PDA

View Full Version : A "mania" de virar o avanço do guiador ao contrário...

Rebelo
17-05-2006, 11:46
Boas pessoal... A muito que me vejo confrontado com esta mania de vira o avanço do guiador "de pernas para o ar" em troca de melhores prestações....!!! Já virei o mesmo e não notei muita diferença... :roll:

Uma coisa é certa a bike fica com um ar mais desportivo e a posição de condução tambem, apesar de talvez ser menos comoda... Enfim não se pode ter tudo... :!:

Gostava de saber a vossa opinião sobre isto... :?:

Boas pedaladas para todos... :wink:
Hélio Rebelo

Ps: Já estou como o outro "o problema não é da bike é das pernas..."

crencos
17-05-2006, 11:53
O facto do pessoal virar o avanço ao contrário não se pode considerar "mania".
Se analizarmos a situação, um avanço com ângulo negativo (ou seja, ao contrário) permite uma posição de condução que evita o levantar da roda dianteira. Obviamente que nas descidas a posição de condução irá ser penalizada visto que o peso do ciclista está mais concentrado na frente da bicicleta. Por isso é que a posição de condução das bicicletas de DH tenta concentrar o peso do ciclista na parte de trás da máquina.

sniper_pt
17-05-2006, 12:14
Acho que não tens grandes vantagens com esse avanço montado ao contrário.
Perdes muito a descer, talvez mais do que ganhas a subir.
Tenho uma rígida e sinto que o quadro e a bike estão a 100% para mim, quer a subir, quer a descer.
Da última vez que me lembrei de baixar o avanço, ao tirar um anel da coluna da suspensão infelizmente caí e com gravidade.
Desço mais depressa que muitas ST e não subo melhor porque as pernas não são do melhor.
Se queres um conselho, digo que quenão deves mudar se a bike está bem equilibrada para ti.

abraço

Jepas
17-05-2006, 13:34
Boas,

Também não acho que seja uma mania, é uma opção como qualquer outra. Avanço para cima, avanço para baixo, com 3 cm de anilhas em cima ou em baixo. São configurações que podes fazer no avanço sem o trocares (alteração do comprimento e/ou ângulo). Tal como no selim podes usá-lo mais ou menos inclinado, mais ou menos chegado à frente.

Enfim, são configurações e o avanço permite isso mesmo, dar-te mais conforto quando para cima e mais eficácia quando para baixo. Ganha-se num lado perde-se no outro, como em tudo na vida. Os únicos avanços que estão imunes: ângulo zero.

Outra realidade: um avanço com 120 mm e 6º implica uma subida/descida da altura do guiador em 2.5 cm quando direito/invertido. Ou seja, entre usar um avanço "para cima" com 2 ou 3 anilhas no topo ou invertido em cima de 2 ou 3 anilhas (+/- 3 cm) vai dar ao mesmo.

e avanços invertidos com guiadores sobre-elevados? Ainda me hão de explicar isso.

Jepas

amarelo
17-05-2006, 18:50
epa.. peço desculpa a alguns de voçês mas permitam-me a discórdia... nao concordo que virar o avanço ao contrário prejudique assim tanto a posição de condução.... ja viram como é que os prós do XC têm os seus avanços ?? compridos e invertidos na sua grande maioria e descem que é uma coisa parva ... tudo bem que a experiência conta muito mas não acho que a diferenca entre ter uma ou duas anilhas a mais/menos faça assim tanta diferença ;)

valium
17-05-2006, 19:22
Boas !!
Eu sou fã dos avanços invertidos, além de as bikes ficarem mais bonitas,a meu ver ficam mais controlavéis, e puxam mais por nós, dão mais pica !!
E tb n vejo a lógica de ser ter o volante a altura do selim, mas tudo depende de cada um, e de como se sente melhor !!

Cumprimentos e bem hajam

calhau
17-05-2006, 19:56
a meu ver ficam mais controlavéis

Nunca, antes pelo contrario. :nana:

e puxam mais por nós, dão mais pica !!

Isso sim :yeah:

Quem não tem prática a descer não convém ter a direcção baixa

A grande vantagem de ter a frente baixa é para subir, dá uma posição “race” parecida com a do ciclismo de estrada.

andrextr
17-05-2006, 22:11
A minha XtC vinha de origem com o avanço rebaixado (ao contrario)...Dava um aspecto racing, so que isso é demasiado XCzeiro para mim entao virei-o para cima...Da mais segurança e controlo na bike, permite sacar cavalo com mais facilidade e dropar melhor... Entretanto fiquei sem bike em virtude de ter partido o quadro... Isto porque? Por causa do avanço..Se este estivesse rebaixado jah nao fazia estas avarias....

pedro lopes
18-05-2006, 06:59
No meu caso como, eu tenho 1,92 mts, tenho de usar um avanço de 130mm e ainda assim aproveitar tudo o que sirva para me permir estar "mais alongado" sobre a bicicleta.

