PDA

View Full Version : E lá vou eu de Lisboa a Santiago em autonomia

Miguel K2 Sampaio
17-08-2009, 19:11
Caros Confrades, Confreiras e Cavaleiros Templários :D :D :D

Pois mais uma aventura/viagem/caminho (como lhe queiram chamar) em total autonomia.

Desta feita o Caminho de Santiago com partida de Lisboa passando por Santarém, Golegã, Tomar, Ansião, Conímbriga, Coimbra, Mealhada, Águeda, Grijó, Porto, S.Pedro de Rates (Caminho da Costa), Barca do Lago, Fão, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Valença e depois entrar no Caminho Português até Santiago e se as pernas ainda derem vou até Finisterra/Muxia.

A partida está agendada para o dia 19 de Agosto na Capela de S.Tiago em Lisboa. Amanhã sigo de comboio para Lisboa para na 4ªfeira arrancar.

Tentarei sempre que possível colocar noticias aqui.

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio

F-Rebelo
17-08-2009, 19:51
Que tudo corra bem.

:yeah:

Boas Pedaladas,
Francisco

portulez.Dj
17-08-2009, 19:59
buen camino para ti, quem sabe se para o ano não faço a minha primeira aventura a solo, que tudo corra como idealizas e que Santiago te acompanhe.

marta
17-08-2009, 23:27
Boa sorte para essa aventura!!! Estou certa que chegarás a Finisterra, basta fazer os abastecimentos nos locais correctos que vais ter pernas para isso e muito mais :wink:

guimaniac18
18-08-2009, 00:00
Buen camino! Se vires uma scott branca é bem capaz de ser eu! E vai até finisterre e Muxía, acho que vale muito a pena!!

Rodasepedal
18-08-2009, 00:53
És grande :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: tou contigo

e vou acompanhar o tópico á espera de novidades,

Força nas canetas...

Cumps
RODAS

Salvado
18-08-2009, 12:47
Bom Caminho Confrade Miguel que Santiago te guie no caminho se não tiveres GPS :mrgreen: :yeah:

santosvitor
18-08-2009, 15:08
Xiiiiii... em autonomia desde de Lisboa?!?! Vais enjoar de certeza a comida de passas, avelãs, amêndoas, que costumas levar no teu Tupperware... :D
Pernas até acredito que não te faltem, agora traseiro é que te pode trair, leva muito halibut... :D

Um abraço :wink:
V.Santos

Anthology
18-08-2009, 15:12
Votos de bom caminho

crestiano
18-08-2009, 15:48
boa viagem vo acompanhando o topico a espera de noticias

kaikedas
18-08-2009, 15:52
boa viagem, nessa tua aventura.... ao passares na zona de tomar, se precisares de alguma coisa apita...

froids
18-08-2009, 17:30
Votos de boa aventura companheiro!
Diverte-te!
:yeah:

Abraços
:xau:

Manuel Miranda
19-08-2009, 00:00
Parabéns pela iniciativa;
a opção do caminho do litoral é boa ideia pois tem setas novinhas, não há que enganar ...

BON CAMINO

Atomic22
19-08-2009, 00:17
Boas companheiro
Só quero deixar aqui um voto de exiito na tua "caminhada" e que tudo corra pelo melhor.
Aquele abraço e boa aventura,

orb2
19-08-2009, 01:02
Caro Confrade, Miguel"

O dia D" está a chegar,que a palavra distancia nunca esteja na bagagem,apenas a contagem decrescente,por cada pedalada,ao encontro do sonho.

« Um guerreiro não conta apenas com as suas forças,mas com todas, as que apareçam no seu caminho»

Boa sorte e que nada falte :xau:

Força Miguel :plhc:

jcrodrigues
19-08-2009, 11:02
Boa Miguel, :clap:

Podias ter avisado que também te acompanhava...! doh ...Embora já tenha a minha dose anual do Camiño, este ano foi Gaia-Santiago-Finisterra, ainda era capaz de arranjar uns dias para fazer alguma(s) etapas contigo.

Em todo o caso quando passares em Valença liga-me, pois terás refeição e dormida à tua espera! (Mecânica prá bike também) :cheers:

Quando pensas passar em Viana do Castelo?

Bota Halibut com fartura no bum-bum... :lol:

Bom Caminho!

Abraço,

José 'Canyon' Rodrigues

complice
19-08-2009, 23:12
Parabens pelo caminho que escolheste. Nesta altura do ano vais apanhar bastante calor mas em frente à costa tens a vida um pouco mais facilitada.

buen camino!

rfccarvalho
19-08-2009, 23:16
Olá Miguel K2!

Terei todo o prazer acompanhar te na tua passagem por Tomar!

Resta saber quando passas por cá!

Se vires o posto ainda a tempo manda MP!

orb2
20-08-2009, 13:54
« O momento em que começa a andar o guerreiro da luz reconhece o CAMINHO".
Cada pedra,cada curva,lhe dá as boas vindas.Ele identifica-se com as montanhas
e os riachos,vê um pouco da sua alma nas plantas,e nos animais do campo.
então,aceitando a ajuda de Deus e dos Sinais de Deus,deixa que a Lenda Pessoal
o guie em direcção às tarefas que a vida lhe reserva.

Em certas noites não tem onde dormir,em outras sofre de insónia."Isto faz parte",
pensa o guerreiro."Fui eu quem decidiu seguir por aqui."

Nesta frase está todo o seu poder:ele escolheu : a estrada por onde CAMINHA»

Diz
Paulo Coelho"

acelot
20-08-2009, 14:44
venham lá essas noticias, e força nas canetas

Salvado
20-08-2009, 14:51
« O momento em que começa a andar o guerreiro da luz reconhece o CAMINHO".
Cada pedra,cada curva,lhe dá as boas vindas.Ele identifica-se com as montanhas
e os riachos,vê um pouco da sua alma nas plantas,e nos animais do campo.
então,aceitando a ajuda de Deus e dos Sinais de Deus,deixa que a Lenda Pessoal
o guie em direcção às tarefas que a vida lhe reserva.

Em certas noites não tem onde dormir,em outras sofre de insónia."Isto faz parte",
pensa o guerreiro."Fui eu quem decidiu seguir por aqui."

Nesta frase está todo o seu poder:ele escolheu : a estrada por onde CAMINHA»

Diz
Paulo Coelho"

Bem escolhida. :bompost:

rfccarvalho
20-08-2009, 21:03
Pela mais puras das coicidências e depois de ter postado aqui uma mensagem de apoio ao Miguel hoje durante a tarde no meu treino de estrada passo por um Peregrino a chegar ao cimo da subida da Atalaia de maquina fotográfica em punho e bagagem na bike e pensei...vai para longe...toca a meter conversa!

- Então vai para longe?
- Vou para Santiago...
-È membro do Fórum?
- claro...sou o Miguel K2 Sampaio.. :D :wink:

e começou assim um momento de puras coiciDências de passagem!

Quanto ao Miguel fez ontem Lisboa Santarém e quando estive com ele tinha acabado de passar o Entroncamento e queria ver se chegava a Alvaiázere! Lá lhe disse com o que ia contra até lá pois conheço o caminho aqui na zona! Contou-me algumas aventuras com que já se deparou e demos por nós em plena cavaqueira e amizade:

« Um guerreiro não conta apenas com as suas forças,mas com todas, as que apareçam no seu caminho»

Miguel estou contigo...bom caminho e força ai!

Um grande abraço...ah e um queijo da serra :mrgreen: :cheers:

jorgegt
20-08-2009, 21:12
Boa viagem Miguel :yeah:
..................e como vês até já fazes amigos pelo caminho e tudo, dá pra ver que não vais sozinho :wink:

cagaréu
20-08-2009, 22:34
Boa viagem Miguel e que tudo corra pelo melhor :yeah:

orb2
21-08-2009, 00:03
"Onde está o Miguel?"

Neste momento o Miguel está a pernoitar em Tomar,depois do seu segundo dia do "CAMINHO"
No seu primeiro dia tudo lhe correu muito bem,e chegou a Santarém depois duma saída com
algumas surpresas,e muito protagonismo da parte das autoridades com quem quis partilhar a sua
aventura. :cheers:

"Dia D" - Lisboa - Santarém
"Dia 2" - Santarém -Tomar

Hoje tinha para vos contar algo que se passou,mas passo a citar

Pela mais puras das coicidências e depois de ter postado aqui uma mensagem de apoio ao Miguel hoje durante a tarde no meu treino de estrada passo por um Peregrino a chegar ao cimo da subida da Atalaia de maquina fotográfica em punho e bagagem na bike e pensei...vai para longe...toca a meter conversa!

- Então vai para longe?
- Vou para Santiago...
-È membro do Fórum?
- claro...sou o Miguel K2 Sampaio.. :D :wink:

e começou assim um momento de puras coiciDências de passagem!

Quanto ao Miguel fez ontem Lisboa Santarém e quando estive com ele tinha acabado de passar o Entroncamento e queria ver se chegava a Alvaiázere! Lá lhe disse com o que ia contra até lá pois conheço o caminho aqui na zona! Contou-me algumas aventuras com que já se deparou e demos por nós em plena cavaqueira e amizade:

Miguel estou contigo...bom caminho e força ai!

Um grande abraço...ah e um queijo da serra :mrgreen: :cheers:

Na chegada a Tomar, o Miguel levava consigo mais um sinal no seu "CAMINHO"

«Um guerreiro da luz nunca esquece a gratidão»

Em nome do Miguel vai um grande obrigado a todos vós :xau:

rfccarvalho
21-08-2009, 00:10
Pelos vistos ficou por Tomar!

Onde está a pernoitar? Se soubesse arranjava-lhe albergue!

Se soubesse da viagem dele há mais tempo tinha combinbado com ele e poderia contar em Tomar com repouso tranquilo!

Mas está bem entregue...ele é um guerreiro!

:wink:

orb2
21-08-2009, 00:28
"Onde está o Miguel"

Neste momento,o «guerreiro» descansa em Tomar no magnifico "QUARTEL DOS BOMBEIROS".
O mesmo não aconteceu ontem,pois os Bombeiros de Santarém negaram o acolhimento ao nosso
guerreiro. :(
Isto há cada coisa... doh doh

«Um guerreiro não precisa que ninguém lhe recorde a ajuda dos outros;ele lembra-se sozinho,e
divide com eles a recompensa»

Padawan
21-08-2009, 00:31
Que a força esteja contigo caro Confrade Miguel :mrgreen:

orb2
21-08-2009, 09:42
«Um guerreiro da luz toma decisões.A sua alma é livre como as nuvens no céu,mas ele está
comprometido com o seu sonho. No seu "CAMINHO" livremente escolhido,tem que acordar
a horas de que não gosta,falar com gente que não lhe acrescenta nada,fazer alguns sacrifícios.

Os amigos comentam:"Tu não és livre".

O guerreiro é livre.Mas sabe que forno aberto não cozinha pão.»

superlight
21-08-2009, 13:13
A Vida é uma Viagem...
Peregrinar é gozar a Vida!
Bom Caminho, K2!
Ultreia!

PedroPadinha
21-08-2009, 15:34
"Onde está o Miguel"

Neste momento,o «guerreiro» descansa em Tomar no magnifico "QUARTEL DOS BOMBEIROS".
O mesmo não aconteceu ontem,pois os Bombeiros de Santarém negaram o acolhimento ao nosso

«Um guerreiro não precisa que ninguém lhe recorde a ajuda dos outros;ele lembra-se sozinho,e

Eles também não têm essa obrigação! ;p Considero isso um previlégio, e não um direito. Já dormi em bastantes, e foram sempre espetaculares. Mas por ex. recusaram-me em Coimbra (interior da cidade) por não terem simplesmente condições, e reemcaminharam-me para o Quartel mais recente(um pouco nada fora), que tinha umas condições brutais e até tive direito a cama..Noutros mais modestos fiquei no salão de festas, mas também já aconteceu, irem dormir para uns sofás no bar, para nós termos umas camas! Não falando que não é em qualquer pais que temos estas oportunidades..

aacs_viana
21-08-2009, 19:28
Miguel, cá esparamos por ti entre Viana a Valença :D

Bom Caminho
AACS_VIANA

Salvado
21-08-2009, 19:55
"Onde está o Miguel"

Eles também não têm essa obrigação! ;p Considero isso um previlégio, e não um direito. Já dormi em bastantes, e foram sempre espetaculares. Mas por ex. recusaram-me em Coimbra (interior da cidade) por não terem simplesmente condições, e reemcaminharam-me para o Quartel mais recente(um pouco nada fora), que tinha umas condições brutais e até tive direito a cama..Noutros mais modestos fiquei no salão de festas, mas também já aconteceu, irem dormir para uns sofás no bar, para nós termos umas camas! Não falando que não é em qualquer pais que temos estas oportunidades..

Não é muito longe e aqui os nossos ermanos foram 5* comigo pois este ano fiz o caminho do porto a santiago e optamos por levar o meu carro para santiago e foi no quartel dos bombeiros por detras da estação de autocarros que lá ficou os 3 dias,só me disseram ponha atrás dos nossos e deixe a chave. e já fui mais aliviado para o porto.

Miguel K2 Sampaio
21-08-2009, 23:38
Ola Confraria :D :D :D

Realmente não tenho palavras pró que leio. Obrigado é pouco para todos vocês.

Neste momento estou alojado no resort dos B.V.de Ancião que tem sido impecáveis.

Pois muitas momentos se passaram comigo umas boas e outras menos boas mas que me deu para entreter e pensar durante o trajecto seguinte.

Começou realmente com o bater da pala da 1ª força policial que encontrei no Caminho logo á saida de Lisboa. Um graduado cheio de amarelos nos ombros carimbou a minha credencial e á que fazer continencia aqui ao "je" juntamente com os soldados que o rodeavam. Isto não é para todos :D :D :D

Depois veio as nacionais 10 e nacionais 3 que são um autentico horror.

Cheguei a Alhandra e lembrei-me do conselho do confrade Pedro Roque para desviar logo a seguir á cimenteira e apanhar e ciclovia que me levaria até V.F.Xira. Obrigado pela dica Papá Ró foi sem duvida fabuloso. Ciclovia muito bonita e com o Tejo a acompanhar do lado direito e sempre muito bem cuidada.

Encontro o 1ª casal de espanhois que também vão para Santiago e mais á frente outro casal belgas já nos seus 50 e muitos anos mas a pé.Iam para Santiago mas por Fátima

No aerodromo de Azambuja parei, pois já estava a estorricar com 35º. E ainda bem. Fui acolhido espectacularmente bem pelos responsaveis do bar. Depois de 2 cervejas e conversa com este casal vai daí que ele me faz um poema de mim e ao caminho. Só vos digo que o Sr. Fernando se isolou pró fazer e declamou-o com lágrimas nos olhos.

Isto é o "Caminho"

E lá vou eu ......

Daqui em diante são grandes extensões de propriedades de tomates e vinhas. Começo a ter a pensar em provar uns tomates. meu dito meu feito. Meia duzia de tomates pró bucho. :D :D :D

Depois deu-se o insolito de um vulto numa carrinha de distribuição de generos alimenticios e que vinha atrás de mim começou a buzinar. Parei e logo ele se pôs ao meu lado e disse

" ò amigo vocé vai sozinho "
" claro, vou para Santiago"
" eu estou-me a passar da cabeça e vou um dia fazer uma coisa dessas nem que seja pró estrangeiro porque já me estou a passar da cabeça com esta m......da. A minha mulher diz que eu estou maluco mas eu querto lá saber". :rotfl: :rotfl:

Isto é o " Caminho"

Em Santarém fui procurar os bombeiros voluntários do qual me tinham falado que me acolhiam sem problemas e o qué certo é que me alegaram não puder receber porque o salão estava ocupado para reuniões :-K :-K e tinham ordens para não receber ninguém.
Meus caros, receber uma justificação destas depois de 95 kms é obra. Mas tudo bem toca a subir outra vez para Santarem e procurar quarto. Já instalado numa pensão e depois de lavar a minha "Marina" toca a jantar.

Santarém á noite é espectacular com a quantidade de pessoas que anda na rua ou seja 0. "Mas aonde está o pessoal" :shock: :shock:

Fui comer a um restaurante um pouco escondido lá numa quelha, bebi umas cervejas pretas alemãs e um bitoque entretanto e dona mete conversa comigo e começa falar comigo mas muito "ZEN". Como eu já tinha enfardado 2 brutas cervejas alemãs o " ZEN " parecia um besouro e já não estava a perceber nenhum do que maga me estava a dizar e os olhos já se me reviravam. Pensei " ela é boa para adormecer meninos. Vou-me embora senão adorrmeço no colo dela. :D :D :D

Saida de Santarem foi caricata. Fui até ás Portas do Sol que é uma referencia no caminho mas, estava em obras entrei ligeiramente e aparece-me um "mestre" de obras transloucado em direcção a mim :shock: :shock: Depois de muito esbraciar e a falar um português vernaco e eu sem lhe dizer absolutamente nada, perguntei-lhe muito calmamente se eu estava a ser malcriado para ele ao qual ele ficou um bocado :oops: :oops: :oops:. E disse-lhe " tudo bem" e segui o caminho.

Aqui tive o momento mais complicado, foi de me ter enganado em 10 metros quando me vi num autentico precipicio em que não dava para voltar para trás. Pensei "será que é aqui que vou terminar a minha viagem" :shock: :shock: Tive algum receio do que me poderia me acontecer mas comecei a descer arrastando-me por um ribanceira e com a minha "Mariana" carregada. Estamos a falar de cerca de 30 metros que me demoraram cerca de 45 minutos a fazer. Cheguei completamente encharcado de suor, pois já estavam cerca de 25º de temperatura.

O caminho em si é bonito mas com graves falhas das setas amarelas.

Eu tive de ir buscar peregrinos completamente perdidos e desonrientados e coloca-los novamente no caminho. Acho que as Associaçoes dos Amigos do Caminho de Santiago devem urgentemente repintar isto porque pró ano é ano Jacobeio e será sem sombra de duvida uma enchente. Outro pormenor é que muito pouca gente não sabe o que isto é. Tive uma situação na Golegã mais propriamente no Turismo que nem sequer tinham simples carimbo para me carimbarem a minha credencial. Quase que ia caindo de costas. Pensei mesmo que estavam no gozo. :shock: :shock: :shock:

Cheguei a Tomar e encontro 2 peregrinos espanhois sevilhanos e logo depois fomos prás cañas in Tomar.

No dia seguinte fui visitar o Convento de Cristo. Fiquei adimrado com a reconstrução. A "charola" na capela principal está fabulosa a sua recuperação. Lindissimo.

Amanha vou ver se chego a Coimbra. Ainda não sei onde ficar mas pensei talvez na Pousada de Juventude. A ver vamos.

Bem acho que já estou a maçar-vos demais. Amanha vou tentar dar mais noticias.

Um bem Hajam para todos vocês e obrigado por tudo.

P.S. Ao rrcarvalho, apenas isto " aquele abraço" penso que sabes o que significa´e á ORB2 obrigado por ser a minha interlocutora aqui no forum.

Miguel K2 Sampaio

drawzerRB
21-08-2009, 23:54
Bem mas que grande aventura! Pena os percalços que ja aconteceram mas isso certamente so trará um melhor sabor e maior alegria quando chegar ao seu destino!

Muito boa sorte com o restante da jornada que ainda se avista longa! Tudo de bom e vá dando notícias!

jmariamoreira
22-08-2009, 11:48
O Núcleo da AEJ de Esposende está empenhado em tornar o Caminho da Costa uma alternativa agradável para o peregrino. No caso do Miguel vamos tentar proporcionar a travessia do Cávado no histórico lugar da Barca do Lago, por onde outrora tantos peregrinos passaram. Não existindo Barca de Passagem, vamos tentar convencer alguém que possua barco para o fazer.
Bom caminho
joão

orb2
23-08-2009, 12:00
"Onde está o Miguel?"

O bom dia a todos vós e as desculpas por só agora vos dar noticias :)

O dia já vai longo,e certamente que a esta hora o Miguel já vai a meio do seu percurso destinado ao dia de hoje.
partindo da Mealhada onde pernoitou tendo por companhia outro peregrino português,de nome Amaro Franco".

Tudo tem vindo a correr bem,com todas aquelas pequenas passagens,umas boas,outras menos boas:...claro!

Só mesmo o Miguel para as descrever :oops: :mrgreen:

« Um guerreiro da luz, estará sempre na hora certa, nos locais onde é esperado»

jcrodrigues
23-08-2009, 23:06
Olá a todos,

O Miguel terminou a etapa de hoje em Oliveira de Azemeis.

Falei com ele há minutos, encontra-se muito bem fisicamente e tem agora a companhia de outros dois peregrinos Espanhóis também em bicicleta.

Ficará alojado nas instalações dos Bombeiros Voluntários, onde pernoitará.

Conta passar pelo Porto amanhã durante a tarde. Eis uma boa oportunidade para o pessoal se juntar a ele na travessia da cidade Invicta.

Abraço,

Mox
23-08-2009, 23:15
Forçaaaaaaaaa

=)))

vai correr tudo bem , o caminho a partir do porto esta muito bem marcado e é simplesmente lindo ... amei mesmo .

Vais ver que vais adorar estes trilhos . apanhei muito calor mesmo .

abraço e força .

eu ainda estou a pensar no caminho a cada minuto que passa ... e algo inesquecível .

força mesmo

Miguel K2 Sampaio
24-08-2009, 00:27
Olá Confraria

Aqui estou eu no resort dos Bombeiros de Oliveira de Azemeis.

Então é assim e continuando, saí de Tomar e romei ao monte já passavam das 10.30.

Começou o calor e as setas nem ve-las valeu-me o trabalho de casa no GPS.

Vai dai vejo uma autentica parede á minha frenteb e digo " que grande gaita, como é que eu vou subir estes 30 metros?", era tal a inclinação e o terreno de tal forma cavernoso que não sabia como é que alguém teve a coragem de passar o trilho por ali. Bem demorei cerca de meia hora para fazer aquilo debaixo de 35º. Pé ante pé e com um esforço louco lá consegui ultrapassar o raio da parede.

Eram sucessivas as situações destas não tão acentuadas, ao ponto de deixar de ter agua e viveres. Vai daí aqui o je toca a impoleirar-se nas arvores e fanar maças, pessegos, ameixas mas agua nem ve-la e o calor estava lá. entretanto consigo entrar numa pequnina aldeia e encontro um vulto a meia janela e peço agua que prontamente me oferece 2 litros. 1 litro foi logo e o resto pro resto da viagem.

Chego a Alvaizere já com a notar novamente a fome. Primeiro tasco e aqui está o je a comer e beber forte. Descansei na sombrinha 20 minutos e siga até Ansião que se fez relativamente bem.

Resort dos Bombeiros que me acolheram bem e com recurso á net onde fiz o report anterior.

Dia seguinte fui na direcção a Coimbra. Esta etapa é muito bonita passando por imensos bosques aonde em Alvorge consegui ir á 1ª igreja aberta do Caminho. Entrei no salão paroquial onde estava o padre a conversar com alguns vultos o qual pedi ao mesmo para me carimbar a credencial de peregrino o qual me disse se queria que o fizesse teria de esparar 20 minutos ou então que segui-se viagem e carimbasse em Cernache :shock: :shock: :shock: Mas isto tudo sempre com um sorriso nos lábios. Entretanto começou a dizer qual o caminho que deveria fazer. Bem eu aí disse-lhe para se preocupar com o seu "rebanho" que eu trataria do meu caminho e vim embora.

Ao chegar a Coimbra passei pelo Convento Sta.Clara a Nova, aonde está a Rainha Santa Isabel, ela também peregrina de Santiago Compostela mas carimbo não existia valeu o museu militar ali ao lado.

Desci para o centro para Combra e fui visitar as ruinas do Convento de Sta.Clara a Velha. Digo-vos, fiquei surpreendido com o restauro do mesmo. Fabuloso.

Junto á Igreja de Sta.Clara lá estavam 2 vultos aos saltos a chamarem-me. Eram ob casal de espanhois que se tinham perdido e que resolveram vir pela estrada. Depois de umas cervejas pos-me ao caminho até a Mealhada porque estava na mira ir comer "peixe" com 2 buracos no focinho. E assim fiz. Quando cheguei aparecem-me 3 espanhois no meio da rua a dizer para ir prós Bombeiros que me davam guarida. Palavra puxa palavra já estavamos a combinar o jantar. :D :D :D

No Resort dos Bombeiros da Mealhada encontro Amaro Franco ele também a fazer o caminho e muitas vezes perdido. (Amaro Franco para quem não sabe foi um peregrino que fez uma peregrinação desde Braga até Jerusalém no ano passado) (julgo eu).

