PDA

View Full Version : Andar de bicicleta prejudica a saúde??...



João Matos
10-03-2009, 23:55
Esta noticia deixou-me no minimo apreensivo... é que assim um gajo fica com medo de "perder" a outra "pedalada"... Especialistas cá do forúm, dêem ai a vossa opinião:

http://www.idademaior.iol.pt/sexo/o-melhor-e-andar-a-pe/

neutron
11-03-2009, 01:43
Deixei o meu comentário no referido site :

Há quem defenda que escrever muitos disparates seguidos pode causar demência... Já ouviram falar em selins Ergonómicos? Em Calções almofadados? Posições correctas de andar de bicicleta?
Não... mas andar a pé não faz mal? e não fazer nada faz menos ainda. Só falta também dizer que trabalhar cansa e respirar mata as células.
Foi escrito em 2005: "Nas mulheres, disse Goldstein, as mesmas artérias e nervos incham o clitóris durante a relação sexual. Mulheres ciclistas não foram muito estudadas, ele acrescentou, mas provavelmente sofrem as mesmas lesões."
http://www.cinform.com.br/noticias/34277
Apesar de não haver estudos nas mulheres acontece o mesmo.

Boas pedalas com boa erecção.......

Burning Dogma
11-03-2009, 15:50
Ao contrário do que se pensa, andar numa posição mais elevada na bicicleta acaba por ser pior para a circulação do sangue nas partes baixas, pois a principal artéria, vem de trás para a frente. Pessoalmente, já comprovei isso mesmo, embora sempre tenha pensado que uma posição mais baixa na bike fosse pior.

João Matos
11-03-2009, 19:33
Bem, depois de ver o link que o neutro colocou acho que fiquei ainda mais apreensivo... eu tenho um bom selim da Specialized (pelo menos dizem que é bom...), e os calções também são almofadados mas mesmo assim... :roll:

Knock
11-03-2009, 22:35
Apreensivos por que se trata do órgão nobre do ser masculino.

Toda e qualquer actividade é estudada relativamente a benefícios e malefícios que possa causar e no caso do BTT surge este assunto com mais relevância talvez por se discutir a masculinidade do ser. Andar a pé pode eventualmente vir a causar lesões ao nível da coluna vertebral, correr nem se fala, para além da coluna temos ainda as articulações fémoro-tibial e tibio-társica, joelho e tornozelo respectivamente, que sofrem bastantes impactos, e por aí fora...muitos estudos estão ainda por fazer.

Como também já foi dito, ficar em casa deitado no sofá pode conduzir ao aumento do risco de incidência de doenças coronárias.

E agora? Saímos para treinar ou descansamos à espera de sermos levados pelo sedentarismo? :s

andrextr
16-03-2009, 20:34
Sim eu também sou da opinião de que não devemos deixar de pedalar só porque há uns estudos que indicam isso.... O BTT sendo um desporto de resistencia, aumenta muito a condição fisica, o bom humor, a dinâmica da pessoa e o apetite sexual, portanto, entre ser sedentário sem resistencia e ser atlético, acho que no que toca ao "desporto horizontal" é do senso comum que a preparação física é dos factores que mais contribui para um bom momento :)

Existem de facto selins com um buraco/rego na longitudinal, que evitam a pressão nessa zona, e na minha opinião são mais confortáveis por isso. E provavelmente evitam os tais problemas de disfunção eréctil, se é que eles são mesmo causados por isso (principalmente para a maioria que só faz BTT ao fim de semana...)

De qualquer forma, uma vez que com ou sem BTT, ao longo da idade a probabilidade de aparecer esses problemas erécteis aumenta, o melhor é prevenir que remediar. Existe um tipo de exercício que se pode fazer que é bastante recomendado às gravidas, mas que os homens também podem fazer e trás imensas vantagens. Estou a falar dos exercícios de Kegel, que consiste em fazer series de várias contracções no músculo pubococcígeo, tal como se faz musculação no ginásio, também dá para treinar este músculo, que é responsável por meter a "tenda a pino", pelas contracções no orgasmo entre outras coisas.
Têm aqui alguma informação sobre este músculo em português:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsculo_pubococc%C3%ADgeo

http://www.healthcentral.com/common/images/1/17205_10429_5.jpg

Informacão sobre exercicios de Kegel e vantagens para a função sexual nos homens aqui (em inglês):
http://en.wikipedia.org/wiki/Kegel_exercise

