai mais um F.D.Pta...

http://achadadesimaoalves.*******/felt-fc-road-bike-2009-great-bike-sram-force-iid-195275621

cmmg04
04-05-2011, 15:29
aconselho photo watermark 7 (google search)

Ming@s
04-05-2011, 15:44
Esta mer$% é só palhaços fdx.

Que cena vender bikes que nao são deles, faça a TB e nunca mais se recebe a bike.

:(

João Maia
04-05-2011, 16:08
Olá amigos, é incrível como isto anda hoje em dia.. Até um fórum de partilha de informação serve para algumas pessoas aproveitarem e tentarem burlar outras.. Ao que isto chegou.
A única maneira de não se copiar as fotos é criar-se um sistema seguro de não se conseguir fazer Copy nas fotos, como alguns sites já fazem..
Por essas e por outras é que não podemos confiar muitas vezes em quem está do outro lado..
Eu já fiz muitas compras pelo OLX bem como vendi e graças a deus tenho tido a sorte do meu lado e tudo correu 5*.. Mas talvez seja até ao dia..
Um abraço amigos..

cmmg04
04-05-2011, 18:36
tudo o que aparece no nosso ecran pode ser copiado..basta o computador ter a tecla : clicar na tecla Prt Sc/Sys Rq , de seguida abrir o paint e finalmente clicar Ctrl+V

Dirt Rider
04-05-2011, 18:48
Alguns sites também bloqueiam as teclas Prt Sc e Ctrl

Bruno Silva
04-05-2011, 19:09
aposto que este também é do mesmo gajo!!! Aquele "tamanhos disponiveis" no final não engana ninguém!!

http://lisboacity.*******/trek-top-fuel-9-9-iid-184743202

e este
http://lisboacity.*******/bicicleta-trek-top-fuel-9-9-2010-iid-179159132

canuco
04-05-2011, 19:28
Aqui está ele novamente ao ataque...

http://www.**************/Lisboa/2854471-Trek+Top+Fuel+9+9+SSL.htm?

GTAS
04-05-2011, 20:11
E mais um: http://www.**************/Lisboa/2862512-Trek+Top+Fuel+9+9+SSL.htm

abelha2
04-05-2011, 22:17
Já encontrei diversos anuncios assim.

Acho que um bom principio, principalmente se forem bicicletas usadas que se vendem, é colocar no topico das bikes roubadas, ou criar um novo para o efeito. Isto porque muitas vezes quem rouba, não tem noção do real valor da bicicleta, e pede valores muito baixos. Nunca se sabe se uma dessas bikes que se vendem baratas, são roubadas e pertencem a alguem ca do forum.

A uns tempos encontrei uma bike que valia cerca de 1000€, a venda por 200€, e praticamente nova.
motivo da venda: problemas de saude
Quando o questionei, se tinha a factura da compra, por causa da garantia, disse-me " se queres uma bike com factura, vai comprala a loja"

Acho que estes tipos de negocios deviam ser colocados no topico das bikes roubadas, pode algum dos donos legitimos delas, andarem por cá

pauloreis
04-05-2011, 23:59
Boas Malta: Isto é muito mau. Sempre me fez uma certa confusão os sites de compra e venda, agora com tudo o que li..."perderam" um cliente!! Quando a esmola é muita o pobre desconfia!!

karneirovsky
05-05-2011, 00:29
Boas pessoal,

Acontece que estes aldrabões voltaram a colocar os anúncios.. acabadinhos de serem postados... Fiz como recomendado e denunciei o anúncio como fraude..
No entanto já comprei material no OLX e o negócio correu muito bem.. ainda há gente séria, não são todos iguais a estes marmelos..
É necessário contactar sempre com o vendedor e perceber bem o negócio.. como refere o Paulo acima dito " Quando a esmola é grande.. o santo desconfia.."

A ver se não vendem a minha menina sem eu saber..

Abraço

Ludos
05-05-2011, 01:10
Os meus 50 cêntimos (no meio de tantas centenas e milhares de euros valem pouco, mas pronto).

Julgo que existem várias questões, inerentes deste caso, a serem debatidas em simultâneo neste tópico.
Entre o que já aqui foi dito e discutido aproveito para dizer que me revejo na opinião de quem defende que devemos ter cuidado com as informações que divulgamos na net.

Não vejo porém problema algum em mostrar grandes máquinas que podem ser muito cobiçadas, vejo sim problema em ser do conhecimento de muita gente demasiada informação sobre essas máquinas.
É uma questão de percebermos a sensibilidade da informação que colocamos e de nos defendermos. Há quem aceite toda a gente como amigo nas redes sociais e exponha toda a sua vida online diante os olhos de milhares (e não estou a exagerar) em sites ou blogs pessoais e até em perfis.

Creio que será inevitável mostrarmos as bicicletas que tanto nos agradam e que tanto esforço financeiro nos requisitaram. Não me considero vaidoso e gosto de as mostrar. Faz parte da nossa natureza, partilharmos informação sobre aquilo que nos entusiasma, que de resto será o principio essencial pelo qual tantos adeptos do btt frequentam este fórum. Não há é necessidade de fazer excursões à garagem nem apregoar onde é que se vive e onde é que se pode encontrar. Dou como exemplo as inúmeras bicicletas que o Vitorzip apresentou ao longo dos anos aqui no fórum, objectos de sonho e de desejo de muitos que fizeram "correr muita tinta" e no entanto poucas são/eram as pessoas que sabiam onde estavam estas bikes, não obstante das muitas vezes que a malta escrevi em posts meio a sério meio a brincar "Onde é que é a tua garagem?"

Isto é uma parte, que no fundo se resume em não sermos extremistas ao ponto de não nos envolvermos e não nos expormos a nós ou às nossas bikes. Saibam usufruir do anonimato como os burlões o sabem.

A outra parte é: sempre há-de haver burlas! E mal de quem passa por elas (e tenho familiares próximos que já passaram).

Na maioria dos casos a coisa resume-se em duas palavras: gula e ingenuidade.

Os ingénuos, que não estão despertos para a realidade, podem ser enganados por excesso de boa fé.
Os gulosos que querem pagar 10 pelo que vale 1000, que acabam por ser ingénuos ao pensarem que realmente é possível.

Devemos ser cépticos e desconfiados ao que nos é apresentado neste imenso mundo virtual. Os sites sérios criam mecanismos que salvaguardam a qualidade dos vendedores. Outros limitam-se a gerar toneladas de conteúdos que serão indexados em motores de busca para obtenção de tráfego e receitas publicitárias.
Não preciso de explorar exaustivamente cenários hipotéticos de abordagens que não online, para fazer evidenciar que nesses casos quem vos abordasse não obteria a vossa confiança.

Por último e em jeito de exemplo deixo-vos o relato de um caso que aconteceu por cá, e em que muita gente foi ludibriada. Talvez alguns se recordem.

Foi há uns (2?) anos atrás, alguém lançou um repto num blog, de se fazer um "ajuntamento" de malta das bikes para entrar para o Guiness Book of Records.
O "projecto" foi-me apresentado por e-mail, para saber se o fórum se quereria associar à causa. Um registo no blogspot onde não era possível identificar as pessoas responsáveis, albergava as instruções de inscrição que era feita através do envio de um sms, para um daqueles nºs que custam não sei quantos cêntimos.
Revistas, bloggers, sites pessoais, lojas, toda a malta promovia o site que entretanto já tinha domínio próprio com as informações dos seus detentores ocultadas.

Em resposta ao e-mail recebido, indaguei quem estava por trás daquilo, como seria posteriormente colocado o evento de pé, localização geográfica, entre outras...
Entre respostas evasivas, foi-me dado um nome fictício de uma empresa que não se encontrava de forma nenhuma no Instituto dos Registos e Notariado, quando os confrontei com essa situação, nunca mais obtive resposta aos emails. Entretanto e porque era tudo muito suspeito já tínhamos decidido censurar o endereço e não permitir a discussão sobre esta "campanha" no fórum.

O certo é que até hoje ninguém sabe para quem foi esse dinheiro, quantos enviaram e pagaram o sms que não deu em nada, e que deve ter feito algum burlão uns euros menos pobre.

Acho que com esta lenga lenga toda, deixei claro (para quem teve a pachorra de ler), que o problema não é unilateral, que envolve inúmeras variáveis, e que acima de tudo é preciso ser-se MUITO céptico!

Boas pedaladas!

Mach 4
05-05-2011, 02:36
Publiquei isto no tópico das bikes roubadas e acho que nunca é demais relembrar certas considerações como estas :

1º Devemos ser um pouco contidos nas nossas apresentações iniciais.
Este fórum "tem muitos olhos" devido á sua reputação e longevidade. Não estou a
falar só dos que participam ou dos que estão inscritos, mas também dos
visitantes.

Por isso CUIDADO com certas afirmações que façam, e demais divulgação de
dados pessoais que poderão comprometer a segurança das vossa(s)
bicicleta(s).

(Até hoje ainda não fiz a minha apresentação oficial...por alguma razão).

2º Ao mostrarem as fotos das mesmas estão a permitir que tanto a malta
fixe como os "larápios" fiquem esclarecidos relativamente ao material que
possuem.

(Até hoje ainda não mostrei fotos das minhas 2 bicicletas...por alguma
razão).

3º Tópicos como o de mostrarem onde e como guardam as vossas bikes, ou
o que fazem para as tornarem mais seguras, quanto a mim não passam de uma
partilha de valiosas informações (com uns bónus extra) que estão a ser
oferecidas de "bandeja" a quem ande com idéias de praticar o furto.

(Até hoje ainda não disse onde arrumo, e como "escondo", as minhas 2
bicicletas...por alguma razão. Aproveito aqui e agora só para dizer que ambas
estão guardadas em locais diferentes, e muito bem fechadas).

4º Muito cuidado com as conversas entre vizinhos. Sejam sempre o mais
discretos possivel, mesmo no transporte das "binas".

5º A maior parte dos ladrões não são burros. Os mais espertos e
atentos antecipam os nossos movimentos, estudam as nossas rotinas e observam-nos
sem nunca dar-mos conta disso.

6º Lembrem-se por que fase está a passar o nosso país. A crise e a
falta de dinheiro originam novos ladrões. Não se esqueçam também que nosso
estado está a "fechar a torneira" a muita gente com o corte de muitos fundos de
desemprego e subsídios.

Não tenham dúvidas que a proliferação de casos de assaltos
e roubos de toda a espécie vai aumentar...e muito.

Basta ver na TV todos os dias os mais recentes e originais
esquemas que os ladrões inventam para efectuarem os assaltos.

ny12xx
05-05-2011, 09:52
...devemos ter cuidado com as informações que divulgamos na net...
... Há quem aceite toda a gente como amigo nas redes sociais e exponha toda a sua vida online diante os olhos de milhares (e não estou a exagerar) em sites ou blogs pessoais e até em perfis...

Aqui está!

É teoricamente impossível manter o anonimato na net. Mesmo que sejamos muito cuidadosos, existe sempre alguma forma de localizar geograficamente quem partilha informação (muitas vezes excessiva) na net.

O NOSSO Fórum é um bom exemplo disso: Sendo eu bastante cuidadoso, é relativamente simples para um user saber onde moro (para alem de ser em Mafra). Grande parte das fotos no Fórum conseguem ser localizadas geograficamente, logo, consegue chegar-se ao fotógrafo.

Neste caso específico, não acredito que a bike do idfrancis esteja em risco, acho que o "vendedor" apenas aproveitou as fotos/descrição para "publicitar" o seu produto.

Como já foi referido num post acima, uma bike (por exemplo a Flash do patitos) vale mais que muitos carros, e é bem mais fácil de roubar. Tem a vantagem de poder ser vendida inteira ou às peças.

Temos de ter cuidado com a informação que postamos. Muitas vezes, indirectamente damos a conhecer informação que não deveria ser do domínio público.

Um abraço

NY

STIG_73
05-05-2011, 10:23
Neste caso específico, não acredito que a bike do idfrancis esteja em risco, acho que o "vendedor" apenas aproveitou as fotos/descrição para "publicitar" o seu produto.