Jantar no "MacDonals" local servido um "Macleitão" e "Coca Cola" Tinto da Caves Aliança. :D :D :D

Hoje o caminho foi rolante com velocidades estontiantes onde o meu cabelo cortado a pente 4, esvoaçava. E cheguei ao resort dos Bombeiros de Oliveira de Azemeis que têm uma bruta sala de computadores e net para dar e vender onde estou neste momento a escrever-vos.

Sendo assim e assim sendo amanhã parto para o Porto com os 3 espanhois.

Quero novamente agradecer-vos todo o vosso carinho aqui no forum que me tem deixado sem palavras.

Obrigado a todos

Miguel K2 Sampaio

Salvado
24-08-2009, 20:26
Amigo Miguel com tantos cronfrades a apoiar-te não posso deixar passar este momento para dizer que acho que há pessoas suficientes para ser criado uma confraria a nivel nacional de peregrinos em bicicleta(ou outro nome lol),começando por termos um espaço proprio neste forum dedicado a tudo o que fosse ligado a este tema.

Um Abraço e continua no bom camino :yeah:

jmoniz
25-08-2009, 00:17
Eu até acho que depois desta incursão vai sair um manual sobre a arte de bem degustar a gastronomia portuguesa, e galega. :lol:
Até já tenho vários titulos, do tipo:

"À Mesa com K2"
"Portugal e Galiza, à mesa com K2"
"Gastronomia Peregrina", por K2

Desculpa Miguel, mas não resisti :lol:
Votos de boa viagem, e acima de tudo diverte-te.

Se voltares a estar com o Amaro Franco, envia-lhe pf cumprimentos desde Famalicão.

1abraço

JMoniz

rfccarvalho
25-08-2009, 00:22
Caro Miguel!

Continuação de um bom caminho!

Aquele abraço com ou sem queijo da serra :mrgreen:

vpaulu
25-08-2009, 10:33
Olá boas...

Estou a pensar fazer parte deste percurso mas em sentido inverso, Porto Lisboa pelos caminhos, será que alguem me pode disponibilizarv o track para o meu garmin me tratar das pernas?

Boas pedaladas

orb2
25-08-2009, 10:58
"Onde está O Miguel?"

Esta noite o GUERREIRO" descansou na sua INVICTA" a linda cidade do PORTO. :musica:

Para um guerreiro" adormecer na sua própria cidade,é de todo sinal de que todos os CAMINHOS" o levam a SANTIAGO"

Para todos os peregrinos ele tem uma palavra,um gesto,algo para oferecer,ontem teve por companhia 3 espanhóis,com quem partilhou o caminho,a gastronomia da sua cidade,e algumas surpresas.

«Um guerreiro da luz divide o seu mundo com as pessoas que ama.»

Bom CAMINHO" e que nada te falte.

jota
25-08-2009, 12:31
Presumo que ele hoje vá passar aqui pela zona de Viana!

orb2
25-08-2009, 15:37
"Onde está o Miguel"

Informação de ultima hora,neste momento o Miguel atravessou o rio Cávado,numa barca cedida por alguém,a pedido do núcleo AEJ de Esposende,em particular e a pedido do Miguel vão os agradecimentos ao Jmariamoreira,que preparou tudo.
Um grande obrigada ao amigo Rocha que também o acompanhou.
Logo pela manhã partiu,acompanhado dos espanhóis,até S.Pedro de Rates,tomando o caminho da costa e deixando os espanhóis,que escolheram o caminho medieval.

O destino do GUERREIRO" é chegar A Viana do Castelo,e pernoitar na Pousada da Juventude Gil Eanes.

Para todas as pessoas que acompanham o CAMINHO" do Miguel,a todos um profundo agradecimento.

Fcoito
25-08-2009, 16:35
Força Miguel....
Parabéns pela coragem :clap:

jmariamoreira
25-08-2009, 22:09
A Delegação de Marinhas no concelho de ESposende da Cruz Vermelha Portuguesa acolheu no seu Albergue o ilustre peregrino Miguel Sampaio. Para o Núcleo de Esposende da Associação Espaço Jacobeus foi uma honra ter no caminho da costa o Miguel. O seu entusiasmo e a sua persistência são contagiantes. Parabéns Miguel e bom caminho.
joão maria

netwolf
25-08-2009, 22:25
Caro amigo Miguel, li agora a tua crónica, espero que esteja a correr tudo bem, amigo.
Quanto ao que te aconteceu em Santarém tenho alguém perto do Francisco Moita Flores, vou passar a mensagem do que te aconteceu em Santarém.
Espero que continue a correr tudo bem.

Um abraço.
Artur

Manuel Miranda
26-08-2009, 02:18
Olá pessoal,

Tal como já foi dito o Miguel optou por fazer o caminho do litoral, opção que se pode tomar em S. Pedro de Rates; Este percurso acaba de ser sinalizado e o Miguel como já conhecia o caminho por Barcelos, Ponte de Lima, desta vez quis fazer a variante do litoral por Esposende, Viana do Castelo, Caminha e Valença, onde se encontra com o caminho que vem de ponte de Lima, entrando depois na Galiza.
Mas o Miguel foi mais rigoroso na sua opção e quis passar o rio cávado no local histórico da travessia do rio, a única travessia deste rio no concelho de Esposende até à construção da actual ponte de Fão, há cerca de 100 anos; Estamos a falar do lugar da Barca do Lago, por onde passaram em tempos outros peregrinos, como a Rainha Santa Isabel, que refe nos seus relatos os lugares de Lagoa Negra e da Barca do Lago onde atravessou o Rio Cávado.

Também o Miguel pode incluir na sua crónica de hoje (ontem) sobre a sua lenta passagem pelo concelho de Esposende, a travessia que lhe foi proporcionada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Gemeses, José Augusto, que acedeu favoravelmente ao pedido que o Núcleo de Esposende da AEJ lhe colocou.

Enquanto aguardavam pelo barqueiro, o Miguel e três amigos do caminho, de Esposende, optaram por aguardar num bar ali ao pé e repôr as calorias.
Concretizada a travessia do Cávado, guiaram o Miguel até à cidade de Esposende, onde com grande entusiasmo na aplicação de carimbos na credêncial de peregrino, tornou-se cada vez mais claro que a caderneta não daria até ao fim do concelho de Esposende. Perante tal evidência, o Núcleo de de Esposende da AEJ procedeu à emissão de mais uma caderneta de peregrino que funcionará como um prolongamento da capacidade do espaço para colocação do carimbos.
Resolvido este problema, e dado o adiantado da hora, uma alteração à etapa que o Miguel tinha programado para hoje (ontem), que era chegar a Viana do Castelo, foi abreviada tendo optado por pernoitar na Delegação de Marinhas da Cruz Vemelha Portuguesa, no espaço de apoio ao peregrino recentemente criado.
Sabe-se também que um restaurante ali ao pé preparou um jantar reparador; ouve ainda tempo no final para um encontro com o José Lima, amigo do caminho e seu conhecido, o António Albino coordenador da Delegação da Cruz Vermelha e eu, encetasse-mos uma amena cavaqueira que se prolongou para além do horário que seria recomendável.

Podem ver evidências de tudo isto em http://picasaweb.google.pt/aej.esposende/MiguelSampaio#

Continuação de BON CAMINO;

Manuel Miranda

superlight
26-08-2009, 11:46
Caro amigo Miguel, li agora a tua crónica, espero que esteja a correr tudo bem, amigo.
Quanto ao que te aconteceu em Santarém tenho alguém perto do Francisco Moita Flores, vou passar a mensagem do que te aconteceu em Santarém.
Espero que continue a correr tudo bem.

Um abraço.
Artur

Artur:
Fiz este ano a pé o Porto-Finisterra (Caminho Central), na maior parte fui andando em companhia de um Espanhol (Juan) morador em Lisboa, e que fazia o Lisboa-Santiago. Ele contou-me que lhe tinha sucedido exactamente o mesmo nas terras do Moita Flores, portanto aqui fica a achega! E para o K2 Bom Caminho que agora não faltam setas (e Albergues)!!!!!!!!!!!!

cbm
26-08-2009, 13:42
Bem caros amigos do pedal...

Tenho seguido religiosamente este tópico e é caso para dizer:
Á Ganda Miguel k2 Sampaio! :shock:

Os teus relatos servem de inspiração e incentivo, só posso esperar que um dia "quando for grande" possa também ser um peregrino no Caminho!...

Um bem hajas
Cumps

Manuel Miranda
26-08-2009, 14:04
Olá amigos,
ainda no rescaldo da passagem do Miguel por terras de Esposende, sabe-se que de manhã bem cedo como mandam as obrigações do peregrino, rapidamente arranjou pão fresco para um pequeno almoço capaz de garantir os andamentos necessários à etapa de hoje, o Miguel partiu em direcção a ponte do Sebastião onde passará o Rio Neiva a caminho de Viana do Castelo.

BON CAMINO,

MM

carmarq
26-08-2009, 17:04
Caro amigo Miguel:

É com garnde satisfação que tenho lido as tuas crónicas ( pena aquilo de Santarém ).
Espero que os "deuses" das bicicletas te continuem a acompanhar. Gostei da reportagem fotográfica em Esposende.
Um grande abraço e que tudo corra como pretendes para esta tua aventura.

Carlos Marques.

orb2
26-08-2009, 23:57
"Onde está o Miguel?"

Depois de tão fantástica recepção, que mais o poderá esperar :?: :D

Hoje mais uma surpresa aconteceu,teve a companhia do José Rodrigues,também ele um peregrino de Santiago",já com alguma experiência e alma de GUERREIRO",foram kms de muita partilha,de muita cumplicidade,e decerto,para o Miguel,a certeza que não está sozinho.

Ao longo do dia o percurso foi dos mais deslumbrantes e ricos na história de um verdadeiro peregrino.
Na passagem pela Quinta de Cabanas,Casa de Pedro Homem de Melo,um local integro e relevante.
Não é fácil descrever algo quando não estamos lá,deixo o melhor para o Miguel vos descrever,logo que lhe seja possível.

Depois da companhia do José Rodrigues até Valença,veio o convite para pernoitar na sua própria casa, que dirão vós de tão
bonito gesto?

Em nome do Miguel,vão os agradecimentos a todos,cabe-me a mim também agradecer ao sr. Manuel Miranda,tudo o que nos conseguiu descrever e mostrar nas fotos que nos disponibilizou,grande repórter" obrigado.

«Um guerreiro da luz concentra-se nos pequenos milagres da vida diária»

Oscarfilipegmbh
27-08-2009, 00:14
Boas

Hoje estou de ferias em Viana do Castelo e qual não é o meu espanto quando olho para o lado e dou de caras com o Miguel .

Tinha lido os seu planos para esta viagens mas nunca pensei que ele a fosse fazer, Isto sim é um guerreiro da aventura e da navegação por GPS e eu que o diga :mrgreen: Pois este homem consegui no mesmo passeio PUF nº5 estar sempre a minha frente sem nunca passar por mim e tendo eu passado por ele três vezes. :mrgreen:

Um grande abraço cheio de força

P.S.- Espero estar novamente contigo no Manobras IX

netwolf
27-08-2009, 00:31
O Miguel deve estar a viver uma experiência mágica.
Força amigo!

SandraS
27-08-2009, 06:42
Miguel, estou maravilhada com o relato e com a tua força de vontade :venia: :venia:

És grande. Continuação de Bom Camiño

Cá estaremos depois para te aplaudirmos .. de pé :clap:

:wink:

Beijinhos

jcrodrigues
27-08-2009, 14:07
Olá a todos,

O Miguel ficou cá em casa esta noite e saiu hoje de Valença cerca das 08:30 (hora Portuguesa), encontrando-se a esta hora já no Caminho Português em Espanha.

Ainda em território nacional teve um furo na roda traseira :(, que se resolveu rapidamente. Acompanhei-o até à Catedral de Tuy, que visitou e onde carimbou a credencial pela primeira vez em solo Espanhol.

Ainda não sabia bem onde irá pernoitar :|, pois há duas ou três hipóteses e vai depender da "envolvente" do Caminho.

Quando me despedi dele, estava muito feliz e confiante :D em alcançar os seus objectivos, pois faltam pouco mais de 100 km para o fim desta aventura. :clap:

http://img44.imageshack.us/img44/7256/pic155y.jpg (http://img44.imageshack.us/i/pic155y.jpg/)
By joserod47 (http://profile.imageshack.us/user/joserod47)

Bom Caminho peregrino! :zezus:

Bon Camiño peregrino!

jmoniz
27-08-2009, 14:52
Esta crónica pode ilustrar um pouco os locais por onde passou o "nosso" Miguel, a partir de Viana do Castelo.

Vejam aqui:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,62875.0.html

Que inveja não estar contigo meu caro amigo.

JM

"Onde está o Miguel?"

Ao longo do dia o percurso foi dos mais deslumbrantes e ricos na história de um verdadeiro peregrino.
Na passagem pela Quinta de Cabanas,Casa de Pedro Homem de Melo,um local integro e relevante.
Não é fácil descrever algo quando não estamos lá,deixo o melhor para o Miguel vos descrever,logo que lhe seja possível.

jcrodrigues
27-08-2009, 17:37
Sub-crónica "Uma etapa do Caminho com o Miguel".

Estou a passar uns dias de férias com a família em Valença, ora como o ilustre peregrino Miguel iria passar pela zona, na sua especial peregrinação a Santiago de Compostela pela “Via da Costa”, (especial por diversas razões que os caros leitores se aperceberão ao longo destes posts), decidi juntar-me a ele na etapa de 4ª-feira 26 de Agosto, oferecendo-lhe a minha companhia e hospitalidade.

Sabia que o Miguel tinha pernoitado em Esposende e iria passar por Viana do Castelo cerca de 2,5 horas depois de partir de Esposende. Considerando que costuma sair às 08:00, achei que a melhor hipótese seria fazer a etapa desde Viana do Castelo até Valença. Assim, apanhei o comboio com partida de Valença às 09:51 e chegada a Viana às 10:34.
Eram precisamente 10:37 já estava a ligar ao Miguel a saber por onde andava. Ele tinha acabado de atravessar o Lima pela ponte Eiffel e estava a tomar um pequeno-almoço de reforço no café que existe mesmo à saída da ponte quem vira à esquerda.

Em minutos alcancei-o e como estava acompanhado dum elemento da direcção da AAC-Viana - Associação dos Amigos do Caminho - delegação de Viana, ainda ali ficamos numa animada cavaqueira por mais de uma hora.

Subitamente à hora da partida apareceu um amigo aqui do fórum, o Oscarfilipegmbh, a desejar-lhe um bom caminho e a perspectivar novas aventuras em BTT.

O dia estava muito nublado, chuviscou um pouco enquanto estivemos parados em Viana, mas estava uma temperatura muito agradável para dar ao pedal. Seguimos as marcações das setas amarelas, que só aparecem depois da Sé Catedral, pois, ao que nos foi dito, a autarquia não autorizou a pintura na zona histórica!
Está em estudo a marcação oficial talvez recorrendo a placas ou azulejos e contam com o levantamento já efectuado pela AAC-Viana. Espera-se para breve a conclusão. Da nossa parte (peregrinos) esperamos que as várias associações e os municípios por onde passa esta via se "organizem", juntando esforços para a sua divulgação, pois todos sabemos que esse investimento trará com certeza dividendos do turismo para essas comunidades.

Prosseguimos o caminho, percorrendo os locais por onde este nos levou e rapidamente estávamos fora da cidade a passar por zonas rurais muito bonitas. Talvez por não ser tão conhecido, portanto menos percorrido, existem pequenos troços do caminho que necessitam de alguma atenção quanto a limpeza e corte das silvas (lá se foi uma camisola de Lycra que era novinha!!!).
A paisagem, vista do caminho, é espectacular com o oceano Atlântico e as leiras cultivadas à nossa esquerda e a montanha (Serra de Sta. Luzia) do lado direito, havendo locais que são muito panorâmicos.

Podeis ficar com uma melhor ideia abrindo o ficheiro em anexo no Google Earth.

Mais a norte em Caminha faz-se a transição do oceano para o rio Minho, passando este a fazer-nos companhia do lado esquerdo. Maravilha! Como é bonito o Minho...

Na passagem pelos diversos povoados encontramos inúmeros monumentos e casas senhoriais, que demonstram a importância histórica destes locais e explica a existência desta via, que foi percorrida inclusivamente pela realeza.
Curiosamente passamos até pelo quintal duma propriedade! Infelizmente não encontramos neste caminho outros peregrinos… espero que a situação se inverta no futuro.

Como é seu costume, o Miguel trazia o caminho muito bem estudado ao pormenor e fez questão de visitar todas as igrejas, capelas e monumentos alusivos a S. Tiago que fazem parte do roteiro desta via, o caminho da costa. Também talvez pela curiosidade e simpatia despertadas pela notícia desta peregrinação, recebeu durante toda a etapa inúmeras chamadas telefónicas de amigos que pretendiam saber novidades e desejar-lhe um bom caminho. Durante o percurso procurou sempre que possível carimbar a credencial (já vai na segunda, pois a primeira esgotou o espaço até Esposende!), tarefa que por vezes se manifestou complicada, pois havia entidades (algumas oficiais!), que não tinham carimbo e outras que até desconheciam o facto da existência da credencial do peregrino (mesmo com as setas pintadas mesmo em frente!).
Por tudo isto obrigou a que para se fazer os cerca de 65 km da etapa gastássemos cerca de 8 horas, com a chegada a Valença cerca das 20:30 já ao por do sol.

Algumas fotos que tirei podem ser encontradas aqui: http://img366.imageshack.us/gal.php?g=pic285.jpg

Deixo para o Miguel o relato pormenorizado desta etapa, pois estou certo que terá muito que escrever sobre a sua história.

A alegria, satisfação e entusiasmo que o Miguel imprime na sua peregrinação foram uma constante que contagia qualquer um que o acompanhe. É a prova que está a prosseguir com os seus objectivos e a superar todas as expectativas. Pessoalmente adorei este trajecto e fica na “calha” para uma futura reedição quiçá mais alargada.

Resumo da etapa:
http://img373.imageshack.us/img373/4124/resumovcvln.th.jpg (http://img373.imageshack.us/i/resumovcvln.jpg/)

Mapa da etapa:
http://img190.imageshack.us/img190/4926/mapavcvln.th.jpg (http://img190.imageshack.us/i/mapavcvln.jpg/)

Altimetria:
http://img373.imageshack.us/img373/7143/altimetriavcvln.th.jpg (http://img373.imageshack.us/i/altimetriavcvln.jpg/)

Abraço,

orb2
28-08-2009, 19:45
"Onde está o Miguel?"

O Miguel,chegou a Santiago de Compostela,eram 18 h em Portugal,quando o Guerreiro" deu as ultimas pedaladas junto à Catedral. :#1:
Só mesmo as palavras do Miguel nos podem descrever o grande momento.

Segundo as suas palavras de ontem,ele não tencionava chegar hoje,não pela distancia,mas sim pela forma como queria viver o CAMINHO",pernoitou em Pontevedra,num hotel escolhido pela coincidência, do momento.tudo correu bem,recuperando de tal ordem que resolveu chegar hoje. :D

PARABÉNS, Miguel,sei que todos estão contigo,e a esta hora já sentiste toda essa grande força.

Obrigada a todos,vós

SandraS
28-08-2009, 19:54
En hora buena Miguel :clap:

Um bom regresso a Casa :wink:

jorgegt
28-08-2009, 20:51
Parabens Miguel :#1: :clap: :clap:
Vai ser engraçado quando fizere o relato da sua aventura, já foi tudo relatado :D
Deve ter sido a primeira crónica onde o protagonista antes de relatar o que fez já toda gente lhe felicita pelo feito, deve ser uma sensação muito boa saber que conseguimos e que nunca estivemos sozinhos, não é assim meu caro amigo Miguel?? :D :wink:
1 abraço
Jorge GT

Rodasepedal
28-08-2009, 22:18
:yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap:
:clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah: :clap: :yeah:
PARABENS MIGUEL, ÉS GRANDE.

Cumps
RODAS

carlos007
28-08-2009, 22:40
parabens

Padawan
28-08-2009, 22:45
Muitos parabéns :clap: :clap: :clap:

Manuel Miranda
29-08-2009, 00:29
Olá a todos,
Fico contente ao saber que o Miguel chegou sem incidentes a Santiago; Do contacto que tive com o Miguel na sua passagem por Esposende, queria aqui destacar, a forma como o Miguel "foi para O Caminho";
Em primeiro lugar o Miguel tinha tempo; tinha sim um plano para o caminho, sabia em que dia queria estar em cada sítio, mas não permitia que esse plano fosse mais importante que O Seu Caminho;
Um exemplo disso foi a sua passagem por Esposende, cujo plano inicial era chegar nesse dia a Viana do Castelo, contudo, tendo-se proporcionado uma interessante conversa com o presidente da Junta de Freguesia de Esposende acerca de caminhos antigos, esta só foi terminada com o carimbo da Junta de Freguesia na caderneta do Miguel, já passava das 18:00 horas; mas, apesar do sol já perto do mar, ainda ouve tempo, sim, porque no Caminho do Miguel há tempo para tudo, ainda foi carimbar a caderneta ao Padre Avelino, na paróquia de Marinhas, freguesia onde pornoitou, como ja foi dito.

Concluindo, com este episódio, quero deixar aqui a seguinte mensagem:
Mais importante que FAZER O CAMINHO é ESTAR NO CAMINHO; Mas essa é uma coisa que só se pode aprender no caminho, ao fim de muitos kms.

Abraço a todos e Parabéns ao Miguel,

MM

carmarq
29-08-2009, 01:37
Parabéns Miguel e um grande abraço.

Carlos Marques

Salvado
29-08-2009, 09:32
:wlcm: :wlcm: :wlcm: :#1: :#1: :#1: :yeah: :yeah: :yeah: Parabens Miguel e bom regresso a casa.

cagaréu
29-08-2009, 12:35
Parabens confrade Miguel!
Que saudades ja sinto das bikes :cry:

crestiano
29-08-2009, 14:33
Parabens Miguel

orb2
29-08-2009, 16:03
Como nos diz Paulo Coelho"

«Leva na tua memória,para o resto da vida,as coisas boas que surgiram nas dificuldades.
Elas serão uma prova da tua capacidade,dar-te-ão confiança diante de qualquer obstáculo.»

«Um guerreiro da luz compartilha com os outros o que sabe do CAMINHO"»

Bom regresso a casa Miguel

miguelm3
29-08-2009, 22:01
:venia:
os meus parabens

netwolf
30-08-2009, 02:17
O Miguel é um vencedor. No início do projecto teve algumas vozes a tentarem tirar-lhe as ideias, ele , rumando contra isso foi em frente, tornando as críticas em forças para provar que estavam errados.
Parabéns Miguel.

Um abraço.
Artur Fonseca

orb2
30-08-2009, 09:25
"Onde está o Miguel?"

Esta noite,o GUERREIRO" já dormiu em casa,decerto que com ele chegaram muitas mais coisas do que quando partiu.
A todos vós que também o acompanharam,aguardem o que que também ele preparou para todos nós.

«Na verdade,todo o problema - depois de resolvido - parece muito simples.A grande vitória que hoje parece fácil,foi o resultado de uma série de pequenas vitórias que passaram despercebidas»

Miguel K2 Sampaio
30-08-2009, 22:14
Ola Confraria :xau: :xau: :xau:

E cá cheguei do Caminho de Lisboa a Santiago, no sábado ás 2.30 da manhã a casa.

Estou é completamente atónico com o que leio aqui no fórum. Nunca pensei ter tantas mensagens. Continuo a dizer que obrigado é pouco para vos agradecer o vosso carinho nesta minha aventura/viagem/caminho.

Cheguei na 6ª feira à Praça do Obradoiro por volta das 19 horas hora espanhola e com a praça só para mim, apenas meia dúzia de pessoas circulava ali.

Digo-vos que estive ali sozinho cerca de 15 minutos sentado no chão com a "Marina" ao meu lado e tudo, mas mesmo tudo passou pela minha cabeça e não consegui resistir a algumas lágrimas.

