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View Full Version : Como medir a circunferência de roda para colocar no Conta-Quilómetros?



Hugo Mão de Ferro
08-06-2006, 14:34
Alguém me pode indicar qual é a medida que se mete no Conta KM paras as rodas 26x2,2.

Cumprimentos.

Hugo Mão de Ferro.

OBiklas
08-06-2006, 14:36
A medida depende da marca do KM que tens!! mas normalmente vem no manual que acompanha o conta km.

jppina
08-06-2006, 14:43
A medida depende da marca do KM que tens!! mas normalmente vem no manual que acompanha o conta km.

Errado, a medida não tem nada a ver com a marca do conta KM, mas sim com a circunferência do pneu.

A melhor maneira de introduzir o valor correcto é, montado na bicicleta, fazer percorrer uma volta completa ao pneu e medir no chão a distância. Para isso marcas o pneu (ou serves-te da válvula) para fazer a marcação no chão do início e fim da parte a medir. Deve dar um valor de 2 metros e alguns centímetros.

Depois é só introduzir esse valor no conta KM, que conforme os conta km poderá ser em cm ou mm (3 dígitos, tipo 205, ou quatro tipo 2050) sendo que os que permitem em centímetros são mais precisos.

Podes também introduzir o valor aproximado para a largura do pneu e que costuma vir numas tabelas junto das intruções, mas raramente batem certo (terás sempre uma leitura com alguma margem de erro...)

OBiklas
08-06-2006, 14:55
A medida depende da marca do KM que tens!! mas normalmente vem no manual que acompanha o conta km.

Errado, a medida não tem nada a ver com a marca do conta KM, mas sim com a circunferência do pneu.

A melhor maneira de introduzir o valor correcto é, montado na bicicleta, fazer percorrer uma volta completa ao pneu e medir no chão a distância. Para isso marcas o pneu (ou serves-te da válvula) para fazer a marcação no chão do início e fim da parte a medir. Deve dar um valor de 2 metros e alguns centímetros.

Depois é só introduzir esse valor no conta KM, que conforme os conta km poderá ser em cm ou mm (3 dígitos, tipo 205, ou quatro tipo 2050) sendo que os que permitem em centímetros são mais precisos.

Podes também introduzir o valor aproximado para a largura do pneu e que costuma vir numas tabelas junto das intruções, mas raramente batem certo (terás sempre uma leitura com alguma margem de erro...)


:exacto:

tem é de ver se tem 3 ou 4 algarismos!!!

Hugo Mão de Ferro
08-06-2006, 14:58
No manual só lá vem até 26x2,1. Por isso a dúvida. Pensava que houvesse uma medida já definida, bem vou tentar fazer isso de dar uma volta completa á roda. Se alguém puder dar mais dicas agradecia.

Cumprimentos

Hugo Mão de Ferro

100do
09-06-2006, 10:02
Ou muito me engano ou no meu sigma foi necessário introduzir a altura da roda, portanto, o diâmetro, e não o perímetro.

grafitis3
09-06-2006, 10:13
Boas. Eu também possuo um conta-quilometros sigma, e quando o instalei tive que introduzir o diâmetro da roda. :wink:

Boas Pedaladas

maddog
09-06-2006, 10:36
Hugo a maneira mais acertada para chegares ao valor mais correcto é sem duvida a de marcares o pneu e o chao e deslocares a bike ate que a roda de uma volta completa, seguidamente medires a distancia entre os dois pontos, e entao tens a medida a introduzir no ciclometro, sendo esta como ja foi referido em MM ou em CM, 3 ou 4 algarismos dependendo do tipo de Ciclometro.

Comps

100do
09-06-2006, 10:41
Mas nem sempre é assim. Pelo menos o meu pede é o diâmetro. Dessa forma mede o perímetro.

Pedrosa
09-06-2006, 10:59
Nas instruções do meu sigma também me pediam o diametro. Mas, e se não estou em erro, mandavam-me fazer umas contas com o diametro. Se a conta for 3.14xdiametro isso é o perimetro da roda. Logo o jppina esta com a razão do seu lado.
Eu estou a dizer isto porque os valores que eu introduzia acho que eram os que jppina referiu (205).
Isto claro a confiar na minha memória de peixe de aquário.

Cumprimentos
Pedro Pedrosa

L.Ramos
09-06-2006, 11:41
:twisted:
é só seguir as instruções...

http://img118.imageshack.us/img118/7725/sigma4td.png

... para quê tanta confusão :wink:

o método B (que já foi aqui referido) pode igualmente ser feito com uma fita métrica flexivel :ideia:
depois é colocar a medida (por ex. 2.13metros), é colocado 2130 no conta km :D

LRamos

xingu
12-06-2006, 14:50
E o modelo C, ou seja introduzir a medida que vem no pneu?
No meu caso 26x1.95, o que me deu 2101,5, estará certo?

Bytes
12-06-2006, 15:04
E o modelo C, ou seja introduzir a medida que vem no pneu?
No meu caso 26x1.95, o que me deu 2101,5, estará certo?


O método C não é seguro, pois os fabricantes de pneus às vezes enganam-se nas medidas.

xingu
16-06-2006, 15:01
De facto a medida que vem no pneu-1,95 é diferente da medida do perimetro, o qual me deu 2,5m, ou seja 2050mm, é esta a medida que coloquei no km. diferente portanto dos 2101 que segundo a medida do pneu seria a correcta, estranho.

abranco
16-09-2006, 03:37
Boas!
Gostaria de saber qual o perimetro que vos deu para um pneu 26 * 2.2 para a calibragem de conta km. A fim de comparar com os meus calculos.

António13_PT
16-09-2006, 11:04
Marcas um risco no chão, alinhado com o pipo, depois dás uma volta completa com a roda e tornas a marcar, e finalmente medes o perimetro.

Ou então agarras numa fita de 5 m estendes 2,5 metros no chão e dás uma volta, sendo que o pipo é um bom ponto de referência.

Os pneus da mesma medida tem perimetros diferentes conforme o fabricante.

abranco
16-09-2006, 12:55
Sim sei como medir o perimetro da roda e já o fiz, mas gostaria de saber que valor tinha dado a alguém com um pneu semelhante, como os valores são milimétricos e o método utilizado não me parece 100% fiável. Ou seja pelas duas maneiras que existem para achar o perimetro eu obtenho valores diferentes. Multiplicando o diâmetro da roda por 3.14 e dando uma volta à roda otenho outro valor. :roll: O pneu em causa é um Specialized Enduro, 26"x2.2". Se houver por aí alguém com o mesmo pneu e já o tenha medido, gostaria que me dissessem os valores que obtivera.

Jepas
16-09-2006, 13:14
Boas,

percebo a tua dúvida, mas a maneira mais correcta é medires mesmo o perímetro do teu pneu. Podes estender uma fita no chão o dar a volta ao pneu com ela. Este método é mais fiável que o cálculo do diâmetro através da fórmula 2*Pi*R ou Pi*D, porque também não sabes o raio ou o diâmteros exactos. O diâmetro da roda varia com a largura do pneu. A fórmula é uma maneira de calculares o perímetro, mas se o podes medir directamente, não há dúvida.

Eu costumo usar as tabelas que vêm nas instruções e não é por +/-1 cm que vais fazer kms isso depende da tua vontade e das pernas.

Jepas

José Martins
16-09-2006, 17:53
Tou como o Jepas.
Anigamente tinha paciência para andar a medir através da roda, com o sistema do risco no chão, mas depois disso, sigo a indicação que a tabela do modelo trás e já está.
O importante é andar e além disso, existem outras variantes, tais como a pressão do pneu, por exemplo.
Se comparamos e já o temos feito no grupo de pessoal com quem costumo andar, mesmo com as definições de cada marca, por vezes temos variações de centenas de metros, dependendo da extensão do percurso percorrido.