Como não está em risco?
É claro que o "artista" apenas aproveitou as fotos e as caracteristicas técnicas da bike do Idalécio para o seu cambalacho, mas o que é facto é que a bike existe e sabe-se a quem pertence e onde o dono mora.
Todos sabemos que uma máquina destas chama à atenção e aguça o apetite dos mais mal intencionados, sendo esta publicidade de todo dispensável.
Eu no lugar do Idalécio até dormia com ela na cama!

JNR
05-05-2011, 10:51
Penso que a questão se prende mais com burlar o possivel comprador do que ir roubar a bike e fazer mesmo a entrega.

De qualquer modo, cuidado.

STIG_73
05-05-2011, 11:06
O que quiz dizer é que alguém que não o burlão pode-se "interessar" pela bike e sabe onde a ir buscar.
Isto é um pouco como os automóveis, grande parte dos casos de carjacking são feitos por encomenda. Imaginem que alguém se lembra de "encomendar" a bike do Idalécio...
Eu enquanto não visse a minha propriedade fora destes circuitos de anúncios on line não descançava.

GS67
07-05-2011, 13:34
Boas malta,ha quase um ano que me deparo com anuncios do genero em sites espanhois,e ha alguns meses começaram a aparecer no olx(principalmente) misturados entre os anuncios normais,em Espanha sao as centenas,bikes e carros topo de gama a preços mt baixos,contactei alguns por email e a resposta é identica a que aqui já foi postada,nos carros existem muitos que dizem que estao em Inglaterra ou na França e inventam uma história mirabolante há espera que alguém "caia" na cantiga deles,mas pelo preço qualquer um vê que é uma aldrabice do catramano...

SEVEN7
08-05-2011, 13:14
Bom dia
Oportunistas existem bastantes. E é preciso cuidado.
Mas eu tenho comprado algum material usado para a minha bike e até hoje sempre tive "sorte" com que tenho feito negócio.
Tenho vendido algum material e prefiro sempre mostrar o material, para não haver enganos.
Por isso, é necessário ter atenção.
Porque pessoas com vontade de enganar os outros sempre existiram e vão existir.
Boas pedaladas
SEVEN7

oliana
12-05-2011, 23:23
Eu sei o que fazia. Perdia algum do meu tempo e "comprava a minha bike". Entregue em mãos e pago a dinheiro eram as condições. Até a ia buscar a casa do vendedor. Depois era só esperar ansiosamente que a fossem visitar dentro dos dias da entrega. Entretanto já tinha a coisa preparada para uma pequena surpresa. Garanto que que o fazia com enorme prazer. Claro que os cuidados nesses dias eram maiores, mas dissimulados, para não espantar a caça. Já fui caçador, sei do que estou a falar.
Já fiz negócios pequenos no olx. Nada a apontar.

Vitor B
15-07-2011, 19:44
Boas,

Não pude deixar de ler este tópico e com a leitura de várias páginas vejo que alguns users colocam aqui ideias (inclusive até explicam como fazer) sei que não é por mal, mas lembrem-se que estão a ajudar outros possíveis larápios a saberem como se faz...!!
Eu tive a minha bike de btt (nova valia 5000€) à venda em alguns dos sites referidos aqui, é claro que estava sujeito a burlas... acabei por vender no miau.pt sem qualquer problema e mesmo achando que o comprador era muito prestável, achei por bem combinar o negócio de maneira a eu ficar beneficiado caso me tentassem roubar.
Quero eu com isto dizer que tentem sempre pensar que pode sempre haver "problemas" num negócio, tentem sempre estar por "cima" de todas as situações de negócios, eu pelo menos tento sempre fazer da melhor maneira ...esta minha venda já vai com uns 2anos e ainda hoje tento ver se aparece algo deste gênero (copias de fotos).
Para terminar, tenham muito cuidado com fotos "artísticas" que mostram os locais da vossa zona, e não relatem aqui que fazendo "isto e aquilo da seguinte maneira no computador conseguem sacar o que querem", porque só vai dar origem a novas ideias!
Digo o mesmo que um outro user diz, "eu realmente gosto de ver os grandes aviões aqui no forum é um gênero de passatempo que tenho quando aqui venho" e é pena que existam pessoas que se aproveitam de tudo para enganar outros e que derivado a isto, deixamos de poder obter visualizações de umas boas bikes!

Peço que aceitem este comentário como um alerta e não uma crítica!!

Boas Pedaladas

trekfuel70
19-07-2011, 00:24
Boas.
E preciso ter cuidado quando se compra algo,até em lojas há burlas,quanto mais na net!!
Mas tambem há gente séria e honesta que tenta vender algo que já não use.Eu no olx tambem tenho uma bike á venda,que está encostada há 2 anitos(e tenho prova de compra),e não vou enganar ninguem,até porque a minha intenção é de que a vejam 1º,antes de a comprarem.

...mas,atenção aos negócios que fazem!

Paposeco
01-08-2011, 13:57
http://portocity.*******/bicicleta-specialized-s-works-stumpjumper-ht-carbono-2011-iid-225699628

É de alguém daqui?

RTC
01-08-2011, 14:05
Não deve de ser.
Isso é mais umas das muitas fraudes que estão a aparecer no olx todos o dias. As imagens são retiradas do google e de foruns europeus, mas acima de tudo do mtbr.

Exemplos de negócios que eu considero fraudes:
http://viseucity.*******/en/gary-fisher-superfly-hardtail-iid-233681336
http://bejacity.*******/en/gary-fisher-cronus-ultimate-estrada-de-bicicleta-iid-233679222

As traduções nas descrições dos componentes estão sempre mal feitas. Fones de ouvido? Estaminiais? Alimentação? Endereço?
WTF?

tinric
01-08-2011, 15:21
E esta..

http://portocity.*******/bicicleta-specialized-s-works-stumpjumper-ht-carbono-2011-iid-225699628

de quem será?!

isto era era arranjar maneira de conseguir um encontro com este(s) senhor(es) ter um bom grupo de nós a postos e arranjar maneira de por exemplo tão cedo não conseguirem pegar num rato ou carregar numa tecla... muito menos pegar numa bike...

... se isto está assim minado no olx... em quantos mais sites identicos poderá haver... muito cuidado... é o que temos que ter....

cmmg04
01-08-2011, 15:53
isso é spam, quem coloca está noutro pais.,,Nigéria, etc e tal...estes anuncios aparecem pois o site olx ñ deve ter protecções para este tipo de investidas,,,solução é clicar em Assinalar como esquema..uma opção que está a seguir à descrição do anuncio.

HaTrED
01-08-2011, 16:10
Grupo de transmissão XX e fotos da bike em single speed?!?

MAntunes
02-08-2011, 00:22
E os travões são Elixir quando na descrição diz Avid XX WC :D

Paposeco
13-08-2011, 23:54
http://lisboacity.*******/bicicleta-scott-spark-30-2010-iid-239097411

Vejam esta Scott Faísca com aros, cubos e raios DT Suiça :D

Giantfreerider
14-08-2011, 00:20
No titulo escreve bem, mas a descrição....porcaria de google tradutor! :P
E tem caixa e tudo! :D

abelha2
17-08-2011, 10:48
acho este anuncio um pouco estranho...nem descreve o equipamento:

(Link removido)

Ludos
17-08-2011, 17:50
abelha2, estranho ou não, o intuito do tópico não é fazer um levantamento de todos os anúncios que podem ser fraude, por isso removi o link.

zanetti
17-08-2011, 18:10
Acho que e facil cada um de nos identificar este tipo de larapios ,mas por ca existem uns quantos tambem ,algum dia deveria ser criado uma base de dados com nicks ,nomes ,gente baixa e sem escrupulos .

andre_ktm
17-08-2011, 19:36
Penso que a internet e o forumbtt são ferramentas muito úteis para aqueles que embora não percebam muito sobre bicicletas ou qual outro bem que desejam adquirir, facilmente podem consultar diversas informações e esclarecer dúvidas. Já que por aqui (net), tem-se acesso a uma série informações (preços, especificações, comparativos, análises, tutoriais, etc.) que nos tornam possível perceber mais sobre o produto que estão a vender ou que estamos interessados em comprar. E assim, desvendar possíveis fraudes.
Quantos de nós, quando navegamos pelos classificados ou sites de compra e venda, não vemos anúncios que não correspondem à realidade. Como consumidores é necessário estarmos atentos, muito atentos, pois as fraudes... essas continuarão a existir.
Boas pedaladas

nogueira.nuno
17-08-2011, 19:40
isso é spam, quem coloca está noutro pais.,,Nigéria, etc e tal...estes anuncios aparecem pois o site olx ñ deve ter protecções para este tipo de investidas,,,solução é clicar em Assinalar como esquema..uma opção que está a seguir à descrição do anuncio.

Digo-te já que da Nigeria não podes nem sequer abrir o OLX ;)

É dos poucos em que há protecção.

Paposeco
31-08-2011, 15:08
Mais duas...
http://faro-faro.*******/orbea-alma-g-team-iid-245637739
http://lisboacity.*******/bicicleta-scott-scale-rc-2011-iid-245626840

bike111
31-08-2011, 16:21
Esta aqui mais uma, com a foto da bike do idfrancis:
http://cidaderiodejaneiro.olx.com.br/trek-top-fuel-9-9-ssl-2011-iid-220727594

tiago_49
20-09-2011, 18:39
ãqui mais uma trek 9.9 com tamanhos ilimitados e a mesma bike com fotos diferentes em anuncios diferentes ao mesmo preço

http://lisboacity.*******/en/trek-top-fuel-9-9-iid-184743202
http://lisboacity.*******/en/bicicleta-trek-top-fuel-9-9-2010-iid-179159132

squeiros
07-11-2011, 10:48
boas.
A Internet é realmente uma ferramenta para pessoas sérias e desonestas. Mas dou graças por haver bastantes pessoas honestas que alertam os mais incautos e desde já o meu grande agradecimento a todos os intervenientes deste post.

Também eu fui aliciado por uma Scott Spark 35 2011 por 849€ no seguinte anuncio:

http://lisboacity.********/bicicleta-montana-scott-spark-35-2011-iid-271869015

A primeira reacção é duvidar. mas depois parece que ficamos hipnotizados pela possibilidade de ter a bike dos nosso sonhos ao preço do pão!!
Após algumas perguntas para saber de que anunciante se trata, recebi sempre resposta evasivas e pouco consistentes.
Confirmei a encomenda da bike para ver que tipo de pagamento solicitavam. A resposta é feita "on-behalf" de uma empresa de transportes alegadamente séria onde é solicitado o depósito do montante através da Western Union. Nesse email tem tudo o que parece ser um registo de tracking de uma carta de porte real.
Pahh...apesar de termos 99% de certeza que se trata de fraude, como são evocadas instituições reais o esquema ganha alguma credibilidade.

Só deixei de "sonhar" com o negócio quando vi aqui este post.
Se alguem quiser os emails que recebi digam-me.

rjcsc
07-11-2011, 11:07
Epá, descupa lá mas nesse anuncio só cai quem for muito anjinho...

Com rodas "DT Suiço", suspenção "Reba Air Primavera", e por ai fora... vê-se logo que se trata de uma tradução automática efectuada no google.
(quem meteu esse anuncio, nem português sabe escrever)

squeiros
07-11-2011, 11:16
Eu cheira-me que os gajos nem Europeus devem ser!

nogueira.nuno
07-11-2011, 12:18
Há uma nova que tem a ver com Telemoveis e outros Gadgets a metade do preço em que parece mesmo o preço ideal a dar pelos equipamentos e isso não é nada mais nada menos que uma forma de meter as pessoas a vibrar pelo bom negocio e eles ainda ajudam mais com outra coisa que sempre gostamos quando compramos Online, que é a rapidez do envio e a sua chegada!!