Uso o avanço invertido pois permite-me ganhar mais uns mílimetros de "alongamento".

O pessoal que tem entre 1,50mts e 1,70mts, que se sentem numa bicicleta roda 24 para verem o que eu passo :P :P

studer
16-06-2006, 15:34
A meu ver não há nada como ter uma boa suspensão em que se possa diminuir o curso (p.e. Marzocchi). A subir, o curso reduz-se e parece que ficamos colados à subida, a descer, temos a dianteira bem levantadinha que até aprece uma bike de DH!

José Martins
16-06-2006, 18:40
Permitam-me concordar inteiramente com a ultima mensagem do Studer. Eu tenho 1,93 m e sei bem do que falas. Há pouco tempo, experimentei a bicicleta de um amigo, também ele da medida XL, que usa não o avanço virado ao contrário, mas um que não tem qualquer inclinação.
Hoje mesmo estive numa loja em Setubal com um avanço da Pro na mão, desse tipo, sem inclinação e estou bem tentado a trocar o meu.
Quando andei na bicicleta desse meu amigo, não notei nada, a não ser ter achado a posição de condução mais confortável, tanto nas subidas, como nas descidas, mas foram apenas 12 km.

Até ao final deste mês, vou decidir.

Um abraço.

MrOrbea
17-06-2006, 13:08
No meu ponto de vista o avanço invertido a unica coisa que pode provocar é algum desconforto pois vamos mais baixos, mas de resto a descer nao noto diferença nenhuma(questao de habito) mas a subir noto que a frente se cola melhor ao terreno.tendo eu uma quadro de 16" e um avanço de 120mm com 6º noto nas subidas mais inclinadas que a bike se agarra bem ao terreno...enfim sao escolhas. ha quem goste ha quem odeie... o qie importa é pUdalar :lol:

Bubu100
24-06-2006, 14:27
Mto bem vejo q ha por aqui pessoal mto bem informado e com experiencia.

A "mania" de virar o avanço do guiador ao contrário...

Qto a mim ñ é "mania" alguma, mas antes uma necessidade q surge naturalmente pela experiencia.

Pedalem pouco ou mto mas pedalem, o importante é sentirem-se bem, confortaveis e seguros.
Os conselhos dos pros e/ou experientes podem ajudar. Mas ñ devem ser regras obrigatorias.

salomao
29-01-2008, 21:11
Boas.
Em primeiro lugar quero dar os parabéns a todos os que tornam este fórum tão completo e interessante.
Após ler cuidadosamente os post, decidi verificar se o meu avanço também possuía esta "dupla função" e resolvi vira-lo. Ainda não experimentei mas estou curioso. O que noto para já é que a bike fica realmente com um aspecto mais agressivo.
Cmps e boas pedalas.

José Batista
29-01-2008, 22:15
Eu acho que não é mania,mas sim uma opção que torna a bike mais agressiva.
Com o avanço nessa posição cosegues atacar melhor as subidas mas em contrapartida perdes controle a descer.
Cabe-te a ti decidir qual a posição que melhor se adequa a ti.

SAUDAÇÕES BETETISTAS

2º RAID BTT MOURA TERRAS DE AZEITE 01 JUNHO

àesperadascale
30-01-2008, 10:55
Eu acho que não é mania,mas sim uma opção que torna a bike mais agressiva.
Com o avanço nessa posição cosegues atacar melhor as subidas mas em contrapartida perdes controle a descer.
Cabe-te a ti decidir qual a posição que melhor se adequa a ti.

Em resumo, é apenas isso - uma questão de escolha e gosto pessoal.

artsite
30-01-2008, 11:52
Atenção que não é apenas por gosto pessoal, e quem o faz pode estar a estragar a sua postura na bike.

No meu caso, em que tenho um curso de 115mm na dianteira numa bike de xc,faz com que nas subidas a frente queira levantar muito, e assim resolvo bem o caso, não é por causa da estética. E não, nas descida não estrago nada pois ja estou bem abituado, e desço melhor que algum com guiador elevados, vai da experiência também.

Agora, avanço invertido em guiadores elevados.......não percebo essa.

àesperadascale
30-01-2008, 14:47
Quando referi a questão do gosto pessoal, não estava a referir-me à estética. É uma questão de gosto pessoal em termos de posição de condução, agressividade e conforto. E, nesses campos, não há padrões - cada qual há-de definir como consegue o melhor desempenho.