Kapelo
07-07-2007, 18:21
De facto a medida que vem no pneu-1,95 é diferente da medida do perimetro, o qual me deu 2,5m, ou seja 2050mm, é esta a medida que coloquei no km. diferente portanto dos 2101 que segundo a medida do pneu seria a correcta, estranho.

2,5m são 2500mm, não devias colocar 2500? Vê-lá se tens as contas bem feitas!

Lunatic_Lover
07-07-2007, 22:35
epah no manual do meu berg diz o seguinte:

diametro da roda (aro+pneu) (mm) x 3.14 = valor a inserir no conta-km.

simples....

dzogchen
08-07-2007, 22:45
Boas,

Já agora aproveito para escrever neste tópico para dar-vos a conhecer a descoberta que fiz, que mais não seja para cultura geral (isto para quem ainda não tinha descoberto, lol)

ao ler este tópico comecei a perguntar-me o que significava os números que vêm nas rodas como por exemplo no caso do Hugo Mão de Ferro que tem uma roda 26x2,2.

Depois de bater varias vezes com a cabeça na parede e medir repetidas vezes o diametro da roda e o raio (da roda lol) da bina cá de casa, nada parecia coincidir com a indicação que vem na roda da minha bina que é 26x2.0. Passado um bom bocado é que descobri que os ingleses andaram a fazer das suas, ou seja, a indicação que vem nas rodas é em polegadas, respectivamente diametro x largura. Assim sendo, no meu caso tenho um pneu de 26x 2.0" ou seja

26x25,4=660,4 mm
2.0x25,4=50,8 mm

Por isso eu tenho um pneu com 660,4 mm de diametro por 50,8 mm de largura (isto sim em medidas que se perceba!)

Depois reparei que no quadro que o L.Ramos colocou do conta quilometros os valores para os mesmos diametros de rodas não eram iguais, por exemplo:

26x1,5=2026 (mm)
26x1,6=2051 (mm)
26x1,9=2089 (mm)

Isto tem a haver com a curvatura que o pneu faz quanto mais largo é, o que faz a diferença em alguns milimetros no perimetro

2026-2051= 25 mm

http://pwp.netcabo.pt/cmachinho/Pneus.jpg

No caso do Hugo Mão de Ferro o seu pneu deveria de ser

26x25,4x3,14 (diametro em mm x pi) = 2073,7 mm. Más não é este valor porque o seu pneu é mais largo o que vai aumentar ligeiramente este valor. Por isso a maneira mais correcta (para mim) para medir o perimetro da sua roda (deixando estas matematiquices de lado) é através do metodo que o jppina descreveu.

Abraços

Nuno Jesus

Boinga
09-07-2007, 12:44
A melhor maneira de introduzir o valor correcto é, montado na bicicleta, fazer percorrer uma volta completa ao pneu e medir no chão a distância. Para isso marcas o pneu (ou serves-te da válvula) para fazer a marcação no chão do início e fim da parte a medir. Deve dar um valor de 2 metros e alguns centímetros.


Em vez de se medir a distância de uma volta completa, pode-se medir a distância de 3 voltas completas. O erro de medição é assim reduzido para um terço. E se medirmos a distância de 10 voltas completas, o erro de medição desce para um décimo. De que tamanho é o vosso pátio? :mrgreen:

E as medidas de largura indicadas no pneu (2.0, 2.1, etc...) são apenas aproximadas. Há certos 2.2 que têm a mesma largura e "balão" que 2.0s de outra marca, por exemplo.

Boinga

ZeTT
09-07-2007, 23:09
A maneira mais fiável é fazer como o boinga diz, de preferência montado na bicicleta e com os pneus na pressão normal, porque o peso do ciclista reduz o perimetro da roda.

A maneira mais fácil é multiplicar o diametro da roda por PI (3,14159) e meter lá o resultado.

Esqueçam as medidas que veêm com os conta-km, os pneus de larguras iguais podem ter alturas diferentes, e no caso do perimetro o que conta é mesmo a altura.

pedromig85
26-07-2007, 11:42
Mais vale dar uma olhadela ao manual do conta kilometros, lá explica como se faz. Dependendo do modelo/marca do conta kilometros assim poderá ser a sua configuração.
Já tive um que não se configurava como explicam nos post's acima mencionados, era só pelo tamanho da roda (dava erro na contagem dos kilometros, porque há pneus com um perfil mais baixo e outros mais altos).

Passarito
02-10-2007, 23:43
Há alguns conta-kilometros que até se tem de fazer as converção para polgadas!

TheShadow
03-10-2007, 11:20
Eu tenho um SIGMA BC1200 wireless e utilizei o metodo C como na imagem mais acima.

unico problema é que tinha pneu 1.95 e o sigma só dá para medidas certas tipo 1.9, 2.0, 2.1 etc....
Como tinha 1.95 optei por meter 1.9
Conta um pouco menos, mas assim sei que faço mais alguns km do que conta no marcador.

ZMilhas
03-10-2007, 12:22
Eu tenho um SIGMA BC1200 wireless e utilizei o metodo C como na imagem mais acima.

unico problema é que tinha pneu 1.95 e o sigma só dá para medidas certas tipo 1.9, 2.0, 2.1 etc....
Como tinha 1.95 optei por meter 1.9
Conta um pouco menos, mas assim sei que faço mais alguns km do que conta no marcador.


Então introduz um valor médio entre os indicados para 1.9 e 2.0! Ficas a rolar como deve ser.
Eu segui o método da medição no chão, como disseram atrás. Um risquinho aqui... um risquiho ali... e para 26x2.0 deu-me uma medição de 2072mm.
Mas não estou a usar esse valor :roll:

Porque há ainda outro método, pessoal. E, quanto a mim, igualmente fiável. Comparar as distâncias obtidas com as obtidas por um GPS.
Mas atenção!!! Os GPS têm também uma margem de erro, pq por vezes não captam pequenas curvaturas e medem uma linha recta entre dois pontos obtidos, medindo assim por vezes "a corta-mato"!
Há uns tempos atrás eu tinha um valor exagerado no meu Sigma... 2155, para a mesma roda 26x2.0! Fui pedalar com um amigo que levou GPS e fizemos (de acordo com o meu Sigma...) 42,1km. Mas no GPS dele marcou 39,8km!
Neste caso e partindo do princípio que a distância medida no GPS é mais fiável..., vamos buscar o valor de referência para o Sigma de acordo com o que a matemática nos ensina:

2155 ----> 42,1km
x -----> 39,8km

ou seja...

x = (2155 x 39,8) / 42,1

que tem um resultado de ----> x = 2037,2684

Como na "medição de garagem" me deu 2072, mas sem eu estar montado na bike... optei por um valor intermédio.
E está lá agora 2055! Penso que não andarei a falhar por muito... 8)

Boas pedaladas :lol:

leobxb
04-10-2007, 01:25
No meu conta kilometros, quando o comprei, ao ligar apareceu-me 3 números, indicação do tamanho da roda, e no manual está indicda as referencias. No meu caso tive de por 26x2.35 => 208. Agora a altura que poes os sonsores na suspensão não interessa, tem que é sempre haver uma folga de 5 mm entre os dois sensores, logo depende de roda para roda a altura que pões os sensores, eu tive de por a altura do disco, outros põem a altura do v-brake por exemplo, o que interessa é o tamanho que poes no velocimetro que ele faz os calculos sozinho :P

Bike-Adventure
04-10-2007, 09:27
Tb podes usar um circómetro, é uma fita métrica que em vez de medir comrimentos, mede diâmetros directamente. Custa 3 ou 4 euros no AKI por exemplo :wink:

prasquete
04-10-2007, 11:56
ora viva, penso q ja terá sido refrido aqui no topico, mas se nao foi cá vai:
medes o diametro da roda no chao,dás um volta completa entre dois pontos fixos q tenhas marcado na roda, por exemplo a valvula. a esse valor, o meninos da polar dizem pa retirar 4 mm, devido ao achatamento do pneu qd estás em cima da burra!
exemplo: a medida de uma volta completa da roda dava 2070 mm, a este valor tiras 4 mm e o valor q poes no conta quilometros é 2066 mm
abraço

bastos
06-11-2007, 00:28
Boas,

Tenho um Cateye FR7CL e, o seu manual refere que para um pneu 2.35 a medida a introduzir será 2083 mm. Contudo, medi o perímetro pelo método tradicional e deu 2130 mm, sendo que o meu pneu é um 2.30. Na dúvida estou a usar o 2130, porque me parece a medida mais correcta, até pela sua obtenção. Corrijam-me se estiver enganado.