Neste caso disse que não tinha pressa nenhuma e que queria era pagar com Paypal que era mais rapido e seguro para mim e nunca pagaria com ou através da Western Union, ou seja, o negocio ficou-se logo por ali ;)

Realmente nunca se deve sonhar e sem duvida há bons negocios por aí e já fiz muitos por aí, mas é preciso ter calma e por vezes experiência/cuidado ;)

adri82pt
08-11-2011, 12:44
Boas,
Eu já realizei alguns negócios pelo OLX, que por acaso correram bem, tanto a comprar como a vender, uma vez que sou "cliente" do Ebay à bastante tempo, e de facto em termos de segurança o OLX não tem nenhuma, até achei estranho como era facil colocar um anúncio sem ter ter nenhum tipo de comprovação de identidade...enfim...no fundo o que eles querem é ganhar com a publicidade e para isso nada melhor que o facilitismo para a malta clicar à força toda....
Por isso é preciso ter sempre o olho aberto!!! :P

Boa sorte Idalécio!!!

Cumps.

CUBEREACTION
09-11-2011, 22:36
Tambem tive problemas quando tentei vender a minha bicicleta no custo justo ffoi um gajo que dizia ser ingles e me mandou uma mensagem por telemovel a oferecer mais do que eu pedia enviou um email ao qual me respondia mal eu enviava outro mas fui avisado que era tudo aldrabice e parei com o negocio

Xrockyman
23-11-2011, 19:52
Pessoal,

Hoje numa olhadela que estava a dar pelo olx encontrei um tipo que está a vender periféricos contrafeitos. Eu ainda admito cópias mas pelo menos admitam que o seja ! não venda como se fosse original:

Aqui vai um exemplo:

http://www.*******/userlistings/r27manuel

( substituir os ******* por : olx . pt , sem os espaços)

Até se vê um espigão da "ritchey" com aspecto da bontrager...

Para ajudar a combater estas fraudes, quando virem um anúncio destes marquem o mesmo como "esquema". O olx tem essa funcionalidade por isso aproveitem e ajudem a acabar ( ou pelos menos a diminuir.. ) com as fraudes!

Até fiz uns comentários a perguntar se eram réplicas e o "vendedor" tratou de rapidamente remover os comentários...

MMTS
23-11-2011, 22:03
boas... o que acabas de descrever é verdade, eu proprio fui vitima deste sujeito e por sinal ele tambem é menbro deste forum e já publicou anuncios nos classificados.

Xrockyman
23-11-2011, 22:06
as cópias até parecem estar com bom aspecto, mas no caso do espigão da ritchey e como eu já tive um detectei a fraude.. estes tipo têm uma lata..:(

salgado52
23-11-2011, 22:14
Esse "inglês"também se mostrou interessado numa bike que tive à venda,só que chegou tarde,pois já a tinha vendido.

Pinflas
23-11-2011, 22:19
Recentemente meti um produto de uma roupa de desporto á venda no olx e passado 4 horas recebi uma resposta de uma linguagem muito duvidosa e confusa. Continuei em conversa e ele disse que era da América e que queria aquele equipamento (masculino XXL) para a irmã que vive na (mais uma vez) Nigéria. Ele ofereceu-me o triplo do dinheiro e pediu-me sempre a querer apressar as coisas o ID do Paypal. Mas claro não dei e pedi que ele desse o dele para eu fazer o pedido de dinheiro e ele sempre a pedir o meu. Por fim eu disse que não era possível o negócio sem ele me dar o ID do Paypal e nunca mais disse nada. Agora que era fraude era, mas para quê que queria o meu ID do Paypal ? Mais um abre olhos...

rjcsc
23-11-2011, 23:04
Ele queria o teu ID do paypal para depois receberes um suposto mail do paypal (falso) a indicar que tinhas recebido o dinheiro.
Por esta razão é que eu vou sempre confirmar ao paypal se lá está o €.

minisagres
24-11-2011, 10:40
Material novo so compro nas lojas online especialisadas no tema.
Olx so negocios de usados se for negocio que valha a pena.
Comprar novo no olx não temos garantias de nada nem facturas nem sabemos se material tem qualidade ou e original.
Pelo menos nas lojas online podemos devolver caso aja algum engano, e devolvem o dinheiro.

nogueira.nuno
24-11-2011, 18:38
Pinflas

Tinhas dito(ou dizes se voltar a chatear) que tinhas quem te levasse o equipamento para Lagos(Nigeria) por isso podiam lá ir buscar pessoalmente e que as peças não eram Tokunbo(falsificadas) e não havia Wahala(não havia problema) no negocio :) a ver o que ele te dizia :) hehehehe

Amagortis
09-12-2011, 13:09
Boas a todos os colegas do pedal,
Venho aqui mostrar mais uma fraude do OLX, desta vez com uma Specialized S-Works Tarmac SL4 Di2 com um preço de 1750€ quando a bicicleta vale cerca de 9000€ o modelo novo.
Se pesquisarem um pouco por imagens da Specialized S-Works Tarmac SL4 Di2 iram verificar que as fotos postada no OLX são de um blog do Reino Unido, já para não falar que nas características da bicicleta vem que a mesma tem umas rodas da Roval tal como o modelo novo e na foto vem equipada com umas da Bontrager.

Isto mais uma vez vem mostrar a quantidade de fraudes que existem no site.

Abraço a todos e cuidado com os anúncios online.

Hetfield
12-12-2011, 23:27
Acabo de constatar que a foto da minha bike de btt também foi indevidamente utilizada num anúncio no OLX. Pelo preço de venda qualquer pessoa minimamente esclarecida vê que é "esquema", no entanto fica aqui o alerta e eu próprio vou tomar algumas medidas porque já vi casos destes terem consequências desagradáveis...

http://lisboacity.*******/bicicleta-specialized-epic-s-works-2010-iid-289797946

willbeend
03-02-2012, 13:32
Outra fraude OLX

Bicicleta de Carbono CANNONDALE JEKYL 2011 com 1 ano por 350 €.

http://quarteira-faro.*******/bicicleta-de-carbono-cannondale-jekyl-2011-iid-308086314

Tem numa transportadora chamada Eurotrans e pede para enviar previamente dinheiro. Claro que já sabemos o que acontece a quem cair na esparrela.

mota
03-02-2012, 20:24
Boas, o esquema é sempre o mesmo, quer em bikes, carros, animais, etc. que têm uma transportadora que trata de tudo e que estão no estrangeiro etc, etc. axo que hoje em dia só quem quem quer.

diogobike
04-02-2012, 18:37
olhem só este kona leiam a descrição

http://tomar-santarem.*******/bicicleta-de-btt-viper-iid-194920569 (http://tomar-santarem.*******/bicicleta-de-btt-viper-iid-194920569)

mpc
04-02-2012, 19:54
pois é, e agora com a crise pior ainda, é fraudes e mais fraudes!

Ming@s
04-02-2012, 19:57
Pois por isso é que esse tipo de sites deviam ter mais informações sobre os vendedores.

Cumps.

Hsantos
04-02-2012, 22:18
Mais uma fraude atençao a este mail: stevenmile1@gmail.com

este queria-me comprar o meu quadro CUBE também tratava de tudo para enviar para UK
e pagava mais 10€ que o que peço. mas após uma rapida pesquisa no amigo google encontrei isto:
http://www.scamdex.com/ScamTipReport.php?num=1090

basta apenas copiar e colar o mail no google que ele faz o resto.

para mais confrontei o intruja no chat do gmail com esse link scamdex e ele responde que nao é ele... (é um email igual )

bem ficou por aqui o negocio.

cpts

toyotinha
27-02-2012, 22:31
Esse menino, tentou "comer-me" hoje.
Já "comeu" um colega que tinha uma moto á venda.
ATENÇÂO que ele chega a enviar recibos do PayPal falsos.

Ele anda aí. eheheh

Dirt Rider
08-04-2012, 20:06
Mais uma, desta vez a minha: htt p://lisboacity.o lx.pt/bicicleta-vag-predator-iid-32 5655505 (tirar os espaços)
Por favor ajudem-me a denunciar isto...
Abraço

Dadupe
15-04-2012, 18:06
Mais um. Este mandou-me uma mensagem que diz o seguinte:
I saw your ad(bicycle) on custojusto and what your last price?Please contact me direct to my email: thomasbernard58@hotmail.com Thanks

Nem lhe respondi, porque quando tentei ver o número de tele não aparece embora apareça um nome no visor...

mdiaz
06-06-2012, 00:14
Também já me tentaram comer com a suposta compra de um equipamento que eu tinha à venda no OLX.
O esquema foi o seguinte; acertam o preço e dizem que pagam todas as despesas de transporte. Pedem os dados bancários para fazerem a transferência. Em seguida recebem um email (falso claro) de um banco qualquer (No meu caso era do city bank) a dizer que a transferência foi efectuada mas que está pendente do envio do numero de seguimento da transportadora e que assim que vocês enviarem o equipamento e disponibilizarem o respectivo numero de seguimento o dinheiro será desbloqueado.
É claro que se enviarem alguma coisa nunca mais vêem o dinheiro.
Ainda me enviaram alguns mails a dizer que o banco estava à espera do comprovativo do envio ao que eu respondi que quando o dinheiro estivesse na minha conta faria seguir a encomenda. No money no delivery. Quando compreenderam que não ia enviar nada sem o dinheiro deixaram de me contactar.

P.S. Só uma dica para quem gosta de postar fotos da bike em forum, facebook etc. Ponham uma marca de agua a indicar onde foi colocada. Isto torna mais difícil a sua utilização por este tipo de burlões.

tfmc
08-06-2012, 08:55
Boas amigos, só não compreendo uma coisa (no exemplo de quem é de Inglaterra ou coisa do género), já alguma vez foram ver os preços das bikes ou carros ou motas no e-bay.co.uk??? É que só acaba por acreditar nesses tipos quem quer muito vender o que tem, porque se eles têm possibilidade de comprar no país deles (onde os portes vão ser bem mais baratos) onde os artigos são sempre mais baratos, onde têm um feedback mais rigoroso do vendedor, porque razão acham que eles viriam a Portugal comprar seja o que for???

Também tenho nesses sites coisas à venda, mas quando recebo desse genero de e-mail é logo "delete" que nem vale a pena perder o meu tempo.....
Já vendi e comprei muita coisa pela net (muita, muita, muita mesmo) até agora tudo correu bem, mas temos que ser sempre o mais claros possível e se virem que começa a haver contradições ou atrasos ou duvidas repetidas é preferível esquecer o comprador/vendedor que o mais certo é ser esquema, mas por muito que se escreva ou que se fale sobre estas situações vai sempre haver "espertalhões" que querem comprar uma coisa (seja bikes seja o que for) que vale 1000€ por €400 ou mesmo por 250€.

Posso-vos dizer que a boa vontade chega a tanto, que comprei para o meu cunhado uma mérida o ano passado em que o vendedor (tb do OLX) que residia em Braga, preço da bike dentro do valor de mercado para o tipo de bike que era, tudo normal, e em chamada telefónica acabou por me dizer:

"eu mando-lhe a bicicleta, você experimenta se tiver tudo bem o meu colega (pessoa que veio deixar a bike pois estava de passagem por Lisboa) vai embora e no dia seguinte o Sr. paga a bike por transferência...."
Eu até fiz questão de repetir o que ele me disse para ter a certeza que tinha ouvido bem, para confirmar, ele confirmou.

Lá me encontrei com o colega dele experimentei as coisas da bike ali à frente dele, carreguei a bike com um colega meu (pensei que a coisa pudesse ser algum tipo de esquema) o colega dele agradeceu e foi embora.....

Surreal?!?!?

Passado uns 20 min liga ele a perguntar se está tudo como no anuncio, se estou contente com a bike e mais uma vez frisa para pagar por transferencia no dia seguinte, eheheheh

Eu sou uma pessoa honesta, mas até fiquei tentado (pelo menos para lhe pregar um susto), mas lá fiz a transferência.

O rapaz que foi comigo (companheiro de pedaladas) só se ria o caminho todo e dizia que o outro tipo era mesmo ingénuo........
Não há muito mais a acrescentar depois deste exemplo, infelizmente nunca mais comprei nada com esta forma de negociação.... :cool:

jm.cruz
08-06-2012, 09:37
tfmc: será assim tão surreal, ele mostrou-te a factura da bike, ou ficaste com a factura dela. Se não ficaste e nem te mostrou, agora pensa o que poderá ter sido....