Agora vou preparar o restante das cronicas para colocar aqui e vamos lá ver se desta vez elas ficam submetidas porque eu já tinha feito 3 delas e, não é que o meu espanto que não tinham entrado aqui no fórum. Mas não há problema que voltarei a fazer, com todo o gosto.

Mais uma vez obrigado

Miguel K2 Sampaio

superlight
31-08-2009, 11:42
Parabéns Confrade Miguel !!
E agora, vamos partir para a volta ao Mundo fora de estrada? Uns 3 anos e 50.000 Km a pedalar :roll:
abraço,
Henrique

zebroclinas
31-08-2009, 16:38
É bom saber que chegas-te de saúde, pois eu não resisti a mandar um "alô" antes de começar a escrever a crónica da nossa aventura "via de la Pata" lol lol
Desejo-te boas pedaladas e muita Saúdinha da boa! :arrow: :wink:

rfccarvalho
01-09-2009, 10:48
Parabéns Miguel pela conquista!

Cá esperamos a crónica e mais umas belas fotos!

Um abraço!

Ricardo Carvalho

brunorasgamanta
02-09-2009, 14:47
grande miguel,
o que o homen sonha fazer !!!e quando é consiguido é uma prova que os sonhos se realizam !!!só o que os teus olhos gravaram e o teu corpo sentiu são a melhor prova que estamos vivos neste mundo !!

mesmo muitos parabens miguel

bruno cabaça

Néz
03-09-2009, 15:27
Caro Confrade Miguel!
È com enorme prazer que venho por aqui dar-te os parabéns pelo teu feito. Não só porque estava lá e pude comprovar (assim como pude provar contigo, e com mais dois “putos” das lides, um retemperador jantar), como o teu feito também me lembra algo de especial. É que, tal como tu estavas por Santiago coincidentemente na mesma hora em que “nosoutros” acabávamos de chegar, do que foi mais uma grandiosa aventura a Caminho de Santiago: desta vez, e depois de tantas outras, A Via de la Plata (que aconselho vivamente….mas não em Agosto).
Estamos por isso todos de parabéns pelos nossos feitos. Mas tu sem dúvida conseguiste aglutinar um role de fãs e de apoios que nunca por outra hora aqui vi.
Espero poder aqui voltar para ler o teu relato completo da Grande Aventura, assim como te aguardo como leitor no blog dos “NEZCLINAS” (link na assinatura), e no tópico do Ricardo (o Saudinha da boa), que já deu o tiro de partida para a descrição da nossa aventura (o céu como limite… do Zebroclinas).

Bem hajas Amigo… Tens um poder de mobilização fenomenal!

Abraço
João Galvão (Nés) (Néz) (Nez) (GPS) ou Guarda-Rios… Como queiras…
http://lh3.ggpht.com/_W0cBEniO7a0/Spz_m7TrZdI/AAAAAAAALOo/wkuOfPSKjm8/s640/DSCN2708.jpg

Miguel K2 Sampaio
07-09-2009, 11:21
Confraria

Não pensem que me esqueci apenas tive uns dias de praia com a familia e agora estou de regresso ao mundo cão que é uma chatice.

Estou a preparar tudo para colocar aqui.

Não se esqueçam que o confrade Depinho também fazer este mesmo caminho na proxima 4 feira e também pelo caminho da costa, portanto gentes de Esposende, aqui vai mais um. Para ele, Bon Camino e estarei cá para ajudar com dicas que julguem necessarias.

Miguel K2 Sampaio

Manuel Miranda
10-09-2009, 01:52
Olá confrades,

As gentes de Esposende cá estão para receber da melhor forma possível, os peregrinos que quiserem passar na barca do lago, basta avisar na vespera, e os elementos do Núcleo da AEJ de Esposende, farão o que estiver ao seu alcance para lhe proporcionar a travessia do rio Cávado no lugar da Barca do Lago; Senão basta seguir as setas e irá ter à centenária ponte sobre o Cávado, mais a jusante.

Aguardamos aqui ecos dessa peregrinação.

MM

nfh
10-09-2009, 02:17
Miguel, será possível partilhares connosco o trabalho de casa que fizeste, nomeadamente o percurso em GPS e eventuais pontos de interesse? Eu (e mais uns companheiros do pedal) estou a planear fazer uma aventura semelhante em Agosto de 2010 e em vez de reinventar a roda, seria impecável se tivesse acesso a material de primeira, que é, sem sombra de dúvida, o caso do teu trabalho.

Miguel K2 Sampaio
11-09-2009, 21:06
Caro Confrade nfh

Claro que sim; só estou acabar de fazer a cronica logo colocarei tudo ao dispor. Tenho é estado com alguns problemas informaticos.

Miguel K2 Sampaio

Salvado
14-09-2009, 21:40
Confrade tenho de ver as fotos do teu passeio :yeah:

neo1379
15-09-2009, 00:10
Boas

Espero pelo teu relato e fotos.

Tenho uma pequena ideia do que sentiste quando lá chegaste uma vez que acabei de fazer o caminho sozinho desde o Porto ate
Santiago tambem em autonomia nos dias 11/12/13 de setembro, mas fui pelo que passa na Labruja.

Achei muito boa a expriencia, e nao muito dificel

Um abraço

Miguel K2 Sampaio
15-09-2009, 19:03
Caros Confrades

Neste momento tenho o meu pc com problemas do qual o tenho na oficina a mudar oleo, velas e o carburador está intupido, isto é a mania de meter gasolina com poucas octanas. :D :D :D

Mas não desesperem que "ele" já volta.

Miguel K2 Sampaio

P.S. Hoje estive com o confrade Manuel Miranda que vem de Lisboa com destino a Finisterra. Vai ficar albergado em S.Pedro de Rates.

orb2
21-09-2009, 10:39
Confrade Miguel"

Isto não é um apelo,mas sim uma ordem.
Ainda esperamos ansiosos pela reportagem do Guerreiro" na primeira pessoa,já sei que o pc está doente,esperamos que não seja grave :lol:

Agora depois daquele jantar em S.Pedro de Rates com o Guerreiro Manuel Miranda,e seus companheiros,no seu Camino",depois daquela QUEIMADA GALEGA,ninguém mais os pode parar :D

Parabéns a todos,deve ter sido bem divertido.

Quanto a nós «pessoal atento a este tópico» não queremos um Queijo da Serra,mas sim as fotos e a crónica desafiante de um GUERREIRO"

Salvado
23-09-2009, 12:30
http://img28.imageshack.us/img28/6544/waiting20for20the20draf.th.jpg (http://img28.imageshack.us/i/waiting20for20the20draf.jpg/)
Será que consigo esperar mais :lol: :lol: :lol:

orb2
23-09-2009, 23:29
Tens razzzzzzzzzzzzão Vado.

http://img28.imageshack.us/img28/6544/waiting20for20the20draf.th.jpg (http://img28.imageshack.us/i/waiting20for20the20draf.jpg/)
Será que consigo esperar mais :lol: :lol: :lol:

Team T
24-09-2009, 18:30
Viva,

Após ter lido este relato fiquei ainda mais desejoso, pelo dia que me vai levar por esses trilhos. Fiquei particularmente decepcionado pela passagem em Santarém, tendo em conta que sou ribatejano.

Espero ver aqui, a reportagem final desta fabulosa viagem!

Saudações

Salvado
28-09-2009, 21:26
:mrsock:

Miguel K2 Sampaio
29-09-2009, 14:52
Confraria

Finalmente parece que o meu pc aonde tenho toda a minha informação de fotos e relatos, chega no sábado, portanto não desesperem. Porque isto de estar dependente doutros Pc's, é cá uma gaita. Tá a chegar.

Miguel K2 Sampaio

Salvado
02-10-2009, 13:55
Falta um dia :twisted: :twisted: :twisted:

xbiker
03-10-2009, 22:00
Boas Miguel!
Parabéns pelo feito!
Só uma pequena coisa, JÁ É SÁBADO! :mrgreen:
O pessoal tá desojo pelo ralato

Miguel K2 Sampaio
04-10-2009, 20:01
Olá Confraria

Então cá estou.

O meu pc para além de trabalhar a carvão parece que está disposto a arrancar. :D :D :D

Vou colocar aqui a minha crónica mas fazeada porque, não queria que vocês se saturassem ao lê-la, por ser um pouco longa.

Assim colocarei aqui pelas etapas que fiz e logo a seguir as respectivas fotografias que das 800 que tirei seleccionarei algumas.

Vou colocar também um link da música que me acompanhou durante a viagem.

Não levava nenhuma suporte tipo "Ai.póde" ou "Éme Pê 3" mas sim porque a cantava, pura e simplesmente.

Ao abrirem e, depois de arrancar a música, minimizem a página para assim lerem a crónica e ouvi-la.

Até já

Miguel K2 Sampaio

Miguel K2 Sampaio
05-10-2009, 13:42
Cá vai o link da musica

http://www.youtube.com/watch?v=sBB43DLRbe0

Caminho Santiago

E lá vou de Lisboa até Santiago em autonomia

Pois é mais uma viagem. Tudo começou à 8 meses toda esta a preparação.

Tinha pouca informação respeitante a este caminho, apenas alguns tópicos. Fui para a net e à que indagar.

Muitas horas passei a estudar e a fazer perguntas no Fórumbtt, que foi sem duvida uma fonte muito preciosa de informação. Consegui então o track GPS e foi o pontapé de saída para começar aprofundar mais os sítios por onde iria passar.

Curiosamente mandei vir de Espanha um guia sobre este caminho ( Lisboa, Tomar, Porto, Santiago) escrito pelo senhor John Brierley, que o fez tirando apontamentos muito interessantes sobre locais e a sua história.

Guia muito bem elaborado, com muita informação e que foi minha companhia, prá além dum outro editado pela Associação Galega dos Amigos de Santiago.

Foi sem dúvida uma experiência fantástica esta de fazer o “Caminho” sozinho. Muitas vozes se levantaram em demover-me chamando-me de doido, inconsciente, eu sei lá que mais. Mas digo-vos que nunca me senti sozinho bem pelo contrário. O prazer de contemplar á minha vontade sem pressas nem stress fez da viagem um momento fenomenal.

Numa aventura destas o factor físico e psicológico são peças fundamentais para o sucesso do mesmo. Sabia perfeitamente dos riscos que uma aventura/viagem acarretam.

No entanto tinha em mente que não poderia arriscar nem facilitar em nada porque poderia haver situações de risco e por um simples capricho poderia deitar tudo a perder.

Fisicamente, sentia-me a melhorar pois tinha feito recentemente um intervenção cirúrgica ao ombro que levou a estar inactivo cerca de 1 mês.

O factor psicológico é que estava um pouco débil e indeciso devido a todas as investidas que tinha levado

Muitos adiamentos tive, por isto ou por aquilo até que chegou a uma determinada altura que decidi mesmo avançar e engraçado que as vozes negativas e silenciosas passaram a ser um enorme incentivo para eu arrancar com a aventura ou seja, começou tudo a funcionar ao contrário.

Levada a Marin Palissades e alforges para Lisboa pelo meu sobrinho João, foi então a contagem decrescente.

No dia anterior à minha partida lá me meti no comboio de manhã para ser recebido pelo padre João Caniço http://www.paroquias.org/noticias.php?n=1449 do qual foi também um fonte de inspiração devido á situação gravíssima em que se encontrou.

A conversa foi reconfortante e sempre a dar pormenores da minha aventura bem como a própria aventura deste padre.

No dia seguinte às 7 da manhã o meu sobrinho lá me levou para a Sé de Lisboa para depois arrancar com a aventura. Obrigado João.

Ainda no Porto tinha colocado aqui no Fórum um tópico apenas por brincadeira que o intitulei por “ E lá vou eu de Lisboa a Santiago” e que se revelou para mim uma autentica surpresa e inclusive de admiração por todos vocês que realmente foram também peças fundamentais e anímicas para mim.

Tinha visto que a Confreira ORB2 estava também ela entusiasmada com isto e perguntei-lhe se não queria ser a minha interlocutora no fórum o que rapidamente aceitou e que grande trabalho ela fez e, acho mesmo que foi a primeira vez que vocês estavam ao corrente da minha viagem antes de eu dizer fosse o que fosse.
À ORB2, ao Manuel Miranda, ao José Rodrigues, Rui Carvalho o meu muito obrigado pelas vossas noticias dadas aqui no ForumBtt no decorrer da minha viagem. Como dizem os espanhóis “ Precioso”

Dia 19 4ªfeira ( Lisboa-Santarém )

Quanto á aventura em si, além de ser duro fisicamente principalmente a seguir a Santarém até Coimbra, está pessimamente mal marcado com as setas amarelas, entra em estradas nacionais altamente perigosas devido ao seu tráfego. Valeu algumas anotações que o Confrade Pedro Roque me tinha dado e que foram preciosas no contornar destas situações. Bifurcações com 3 ou 4 caminhos e sem orientação nenhuma, valeu-me realmente o trabalho de casa no GPS, inclusive apanhei peregrinos completamente desorientados na montanha. Eu mais parecia o reboque do ACP a colocá-los novamente no trilho mas que me deu grande satisfação em fazê-lo.

As paisagens mudam suavemente sempre que rolava. No princípio entra Lisboa Santarém que são cerca de 95 kms. Pena realmente as nacionais 10 e 3 mas o trajecto ribeirinho de Alhandra até V.F.Xira com o Tejo sempre acompanhar foi espectacular com a grande quantidade de plantas e flores muito bem cuidado.

Depois são sempre estradões rolantes aonde grandes extensões de tomatais, vinhas e milho são uma constante. Um aspecto bem negativo é os ribeiros que por aqui abundam completamente podres.

Apanhei já aqui temperaturas de 32º. Parei em Azambuja num pequeno aeródromo que fui espectacularmente bem recebido pelo Sr. Manuel Brites e a D.Vera Cruz que depois de 1 hora de conversa, descanso e 2 cervejas o Sr. Manuel Brites, ele poeta, dorido da vida, me faz um poema sobre a minha aventura com lágrimas a correr-lhe

“ Ó meu Deus Nosso Senhor
para que eu não sinta dor,
torna perto o meu caminho,
para esta caminhada,
sei que não custa nada,
mesmo eu indo sozinho”

Depois da saída de Azambuja vou em direcção a Reguengo passando pelas quintas de Alqueidão, Mota Frade e Valada passando por cima do enorme dique do Tejo até Porto Muge. È muito engraçado o trajecto visto que se o faz em cima do dique com o Tejo sempre acompanhar ao meu lado direito. Continuo a atravessar mais algumas herdades ladeada de vinhas até Ómnias.

Depois de 90 kms feitos eis que começo a notar uma enorme montanha ao fundo do estradão e começo a pensar “aquilo é Santarém??? Chiça tenho que subir aquilo tudo!!! que grande gaita.” Bem, era alcatrão, mas que é inclinado ai isso é.

Procurar Bombeiros Voluntários de Santarém que eram do outro lado da cidade e em baixo. Lá vou eu chego e peço guarida o que é recusada por terem ordens expressas para recusarem toda a gente que o faça visto o salão estar reservado para reuniões, ai eu perguntei “ mesmo só para esta noite!!! Mesmo para esta noite.” Disseram mesmo para escrever para lá a demonstrar o meu desagrado.

Fiquei abismado pois tinha muito boas referências deste quartel. Eu sei que os Bombeiros Voluntários não têm essa obrigação mas receber uma notícia assim e com 2 pedras na mão é obra. Mas tudo bem, “siga prá frente que atrás vem gente.”

http://img21.imageshack.us/img21/7379/7a1seta.jpg
A 1ª seta
http://img524.imageshack.us/img524/3563/84708968.jpg

http://img21.imageshack.us/img21/3199/9capelastiago.jpg
Capela S.Tiago
http://img242.imageshack.us/img242/2266/31aminhasaida.jpg
Tou de Saida
http://img14.imageshack.us/img14/5314/37tudoapertado.jpg
Tá tudo apertado
http://img14.imageshack.us/img14/7415/39toupronto.jpg
Tou pronto
http://img188.imageshack.us/img188/8631/41eueojoomeusobrinho.jpg
Eu e o meu sobrinho João
http://img242.imageshack.us/img242/9421/42ogil.jpg
http://img21.imageshack.us/img21/4143/43asairdelisboa.jpg
A sair de Lisboa
http://img14.imageshack.us/img14/296/44os1speregrinosespanho.jpg
Os 1ºs peregrinos espanhois
http://img14.imageshack.us/img14/8941/45p1130366.jpg
http://img524.imageshack.us/img524/5091/94334580.jpg
http://img14.imageshack.us/img14/1643/47saidadesacavem.jpg
Saida de Sacavém
http://img14.imageshack.us/img14/5193/48riotranco.jpg
Rio Trancão
http://img101.imageshack.us/img101/8523/49tranco.jpg
http://img38.imageshack.us/img38/2519/50uinasdaquintamonteiro.jpg
Ruinas da Quinta do Monteiro
http://img41.imageshack.us/img41/8480/51ruinasdaquintaemalpri.jpg
Ruinas duma quinta em Alpriarte
http://img41.imageshack.us/img41/2679/52pastoricia.jpg
Pastoricia
http://img195.imageshack.us/img195/4302/65612044.jpg
http://img410.imageshack.us/img410/2381/25335987.jpg
http://img38.imageshack.us/img38/6843/60entradaparaomuseudoar.jpg
Entrada do Museu do Ar
http://img41.imageshack.us/img41/3696/61umtiger.jpg
http://img41.imageshack.us/img41/1489/63noestmalpensado.jpg
http://img410.imageshack.us/img410/4442/64caminhoribeirinhodeal.jpg
Caminho ribeirinho de Alhandra
http://img27.imageshack.us/img27/224/26630999.jpg
http://img101.imageshack.us/img101/5352/66cicloviadealhandra.jpg
Ciclo Via de Alhandra
http://img169.imageshack.us/img169/1402/67riotejo.jpg
Rio Tejo
http://img410.imageshack.us/img410/2871/70vfxira.jpg
V.Franca de Xira
http://img27.imageshack.us/img27/9412/71muitostomatais.jpg
Muitos tomatais
http://img169.imageshack.us/img169/5274/72deixacomerum.jpg
Deixa comer um
http://img27.imageshack.us/img27/4811/73tomatal.jpg
Tomatal
http://img96.imageshack.us/img96/4678/74srmanuelbritesedverac.jpg
Sr.Manuel Brites e D.Vera Cruz
http://img41.imageshack.us/img41/8392/76santarmaofundo.jpg
Santarém ao fundo
http://img44.imageshack.us/img44/7451/77marcodascheiadotejo.jpg
Marco das cheias do Tejo
http://img237.imageshack.us/img237/2049/79misericordiadesantare.jpg
Misericórdia de Santarém
http://img43.imageshack.us/img43/1596/66715701.jpg
http://img237.imageshack.us/img237/8224/99772698.jpg
http://img41.imageshack.us/img41/2017/82igrejadoseminariocomp.jpg
Igreja do Seminário Companhia de Jesus
http://img200.imageshack.us/img200/9104/83pedroalvarescabral.jpg
Pedro Alvares Cabral
http://img121.imageshack.us/img121/2636/34191325.jpg
http://img32.imageshack.us/img32/2826/86stamgraa.jpg
http://img27.imageshack.us/img27/8693/78734940.jpg
http://img27.imageshack.us/img27/4715/88igrejasjoodoalporo.jpg
Igreja S.João do Alporão
http://img23.imageshack.us/img23/7232/62207287.jpg
http://img34.imageshack.us/img34/8518/90saidadaportadestiago.jpg
Saida pela Porta de S.Tiago
http://img143.imageshack.us/img143/3793/91vistadesdeamuralhapar.jpg
Vista desde a Muralha para o Tejo
http://img132.imageshack.us/img132/3889/87834322.jpg
http://img524.imageshack.us/img524/8919/95oprecipicio.jpg
O precipicio

jcrodrigues
05-10-2009, 22:53
Ei Miguel, até que enfim temos relato!

Tava difícil...! :D

A foto do precipício é a da tal parede que tiveste que escalar com a bike às costas!? ... foi obra....! :lol:

Continua o relato, mas não demores tanto como para a 1ª parte. :mrgreen:

Grande abraço,

José Rodrigues

xbiker
06-10-2009, 15:11
Bom relato e boas fotos! :yeah:
Que venha o segundo....

Salvado
06-10-2009, 19:45
Belas imagens,venham mais.

Néz
06-10-2009, 23:33
Eu sabia que a espera tinha valido a pena (a espera…lol).

Estou a gostar de ler este relato, de quem tem um poder de mobilização muito acima da média.
Em qualquer sítio por onde passa consegue fazer amigos e de lá trazer histórias e recordações. É realmente isto “O CAMINHO”.

A gostar estou também de rever, pela minúcia, alguns dos “places” onde outrora já tive o prazer de estar.

Confrade K2: - Faça o favor de continuar….
Estou ansioso para ler o nosso encontro…hi…hi…hi

Abraço,
João Galvão

orb2
06-10-2009, 23:59
Valeuuuuuu!!!!!!!! a pena esperar.

«Um guerreiro da luz,quando começa vai até ao fim»

Obrigada por tudo o que nos ensinais,estamos todos gratos pela partilha, e certos de que este Camino"
foi de todos nós.

Miguel K2 Sampaio
07-10-2009, 02:58
Confraria

Aqui vai mais uma "tranche"

http://www.youtube.com/watch?v=Jcmdv6giRdA

Dia 20 5ª feira ( Santarém-Tomar )

Saída de Santarém pela muralha e aqui por um erro de navegação estava a ver que deitaria toda a minha viagem por água abaixo quando encontro num autêntico precipício.
Agarrei-me na roda de trás e arrastar-me por ali abaixo lá consegui a muito custo chegar agarrando-me a umas canas que estavam mais abaixo e do qual fiz “pontaria” lá consegui chegar ileso.

Passo então pela ponte de Alcorce do séc. XIV muito bem conservada, entro por campos de cultivo passando pelas quintas Cruz da Légua, da Boavista até chegar a Vale Carreira passando pelo Rio Alviela.

Novas terras agrícolas do Reguengo percorrendo a Quinta da Leziria passando pelas ruínas da Quinta d’el Rei em Pombalinho (que era vila romana) para chegar a Azinhaga aonde tirei uma fotografia com José Saramago (embora ele estivesse muito quieto). Aqui passo pelo antigo hospital /albergue e logo depois pela capela do Espírito Santo datada do sec.XIV passando pela muito bem conservada Quinta da Broa até entrar na Golegã.

Daqui foi até á Igreja manuelina N.ª Sr.ª da Conceição na Golegã onde tentei com que carimbassem a minha credencial no turismo sem sucesso por não terem nenhum carimbo para o fazerem. Valeu-me a prontidão do funcionário do parque campismo que se dispôs a isso pois já não era a 1ª vez que o fazia a peregrinos que iam para Compostela. Enfim “No Coments”

Chego á Quinta da Cardiga.

Esta quinta que foi efectuada no Séc. XII por D. Afonso Henriques para cultivo, foi Paço Real e entretanto doada á Ordem dos Templários, que até aos sec.XIX tem sido doada para várias ordens religiosas. Esta quinta que tem casas de habitação, capela, jardins, cavalariças, etc está num perfeito abandono. Aqui senti que os ponteiros do relógio tinham parado no tempo ou então tinha arrebentado a bomba H, tudo estava intacta e sem vivalma. Incrível

Em Atalaia tive o encontro imediato com o Ricardo Carvalho, Confrade daqui do fórum e que nos pusemos na cavaqueira mal eu sabia do que me ia aparecer pela frente a seguir até Grou e Asseiceira. Bem uma autêntica parede de cascalho solto e revolto que me fez falar um português ao mais “alto” nível.

Cheguei a Asseiceira para carimbar mas padre nem vê-lo, mas na junta de freguesia fui muito bem recebido pelo presidente da junta que ofereceu água e “ai-ce-ti” e mete cavaqueira dizendo que vai chamar atenção do padre porque começam a passar muitos peregrinos para Santiago e tem que fazer algo. Isto já é qualquer coisa.

Antes de chegar a Tomar passei pela pequena Capela de S. Lourenço e um padrão que assinalavam a junção dos exércitos de D. João I e do Condestável D. Nuno Alvares Pereira donde partiram para a batalha de Aljubarrota a 10 de Agosto de 1385. È de notar também o painel de azulejos alusivos a este encontro.