Fiquem bem

ola_neon
24-12-2007, 12:02
epa, nao e pa ser desmancha prazeres, mas medir o perimetro no chao e muito impreciso e sobertudo um bocado estupido. Meçam o diametro e multipliquem por pi, assim tem o perimetro com muito menos erros.

matematica de 2º ciclo :P lol

Jepas
24-12-2007, 13:55
medir o perimetro no chao e muito impreciso e sobertudo um bocado estupido

ai é? deves ter uma maneira muito rigosora de obter o diâmetro da roda. Depois multiplicas por 3.14? 3.14159265? ou ainda mais algarismos?

Reforço a ideia:

Em vez de se medir a distância de uma volta completa, pode-se medir a distância de 3 voltas completas.

Porque o conta km mede o número de rotações e multiplica-as pelo diâmetro, nada como saber que diâmetro é feito em 1, 2 ou 10 voltas da roda.

Mas se é muito estúpido... uso o GPS como ciclómetro, que usa a teoria da relatividade para saber a nossa posição e relógios atómicos para saber o tempo decorrido.

Jepas

Bytes
24-12-2007, 14:14
epa, nao e pa ser desmancha prazeres, mas medir o perimetro no chao e muito impreciso e sobertudo um bocado estupido. Meçam o diametro e multipliquem por pi, assim tem o perimetro com muito menos erros.

matematica de 2º ciclo :P lol


Não é assim tão estúpido como isso... se os pneus fossem slicks, até dava, mas com a história dos tacos e sulcos e sei lá mais o quê, o diametro não é assim tão fácil de medir...



ai é? deves ter uma maneira muito rigosora de obter o diâmetro da roda. Depois multiplicas por 3.14? 3.14159265? ou ainda mais algarismos?


Eu por acaso usava 3.1415926535, mas podemos sempre procurar com mais algarismos:

Na wikipedia vem 3.14159265358979323846

Achei este:

3.141592653589793238462643383279502884197169399375 10582097494459230781640628620899862803482534211706 79821480865132823066470938446095505822317253594081 28481117450284102701938521105559644622948954930381 96442881097566593344612847564823378678316527120190 91456485669234603486104543266482133936072602491412 73724587006606315588174881520920962829254091715364 36789259036001133053054882046652138414695194151160 94330572703657595919530921861173819326117931051185 48074462379962749567351885752724891227938183011949 12983367336244065664308602139494639522473719070217 98609437027705392171762931767523846748184676694051 32000568127145263560827785771342757789609173637178 72146844090122495343014654958537105079227968925892 35420199561121290219608640344181598136297747713099 60518707211349999998372978049951059731732816096318 59502445945534690830264252230825334468503526193118 81710100031378387528865875332083814206171776691473 03598253490428755468731159562863882353787593751957 78185778053217122680661300192787661119590921642019 89380952572010654858632788659361533818279682303019 52035301852968995773622599413891249721775283479131 51557485724245415069595082953311686172785588907509 83817546374649393192550604009277016711390098488240 12858361603563707660104710181942955596198946767837 44944825537977472684710404753464620804668425906949 12933136770289891521047521620569660240580381501935 11253382430035587640247496473263914199272604269922 79678235478163600934172164121992458631503028618297 45557067498385054945885869269956909272107975093029 55321165344987202755960236480665499119881834797753 56636980742654252786255181841757467289097777279380 00816470600161452491921732172147723501414419735685 48161361157352552133475741849468438523323907394143 33454776241686251898356948556209921922218427255025 42568876717904946016534668049886272327917860857843 83827967976681454100953883786360950680064225125205 11739298489608412848862694560424196528502221066118 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rjcm
28-12-2007, 10:26
Viva,

Instalei recentemente o meu sigma, e calibrei-o pelo método C, dos valores padrão.
Depois de ler este tópico fiquei com algumas dúvidas se estará a 100%. :?:

Já vou dar um salto à garagem com a fita métrica em punho e vou confirmar isso.
Não vá eu descobrir uma diferença de milímetros, já tenho justificação para os empenos!
"Eu bem disse que eram mais kms!!! :roll:"

Paulo Sirgado
28-12-2007, 13:37
Pessoal...

Como alguns já disseram.

Metodo 1: Com um giz, marcador, lápis, etc...
Na zona do pneu que se encontra em contacto com o chão, faz-se um pequeno risco na sua lateral que se prelonga até ao chão.
De seguida, dá-se uma volta completa com a roda (quando o pneu se encontra com o risco na mesma posição), consequentemente prolonga-se novamente o risco do pneu para o chão.
Deste modo obtemos no chão dois riscos, agora basta medir a distância entre eles (quer seja em cm´s ou mm´s) e inserir com conta km´s.

Metodo 2: Aplicação directa da formula do perimetro da circunferencia:

2Pi R

onde:
Pi = aproximadamente a 3.14
R = raio da roda (ou seja, medir a distância entre o centro do eixo da roda, até ao limite do pneu)

Espero ter ajudado em algo ;)

ola_neon
05-01-2008, 15:36
uso o GPS como ciclómetro, que usa a teoria da relatividade para saber a nossa posição e relógios atómicos para saber o tempo decorrido.

bem, se me falares de teoria da triangulação, ainda aceito, mas o que é que a relatividade do einstein tem a ver com isto?? :?:

relogios atomicos? o teu gps tem isso? muito a frente. e que os satelites so emitem posição, o relogio atomico deles é pra o cpu do satelite saber a exacta posição do satelite em relação a terra. Não ha emissao da hora para o receptor. e por falar em precisão, os actuais sistemas de gps não militares têm uma precisao de 10 metros, ou no caso europeu de 2m, com ajuda de 2 satelites extra para recalcular as posições mais correctas.

Jepas
07-01-2008, 20:06
Boas,

para tentar mostrar a minha ironia tentei dizer que não existe nenhum método infalível (sem erro) para medir qualquer coisa que seja.

Para futura referência só através da Teoria da Relatividade é que os satélites estão em órbita e só com relógios atómicos é que os mesmos satélites conseguem funcionar com precisão.

A Teoria da Relatividade e o GPS (http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~crawford/artigos/T%20R_GPS_intro.html)

Jepas

smints
20-01-2008, 23:29
Aguém considerou a hipótese de medir o perímetro com uma fita métrica? Sem traços na garagem, ou medições no chão - apenas colocar a fita métrica à volta do pneu!
E quanto à deformação devido ao peso, uma vez que a medição é feita na roda da frente, será que no vosso caso essa deformação é assim tão evidente?

V@sco
25-01-2008, 16:50
E a pressão do pneu/peso do ciclista?
O que eu fiz foi :
1)controlar a pressão do pneu da frente.
2) Montar na bicla e percorrer 4 voltas de roda.
3)Medir no chão a distãncia das 4 voltas e dividir por 4.
O resultado é o perimetro médio da roda em utilização normal :lol:

BCasquinha
25-01-2008, 21:50
Aguém considerou a hipótese de medir o perímetro com uma fita métrica? Sem traços na garagem, ou medições no chão - apenas colocar a fita métrica à volta do pneu!
E quanto à deformação devido ao peso, uma vez que a medição é feita na roda da frente, será que no vosso caso essa deformação é assim tão evidente?



lololol pois essa é a maneira que uso...com a bela da fita métrica da caixa da costura e é a meu ver o método mais preciso.