Para mais informações pesquisem no google... Eu sei que é um pouco off-topic, mas visto que quase ninguém conhece isto por ser considerado um "tabu" acho que foi serviço publico prestado ao pessoal que se preocupa com a sua performance "horizontal" :D

Burning Dogma
17-03-2009, 16:37
Interessante, sem dúvida :)

Já agora e sem qualquer tom de gozo, esgalhar uma após o treino, não será benéfico? :mrgreen:

carabinieri
17-03-2009, 17:59
Pode ser benéfico para a erecção mas pode ser traumatizante para a próstata.

A próstata depois de um treino, ganha volume devido á pressão no períneo, é um modo de ela se proteger.
Sabemos que a próstata também aumenta de volume quando se dá a ejaculação.

Na minha optica creio que é massacrante para a próstata, mas é uma questao que vou colocar ao meu medico.

Burning Dogma
17-03-2009, 21:24
Ok, depois se não te importares coloca aqui a resposta :wink:

simaooliveira
19-03-2009, 00:10
Viva!

Sempre vi a bike como uma forma de manter a "boa forma". Penso que é importante utilizar material (calções e selim) apropriado para minimizar algumas consequências mais nefastas da utilização da bike, agora nunca deixar de pedalar.

Abraços

match
19-03-2009, 19:11
A proposito, no caso especiifico do sexo, tendo presente a intensa pressão no períneo, vocês não têm percebido alguma dificuldade de ereção??
Eu às vezes sim, o pal fica meio molenga, não só no dia, mas no dia seguinte. Mas nem sempre, felizmente.
Mas me preocupa essa questão

Burning Dogma
20-03-2009, 19:17
Eu notei isso à uns tempos mas recentemente baixei o guiador da bicicleta de estrada e curiosamente parece ter feito efeito. Portanto o meu conselho é ires alterando a tua posição aos poucos na bike a ver se dá resultado. O mais provável é ires com uma postura direita demais, o que te faz mais pressão nessa zona e reduz o fluxo sanguíneo. Tenta por mais pressão nos braços, para ajudar à circulação "lá em baixo" :mrgreen:

carabinieri
20-03-2009, 20:21
Com o guiador mais baixo ainda piora.

A bacia praticamente vai deixar de tocar no selim pressionando toda a área do períneo e testicular.

O selim deve estar o mas chegado á frente, espigao de selim evitar os recuados e o guiador o menos baixo possível.

Eu não gosto muito de falar nisto, mas eu estou parado desde Setembro á pala de uma Prostatite e ainda nao sei por quantos meses mais vou estar em "defeso" -_-'

Motivo:
Selim demasiado recuado ( espigão de selim era recuado também), guiador demasiado baixo, demência nas "partes" ao fim de uns meses saiu-me este Jackpot :roll:
Felizmente na erecção nunca senti atrofio.

epictimon
23-03-2009, 14:38
boas pessoal

parei durante meio ano por motivos de saude e este mês comecéi novamente no pedal. curiosamente, nas primeiras voltas, senti uma certa dormencia e levantava-me onde aliviava um pouco, mas até ao final da volta foram o elas...

é um assunto que me preocupa até porque passo algumas horas diárias no selim.
até á data, senti-me bem com o specialized toupé em btt. os selle italia provoca-me alguma dor e a tal dormencia...

quanto ás regulações, na minha opinião, o muito á frente, o muito atrás, o guiador muito acima ou abaixo é tudo prejudicial. o ideal é como o sal na comida, se for demais fica salgado e de menos ... tem de ser a medida correcta. o selim um pouco mais baixo para não andar a balouçar. quando passo por alguém assim, dou sempre a dica de baixar... prefiro cansar um pouco mais a coxa que depois nem se nota!

nem tudo demais, nem a menos...

abraço

mister f
23-03-2009, 15:31
eu sinto diferença entre selim aberto e não aberto, a inclinação tambem faz diferença mas nada que um ajuste aqui e outro ali até conseguir a posição certa não resolva.

match
24-03-2009, 18:51
Tb prefiro Selim aberto, vasado.