Cheguei a Tomar e alojei-me no Spa dos bombeiros voluntários e conheci 2 peregrinos espanhóis. À noite fomos prás cervejas, contar aventuras e dar uma pequena volta com eles dando a conhecer a roda do Nabão bem como na praça da Republica a estátua de Gualdim Pais que foi o 1ª mestre da Ordem do Templo em Portugal e fundador de Tomar não deixando de visitar também a igreja de S. João Baptista com a sua lindíssima porta manuelina do séc. XV.

Isto é o Caminho

Convento de Cristo
http://img15.imageshack.us/img15/2893/214conventodecristo.jpg
Ponte de Alcorce
http://img203.imageshack.us/img203/5734/99pontedealcorce.jpg
http://img23.imageshack.us/img23/7215/100ml.jpg
http://img34.imageshack.us/img34/4209/101nxl.jpg
A caminho de Azinhaga
http://img23.imageshack.us/img23/2526/102acaminhodaazinhaga.jpg
Capela de S.Sebastião
http://img34.imageshack.us/img34/3898/103capelassebastio.jpg
Monumento ao Ferreiro
http://img35.imageshack.us/img35/6831/106monumentoaoferreiro.jpg
Placa alusiva a Saramago
http://img203.imageshack.us/img203/6231/107placaasaramago.jpg
Casa de Saramago
http://img40.imageshack.us/img40/9520/108casadesaramagoemazin.jpg
Solar dos Serroes
http://img34.imageshack.us/img34/1702/110solardosserres.jpg
Capela de S.José
http://img35.imageshack.us/img35/396/112capelasjos.jpg
Eu e ele
http://img35.imageshack.us/img35/2701/114eueele.jpg
Quinta da Broa
http://img15.imageshack.us/img15/2781/116quintadabroa.jpg
Igreja NªSrª da Conceição na Golegã
http://img203.imageshack.us/img203/2733/118igrejansconceiogoleg.jpg
Lateral do Altar
http://img34.imageshack.us/img34/7509/121lateraldoaltar.jpg
Lateral direita
http://img15.imageshack.us/img15/3111/123lateraldireita.jpg
http://img40.imageshack.us/img40/2873/125p1130449.jpg
A refrescar-me
http://img35.imageshack.us/img35/8941/126arefrescarme.jpg
Refrescar
http://img34.imageshack.us/img34/7338/127refrescar.jpg
Quinta da Cardiga
http://img40.imageshack.us/img40/3858/128quintadacardiga.jpg
http://img17.imageshack.us/img17/5162/129bf.jpg
http://img35.imageshack.us/img35/4901/130lk.jpg
Painel de Azulejos
http://img34.imageshack.us/img34/629/132painel.jpg
Porta estilo manuelino
http://img34.imageshack.us/img34/6568/133portaestilomanuelino.jpg
Estatuas nos jardins
http://img23.imageshack.us/img23/2489/134estatuasnosjardins.jpg
http://img12.imageshack.us/img12/2126/135p1130459.jpg
http://img17.imageshack.us/img17/9013/136p1130460.jpg
A passar na Quinta da Cardiga
http://img25.imageshack.us/img25/5632/137apassarnaquintadacar.jpg
Na Cardiga
http://img25.imageshack.us/img25/246/138nacardiga.jpg
Atalaia
http://img18.imageshack.us/img18/5795/139atalaia.jpg
A caminho de Grou
http://img11.imageshack.us/img11/2491/140acaminhodegrou.jpg
http://img12.imageshack.us/img12/3991/141zk.jpg
Painel de azulejos
http://img2.imageshack.us/img2/7940/142paineldeazulejos.jpg
Capela de S.Lourenço
http://img18.imageshack.us/img18/5231/143capeladesloureno.jpg
Igreja de S.João Baptista em Tomar
http://img11.imageshack.us/img11/5159/144igrejasjoobaptistaem.jpg
Gualdim Pais
http://img2.imageshack.us/img2/3162/145gualdimpais.jpg
Porta Manuelina
http://img188.imageshack.us/img188/7613/146portamanuelina.jpg
Roda do Nabão
http://img18.imageshack.us/img18/817/147rodadonabo.jpg
Rio Nabão
http://img11.imageshack.us/img11/2664/149rionabo.jpg
Tomar
http://img188.imageshack.us/img188/8459/150tomar.jpg
Eu e mais 2 peregrinos espanhóis
http://img11.imageshack.us/img11/8197/151eue2peregrinosespanh.jpg
Entrada para o Convento de Cristo
http://img11.imageshack.us/img11/8826/166entradaparaoconvento.jpg
Convento de Cristo
http://img2.imageshack.us/img2/3060/167conventcristo.jpg
Sacristia Nova
http://img14.imageshack.us/img14/1686/172sacristianova.jpg
http://img198.imageshack.us/img198/1199/177pl.jpg
A famosa Charola
http://img202.imageshack.us/img202/3738/178charola.jpg
http://img198.imageshack.us/img198/597/182td.jpg
http://img198.imageshack.us/img198/9567/183n.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/1765/185jj.jpg
Janela Manuelina
http://img198.imageshack.us/img198/2326/195janelamanuelina.jpg
Casa do Capitulo
http://img207.imageshack.us/img207/7711/199casadocapitulo.jpg
Claustro da Micha
http://img202.imageshack.us/img202/2598/202claustrodamicha.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/9223/204ew.jpg
A Necessária
http://img198.imageshack.us/img198/3572/205necessaria.jpg
A necessária mais conhecido pelo “mijadouro”
http://img34.imageshack.us/img34/1373/206necessariamaisconhec.jpg
Forno do pão
http://img8.imageshack.us/img8/6816/208fornodopo.jpg
Castelo dos Templários
http://img29.imageshack.us/img29/7032/213castelodostemplarios.jpg

pedromadrugo
08-10-2009, 14:09
Já tinha visitido este tópico varias vezes sem me pronunciar mas desta teve mesmo que ser :wink:

Muitos parabens ao amigo Miguel pelo seu feito... sem duvida que deve ter sido uma aventura daquelas....

Mais uma vez parabens.

o meu relato não está mau é verdade... Mas este está soberbo! Continua amigo!

inocont
08-10-2009, 15:29
Parabens, K2

verylight
08-10-2009, 18:25
Fiz o Caminho com mais 2 amigos e foi Brutal, agora só deve ser mesmo para pensar.
Gostava de partir a uma aventura destas só mas não é fácil tomar esta decisão, muitos parabéns, e tou a adorar o relato continua a presentear-nos com a continuação do relato...

crestiano
08-10-2009, 20:31
Um relato 5 estrelas uma bela aventura a espera do proximo relato

xbiker
09-10-2009, 21:55
Mais um post 5** aqui do nosso amigo Miguel...
Que os que se seguem sejam tão bons como estes dois!
Agora jáposso dizer à stora de português que tou a ler um livro! :mrgreen:

jorgegt
10-10-2009, 18:33
Já fiz o caminho 2 vezes e sempre acompanhado e foi divertido, mas a solo?? :-K :clap:............tá visto que será uma aventura que provavelmente irei um dia fazer :wink:
Parabens foi fantástico e fiquei com inveja(eu sei que é feio), mas não invejo teres feito mas sim ainda não ter realizado assim tal aventura :wink:

Miguel K2 Sampaio
11-10-2009, 18:43
Dia 21 6ªfeira ( Tomar-Ansião )

Tinha tomado a decisão que em Tomar iria visitar o Convento Cristo e o Castelo dos Templários visto estes cavaleiros terem sido guardiões dos peregrinos que seguiam para Santiago.

A subida até ao castelo é um pouco inclinada mas mereceu a pena a visita. O convento e principalmente a igreja estão muito bem recuperadas bem como a Charola, que era o Oratório dos Templários, deixaram-me completamente admirado pela sua beleza.

Arranquei daqui para Ansião.

Passo pela desobstruída ponte de Peniche em direcção a Ceras sempre por este caminho medieval até á ponte do mesmo nome onde se fazia a travessia desta ribeira.

Aqui comecei a ter problemas com a temperatura pois os 37º graus estavam a fazer móça ao ponto de ficar sem água e viveres, valeu realmente a macieira, figueira e a ameixieira para trincar qualquer coisa, porque não sabia ao certo quanto tempo me levava a chegar á próxima povoação para pedir água.

Foram uns momentos um pouco difíceis o saber que não estava munido destes preciosos bens. A cabeça começa a entrar em parafuso com este facto. Começa-se a entrar num certo desespero de que nos falta algo e toda a beleza que nos rodeia começa a passar ao lado.

Parei por varias vezes para me acalmar. Não havia vivalma e água nem vê-la.
O terreno era duro com subidas e descidas e mais subidas, mas lá encontrei um vulto que me viu já com algum sofrimento e me deu água. Só neste dia bebi cerca de 6 litros de água (e 3 cervejas ) :D :D :D.

Passo então pela estrada romana em Ramalhal, Portela de Vila Verde, Venda dos Tremoços, Feteiras.Seceira.

Cheguei a Alvaiázere, então descansei já com um alívio do grande esforço que tinha tido antes. A partir daqui até Ansião passa-se pela Serra de Ariques foi a rolar por estradas medievais e caminhos florestais passando por lugarejos de Casal Maduros e Casal Soeiro.

Chegado a Ansião “FireMan” ResortSpa. Um luxo. Tive direito a um quarto com cerca 100 m2, colchão e varanda pró parque de estacionamento onde só estavam limusinas vermelhas de grande potência todas kitadas com tunnings de encher o olho. :D :D :D Mas diga-se que fui muito bem recebido por esta corporação e tive direito a internet.

Ponte de Peniche

http://img840.imageshack.us/img840/8699/215pontedepeniche.jpg

Grou
http://img72.imageshack.us/img72/2968/217yw.jpg
http://img135.imageshack.us/img135/6311/219poetearoncarmuitoque.jpg
Igreja de Alvaiazere
http://img46.imageshack.us/img46/5504/220igrejaemalvaiazere.jpg
http://img831.imageshack.us/img831/3820/221g.jpg
http://img146.imageshack.us/img146/481/222ax.jpg
http://img706.imageshack.us/img706/2882/223kx.jpg
http://img541.imageshack.us/img541/1315/224t.jpg
Alminhas junto á estrada 550
http://img257.imageshack.us/img257/479/225alminhasjuntoestrada.jpg
Bombeiros de Ansião
http://img841.imageshack.us/img841/1526/226bombeirosvolansio.jpg

Miguel K2 Sampaio
12-10-2009, 14:29
Dia 22 Sábado ( Ansião-Mealhada)

Esta etapa considero das mais bonitas. Até chegar a Conímbriga abundam bosques e trilhos muito bonitos com passagem por alguns caminho romanos, passando por Venda do Brasil, Alvorge aonde tive uma situação também caricata com o padre, em que se eu quisesse o carimbo na minha credencial teria que esperar 20 minutos ou então que me dirige-se para Cernache que lá o faziam, mas tudo isto com um sorriso nos lábios e logo a seguir começou a indicar o caminho que eu devia de fazer, aí aqui o K2 puxou dos “crenques” e disse-lhe para ele se preocupar com o seu rebanho que eu cuidava do meu caminho. E á que montar na “ Marina” arrancar que até ½ quilo de borracha dos meus Maxxis ficaram presos na calçada tal foi a potencia do meu arranque, :D :D :D
mas logo a seguir abrandei porque a paisagem era bonita :D :D :D

Passo pelo caminho da várzea e às ruínas da quinta da Ladeia (penso que do sec. XV), sigo então para Rabaçal por uma via romana aonde aqui fui escoltado por um habitante, autentico contador de histórias que contou a lenda do Castelo do Germanelo que se encontrava no alto, que foi mandado construir por D,Afonso Henriques no sec.XII e que, segundo este habitante, existia dois irmãos enormes e ferreiros que viviam cada um no seu monte. Um chamava-se Melo e o outro Gerumelo mas que só disponham de um só martelo e que o dividiam entre si atirando dum monte para o outro. A dada altura um deles perdeu as estribeiras e atirou com tanta força que perdeu o cabo pelo ar. A cabeça foi cair no monte do Melo onde apareceu um fonte de águas, enquanto que o cabo que era de zambujo caiu mais adiante dando origem a um zambujal e que deu o nome á terra.

Aqui os caminhos são rápidos e com uma paisagem bem característica até chegar a Rio de Mouros passando pela Ponte Filipina que depois me faz subir a meia encosta até Conímbriga com paisagens muito bonitas até Cernache.

Daqui até Coimbra é sempre por estrada em que passo pelo alto de Sta. Clara onde tem uma vista fantástica sobre Coimbra.

Começo a descer, passo pelo aqueduto de S.Clara que, neste momento está cortado devido á construção da nova auto-estrada.

Passo então pelo Convento de Sta. Clara a Nova onde repousam os restos mortais da Rainha Santa Isabel, casada com D.Diniz, ela também peregrina de Compostela.

Aqui também carimbo não existia mas souvenires era mato, valeu realmente a simpatia duma senhora, funcionária do Museu Militar (ela também peregrina de Santiago Compostela) para a colocação do carimbo.

Este convento foi mandado construir no Séc. XVII em substituição do antigo Mosteiro Medieval de Santa Clara a Velha devido ás constantes inundações do Mondego de que era alvo. No entanto a sua restauração é digna de visita.

Chego a Coimbra e vou directo á Igreja de S.Tiago (do sec.XII). para carimbar da qual se encontrava encerrada.

Fui então ao Mosteiro de Santa Cruz onde se encontram sepultados os dois primeiros reis de Portugal D.Afonso Henriques e D.Sancho, onde o padre que estava prestes a entrar para realizar a cerimónia religiosa mas que se dispôs prontamente para carimbar a minha credencial e abraçar-me.

Realmente esta atitude em comparação com a do padre de Alvorge nada tem a ver. Sabe-se lá porquê. Enfim, adiante.

Arranquei então para a Mealhada onde estava em mente um comer “peixe” com dois buracos no focinho. E assim lá vou eu, foram cerca de 25kms, passei por Adémia, Troxemil, Carqueijo, Lendiosa e ao chegar a Mealhada passo por um sapal muito bonito passando pela Ponte da Ribeira da Lendiosa.

(Não se esqueçam que este caminho desde Lisboa, faz parte da Via Augusta e Via Lusitana com início em Cádiz ).

Entro então na Mealhada e vejo três vultos acenando à minha frente falando espanhol
dizendo que os bombeiros tinham boas condições para a pernoita. Eram 3 peregrinos espanhóis que estavam a iniciar o caminho.

Entretanto começam a perguntar porque é que ali no centro não existiam restaurantes. Aí expliquei-lhes que estes se encontravam á saída da cidade e perguntei-lhes mesmo se podiam esperar por mim que eu iria aos bombeiros e regressaria para jantar com eles um bom colchonillo. “ballé”.

Chego aos Bombeiros “SPAResort” e não é que o meu espanto que me encontro com Amaro Franco ( http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=62017 ) que estava a fazer o caminho a pé desde Lisboa. Cavaqueira logo ali e toca marchar que o bicho estava á espera e podia arrefecer. :D :D :D

Encontramo-nos com os 3 espanhóis e lá fomos pró restaurante que nos serviu muitíssimo bem e que já era costume peregrinos para Santiago pararem ali. Talvez recuperar forças.
Nuestros hermanos ficaram encantados com o bicho que ronca, e com as 3 “Coca colas” Tinto das caves Aliança (e que depressinha foram porque senão aqueciam) coisa que nunca tinham bebido e eu também não (naquele dia) :D :D.
Depois de estarmos com os níveis de “castrol” e “triciclos” no ponto, lá fomos pró resort para ver quem era o primeiro que começaria a imitar o ronco da sirene dos bombeiros, mas posso já dizer que não fui o primeiro. :D :D

Combinamos logo a que horas é que saíamos do resort no dia seguinte.
O Amaro disse logo que sairia ás 7horas impreterivelmente, pois ele ia a pé.
Os 3 espanhóis depois de dialogarem uns com os outros disseram então que sairiam ás 8.
E todos começaram a olhar para mim naquele momento. Então eu disse-lhes que não ia deixar as 9 horas indefesas. Saio ás 9. Gargalhada geral

http://img230.imageshack.us/img230/9397/227t.jpg
http://img48.imageshack.us/img48/3459/229f.jpg

Desfolhada
http://img522.imageshack.us/img522/8500/230desfolhada.jpg
http://img70.imageshack.us/img70/7335/231b.jpg

Alvorge
http://img70.imageshack.us/img70/4581/233alvorge.jpg

Ruinas da Quinta da Ladeira
http://img136.imageshack.us/img136/5195/234ruinasdaquintadalade.jpg

Contador da Lenda
http://img514.imageshack.us/img514/2619/235contadordalenda.jpg
http://img133.imageshack.us/img133/63/236feq.jpg

Castelo do Germanelo
http://img91.imageshack.us/img91/9120/237castelodogermanelo.jpg

Monte do Jerumelo
http://img245.imageshack.us/img245/8163/238montedojerumelo.jpg
http://img129.imageshack.us/img129/4094/239m.jpg

Rabaçal
http://img122.imageshack.us/img122/2967/240rabaal.jpg
http://img56.imageshack.us/img56/540/242o.jpg

Fonte Coberta
http://img207.imageshack.us/img207/1696/243fontecoberta.jpg

Fonte Coberta
http://img207.imageshack.us/img207/2775/245fontecoberta.jpg
http://img207.imageshack.us/img207/3985/246sl.jpg
http://img104.imageshack.us/img104/6052/248p.jpg
http://img405.imageshack.us/img405/9465/249y.jpg

Ponte Filipina
http://img66.imageshack.us/img66/8894/250pontefilipina.jpg

Rio de Mouros
http://img66.imageshack.us/img66/6346/251riodemouros.jpg
http://img122.imageshack.us/img122/8001/252t.jpg
http://img73.imageshack.us/img73/8093/253a.jpg
http://img405.imageshack.us/img405/1835/255g.jpg
http://img240.imageshack.us/img240/6066/256o.jpg
http://img73.imageshack.us/img73/8908/258fa.jpg

AGACS-Assoc.GalegaAmigosCaminhoSantiago
http://img514.imageshack.us/img514/480/259agacs.jpg

Capela no alto de Stª Clara
http://img73.imageshack.us/img73/6692/261capelanoaltodestclar.jpg

Coimbra vista desde o Alto Sta Clara
http://img514.imageshack.us/img514/2549/263coimbravistadoaltost.jpg

Aqueduto de S.Clara
http://img62.imageshack.us/img62/7851/264aquedutosfrancisco.jpg
http://img405.imageshack.us/img405/3153/265w.jpg

Convento de Sta. Clara a Velha
http://img514.imageshack.us/img514/1605/267conventodestclaraave.jpg
http://img514.imageshack.us/img514/1456/269q.jpg
http://img405.imageshack.us/img405/9930/270f.jpg

Igreja S.Tiago em Coimbra
http://img208.imageshack.us/img208/4791/272igrejastiagoemcoimbr.jpg

A caminho da Mealhada
http://img514.imageshack.us/img514/3700/273acaminhodamealhada.jpg
http://img96.imageshack.us/img96/611/277o.jpg

A comer leitão
http://img70.imageshack.us/img70/1903/278d.jpg

proque
12-10-2009, 16:39
Miguel,

Atenção que, apesar das obras do IC1, o aqueduto de São Sebastião antes de Santa Clara já há muito que estava cortado...

jmoniz
12-10-2009, 18:04
Eu bem disse que ia dar um livro
eh eh eh

JMoniz

Miguel K2 Sampaio
12-10-2009, 19:48
Carissimo Confrade Papá Ró

Antes demais é uma honra ter-te por aqui :venia: :venia: :venia:

Quanto ao aqueduto, pois a ultima vez que eu passei neste local ainda constava o dito, no entanto, não me chocou o corte penso até que o fizeram condignamente.

Miguel K2 Sampaio

Miguel K2 Sampaio
12-10-2009, 19:54
Caro Confrade JMoniz

Não arranjas por aí uma editora :D :D :D

Miguel K2 Sampaio

proque
12-10-2009, 20:54
Miguel,

Não quero teimar até porque não tenho fotografias minhas (sempre passei nesse local a mais de 40 kms./h. :wink:) mas uma busca na net revelou coisas interessantes:

. o aqueduto é o do Real Mosteiro de Santa Clara e não o de São Sebastião (esse é o que fica em Coimbra junto ao Jardim Botânico).

. De facto o arco já estava quebrado anteriormente na passagem sobre a estrada da mina após Cruz de Morouços.

Veja-se http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=375398

Carissimo Confrade Papá Ró

Antes demais é uma honra ter-te por aqui :venia: :venia: :venia:

Quanto ao aqueduto, pois a ultima vez que eu passei neste local ainda constava o dito, no entanto, não me chocou o corte penso até que o fizeram condignamente.

Miguel K2 Sampaio

proque
12-10-2009, 21:01
Vejam esta:

http://i281.photobucket.com/albums/kk228/WallpaperCoimbra/Topicos/Coimbra/Aqueduto/b10.jpg

Miguel K2 Sampaio
13-10-2009, 00:10
Carissimo Papá Ró

Ainda bem que o fizeste porque estava perfeitamente convencido que se tratava do de S.Francisco.

Mesmo o documento que apresentaste aqui é também por si precioso. Obrigado.

Agora, como é que altero a legenda da fotografia !!! Alguem sabe. :desconfiado: :desconfiado:

Eu tenho aqui uma borracha, mas não safa através do ecran :D :D :D

Miguel K2 Sampaio

proque
13-10-2009, 15:04
Queres dizer São Sebastião... :D

Esse é o de Coimbra.

Acho que tu podes editar o teu próprio texto.

Carissimo Papá Ró

Ainda bem que o fizeste porque estava perfeitamente convencido que se tratava do de S.Francisco.

Mesmo o documento que apresentaste aqui é também por si precioso. Obrigado.

Agora, como é que altero a legenda da fotografia !!! Alguem sabe. :desconfiado: :desconfiado:

Eu tenho aqui uma borracha, mas não safa através do ecran :D :D :D

Miguel K2 Sampaio

Miguel K2 Sampaio
21-10-2009, 23:35
Dia 23 Domingo ( Mealhada - Oliveira de Azeméis )

Saída do Resort ás horas combinadas para não interferir com o movimento intenso da caminhada de cada um e quando estou para sair tenho uma “prenda” na roda de trás. Toca a arranjar o furo. Deve ter sido durante a noite que o pneu não deve ter gostado dos roncos.

Lá parti com as minhas calmas apanhando o Amaro na sua caminhada uns bons 12 kms á frente. Meia de conversa e os 3 espanhóis já lá iam.

Este trajecto é maioritariamente feito pela estrada Real, passando por Anadia, Avelãs de Caminho,( que se julga ter sido um dos locais de paragem da comitiva Real aonde se instalava no Paço e que agora só existem alguns vestígios), Aguada de Baixo, Águeda (um dos pontos de apoio fundamentais dos caminhos de Santiago mesmo até albergando a própria Rainha Santa Isabel na sua peregrinação), onde a seguir passo pela ponte medieval do Marnel, pela ponte do Vouga, Serém de Cima, Asseilhó, Albergaria a Velha aonde apanho os 3 espanhóis sentados numa esplanada da churrascaria “ Ilha da Brasa”, a esbracejar com umas cervejolas á minha espera para almoçar. Sim senhor Ballé. Gargalhadas e logo a seguir um deles já tinha uma “Isostar Bock” a caminho da minha mão.

Isto também é o “Caminho”

Diga-se que neste restaurante fomos espectacularmente bem recebidos pois o dono, emigrante na Venezuela, meteu logo ali conversa e que, bem servidos fomos.

Arrancamos para Oliveira de Azeméis com um certo peso nas pernas, mas temos que ir tomar outro café para arrebitar nuestros hermanos pois faltavam cerca de 30 kms

Em Bemposta passa-se por um local com uma vista fabulosa aonde se avista a Ria de Aveiro desde Ovar e em frente o mar. Sigo por Besteiros passando pela Ponte do Srª da Ponte até chegar a Oliveira de Azeméis onde ficamos instalados no Resort local dos Bombeiros e diga-se que com uma bruta sala de pc’s e internet ao dispor.