Essa história da deformação do pneu devido ao peso também me fez pensar, mas cheguei a conclusão que não causa erro nenhum na medição do perímetro...

skull_head
20-07-2008, 11:35
Boas...sou novo aqui no forum e tenho uma questão:

tenho uma dessas mini-motos:

http://www.lojadastrotinetes.net/produtos/minimotos/mini_moto_110cc_4t/mm_01.jpg

Queria saber se é possivel colocar um conta-quilometros nessa moto, pelo que li nesse tópico basta medir a circunferencia de uma das "rodas" da moto, será que o conta-quilómetros aceita medidas tao baixas???

cumpz, desde já obrigado. 8)

pedromiguelppinto
21-07-2008, 13:56
Eu também concordo que o melhor será medir a roda ou distância percorrida numa volta "à mão" porque tabelas não fazem sentido. Pois a pressão utilizada/peso do ciclista pode influenciar assim como levado ao extremo o desgaste do pneu! Estes erros serão sempre mínimos mas em voltas grandes como o caso de troia-sagres podem fazer a diferença. Não é por acaso que não existe consenso quanto à distancia do percurso será qualquer coisa entre 207-214km mas o curioso é que o percurso traçado por gps no google earth (ou programa semelhante)se fica até abaixo dos 202km! Podem ver aqui (http://www.gpsies.com/map.do?fileId=ktcmtqcpmssolxhf)

Abraços

jmv
21-07-2008, 19:39
A maneira correta de programar o conta kms. é como diz o L. Ramos, que acrescento: um nivel em cima da roda, na posição como ele refere no esquema, nivelar, medir os cm. do chão ao nivel e multiplicar pelo valor de pi 3,1416 o resultado é o perimetro da roda, assim até a altura dos tacos do pneu estão em contabilizados não são malabarismos apenas matemática

KLUCA
22-07-2008, 14:55
sem grandes problemáticas pois já sei que todos os metodos não são 100% precisos, e qualquer boa subidita faz o conceito de KM's desaparecer :mrgreen: medi os espaço percorrido por uma volta inteira da roda da frente e apliquei no conta km's, tirando dois centimetros, devido ao tal peso do ciclista. (sem saber se são 1, 2 3 ou sei lá quantos :s)

mas tenho de experimentar a vazar a roda o suficiente para mesmo só com o peso da bike ver-se que o pneu já deforma e depois medir a circunferencia.

aí vou ter a certeza se é assim tão importante reduzir o perimetro introduzido no conta KM devido ao peso do ciclista.

que a aplicação de valores de determindadas tabelas não é boa solução isso já tenho a certeza, pois além de diferentes medidas dos pneus, o que não faltam são pneus que mesmo tendo a mesma medida anunciada, são bem diferentes.

sierra
08-10-2008, 16:39
Boas,
comprei um ciclocomputador Berg com 8 funções a semana passada.
ontem fui dar uma volta e no meio daquela chuvada toda quando dou por ela aquilo ja não estava a contar os km's.
verifiquei se o sensor tinha saido do sitio e continuava igual, mesmo assim voltei a tentar afinar e nada.. :(
ja tentei com outro iman e tambem não resulta.
funciona tudo no visor, mas parece não ter informação do sensor..

que poderá ser??

obrigado e boas pedaladas

Reis
08-10-2008, 17:42
Verifica a distancia do sensor ao iman.

sierra
08-10-2008, 19:45
Boas,
isso ja eu estive a fazer e não resulta.

fiz 110km a semana passada e trabalhou bem.

Reis
09-10-2008, 14:12
O conta-quilómetros é com fios ou sem fios?

Se for sem fios verifica a pilha do sensor.

sierra
09-10-2008, 21:28
boas,
é com fios, vou trocar a pilha em todo o caso.

wayken1
08-02-2009, 09:43
Tao e que tal medir o perimetro da roda??
Metes na calculadora:
diametro x PI. O simbolo ta la na calculadora.

andre_ktm
08-02-2009, 16:25
Boas,
pois eu tive a aferir o meu conta-quilometros e parece-me que tanto o valor obtido pela medição da volta completa à roda, como o sugerido pelo manual para o medida do pneu não é muito fiável. Os valores obtidos eram, 2100mm e 2089mm, respectivamente.
Logo, decidi aferir usando uma distância de 10 metros e percorri essa distância até encontrar o valor que correspondesse à mesma. Assim, cheguei ao seguinte valor: 2068mm.
Sei que não é muito científico, mas também se não estiver muito correcto é melhor que o valor esteja por baixo (prefiro que contabilize um valor inferior do que andar praí a "roubar" quilómetros :D)
Boas pedaladas

Mangelovsky
08-02-2009, 17:28
Parece que encontrei um tópico onde anda toda a gente a tentar redescobrir a roda :D Espero poder contribuir para chegarmos a um maior consenso:

Já possuí, infelizmente, mais aparelhos conta-km que bicicletas, e como trabalhei como mecânico numa loja, posso dizer que já montei e calibrei umas dezenas de modelos diferentes. Eis as conclusões a que cheguei:

- As tabelas nos livros de instruções servem apenas para nos dar um valor aproximado do perímetro do pneu, se não tivermos hipótese de o medir correctamente.

- A forma que eu uso de calcular o perímetro da roda, é colocar uma marca no pneu (uso uma tira estreita de fita-cola) na direcção da válvula, até ao chão. Marcar o chão (também costumo usar fita-cola para isso), no ponto onde a tira do pneu fica na vertical, dar uma volta com a roda, seguindo uma linha recta (convém aproveitar as linhas dos mosaicos ou tactos, para nos assegurarmos que vamos numa recta), marcar o ponto de chegada no chão e medir a distância entre os dois pontos com uma fita métrica.

- Acho que estarmos ou não em cima da bike, quando damos a volta com a bike, é indiferente, pois não me parece que a compressão na parte inferior do pneu, resulte numa variação significtiva do diâmetro, já que a borracha dos pneus não é assim tão elástica (quanto a este ponto é apenas uma opinião pessoal sobre um facto que não estudei a fundo). Acho que empurrando a bike desmontados, conseguimos seguir uma linha recta mais perfeita, o que é mais importante para o resultado final.

- Dar duas ou três voltas com a roda, medir a distância total e dividir pelo nº de voltas para obter o perímetro, parece-me válido, mas tendo em conta que o perímetro de uma roda 26" é aproximadamente 2 metros e uns trocos, convém verificarmos se o pátio ou sala tem comprimento que chegue, se a nossa fita métrica também e se calhar já convém pedir ajuda a alguém para segurar na outra ponta da fita, ao fazermos a medição. Como em casa, normalmente mexo nas bikes sozinho, costumo dar apenas uma volta à roda.

- Até hoje só me deparei com um modelo de conta-km em que se introduzia o diâmetro da roda, em vez do perímetro. Esse ciclómetro foi o meu primeiro, há uns 12, 13 anos, e era uma porcaria (não me lembro da marca). Em todos os outros: Cateye, Sigma, VDO, Specialized, BBB, Polar... introduz-se o perímetro. Por isso acho pouco inteligente calcularmos o diâmetro e a seguir introduzir mais erro, multiplicando por uma aproximação de PI.