RUI SOUSA
31-03-2009, 22:48
boas pessoal , disfuncao erectil nao sei se é bem assim, costumo andar 3 vezes por semana , ao todo da 6h de bike btt , e posso constar que na altura a ferramenta esta escondida emmponto pequeno mesmo :mrgreen: mas depois do banho volta a forma normal e se for com agua quente ate fica tenda armada ! :P nao sei s edepende das pessoas ou nao , idade etc mas diesfuncao nao sei agora prostata alongo prazo isso n sei , e é o meu principal receio , mas adoro andar de bike e nao a de ser isto que impede o viciozinho ....acho que um bom selim e uns bons calcoes ajudam muito

rpfmartins
08-05-2009, 10:43
Olá pessoal, não se preocupem! Segundo o mesmo estudo apenas 5% dos homens que andam mais de 3h por semana de bicicleta sofrem desse problema. Por isso não entrem em pânico! Agora, é sempre bom a partir dos 40 anos fazer o rastreio do cancro da próstata. Este rastreio deve ser feito pelos homens sedentários mas é mais importante para aqueles que andam de bicicleta devido à pressão extra a que a próstata é sujeita. Portanto pessoal, não largem as vossas segundas namoradas devido a este estudo. Ainda niguém se lembrou de publicar um estudo a dizer que o trabalho faz mal à saúde mental...

Boas e duras pedaladas

Artur_btt
08-05-2009, 11:04
Depende da pratica a alta competição ja não é aconselhavel a ninguém....mas tirando isso é optima andar de bike para a saude

Lure33
30-07-2009, 23:30
Eu ate concordo com a vossa preocupaçao pois esta em causa a ferramenta ,e´so´uma questao de medidas e afinaçoes e´que a´pessoal que pensa que´so´comprar uma bike e andar,efetivamente nao e´assim.Agora coloco a pergunta ,e os ciclistas profissionais que passam 1/4 do dia em cima duma bike,todos os dias chegavam aos 30 anos com a ferramenta toda oxidada,Inte´.

rm6
31-07-2009, 09:51
Boas,

para quando um estudo, que diga que quem passa 8 horas, em frente ao computador, numa posição que nem de longe nem de perto, é confortável ou ergonómica, é prejudicial á saúde?

Todos os dias, passo cerca de uma hora em cima de uma Bike (estática), mas também passo 8 horas sentado em frente ao computador, e muitas vezes tenho de me levantar pois sinto também dormência, da cinta para baixo. Bom sendo assim tenho de trazer os meus calções almofadados e também fazer um rasgo na cadeira lá do serviço :mrgreen:

Penso que como tudo nas vida, temos de ter cuidados e prevenir situações que nos levam a ter problemas de saude. Ainda por cima tratando-se das jóias da coroa. Não sou muito entendido na matéria (mas vou estudar o caso), mas o problema da erecção também se deve ao factor aquecimento, isto é, passamos muito tempo com os "ovos" a temperaturas altas, e segundo dizem também não é lá muito aconselhável. Por isso toca de vez em quando refrescar a fruta. :mrgreen:

Abç

ESTIMA
31-07-2009, 16:15
Nós não nos podemos acreditar em todos os estudos que são publicados, até porque alguns são contraditórios, senão vejamos:
1/3 dos homens com mais de 60 anos tem qualquer problema na prostata.
10% a 20% dos homens com qualquer tipo de patologia cardiovascular têm disfunção erectil, como andar de bicicleta melhora o sistema cardiovascular. . . .
Se 5% dos praticantes de ciclismo têm disfunção erectil, o que por acaso aínda é inferior á % de homens com este problema na população mundial, não percebo o objectivo do estudo a não ser que tenha sido financiado pelos produtores de bicicletas reclinadas, que conforme diz o estudo não são prejudiciais.

bilitri
03-08-2009, 22:23
Bem, eu até já comprei um selim ergonómico e tudo (com a abertura ao meio) e tenho cada vez mais cuidado com a "posição de condução", já rectifiquei a coisa devido a opiniões por aqui inscritas

Realmente isto não é para brincadeiras, um gajo a pensar que anda a trabalhar para ter uma vida saudável, vais a ver e, pimba!, mas eu não resisto:

- Ó Maria traz o Viagra que o zé tá de baixa, a volta foi grande e devia ter sido mais pequena, e ele agora tá pequeno e devia tar "mais grande"

:D :shock: :wink:

Nicklas_Papadopoulos
03-08-2009, 22:39
ñ custa nada comprar uns bons calções e um selim ergonómico, :wink: mas se repararem quem fez esse artigo foi uma mulher e cá para mim casada com um bttista e como tal tem k incentivar a k o marido passe mais tempo com ela pa lhe dar atenção pk andava mais tempo com a bike do k com a mulher... :mrgreen:

btt-alentejano
05-08-2009, 03:05
ñ custa nada comprar uns bons calções e um selim ergonómico, :wink: mas se repararem quem fez esse artigo foi uma mulher e cá para mim casada com um bttista e como tal tem k incentivar a k o marido passe mais tempo com ela pa lhe dar atenção porque andava mais tempo com a bike do k com a mulher... :mrgreen:




Brutal! lol

Scubalu
13-08-2009, 22:02
Tenho 46 anos, tenho muitos milhares de Km de estrada e btt e nunca tive qualquer problema de saude sexual, antes pelo contrario o exercicio fisico melhora a circulação, não nos deixa engordar e mantem-nos com o metabolismo acelerado. O meu conselho é afinar bem o selim tanto em altura como inclinação, usar bons calções e selim, e nunca perder uma oportunidade de pedalar de pé com a maior frequencia possível.

Saúde e boas pedaladas para todos.

match
05-10-2009, 19:53
Pode ser benéfico para a erecção mas pode ser traumatizante para a próstata.

A próstata depois de um treino, ganha volume devido á pressão no períneo, é um modo de ela se proteger.
Sabemos que a próstata também aumenta de volume quando se dá a ejaculação.

Na minha optica creio que é massacrante para a próstata, mas é uma questao que vou colocar ao meu medico.

Já falou com o médio a respeito??
Penso que selim vasado, aberto é uma boa opção pra não detonar muito o perineo, já que é nessa regiao central que está toda a parte elétrica da ereção, aliado tb a boa bermuda e intercalando com pedaladas em pé, de tempo em tempo.

carabinieri
05-10-2009, 21:00
Boas

Sim, coloquei-lhe essa questão, disse que não há nada a provar o contrario e que se pode levar a cabo a ejaculação.

danielferreira
27-04-2011, 01:07
Ando seis horas por semana de bike. Recentemente fiz o check up anual, e
a dosagem do PSA no sangue acusou uma elevação substancial. Fui a o uro
logista que me assustou bastante e imediatamente fez o exame de toque
- felizmente não constatando nada de anormal. Pesquisando, descobri que
as pedaladas diárias causava alteração na próstata e resolvi parar por quin
ze dias e refazer o exame. Qual não foi minha surpresa, o exame deu norma
líssimo. Voltou aos níveis anteriores. EStou agora à procura de um selin e
calção adeguados para a prática, pois parar já não dá mais. Virou um vício!

Abraços.

kamikaze9
28-04-2011, 10:50
O meu falecido avô na sua juventude fazia Porto Lisboa com a minha avó á pendura numa pasteleira (que ainda hoje resiste) sem calções XPTO nem selins ergonómicos e era o seu meio de transporte diário, teve 8 filhos e até bem tarde ia de semana a semana ás meninas para matar o vicio!!!

mondraker_cabreira
28-04-2011, 11:16
Ah Kamokaze9 o teu avô merece uma estátua... :podio:

Eu acho que pedalar faz mal... mas é a quem fica a ver :sabichao:

De qualquer mais vale prevenir com um bom selim e uns bons calções.

estenaoha
06-05-2011, 03:30
Eu utilizo uma capa com gel para o selim e não sinto qualquer desconforto ou problemas,tal como diz no artigo o melhor é usar estas protecções assim como os calções .Mais vale prevenir... ;)
( )

Filipe
13-05-2011, 01:14
Andar de bicicleta prejudica a saúde se comprares uma e te sentares no sofá a olhar para ela...