Avelãs de Caminho
http://img98.imageshack.us/img98/6214/279avelsdecaminho.jpg
Igreja Sto Amaro de Aguada
http://img98.imageshack.us/img98/6332/281igrejadestamaroaguad.jpg
http://img196.imageshack.us/img196/5236/283v.jpg
http://img98.imageshack.us/img98/5183/284e.jpg
Agueda
http://img35.imageshack.us/img35/3716/286aguedal.jpg
http://img41.imageshack.us/img41/9041/287tt.jpg
Ponte do Marnel
http://img98.imageshack.us/img98/1757/288pontedomarnel.jpg
Ponte Marnel
http://img98.imageshack.us/img98/3677/290pontedomarnel.jpg
Ponte sob o Vouga
http://img28.imageshack.us/img28/2879/292pontesobovouga.jpg
Bemposta
http://img196.imageshack.us/img196/4350/293bemposta.jpg
http://img196.imageshack.us/img196/8446/296je.jpg
Lugar do Cruzeiro
http://img24.imageshack.us/img24/3302/297lugardocruzeirow.jpg
Srº da Ponte
http://img21.imageshack.us/img21/893/299srdaponte.jpg
http://img17.imageshack.us/img17/4900/300ft.jpg
Eu, Javier,Caetano e Raimundo
http://img190.imageshack.us/img190/4702/302eujaviercaetanoeraim.jpg
Raimundo
http://img24.imageshack.us/img24/3174/303raimundo.jpg
Caetano
http://img190.imageshack.us/img190/7377/304caetano.jpg
http://img200.imageshack.us/img200/1538/307oy.jpg
Igreja S.Miguel em Oliveira de Azemeis
http://img200.imageshack.us/img200/329/308igrejasmiguelemoliva.jpg
Oliveira de Azemeis
http://img12.imageshack.us/img12/1670/309oliveiradeazemeis.jpg

proque
21-10-2009, 23:43
Miguel,

Deves pensar que sou uma "grande melga", mas corrige lá a legenda das últimas fotos de "Oliveira do Hospital" para "Oliveira de Azemeis" :D

Miguel K2 Sampaio
22-10-2009, 01:12
Papá Ró

Ainda bem que és melga :D :D :D

Já está corrigido.

Obrigado.

Miguel K2 Sampaio

Miguel K2 Sampaio
03-11-2009, 23:41
Dia 24 2ª Feira ( Oliveira de Azeméis – Porto )

De manhã lá arrancamos com destino ao Porto pois estes 3 espanhóis tinham gosto em ficar para conhecer a Invicta.

Passamos pela Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis e de seguida para Santiago Riba Ul por caminhos e muros antigos em direcção a Cucujães. Atravessa-mos a Ponte do Salgueiro e á esquerda o Convento de Cucujães.

Entramos em S.João da Madeira e passamos pela grande fábrica da ex-Oliva, um dos expoentes máximos de fundições, mais conhecido peças suas torneiras. Seguindo por travessas e ruas que se misturam pelo envelhecido casario chegamos a Malaposta onde entramos por uma calçada romana que mais tarde se denominou de estrada Real até Lourosa para um 2º pequeno-almoço. Aqui tive a companhia do meu amigo Júlio Costa
( http://juliocostaartes.blogspot.com/ ) que nos escoltou até ao Porto.
Depois de longa cavaqueira com os espanhóis lá arrancamos para ir visitar o Mosteiro de Grijó (Sec.XIII) aonde pernoitou Juan Bautista Confalonieri em 1594. Convento muito bonito, bem recuperado e com uns claustros fabulosos.
Chegamos á “Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto”, cidade que deu o nome a Portugal ( Portus Calle), mas primeiro fomos ver a lindíssima paisagem da cidade desde a serra do Pilar.

Depois, lá tivemos que ir almoçar ao restaurante Tripeiro entrando neste restaurante com as bicicletas por ele dentro. Eles só me diziam “Só tu Miguel, só tu”, pois nunca tinham entrado num restaurante “chique”, de bicicleta. Grandes gargalhadas.
Então o menu tinha de ser umas boas tripas acompanhadas por um bom vinho verde tinto, daqueles que tinge bem a língua, contar a história das tripas.

Para quem não sabe aqui vai.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tripas_%C3%A0_moda_do_Porto

Depois de bem aviados fizemos então o reconhecimento pela cidade e depois levei-os ao hotel muito bom e barato que existe no caminho, perto da Loja do PatoCycles e á noite lá fui ter com eles para beber um Cálice de Porto.

Diga-se que estavam encantados com a cidade á noite. Só me diziam “Precioso, mi encanta a tua cidade” Ballé.

Santiago de Riba Ul
http://img41.imageshack.us/img41/2491/310santiagoderibaul.jpg
http://img41.imageshack.us/img41/4316/313r.jpg
http://img26.imageshack.us/img26/3545/314xo.jpg

Convento de Grijó
http://img41.imageshack.us/img41/6618/315conventodegrij.jpg
http://img44.imageshack.us/img44/2076/316uu.jpg
http://img215.imageshack.us/img215/8010/319l.jpg

Claustros
http://img197.imageshack.us/img197/8418/321claustros.jpg
http://img26.imageshack.us/img26/1319/324e.jpg

Altar
http://img41.imageshack.us/img41/1676/330altar.jpg
http://img267.imageshack.us/img267/7220/331j.jpg

Porto visto desde a Serra do Pilar
http://img97.imageshack.us/img97/4066/332portovistodaserradop.jpg

gasai
08-11-2009, 23:56
Hola Miguel,

Somos Ana e Ivan, los peregrinos españoles que guiaste por Lisboa! :-)

Gracias por las fotos y por avisarnos.

Nosotros también hemos hecho un blog en http://anabelivan.blogspot.com

Un abrazo,
Ana e Ivan

orb2
09-11-2009, 01:19
Atenta a mais um retalho da aventura do grande guerreiro.
Obrigada Miguel, em nome de todos os que também gostariam de viver algo assim e que ainda não foi possível...

Vamos caminhar passo a passo no que ainda resta de toda esta fantástica e bem verdadeira história. :D

Para todos vós deixo-vos http://www.youtube.com/watch?v=K-7ag2pQxFo

jorgegt
09-11-2009, 10:39
Boas orb2 :wink:
Por acaso já conhecia esse video mas não resisti a vê-lo novamente, é fantástico :wink:
Imagino que o nosso camarada Miguel esteja a planear fazer este caminho....................mas não de monociclo :) :mrgreen:espero que vá na sua bike :D :wink:

Xure
09-11-2009, 15:03
Caro Miguel.

Tive o prazer de trocar algumas impressões consigo durante o almoço de domingo passado. Estive a ler atentamente ontem este post e aguardo a continuação do mesmo, principalmente daquela travessia peculiar que referiu. :D :wink:
O espirito com que escreve traduz, a forma como está nestas coisas, e com a qual me identifico.

Foi um prazer a conversa e o almoço.

Grande abraço.

Ps. orb2, essa do monociclo, deixou-me :shock:

Ray Bonga
12-11-2009, 13:42
Então Miguel? E o resto da história??

Não pode ficar incompleta!

Abrazzi

Miguel K2 Sampaio
12-11-2009, 20:39
Confrade

Estava a ver que nunca mais perguntavam :D :D :D

"Garçon, saia o resto da cronica, por favor" :D :D :D

Miguel K2 Sampaio

Ray Bonga
20-11-2009, 15:28
Ainda estou à espera...

:D :D :D :D

Miguel K2 Sampaio
21-11-2009, 00:45
Dia 25 3ªfeira ( Porto - Esposende )

Eram 8 horas e avançamos para S.Pedro de Rates. Fiz um desvio em Araújo para passar pelo Mosteiro de Santa Maria de Leça do Balio para evitar a tão perigosa passagem pela estrada nº13 por debaixo da ponte do metro. Ainda não percebi muito bem porque teimam em ir por ali, tendo este trajecto pelo Mosteiro muito mais histórico e mais seguro.
Visitamos o Mosteiro e colocamos mais um carimbo.

Este mosteiro construído no séc.X foi doado posteriormente aos Cavaleiros
Hospitalários da Ordem de Malta por D.Afonso Henriques.
Aqui casou secretamente o rei D. Fernando com D. Leonor de Teles. Foi também onde a Rainha Santa Isabel ficou albergada aquando da sua peregrinação a Santiago de Compostela.

Arrancamos então passando pelo centro da Maia e logo depois entramos no caminho junta á Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho. Passamos pela zona industrial da Maia, Gemunde, Vilar do Pinheiro, Vairão e Vilarinho.

Aqui a paisagem é predominantemente agrícola e campestre.

Chegamos então á ponte romana D.Zameiro sobre o rio Ave, toda ela reconstruída com os seus 130 metros de comprimento do qual tem logo a seguir uma boa subida até ao largo da igreja da Nª Srª da Ajuda ( e que ajuda nós precisamos), logo depois no lugar de Boavista entramos na Calçada da Estalagem onde passamos pela Estalagem das Pulgas.
Esta estalagem ficou conhecida pela novela de Camilo Castelo Branco em “ A filha de Arcediago” onde este teve uma noite de combate com um exército de pulgas que procuravam saciar-se de sangue.

Pertencia ao antigo mosteiro da Junqueira que era um posto de Mala-Posta e que acolhia viajantes e peregrinos.

Passamos então pela ponte romana de Arcos até chegarmos a S.Pedro de Rates.

Aqui levei os 3 espanhóis a visitar o albergue de Rates. Ficaram encantados. Depois foi as despedidas, eles iam seguir o caminho medieval enquanto eu seguiria para o caminho da costa do qual fazia questão de seguir.

Nem 200 metros depois de entrar no caminho tenho o 1º “Cavaleiro” á minha espera, João Maria e mais á frente Manuel Rocha, fizeram a escolta até Barca do Lago aonde me esperava um barco para atravessar o rio Cávado precisamente no sitio onde a Rainha Santa Isabel também o fez.

Este trajecto é muito bonito, está muito bem marcado e com setas ainda frescas pela pincelada do João Maria que fez um belíssimo trabalho na marcação das ditas cujas não havendo qualquer possibilidade de nos perdermos. Parabéns a toda a equipa do núcleo Jacobeano de Esposende.

Passamos por Cristelo, Fonte Boa (onde a junta de freguesia fez um carimbo dos Caminhos de Santiago de propósito pró efeito).

E assim foi a progressão até Esposende com grande cavaqueira e risota mas antes de atravessar o Cávado lá tivemos de ir até ao bar repor os níveis que se pautou com umas sandes, bolinhos de bacalhau e duas canecas de “ Isostar” tinto, cafezinho e um “ cheirinho”, isto enquanto que o barqueiro nos fazia passar as nossas bicicletas para a outra margem.

Chegado á outra margem esperava-nos o Presidente da Junta de Freguesia de Gemeses Sr. José Augusto que se prontificou logo ali para nos ajudar bem como Manuel Miranda Confrade daqui do fórum.

Seguimos para S.Pedro de Fins (aonde se passa pelo Palácio dos Cunhas), cheguei a Esposende fiquei com a minha credencial cheia de carimbos pões todos queriam colocar o seu carimbo. Entretanto fui recebido por uma Directora dos serviços camarários de Esposende que simpaticamente me colocou mais um carimbo mas desta vez o carimbo branco do Município.

Fui levado então á Junta de Freguesia das Marinhas onde fui recebido pelo presidente da junta e que é grande historiador daquele local. Logo depois fui recebido pelo Padre Avelino da Paroquia das Marinhas que se prontificou também para mais um carimbo branco na minha credencial.

Como já era tarde para seguir para Viana fiquei albergado na Cruz Vermelha de Esposende.

José Lima, António Albino coordenador da Cruz vermelha e Manuel Miranda fizeram então companhia num jantar que durou até bem tarde e que resultou numa tertúlia muito engraçada.

Queria agradecer a grande hospitalidade das gentes de Esposende que foram incansáveis comigo.

Este momento de atravessar o rio Cávado é um dos pontos altos desta viagem.
Nunca pensei que mo pudessem realizar

Ao Manuel Miranda, João Maria, Manuel Rocha, José Lima, António Albino, aos Presidentes das Juntas das Marinhas e Gemeses bem como a Directora dos Serviços da Câmara de Esposende o meu muito obrigado pelo vosso esforço e empenho.

Um forte abraço para todos e continuem com o excelente trabalho que fazem.

Bem hajam.

Mosteiro de Leça do Balio
http://img175.imageshack.us/img175/1696/182z.jpg
http://img163.imageshack.us/img163/4125/p1070524.jpg
http://img194.imageshack.us/img194/7160/p1070519.jpg
http://img696.imageshack.us/img696/285/p1070522t.jpg
A caminho de Rates
http://img136.imageshack.us/img136/3756/333acaminhoderates.jpg
Ponte de Zameiro
http://img12.imageshack.us/img12/673/pontezameiro.jpg
Ponte de Arcos
http://img136.imageshack.us/img136/9748/pontedearcos.jpg
Albergue de Rates
http://img32.imageshack.us/img32/8849/339alberguederates.jpg
S.Pedro de Rates
http://img29.imageshack.us/img29/4551/334spedrorates.jpg
http://img194.imageshack.us/img194/8346/337w.jpg
Altar
http://img29.imageshack.us/img29/429/338altar.jpg
http://img20.imageshack.us/img20/904/340dj.jpg
http://img695.imageshack.us/img695/9613/341m.jpg

A escolta D.João Maria e D.Manuel Rocha
http://img514.imageshack.us/img514/7857/346aescoltadjoomariaedm.jpg
http://img504.imageshack.us/img504/8659/349d.jpg
http://img695.imageshack.us/img695/5346/354v.jpg
http://img504.imageshack.us/img504/8127/356t.jpg
http://img694.imageshack.us/img694/9641/358n.jpg
http://img514.imageshack.us/img514/5959/361z.jpg
http://img340.imageshack.us/img340/1236/390k.jpg
http://img694.imageshack.us/img694/1171/409.jpg
http://img504.imageshack.us/img504/2779/419d.jpg
http://img412.imageshack.us/img412/8752/429f.jpg
http://img685.imageshack.us/img685/1391/431.jpg
http://img504.imageshack.us/img504/7879/432d.jpg
http://img685.imageshack.us/img685/2903/436.jpg
http://img504.imageshack.us/img504/9072/438i.jpg
http://img20.imageshack.us/img20/4906/442g.jpg
http://img340.imageshack.us/img340/4424/465b.jpg
http://img514.imageshack.us/img514/1543/476y.jpg
http://[img]http://img20.imageshack.us/img20/8388/484u.jpg
http://img514.imageshack.us/img514/2256/486f.jpg

Presidente da Junta das Marinhas
http://img340.imageshack.us/img340/8278/490presidentedajuntadas.jpg
http://img685.imageshack.us/img685/2428/505r.jpg
http://img694.imageshack.us/img694/1240/508y.jpg
http://img514.imageshack.us/img514/1395/510k.jpg
http://img30.imageshack.us/img30/4959/515m.jpg
http://img694.imageshack.us/img694/4992/516.jpg

tpfernandes
21-11-2009, 01:51
Onde é que eu já vi estas fotos da travessia de barco? :roll:

Miguel K2 Sampaio
21-11-2009, 01:57
Caro Confrade tpfernandes

Algumas delas são dos confrades Manuel Miranda, João Maria e do Manuel Rocha, outras minhas e que já estão aqui na cronica aquando da minha viagem, mas agora no contexto da cronica.

Miguel K2 Samapio

iElysio
21-11-2009, 02:08
Parabens :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Deve de ter sido uma viagem fantastica! adorava ter um tempinho porreiro, talvez em janeiro tire ferias e arranje alguem para fazer uma viagem destas :) isto é um exemplo para os que nao usam bicicleta para viajar, uma grande força de vontade as nossas meninas levam-nos para todo o lado!

um abraço e boas pedaladas!

Miguel K2 Sampaio
21-11-2009, 03:23
Caro Confrade iElysio

Obrigado pelas tuas palavras. Espero tenhas lido tudo.

Efectivamente foi uma viagem/peregrinação espectacular, mas não é para meninos como eu costumo dizer :D :D :D

É preciso estar muito bem preparado fisica e mentalmente para o fazer se é que o vais fazer sozinho. Acompanhado é outro louça.

Miguel K2 Sampaio

Miguel K2 Sampaio
21-11-2009, 03:37
Confraria

Queria-vos dizer aqui uma pequena curiosidade interessante que é o seguinte.

Se repararem numa fotografia acima , eu estou com um terço branco na mão.

Ora este terço, que me foi oferecido pela minha Amiga Lurdes Costa ( mulher do meu Amigo Julio Costa, pintor, que atras já mencionei) é feito em croché e a sua historia é a seguinte.

Durante a perseguição dos cristãos nos países de leste, as pessoas faziam terços em fio, deixando uma ponta para no caso de serem abordadas pela policia, puxarem por essa ponta para poderem rapidamente desmancha-los, fugindo assim ao castigo.

Apos verem que estavam em segurança voltavam a tricotar o fio fazendo novamente o terço.

Miguel K2 Sampaio

Salvado
21-11-2009, 12:28
Confraria

Queria-vos dizer aqui uma pequena curiosidade interessante que é o seguinte.

Se repararem numa fotografia acima , eu estou com um terço branco na mão.

Ora este terço, que me foi oferecido pela minha Amiga Lurdes Costa ( mulher do meu Amigo Julio Costa, pintor, que atras já mencionei) é feito em croché e a sua historia é a seguinte.

Durante a perseguição dos cristãos nos países de leste, as pessoas faziam terços em fio, deixando uma ponta para no caso de serem abordadas pela policia, puxarem por essa ponta para poderem rapidamente desmancha-los, fugindo assim ao castigo.

Apos verem que estavam em segurança voltavam a tricotar o fio fazendo novamente o terço.

Miguel K2 Sampaio

O ser humano de facto é espantoso,terços de croché :venia:.

Ray Bonga
22-11-2009, 19:53
"Durante a perseguição dos cristãos nos países de leste, as pessoas faziam terços em fio, deixando uma ponta para no caso de serem abordadas pela policia, puxarem por essa ponta para poderem rapidamente desmancha-los, fugindo assim ao castigo.

Apos verem que estavam em segurança voltavam a tricotar o fio fazendo novamente o terço."

Esta deverá ser apenas uma das muitas histórias que se devem aprender nessa fantástica viagem. Espero um dia embarcar numa aventura destas.

Muito obrigado pelo relato, continuo atento à história!

Abraço

Miguel K2 Sampaio
22-11-2009, 20:02
Caro Confrade Ray Bonga

Olha que a cronica ainda não acabou. Espera aí que ainda vais levar com mais. :D :D :D

Eu ainda estou em Esposende e até Santiago ainda falta um bocado.

1 Abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio

Salvado
23-11-2009, 06:31
Caro Confrade Ray Bonga

Olha que a cronica ainda não acabou. Espera aí que ainda vais levar com mais. :D :D :D

Eu ainda estou em Esposende e até Santiago ainda falta um bocado.

1 Abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio

LOLOL

orb2
08-12-2009, 00:21
:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: «Para um Guerreiro, há sempre um caminho que o espera.

E nós também :D :D

Miguel K2 Sampaio
16-12-2009, 23:42
Confraria

Tá sair do forno mais um relato da viagem.

Miguel K2 Sampaio

iElysio
17-12-2009, 02:46
Podia-me arranjar um mapa, para eu em Janeiro se tudo correr bem seguir ate santiago

Miguel K2 Sampaio
17-12-2009, 02:54
Dia 26 4ª Feira (Esposende – Valença)

Arranquei para o pequeno-almoço onde tinha á minha espera José Lima e João Maria numa padaria ali perto. Depois das despedidas lá rumei para Viana do Castelo.

Passo então pela Casa/Museu Henrique Medina (famosíssimo pintor e retratista que pintou entre os quais 5 Presidentes da Republica), começando este caminho a uma meia encosta onde se começa e vislumbrar o mar, passando então pela Igreja de S.João do Monte, S.Pedro de Fins, aqui contorno o Palácio dos Cunhas até atingir a Capela doa Srª dos Remédios que depois me leva a um caminho no meio dum bosque muito bonito até ao Rio Neiva no qual o atravesso pela ponte do Sebastião para a outra margem até a Capela da Srª de Guadalupe, subindo depois até á Igreja de S.Tiago em Neiva.

Depois das fotos da praxe rumei até ao Mosteiro de S.Romão de Neiva (sec. XII) do qual era também um local que albergava peregrinos. Sigo para Chafé e Anha onde também aqui se encontra uma Igreja dedicada a S.Tiago onde no seu interior e nos vitrais conta a vida de Tiago.

Chego então a Viana do Castelo onde me espera Hugo Pastor da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo. Aqui novo pequeno-almoço e esperar pelo meu amigo José Rodrigues que viria de Valença de comboio até Viana para me rebocar novamente até Valença.

Depois de 1 hora de cavaqueira e ao partirmos aparece o nosso Confrade Óscar Filipe com a sua família e quase com a cabeça fora da janela do seu carro quase que a gritar “Oh K2” heheheheheh,

Obrigado Óscar Filipe

E assim fomos até á Sé de Viana e ao Turismo, que era antigo hospital de peregrinos, para mais uns carimbos. Logo a seguir passamos pela lindíssima Igreja de S.Domingos onde se encontra no interior e na lateral um altar todo prateado que, confesso ser a primeira vez que vejo.

Ao sair de Viana entra-se logo no trajecto em que se vislumbra o mar á nossa esquerda como a serra de Stª. Luzia á nossa direita e com paisagens lindíssimas.

Depois de passar Carreço vejo uma das curiosidades também deste Caminho que é uma Cruz Passionista gravada na pedra, testemunho desta confraria nas suas peregrinações a S.Tiago e que presumo ser datada do sec.XVII.

Com as paisagens sempre a acompanhar chegamos então á casa do poeta Pedro Homem de Melo, Convento de Cabanas, com a sua enorme magnólia onde o poeta se inspirava para os seus poemas, junto ao rio Cabanas.

Passagem por V.Praia de Ancora, Moledo, Caminha.

È de notar que este trajecto é sempre junto ao mar. É fantástico pelos contrastes entre o mar e a montanha com um sem número de cores que nos rodeiam. È também visível a quantidade de testemunhos religiosos que contam por aqui, datados dos sec. XVI/XVII desde igrejas, capelas, oratórios, alminhas, palácios bem como não poderia deixar de ser os cruzeiros.

Chegados a Caminha fui á igreja Matriz. Esteve encerrada durante 5 anos para restauro. Monumento que se encontra dentro da muralha e digna duma visita. A partir daqui deixamos o mar para ter como companhia o rio Minho que nos oferece novamente lindas paisagens ate chegar a Valença onde fui albergado com grande carinho pelos pais do meu amigo José Rodrigues.

Quero deixar aqui uma palavra de apreço e agradecimento aos pais do Zé que foram incansáveis comigo proporcionando uma estadia fabulosa e com um jantar que derivou numa cavaqueira engraçada, pois este trajecto teve para mim uns bons 110 kms de paisagens que só o Minho nos proporciona.

Quero agradecer também ao Zé pela companhia e de me ter rebocado até Valença.