- Comparar as distâncias obtidas pelos nossos conta-km com as de um receptor GPS, é completamente errado. Os nossos simples e baratos conta-km são muito mais precisos a medir distâncias percorridas que um receptor GPS comum. Isto tem a ver com o facto dos receptores para uso desportivo terem um erro de alguns metros no cálculo de coordenadas, de calcularem distâncias entre pontos tendo em conta apenas as diferenças de latitude e longitude medidas no elipsóide referência, isto é não tendo em conta diferenças de altitude, etc. Grandes precisões com sistemas GPS, só se conseguem em medições estáticas, ou recorrendo a pós-processamento, sistemas RTK, DGPS, etc. É claro que não se vai usar nada disto para se determinar quantos kms fizemos domingo passado...

Em conclusão, sem me estar a alongar muito mais sobre estes preciosismos que pouca influência têm na nossa diversão ou rendimento enquanto ciclistas, digo que: se fizermos questão de ter uma medida muito correcta no conta-km, medimos o perímetro da roda no chão, se não ligamos muito a isso, mas temos um conta-km e queremos apenas pô-lo a funcionar rapidamente sem nos chatearmos muito com isso, usamos o valor da tabela no livro de instruções, sujeito a todos os erros que resultam das diferenças de perfil entre os diversos modelos de pneu que existem com a mesma medida.

Boas pedaladas a todos :)

PEBtt
13-09-2009, 11:57
Boas
como deve ficar o sensor do ciclometro??

NF17
15-09-2009, 02:38
Boas
como deve ficar o sensor do ciclometro??


Eu também tenho a mesma dúvida, alguma alma erudita que se chegue à frente. :)

nilus
15-09-2009, 08:59
uso o GPS como ciclómetro, que usa a teoria da relatividade para saber a nossa posição e relógios atómicos para saber o tempo decorrido.

bem, se me falares de teoria da triangulação, ainda aceito, mas o que é que a relatividade do einstein tem a ver com isto?? :?:

relogios atomicos? o teu gps tem isso? muito a frente. e que os satelites so emitem posição, o relogio atomico deles é pra o cpu do satelite saber a exacta posição do satelite em relação a terra. Não ha emissao da hora para o receptor. e por falar em precisão, os actuais sistemas de gps não militares têm uma precisao de 10 metros, ou no caso europeu de 2m, com ajuda de 2 satelites extra para recalcular as posições mais correctas.


Sem a teoria da relatividade restrita de Einstein, os gps modernos não teriam a precisão de m mas sim de 200m ou mais. Só para aguçar o apetite, digamos que de grosso modo, o tempo lá em cima não é o mesmo que cá em baixo. Investiguem.

Mangelovsky
01-11-2009, 03:39
O sensor do conta km deve ficar numa posição qualquer, desde que se aproxime o suficiente do íman da roda, para poder funcionar correctamente.

Mais acima ou mais abaixo é indiferente para o funcionamento. Em geral é preferível colocá-lo do lado direito, por causa do travão de disco. Pessoalmente prefiro colocar ligeiramente virado para a frente ou para trás, de forma a que seja mais difícil movê-lo acidentalmente, quando retiramos a roda.

pedromiguelppinto
02-11-2009, 12:52
Utilizar o GPS para calibrar o conta quilómetros NUNCA, mas NUNCA será minimamente fiável...Em comparação a isso uma tabela de tamanhos de pneus de qualquer fabricante será muito mais fiável! Um conta quilómetros, na melhor das hipóteses, terá uma precisão de 2/3m fora quando vamos num trilho e passamos num vale muito pronunciado, numa zona de arvoredo densa ou até numa rua rodeada de prédios, casos em que a resolução facilmente poderá cair para valores superiores a 10m, por tudo isto será fácil de ver que o GPS não será, de todo, uma solução...

Por outro lado medir o diâmetro da roda ou o perímetro * pi, desde que bem feito terá um erro inferior a 1/0,5 mm. Dizer que multiplicar por pi é estar a introduzir erro desnecessário, também não faz qualquer sentido... se utilizarmos apenas 3/4 casas decimais o erro será sempre inferior a 0,5mm e apenas será até este valor uma vez que temos que arredondar às unidades!

Jo_JoVali
08-01-2010, 00:06
Boas para todos. Pelo que li neste tópico, todos têem razão e ao mesmo tempo acho que nenhum está inteiramente correcto :shock:. O que importa qual o método utilizado? Qual o mais correcto e fiável? Com paciência, cálculos e medições podemos chegar ao valor mais aproximado possível da distância percorrida e a que velocidade. Mas isto não é um fórum sobre BTT? Em que tipo de tracks o pessoal vai pedalar? Flat em alcatrão? Ou por "mato puro"? Onde há buracos, rampas, pedras e todo o tipo de obstáculos onde o cuidado e a paciência ficam lá bem longe e o que conta é a ADRENALINA? Quantas vezes as rodas (não só a da frente) não estão em contacto com o chão? Se pensarmos assim, que diferença faz colocarmos o valor 2055 indicado na tabela ou o 2045 medido no chão? Para mim, quanto mais rápido o ciclómetro estiver montado, mais lhe posso dar uso. Fiquem bem e boas quedas :) ( de preferência com jeitinho) :lol:.

Mangelovsky
08-01-2010, 15:50
Não é obrigatório ter conta quilómetros, ou se o tivermos também não somos obrigados a olhar para ele. Acho é que quem o quer regular correctamente, tem o direito de o fazer e de discutir a melhor forma de o fazer no sítio adequado, ou seja, aqui. Mas claro que não é necessário ninguém se zangar por isso.

Não esquecer que para além de instrumento de treino, pode também ser usado como indicador de desgaste de certos componentes (corrente, cassete e pratos e roldanas) e como instrumento de orientação (hoje em dia mais raramente que no passado), pelo que acho conveniente tê-lo o melhor possível calibrado.

É verdade que em btt passamos por imensos buracos e por vezes anda-se com as rodas no ar, mas não se pode esquecer que na generalidade das voltas que se dá apanha-se uns 30% de alcatrão, no mínimo. Quando as rodas descolam do chão, não param imediatamente de rodar e também podemos presumir que aproximadamente, num mesmo trilho, todos os betetistas levantam as rodas do chão a mesma quantidade de tempo (os que levantam muito mais, em geral praticam outras modalidades em que o conta quilómetros não é importante ou mesmo necessário).

fabiomaia1986
03-07-2010, 13:14
pessoal tenho um problema, tenho uns pneus specialized fatboy 26 x 1,25 e no manual de instruçoes nao aparece la a medida para colocar no KM. estive a medir e deu-me 1880 mm.
agora pergunto-me se estará mm correcto esta medida.
agradeço desde ja as respostas

agirão
03-07-2010, 13:16
Não será 1088 mm? Ou 1080 mm?

Kamoes
03-07-2010, 13:25
Pelo que vi do meu sigma... mede-se a altura da roda e depois multiplica-se por 1,63 salvo erro!

agirão
03-07-2010, 13:29
Há um processo mais fácil. Faz-se um risco no chão, coloca-se a roda com o pipo na perpendicular do risco, dá-se uma volta (até o pipo estar de novo na perpendicular) e mede-se.
1880 mm é muito! Como pergunto atrás, deves ter medido 1088mm ou 1080mm.

elv1s
03-07-2010, 13:42
Aqui há um tempo encontrei esta tabela. E resulta bem quanto baste com as correspondências. Não vale a pena estar a medir, pois a margem de erro é bastante pequena.

http://img118.imageshack.us/img118/7725/sigma4td.png

Por exemplo nesta tabela, para 26x1.0 a medida é 1973mm, para 26x1,5 já dá 2026. Para 26x1,25 eu usaria 2000. Se foi medido e deu 1880, até acho pouco(como é que mediste?), mas a margem de erro que depois dá é na ordem de 2 ou 3 km/h... nada de grave.