Um abraço

belhinho
09-06-2012, 22:45
Às tantas o tfmc comprou uma bike (roubada??) pelo preço de mercado!!!...:D

viriatodasilva
10-06-2012, 20:08
Mais um exemplo de burla:

http://lisboacity.*******/bicicleta-cannondale-flash-4-carbono-iid-391142395

Substituir os asteriscos por *******.

Descrição

BICICLETA CANNONDALE FLASH CARBON 4 Cannondale flah carbon 4, talla m, anño 2011, frenos avid juice 3, manetas cambio x7, grupo x9, horquilla magura durin race 100, llantas dt swiss 1. 7 BIELAS FSA

Quando perguntei por fatura ou tarja para efeitos de garantia, a resposta foi a seguinte:

"Olá,

Obrigado por me contatar. A bicicleta está como novo. Eu sou Inglês, ao vivo na Inglaterra e eu tenho minha namorada em Portugal, mas está aqui comigo.
A bicicleta é aqui na Inglaterra e se você estiver interessado em comprá-lo pode ser enviado através de uma transportadora, eu também pagará todas as despesas de viagem, você tem que por apenas o preço listado no anúncio, nada mais.

Obrigado e aguardamos sua resposta.

Date: Thu, 7 Jun 2012 16:35:17 -0400
To: ricardomurdockk1@hotmail.com
From: support@olx.com
Subject: BICICLETA CANNONDALE FLASH 4 (http://www.forumbtt.net/x-apple-data-detectors://2/1) CARBONO"

Isto à cada um a tentar pescar....

Quedas suaves,

Ricardo Silva

nlconcept
12-06-2012, 22:03
Basta ter um anúncio no OLX ou no Custo Justo para ser bombardeado com SMS de pessoas supostamente interessadas no que estamos a vender... É sempre tentador conseguir vender o que queremos pelo preço que queremos e muita gente acaba por cair na tentação... Num suposto contacto que tive por e-mail, experimentei deixar-me levar na lenga lenga do suposto comprador para ver até onde ia... E aquilo até que foi engraçado pois este utilizava todo o tipo de desculpas para evitar responder a algumas questões que lhe colocava... No fim, ficaram ums e-mails para me rir de vez em quando...

diogobike
17-06-2012, 19:12
boas, só espero que não caiam nesta
http://lisboacity.*******/specialized-s-works-stumpjumper-fsr-carbon-iid-401278057

esta a venda por 250, e ainda por cima com material topo de gama, tudo xtr, fox

LelodasTshirts
17-06-2012, 19:26
Hehe...mandei um e-mail ao gajo a dizer que ia já sair de casa para a ir buscar, deu-me logo a morada: Av. de Cabo Verde, 100 em Viana do Castelo... Que é a morada do Hotel Flor de Sal... Tá-se mesmo a ver...

Ruben Alexandre
17-06-2012, 19:27
Claro que este anuncio ou é falso ou a bike é roubada e o gajo tá com pressa de a vender!!

diogobike
17-06-2012, 19:34
Á coisa de 6 meses vi este anuncio no olx, comecei a falar com uma gaja por causa que eu ia comprar a bike, e eu perguntei lhe porque é que ia a vender, e ela disse me que o marido tinha falecido, e que a estava a vender e acreditei, quando era para fazer a compra ela pedi me o 100 euros de portes, ai logo vi que este anuncio era fraude, ia ficaR Sem 100 euros e sem a bike

Tomochan
17-06-2012, 19:46
ja me ofereci para comprar a bina. vamos la nos rir uma beca!

Nimrod
17-06-2012, 19:47
O k é canote? Isso é mesmo um anuncio pra caçar patos...

laka
18-06-2012, 16:54
Pois, é o bom e o mau da internet, tem-se tudo a um click, mas também burlões a um click.

tfmc
19-06-2012, 11:00
Não, não, fiquei com a factura da bike.... Comprei uma coisa legitima :o
Quando conto isto às pessoas, é sempre a mesma coisa.... :cool:

Foi apenas um vendedor ingénuo e honesto!

Skaza
03-07-2012, 11:03
Desconhecia este tópico, mas vou querer acompanhá-lo e apresentar alguns negócios que encontro que são ideais para aqui...

Eduardo'Castro
04-07-2012, 01:30
Hoje em dia só se vê disto... Até metem nojo!

canuco
04-07-2012, 10:37
Eu continuo a achar muito estranho a administração do OLX continuar a permitir estes anuncios espalhados pelo site, agora a moda está a virar para os cães. O esquema é o mesmo, alguem a vender qualquer raça de cão, mas tiverão que viajar para Londres e enviam o cachorro por transportadora...enfim, e o OLX sempre a publicar estes anuncios, será que......?

viriatodasilva
06-08-2012, 18:43
Mais um exemplo de burla:

http://tomadias-guarda.*******/cannondale-carbono-do-flash-4-2012-iid-418664534 (http://tomadias-guarda.*******/cannondale-carbono-do-flash-4-2012-iid-418664534)
Que tamanho eres interesado ?
Precio total de una Cannondale Carbono do Flash 4 2012 es 1.100 € con gastos de envío, IVA y todos impuestos son incluidos en el precio.
Somos una Empresa distribuidora en toda España, Bicicleta es completamente nueva tiene garantía por vida en el Cuadro.
El pago se hace la Empresa de Transporte, que envió Bicicleta.
Eres interesado comprar Bicicleta confirmar todos los datos para enviar Bicicleta a su dirección:
* Su nombre completo:

Gracias Todos Para Ciclismo !

Quedas suaves,

Ricardo Silva

tul
17-10-2012, 16:19
boas, não sendo particularmente uma fraude, acho que fui um bocado banhado, comprei um avanço ritchey e um guiador fsa a uns tempos a um preço apelativo, mas até nem foi demasiado bom para desconfiar, recentemente na oficina garantiram-me que o avanço era "xines" e então o guiador comprado no mesmo "REXELER" tem a mesma providencia.
em relação a serem peças replicas eu já nao tenho duvidas, o que tenho agora é na segurança da coisa, sendo ambos de carbono devo encostar para canto, ou a nivel de resistencia até safa, sendo na direcção tenho algum receio.

jfreitas
17-10-2012, 17:18
Tul acho que vais ter de optar... Se não sabes quem fabricou em principio eles não terão feito os testes de resistência do material como faz a marca do produto original. Por isso nem eles mesmo devem saber até onde aguenta.
É um risco grande realmente. e um gajo estar a andar o tempo todo a pensar que aquilo se pode partir assusta.
Se fosse uma bike de estrada que não tem tantos obstaculos no caminho, mas com troncos, porradas, pedras, saltos, etc...
Pode até dar-se o caso de ser uma marca branca, fabricada na mesma fabrica e so mudar o nome.

Tenta falar com o vendedor e devolve se der. senão pede-lhe elementos sobre o produto, quem podes contactar que o tenha fabricado. digo eu...

Lux Interior
17-10-2012, 17:50
Pois... ritchey e fsa estão para os componentes de bike como a DG para o vestuário. O nº de contrafacções é muito elevado.
Na minha opinião trata-se mesmo de fraude! A menos que quem vendeu, te tenha informado tratar-se de material não original.
Quanto à qualidade do material, no teu lugar estaria mais atento e se calhar dava-lhe uso. Acredita que estarás muito longe de ser o único utilizador dessas réplicas, e até agora não tenho visto nem mais nem menos relatos de acidentes com esse material. Muita atenção aos apertos e à zona destes.

Agora, se não sentires segurança, arruma com isso.

ernez
17-10-2012, 18:39
Poe acaso também tenho, também fui enganada, mas tenho dado uso ao meu, e até agora está porreiro, parece resistente, e é mesmo carbono, ao menos isso.

Lanwolve
17-10-2012, 20:47
Se fosse eu já não montava isso novamente na bike. Comprava outro guiador e avanço, pois já não confiava mais naqueles!

jaba
17-10-2012, 22:21
Aparentemente o meu também é e conheço que também tenha. O mal está feito, só agora soube deste esquema. É um guiador, foi apertado com chave própria e até à data não apresenta problemas...não fui informado pelo vendedor que se tratava de uma imitação.

tul
17-10-2012, 23:32
pois, eu tb não foi informado, tb não perguntei, tb não vi nada a dizer que era original ou replica, a única coisa que dizia era mesmo o estado, marcado como novo, devia ter desconfiado dos preços, ou seja foi gato por lebre, no qual sou o maior responsável...
muito dificilmente irei ter segurança com este material,

BikeTrepaTudo
18-10-2012, 02:38
"Galinha gorda a maltês..."

hesitate
10-11-2012, 22:15
Alguém me sabe dizer alguma coisa acerca da resistência dessas famosas réplicas que tanto aparecem por aí??
Cumprimentos

jota
25-11-2012, 19:12
Sobre a resistência das réplicas. O vídeo diz tudo...

http://www.youtube.com/watch?v=xP0PGlgsnrI&feature=share

commendatore
25-11-2012, 19:20
Tb já vi esses anuncios a venderem componentes que em promoção andam na casa dos 200 euros por 30... enfim. Mas esse vídeo a mim não me impressiona. Tanto qt se vê até já podiam estar estalado por estar excessivamente apertado o avanço... mas é um facto que de certeza que não é a mesma coisa. Só não entendo como é que o tipo que as vende se vai safando.

ImportedFromNJ
25-11-2012, 19:26
Quem não compra disso eu sei bem quem é... EU! :fpalm:

lucelima
25-11-2012, 20:40
Mais impressionante é que vendem no olx e companhia por 80€ quando os mandam vir directamente da china por 40€.

commendatore
25-11-2012, 20:47
E a malta compra! Isso é as "magic shine" toda a gente sabe de que site as podemos mandar vir por quase metade, mas não, esta malta acha que ainda está a fazer um favor em vender mais caro (muito mais)

tinric
25-11-2012, 21:13
E experimentem perguntar se são originais ou réplicas...

Já perguntei uma meia duzia de vezes... :) acaba por ser engraçado... fazemos perguntas de pagamento e afins... vão respondendo... assim que perguntamos se são originais...

Nunca mais respondem...

Isso devia era levar uma queixa crime pois os srs que vendem isso sabem bem o que estão a vender... e vão enganando o pessoal... e algum dia,... mais cedo ou mais tarde alguém se vai magoar a sério à conta disso, e pior... é o que os mais "parvos" ainda são capazes de ir com culpas para cima da marca....

enfim

commendatore
16-12-2012, 01:54
O que acho piada é que o OLX permite estas tretas por mais que se mande para lá "denunciar". O gajo tem tudo invadido. Todo o santo dia, está nas páginas cimeiras... enfim.

telmosousa
16-12-2012, 10:01
descobri este tópico, hoje vou contar uma situação que me deixou muito triste com um vendedor do custo justo. Eu andava à procura de uma lanterna antes de descobrir os tópicos acerca da magicshine aqui no fórum. No custo justo tinha uma que eu desconhecia por cerca de 20€ e de que eu não tinha qualquer feedback acerca daquele modelo, pedi informações ao vendedor da lanterna e pedi uma fotografia, obviamente recusou-se a enviar a foto alegando que uma foto não fazia justiça ao foco de luz da lanterna e que ela era mesmo excepcional e que era fantástica e mais não sei o quê ao que eu respondi que então não faríamos negócio porque também não compro nada sem ver o aspecto até para depois não apanhar uma desilusão. Lá se decidiu a mandar uma foto e realmente aquilo parecia a luz do dia, mas eu lembrei-me de ir ver as propriedades da foto :) ou seja a metadata da foto (já explico abaixo o que é) e a foto tinha sido tirada com flash :mad: ou seja, a lanterna era uma porcaria o flash da máquina é que estava a iluminar tudo, enviei-lhe um printscreen com a metadata, incluindo marca e modelo da maquina e a propriedade do flash ativa e ele disse que se tinha "esquecido" de desligar o flash :fpalm: disse que me enviaria uma foto sem flash.... até hoje nada:p

Abaixo ficam um exemplo e a explicação

http://img690.imageshack.us/img690/8229/capturarct.jpg (http://img690.imageshack.us/img690/8229/capturarct.jpg)

Explicação
Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados.

Exemplos

Nome, Artista e Álbum acerca de uma música

Horário e posição geográfica de uma foto

Quando for assim estejam atentos a estes pormenores :) podem ajudar em alguns casos, até mesmo para saber se as fotos são mesmo fotos ou imagens tiradas de sites etc....

paulopereira
16-12-2012, 10:06
ainda ontem mandei mensagem para o telemovel de um fulano do tal site de vendas, para saber o preço e tamanho de um avanço ritchey de carbono e o fulano sempre a responder, agora assim que perguntei se o avanço era réplica ou seja "falso" nunca mais me respondeu... tá visto que o material que vendem não é de confiança...

commendatore
16-12-2012, 12:59
São falsos. E o que acho piada é que para terem tanto material, mandam vir às carradas disto e a estes "empresários" nada pára na alfandega. Um gajo normal quer poupar meia duzia de euros num produto sem ser contrafeito e tem de pagar na alfandega. E por mais que se denuncie ao olx continua sempre ali na primeira página.
Ontem era um a vender uma SID RACE que afinal era SID TEAM e que primero não tinha bloqueio, mas no fim não bloqueava de maneira nenhuma. FAzia 90mm de curso ao invés de 80 ou 100 e via-se os autocolantes orginais por baixo dos cinzentos que tinha aplicado. COntinua à venda no favebook e olx na parte das bicicletas e o gajo teve a lata de me insultar. Levou por tabela, porque isto com facebook apanha-se logo estes meninos. ´Hoje de manhã tinha um mail a pedir desculpa... enfim. Estas crianças não sabem o que é educação. Desculpem o desabafo, mas teve de ser

abelha2
16-12-2012, 13:18
Uma das coisas que fiz das suas vezes que adquiri coisas nesse site, foi pesquisar no google e facebook pelo mail com que a pessoa me respondeu. Se fosse possivel no forum colar o mail dessas pessoas aqui, acho que era uma mais valia.

Ao pesquisar no facebook, vemos logo se o mail foi criado propositadamente para o anuncio, ou se é o mail pessoal, e temos mais informação sobre a pessoa. Num dos casos até soube com isso onde a pessoa trabalhava etc. Se me burla-se, apesar de ser só 10€, o patrão dele ía ficar a saber que o funcionário é um burlão etc. mas correu tudo bem!

patafurdio
16-12-2012, 14:44
Boas,
eu como muitos outros já comprei no dito site, e nada tenho a dizer em relação aos compradores, já comprei rodas,guiadores, espigoes e afins e nunca tive problema, agora não compro um guiador de 100€ por 40€, é certo que isso é esquema...
Agora que há de tudo há, não podemos julgar todos na mesma sala....
Tambem já vendi e até ao momento nada a dizer,por falar nisso comprei o meu quadro na net, um Specialized novo em folha, veio com os respectivos documentos e fatura em meu nome.

Cump

MATSO
16-12-2012, 23:45
boas não sei se é fraude mas está 1 quadro KTM MYROON Elite, em Aveiro o qual eu estava interessado, mas quanto pedi para enviar fotos do lado transmição (pedaleira,corrente) nunca mais tive resposta no minimo á que ter atenção a esse permenor cumps

megaskunk
17-12-2012, 23:09
Boas,
Será que são replicas?

h**p://aveiro-aveiro.*******/fsa-k-force-carbon-xc-flat-bar-novo-portes-gratis-iid-434405755

Olx
Desde já o meu obrigado pela ajuda,

commendatore
17-12-2012, 23:22
se for metade do preço que é na loja mesmo em promoção...é contrafeita claro

Specializ
04-01-2013, 22:01
O gajo de Aveiro , ainda nao foi "banido"? Pelo que vejo ainda continua em força!

the_bike_guy
05-01-2013, 00:43
No OLX não banem ninguém, em tempos fartei-me de denunciar pessoal e nem um deles foi banido, e mesmo se fossem, 15 minutos depois tinham outra conta.

commendatore
05-01-2013, 02:44
É o que dá ser grátis... mas sinceramente acho que só cai quem quer. A qualidade do material nem está em causa, porque até já vi dessas réplicas ao vivo. A questão é que são cópias contrafeitas o que dá direito a multa em todo o lado... mas aqui até se publicita como sendo verdadeiro. É que até poderia fazer questão de dizer: ATENÇÃO: SÃO RÉPLICAS, mas não... é tudo "novo", "temos em verde" "promoção de guiador+avanço" ao preço promocioanal do dobro que ele pagou. Depois, entope todos os dias o site porque está constantemente a colocar mais material. Eu até aposto que é um user deste nosso fórum.

para quem tem facebook, há um grupo de "divulga o teu material usado de ciclismo" e onde muitos dos anunciantes do OLX estão já que é mais um meio de promover esta ou aquela venda. E cursiosamente não se vê material daquele ali... deve ser para não ser identificado ou então ainda não descobriu esta funcionalidade que acabo de lhe dar a conhecer.

fox77
05-01-2013, 09:16
por acaso ja-lhe comprei um guiador em carbono e até agora ok...não vejo onde tá a fraude??obviamente são replicas e ???? só compra quem quer em zez de dar 150 euros por um ritchey superlogic dei 50....gostaria era de saber a margem dos logistas..e depois o pessoal ficava de boca aberta.

commendatore
05-01-2013, 10:14
Ah isso estou completamente de acordo contigo!! devem ser aos 300% na boa já depois de tudo o que está para trás até chegar à loja. Veja-se a roupa, fazem 80% e ainda estão a ganhar... mas agora é durante 5 meses num ano.

André Agostinho
05-01-2013, 10:21
Fox77 quanto a margem dos logistas podes tirar dai a ideia.
Se pensas que as lojas em portugal ganham rios de dinheiro por cada peça que vendem estas bem enganado.
Não sei qual a margem que a ritchey dá, mas aposto o que tu quiseres que nesse guiador de 150 euros o logista nao tem mais do que 20% de lucro.
Achas muito ? eu não, tendo em conta que depois para satisfazer o cliente tem de fazer 5 ou 10 % e acaba por so ganhar 15 euros numa peça de 150 euros, que encomendou para ter em stock na loja sem saber se a iria vender ou nao, afinal de contas estamos a falar de um bocado de carbono a valer 150 €.

gteles
05-01-2013, 11:36
??? Desculpa André Agostinho, mas não concordo com as margens de lucro que referes. Alias, se uma loja tivesse essas margens de lucro não era viável continuar com as portas abertas (com todos os custos adjacentes, ordenados, rendas, impostos e muitos etc). Posso estar errado pois não tenho uma loja nem tenho nenhum amigo do peito que tenha, mas conheço varias lojas que facilmente tens mais de 10% de desconto...

the_bike_guy
05-01-2013, 12:26
Eu nem sei como muitas lojas mantêm as portas abertas, mas o lucro em cada peça não é nada de grande, isto aplica-se a tudo, não só bikes.

Evens
05-01-2013, 14:39
Ao dizerem que são réplicas, estão-se a referir que é carbono de má qualidade ou nem sequer carbono é? E será fiável andar com um guiador desses? Vi um vídeo na net de um fake fsa no qual este se partia em dois...

André Agostinho
05-01-2013, 15:10
Quanto aos lucros nao falei nada do que nao sei.
Quanto a algumas lojas fazerem mais de 10% sim ate existem. Quanto mais quantidades se compram ao importador maior é o desconto, o problema e que o tempo das vacas gordas acabou, e agora as lojas compram apenas o que vao vender.
A grande maioria das marcas neste momento so trabalha por programação, ou seja so importam ca para o pais as bikes que os lojistas escolheram na programação anual.
Depois claro alguns importadores ajudam as lojas fazendo descontos a compras a pronto pagamento e é nesses 5 ou 10 % dado que depois o lojista consegue fazer um desconto maior.
O problema dos preços não vem das lojas, afinal de contas a loja é o ultimo intermediario.

Evens
07-02-2013, 17:26
Ao dizerem que são réplicas, estão-se a referir que é carbono de má qualidade ou nem sequer carbono é? E será fiável andar com um guiador desses? Vi um vídeo na net de um fake fsa no qual este se partia em dois...

Peço desculpa pelo double post mas como ninguém respondeu no primeiro...

commendatore
07-02-2013, 17:56
Esse vídeo é uma tanga... para mim o guiador já estava rachado...
Essas replicas são em aluminio forrado a carbono. Ainda hoje fiz A serra de sintra com trilhos bem duros com um colega do pedal que usa um avanço desses, comprado no ebay, e que não tem queixas nenhumas. O que eu condeno é o vendedor não dizer que são réplicas. Alguém menos informado pode estar a comprar gato por lebre sem consciência disso.

tmpcorreia
07-02-2013, 18:00
Evens,

Tenho um espigão e guiador replica á já muito tempo e não tenho qualquer razão de queixa... São produtos bem conseguidos, com bons pormenores e ninguem repara sequer que são replicas...e sim... saõ em carbono...

Existem algumas questões a levantar no entanto:
- nas replicas, não existe a certeza por parte do consumidor final se o produto foi ou não testado convenientemente, tal e qual como nos componentes originais... diria que são componentes de carbono linha branca em que são cunhadas as falsificações das marcas.... nunca se sabe o que vale o componente...pode ser bom...ou mau....
- Em segundo há que ter em consideração que se está a alimentar o mercado da contrafacção, o que é negativo, como é obvio...

espero ter ajudado

commendatore
07-02-2013, 18:57
tmpcorreia, sendo dessa área de produção e projecto a minha área de trabalho, não acredito que todos os componentes das marcas originais sejam testados. Podem ter controlo de qualidade, mas testes... isso é 1 um 50 que são controlados.
O filme é para mim uma treta. Porque em momento algum se vê o guiador (o estado dele). E pode estar rachado, com as manetes apertadas em demasia, ou até serrado para partir logo. Isso de mandar abaixo é muito fácil.
Queria era um teste sério... mas isso eles n fazem porque pedem 5 vezes mais pelos "originais" deles.

ernez
07-02-2013, 20:19
Eu por acaso comprei um sem saber que era replica, e foi numa loja, o que ainda é mais grave, eu na altura não percebia nada destas coisas, mas descobri quando verifiquei que o guiador tinha um defeito, aquela parte central onde estão as marcas do angulos, não estavam centrados em relação ao guiador, mais grave ainda, porque andei com o guiador uns cm mais para um lado que outro, :D, mas o que constatei no fsa falso, é que retirando este pormenor do meu, eu já o tentei partir e não consegui.

tmpcorreia
07-02-2013, 21:37
cm ja disse, o meu é impecavel e nunca me deu problema algum... ja fez varias provas e algumas delas bem violentas...
Ainda o ano passado fiz o DBR e quem la esteve sabe bem que aquilo foi violento á seria e não tive qualquer receio do guiador... Se não partiu lá...acho que dificilmente parte...

Tb acho que esse video do Fake FSA é um bocado suspeito... falei dele no meu topico da orbea alma 29er e acho que fui claro em relação a isso

Abc

Mato
07-02-2013, 21:46
Boas,

eu comprei um espigão de selim da Ritchey superlogic no ebay a pensar que era um achado, passado 8 meses já estava com uma racha por baixo do ofset.... tem havido umas historias de malta que isso parte e espetam o espigão na perna, eu pelo sim pelo não desmontei-o...

city_hunter
07-02-2013, 21:51
Respondendo a uns posts atrás, garanto-vos que não se ganha muito no material (na generalidade); onde se consegue alguma coisa é na parte de oficina.
No meio disto tudo quem ganha são os importadores. Não fui confirmar agora, mas há uns anos vi a mesma bike nova, vendida nos EUA custava 2000 dolares, e cá era vendida a 2000€..na altura 1USD=1,30€. Basta fazer as contas às margens!

Jocas22
07-02-2013, 22:39
ponderei comprar uma dessas replicas, mas mais vale esperar por uma promoção online e comprar ainda mais barato que imitações, basta ter paciência. Os problemas podem ou não aparecer, mas é naquela certamente não estamos a falar de produtos onde a preocupação com a qualidade é muita, se é que sequer existe, sai o que sair. E se carbono de marcas dá problemas quanto mais esses.

Quanto ás margens eu limito-me a imaginar. Nascem lojas de bikes em cada esquina, nunca nenhuma fecha. Em bikes novas tiram sempre no minimo 10% a toda a gente que o peça mesmo que nunca lá tenham comprado nada. E muitas factura está quieto ó preto. Ainda á pouco comprei um espigão, e ainda foi caro, numa loja perto de mim, e nada de factura. Não estive pra me chatear, ele fez o belo do lucro montro e eu prefiro comprar online lá fora. Escusado será dizer que já não foi a 1ª vez que aconteceu (com lojas diferentes). Também não aconteceu com todas é verdade.
Os lucros neste negocio são brutais, mas são brutais pra toda a cadeia disso não tenho duvidas nenhumas. Isto pra nem sequer falar em lojas estilo specialized onde ali é á mão armada ;)

commendatore
07-02-2013, 23:04
Basta veres que a MOVE FREE faliu... a maior loja da Specialized da Europa situada no almada fórum. Numa semana abriu liquidação total e foi possível comprar tudo e mais alguma coisa algumas coisas a 80% de desconto... outras a 60 , 45, 20% etc.
Acham que perderam dinheiro? venderam numa semana o que não venderam num semestre.

Fitacola
07-02-2013, 23:16
Acho que não se trata de falir..

Pelo que venho a ver a Specialized deixou de ter representantes em Portugal.

FiCaçador
07-02-2013, 23:38
Já aqui foi dito que as réplicas são em alumínio forrado a carbono, isso não é verdade, são totalmente em carbono.

A diferença entre a réplica e a original não tem nada a ver com testes ou coisas do género, simplesmente o original foi desenvolvido pela marca e produzido na fábrica que trabalha com a marca, enquanto a réplica são componentes "made in china" em que algum espertinho decidiu colocar o logo de uma marca.

Quanto aos componentes "made in china", nada contra. São componentes feitos a partir de moldes genéricos para dezenas de fabricas na China, produzidos em quantidades astronómicas e por isso com preços muito baixos, menos de metade do que essas réplicas que não passam da mesma coisa.

Por isso quem acha que fez um grande negócio ao comprar uma réplica está bem enganado.

Se gostam da marca, comprem o original. Se a marca não vos diz nada, querem ter o material em carbono, querem gastar pouco e têm tempo para esperar, comprem o "made in china". Se gostam de se fazer passar pelo que não são e de alimentar os gajos que metem logos e vendem como se fosse original, então comprem as réplicas, e depois enterrem-se...

E qualquer pessoa que conheça minimamente as marcas e tenha dois olhos na cara consegue distinguir as réplicas dos originais, nos espigões de selim então nem se fala.

commendatore
07-02-2013, 23:54
Nos avanços vi um filme no youtube que só com uma infravermelhos se consegue ver que falta a "marca" escondida debaixo do verniz.
Estou contigo.
A comprar compraria sem "logos" porque é estar a alimentar os bolsos de um falsificador.

Nelson Gonçalves
08-02-2013, 00:04
A diferença entre a réplica e a original não tem nada a ver com testes ou coisas do género, simplesmente o original foi desenvolvido pela marca e produzido na fábrica que trabalha com a marca, enquanto a réplica são componentes "made in china" em que algum espertinho decidiu colocar o logo de uma marca.

FiCaçador, se formos por aí o meu Cannondale Flash HM também é réplica, porque é made in china. Para mim aquilo pura e simplesmente é tudo feito no mesmo sítio e pelas mesmas pessoas. A diferença poderá ser no carbono utilizado e talvez no controlo de qualidade. Muitas peças são rigorosamente idênticas, daí concluir que os moldes sejam os mesmos.

Quanto aos componentes "made in china", nada contra. São componentes feitos a partir de moldes genéricos para dezenas de fabricas na China, produzidos em quantidades astronómicas e por isso com preços muito baixos, menos de metade do que essas réplicas que não passam da mesma coisa.

Réplicas e produtos made in china é a mesma coisa, porque as réplica são também elas made in china. Só que umas levam uns autocolantes, as outras não.

Por isso quem acha que fez um grande negócio ao comprar uma réplica está bem enganado.

Tendo em conta que custam 1/3 do valor do original, e são de boa qualidade à mesma, eu acho que quem compra uma réplica fez um bom negócio sim.

Se gostam da marca, comprem o original. Se a marca não vos diz nada, querem ter o material em carbono, querem gastar pouco e têm tempo para esperar, comprem o "made in china". Se gostam de se fazer passar pelo que não são e de alimentar os gajos que metem logos e vendem como se fosse original, então comprem as réplicas, e depois enterrem-se...

Não se trata de querer passar por aquilo que não se é. Aqui trata-se de analisar a qualidade/preço dos produtos e ver se compensa em relação aos originais. Já testei vários artigos made in china, o último é o meu quadro de estrada em carbono, e até hoje estou muito satisfeito com a qualidade dos produtos dos chineses.

Nelson Gonçalves
08-02-2013, 00:15
A comprar compraria sem "logos" porque é estar a alimentar os bolsos de um falsificador.

Tanto é ladrão o que vai à vinha como o que fica à porta. :) Ou seja, tanto é falsificador o que faz as peças iguais às originais como aquele que mete os autocolantes. Mas para mim quem faz as réplicas são os mesmos que os que metem os autocolantes.

commendatore
08-02-2013, 00:18
Ora bem, se são feitas nos mesmos moldes, nas mesmas fábricas pelas mesmas pessoas... e se a diferença é um autocolante (acreditemos que sim), porque raio dar 5 vezes mais dinheiro pela que ´"é original"?
A questão aqui é só essa caso sejam realmente peças identicas aparte do "nome"

Nelson Gonçalves
08-02-2013, 00:31
Em alguns casos podem ser diferentes... Por exemplo, na Cannondale tens 2 quadros Flash de carbono distintos; Um deles usa o carbono de alto módulo, o outro usa um carbono dito normal. Acredito que nalgumas peças de determinadas marca cujo o carbono seja caro, na réplica dessa mesma peça pode ser usado o carbono normal. Mas na maioria das peças como guiadores, avanços, grades, espigões o carbono é todo ele igual.

...porque raio dar 5 vezes mais dinheiro pela que ´"é original"?

Porque muitas vezes associamos a palavra réplica a algo com pouca qualidade. Em alguns produtos as réplicas são de péssima qualidade. Vê por exeplo os Iphones que se vendem por aí... Não têm qualidade nenhuma mas já esses compreende-se visto serem feitos em sítios distintos dos originais. É como tudo, há que anlisar e tirar conclusões.

FiCaçador
08-02-2013, 00:40
Nelson Gonçalves, as peças "made in china" não são falsificadas nem iguais aos originais, são peças feitas legitimamente pelos chineses, com os moldes deles, simplesmente não têm marca porque decidiram que não compensava investir em criar uma marca e torna-la num bom nome, por isso vendem pelo nome da fábrica.

E se leste bem o que escrevi então estamos de acordo que estas peças são as mesmas que as réplicas e que não são de má qualidade.

Não estamos de acordo é que uma réplica seja um bom negócio, quando exactamente o mesmo pode ser comprado por menos de metade do valor se não levar nenhuma marca falsa. Comparar a réplica com o original é estar a comparar coisas diferentes.

Agora os moldes não são os mesmos, longe disso.
O quadro da tua Cannondale pode ter sido fabricado numa fábrica na China ou em Taiwan, mas o molde foi desenvolvido pela marca, e as especificações, métodos de construção e o controlo são os exigidos pela marca.
O mesmo acontece para outras marcas, para outros componentes em fibra de carbono.

E atenção, não estou a dizer que um produto "made in china" é um mau negocio, ou que a qualidade não é aceitável. Estou a dizer sim que um produto "made in china" que tenha um logo falso (réplica) e só por isso custa mais do dobro do preço é um mau negocio.

Se não querem pagar marcas, larguem o OLX e agarem-se ao alibaba.

abelha2
08-02-2013, 00:54
Controlos de qualidade\testes - Obviamente os componentes que chegam às lojas das marcas oficiais não foram testados "arduamente". Ou seja componentes como guiadores, são feitos testes de rutura, ou seja testam o que ele aguenta até partir. Como é logico depois de partido não pode ser vendido. O que se faz neste tipo de componentes é o controlo estatistico do processo. Explicando assim rápidamente, o processo produtivo é controlado ou seja, dentro de um lote os guiadores são todos iguais, pois foram todos produzidos nas mesmas condições. Sendo retirada uma amostra de dimensão adequada desse lote, se a amostra cumprir os requisitos, todos ou quase todos (não é possivel um intervalo de confiança de 100%) os produtos desse lote estão OK. Não sou nenhum especialista em controlo de qualidade, mas tive de fazer um trabalho sobre isso, e resolvi partilhar.

Nas marcas menos oficiais não se sabe se isto é cumprido ou não. Cada um sabe de si, mas roupa, desviadores, cassetes etc, comprem o que acharem mais barato com a minima qualidade, pois se correr mal apenas perdem o dinheiro. Agora guiadores, espigões de selim, avanços, ainda por cima em carbono? Estes componentes são vitais para a vossa segurança. Aliás arrisco mesmo dizer que mais depressa se magoam à séria com um guiador partido do que com um quadro (a não ser que andem a mandar saltos, o quadro racha primeiro antes de partir). Se é por uma questão de preço, comprem um guiador de aluminio, que é mais barato, e pelo menos andam seguros. Não é umas gramas a menos na bike que vão fazer ganharem uma prova ou divertirem-se mais.

Nelson Gonçalves
08-02-2013, 00:55
Nelson Gonçalves, as peças "made in china" não são falsificadas nem iguais aos originais, são peças feitas legitimamente pelos chineses, com os moldes deles, simplesmente não têm marca porque decidiram que não compensava investir em criar uma marca e torna-la num bom nome, por isso vendem pelo nome da fábrica.

Pois, mas não sei até que ponto eles utilizam os "moldes deles". Para mim as peças "copiadas" são feitas nos mesmos moldes que as originais. A não ser que os chineses criassem moldes logo por acaso rigorosamente iguais ao das peças orioginais... Obvio que não compensa investir em criar uma marca... Aliás, as réplicas devem sair da fábrica para um particular cujo objectivo é apenas fazer dinheiro vendendo produtos idênticos aos originais.

Nas réplicas que eu tenho visto, o preço é muito pouco diferente das peças sem os autocolantes... O valor a mais é mesmo o do autocolante e da mão de obra.

O molde da Flash foi criado pela Cannondale... Daí o valor delas. Mas a partir do momento que eles lançam um quadro igual ao meu sem logotipos, não tenho dúvidas que aquele quadro foi feito nos mesmos moldes que o meu e que a qualidade seja idêntica.

abelha2
08-02-2013, 00:57
Respondendo a uns posts atrás, garanto-vos que não se ganha muito no material (na generalidade); onde se consegue alguma coisa é na parte de oficina.
No meio disto tudo quem ganha são os importadores. Não fui confirmar agora, mas há uns anos vi a mesma bike nova, vendida nos EUA custava 2000 dolares, e cá era vendida a 2000€..na altura 1USD=1,30€. Basta fazer as contas às margens!

Acrescenta a isso que por exemplo alguns modelos da cannondale são mais caros em euros do que em dolares, mesmo que a taxa de cambio fosse 1.

Nelson Gonçalves
08-02-2013, 01:00
Abelha concordo com a tua opinião... Aliás já trabalhei em produção de peças e o controlo de qualidade era feito dessa forma que referes.

Mas na minha opinião vale a pena arriscar tendo em conta o preço desses artigos. Embora possam não ser submetidos a controlos, quem os fez já fez milhares de peças iguais... É de certo um risco, tal como também pode acontecer que haja uma peça de um determinado lote submetido a CQ não conforme...

Jocas22
08-02-2013, 01:03
Basta veres que a MOVE FREE faliu... a maior loja da Specialized da Europa situada no almada fórum. Numa semana abriu liquidação total e foi possível comprar tudo e mais alguma coisa algumas coisas a 80% de desconto... outras a 60 , 45, 20% etc.

no forum almada existe a Area bike. A move free é da motovedras e tem uma loja em almada mas era a loja da Scott do Stand Jasma (Outside) a quem eles adquiriram o negócio. Vai prai uma confusão;)

agora se a area bike faliu já foi tarde, com aqueles preços :fpalm:

commendatore
08-02-2013, 01:10
Peço desculpa. Estava a pensar Area Bike e escrevi Move free. Tens toda a razão.
Mas os preços são iguais aos praticados nas outras... lojas Specialized... tirando a parte de oficina é tudo um roubo descarado. Então no que toca a componentes Shimano... é mesmo assustador e leva a pensar quem serão os clientes que lá gastam dinheiro em upgrades.

abelha2
08-02-2013, 01:17
Nelson, cada um sabe de si, felizmente temos liberdade para optar cada um pelo que prefere. Eu (ok, tambem não ligo nada ao peso) prefiro algo de gama mais baixa mas que sei de onde veio, especialmente nesses componentes. Só de imaginar um guiador a partir numa descida...

Outra coisa que li aqui foi o facto de algumas coisas não terem marca. Isso a mim faz-me confusão, pode ser uma marca pouco conhecida, mas pelo menos se a tiver sabemos se aquilo é bom ou mau. Passo a explicar, o user X comprou um guiador da marca Y. Vem aqui ao forum e diz que aquilo partiu. Eu sei que secalhar aquela marca não é de confiança pois pesquiso antes de comprar, e já não compro.

Se vou comprar um guiador que apenas sei que é preto, não tem qualquer referencia a uma qualquer marca, como sei se aquele guiador que vou comprar é bom ou não? Por muito que pesquise não sei se as analises que estou a ler são de um igual ao que quero comprar.

Outro exemplo, a canyon quando surgiu ninguem a conhecia e se procurarem por aqui no forum em topicos antigos vemos muita gente a dizer "é muito barato, os quadros não devem ser grande coisa" ou "quero ver como é quando precisares da garantia. Prefiro pagar mais e ter onde ir reclamar". Mas apesar de na altura ser uma marca desconhecida, tinha lá um nome escrito, e as pessoas foram pesquisando. Como as coisas correram bem a marca cresceu. Se as bicicletas deles fossem fracas, o ter uma marca ía levar a empresa à "ruína" mais depressa
É por isso que eu prefiro que esteja escrito em algo que compre um nome ABCD que eu mal conheço, mas que posso pesquisar a marca do produto, do que o nome de uma marca conhecida (não tendo sido produzido pela mesma) ou não ter nada escrito.

miguelcarromeu
08-02-2013, 08:54
Já aqui foi dito que as réplicas são em alumínio forrado a carbono

Também há desses casos Filipe; nos avanços pelo menos.

Eu tenho um avanço desses, que ganhei num leilão no eBay - na altura nem sabia, mas achei a fruta de mais (nem a 10€ chegou). Não passa de um avanço em alumínio, com um autocolante a imitar carbono (tipo 3M DiNoc) ao meio. É pesado e tudo.

Agora em relação a guiadores/ espigões / avanços em carbono "réplica", obrigado mas também não. Partilho da opinião dos demais. Aliás, tenho um guiador FSA que comprei em 2.ª mão, e, na dúvida, apenas acreditei na sua originalidade quando o vendedor me mostrou a factura da CRC.

Jocas22
08-02-2013, 09:55
@commendatore

dessa Area Bike por acaso andei uma vez com um rapaz que se estava a iniciar no btt, comprou lá uma Specialized por 750€ que se dissesse rockrider nem 350€ valia. Ele não percebia nada de btt entrou na loja e comprou. Enfim...ao menos dizia Specialized :D

de resto subscrevo o post do abelha2.

ny12xx
08-02-2013, 10:10
Companheiros

Ainda há a questão das marcas "genéricas".

Por exemplo, a Kalloy produz avanços, espigões de selim e guiadores (pelo menos em alumínio) para a Ritchey e para a Specialized entre outras.

Qual será a diferença entre um espigão Kalloy e Ritchey para além da marca e do preço???

O facto de ser feito na China não implica falta de qualidade, até porque, são eles que produzem 99% das bikes/componentes.

Vão sempre existir productos "made in China" e "chinesices".

Um abraço

ny12xx

Jocas22
08-02-2013, 10:19
sim, mas como o abelha2 disse uma coisa é teres uma marca no teu produto, outra bem diferente é não teres nenhuma, ou pior, pores uma que não tem nada a ver contigo. Isto é como mandar bejardas na net. Anonimamente escrevem-se muitas coisas que se tivessem de dar a cara de certeza que não o fariam.

Não digo que não tenham qualidade. Umas terão outras não, vai como sair, a preocupação com o feedback é zero, com as consequências é zero. Depois é uma questão de sorte de quem compra.

Se a Kalloy fizer algo que não cumpra a 100% com os padrões Ritchey, "nasce" um Kalloy. Isto é mais que óbvio. ;) Pode ser mais umas gramas a mais, ou pode ser pior.

abelha2
08-02-2013, 10:45
Quanto à kalloy pode ser chinesa, japonesa ou o que for, mas posso garantir que tem qualidade :lol:

A minha bike foi comprada em 2002, na altura era completamente rigida (nem suspensão à frente tinha) e custou 150€. O espigão, avanço e guiador são dessa marca, e à porrada que aquilo levou e continua a levar posso dizer que aquilo supostamente é bom. Secalhar o meu guiador pesa tanto como alguns quadros em carbono, mas assim dá mais tracção :lol:

MacSeven
08-02-2013, 11:03
Penso que esta questão é como outra qualquer.

Todas ou quase todas as marcas são produzidas em países terceiros, sejam eles China. Coreia, Taiwan, Vietname, Índia, etc...pois no final o que importa é conseguir os preços de produção mais baixos do que se produzissem no país de onde a marca está sediada.

Isto trás um grande problema e no caso da China é notório isso, pois eles têm ficado com o "Know How"...e têm aproveitado isso para fazer aquilo que fazem melhor que é copiar o original. Mas até esse panorama está a mudar, pois cada vez mais vemos a China e as "chinesices" como lhes chamamos com maior qualidade.

Penso que é sempre uma questão de sorte, pois tenho duas luzes chinocas para a bike. A que vai fazer dois anos a bateria funciona como no primeiro dia, a que comprei há dois meses já tem a bateria marada. Puro azar meu, pois as luzes são iguais... :D

Já tentei partir um Ritchey "chinoca" e não consegui. Por isso não acredito muito no video que apresentaram da FSA, pareceu-me muito frágil, mas como nunca peguei em nenhum não posso afirmar se é verdade ou não. Agora acredito que mais de 80% do pessoal anda com FSA e Ritcheys "chinocas" e vejo-os a andar por ai sem grandes stress.

Eu n sei se arriscava sem poder ver antes a resistência, mas há quem arrisque. Se eu vir em mão, testar e não ficar preocupado, não vou dar 4 vezes mais dinheiro por uma coisa similar isso é garantido.

Abraço :)

FiCaçador
08-02-2013, 12:53
Mas onde é que os moldes das peças "made in china" são rigorosamente iguais?

Os chineses não estão a fabricar réplicas nem a usar moldes alheios, estão a fabricar as suas peças. Se depois há quem ganhe a vida a colocar logotipos, isso é com outros.
Todos têm diferenças.
Os guiadores são simples guiadores, com inclinação e comprimento mais convencional, são todos parecidos.
Os espigões a maioria tem o sisstema de aperto semelhante ao da Bontrager, e depois há uns espertinhos que metem lá o logo da Ritchey ou da FSA que não têm nada a ver.
Os quadros têm uns poucos de modelos diferentes. Há um que é parecido com o da Specialized, há outro que é parecido com o da Cannondale, e os restantes não são parecidos com outras marcas. Ser parecido é muito diferente de ser igual, basta olhar com alguma atenção ou comparar as geometrias para encontrar as diferenças.

Por isso não, as peças "made in china" não são cópias de coisa nenhuma. Nem têm má qualidade, isso nunca esteve em causa.
E sim são mais baratos que estas réplicas, na casa dos 30€ por um guiador ou um espigão.

ernez
08-02-2013, 13:46
Se o fsa falso, fosse igual ao original, feito nos mesmos moldes etc, será que o 620mm pesava 130g!!! Não sei quanto pesa o original, mas será que 100 e muitos euros não terão umas gramas a menos!

Nelson Gonçalves
08-02-2013, 16:15
FiCaçador, até podes ter razão quando dizes que eles utilizam os moldes deles em algumas peças, mas garanto te que noutras de certeza que utilizam os moldes das respectivas marcas. Não vale a pena estar aqui a colocar links e nem sei se é permitido pelas regras, mas garanto te que em muitas peças sim, são rigorosamente iguais. Até em alguns quadros as geometrias são iguais aos quadros das marcas ao milímetro.

E sim são mais baratos que estas réplicas, na casa dos 30€ por um guiador ou um espigão.

Eu consigo réplicas "à escala" :) de peças Bontrager, FSA entre outra que já não me lembro pelo mesmo preço que as outras sem logotipos. Aquilo basicamente sai tudo do mesmo sítio... Depois depende por quantos revendedores as peças passaram.

Nelson Gonçalves
08-02-2013, 16:19
Se o fsa falso, fosse igual ao original, feito nos mesmos moldes etc, será que o 620mm pesava 130g!!! Não sei quanto pesa o original, mas será que 100 e muitos euros não terão umas gramas a menos!

Ernez, nessas peças iguais às originais cujo peso é diferente, parece-me que nas réplicas utilizem um carbono mais barato que o original. Quanto à diferença no preço já se sabe que no original tiveram de elaborar a peça, testa-la, criar os moldes, fazer testes de CQ rigorosos para não colocar o nome da marca em causa, etc... Isso tudo tem um custo e indirectamente somos nós que o vamos ter que pagar ao comprar a peça.

Mach3
08-02-2013, 16:48
Boas,

Há concerteza falsificações, no entanto há aqui coisas vistas ao contrário pq há quadros que são originais dos chinocas e "N" marcas compram-nos redecoram-nos e vendem-nos como seus, isto sem terem gasto 1€ em investigação e desenvolvimento relativo a estes. E isto ocorre pq as marcas aqui ganham dinheiro fácil pq muitos do que compram pensam..ahh isto é da marca "X" então é bom de certeza, e pronto pagam o quadro e a marca e ficam todos contentes na mesma.

Para terminar digo apenas que importa separar o que é falsificação do que não é, e o que é de marca e o que não é..pois nem tudo o que luz é ouro!!

Cumps,

Mach3

MADCoelho
08-02-2013, 22:26
a maioria das coisas vem da mesma fábrica sao produtos de marca branca mas k por tras têm grandes marcas, vou dar um exemplo tenho uns pneus kenda 4.45 e o meu vizinho tem uns = de marca branca que vieram os 2 da mesma fabrica.

tinric
23-05-2013, 14:04
Estes gajos do OLX também deviam ter um sistema ou critérios diferentes... assim como obrigar os utilizadores a fornecer uma morada ou algo assim como o Miau faz ou fazia em tempos...

isto é alguma coisa!??!

http://tomar-santaremPONTOolxPONTOpt/specialized-enduro-sworks-2011-iid-437709279

klaser
23-05-2013, 14:51
É alguma coisa sim....é uma bike roubada..:D

pedroslb94
23-05-2013, 14:53
ganda negoçio essa specialized pior deve é ter sido pra quem ficou sem ela

Medroso#78
23-05-2013, 15:12
Boas,

...É verdade.... o seu verdadeiro proprietário hade estar "tristinho" (nem quero imaginar tal cenário). Pena a specialized não ter no seu site, uma forma de mostrar as bikes roubadas aos seu clientes, tal como já existe no site da scott. Creio que dessa forma ajuda, e muito a reencontraras mesmas. Por exemplo agora, teria o cuidado de lá ir ver se esta constaria ou não da "lista negra". ;)

squeiros
23-05-2013, 16:27
Não deve ser uma bike roubada. O dono dela é que nem sequer deve saber que a estão a vender :)
Se entrares em contacto com o anunciante vais ver como se calhar te pedem o dinheiro à cabeça ...lol

tinric
23-05-2013, 16:31
Só vejo uma hipotese.. o dono ser o real dono e ter-se enganado a meter o preço (um zero a menos)... pois caso contrário... só pode ser uma coisa.

Medroso#78
23-05-2013, 16:34
Sim claro, essa possibilidade não está posta de parte. Certamente é mesmo o caso. Pois publicar dessa forma (fotos bem visiveis), no caso de ser gamada, é sempre um risco. Pois o verdadeiro dono poderia marcar um encontro a 4 (dono + 2 camaradas) , e pimba, davam-lhe uma valente e merecida estiva!!!! :D

city_hunter
23-05-2013, 16:43
Isto é apenas especulativo, mas pela foto e vendo a envolvente nem parece cá em Portugal.. Parece mais Brasil..!!

Pedro Barradas
23-05-2013, 16:52
O que é certo, é o anuncio já lá não está.. deve ter sido logo vendida.. aqui com tanta publicidade !!!!

Baba
23-05-2013, 16:56
e de qualquer forma o anúncio já não está disponível

Nuno Félix
23-05-2013, 17:01
Eu reportei o anúncio como SPAM e aconselhei o OLX a tornar obrigatória a regra de inserção de fotos com o SN dos quadros e/ou bikes completas.

À semelhança do que por aqui se faz e que, infelizmente, muito boa gente não quer compreender... ;)

tinric
23-05-2013, 17:20
Em tempos, quando me registei no miau, tinha-mos que dar uma morada (válida) para onde enviavam uma carta com um PIN, está bem que não é infalível, mas pelo menos estes registos de mail e sites no próprio dia iriam à vida...

O problema é que oLX e outros se limitam a apagar o anuncio, o que seria uma oportunidade de contacto do real dono (fingindo-se comprador) e como já foi referido com uns amigos ou só com algum "tipo de amigo" se ir encontrar com o potencial comprador.

Se fosse eu... (nem quero pensar) mas, e dado que já me roubaram duas... (felizmente a psp funcionou bem) mas acho que num caso destes... iria primeiro ter uma "conversa" com o vendedor...

O olx apaga o anuncio e não dá dados a ninguém nem transmite às autoridades nem nada... ainda é pior... (digo eu) que ao apagar o anuncio... perde-se o rasto da coisa.. :(

Triste realidade... parece que é fácil para os "gatunos" roubar, registar, vender ou não e sair impunes...

Jocas22
23-05-2013, 17:50
isso até podia ser uma foto da net, ele nem ter a bike mas tê-la debaixo de olho pra roubar assim que arranjasse comprador...

rojolifer
29-05-2013, 16:53
tinric
Em tempos, quando me registei no miau, tinha-mos que dar uma morada (válida) para onde enviavam uma carta com um PIN, está bem que não é infalível, mas pelo menos estes registos de mail e sites no próprio dia iriam à vida...

O problema é que oLX e outros se limitam a apagar o anuncio, o que seria uma oportunidade de contacto do real dono (fingindo-se comprador) e como já foi referido com uns amigos ou só com algum "tipo de amigo" se ir encontrar com o potencial comprador.

Se fosse eu... (nem quero pensar) mas, e dado que já me roubaram duas... (felizmente a psp funcionou bem) mas acho que num caso destes... iria primeiro ter uma "conversa" com o vendedor...

O olx apaga o anuncio e não dá dados a ninguém nem transmite às autoridades nem nada... ainda é pior... (digo eu) que ao apagar o anuncio... perde-se o rasto da coisa.. :(

Triste realidade... parece que é fácil para os "gatunos" roubar, registar, vender ou não e sair impunes...

Por isso é que hoje recebi o seguinte mail por parte do MIAU:
"Caro Utilizador,
No âmbito do processo de cessação dos serviços de gestão e organização de leilões eletrónicos prestados pela Miauger – Organização e Gestão de Leilões Electrónicos, S.A., e disponibilizados através do site miau.pt (http://miau.pt/), informamos V. Exa. que a partir do dia 1 de Junho de 2013 não poderão ser colocados novos negócios (Leilões, Vendas e Classificados), em nenhuma categoria, no site miau.pt (http://miau.pt/) ou através da ferramenta Miaugest.
Informamos ainda que no dia 1 de Setembro de 2013, e na sequência do referido processo, procederemos ao encerramento do site miau.pt (http://miau.pt/).
Em caso de dúvidas ou dificuldades, contacte-nos através do e-mail info@miau.pt."

É triste constatar que cada vez mais também se apoiam as compras/vendas menos licitas, pois onde era ligeiramente mais seguro fazer negócio "xau maria Ivone"

tinric
29-05-2013, 17:46
LOL

Ya, também recebi isso ...

É a vidinha.. é a pagar... ninguém quer...

Hoje em dia se não for free... já se sabe... e como tem custos, não suportados por publicidade ou outros.. fecha a porta... é o dia a dia das nossas empresas infelizmente...

squeiros
29-05-2013, 17:55
Eu tb recebi...e já perguntei como posso ser reembolsado do crédito que ainda lá tenho.. ;)

NewRzoig
29-07-2013, 12:12
Viva Pessoal,

Ando à procura de uma bike para o meu filho, roda 26 e já com alguma qualidade para me poder acompanhar.
Dei de caras com um anúncio de uma Lee Cougan de competição:

http://santoantoniodoscavaleiros.*******/btt-de-competicao-lee-cougan-iid-434214700

Que o vendedor coloque por 399€ é livre de o fazer, apesar de eu jamais alinhar nesse preço, mas... 2.000€ nova? Como? Perdoem-me a expressão, mas parece pouco mais que um chasso. As mudanças, o amortecedor, tudo parece um velho e desactualizado. O que é que me está a falhar?

Eu pergunto:
Qual é a vossa experiência de compra no OLX? Vale a pena procurar por lá, ou é uma fonte de 'barretes'? Eu presumo que existam vários negócios que valham a pena, mas alguém tem ideia se há muitas vendas com 'armadilha'? Ou é bem melhor procurarmos nas lojas por oportunidades se não temos os conhecimentos devidos para apreciar a qualidade do material?

cayto
29-07-2013, 12:36
Boas,

Já realizei várias compras pelo olx, não relacionadas com ciclismo, e até aos dias de hoje, 0 problemas. Já vendi, e já comprei, portanto quando vendo, tento dar respostas às questões que me coloco quando vou comprar algo, e quando compro, tenho de saber o que vou e o que estou a comprar, isto respondendo um pouco ao que disse em relação a ter conhecimento devidos. Mesmo em lojas, sem conhecimentos devidos, pode-nos muito bem sair um grande barrete ;)

Há sempre alguns cuidados que se devem de ter a comprar em sites de usados, porque onde há bons negócios também os há em maus negócios e a dobrar. Parte-se logo do principio que quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Toda a gente está lá para vender, e vender o artigo pelo preço real dele, ou...superior. Inferior, ou não tem real noção do valor, ou então por outras questões que hoje são frequentes, querer fundos rápido. No entanto mesmo nestes casos é preciso ter atenção, para não estarem a mascarar outras situações.

Pessoalmente, prefiro o negócio em mão. Não assumo qualquer responsabilidade de compra do artigo, e no local vejo, experimento e se gostar e me interessar, compro ;) Nada precipitado, sem pressas.

Até hoje a experiência tem corrido bem, como tal vou continuar a comprar e vender em sites de usados ;)

J D
29-07-2013, 12:42
O OLX tem de tudo: negócios sérios, fraudes, artigos sobre valorizados. Já comprei e vendi por lá e tudo correu bem mas é preciso estar atento.
Essa bicicleta que referes, na minha opinião está inflacionada e nem 100€ daria pela mesma.

Agora, se não estás à vontade para avaliar correctamente o estado de determinado artigo, então a solução passa sem dúvida por recorrer a uma loja e procurar na secção de usados ou oportunidades.

Manchanegra
29-07-2013, 12:47
Boas!
Cada um põe no anuncio o que quer. Cabe a quem compra saber procurar e despistar eventuais "barretes".
Nunca tinha sequer ouvido falar da marca em causa. De competição parece-me ter pouco, mas, se calhar ele competia com o vizinho :D .
Um pouco mais a sério, a bicicleta parece-me ter pelo menos uns 10 anos, e, duvido que tivesse custado 2000 euros. Mesmo que tenha custado esse valor, já desvbalorizou há muito.
Resumindo, o OLX pode ser um bom ponto de partida se soubermos o que procuramos, mas, como em tudo, convem olharmos para o que está realmente a ser vendido. Se não tivermos conhecimentos suficientes podemos sempre perguntar a um amigo (nos carros usados é comum levar o mecânico ;)).
Com as devidas precauções encontram-se bons negocios, mas, há sempre quem acabe enganado.

abelha2
29-07-2013, 12:59
Eu comprei 2 bicicletas no OLX e vendi uma....e 0 problemas até agora....

É preciso estar atento quando se vai ver a bicicleta e também não querer uma coisa nova, sem um risco ou marca de uso.

Comprei uma para mim, e outra para um colega meu, com 2/3 anos de uso e que custaram 50% do preço de novas....o risco é o mesmo de comprar um carro usado, ou até mesmo menor, já que é mais fácil ver os componentes de desgaste.
Fui sempre ver as bicicletas sem compromisso, e acabei por as trazer na hora.. Num dos casos (a que foi para um colega) o vendedor deu-lhe o material todo pois não podia praticar btt por um problema de saúde...

Claro que há preços exagerados (muitos!!!), mas o meu conselho é começar pelos anúncios mais antigos, são mais facilmente negociáveis, pois as pessoas não conseguiram vender pelo preço que queriam.
A que vendi, por 50€ acho que valia mais do que isso pois vejo muito piores por 150€, mas como me estava aqui em casa a ganhar pó e estorvar e tinha os pneus carecas, pus um preço baixo e despachei logo...A pessoa que ma comprou nem quis experimentar, foi directo de um carro po outro. Mais tarde ligou-me a perguntar como se metia a roda de tras, pois não sabia por a corrente :lol:

Ah e sim, desconfiem sempre de negócios excepcionais (apareceu-me uma specialized com uma fox por 250€) e de pessoas que excRevEm aXim NuS eMaiLs...

Pedro Barradas
29-07-2013, 13:53
Essa bicla, eu não dava nem os 100€ ;)

Também já vendi uma bicla no OLX, correu tudo bem. De resto concordo com as opiniões dos restantes OP's.

Gugas
29-07-2013, 13:57
que barrete...

Essa bicicleta nem por 3,99 EUR... e mesmo assim já é uma fortuna !

nlconcept
29-07-2013, 16:16
A Lee Cougan foi em tempos vendida pela Veloproof... Penso que há cerca de 10 ou 15 anos atrás...
É uma marca que nunca teve muito peso no nosso mercado mas na altura tinha produtos de muito boa qualidade e caros também...
Na altura, estive para comprar uma, mas o elevado preço fez-me mudar de ideias... A unica coisa que tive da Lee Cougan foram mesmo um equipamento composto por calções e jersey...

http://www.leecougan.com/

Pelo site deles, as bikes até têm muito bom aspecto...

Agora 400€ por uma bike assim, acho que está fora de questão...

Phoobus
29-07-2013, 17:51
Que chaço, a bike que eu tinha do bike tour tinha melhor aspeto e foi mais barata :P
Por esse preço compras uma bem melhor e nova!!!!
Não sei que orçamento que dispões para comprar a bike, mas por vezes se queres comprar uma barata, por vezes arranjas novas em promoção nas lojas de especialidade ou mesmo em Decatlons e sportzones.
Quanto as compras no olx, as poucas que fiz, não tive problemas e também com o que tenho vendido 0 probs.
Se souberes +/- o que pretendes e conseguires ver o estado do material no olx é sempre bom pois consegues arranjar bons negócios, se tiveres olho para a coisa
Cumps e boa sorte com as compras

rop12770
29-07-2013, 23:18
Eish, grande charuto ehehhehe