Batas
30-01-2008, 15:07
Quando referi a questão do gosto pessoal, não estava a referir-me à estética. É uma questão de gosto pessoal em termos de posição de condução, agressividade e conforto. E, nesses campos, não há padrões - cada qual há-de definir como consegue o melhor desempenho.

Penso da mesma forma, cada um ajusta para si da melhor forma...

Não percebo muito bem é quando alguem usa avanço invertido, e depois colocam anilhas por baixo... Mas são gostos.

Picão
30-01-2008, 16:48
Boas!

Pessoal eu acho que se deve encontrar exactamente a altura de selim e de guiador ideal para o nosso corpinho... Eu tambem já inverti o meu avanço e fiquei com a sensação de subir muito melhor apesar de nas descidas perder um pouco o controle da bike!
Agora o meu avanço é um Tompsom X4 e não tem qualquer angulo, mas tenho uma diferença de 4cm do selim para o guiador o que acho que é perfeito... A inversão do avanço às vezes será só para solucionar a coisa mais rapidamente... o ideal é baixar o guiador tirando uma ou duas anilhas...

artsite
30-01-2008, 17:50
Isso de colocar anilhas debaixo do avanço invertido, é para ter um tudo da suspenção maior, pois um dia mais tarde ao trocar de quadro, caso este tenha uma testa maior, o tubo da suspenção não dá. è por isso que alguns também usam anilhas da parte de cima, fica feito, mas é melhor a pensar no futuro

Batas
30-01-2008, 18:14
Isso de colocar anilhas debaixo do avanço invertido, é para ter um tudo da suspensão maior, pois um dia mais tarde ao trocar de quadro, caso este tenha uma testa maior, o tubo da suspensão não dá. è por isso que alguns também usam anilhas da parte de cima, fica feito, mas é melhor a pensar no futuro

Usa-se na parte de cima. Bom, são gostos.

acidsugar
30-01-2008, 20:03
é uma mania, e melhor para subir, e pior para descer, etc... etc... etc...

já pensaram no caso dos ciclistas de estrada quando fazem provas de time trial (agora faltame o termo em portugues) têm uma posição muito mais paralela ao chão? e isto porque quanto menos massa houver em cima menos atrito faz... certo?

exemplo pratico na minha bike anterior passei de um guiador direito, para um sobreelevado, e a rolar nas mesmas condições também passei de 28/30km em alcatrao para 24/25km... simplesmente porque fiquei numa posição um pouco mais elevada em relação ao guiador.

resumindo acho que é mais uma questão de desempenho do que uma questão estética, e além do mais uma simples diferença de 2 cm para cima ou para baixo faz muita diferença na região lombar, quem mudou sabe do que falo, e quem está parta mudar também vai perceber...

chupa cabras
30-01-2008, 21:39
Acreditem que virar o avanço ao contrário faz uma diferença bestial para quem tem ombros largos e um perfil pouco aerodinâmico (ou por outras palavras: "gordo") como eu, mesmo que o avanço tenha apenas 8º.
A resistência do ar significa qualquer coisa como 75-90% de toda a resistência sentida quando se pedala em terreno plano.
Para pedalar em lazer, isto é obviamente menos importante.

time trial = contra-relógio :wink:

andrextr
30-01-2008, 21:48
grande parte do pessoal que pratica XC não se sente muito à vontade em zonas técnicas e descidas.. ao inverter o avanço, e com aqueles espigões de selim tipo "andaime" o que acontece é que essa habilidade reduzida passa a quase zero.. eu por enquanto não tenho muita experiência nisso mas mandar um OTB deve ser pior do que fazer um pouco mais de gincana para subir "aquela" parede...

acho que para um simples utilizador (nao competitivo) esta medida não é muito vantajosa, porque propicia muito mais os OTBs e outro tipo de tralhos. portanto o melhor é o meio termo, nem muito baixo nem muito alto

no meu caso, eu acho que tenho o guiador um pouco alto (4anilhas espaçadoras, suspensão 130mm, e guiador sobrelevado), mas não é por isso que não subo paredes... é preciso é unhas para não deixar a frente levantar ... e acreditem que ás vezes até se torna divertido :mrgreen:

acidsugar
31-01-2008, 18:20
obeigado chupa kabras é mesmo isso :roll:

concordo contigo andrextr para quem não faz competição ou tempos em maratonas, julgo que não seja sequer necessário a não ser que lhes dê uma posição mais cómoda na bike, o que duvido...

Nuncho
12-08-2010, 22:55
iEu também inverti o meu

André Agostinho
12-08-2010, 23:00
nuncho
ca granda desenterranço
este topico ja nao tinha respostas desde 2008

lol

Giantfreerider
12-08-2010, 23:25
E fez ele bem em desenterrar o tópico!xD
Hoje, inverti o meu avanço e fui dar a volta do costume.
O que notei foi, que a roda realmente fica mais colada ao chão a subir, a direito ganha-se mais velocidade de ponta e a descer, gostei pois a bike ficou mais nervosa...mas não deixei de fazer as minhas descidas a abrir e bem controlado.
O meu único receio, era se iria ter dores depois nas costas por ficar mais "deitado" na bike, mas pelo menos nos 50kms que fiz não notei nada em termos de dores.
Agora tenho que fazer muitos mais kms para ver realmente as vantagens/desvantagens.
Cumps e boas pedaladas;)

fernanrei
12-08-2010, 23:50
Acreditem que o avanço invertido dá e tira,dependendo como é óbvio da experiência de cada um. Já li aqui um post em que o autor refere os prós,será que há aspectos comparáveis com quem anda de bicicleta por puro lazer? Um dos aspectos mais expressivos da inversão do avanço é a posição de condução mais aerodinâmica,e é nada mais nada menos que a principal razão influenciadora das pretenções dos profissionais (se é que os há). Por mim, cada um albarda o burro ao seu gosto. Eu pessoalmente prefiro usar tal como veio da loja,e depois de afinar a altura e a inclinação do selim,está que nem ginjas.......

BlueSkies
13-08-2010, 00:04
Eu inverti o avanço da minha AMS, porque em subidas mais ingremes a roda da frente levantava!

É claro que antes de inverter o avanço, há que ver se não há espaçadores, que possam ser passados debaixo para cima do avanço, e só depois inverter o avanço.

Eu passei um espaçador de 10mm de baixo para cima e inverti o avanço de 6º e assim fiquei com uma conduç\ao mais eficiente para as subidas mesmo com a minha REBA regulada para os 110mm.

Eu tenho esta vantagem do U-Turn, que posso por a suspensão a 140mm permitindo-me fazer umas descidas mais radicais, ou alterar a posição de condução mais confortável!

luis biclas
13-08-2010, 00:06
Ora aqui esta um assunto no qual eu já fiz "n" contas.
Se na fininha resultou em cheio virar o avanço ao contrario, na BTT nem por isso...perdi o controle da bike nas decidas, pedi o controle da bike nos drops e nos saltos e para finalizar ainda ganhei uma dor no pescoço, é certo que nas subidas a melhoria foi notória, mas não compensa.

Nuncho
13-08-2010, 10:29
nuncho
ca granda desenterranço
este topico ja nao tinha respostas desde 2008

lol

Porque eu por acaso estava a olhar para a minha bike e pensei, tenho o avanço muito elevado, tenho de comprar um recto!
Mas, e se eu o virasse ao contrário?
será que já alguem o fez?

Foi onde pensei vir aqui ao forum
lool

Masil_93
13-08-2010, 11:02
Também inverti o da minha à pouco tempo
Ficou assim

http://a.imageshack.us/img217/8500/p1000532x.jpg

Kamoes
13-08-2010, 12:09
Eu já andei com um avanço de 30º para cima, e agora ando com um de 10º invertido.

Diferenças?
Quando andava com o outro avanço, mesmo com um guiador recto, notava a frente muito alta, e (aliado á má suspensão) levantava-me a frente muito nas subidas, o que acabava numa luta constante para tentar subir tudo na mesma.

Assim que troquei o avanço, e o inverti logo, a diferença foi abismal. Curiosamente, mesmo sendo mais comprido e estando mais "para baixo" tinha mais controlo nas descidas, tornava-me a direcção mais directa. Nas subidas a diferença também foi muito grande, para melhor. A frente deixou de levantar tanta vez e conseguia pedalar melhor. A rolar, pouco melhor era.

Em questões de conforto, ganhei. A nível de "perfomance", ganhei também.

Agora à duas semanas, passei uma anilha que tinha por cima do avanço(tenho várias) para baixo, para levantar um pouco a direcção, tentando tornar a bike um pouco mais confortável.

Mais importante que as anilhas, é o ângulo do avanço, porque, mesmo estando mais acima ou mais abaixo, é ele que define como as forças são feitas.

No caso dum invertido(independentemente das anilhas) aponta sempre para baixo.

Testem, não perdem nada com isso ;)

Eu gostei, uso invertido e vou manter assim por muito tempo ;)

Abraço.

tiago ferreira
13-08-2010, 16:07
Eu já inverti o avanço uma vez... Não gostei, fiquei sem grande controlo nas descidas e nos trilhos mais acidentados, e a diferença nas subidas foi pouco notória. São gostos, uns gostam e outros não, mas na minha opinião na compensa assim tanto. Na minha bike tenho uma suspensão de 130 mm (regulável entre os 85 e os 130), tenho uma anilha de 15mm e outra de 5mm por baixo do avanço, que não está invertido, portanto tenho uma frente alta, mas não é por isso que deixo de fazer as subidas, se a roda da frente levantar, o que raramente acontece, há que fazer força para baixo com os braços e está feito, e olhem que também subo "paredes".
Acho que o avanço invertido só compensa para quem compete de forma profissional ou amadora, ou apenas para quem quer melhores prestações nas suas voltas.

Boas pedaladas, com o avanço invertido ou não.

edununo
14-08-2010, 05:02
Eu também inverti o avanço que é de 105mm 6º recentemente. Gostei da diferença. Ajuda realmente a subir.
Li por aqui que não entendem o uso de avanços invertidos com guiadores sobrelevados. Eu percebo! Melhorou e gastei ZERO! Se calhar ficaria ainda melhor com um guiador recto. Acredito que sim mas teria de gastar carcanhol...... :p

Rubinho
17-11-2010, 11:59
Boas...

Eu tenho um avanço Bontrager RL com angulo positivo, axo que até é bastante positivo o angulo. Experimentei inverter o avanço mas mesmo assim ficou com um angulo um bocadito positivo.
Não sei o que fazer, nao sei se compro um avanço com angulo negativo ou se compro antes um volante recto e assim já ficava com uma posição diferente.

Obrigado pela atenção...

Boas pedaladas :)

Jepas
17-11-2010, 12:23
Todos os avanço que possam ser invertidos indicam +/- o ângulo. Ou seja, um avanço de 6º, invertido fica com -6º relativamente à coluna da suspensão. Claro que, para que o avanço fique na horizontal ou para baixo, o ângulo tem de ser maior (tal como o seu simétrico).

Se a ideia é baixar a posição podem retirar-se as anilhas que estejam por baixo do avanço e trocar o avanço e/ou o guiador por um recto (se não o for já).

andrextr
17-11-2010, 12:48
Avanços invertidos é do melhor para fazer OTBs, e dar cabo da pintura do tubo superior do quadro, porque as manetes podem bater lá quando o guiador vira totalmente durante uma queda.

Falo por experiencia propria. Se o objectivo é nao levantar a frente a subir, o melhor é adquirir um bom kit de unhas :)

Abrç

Dirt Rider
17-11-2010, 18:54
Eu também uso o meu invertido e sem nenhuma anilha por baixo. Dá-me mais controlo a subir porque ajuda a roda da frente a não levantar, melhora a capacidade de sprintar devido à posição de condução mais agressiva e, pelo menos no meu caso, também me fez melhorar a descer, já que gosto de sentir a frente bem rápida e nervosa.
Acaba por ser algo que depende bastante dos gostos de cada um, já que o que dá jeito a uns pode não dar a outros. Eu inverti e gostei.
Abraço

Man_In_Blue
17-11-2010, 19:04
Invertido também ajuda a lixar mais as costas :)
Mas compreendo que dê um maior controlo da frente

Rubinho
18-11-2010, 12:28
O problema não é falta de pernas. Apenas me têm dito que se é mais rápido a subir, por isso aqui pedi mais algumas opiniões acerca do assunto.

Estou a pensar em comprar mesmo, o volante flat e o avanço. Talvez um ritchey, são porreiros ;)

Jk_Alentejano
18-11-2010, 12:42
Eu o ano passado andava com medo de inverter o avanço por causa das costas, de perder confiança a descer e etc. mas assim que o inverti senti-me muito melhor e a condução da bike ficou outra! O senão foi que assim as manetes ficaram a bater no quadro e quando estou a meter a bike no carro e assim tenho de ter cuidado para não andarem a bater...
A minha opinião é que deves experimentar, demoras 5m a inverter o avanço, se não gostares metes como estava, não custa nada e dá pouco trabalho.

cumps

rm6
19-11-2010, 10:47
Boas,

Não sendo um grande entendido em matéria de anatomia, nem mesmo tendo experiência na colocação de avanço invertido, gostaria de deixar aqui a minha opinião e duvidas quanto a esta opção.
A nivel anatómico acho que esta posição não favoreçe muito a postura corporal na bike. O facto de colocar o selim na posição X, o espigão na altura Y, a distância do Guiador/Selim tendo a ver com o tamanho do quadro etc... tem uma razão de ser, ou seja, evitar o máximo possivel lesões e tornar a bike o mais confortável e segura possivel.
Agora a dúvida, será que ao colocar o avanço numa posição invertida não irá sobrecarregar determinados grupos musculares e osseos?
Será que traz vantagens numa ou outra subida, sacrificar esses grupos?
Já agora, em DH uso um avanço integrado, e sem inclinação alguma :) a suspenção já faz o favor de subir a frente :) mas lá está, a descer a posição é fantástica :)
Em XC, não sei até que ponto o avanço invertido ajuda, dada a constante variação de terreno.
Quando em competição, até compreendo, mas em "lazer", penso ser exagerado.
Penso um dia experimentar, a ver como me sinto :)
Abçs

telmo gomes 23
22-11-2010, 09:12
Boas

Ja a algum tempo que tambem inverti o meu avanço e sinto-me muito melhor com o avanço invertido. A conduçao é diferente.

Mas a pessoas que sentem-se melhor com o avanço normal mas aconselho a exprimentarem. Como ja foi dito so demora 5 minutos a montar.

flavienserider
22-11-2010, 23:30
parece-me uma opção como qualquer outra, temos é de nos sentir confortáveis a pedalar.
boas pedaladas

Pedaleiro Lapierre
09-12-2010, 19:53
Boas.
Eu inverti o meu ha pouco tempo, mas vou voltar a menter como estava.
1º porque me rebenta com a coluna, 2º porque comecei a perder bastante confiança a descer, e quando apanho uma descida mais acentuada vou a medo mesmo.
Em relação a posição de condução, sim tenho de admitir que em certas situações da mais pica, mas a custa do ultimo acesso de adrenalina que me me deu mandei uma valente queda e foi uma sorte não me ter aleijado com gravidade.
Mas cada um é como cada qual, uns dão-se melhor com o avanço invertido outros não.

Boas pedaladas

essence_s
09-12-2010, 20:02
Boas, concordo plenamente com o post anterior.
Para mim , a maior parte das bikes ficam "marrecas" com o avanço invertido.Mas por outro lado, tambem ha malta a usar demasiadas anilhas acima da caixa de direcção.Digamos que o meio termo , será a opção mais equilibrada.Claro que para competição, quanto mais agressivo melhor!

renatosilva
15-02-2011, 12:47
Viva, eu tambem sou adepto do avanço invertido, sem duvida que foi um "salto" e o btt começou a render mais. Aconselho a experimentar (atençao, experimentar nao é andar no quintal 5mints)

Abraços

njsfer84
16-02-2011, 00:59
Boas, eu por acaso já usei o meu durante umas semanas e depois voltei a por normal. A subir o avanço invertido é melhor, embora não seja nada de muito significante, mas perde-se muito a descer na minha opinião. Principalmente quando se faz uma descida inclinada e tem de se travar a fundo, com o avanço invertido a probabilidade de fazer uma égua é muito maior porque o peso vai mais concentrado a frente. A nivel de estetica acho que fica melhor invertido, da um look mais racing. De qualquer maneira prefiro como está agora, normal.
Cumps

nunomjorge
16-02-2011, 10:16
Viva.
Eu acho que inverter o avanço ou não tem tudo a ver com o estilo de condução de cada um. Quem quer andar mais racing, quem luta contra o cronómetro e procura melhores classificações nas provas e maratonas, justifica-se inverter. Quem tem uma condução mais relaxada, mais de passeio e discontração, normalmente não inverte o avanço. Isso e a geometria de cada um. Eu tento sempre ter o guiador 2 cm abaixo da linha do selim. Depois jogo com as anilhas e com o avanço essa medida. Medir a altura da perna para ter a medida exacta do eixo pedaleiro ao topo do selim, e depois ajustar o guiador com o avanço e as anilhas.

pauloreis
16-02-2011, 17:57
Boas malta:
Durante algum tempo muito tive o avanço normal, no entanto tinha algumas dores de costas. Na última consulta da fofinha comentei com o mecânico e ele aconselhou-me a inverter o avanço. Afirmou que os elos da coluna não fariam tanta pressão!!
Sinceramente a resposta e explicação não me convenceu!! Lá lhe disse então para inverter!! Resultado: dores de costas acabaram e sinto-me lindamente em cima da fofinha...

Abreijos

pemicafa
18-02-2011, 07:41
...os elos da coluna não fariam tanta pressão!!Tá explicado, e eu que tinha invertido o avanço só por curiosidade e dei por mim no final das voltas sem as ''habituais'' dores de costas. Não só aumentou o meu conforto em cima da bina como melhorei o rendimento da pedalada não só a subir como a rolar tb.
Chego mesmo á conclusão que inverter o avanço terá a ver com as medidas corporais de cada um versus medidas das binas, sempre com o intuito de encontrar a melhor posição de conforto em cima dela.

e avanços invertidos com guiadores sobre-elevados? Ainda me hão de explicar isso.simples, para quê gastar dinheiro num novo guiador

SPCruz
12-07-2011, 19:19
Boas pessoal, depois de ler todos os topicos da malta acabo por não ficar esclarecido (o que é natural).
No meu caso, quando faço subidas a fofinha tende a levantar a roda, o que de facto é desagradavel pois tornam-se 2 esforços - pedalar e não tombar!
O que também me incomoda é uma dor que tende a surgir ao fundo das costas (zona renal) e não sei o motivo pois ja adquei o selim as minhas medidas.
Sinto também que quando vou pedalar com o pessoal sou eu que vou mais esticado na fofinha o que faz parecer que ela é mto "grande" embora seja um L e eu tenha 1.83.
Será que o problema esta na desproporcionalidade das minhas pernas/braços ou tem tudo haver com a posição e tamanho do avanço?

alupo
13-07-2011, 22:21
Este tópico tá difícil paRA mim!! virar o avanço ao contrario para mim não resulta não gostei da condução.:confused:

carrixo
13-07-2011, 22:28
com se vira o avanço ao contrario?? não estou a entender...há fotos para se ver isso de um maneira ou de outra para eu perceber??

nasp
14-07-2011, 00:05
sp cruz tambem ja tive essas dores / problema, resolvi por acaso quando comprei o quadro Specialized 19 para 1.77, e ficou resolvido. Tenho tambem um avanço de 110 e guiador recto, o selim está o mais alto possivel, tentei tambem andar com o avanço invertido mas os pulsos não perdoavam. Não levanta a frente a subir nem a trazeira a descer, coisa que com o meu quadro anterior era demais. Possivelmente terás o teu quadro demasiado pequeno para ti ou a geometria dele não será grande coisa.
Sou apologista dos quadros um pouco maiores do que o aconselhado, ganhas a rolar e a subir, perdes na agilidade e a descer é tudo uma questão de gostos. Assim como o avanço invertido dá mais rendimento a subir e a rolar mas perdes em agilidade, descida e conforto.
Carrixo e facil desmontas o avanço e tiras o guiador e viras ao contraio, em ves de ficar a apontar para cima, vai ficar a apontar para baixo.

carrixo
14-07-2011, 08:24
nasp: Carrixo e facil desmontas o avanço e tiras o guiador e viras ao contraio, em ves de ficar a apontar para cima, vai ficar a apontar para baixo.
obrigado!
só uma questão, dessa forma funciona melhor com guiador elevado ou com um guiador recto?? e comprimento do guiador tambem é importante??

jfvo
14-07-2011, 08:51
Carrixo, Eu sou a favor de avanço invertido guiador recto.

Eu também já inverti o meu à alguns anos ....

carrixo
14-07-2011, 09:20
e se o guiador for um pouco elevado, é relevante??prejudicial??

nasp
14-07-2011, 09:34
Inverter o avanço só dá resultado, porque vai baixar o guiador, para dar uma posição mais atacante, ideal para subir, tentando assim evitar que a roda da frente levante tao facilmente, assim como a rolar tambem estás numa posição francamente melhor, ao colocares um guiador sobreelevado vais anular tudo o que ganhaste ao inverteres, para alem de esteticamente não ser muito agradavel. Um guiador sobreelevado só é bom no conforto, de resto perde em tudo. Claro que estamos a falar de XC.

carrixo
14-07-2011, 10:25
sim claro estamos a falar de XC.
eu só questionei acerca do guiador pk o que tenho é um pouco elevado, pouco mesmo, daí não querer gastar €€ num outro pra já...
isso tambem vai resultar que as "letras" do avanço fiquem de "pernas para o ar" não é??

edununo
14-07-2011, 10:28
Os avanços normalmente têm as letras em ambos os sentidos. ;)

Este está invertido.

http://farm3.static.flickr.com/2314/3543151341_699c8baa82.jpg

carrixo
14-07-2011, 11:02
completamente ilucidado
algum cuidado a ter em especial com a desmontage/montagem ao fazer esta alteração??

edununo
14-07-2011, 11:07
Tens de respeitar os limites de aperto. Tiram isso não é nada de especial.

carrixo
14-07-2011, 11:16
mesmo com guiador pouco elevado aconsselham fazer esta alteração??

carrixo
14-07-2011, 12:29
http://www.bergoutdoor.com/Media/Images/Products/Fullscreen/s30htrail8.1.jpg (http://www.bergoutdoor.com/Media/Images/Products/Fullscreen/s30htrail8.1.jpg)
nesta bike é vantajoso "virar o avanço"?

jmdcfigueiredo
14-07-2011, 13:27
Se virares o avanço a frente da bike fica mais baixa o que torna a posição de condução mais paralela ao chão e facilita a subida.

Se é vantajoso ou não tu é que sabes o que fazes com ela

jaba
14-07-2011, 14:01
Pessoalmente, em termos estéticos e de condução, prefiro invertido...as costas é que não aguentam aos fim de uns largos kms....

carrixo
14-07-2011, 14:15
vou testar para ver se me dou bem ou mal...

Fitacola
14-04-2012, 20:47
Boa noite.

Tenho uma avanço Bontrager RL com uma inclinação de 7º, penso eu, montando numa Trek 8000.

Gostava de inverter o avanço para este ficar mais paralelo com o chão..

Isso era acontecer ou o avanço ira ficar mais "apontado" para o chão ?

Obrigado desde já.

jpgcastro
14-04-2012, 23:07
Boas.

Podes inverter o avanço a vontade, não vai ficar apontado para o chão, para isso tinha que ter um ângulo de inclinação brutal.

edununo
14-04-2012, 23:21
O quadro Trek 8000 de 2011 tem uma inclinação da testa de 71º, pelo menos foi o que o google "disse". Desta forma um avanço de 0º teria 19º de inclinação face ao chão. Um avanço de 7º negativos (isto é invertido) ainda tem 12º de inclinação positiva face ao chão. Nunca ficaria a apontar para o chão. Só com mais de 19º é que começaria a apontar para o chão.

Fitacola
15-04-2012, 00:51
Estou esclarecido..

Já agora, sei que é necessário respeitar os limites do aperto, no entanto não tenho nenhuma chave que consiga ver a força do aperto.

Acham que posso fazer com uma chave normal ou devo mesmo ir a uma loja para fazer isto??

abelha2
15-04-2012, 12:34
se for de carbono é melhor ires a uma loja... o carbono nao tolera tanto como o aluminio

Fitacola
15-04-2012, 13:17
Não é carbono. É em Alumínio..

dand25
28-09-2012, 15:48
Bem apos ler este topico fiquei mais ou menos esclarecido, ou seja tudo depende de cada um.lol

Agora a minha situação, andei um montao de km´s com o meu invertido mas sempre me queixei de dores principalmente nas palmas das maos e experimentei a voltar a por o avanço normal, resultado as dores mantem-se, de vez em quando tenhor dores no pescoço e no fundo das costas ja para nao contar nos ossos do rabo que é facilmente explicavel pelo facto de quase nunca pedalar em pé e ter calçoes de ma qualidade, mas e o resto das dores, se voltar a inverter o avanço sera que pioram ou o inverso?

Uma coisa é certa na minha bike apos alguma medidas tiradas verifiquei que tenho selim á mesma altura do guiador, mas uma coisa é certa, nao o poderei subir se nao chego com os pes ao chão e tenho receio de baixar o guiador nao va aumentar as dores nas palmas por haver mais pressão e as dores no pescoço.

Que dizem pessoal?

Vitok
04-10-2012, 20:28
Nas subias a bike "levanta" menos, dá um ar mais "race" e anda com um postura mais race"curvada)

dand25
09-10-2012, 10:59
Tive mesmo de subir, as dores no pescoço ja eram mais que muitas, fica mais feio mas as dores sao bem menos.

NunoFelix
02-11-2012, 13:56
Andar de bicicleta deveria ser prazer e nao castigo. Nao deverias ter dores nenhumas nem no rabo. Eu recentemente troquei de selim e como a posiçao dos carris eram diferentes, foi o suficiente para me dar dores nas costas. tive entao de avançar mais o selim e desapareceram. Outra coisa, nao conheço ninguem que chegue com os pes ao chao numa bike de btt, se o fizeres nao teras as pernas na posiçao correcta de pedalada. ou seja concluo que nao tens a bike bem afinada dai tudo te dar dores e nao e o avanço que vai resolver o problema. eu em tempos tb pensei em inverter o avanço mas o que me ia prejudicar em descida nao compensava o suficiente nas subidas.

x0388891
04-11-2012, 19:26
Eu ja tive invertido e desde que coloquei o avanço na posição contrária devo dizer que melhorei mesmo muito a posição de condução e deixei de ter certas dores ao fim de alguns kms. Mas lá está, tb não ando em competição.

Dinis Silva
17-09-2013, 20:11
Gustava de saber se posso inverter qualquer avanço?
Por favor ajudem!

Insignia
18-09-2013, 16:14
Desapertas os parafusos do avanço, mas antes desapertas os do guiador, e depois viras ao contrario e voltas a apertar os parafusos todos