Atenção à medida da altura, que deve ser multiplicada por "PI" que arredondado é 3,14 e não 1,63.

fabiomaia1986
03-07-2010, 13:46
Há um processo mais fácil. Faz-se um risco no chão, coloca-se a roda com o pipo na perpendicular do risco, dá-se uma volta (até o pipo estar de novo na perpendicular) e mede-se.
1880 mm é muito! Como pergunto atrás, deves ter medido 1088mm ou 1080mm.

fiz assim como disseste mas medi mal, afinal da 1,97 metros isso em milimetros da 1970 certo???

Kamoes
03-07-2010, 14:13
Sim dá.

Queres ver que tenho que ir medir o perímetro da minha roda? 2 metros, tanto? :shock:

STS
03-07-2010, 14:18
Sim dá.

Queres ver que tenho que ir medir o perímetro da minha roda? 2 metros, tanto? :shock:

Tanto pk? a mim também me dá 2 metros mais uns milímetros

STS
03-07-2010, 14:19
Há um processo mais fácil. Faz-se um risco no chão, coloca-se a roda com o pipo na perpendicular do risco, dá-se uma volta (até o pipo estar de novo na perpendicular) e mede-se.
1880 mm é muito! Como pergunto atrás, deves ter medido 1088mm ou 1080mm.

Esta tudo dito, simples e muito eficaz

agirão
03-07-2010, 14:20
Fábio!
Desculpa! Há bocado, enganei-me! Claro que pode ser a medida que tinhas, 1880mm.
Vim, de propósito, escrever este post, pois raciocinei e verifiquei que me tinha enganado!
A medida do pneu é que me parece estranha! 1,25? Será?

Kamoes
03-07-2010, 14:35
Tanto pk? a mim também me dá 2 metros mais uns milímetros

Achei muito... até vou medir a minha roda. :mrgreen:

Não é que não possa ser esse valor... mas pensando em 2 metros, acaba por ser um perímetro bem grande.


Nunca tinha pensado nisso ;)


Professor, pneu 1.25, provavelmente será um pneu de estrada Roda 26".

fabiomaia1986
03-07-2010, 17:00
sim é um pneu de estrada roda 26 e o tamanho é 1,25. agora gostava de saber se será mm essa medida

Peixinhus
03-07-2010, 17:28
Nada como fazeres uma marca no chão e marcares uma volta completa da roda e veres a medida que te dá ( medes a distancia com uma fita depois)

Abraços

Joaopfm
07-07-2010, 23:27
pessoal entao e para o pneu 26X2.5???

fiz de varias maneiras, e da me sempre medidas distintas!


qual será a maneira mais correcta de fazer a meidção???


CumTTs!

Peixinhus
08-07-2010, 17:25
Se a roda for redonda ou mesmo quadrada :D uma volta com marcação no solo dá sempre a mesma medida, se quiseres rigor medes todas as semanas pois conforme vai havendo desgaste do pneu a medida vai baixar uns milimetros :D.

Abraços

leptis
10-07-2010, 19:47
Bem eu comprei um conta KM a pouco tempo e no próprio pneu dizia as polegadas,

linomanuel
17-06-2011, 20:40
Olá amigos.
Será que me podem ajudar.
Tenho um pneu com as seguintes características: 26 x 2.1 (51-559).
Tenho um conta Km Sigma BC 1009 STS.
Qual o número que meto no configurador do Km?
Já agora, o que quer dizer aqueles números no pneu?

Obrigado

Frei
17-06-2011, 20:45
Amigo, há por aí tópicos sobre isso, é só utilizar a ferramenta Search ;)

linomanuel
17-06-2011, 21:19
Obrigado.
Já tentei procurar mas não consigo encontrar.
Podem-me ajudar?

Obrigado

jmdcfigueiredo
17-06-2011, 21:32
Que grande ajuda a tua ah Frei!

Lino, vê este TÓPICO (http://www.forumbtt.net/showthread.php/1187-Medidas-dos-pneus-O-que-%C3%A9-isso?highlight=medidas+pneus) que é o tal de que o Frei fala.

Quanto ao valor a introduzir no conta kms essa medida de pneus não vêm no manual, portanto aconselho-te a trocar de pneus(!) ou a medir o diâmetro da roda.

linomanuel
17-06-2011, 21:36
Obrigado jmdcfigueiredo.
És sempre a minha salvação. :)
Pois... No manual não vem. Tem aproximadamente 67 cm de diametro.
Vou dar uma vista de olhos no outro tópico
Abraço

linomanuel
17-06-2011, 21:39
O cálculo será 67 x 3,14?
Obrigado

jmdcfigueiredo
17-06-2011, 21:44
Desculpa lá, não é o diâmetro é o perímetro!

Põem a roda no chão com o pipo na posição mais baixa, dá uma volta completa com a roda até o pipo voltar à posição inicial e mede essa distância.
Esse distância é o valor a introduzir no conta kms em milímetros.

Se preferires mede o diâmetro com a maior exactidão possivel e multiplica por pi (aproximadamente 3,14)

[EDIT]

Evita o double posting usando o botão Editar post...

linomanuel
17-06-2011, 21:50
Obrigado mais uma vez.
Pelo diâmetro dá 209,43.
Pelo perímetro dá 2 metros e 7 cm.
Acho que vou meter a medida do diametro. Parece-me que se aproxima do real.
Obrigado mais uma vez.
Abraços

ny12xx
17-06-2011, 21:55
Companheiro

Faz assim:

Com umas gotas de óleo molhas "apenas um" dos tacos centrais do pneu. Rodas o pneu no chão até que fiquem duas marcas de óleo no chão.
Medes a distância entre ambas e "voilá".
Deve rondar os 2,05 metros.

Esta é a forma correta de medires a circunferência do pneu.

Um abraço

NY

mochopachorrento
17-06-2011, 21:59
@ linomanuel: de certeza que o contador não dá para colocares a medida do pneu? O meu também é um sigma 906 e tem algures no menu "Wheel Size" a opção para colocar a medida do pneu. Já viste no site se tem os mauais ou o suporte para isso?

Cumps.

jmdcfigueiredo
17-06-2011, 22:02
Mas é exactamente esse medida que o Lino quer mocho e se tivesses lido mais acima tinhas visto que eu já li o manual.


Pelo diâmetro dá 209,43.
Pelo perímetro dá 2 metros e 7 cm.

Esse desfasamento devesse a erros de medição de certeza. Usa a medida do perímetro pelo método que te for mais prático.

Um abraço

linomanuel
17-06-2011, 22:05
Fiz exatamente isso com tinta. Deu 2,06 metros.
Coloco agora 2.060 no Km?

linomanuel
17-06-2011, 22:08
Isto dá mais 2 cm menos 2 cm.
Em 1000Km deve dar uma margem de erro de mais ou menos 10Km. Não é grave! :)

Ventura
17-06-2011, 22:10
Sim, Basta colocar 2060 no ct-km mas deu um valor engraçado, para um 2.1 deveria sêr um valor um pouquinho maior!

jmdcfigueiredo
17-06-2011, 22:13
Evita o double posting usando o botão "Editar post" linomanuel!

Avisei-te desse erro à 30 minutos...

linomanuel
17-06-2011, 22:17
Desculpa Jmdcfigueiredo.
Prometo não o voltar voltar a fazer.
Abraço

mochopachorrento
17-06-2011, 22:32
@ jmdcfigueiredo: eu li o que colocaste lá em cima. Mas o que eu estou a dizer é que podes colocar directamente a medida da roda no ciclo, conforme o que está no manual de dito aqui: http://www.sigmasport.com/us/produkte/bikecomputer/topline_2009_wireless/bc1009_sts/

jmdcfigueiredo
17-06-2011, 22:39
O manual do conta kms pode ser visto AQUI (http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=7&sqi=2&ved=0CE4QFjAG&url=http%3A%2F%2Fwww.sigmasport.de%2Fus%2Fallgemei n%2Fshowdatei%2F%3Fdownload%3D1%26name%3D93_1_ba10 09sts_1.pdf&rct=j&q=sigma%20bc%201009%20sts%20manual&ei=r8j7TdbCG9O7hAei1vT-Ag&usg=AFQjCNGOrV1fpu3dYvAlXB0mm_2v9C-pjQ&sig2=Nnx_DKc5s3kEwYc_Jh5uMA&cad=rja).