Ponte do Sebastião
http://img687.imageshack.us/img687/9779/521pontedosebastio.jpg
Rio Neiva
http://img189.imageshack.us/img189/762/522rioneiva.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/3640/524x.jpg
Igreja S.Tiago do Neiva
http://img121.imageshack.us/img121/8966/525igrejadestiagoemneiv.jpg
http://img121.imageshack.us/img121/5636/526m.jpg
Convento de S.Romão
http://img269.imageshack.us/img269/6649/527conventodesromo.jpg
A chegar a Viana do Castelo
http://img121.imageshack.us/img121/9169/531achegaravianadocaste.jpg
http://img189.imageshack.us/img189/8585/533g.jpg
Eu na Sé de Viana
http://img13.imageshack.us/img13/9462/538eunasdeviana.jpg
Capela das Malheiras
http://img687.imageshack.us/img687/8937/539capeladasmalheiras.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/3222/542fe.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/5848/545n.jpg
Altar Prateado
http://img121.imageshack.us/img121/7589/548altarprateado.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/4165/558pa.jpg
http://img63.imageshack.us/img63/3916/564d.jpg
Capela Srº Boa Viagem
http://img269.imageshack.us/img269/7295/568capelasrboaviagem.jpg
http://img121.imageshack.us/img121/2808/569w.jpg
Café do Adro
http://img269.imageshack.us/img269/7936/573cafdoadro.jpg
http://img63.imageshack.us/img63/7766/588f.jpg
http://img269.imageshack.us/img269/6994/600cx.jpg
http://img121.imageshack.us/img121/746/601kc.jpg
Magnolia
http://img63.imageshack.us/img63/6708/602magnolia.jpg
Convento de Cabanas
http://img121.imageshack.us/img121/7842/603conventodecabanas.jpg
Rio Cabanas
http://img687.imageshack.us/img687/2179/604riocabanas.jpg
http://img269.imageshack.us/img269/2359/607v.jpg
http://img694.imageshack.us/img694/3620/609p.jpg
http://img13.imageshack.us/img13/4341/611q.jpg
http://img694.imageshack.us/img694/6141/618b.jpg
http://img130.imageshack.us/img130/7401/622h.jpg
http://img687.imageshack.us/img687/1900/623z.jpg
http://img692.imageshack.us/img692/5285/626b.jpg
http://img705.imageshack.us/img705/4338/628.jpg
http://img692.imageshack.us/img692/905/639q.jpg
Cruz Passionista
http://img35.imageshack.us/img35/8809/cruzpassionista.jpg
http://img13.imageshack.us/img13/9471/643gv.jpg
http://img195.imageshack.us/img195/7092/649m.jpg
http://img707.imageshack.us/img707/7923/652.jpg
Alminhas em V.P.Ancora
http://img707.imageshack.us/img707/975/657alminhasemvpancora.jpg http://img130.imageshack.us/img130/7061/658c.jpg
http://img195.imageshack.us/img195/3118/675r.jpg
http://img687.imageshack.us/img687/1061/p1050001.jpg
Igreja Matriz de Caminha
http://img707.imageshack.us/img707/1691/677igrejamatrizdecaminh.jpg
http://img705.imageshack.us/img705/3654/688x.jpg
http://img707.imageshack.us/img707/4272/692a.jpg
http://img195.imageshack.us/img195/1323/694r.jpg
http://img685.imageshack.us/img685/1082/696.jpg
http://img692.imageshack.us/img692/7410/704s.jpg
http://img692.imageshack.us/img692/8968/715v.jpg
http://img694.imageshack.us/img694/6766/722e.jpg
http://img694.imageshack.us/img694/2883/730r.jpg
http://img685.imageshack.us/img685/5223/734.jpg
Quinta da Boega
http://img195.imageshack.us/img195/5853/743quintadaboega.jpg
http://img707.imageshack.us/img707/579/748.jpg
http://img121.imageshack.us/img121/648/751r.jpg

proque
17-12-2009, 11:56
Ainda não tinha dado conta que pedalaste uma "Marinho Pinto"... :D

http://img13.imageshack.us/img13/9462/538eunasdeviana.jpg

Miguel K2 Sampaio
17-12-2009, 22:46
Papá Ró

A K2 tem que hibernar algumas vezes porque senão estraga. É por isso que já tem 11 anos. :D :D :D

Miguel K2 Sampaio

Miguel K2 Sampaio
17-12-2009, 22:55
Podia-me arranjar um mapa, para eu em Janeiro se tudo correr bem seguir ate santiago

Confrade iElisio

Arranjar arranjo, mas a que mapa é que tu te referes? :shock:

Serve o mapa de estradas do Automovel Clube de Portugal ! :D :D :D

Ou pretendes o track deste caminho!

Miguel K2 Sampaio

iElysio
18-12-2009, 00:58
O mapa que pretendo é um dos caminhos de santiago! para mapa de portugal, espanha ou de todo o mundo tenho o NDride do meu iPhone que é igual ao um NDrive normal

Miguel K2 Sampaio
18-12-2009, 12:04
Caro Confrade iElysio

Será que é isto a que tu te referes !

Ora vê aqui

http://www.caminhodesantiago.com/mapas.htm

Miguel K2 Sampaio

bttmf
31-12-2009, 11:38
Boas Miguel K2 Sampaio!

Antes de mais quero agradecer os diversos relatos que tens feito do "CAMINHO" pois têm ao longo do tempo sito inspiradores e como prova disso eu e alguns colegas estamos neste momento indecisos, entre ir fazer Santiago a Finisterra ou Lisboa ao Porto, pois neste ano fizemos Porto - Santiago.
Podes dar a tua opinão, em relação às marcações existentes na segunda hipótese? Será fácil fazer o caminho central sem recurso a GPS?

Agradecia a tua opinão, e continua com o teu caminho pois só assim chegarás ao teu destino.

Bom Ano a todos :lol:

Miguel K2 Sampaio
31-12-2009, 13:08
Caríssimos Confrades

O trajecto está muito mal marcado embora eu sei que em 2010 esta lacuna irá ser ultrapassada, no entanto se não estiveres minimamente preparado a nível de trajecto, irás ter imensas dificuldades.

Não te aconselho nesta altura a fazê-lo sem GPS embora eu tenha visto peregrinos estrangeiros a fazê-lo sem o recurso a ele do qual, julgo eu, serem peritos em orientação, porque o único elemento que tinham era apenas um livro espanhol do caminho.

O trajecto desde Golegã até Alvaiázere é duro com subidas violentas. Mas nada que não se faça com a devida calma.

Se necessitares eu envio-te o traçado embora eu ainda vá fazer umas alterações, devido a tentar passar por sítios emblemáticos desviando o menos possível, como por exemplo, passar por Santiago da Guarda logo a seguir a Ansião. É um pequeno contorno mas que tem muita historia nas peregrinações a Santiago.

Por exemplo, vocês aí em Mosteiro de Fraguas têm um local paradigmático com as vias romanas que servia de via a peregrinos que é Santiago de Besteiros. Penso ser uma via romana que vinha de Viseu e chegava á Ponte do Marnel ou Talábriga e daí seguia o Caminho Central pela estrada Romana que depois passou a estrada Real.

Que mais posso dizer.

Vai fazendo perguntas.

Miguel K2 Sampaio

bttmf
01-01-2010, 19:01
Boas,

Obrigado pelas informações,e se não for muito incómodo peço que envies parao meu mail os tais mapas, pois tenho que falar com a malta para decidir. jomifema@gmail.com

Quanto a aqui ao caminho, supostamente passa mesmo junto à minha casa, apesar de ter uma parte destruída recentemente :( com a construção de uma ponte, mas parece que está a ser feito um trabalho de pesquisa, pois houve aqui em tondela um congresso com várias entidades entre elas a Junta da Galicia, vamos ver o que dá.
Já agora não tens mais informações este caminho?
Desculpa o abuso.

Miguel

Miguel K2 Sampaio
02-01-2010, 00:16
Caro Confrade

Sem problema que tu mando este track.

Tens por acaso maneira de saber o conteúdo desse congresso que houve por aí! Isso é um dado muito importante.

Quanto a essa via Romana tens aqui em pormenor e detalhado.

http://viasromanas.planetaclix.pt/index.html#marnelviseu

Quando estiveres na pagina clica na barra do lado esquerdo onde diz MAPA

Quem sabe até se vocês por ai que conhecem bem essa zona não possam indagar este trajecto! :wink: :wink: Fica o desafio.

Miguel K2 Sampaio

bttmf
02-01-2010, 00:59
Obrigado

Quanto ao congresso tens este: http://www.tondelacaminhodesantiago.org/

Vamos ver como correm os próximos planos :)

Assim que saiba mais informações dou conheciment, pois tudo é muito recente para mim.

Abraço
Miguel

iElysio
02-01-2010, 01:08
Ainda estou com esperança nestes primeiros 15dias ir a santiago! nao tenho é companhia para ir sou de Vila Nova de Gaia

tpfernandes
02-01-2010, 03:32
Nesta altura do ano não acho a melhor opção para ir a Santiago, chuva, frio e com um cenário cinzento?

Nem pensar... 8)

iElysio
02-01-2010, 12:00
è a unica altura em que posso, estou de ferias!

Miguel K2 Sampaio
02-01-2010, 18:54
Obrigado

Quanto ao congresso tens este: http://www.tondelacaminhodesantiago.org/

Vamos ver como correm os próximos planos :)

Assim que saiba mais informações dou conheciment, pois tudo é muito recente para mim.

Abraço
Miguel

Caro Confrade BTTMF

O site que tu colocas.te aqui é bastante importante. Já estou a pensar em ir á Câmara de Tondela e a Viseu fazer perguntas sobre isto.

Miguel K2 Sampaio

Miguel K2 Sampaio
02-01-2010, 19:09
Ainda estou com esperança nestes primeiros 15dias ir a santiago! nao tenho é companhia para ir sou de Vila Nova de Gaia

Caro Confrade iElysio

Sensivelmente até ao dia 15 de Janeiro não irás ter muita sorte com o tempo, no entanto se achas que tens pulmão e estás preparado para este tipo de intempérie força, só que não iras contemplar do que de bom tem o caminho. Penso mesmo que irás sofrer um pouco ( a favor).

Digo isto porque o meu irmão no ano passado fê-lo em 3 dias constantemente a chover e chegou lá num estado lastimoso. E mais, não foi para albergues, tinha hotéis marcados nem se quer levava nada a carregar.

Terás de ser tu e só tu a resolver isso, pois és a única pessoa que sabe se estás ou não preparado para isso.

Miguel K2 Sampaio

bttmf
02-01-2010, 20:17
Boas,

Tudo o e conseguir saber sobre esta via fazerei chegar-te.

Obrigado
Miguel

iElysio
02-01-2010, 22:16
a unica coisa que preciso é de companhia! de resto tenho quase tudo pronto! na segunda vou com a minha bike ao mecanico afinar tudo! se nao arranjar ninguem fica para a proxima, ando pela praia fazendo chuva ou sol!

Marco Cação
03-01-2010, 10:33
Boas Miguel,

Antes demais muitos parabéns pela tua aventura.

Será que me podes enviar o track.

Desde já o meu obrigado

tpfernandes
03-01-2010, 14:58
Kick 88, quando se fazem os caminhos de santiago, os gps ficam em casa.... :wink:

Miguel K2 Sampaio
03-01-2010, 15:44
Caro Confrade tpfernandes

Concordo contigo desde que tenhas bom sentido de orientação e o traçado esteja marcado o que não é fácil aqui por estas bandas.

Eu nesta peregrinação andei a rebocar peregrinos completamente perdidos e desorientados na montanha porque, julgavam que o caminho estava marcado, mas também vi um que só disponha apenas de um livro para o fazer e ia a pé que é muito mais complicado.

Mas isso está na maneira como cada um se predispõe para o fazer.

Se não tiverem experiência aconselho a que a adquirem antes de o fazer, porque quem manda na montanha é ela própria.

No entanto serve de experiência para as nossas vidas o perder e o reencontrar o "Caminho".

Por isso é que os puristas não levam GPS's

Mas não deixem de fazer o "Caminho".

Miguel K2 Sampaio

nelsoncristiano
04-01-2010, 13:14
A livros que contem o caminho de santiago e que tem os perigos que a e tudo o percurso marcado direitinho com km, altimetros e todo
Já vi varios na net mas nao me recordo de nenhum link

Miguel K2 Sampaio
04-01-2010, 14:30
Caros Confrades

Quanto a livros temos estes, dos quais possuo

http://www.elpaisaguilar.es/index.php?s=camino_santiago

http://www.caminoguides.com/

Por Caminhos de Santiago - Itinerários Portugueses para Compostela de Carlos Gil e João Rodrigues das Publicações D.Quixote

O Caminho Português de Santiago de António Homem Cardoso e Lourenço de Almeida, edição Lucerna

http://www.desnivel.com/editorial/guias_excursionistas/object.php?o=13816

Caminho Portugês de Santiago - Porto Santiago, da Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago Ponte do Lima de João Gomes de Abreu de Lima

Lendas do Caminho de Santiago de Juan G. Atienza das Edições Madra

http://www.lelloeditores.com/catalogo/detalhe.php?id=436

http://www.ground.com.br/ground/cat_busca.php?acao=exibir&palavra=santiago+de+compostela&buscar=OK

http://www.cicerone.co.uk/product/detail.cfm/book/444/title/via-de-la-plata

http://www.cicerone.co.uk/product/detail.cfm/book/608/title/the-way-of-st-james---france

http://www.amigosdocaminho.com/php/upload/GUIA_PORTUGESreduc.pdf

Julgo que ainda tenho mais qualquer coisa mas não sei onde está.

Espero ter ajudado.

Miguel K2 Sampaio

cister monge tony s
06-01-2010, 09:18
mais uma bela reportagem do confrade Miguel K2 Sampaio :)

proque
06-01-2010, 15:06
mais uma bela reportagem do confrade Miguel K2 Sampaio :)

Ó "key two": quando é que passas a fronteira da Galiza na tua "Marinho Pinto"? :wink:

Estamos todos à espera...

Miguel K2 Sampaio
06-01-2010, 19:59
Caro Papá Ró

Até que enfim

Tava a ver que nunca mais diziam nada. :D :D :D

"Ora saia uma travessa de pimentos Padron, aqui para a mesa do fundo,faz favor" :D :D :D

Miguel K2 Sampaio

Salvado
06-01-2010, 22:06
Caro Papá Ró

Até que enfim

Tava a ver que nunca mais diziam nada. :D :D :D

"Ora saia uma travessa de pimentos Padron, aqui para a mesa do fundo,faz favor" :D :D :D

Miguel K2 Sampaio

Ai pimentos Padron,esquece lá isso em Miguel,em Padron foi onde comi um polvo á Galega que nunca mais me saiu da lembradura :mrgreen:,sou capaz de ir de propósito só para comer o polvo :rotfl: :rotfl: :rotfl:.

Miguel K2 Sampaio
06-01-2010, 22:21
Caro Confrade Salvado

Marca o dia :D :D :D

Miguel K2 Sampaio

P.S. A cronica tá a sair

iElysio
06-01-2010, 22:44
é pra comer??? contem comigo :D

Miguel K2 Sampaio
07-01-2010, 15:10
Dia 27 5ªfeira ( Valença – Pontevedra)

A alvorada foi bem cedo porque iria perder uma hora quando atravessa-se a ponte de Valença, portanto toca a preparar a bike.
Arrancamos para Valença para tomar o ultimo café português porque o café espanhol não me convence. Fui ao albergue S.Teotonio afim de obter o ultimo carimbo português mas sem sucesso, não se encontrava ninguém na recepção vai dai e logo ali ao lado nos Bombeiros, que simpaticamente, mo colocaram. O Zé acompanhou-me nestes kms até Catedral de Tuy onde eu coloquei o primeiro carimbo espanhol. Aqui despedimo-nos. “Bon Camino” dizia o Zé. Arranquei nas minhas calmas pelas ruas de Tuy passando pelo pequeno túnel do Convento das Clarissas Enclausuradas até que se entra no vale do rio Minho onde se alcança então a Ponte da Veiga.

Entra-se então num bosque lindíssimo. Chega-se á Ponte de Febres onde se conta que S.Telmo faleceu. Aqui uma lápide dando conta da enfermidade do santo aquando da sua peregrinação a Compostela.

Chega-se então á tenebrosa recta de 3 kms da zona industrial de las Gandaras de Budino. Talvez a pior parte do Caminho mas que não tem qualquer alternativa. No final a passagem superior para passar por cima do caminho de ferro e entrar na nac.550 até Porriño.

Em Porriño parei para meter lenha para o bucho e aqui comecei a sentir algumas dores nas minhas pernas talvez dos 110 kms do dia anterior mas que estava a controlar pois queria ficar em Pontevedra desse o desse.

Arranquei em direcção a Redondela e aqui começam algumas subidas íngremes até Mós, (que mói bastante)

É de notar a quantidade de testemunhos cristãos que existem neste percurso, desde os cruzeiros, igrejas, capelas dedicadas a S.Tiago bem com á Virgem Peregrina.
Temos que pensar que este foi um trajecto importantíssimo pelos nossos monarcas como a nossa Rainha Santa Isabel que ofereceu a sua coroa ao santuário e que em troca o Arcebispo num acto de gratidão ofereceu-lhe o seu Báculo que hoje está em Coimbra.

Chego a Redondela e logo vou ao albergue para mais um carimbo e refrescar-me um pouco conversando com alguns peregrinos que estavam no seu descanso numa óptima sala de leitura, porque ia ter pela frente uns 15 kms duros.

Arranquei já abastecido de água para entrar na nac.550 que mais adiante se entra num bosque aonde no cume se vislumbra a Ria de Vigo e a Ilha de S.Simon.

Chego a Árcade, mas não fui comer ostras e logo depois a Ponte de Sampayo ( a minha ponte J))) ) onde aqui o povo galego defrontou uma batalha napoleónica das tropas do Marechal Ney.

Começo então uma dura subida aos ésses que pelo meio do povoado e logo depois de passar uma ponte Nova que de nova não tem nada por ser medieval entra-se num outro caminho medieval sempre a subir que rompe pura e simplesmente as minhas pernas. Sentia-as a ferver de dor. Parei a comer os meus frutos secos, a beber agua naquele bosque verdejante e fresco.

Entro então na estrada que chega a Pontevedra e logo ali vou ao albergue mas já estava cheio. Bem vamos lá procurar poiso e encontrei um hotel com nome sugestivo “ La Peregrina” mas que era caro isso era e depois de estar instalado é que me apercebi que nem pequeno-almoço tinha e paguei 40 “Aérios”. Ali nunca mais porque mais adiante já tinha outro, melhor com pequeno almoço por 27. Peregrino sofre.

http://img13.imageshack.us/img13/2462/729z.jpg
http://img141.imageshack.us/img141/1582/731f.jpg
http://img13.imageshack.us/img13/7829/734c.jpg
http://img141.imageshack.us/img141/4215/735d.jpg
http://img63.imageshack.us/img63/2020/736o.jpg
http://img685.imageshack.us/img685/6418/737c.jpg
http://img254.imageshack.us/img254/9319/738i.jpg
http://img13.imageshack.us/img13/6618/739z.jpg
http://img13.imageshack.us/img13/2500/740115454kms.jpg
http://img13.imageshack.us/img13/4972/741y.jpg
http://img685.imageshack.us/img685/4854/742p.jpg
http://img254.imageshack.us/img254/2056/745g.jpg
http://img254.imageshack.us/img254/3030/746.jpg
http://img20.imageshack.us/img20/5392/747riadevigo.jpg
http://img24.imageshack.us/img24/1443/748dd.jpg
http://img64.imageshack.us/img64/8328/749pontedesampayo.jpg
http://img13.imageshack.us/img13/9299/750k.jpg
http://img141.imageshack.us/img141/7590/751a.jpg
http://img20.imageshack.us/img20/5210/p1070658.jpg
http://img503.imageshack.us/img503/7207/p1070659.jpg
http://img709.imageshack.us/img709/392/p1070663j.jpg
http://img20.imageshack.us/img20/2226/p1070666x.jpg
http://img20.imageshack.us/img20/4622/p1070667l.jpg
http://img709.imageshack.us/img709/4117/p1070673.jpg
http://img503.imageshack.us/img503/5307/p1070676.jpg

Salvado
07-01-2010, 21:29
Está quase Miguel :yeah:

orb2
08-01-2010, 02:41
Por questões de ordem pessoal não tem sido possível acompanhar todos os detalhes do Nosso Guerreiro Miguel K2.
Mas aqui estou para ver com os meus os olhos tudo o que ele me tinha descrito.
Sem dúvida que nos prendemos a todas estas fotos e desejamos muito estar lá... lindas paisagens , locais únicos...
Existe momentos em que nos imaginamos mesmo ali"

Não tenho palavras para denunciar o sentimento de um Guerreiro... mas que ele caminha , respira e ama ... o Caminho"
E só mesmo assim podemos chamar-lhe Guerreiro da Luz.

Obrigada Miguel a todos nós :plhc:

iElysio
08-01-2010, 19:23
Estou a imaginar umas grandes ferias a passear ate santiago de compostela

proque
08-01-2010, 19:39
Não tenho palavras para denunciar o sentimento de um Guerreiro... mas que ele caminha , respira e ama ... o Caminho"

Ena K2. E eu a pensar que o Guerreio da Luz era o Pablo Aimar :D

Salvado
08-01-2010, 20:59

Ena K2. E eu a pensar que o Guerreio da Luz era o Pablo Aimar :D

:rotfl: :rotfl: :venia:
http://img46.imageshack.us/img46/7654/muitofrc3a1gilblog.jpg (http://img46.imageshack.us/i/muitofrc3a1gilblog.jpg/)http://img46.imageshack.us/img46/muitofrc3a1gilblog.jpg/1/w300.png (http://g.imageshack.us/img46/muitofrc3a1gilblog.jpg/1/)

Miguel K2 Sampaio
08-01-2010, 22:03
Papá Ró

Ainda bem que julgavas, fica lá com ele e não partas a redoma, deixa-o lá estar dentro sozinho que joga melhor :D :D :D :D

Miguel K2 Sampaio

Manuel Miranda
08-01-2010, 23:44
Olá Miguel,

Estou admirado com a tua popularidade por estes lados, parabéns; já pensas-te na próxima travessia ?

Abraço,
MM

Miguel K2 Sampaio
14-01-2010, 22:47
Dia 28 6ªfeira ( Pontevedra – (quase) Santiago )

Depois de ontem ter posto as pernas de molho, um repasto a condizer e uma noite bem dormida, hoje levantei-me com uma disposição óptima para pedalar. Trouxas arrumadas e amarradas e lá vou tomar o pequeno-almoço bem no centro de Pontevedra numa confeitaria “três chic”, mas que bem me soube.

Logo ali a igreja Virgem Peregrina com a sua imponente frontaria, tem como curiosidade a sua construção a forma de uma vieira.

Mais um carimbo e ainda deu para uma visita ao seu altar. Todo em talha dourada.

Arranquei então para entrar num dos bosques talvez, dos mais bonitos deste caminho que lhes chamam de Canicouba.

Daqui até Briallos rodeiam-me sempre os bosques, capelas e cruzeiros. O dia estava convidativo com os tons a sobressaírem.

Em Briallos paro para mais um carimbo no muito bonito albergue. Entro novamente em bosques e contorno propriedades que pelo meio se implantam no caminho até que chego a Tibo, aqui eu pensei em parar para almoçar mas nisto fez-se luz e lembrei-me que estava perto de Caldas de Reys e por conseguinte o restaurante O Muiño. Comecei logo a salivar. Meia dúzia de frutos secos e siga.

Chego a Caldas de Reys, uma pacata vila termal, logo depois da ponte romana avistava o dito restaurante. A mesa até parecia que estava a minha espera, ali junto ao rio, fez as delícias com as pequenas iguarias que me iam chegando. “Precioso, ballé”

Bem, e agora como é que me levanto !!!!!!!!

Pé ante pé lá levei a “Marina” até á fonte termal para o tradicional lava pés. Não sei porquê mas deu-me logo ali um certo alento aquela água. Arranco e passo pela romana sobre o rio Bermaña que logo depois nos aparece a capela de S.Roque (um santo caminheiro). Mais á frente novamente bosques com fartura até que me cruzo com a nac.550 e entro num café que é um habitué dos peregrinos pararem e colocarem o seu carimbo. Estava a poucos kilómetros de Padron.

Aqui neste café tive um momento muito marcante.
Pedi ao dono para carimbar a minha credencial. Depois de alguma conversa com ele, admirado do porquê de eu ter tantos carimbos perguntou-me donde é que eu vinha ao qual eu lhe respondi que tinha iniciado a minha peregrinação em Lisboa e que já tinha pedalado cerca de 700 kms sozinho. Ficou de tal maneira admirado e a dar-me os parabéns pelo feito que de repente me comovi de tal maneira que o dono ficou tão preocupado não me querendo deixar ir embora enquanto não ficasse bem, perguntando-me inclusive o que é que tinha dito de grave.
Tive mesmo muita dificuldade em falar para lhe dizer que estava bem e que não se preocupasse. Apenas apertei-lhe a mão de agradecimento e saí
Parti dali mais parecia uma Madalena com as lágrimas que me corriam. Tinha mesmo que pedalar. Nunca tal me tinha acontecido.

Cheguei a Padron num ápice. Parecia o Speedy Gonzalez.

Em Padron fui logo ao albergue mas sem sucesso pois estava já lotado. E agora! Não há-de ser nada, vou tirar umas fotografias.

Fui até ao “padron” junto do rio Ulla aonde Atanásio e Teodoro amarraram a barca que transportava os restos do Apostolo.

Queria visitar a igreja de S.Tiago aonde está depositado o Padron original, mas mais uma vez estava fechada.

Fui á Fuente del Cármen no seu estilo neoclássico do sec. XVIII em que se vê Tiago a baptizar a Rainha Lupa enquanto por baixo destas duas figuras se vê esculpido a chegada do corpo do Apostolo na barca junto com os seus 2 discípulos Atanásio e Teodoro.

Cheios os bidões desta água milagrosa resolvi então avançar para Compostela, pois eram 26 kms.

Entro novamente na nac. 550 para logo apanhar um caminho medieval onde atravessa aldeias num serpentear engraçado. Chego então ao Santuário da Esclavitude e da sua fonte milagrosa do estilo barroco para mais um carimbo, mais uns kilometros á frente aparece o albergue de Teo.

O trajecto agora é rápido até que chego a um alto chamado de Agro dos Monteiros onde aqui se vislumbra já as torres sineiras da imponente Catedral. Aí está ela. Mas ainda não cheguei.

Faltam 4,6oo kms.

http://img695.imageshack.us/img695/993/752j.jpg
http://img25.imageshack.us/img25/7809/753k.jpg
http://img710.imageshack.us/img710/2185/754.jpg
http://img62.imageshack.us/img62/7479/756u.jpg
http://img25.imageshack.us/img25/7884/757jj.jpg
http://img190.imageshack.us/img190/3006/776l.jpg
http://img15.imageshack.us/img15/3315/762n.jpg
http://img695.imageshack.us/img695/9409/763h.jpg
http://img693.imageshack.us/img693/5391/764k.jpg
http://img695.imageshack.us/img695/484/765z.jpg
http://img710.imageshack.us/img710/6195/768c.jpg
http://img15.imageshack.us/img15/1004/769tabernaomuio.jpg
http://img25.imageshack.us/img25/4971/770a.jpg
http://img689.imageshack.us/img689/2420/772y.jpg
http://img710.imageshack.us/img710/4389/773.jpg
http://img696.imageshack.us/img696/760/775x.jpg
http://img693.imageshack.us/img693/6144/779.jpg

Silvia Peregrina Italiana
http://img190.imageshack.us/img190/60/780silviaperegrinaitali.jpg
http://img710.imageshack.us/img710/9751/781b.jpg
http://img686.imageshack.us/img686/1841/782p.jpg
http://img37.imageshack.us/img37/7445/784f.jpg

PonteCessures
http://img689.imageshack.us/img689/2108/785pontecesures.jpg
http://img689.imageshack.us/img689/810/786padron.jpg
http://img696.imageshack.us/img696/5007/791f.jpg
http://img190.imageshack.us/img190/2276/792m.jpg

Fuente Del Carmen
http://img697.imageshack.us/img697/1223/795p.jpg
http://img163.imageshack.us/img163/8018/796escalaitude.jpg

Ali está "Ela"
http://img36.imageshack.us/img36/659/798m.jpg

Mas ainda faltam 4,600 Kms
http://img25.imageshack.us/img25/7205/79946kms.jpg

Anthology
15-01-2010, 13:30
Mais um relato em que nos pões a sonhar.
Belo!

Abraço

tiagobuddha
16-01-2010, 14:28
Ola miguel eu gostava de tirar algumas duvidas com o senhor acerca desta viagem se me podesse adicionar o meu mail agradecia
como sou novo no forum e estou a planear fazer esta viagem mas a sair da se do porto...
abraço
tiago_ferreira_pvz@hotmail.com

Miguel K2 Sampaio
16-01-2010, 14:55
Caro Confrade Tiago

Se é com o senhor então não é comigo :D:D:D

Miguel K2 sampaio

quimis
17-01-2010, 00:34
Boas fotos Confrade!

Em Maio proximo não queres fazer o Francês?
nas calmas é claro.

Quimis

Miguel K2 Sampaio
17-01-2010, 00:42
Caro Confrade Quimis

Efectivamente o Francês está nos meus planos mas não a começar em St.Jean Pied Port mas sim do Convento de Vezelay ou de Puy en Velay.

É que eu já tenho o traçado deste ultimo até aos Pirenéus

É coisa pouca apenas 1700 "kilos" de caminho. ;)

A ver vamos.

1 abraço e queijo da serra
Miguel K2 Sampaio

Néz
17-01-2010, 02:13
Caro Confrade Quimis

Efectivamente o Francês está nos meus planos mas não a começar em St.Jean Pied Port mas sim do Convento de Vezelay ou de Puy en Velay.

A ver vamos.

Miguel K2 Sampaio

Grande K2!
Confrade AMIGO!
Daqui "fala" um dos malucos que estás prestes a descrever no teu relato de chegada ao apoio do peregrino em Santiago e com o qual bebeste aquele maravilhoso Orujo de hierbas, em pleno Manolo...
...É só para pedir ao "SENHOR" que me avise com antecedência desse projecto de 1700 kilos, para ver se te posso acompanhar...
Não! É que já agora gostava de ver esse joelho a trabalhar... AO VIVO e a cores...LOL...lOL
Grande ABRAÇO! Vai dando notícias.
:):):)
J.G.

Miguel K2 Sampaio
17-01-2010, 23:02
Caro Confrade Néz

Pode haver muito coisa que eu me possa esquecer mas de vosotros nunca.

Tenho falado muito desse encontro a muita gente. Podes crer.

Miguel K2 Sampaio

carferreira
22-01-2010, 14:34
Boas,

É um relato absolutamente excepcional, dou-lhe os meus parabéns por esta sua iniciaiva de mostrar como se faz um caminho destes

Era isto que eu andava à procura, assim já me sinto com toda a coragem e ânimo para realizar esta almejada aventura

Bem haja e muito obrigado.

Um abraço
Carlos Ferreira

Miguel K2 Sampaio
22-01-2010, 23:55
Caro Confrade Carlos Ferreira

Ainda bem que foi do teu agrado.

Prá semana termino a minha cronica e será então o ponto final.

Miguel K2 Sampaio

quimis
23-01-2010, 01:17
Isto é que chamo de gozar o camiño.
mais uma vez Parabens K2:yeah:

Salvado
23-01-2010, 09:07
Caro Confrade Quimis

A ver vamos.

Miguel K2 Sampaio

:-K Hum, temos de falar.

Miguel K2 Sampaio
23-01-2010, 12:20
Não! É que já agora gostava de ver esse joelho a trabalhar... AO VIVO e a cores...LOL...lOL
:):):)
J.G.

Caro Confrade Nêz

Ainda te lembras do meu joelho a abanar!!!!!!!! :D:D:D:D:D

Vocês os 3 quase que vomitavam o jantar :rotfl::rotfl::rotfl::rotfl:

Miguel K2 Sampaio

Miguel K2 Sampaio
23-01-2010, 12:22
Caro Confrade Salvado

Gosto de vos pôr a pensar. Já estás tu e o Nêz para os pesos pesados :D:D:D:D

Miguel K2 Sampaio

bttist@
05-02-2010, 13:22
Boas grande Confrade miguel K2

Então quando é que nos vai prendar com o final desta grandiosa odisseia com um relato digno de publicação.

Abraço

bttist@

Miguel K2 Sampaio
05-02-2010, 16:54
Caro Confrade bttist@

Tás a ficar sem paciência :D:D:D:D

Muito em breve ela ficará terminada afim de os confrades darem as ultimas alegações :D:D:D:D

Miguel K2 Sampaio

*sun*
09-02-2010, 14:02
Parabens Miguel....espectacular. Orb2 tb estás de parabens por partilhares conosco esta grande aventura do K2.
Venha d'aí o resto!!

Beta

katitaContessa
11-02-2010, 22:20
Olá Miguel,

Ao reler a tua crónica (sim já li mais que uma vez ;)), enches-me de orgulhos por te conhecer! A tua aventura a solo é verdadeiramente inspiradora para quem está a iniciar um projecto destes.

Com toda a certeza que irás ser o meu fiel conselheiro nesta aventura que irei concretizar. Após a nossa conversa no Pedaladelas, comprovei o quanto tu és sábio, um verdadeiro Senhor do BTT e de tudo o que inspira esta modalidade na vertente lazer.

Conto contigo para me ajudares e claro a todas as pessoas que vão realizar este objectivo comigo.

E ainda tenho uma proposta para te fazer...:o

Beijinhos ;)

Miguel K2 Sampaio
12-02-2010, 14:24
Carissima Madre Superiora Katita

Tu vais fazer-me uma proposta!!! :shock::shock::shock:

Já nem me lembro quando foi a ultima vez que uma mulher me fez uma proposta. :D:D:D

Isto é ouro sobre azul :hehe::hehe::hehe:

Mas diz baixinho que é para ninguém ouvir

Miguel K2 Sampaio

Néz
12-02-2010, 15:45
LOL
...
- O HOMEM (Confrade K2) nunca mais acaba com esta saga...lol
Mas isto está a ficar interessante...lol
Já há propostas e tudo...lol
Grande abraço!
Ao grande CONFRADE!
Temos projectos para este ano onde o meu Amigo se podia inserir com grande naturalidade...
...A saber: - GR 22 Na primeira semana da Páscoa e TRANSPIRINAICA Depois de 15 de Agosto!!!
HUM!!! HUM???
Vamos falando ou vendo-nos… Ou melhor, e mais fácil! Lendo-nos por

Miguel K2 Sampaio
02-03-2010, 01:09
Dia 28 6ªfeira_Quase Santiago_Santiago Compostela

Pensei muito nestes últimos 4,600 mtrs e no que me poderia acontecer. Normalmente quando estamos a chegar é quando acontecem as coisas mais estúpidas por isso, disse para mim que iria redobrar ainda mais os meus cuidados, não seria este ultimo esforço que iria deitar tudo por agua abaixo. Sabia que pela minha frente ainda tinha uma ultima subida bem inclinada á chegada ao hospital.

Assim fiz, com uma prudência incrível. Parava em tudo o que me podia ser minimamente perigoso, pois desde este ponto onde se vê as torres sineiras é sempre a descer por um single track com alguns pontos traiçoeiros. Chego então ao alcatrão para a derradeira subida. Olho em redor para que pudesse prosseguir em segurança nas rotundas e cruzamento. Faço a progressão da subida lentamente com todos os dentes que tinha na cassete e ainda emprestei alguns meus. São cerca de 600 metros esta subida mas com uma inclinação acentuada e ainda por cima com carros a passarem ao meu lado. Nisto, um galego já dos seus 70 e muitos anos vê o meu esforço e incentiva-me para o final da subida. “BAI PELLEGRINO, BALLÉ” e que realmente dá um alento saber que alguém ali ao lado nos dá aquele pequeno empurrão.

As minhas “rotações” já iam altas, até que chego mesmo ao cimo, o telefone toca, como quem diz “ agora espera e atende”.

Arfava por todos os lados mas lá consegui atender o telefonema á minha prima mais velha “querida” e que também me acompanhou aqui no fórum. Não sei se ela me percebeu o que disse mas que estava radiante estava por ter conseguido chegar a Santiago.

Entro nas ruas movimentadas de Compostela.

Passo pela Porta da Faxeira que dá acesso á rua do Franco onde o fervilhar de peregrinos e forasteiros circulam nas rua entre tasquinhas e restaurantes com tapas de encher o olho e, com um olhar de admiração de quem passa com as suas mochilas ás costas. Eu calmamente circulo no meio já com o coração a bater forte da chegada até que desmonto da “Marin” tiro o capacete em sinal de respeito e entro na Praça do Obradoiro praticamente vazia. Como é possível, a praça só para mim!!!!

Pedi a um peregrino que tirasse uma fotografia e depois de alguma conversa apercebendo-se que eu gostaria de estar comigo mesmo deixou-me simpaticamente com um sorriso e dando-me os parabéns.

Sentei-me no chão com a “Marina” ao meu lado a observar tão imponente Catedral e a passar tudo pela minha cabeça agarrado á minha bonita mascote “A Princesa Kika”, ao meu terço e á vieira, que foram sempre as três inseparáveis companheiras de viagem, e a relembrar de todos os momentos que vivi nesta viagem. Confesso que me emocionei e lágrimas caíram de tão forte aquele momento foi. È indescritível. Só quem passa e lá está poderá avaliar um momento assim.

Mas tinha que reagir e assim levantei-me e olhando á minha volta reparei então que a praça se encheu de mais peregrinos que chegavam e que se abraçavam uns aos outros sinal de terem conseguido chegar de tão longe, demonstrando contentamento, correndo-lhes sempre lágrimas de emoção e de alegria

Dirigi-me então para a Oficina do Peregrino afim de tratar da Compostela. Estava eu a estacionar a “ Mariana” quando olho para o lado e vejo 3 peregrinos portugueses eles também eufóricos por terem terminado também a sua epopeia. Meti conversa com um deles ( João Galvão – Nez ) e logo ali fiquei a saber que tinham terminado 1.100 kms da Via da Prata. Cumprimentei os restantes companheiros (César Nunes e Ricardo Rosa – Zebroclinas) desejando-lhe os parabéns e comentei que eu tinha finalizado o meu Caminho desde Lisboa.
Logo ali me disseram para os acompanhar até á Praça do Obradoiro para as fotografias da praxe o que me alegrou imenso pois o acolhimento por eles foi fabuloso.

Depois das ditas fotografias tiradas lá fomos novamente para a Oficina do Peregrino agora sim tratar das Compostelas enquanto que o João e o Ricardo foram tratar dos souvenirs. Eu e o César mantivemos longa conversa sobre os nossos Caminhos.

Depois foi o alojamento que logo eles me disseram para os acompanhar até ao Seminário Menor (que de menor não tem nada) que foi transformado em hostal de peregrinos onde estavam cerca de 700 peregrinos alojados. Logo depois fomos ao já conhecido restaurante dos peregrinos “ Manolo” para a degustação dum reconfortante jantar e aqui se deu o insólito da situação.
Estávamos nós a rilhar as costelinhas quando eu disse que pertencia ao ForumBtt e que por brincadeira tinha colocado um tópico da minha viagem. Logo o Zebroclinas que estava á minha frente olha para mim, com uma costelinha no canto da boca e diz “ mas nós também pertencemos, quem és tu?” digo eu “ sou o Miguel Sampaio o K2 e que se despede sempre com 1 abraço e um Queijo da Serra, então porquê! “ é que eu sou o da Saudinha da Boa, e tenho o tópico O Céu como limite “ e logo o João diz “ e eu sou o Nez”.
Bem meus caros, depois disto foram gargalhada geral e os comentários que se geraram.
Agora digam-me, como é que nós que já nos tínhamos teclado aqui no fórum, não nos conhecíamos de lado nenhum, desejamos Bom Camino, não combinamos absolutamente nada, nunca nos falamos, eu saindo de Lisboa, eles de Sevilha e naquele jantar ficamo-nos a conhecer. Como isto é possível !!!!!!!! Incrível.

Depois do jantar estar concluído procedeu-se então ao tradicional Orujo de Hierbas gentilmente oferecido pelo simpático Manolo.

Quero deixar aqui um grande abraço para estes 3 novos Amigos que me acolheram de tal forma que palavras são poucas para lhes agradecer.

Ao César Nunes, ao Ricardo Rosa e ao João Galvão “un fuerte saludo” e o meu muito obrigado. Bem Hajam

Lá fomos então para o Seminário Menor pois este fecha á meia noite mas ainda deu para as despedidas pois estes aventureiros no dia seguinte ainda tinham a viagem de comboio até Lisboa enquanto que eu ficaria em Compostela afim de assistir á tradicional missa do peregrino que é sempre ao 12 horas, desta feita também com o lançamento do Bota Fumeiro.
Aqui outro momento muito comovedor.
Praticamente estão todos os peregrinos que terminaram os seus “Caminhos”. Muitos deles completamente arrebentados.
Todo o ambiente que rodeia esta cerimónia é duma intensidade incrível. Os cânticos até á musica do grande órgão de tubos onde os sons enchem de tal maneira a Catedral e que se infiltram por nós dentro é de tal forma que não se resiste à grandes emoção que provoca.
Ao meu lado tinha uma peregrina que não conseguiu resistir e eu tentei reconforta-la mas não consegui porque quando dei por mim já estava num estado de “ Maria Madalena”.

De tarde ainda houve tempo de ir almoçar ao Restaurante OBispo com a família e regressar a casa sem antes comprar mais umas setas “amarillas”.

Não queria acabar esta crónica sem agradecer a todos os que me acompanharam virtualmente e pessoalmente pelas vossas palavras de encorajamento e que foram essenciais.

Ao Ricardo Carvalho por ter metido conversa comigo naquele momento em que eu estava a tirar fotografias.

Ao Pedro Roque pelas dicas preciosas que me deu. Obrigado Papá Ró.

Ao Zé Rodrigues por ter sido a minha lebre desde Viana até Valença e ter me acolhido no seio da sua família. Obrigado

Aos Bombeiros Voluntários que me acolheram durante o percurso.

Ao Amaro Franco pela companhia com os 3 espanhois no restaurante da Mealhada a comer bicho que ronca e que tem 2 buracos no focinho.

Um forte abraço ao Manuel Miranda, João Maria, Manuel Rocha do Núcleo da AEJ de Esposende pelo carinho com que me acolheram e pelo momento único e impar que me proporcionaram. Não há nada que pague isso. Bem dita á hora em que vos conheci.

Ao Júlio Costa por me ter acompanhado a mim e aos 3 espanhóis e à Lurdes Costa pelo fabulosos terços que me fez e por deixarem que o vosso neto Salvador me tivesse “acompanhado” nesta viagem na minha mente, perante tanta luta que ele teve para sobreviver, apenas essas 3 semanas de vida. Esse sim um grande “Guerreiro” na grande luta pela sobrevivência.

Ao Padre Jesuíta João Caniço por me ter recebido e termos tido uma conversa reconfortante.

Finalmente à Orb2 pelos seus fantásticos relatos da minha viagem sempre com Paulo Coelho como pano de fundo. Bem hajas pelo dom da escrita que tens.

Na calha já está outro “Caminho” praticamente desconhecido da maioria de vós e que oportunamente divulgarei.
Este deverá ter cerca de 700 kms em solo português e 120 kms no espanhol.

A todos que façam os Caminhos

Ultreia.

Até sempre

Miguel K2 Sampaio

Catedral de S.Tiago
http://img521.imageshack.us/img521/5222/800catedral.jpg
http://img442.imageshack.us/img442/8710/801catedralsantiago.jpg
Eu,“ela” e Catedral
http://img246.imageshack.us/img246/5788/802euelaeacatedral.jpg
“Ela” a contemplar
http://img692.imageshack.us/img692/3360/803marina.jpg
http://img638.imageshack.us/img638/2325/804.jpg
http://img693.imageshack.us/img693/9536/805e.jpg
http://img189.imageshack.us/img189/1466/806l.jpg
Restaurante Manolo
http://img443.imageshack.us/img443/1496/808restaurantemanolojoo.jpg
http://img163.imageshack.us/img163/8838/809c.jpg
http://img716.imageshack.us/img716/4516/810l.jpg
Manolo e os Orujos de Hierbas
http://img687.imageshack.us/img687/540/811manoloeoschopitos.jpg
http://img532.imageshack.us/img532/4867/812.jpg
http://img11.imageshack.us/img11/2486/813y.jpg
http://img442.imageshack.us/img442/5726/816.jpg
http://img29.imageshack.us/img29/7605/818f.jpg
http://img94.imageshack.us/img94/5584/823y.jpg
http://img709.imageshack.us/img709/2346/824p.jpg
http://img707.imageshack.us/img707/1839/829h.jpg
http://img43.imageshack.us/img43/699/830c.jpg
http://img20.imageshack.us/img20/3431/831x.jpg
http://img38.imageshack.us/img38/5892/833nl.jpg
Altar principal
http://img26.imageshack.us/img26/7375/834altarprincipal.jpg

orb2
02-03-2010, 01:48
Porque este momento era para acender uma vela a Santiago e escrever algo que o Guerreiro tanto merece....já é tarde, mas prometo faze-lo amanhã.
Um obrigada a todos os que esperaram por este momento e ao Nosso Guerreiro mais uma vez o sentencio de El Conquistador2"""":#1:

Até já...

Néz
02-03-2010, 02:03
Meu Bom AMIGO! KONFRAD2!

Isto! – Isto que vossa senhoria acabou de escrever…
…Isto?!? É O CAMINHO!

…É que hoje fiz um Amigo, e coisa mais preciosa no mundo não há…
PARABÉNS pelo feito e p’lo relato!

…a gente vê-se…

proque
02-03-2010, 12:01
Estava a ver que não chegavas.

Começava a ficar preocupado :-)

katitaContessa
02-03-2010, 12:05
Amigo!

Chegaste!!! Também eu já começava a ficar preocupada!

A tua crónica é sempre mais um incentivo para a minha aventura!

Parabéns!

Beijitos

Salvado
02-03-2010, 21:19
Sei bem o que falas Miguel,fica-nos cravado na alma,e de lá nunca mais sai.:yeah:

zebroclinas
03-03-2010, 18:27
Aqui vai um bem haja, a este gajo porreiro que se despede com iguarias derivados dos lacticinios, consegue atravessar o país inteiro e ainda por cima alcunham-no de Guerreiro.
Por isso e só por isso, quero desejar-te boas pedaladas, com tudo o que possas ter de melhor, a todos o que te apoiaram, aos que suportaram a tua ausencia durante essa "Guerra" desejo-lhes Muita Saúdinha da Boa! :D

NeTT
04-03-2010, 09:35
Parabens pelo feito e pelo relato, fui um atento leitor dos seus relatos nesta aventura, gostei muito.

Gostava de saber mais alguns promenores dessa nova aventura pelos caminhos de santiago:

"Na calha já está outro “Caminho” praticamente desconhecido da maioria de vós e que oportunamente divulgarei.
Este deverá ter cerca de 700 kms em solo português e 120 kms no espanhol."

Refere-se ao caminho do interior que passa em Alcoutim?, julgo ser um caminho paralelo á Via da Plata certo?

Um abraço
Luis Martins

Miguel K2 Sampaio
04-03-2010, 13:26
Caro Confrade NeTT

Já estas a querer saber demais :D:D:D:D

Esse caminho chama-se "Caminho d'Este" que começa em Tavira e acaba em Chaves e realmente passa por Alcoutim, Belmonte etc.

Ainda tou em fase de muito estudo e não sei se o terei pronto para a data que o pretendo fazer.

No entanto posso-te dizer que irei fazer um trajecto que tinha como defensora dos peregrinos a nossa Rainha D.Mafalda de Saboia, que era casada com D.Afonso Henriques e que está sepultada junto do seu marido no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra.

Miguel K2 Sampaio

katitaContessa
04-03-2010, 17:07
Este senhor é um poço de sabedoria!!!

bttist@
04-03-2010, 21:39
PARABENS

Mais uma vez os meus mais sinceros parabens pelo magnifico caminho e tambem pelo relato não menos magnifico.

Cada vez tenho mais vontade de saber o que se sente apos essa caminhada, em junho se tudo correr bem será a minha vez! :)

boas pedaladas bettistas

Miguel K2 Sampaio
04-03-2010, 23:13
Madre Superiora Katita

Qualquer dia tens que ir buscar-me lá ao fundo. :D:D:D

Confrade bttist@

Obrigado pelas tuas palavras e espero que mais gente venha até aqui dar as suas considerações. Muito me alegrava.
Não tenho muito o dom da escrita mas tentei mostrar o que senti, vi e vivi durante uma viagem em solitário, que pouco ou nada tem de orientação.
Quanto ao que se sente, também vai depender do estado de espírito de cada um, mas normalmente uma pessoa "muda".
Logo verás.

Miguel K2 Sampaio

Miguel K2 Sampaio
04-03-2010, 23:28
Confraria

Este vai ser o meu ultimo post aqui no forum BTT.
Depois de ter recebido umas considerações do moderador deste forum do qual não gostei ponho um ponto final nas minhas intervenções.
Espero ter ajudado todos aqueles que vão fazer as suas peregrinações e bem hajam.
Até sempre

Miguel Sampaio

Néz
04-03-2010, 23:40
Grande Amigo e Konfrade!
Não sei o que se passa, mas sei que tens o meu apoio total!
Mandei-te um mail...
Grande Abraço!
João Galvão

katitaContessa
05-03-2010, 10:47
oh oh... Esta agora... Mas o que se passou??? :shock:

Salvado
06-03-2010, 09:24
Confraria

Depois de ter recebido umas considerações do moderador deste forum do qual não gostei ponho um ponto final nas minhas intervenções.
Espero ter ajudado todos aqueles que vão fazer as suas peregrinações e bem hajam.
Até sempre

Miguel Sampaio

Miguel epá esta não estava á espera mas temos de saber o que se passou porque já me apercebi que os senhores moderadores andam a ter umas intervenções um bocado "rigidas" noutros tópicos que na minha ópinião não lhe ficam nada bem,esta é a minha ópinião e vale o que vale,agora tu és uma mais valia para o forum no que toca a Santiago,sempre pronto para ajudar a dar explicações,sempre 5*,agora se não te dão valor á quem te dê,sei que o forum já merecia um tópico só para os Caminhos e acho uma grande falha não o colocarem,se é por isso tens o meu total apoio,:yeah:

bttist@
06-03-2010, 13:54
Bom não sei o que se passou, mas deixo aqui o meu apoio ao grande Miguel k2 Sampaio.

E penso que os moderadores do forum deviam de reflectir sobre o que lhe disseram.

José Figueiredo
06-03-2010, 16:49
Alguma coisa de muinto mal se passa por aqui,não se compreende que o autor de um tópico que tem um elevado numero de visitas,e de comentários,tenha tomado esta atitude.Quando o topico em causatransmite cultura e saber,que até serve de preparação para outros utilisadores,no meio de outros topicos,que não tem utilidade para o coelhinho da páscoa quanto mais para o pai natal,este é uma fonte de informação,em que não hã falsos heroismos,nem tão pouco vaidade.Nota-se um cuidado nos relatos para que a informação,sirva para outros utilisadores.
Tambem noto a falta,de um sitio onde possa estar reunida a informação dos caminhos de santiago.pois cada vez essa informação serve para os milhares de pessoas que começão a optar pelas longas viagens.
se nos privam de uma pessoa que respeitamos e admiramos sem se quer a conhecer,(e isso poucos conseguem),que sentido tem este forum.Sr.moderadores deixem-se de tretas,e comecem a ser tolerantes,pois sem a atenção de quem está do lado de cá,este forum não tem sentido nenhum,e se o vosso forum tem suceso ,muinto nos devem a nós que ao longo do tempo vos vamos acompanhando.
quanto ao Miguel Sampaio não deixe de viver o btt com a sabedoria de quem sabe para onde vai,e como lá pretende chegar.pois se não o conseguirmos acompanhar por cá,outros sitios e formasexistiram.
no dia em que passou em Esposende eu também andava nos caminhos de santiago numa ss,com otempo que é preciso para ver os caminhos,mas oMiranda,o João Maria e o sr.rocha acompanharam-lho muinto bem.
um grande abraço

katitaContessa
07-03-2010, 22:18
Eu ainda estou chocada com a situação.

O Miguel é um SENHOR no BTT, para quem o conhece pessoalmente como eu, sabe ao que me estou a referir.

Este ano vou fazer os Caminhos de Santiago com um grupo de Castelo Branco, e o Miguel tem sido e vai continuar a ser uma peça fundamental para nos ajudar. E concordo com as restantes opiniões, pela quantidade de informação, deveria existir um tópico para informações e outro para as crónicas, isto é meramente sugestivo.

Todas as nossas atitudes devem ser reflectidas, seja para o bem como para o mal.

cagaréu
08-03-2010, 09:15
Miguel!!
precisamos de saber quem foi o responsavel pela tua decisão, não me digas que os moderadores já estão como o Socrates :)

jmoniz
08-03-2010, 18:52
Confraria

Até sempre

Miguel Sampaio

Conheço pessoalmente o Miguel K2 Sampaio, e à muitos anos, individuo pacifico, cortez, resumindo, boa praça.
Não merecia este tipo de tratamento, por alguém que largou as rodinhas á meia dúzia de dias.
A moderação devia estar atenta a este caso.

JMoniz

CP
08-03-2010, 19:40
Confraria
Até sempre
Miguel Sampaio

Amigo, lamento imenso a tua decisão.
Agora que eu me começava a entusiasmar com a ideia.
Grande abraço e obrigado,
CP

*sun*
08-03-2010, 21:18
Não me tinha apercebido do desfecho desta historia.
Conheci o Miguel no PedalaDelas do Entroncamento, o Miguel e a Sua El Comandante. Ficou de imediato uma grande admiração pelos dois.
Apenas posso dizer que vou sentir a sua falta...
Beta

miguelm3
08-03-2010, 21:45
Confraria

Até sempre

Miguel Sampaio
boas
eu nao conheço o miguel k2 nem nunca tive qualquer dialgo com este senhor mas sempre gostei de ler as suas cronicas, pois aprendo sempre algo com elas
mas agora com a sua ausencia aqui no forum sinto que isto vai ficar mais pobre, nao desconsiderando nada nem ninguem
caro M.k2 espero poder continuar a ler as suas cronicas nem que seja num site chines ;)
pois acredito que nao é por nao escrever mais aqui no forum que va deixar de pedalar

proque
11-03-2010, 10:50
Muito estranha toda esta situação.

Ora, conhecendo eu o Miguel há uns anos e sabendo que, sendo mais baixo que eu, a sua estatura intelectual e moral é a de um gigante, parece-me, salvo melhor opinião, que existirão alguns "pigmeus fundamentalistas" a meterem a pata na poça...

É pena pois assim este forum empobrece e de que maneira.

Qualquer dia ficamos limitados, por aqui, limitados aos relatos de maratona, plenos de erros ortográficos e em que o aspecto mais cultural que se releva é o calibre das sandes de carne assada...

jcrodrigues
12-03-2010, 00:40
Viva,
Alguém sabe dizer-nos o que se passou?
O que ofendeu o nosso estimado Amigo K2?
Seja lá o que tivesse sido, tenho a certeza de ele não ser merecedor de tal tratamento.
Muitos de nós que por aqui passamos, uns mais activos que outros é certo, temos no Miguel um exemplo de camaradagem e de boa disposição.
O Miguel tem sido uma referência para muitos de nós que o acompanhamos, quer no mundo real, quer neste virtual. Tem sido sempre um Amigo pronto a ajudar os outros sem qualquer interesse pessoal. Eu próprio testemunhei isto que vos digo várias vezes e ao vivo.

Miguel,
Esperamos que a situação possa ser reversível e possamos continuar a contar com os teus relatos e a tua característica boa disposição, pois caso contrário este forum ficará a perder...

Volta Miguel!
Perdoa-lhes pois eles não sabem o que dizem..................!

zebroclinas
13-03-2010, 13:09
Primeiro uma declaração de interesse: 1º Tornei-me amigo do Miguel K2, no final da minha ultima peregrinação (Via da La Plata, em Agosto de 2009) 2º Normalmente para poder tomar uma decisão ou julgamento de valores, preciso de ter um termo de comparação, porque em minha opinião o raciocinio não é mais do que um exercicio de comparação e para isso preciso de ouvir o contraditório. 3º E o mais importante é que ainda ninguem do fórum veio a terreiro esclarecer os utilizadores sobre o que realmente se passou para que o K2 tivesse tomado tal decisão, portanto tal como diz o povo (quem cala consente) tudo me leva a crer, que ouve quem realmente se tivesse (equivocado) e não tivesse a hombridade de engolir o orgulho, por forma a retratar-se e a fazer com que o bom nome do forum permanecesse intacto e o Miguel voltasse atrás com a sua decisão.
http://lh6.ggpht.com/_W0cBEniO7a0/Sp0HrVOf2lI/AAAAAAAALtg/7nTdidj-l50/s640/100_289
Se calhar foi por o miguel não ter dividido o" Keijo por tres" e comer depressa demais que se zangaram com ele, e arranjaram maneira de mexer com os valores morais e éticos de um Homem que tem partilhado muitos dos seus conhecimentos não só técnicos como teológicos e morais em prol dos amantes do desporto ou entretenimento que todos nós gostamos de praticar.
Por isso, e só por isso tenho de demonstrar aqui a minha total solidariedade para com o K2 e dizer que é minha intenção deixar de colaborar aqui no forum, caso não haja uma explicação factual para que se possa compreender o que realmente se passa, porque é de todo o interesse que esclarecer quem faz o forum, que são os utilizadores.

Vai daqui um abraço a todos sem excepção com o desejo de muita saudinha da boa!

cagaréu
13-03-2010, 13:58
tudo me leva a crer, que ouve quem realmente se tivesse (equivocado) e não tivesse a hombridade de engolir o orgulho, por forma a retratar-se

eu penso que foi um tal "Super" e se realmente foi esse para alem do orgulho tem de "engolir" tambem a arrogância e a prepotência, e sei do que estou a falar e ele tambem sabe :mrgreen:

RPires
13-03-2010, 17:41
...porque é de todo o interesse que esclarecer quem faz o forum, que são os utilizadores.

Os utilizadores dão-lhe dimensão, no entanto a "linha de rumo" é definida por quem administra e é esta que confere ou não transparência e qualidade a este espaço...

RPires

ricsaraiva
15-03-2010, 21:38
E assim se perde um excelente tópico... :(

Ludos
15-03-2010, 22:24
Não é meu apanágio fomentar mexeriquices, inclusive na resposta que aqui deixo, que espero que de alguma forma sirva de esclarecimento aos mais curiosos, não deixando assim espaços para suposições, teorias da conspiração nem boatos.
"Conheço" o Miguel destas lides virtuais há uns anos, dos tempos da mailing list da v@, na altura tive uma pequena crispação com ele, num episódio que hoje recordo sempre com um riso, de tão caricata que foi a situação. Confesso que no momento levei a coisa um pouco a peito, e seguramente não terei tido a melhor reacção (como nunca tenho quando levo algumas coisas a peito).

Não estando apto a descrever-vos de forma exaustiva o que aconteceu entre o Miguel e um membro da moderação, o que posso dizer é que este espaço se rege por regras, e aparte dos níveis intelectuais de cada um, porque aquilo que nos traz aqui é a paixão pelas bikes, há que entender essas regras e segui-las, mesmo quando estas possam não ser do nosso agrado, a vida em sociedade assim o exige e o fórum não é assim tão diferente do mundo lá fora.

O resto tem que ver com eloquência, ou a falta dela e poder de encaixe. Há dias e dias, e a função de moderação é bastante desgastante e exigente para podermos andar bem dispostos e simpáticos todos os dias. Ninguém faltou ao respeito a ninguém.

Houvesse uma maior tolerância (talvez de parte a parte), e isto teria sido um caso igual a tantos outros que se passam aqui no fórum: regras infringidas, chamadas de atenção.
Não se justifica que o Miguel se tenha sentido tão melindrado ao ponto de ter a reacção que teve.

Aos comentários que se generalizaram no tópico, claramente a pender para um lado da balança, tenho a dizer que há sempre várias perspectivas da mesma história, e como já me ensinaram aqui no fórum "Assumptions are the mother of all fuck ups".
Ninguém da moderação tira prazer em fazer o papel de mau da fita, ou a ocupar o seu tempo a fazer chamadas de atenção aos utilizadores.

De resto hombridade e humildade são requisitos que as pessoas que ao longo dos tempos tenho convidado a integrar a equipa devem ter. Estamos sempre a aprender, seja a nossa estatura intelectual/cultural do tamanho das torres megalómanas do dubai ou de um anão, houvesse a tal hombridade e humildade, e haveria disponibilidade para entender que foi um mal entendido, e que o que aqui se adquire (conhecimentos, amigos, etc) vale bem respirar fundo, contar até 100 e por algumas coisas para trás das costas.

Por último mas não menos importante:

...porque é de todo o interesse que esclarecer quem faz o forum, que são os utilizadores.

Algo em que acredito desde que fundei este espaço em 2004, o fórum, é aquilo que os utilizadores fizerem dele.

Dito isto, e com tantos apelos de regresso, fica ao critério do Miguel, se deve ou não regressar ;)

Para ele deixo a private joke: Qual e a ementa?

Boas pedaladas a todos ;)

JMNS
15-03-2010, 23:07
Caro Ludos

"Não estando apto a descrever-vos de forma exaustiva o que aconteceu entre o Miguel e um membro da moderação".
Nem exaustiva nem resumida porque acho que todos continuam sem perceber o que se passou.
Talvez por isso os comentários pendem para um lado da balança.
De qualquer forma também não acho que seja necessário ser a moderação a dar pormenores sobre "o caso". O Miguel também o poderia (pode ainda se quiser) fazer.
Oxalá ele reconsidere, para que quem como eu gosta das suas intervenções, possa sair defraudado por uma situação pelos vistos ultrapassável.

Néz
16-03-2010, 09:29
Boas,
Pegando nas palavras do interveniente que me antecedeu, devo completar que: - Realmente continuamos sem saber, o porquê!!!
Mas há uma ilação (lição) que se deve retirar de todo este processo (…pelo que tenho ouvido/lido, já não é caso virgem…), é que para se ser Moderador de alguma coisa, e para se levar essa moderação a terreiro de uma forma LEGÍTIMA, tem que se ter um sentido de tolerância e análise, muito mais maturados do que o “simples” interveniente nos tópicos.
…E que as tomadas de atitude de determinado moderador podem ser interpretadas pela generalidade dos leitores de um fórum, como sendo a forma de pensar e agir desse espaço. Há portanto que cuidar bem as acções que se tomam e não julgar de forma extemporânea e leve.
Como é óbvio, há sempre comentários de cariz depreciativo ou que passam ao lado da cordialidade e bom senso (não é por certo, o caso) que nos fazem ter menos vontade de os ler. Mas aí surge o nosso livre arbítrio e a possibilidade que temos de as ler …ou não…
- Pergunta! – Não há a hipótese de um criador do tópico poder excluir as mensagens que considere inadequadas? – Se não, devia haver!
Em resumo: - A possível perda de um elemento como o Miguel, é, para este fórum, certamente muito mais lastimável, do que essas “regras” que possam ter sido quebradas… Quais regras? Onde é que estão legisladas? …foram extravasadas? Quando? Onde?
Não percebem que atrás do possível afastamento deste precioso elemento, irão outros “fazedores de tópicos”… e que é assim que se inicia a decadência de um “império”?
Não tirando o mérito (que também o tem) ao fórum, a situação privilegiada que ocupa no nosso parco mercado, é devida essencialmente ao facto de ter sido dos primeiros, e por isso ter tido o “boom” que todos constatamos. Não se esqueçam que quanto maior é a escada, maior será a queda…
Está na altura de Alguém se retratar de forma pública e tentar reparar este dano. Sob pena de se perder um grupo de leitores, e elementos esclarecidos no que ao separador “crónicas” diz respeito…
Além de que estas situações falam-se, conversam-se, e de uma forma bastante desagradável e crescente têm acontecido, muito frequentemente…
Atenciosamente,
João Galvão

jmoniz
16-03-2010, 14:39
Sem nenhum tipo de ironia, faço minhas as palavras do João Galvão, penso exactamente da mesma maneira.

JMoniz

Ludos
16-03-2010, 15:20
João, "deste lado" e com acesso a mais umas quantas ferramentas do que os utilizadores no geral, continuam a estar pessoas e não máquinas a seguir parâmetros pré-programados e directrizes. Pessoas que como qualquer outra sofrem influências de factores externos, que consequentemente influenciam a disposição com que são feitos os contactos.

Eu por exemplo evito vir aqui em dias que acordo com os pés de fora da cama, para não ter que ficar chateado ou responder torto quando alguém pergunta num tom questionável (defeito da escrita na internet, carece de interpretação pessoal), onde estão legisladas as regras...

Na minha intervenção anterior procurei ser suficientemente esclarecedor ao ponto de não andarem a a divagar e extrapolar em torno do assunto. A situação é tão simples quanto o acontecimento de um comportamento errado, acção de moderação, reiteração do comportamento errado, nova acção de moderação acompanhada de chamada de atenção.

Se o Miguel se sentiu melindrado, paciência. Foi alvo de um procedimento igual a muitas outras centenas de utilizadores cujas acções ocorreram em circunstâncias semelhantes. Aqui não há utilizadores de 1ª e 2ª. Ilegítimo seria avaliar personalidades e ser mais ou menos intolerante em função da sua capacidade intelectual (sim, esta ficou-me atravessada, quem me conhece sabe que repudio profundamente o snobismo de alguém se poder achar superior em função de graus académicos ou conhecimentos).

De resto meus caros, a minha convicção é que está aqui um conjunto de pessoas, com o dom da eloquência, a fazerem uso dessa mesma capacidade, para empolar um caso perfeitamente normal e corrente, uma tentativa de fazer uma tempestade num copo de água, para a qual não disponho de tempo.

Uma última nota para evidenciar que não há insubstituíveis, os cemitérios estão cheios deles, e esta mesma ideia aplica-se a este fórum. Não compreendo o porquê mas há a ideia generalizada de que nós (moderação) devemos ter cuidado para que o "império" não entre em "ruina e decadência", o que seria válido se isto fosse a profissão de alguém, ou pusesse o pão na mesa a a alguém, mas como não se aplica, confesso que não entendo mesmo o porquê de tanto alertarem para isso. Todos somos importantes, como disse atrás, todos nós fazemos do fórum aquilo que ele é. Se "fazedores de tópicos" desaparecem e outros vão atrás, ou se eu amanhã morro de acidente e desligam o servidor, são dois dos infinitos cenários possíveis para o fim deste sitio, o importante é o que se adquiriu nos entretantos, um dia de cada vez, e como diriam no Matrix: Tudo o que tem um principio, tem um fim.

Para mim, este é o fim desta discussão ;) O desfecho fica ao critério do Miguel, conforme já tinha dito anteriormente.

Um abraço, e um quêjo de Serpa :P

Boas pedaladas

jcrodrigues
20-03-2010, 02:17
Viva,
Concordo com o "néz" (João Galvão), por me rever em tudo o que ele disse e pensar da mesma forma. Obrigado por partilhar o "nosso" ponto de vista.

Aceito de bom grado a explicação do "Ludos", bastante lucida e clara, de quem mantém o servidor em funcionamento e que, na minha leitura, funciona como um acto de contrição.

Agora, da minha parte, espero que o nosso amigo Miguel reconsidere e possa voltar a fazer-nos companhia com os seus sempre humorados e bem dispostos posts.

Volta Miguel, fazes cá mais falta que o tal "super moderador", e, saber perdoar é uma grande virtude que enobrece quem foi ofendido!

Boas pedaladas

JorgeSantos
20-03-2010, 09:17
Apenas conheço o mencionado/visado de "vista", por isso estou à vontade para falar e opinar sobre o assunto.

Foi um "caso" como muitos outros que acontecem diariamente, houve uma "infracção" das regras, seguida de uma, duas, três...... chamadas de atenção por mensagem pessoal (e aqui acredito que o tom tenha sido sempre cordeal, pelo menos da parte da moderação), e houve uma não aceitação dessas mesmas chamadas de atenção. Simples e claro. Ninguém deste lado puniu ninguém, ninguém sepultou ninguém. Resumindo: Chamou-se a atenção, a mensagem foi recebida pelo visado, não concordou, tomou uma decisão. Temos pena.
No entanto deixo desde já o "convite" para que repense a sua decisão e volte. Felizmente o PEC ainda aqui não chegou e ainda não optamos pela regra da Função Pública (por cada 3 que saiam entra 1), bem pelo contrário! As estatísticas dizem-nos que por cada 1 que sai entram 3. ;)

Sobre o assunto nada mais tenho a dizer. Não posso deixar passar em claro são as afirmações de alguns pseudo-intelectuais que antevêem um fim trágico para este espaço baseados numa catapulta de acontecimentos que vão surgindo diariamente e que anseiam desesperadamente pelo final em apocalipse de forma a festejarem o seu fim.

O que interessa mesmo no meio destas palavras é para lembrar aos “últimos guerreiros que ainda se encontram no campo de batalha que em tempos planearam, sentiram, juraram, investiram, prometeram, amaram as suas princesas, - ainda estão a tempo de salvar o vosso reino. (Josant)

Por isso subscrevo as palavras abaixo:

Uma última nota para evidenciar que não há insubstituíveis, os cemitérios estão cheios deles, e esta mesma ideia aplica-se a este fórum. Não compreendo o porquê mas há a ideia generalizada de que nós (moderação) devemos ter cuidado para que o "império" não entre em "ruína e decadência", o que seria válido se isto fosse a profissão de alguém, ou pusesse o pão na mesa a a alguém, mas como não se aplica, confesso que não entendo mesmo o porquê de tanto alertarem para isso. Todos somos importantes, como disse atrás, todos nós fazemos do fórum aquilo que ele é. Se "fazedores de tópicos" desaparecem e outros vão atrás, ou se eu amanhã morro de acidente e desligam o servidor, são dois dos infinitos cenários possíveis para o fim deste sitio, o importante é o que se adquiriu nos entretantos, um dia de cada vez, e como diriam no Matrix: Tudo o que tem um principio, tem um fim.

Um abraço e um cálice de vinho do Porto ;)

Josant

orb2
21-03-2010, 03:37
«Acorda Miguel, ergue a tua espada e segue o teu caminho»

Todos os caminhos do mundo levam ao coração do guerreiro; ele mergulha sem hesitar no rio de paixões que sempre corre por sua vida.

O guerreiro sabe que é livre para escolher o que desejar; suas decisões são tomadas com coragem, desprendimento, e - as vezes - com uma certa dose de loucura.

Aceita suas paixões, e as desfruta intensamente. Sabe que não é preciso renunciar ao entusiasmo das conquistas; elas fazem parte da vida, e alegra a todos que delas participam.

Mas jamais perde de vista as coisas duradouras, e os laços criados com solidez através do tempo.

Um guerreiro sabe distinguir o que é passageiro, e o que é definitivo

«Aguardamos a tu chegada...»

orb2
21-03-2010, 03:47
Um guerreiro da luz não conta apenas com suas forças; usa também a energia do seu adversário.

Ao iniciar o combate, tudo que ele possui é o seu entusiasmo, e os golpes que aprendeu enquanto treinava; a medida que a luta avança, descobre que o entusiasmo e o treinamento não são suficientes para vencer: é preciso experiência.

Então ele abre seu coração para o Universo, e pede a Deus para inspira-lo, de modo que cada golpe do inimigo seja também uma lição de defesa para ele.

Os companheiros comentam: "como é supersticioso. Parou a luta para rezar, e respeita os truques do adversário.”

O guerreiro não responde a estas provocações. Sabe que, sem inspiração e experiência, não há teinamento que dê resultado.

Lembramos excertos de Paulo Coelho*

orb2
21-03-2010, 03:59
Os guerreiros da luz mantém o brilho nos olhos.

Estão no mundo, fazem parte da vida de outras pessoas, e começaram sua jornada sem alforge e sem sandálias. Muitas vezes são covardes.

Nem sempre agem certo.

Os guerreiros da luz sofrem por coisas inúteis, tem atitudes mesquinhas, e as vezes se julgam incapazes de crescer. Frequente-mente acreditam-se indignos de qualquer benção ou milagre.

Os guerreiros da luz nem sempre tem certeza do que estão fazendo aqui. Muitas vezes passam noites em claro, achando que suas vidas não tem sentido.

Por isso são guerreiros da luz.
Porque erram.
Porque se perguntam. Porque procuram uma razão - e com certeza vão encontra-la...

Lembro excertos de Paulo Coelho*

JorgeSantos
21-03-2010, 09:08
Ai que esse soldado(guerreiro) não anda a ler as regras! :lol:

Da próxima lembra-lhe disto, ok?

In Regras:

6. Responda a tudo de uma vez só! – Vários utilizadores colocaram várias questões, procure responder a todos em apenas um post, dirija-se directamente aos intervenientes.
Posts sequenciais excessivos serão removidos sem aviso prévio

Back to topic please.

Josant

bttist@
23-03-2010, 13:08
Pois é com isto perdemos uma grande referencia sobre os caminhos de Santiago e um exelente cronologista.
As desculpas por aqui têm divagado bastante, mas continuamos sem o Queijo da Serra. :)
Visto já ter sido dito por aqui que ninguem é insubstituivel, gostava de saber quem é que nos vai dar tantas e tão boas informações sobre os caminhos de Santiago, este ano temos muitos peregrinos daqui do forum, de certeza que existem muitas duvidas por esclarecer.....
Alem de um exelente cronologista o nosso amigo Miguel deu muitas palavras de apoio a quem têm outras dificuldades e veio até aqui pedir um pouco de ajuda.
Sem mais me despeço na esperança que façam o grande Miguel voltar
Bttist@

proque
23-03-2010, 15:01
Citação Desnecessária!

Concordo com o teu ponto de vista mas permite-me apenas uma correcção: querias dizer "cronista" (o que escreve crónica) em lugar de "cronologista" (aquele que elabora cronologias) :-)