Diz-me em que página do mesmo diz que podes introduzir a medida da roda.
Não te esqueças que a medida da roda é 26 x 2.1 (51-559) e o que introduzes no conta kms é o perimetro da mesma, como poderás ver na página 28 e29...

mochopachorrento
17-06-2011, 22:48
Pois, eu vi a página 31...
Estarei errado?

jmdcfigueiredo
17-06-2011, 23:03
O que é para ti a medida da roda!?

Se for o perímetro da mesma estamos de acordo.

mochopachorrento
17-06-2011, 23:09
Pois, para mim era o que estava descrito na pág. 31 mas pelos vistos não...
Argolada! As minhas desculpas.

TheTraveler
18-06-2011, 00:19
RTFM!!!


Pois... No manual não vem.



6.3 Introdução do perímetro da roda -> Page 28-29

A partir da tabela “Wheel Size Chart” (Dimensão da roda), determine o valor
que corresponde à dimensão da sua roda C .
Alternativa: calcular/determinar a (WS) (tab. A ou tab. B ).

http://nando67.files.wordpress.com/2009/07/sigma_wheelchart.jpg

As instruções no manual são mais que explicitas no que diz respeito a tirar a medida da roda quando as medidas não vêm na tabela... Mesmo quando vem na tabela, é sempre melhor medir.
E medição, para quem não percebe o desenho, é assim: Tem um risco na roda onde começa a fita métrica, depois um símbolo da roda a dar uma volta, e depois o risco da roda marca a medida final na fita métrica depois dessa volta completa. Depoisbasta olhar para os números marcados na fita métrica, fazer as contas complicadíssimas de quantos milímetros são, e colocar esse valor no raio do conta quilómetros possuído pelo demo e que o raio das instruções têm desenhos mas mesmo assim a malta não vai lá!

Dificílimo! Nem com desenhos...

Esta lição já está. Amanhã começamos a aprender o abecedário.

jmdcfigueiredo
18-06-2011, 01:15
Então estuda bem a lição porque parece-me estares a precisar...
De ortografia precisas de certeza...

Anyway foi colocada uma questão e não sabendo os conhecimentos da pessoa para quem falava expus o assunto da forma mais explicita, básica e literal que existe...
Tentei verificar a medida através do ETRTO do pneu o que não foi possível daí indicar PORMENORIZADAMENTE (se calhar em demasia) como obter esse valor.

Certamente que tu não tens o mais pequeno problema em fazer isso e eu quando comprei o meu 1609 nem para o manual olhei e configurei-o intuitivamente.
Se outras pessoas não conseguem tento ajudar da forma que achar mais conveniente...

jonasdh
24-12-2011, 13:05
ola
eu tenho um ciclocomputador da berg e gostava de saber o que é o Odo, o T.TM e a que altura devo por na suspençao
cumps

jonasdh
24-12-2011, 13:06
a roda é 26 e a largura do pneu é 2.35
cumps

gestc
09-02-2012, 18:21
Então aqui vai mais uma ideia para calcular o perímetro da roda, com alguma precisão, usando o diâmetro ou altura da roda.
Colocam a roda junto a uma parede com azulejo e alinham o eixo com uma das linhas verticais das juntas dos azulejos, sobre a roda colocam um esquadro e marcam a altura da roda na parede, depois é só medir a distância ao chão e tem o diâmetro da roda, se multiplicarem por π(3,141...), obtêm o perímetro da roda com uma precisão razoável, se entretanto quiserem melhorar esse valor, podem fazer um exercício simples, percorrem uma distância conhecida, como por exemplo uma pista de atletismo ou um campo de futebol, e depois fazem uma regra de três simples com o valor obtido, isto se o valor que obtiveram do diâmetro não estiver suficientemente acertado.
Como exemplo, para um pneu 26x200 obtive um diâmetro de 65,5cm o que dá um perímetro de 2,058

Miguel31
16-04-2012, 11:17
Boas, hoje decidi medir bem a roda com técnica que li aqui, marca com tinta num tsco do pneu e depois de obter as duas marcas no chão medir, ora eu a medir pela vávula, dava-me 2070mm, agora pelo taco dá 2045mm, é normal 2045mm num 26x2.0?

duquej
16-04-2012, 11:32
nao te esqueças que deves tar em cima dela, pode ser um preciosismo mas há diferença...

Miguel31
16-04-2012, 11:45
Há diferença?Onde, sabes dizer ou estás falar por falar?
Acho que sim, porque tanto em cima como fora a medida foi a mesma....
Além disso não é essa a dúvida, eu tirar medida sei....

Lux Interior
16-04-2012, 20:02
A diferença estando tu em cima da bike é que o pneu cede um pouco com o teu peso diminuindo a medida obtida numa volta completa da roda.
Se a pressão com que andas for alta, a diferença será praticamente inexistente. Se rolares com pressões muito baixas, já poderá haver diferença.

Quanto à dúvida que tens em relação à medida de 2045, é uma medida normal. Tenho uns Furious Fred que medem precisamente isso.

Miguel31
17-04-2012, 20:56
Eu sei qual é a diferença, estava ser irónico...nunca medi diferença alguma, aliás a suspensão absorve parte do nosso peso, na minha opinião isso de estar em cima da bike já roça o exagero, mas é só minha opinião, mas mesmo assim, com baixas ou altas pressões, se houver será algo de quê?0.5mm?1mm?insignificante diferença para me precoupar, mas isto sou eu.
Se é uma medida normal pronto, estava acha-la algo fora do normal pelo que tenho lido por aqui.

lbaixinho
28-04-2012, 17:54
Boa tarde.
Adquiri agora uma bicicleta de roda 29, o penu tem cerca de 7 cm de largura e 4 cm de espessura.
Como deveria configurar no meu conta KM?

Obrigado

edununo
28-04-2012, 23:03
Mede o perímetro (já foi explicado neste tópico) e coloca o valor no aparelho.

dfilp
29-04-2012, 00:00
Eu sei qual é a diferença, estava ser irónico...nunca medi diferença alguma, aliás a suspensão absorve parte do nosso peso, na minha opinião isso de estar em cima da bike já roça o exagero, mas é só minha opinião, mas mesmo assim, com baixas ou altas pressões, se houver será algo de quê?0.5mm?1mm?insignificante diferença para me precoupar, mas isto sou eu.

Acho que não tás a entender, a suspensão não tem nada a ver para o caso..
Uma coisa é o diametro do pneu cheio, sem peso em cima da bike, outra coisa é o diametro util do pneu se utilizar-mos pressões mais baixas com o peso do rider fica obviamente mais reduzido, e a diferença de medições pode ir até a 1cm ou um pouco mais. Dependerá sempre da medida e do tipo de pneu.

andrextr
29-04-2012, 00:11
Dflip ensina ai a malta a fazer contas pá!!

Eu normalmente meto sempre o valor mais alto possível. Assim consigo andar mais depressa!!

dfilp
29-04-2012, 00:33
:twisted: :mrgreen:

Epah andré deixa tar que se é assim amanhã vou já comprar um conta km's! Também quero andar mais ;)

Miguel31
29-04-2012, 01:54
Eu entendi muito bem, tu é que não me entendeste, e em tanta bike nunca vi tamanhas diferenças, 1cm, realmente há bikes e bikes mas...
Perguntei a várias pessoas, nunca viram também tamanha diferença...e na minha medi uma diferença de nada, volto dizer "mariquices" mais mm menos mm.
E que eu saiba a supensão tem e muito a ver, a não ser que andes com ela constantemente bloqueada, eu não ando.

lbaixinho
29-04-2012, 09:24
O perimetro da roda é: 57 cm e com pneu: 74 cm (aproximadamente). Como faço agora?

Miguel31
29-04-2012, 18:53
Leste o tópico?Fazes como indicado aqui já várias vezes, fazes uma marca num taco do pneu (tinta, gota de óleo), e andas com a bike em linha recta até obteres duas marcas no chão, depois medes distância entre as duas marcas, e colocas no conta-km.

dfilp
29-04-2012, 23:20
Miguel, aqui o pessoal regra geral tá habituado a andar com pneu "fino" (estilo 1.8 ou 1.9) e com bastante pressão, para rolar bem. Mas no meu caso ando com pneus 2.4, por vezes com baixa pressão, o que faz baixar o diametro do pneu até cerca de 2 cm, e isso no fim ainda dá alguma diferença. Mas como dizes, nada de muito relativo. Eu nem nunca medi isso, pois gosto de ver o guiador o mais limpo possivel, por isso não há espaço pa conta-km's ;)

Mas já agora explica-me lá o que é que a suspensão estar bloqueada ou não tem a ver para o nº de km's que os conta km's registam?

Paulino.Sa
02-05-2012, 16:51
claro que tem a ver,
tanto como a cor do assento...
quanto mais preto, mais conta,
ou não...
:-)

desculpem a piada, não resisti...

Miguel31
03-05-2012, 01:02
Paulino como deve perceber muito...enfim não sabem não querem ajudar quem não sabe abstenham-se...só fazem figura...
dfilp, se a suspensão estiver bloqueada e fores medir o diametro vais fazer força no pneu (mesma coisa que forqueta rigida +/-), se ela estiver livre (desbloqueada como queiras) já não vai fazer tanta força no pneu porque ela vai absorver algum do teu peso, já estás a ver a ideia?
Isto se formos ao detalhe e medição minimalista de que estavas a falar.

Paulino.Sa
03-05-2012, 09:19
Miguel31,

tenho pena que não tenha lido a mensagem até ao fim,
pois bem na última linha está escrito que era uma piada e não uma ofensa ou insulto, como você deixa no ar...

mas se para si esse detalhe das suspensão faz assim tanta diferença, se quer ser purista na medição, então não se esqueça também, que sempre que a roda tiver o sensor (normalmente a da frente) der umas voltas "no ar" (quando dá um salto por exemplo) vai influenciar, também a quantidade de agua que segue na garrafa, ou garrafas, a quantidade de ferramenta que leva, se chuver vai ficar mais molhado, logo vai pesar mais... enfim... e mais uma serie de variáveis que ainda podem ser contabilizadas...

Abraço

bento18
29-06-2012, 22:39
boas, tenho uma bike nova e também o conta kilometros, queria acertar o perímetro do pneu
o pneu é um 26*2.25 qual é a medida, será 2160mm.
que dizem?

emsfc
29-06-2012, 22:50
http://www.youtube.com/watch?v=fqs51TZmeQA

Vitok
03-07-2012, 21:32
Obg pelo vídeo :)

Vitok
03-07-2012, 21:40
Isso do vídeo serve tbm para os sigma???
Obg, é mesmo mt esclarecedor mas é a realidadE?

BikeTrepaTudo
03-07-2012, 21:47
p = 3,14159 26535 89793 23846 26433 83279 50288 41971 69399 3751

Este é o valor de pi. Multiplica pelo diâmetro da roda e obténs o perímetro.

Giantfreerider
03-07-2012, 21:47
Serve para todos.
Eles (os conta kms) fazem as contas a partir do perímetro do pneu.
Cada rotação da roda corresponde a uma certa distância percorrida (que é o perímetro do pneu). ;)

vpenela
16-11-2012, 15:58
Tenho aqui um site em que só têm que inserir os dados e fazem vos a papinha toda...ora vá-lá e acabam as complicações:fpalm:
[URL="http://www.berkshiresports.org/index.php?ID=bikecomputertiresizecalculator"]

bento18
16-11-2012, 16:44
obrigado amigo vpenela, sem duvidas que assim é muito facil.
:fpalm:

pedromdf
13-12-2012, 00:50
Faço parte de um grupo de "pedalistas" e decidimos aferir os conta km todos da mesma forma e resultou numa aproximação dos resultados finais que a todos espantou. Fizemos da seguinte maneira:

1 - Montado em cima da bicla, alguém mede a distância entre o eixo da roda da frente e o chão (raio já com o peso do bttista em conta);
2 - Faz-se a seguinte conta 2 x valor medido x PI e coloca-se esse valor no ciclómetro.

Resultado ciclómetros de marcas e modelos diferentes, pneus todos diferentes, bttistas gordos ou magros, no final deu a todos a mesma distância percorrida. Isto foi feito enquanto esperávamos o atrasado do costume!

Tiagobart
08-02-2014, 17:18
Ontem instalei um conta kms com fios da berg dos mais baratinhos, mas com 10 funções e esteticamente bacano, na minha opinião, ainda pedi aqui ajuda para a calibragem, e tentei das duas formas mais comuns, dando valores diferentes :S Na forma de medir de ponto a ponto com a roda em andamento deu : 2115. Na matematica 2 x raio da roda x pi (3,14) = 213,52, portanto 2115mm ou 2135mm?? Qual será o mais preciso?

uso 26x2.1 IRC mythus tubless

abelha2
08-02-2014, 18:02
A primeira é mais fiável. O raio da roda e o diâmetro dependem do tipo de pneu. Na minha opinião é mais fácil medir o diâmetro de ponto a ponto, do que o raio.

Ktm80
11-02-2014, 01:31
boa noite pessoal tenho uma bike de roda 27,5 alguem me sabe dizer qual a medida ? indicada ?

bansheeCMS
11-02-2014, 10:58
O melhor é medires. Marcas de alguma forma ao pé do pipo, e andas com a bicicleta até encontrar de novo o pipo. O numero que isso der em mm é a tua medida.

ktm excr
14-02-2014, 13:11
Marca com um feltro um ponto no piso do pneu, faz deslocar a roda sobre uma superfice plana de preferencia clara de forma a percorreres uma volta completa, de seguida, medes a distancia entre um ponto e outro, melhor que isto,,,,:D

j_Fe
14-02-2014, 14:37
De forma a poderem obter a medida exacta, façam o deslocamento da roda, montados na bicicleta. Pois o peso em cima da bike vai provocar alguma deformação do pneu.
Mas sim, marcar um ponto na lateral do pneu, e andar até ao mesmo ponto.

A vantagem deste método espectacularmente espectacular é que dá para medir vários diâmetros de rodas... :rolleyes:

Bre
14-06-2014, 01:25
Boas,

No meu caso fiz o teste de duas maneiras, a tradicional com uma marca no chão onde alinhei com a válvula do pneu e fiz rodar uma volta até a válvula do pneu ficar alinhada com o chão e medi a distância, deu 2172mm.

A outra foi a seguinte, inscrito no meu pneu está " 27.5 x 2.10 (54-584) "... Então peguei nos numeros para a seguinte fórmula na calculadora, a fórmula para achar o perimetro da circunferência " [584+(2x54)] x 3.1415 " e o resultado foi 2173.98, ou seja 2174mm...

Eu diria que 2mm é "piners"... :D

Pedro Barradas
14-06-2014, 09:43
"peanuts" ;)

j_Fe
14-06-2014, 10:16
https://www.youtube.com/watch?v=yM7SUfGxT2U

"piners" ;)

Pedro Barradas
14-06-2014, 10:26
lolol... Tá boa!!!

pedroslb94
14-06-2014, 14:22
epa quem vos deu autorização para invocar o mestre JJ ?? :D

Bre
14-06-2014, 14:57
Obrigado Pedro Barradas, "peanuts", "piners", o JJ é que sabe! :fpalm: