PDA

View Full Version : Rodas de Rolamentos selados Vs Esferas

Páginas : [1] 2

rom43
20-12-2008, 01:17
Colegas do pedal ,boas

Ora cá está um topico bom para alguns de nós aprendermos um pouco, grande parte do ppl não sabe, mas todas as rodas Shimano são de esferas inclusivé a XTR.... gostaria pois da vossa opinião sobre estas rodas Vs os cubos de rolamentos selados que equipam a maioria das outras rodas do mercado, e se alguem sabe por acaso quando se avaria um cubo da shimano se tem hipoteses de reparação, as esferas podem-se substituir agora o cubo em si (as pistas onde trabalham as esferas) quais as hipoteses de reparação e se compensa mandar reparar em termos de Aérios...

Agradecendo desde já as vossas respostas

Rui

jol8485
20-12-2008, 10:07
Sempre ouvi dizer que esferas é melhor que rolamentos mas requerem mais manutenção precisamente porque se as pistas se danificam acabou-se. Mas a troca das esferas é fácil e barato, ao contrário dos rolamentos (mais caros).
Reparar pistas deve ser complicado, só aumentando o diâmetro das esferas, talvez (penso eu).

guilhas
20-12-2008, 11:11
a meu ver perfiro rolamentos são mais duradores que as esferas e requerem muito menos manutenção, acho que os rolamento acabam por sair mais barato

fitty77
20-12-2008, 11:35
Desde que com uma manutenção cuidada, as esferas têm uma durabilidade muito boa. Mas essa manutenção mais intensiva faz sentido no casode serem usadas em condições agrestes como, lama, pó. OS rolamentos, o que acrescentam de "novo" é o facto de se encontrarem menos sujeitos a esses elementos que se encontram nos trilhos. Mas em locais onde esses não se encontram (estrada, por exemplo) as esferas reinam pelas condições de atrito inferiores, e penso eu, leveza. Mas emsmo em fora de estrada, hoje em dia, este sistema é de igual modo muito bom. Prova disso são as rodas XT ou XTR, que não têm rolamentos selados e são excelentes set's de rodas, com poucas razões de queixa e excelentes qualidades.

ignite
20-12-2008, 13:39
a opinião que tenho é:

os de rolamentos estão menos sujeitos às condições, têm menos manutenção e mais fácil manutenção (que é só trocar o rolamento)

talvez a shimano continue a usar esferas por menos peso e atrito

mas com o uso, como as esferas rolam directamente no cubo, corre-se o risco de desgaste (mas não pensem que é em 2 ou 3000km).
solução: cubo novo. (com os rolamentos isso não acontece).

agora imaginem-se numa travessia, longe de casa
se o rolamento estraga, provavelmente vao ter de encontrar uma loja especializada em bikes ou algo parecido e que vos consiga substituir o rolamento
se for de esferas, basta uma oficina qualquer que vos arranjam isso.

se estiver errado corrijam-me

rom43
20-12-2008, 14:46
Ora bem já temos várias opiniões, quanto á minha, falando da parte económica a roda de rolamentos selados mais em conta em Portugal custa á volta dos 140 € por exemplo a BlackJack WarmUp, que tem a vantagem de se trocar praticamente todos os componentes dos cubos Fórmula sem ter de se raiar a roda o que é uma grande vantagem.... hoje em dia raiar uma roda inteira sem raios, ronda os 20€ de mão de obra, por outro lado temos a roda Mach1 com cubos Shimano que custa cerca de 80 € valor de aquisição... que temos a hipotese de se trocar de esferas se por acaso não tiver o cubo estragado.... mas se o cubo não tiver reparação teremos de substituir o mesmo, desraiar a roda, voltar a raiar bem.... axo que deve dar mais resultado comprar umas novas.... ignite a tua opinião é muito válida mas os rolamentos vão-se estragando, axo eu, não avariam de um dia para o outro ou numa prova, mas isto é a minha opinião posso tar enganado.

Desde já agradecido das vossas opiniões

Rui

rucaf3
20-12-2008, 15:16
Não sei como podem dizer que rolamentos cria mais atrito que esferas... Já tive rodas de esferas e só o trabalho de afinar eixo de modo a que não faça muito atrito dá para suar depois a borracha de protecção faz um atrito doido e após 2 ou 3ooo klm lá vai eixo gasto, troca eixo lubrifica ... UUUfffa !!! ... Agora tenho de rolamentos e acho que apesar de ser mais caro a troca de rolamentos tem muito mais benefícios que esferas ... Não deixa entrar sujidades rola muito mas muito melhor que esferas, se gripar (o que leva muito tempo) é só trocar e pronto...

Mas esta é a minha opinião !!! :wink:

fitty77
20-12-2008, 16:42
Não sei como podem dizer que rolamentos cria mais atrito que esferas... Já tive rodas de esferas e só o trabalho de afinar eixo de modo a que não faça muito atrito dá para suar depois a borracha de protecção faz um atrito doido e após 2 ou 3ooo klm lá vai eixo gasto, troca eixo lubrifica ... UUUfffa !!! ... Agora tenho de rolamentos e acho que apesar de ser mais caro a troca de rolamentos tem muito mais benefícios que esferas ... Não deixa entrar sujidades rola muito mas muito melhor que esferas, se gripar (o que leva muito tempo) é só trocar e pronto...

Mas esta é a minha opinião !!! :wink:

Um pouco para contradizer o que disseste, basta ver que grande parte das rodas de estrada são de esferas... O que dizes, depende muito de que rodas estás a falar. Pergunta a quem tem rodas Shimano (XT e XTR) o que acham das mesmas.... e se os cubos já deram problemas....

Acho que cada tipo tem as suas vantagens e desvantagens... como em quase tudo na vida.

GeoRCZ
20-12-2008, 23:09
Caros colegas,

Estive a ler os posts anteriores e todas as opiniões são válidas e pertinentes.

No entanto devo dizer aos "defensores" das esferas que as esferas já tiveram os seus 15 minutos de fama. :)

Tal como alguém já disse a maioria das rodas de estrada são de esferas, bem apenas quero acrescentar que não é bem assim, pois a maior fatia no mercado de rodas pertence à Mavic. E qual o modelo Mavic que usa esferas??

Mas vamos agora à componente mecanica do assunto. Antes de mais quero informar todos os proprietários de rodas Shimano, ou qualquer outra marca que use esferas, que caso um cubo se danifique bem que poderão pensar em comprar umas rodas novas. Digo isto porque já se passou comigo e da Sociedade Comercial do Vouga informaram-me que não tinham esse cubo em stock e que iam pedir à Shimano Japão blá blá blá... bem passo já ao resultado, depois de 8 meses á espera de um cubo resolvi comprar umas rodas novas, Mavic claro.

Nos cubos de esfera os agentes externos entram muito mais facilmente para o interior do cubo, pois os vedantes não são tão eficazes como nos rolamentos. Ao entrar agentes externos as esferas serão "feridas" levando ao consequente dano das pistas. Não olham para a competição como exemplo! É que na competição as marcas pagam às equipas para usar o seu material, enquanto nós (amadores de ciclistas de fim-de-semana) pagamos, e bem, para termos material. Verdade ou mentira? Resumindo, na competição não se preocupam com cubos danificados e leva logo novo.

Já alguém experimentou comprar um cone para um cubo Shimano? Se a resposta for sim é óbvio que pagaram um valor a rondar os 5€, isto é se conseguiram arranjar um cone avulso.

Bem, não vale a pena falar de algo que já está morto...

Quanto a rolamentos... bem há tanto e também tão pouco para dizer... :)

Para terminar apenas posso dizer que quando os cubos de esfera começam a dar sinal de problemas internos já o mal vai adiantado e só nos resta rezar e pedir a Deus que as caixas não estejam picadas, o que é raro não acontecer.

Quando um cubo de rolamentos dá sinais de rolamento gripado o problema ta resolvido por natureza e dizemos cá pra nós, "Bem amanha meto dois rolamentos e fica bom!" não nos preocupando sequer com algum problema com o cubo. Digam lá se não é verdade!

Acho que não é preciso dizer mais nada...

Fiquem bem e as esferas que entreguem a alma ao criador! :)

P.S.: A Shimano que não se actualize em termos de cubos que vai ver onde vai parar...

Paulo.Cabanas
20-12-2008, 23:28
Gostaria de saber onde estão os dados sobre a percentagem de rodas com cubos de esferas e de rolamentos a circular por ai...

Quando ficar provado que a mavic tem melhores cubos que a shimano, eu troco. Até lá meus ricos cubos xtr...

Isto para não falar das pobres Fulcrum que também são de rolamentos.

Mas, é apenas mais uma opinião como todas as outras.

Cumpts.

rom43
20-12-2008, 23:31
Caveira... isto porque é muito dificil escrever "ikillyou" (tou a brincar) estou de acordo ctg, so queria ter a opinião do ppl que tem rodas XT, XTR, se por acaso já avariaram, e se isso aconteceu o que fizeram com os cubos? ahhhhhhhhhhh já agora se estes cubos são mais duráveis que os de esferas?

Como sempre agradecendo as vossas opiniões

Rui

GeoRCZ
20-12-2008, 23:32
Gostaria de saber onde estão os dados sobre a percentagem de rodas com cubos de esferas e de rolamentos a circular por ai...

Boa noite amigo Paulo,

Basta contarmos as bikes que passam por nós e olhar pras rodas que elas trazem. Que mais dados são necessários?

A tendência Mavic é ainda mais evidente no BTT do que na estrada.

Abraço

rom43
20-12-2008, 23:35
Eh Lah o meu vizinho Paulo.Cabanas por aqui a dizer mal dos cubos campagnolo (Rodas Fulcrum) :D vizinho exlplica lá melhor isso aí a nozes, porque tens má opinião destes cubos?

Abraços

Rui

epic39
21-12-2008, 00:02
enquanto me lembrar do cubo shimano que a minha bike trazia na roda trás, pondem mos dar que dados já são caros.

Nozes
21-12-2008, 00:33
Ora deixem lá ver...No fim de quase 20 anos a rolar no mato,penso que posso dizer com certeza:
Esferas:Mais peso,mais atrito,mais manutenção,mais dificuldade em encontrar a afinação (aperto) ideal.
Rolamentos:Menos disso tudo!
Em todo caso,existem cubos com rolamentos de muito má qualidade,e outros com medidas difíceis...Um cubo DT de 20mm que tive precisou de rolamentos,foi difícil encontrá-los e custaram-me perto de 40€!
Por isso nem tudo são vantagens...

rom43
21-12-2008, 00:59
Já agora porque as rodas mais baratas são todas de esferas??? :D :D :D

Se houvesse rodas baratas de rolamentos (que não há) axo que as outras não se vendiam :wink:

Abraços

Rui

paulojorgevl
21-12-2008, 01:01
ja agora visto que toda a gente fala de esferas e rolamentos etc

será que alguem me sabe dizer como são feitas "material" as pistas pistas dos cubos de esferas?

GeoRCZ
21-12-2008, 01:19
As caixas, na sua grande maioria, são feitas em aço. Algumas levam um tratamento especifico anti-fricção (só nas rodas de gama alta).

Neste momento as rodas Campagnolo usam o sistema CULT (Ceramic Ultimate Level Technology), que não requer o uso de qualquer massa lubrificante.

http://www.campagnolo.com/images/tech/cult_03.png

"Today Campagnolo® is evolving the ceramic ball bearing concept using CULT™ (Ceramic Ultimate Level Technology). We have combined the best ceramic ball bearings on the market with a stainless chromium steel with exceptional hardness called Cronitect®. It's the result of the "Advanced by FAG" technology, Schaeffler Group, and it will be a Campagnolo exclusivity for the next 3 years (for the cycling field). The thermochemical treatment of the surface layer ensures resistance to corrosion and wear. It also improves smoothness and grease is no longer required."

http://www.campagnolo.com/images/tech/cult_02.png

Cronitect® has achieved exceptional results in the salt spray fog test, standing out decisively from the other stainless steels. CULT™ technology is destined only for the top products: Super Record™ cranksets and the highest range wheels.

http://www.campagnolo.com/images/tech/cult_01.png

Neste momento são as rodas de esferas que mais confiança me transmitem, mas atenção que estamos a falar de topos de gama. As rodas de gama mais baixa continuam a ser o que são todas as rodas de esferas.

A informação acima colocada pode ser consultada no seguinte URL:

http://www.campagnolo.com/jsp/en/tech/id_7.jsp

Burning Dogma
21-12-2008, 12:00
As rodas de gama baixa da Campagnolo até são de rolamentos.... Gama média e alta são de esferas. E lá por toda a gente comprar Mavic não quer dizer que uma roda de rolamentos seja melhor que uma de esferas. No geral, uma roda de rolamentos até será mais prática porque exige menos manutenção mas as esferas tem menos atrito (ainda que muitas vezes a diferença apenas seja perceptível em testes laboratoriais).

ignite
21-12-2008, 13:54
e as esferas mudam-se em qualquer oficina,
com os rolamentos apenas em lojas especializadas.

isto para quem pensa viajar ou fazer travessias em autonomia :P

silvioferraz
21-12-2008, 14:00
Já usei as duas situações. Conclusão... Nada como uns cubos de esferas XT. Duram que se fartam em quaisquer situações e quando vier a altura de mudar o cubo, mesmo assim fica mais barato que substituír os rolamentos da maior parte das rodas do mercado.

O pessoal da Shimano, sabe o que faz.

Abraço

GeoRCZ
21-12-2008, 14:54
Bem, está explicado o porquê de eu andar menos do que os meus colegas que têm rodas Shimano com cubos Deore, Alivio, XTR, XT e afins. É por causa do atrito dos rolamentos. :):):):)

O que interessa é que cada um esteja satisfeito com o material que tem. Se a convicção de que as esferas são melhores então que se use esferas.

No meu caso é só rolamentos SKF com massa de Lítio (no interior do rolamentos) especifica para rolamentos e muita massinha Motores Bike Grease 2000 por fora dos rolamentos para ajudar a repelir a água.

Festas Felizes

rucaf3
21-12-2008, 23:28
Esferas:Mais peso,mais atrito,mais manutenção,mais dificuldade em encontrar a afinação (aperto) ideal.
Rolamentos:Menos disso tudo!

Finalmente alguém me compreende...

Bem, está explicado o porquê de eu andar menos do que os meus colegas que têm rodas Shimano com cubos Deore, Alivio, XTR, XT e afins. É por causa do atrito dos rolamentos. :):):):)

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

André Agostinho
21-12-2008, 23:41

Cumpts.

boas paulo podia dizer quais sao os problemas das fulcrum, e que estou tentado a comprar umas porque sao muito fixes, e dizem bem dos rolamentos das mesmas

rom43
21-12-2008, 23:53

Cumpts.

boas paulo podia dizer quais sao os problemas das fulcrum, e que estou tentado a comprar umas porque sao muito fixes, e dizem bem dos rolamentos das mesmas

O meu vizinho Paulo é mesmo assim dificil de mudar de ideias :D :D

Agostinho eu não conheço a opinião a nivel geral destas rodas... posso falar por mim e pelos meus colegas do pedal que usam essas rodas aqui na zona de Palmela, só em Cabanas somos uns 10 já com rodas dessas.... destas todas (umas 20), até agora apareceu-me um colega a queixar-se de prisão e chiadela de uma roda e de facto tinha razão, retirei o rolamento, rodei-o mesmo á mão ficou sem prisão.... voltei a monta-lo e ficou a 100%, pelo contrario um colega meu de Setubal com umas rodas dessas caiu-lhe a bike de cima do carro , rebentou-lhe a câmara de ar com a queda e a roda nem sequer empenou um milimetro..... segundo a opinião dele aquilo resiste a tudo.... e ele é um gajo magrito de perto de 90KGs :D :D :D por isso custa-me um bocado ouvir dizer mal das Fulcrum... Paulão explica lá á gente essa tua opinião.

Abraços

Rui

André Agostinho
22-12-2008, 00:13
caro rom43 você e mecânico ?

rom43
22-12-2008, 00:36
Agostinho não sei se posso falar aqui que sou, porque ainda tenho muito que aprender ... mas dizem que sim...

Abraço

cmlapierre
22-12-2008, 13:36
Oi boas pessoal, tenho umas rodas shimano XT e sinceramente sempre tive mavic, há pouco tempo, quando troquei a bicicleta fiquei algo septico em relação as rodas shimano precisamente pelas esferas...mas o meu vendedor(até se riu de mim), garantiu-me que isso da diferença das esferas e dos rolamentos tinha pouca relevancia nas rodas... e até me deu o exemplo das equipas profissionais de ciclismo que preferem correr com rodas de esferas e neste campo mecanicos, tecnicos altamente especializados e ciclistas não brincam...ele até deu o exemplo real de alguns dos maiores ciclistas e das maiores equipas e que ele viveu de perto(as cabras por exemplo nos conta relogios em que é preciso ganhar segundos)...também me relembro que a shimano não é propriamente uma novata nestas coisas e não manda para o mercado produtos sem estarem devidamente testados, ainda para mais sendo umas rodas em há sempre a possibilidade de arranjar material de substituição em qualquer parte do mundo...e sabem que mais o homem tinha razão depois de ter experimentado as rodas(a serio), fiquei com outra visão da coisa e eu que até tinha olhado para elas e as achava tão fraquinhas...
Atenciosamente
cm
Feliz Natal e boas Entradas para todos

100do
22-12-2008, 14:57
Em relação a este assunto, de quantos em quantos km se deve fazer a manutenção de uns cubos Deore, por exemplo?

Na manutenção, se tudo estiver em condições, basta limpar as pistas e as esferas e lubrificar?

rucaf3
22-12-2008, 15:10
Pelo que tenho lido neste tópico, cheguei à conclusão de que rodas de esferas ... Só se fora de gama alta (como alguém aqui o disse) por que de gama média, baixa não me convencem, até por que as rodas de esferas que eu tinha nem essas pistas para as esferas tinha, eram postas directamente no cubo e quando se encostava os cones para segurar as esferas até afinar no ponto entre rolar bem e não ter folga, fazia um atrito dos diabos, agora se as de gama alta com essas pista não fizerem atrito e forem mais fáceis de afinar então aí a escolha já se diverge quando falamos se calhar no peso.
Mas por enquanto venham de rolamentos... :mrgreen:

100do
22-12-2008, 15:15
Bem, depois de pesquisar um pouco, fiquei com a sensação que nos cubos shimano há pouco ou nada a fazer :s

Eu percebi bem? Não há nenhuma manutenção que se possa fazer?

À uns dias desmontei a roda de trás e lembrei-me de tirar o aperto rápido. Teve que ser com ajuda do martelo :shock:
Apanhou ferrugem (o aperto rápido) e não o consegui tirar enquanto não usei o martelo. Então lembrei-me do cubo, será que lhe posso fazer alguma coisa?

rom43
22-12-2008, 15:22
Oi boas pessoal, tenho umas rodas shimano XT e sinceramente sempre tive mavic, há pouco tempo, quando troquei a bicicleta fiquei algo septico em relação as rodas shimano precisamente pelas esferas...mas o meu vendedor(até se riu de mim), garantiu-me que isso da diferença das esferas e dos rolamentos tinha pouca relevancia nas rodas... e até me deu o exemplo das equipas profissionais de ciclismo que preferem correr com rodas de esferas e neste campo mecanicos, tecnicos altamente especializados e ciclistas não brincam...ele até deu o exemplo real de alguns dos maiores ciclistas e das maiores equipas e que ele viveu de perto(as cabras por exemplo nos conta relogios em que é preciso ganhar segundos)...também me relembro que a shimano não é propriamente uma novata nestas coisas e não manda para o mercado produtos sem estarem devidamente testados, ainda para mais sendo umas rodas em há sempre a possibilidade de arranjar material de substituição em qualquer parte do mundo...e sabem que mais o homem tinha razão depois de ter experimentado as rodas(a serio), fiquei com outra visão da coisa e eu que até tinha olhado para elas e as achava tão fraquinhas...
Atenciosamente
cm
Feliz Natal e boas Entradas para todos

Uma grande verdade... mas porque razão as rodas de estrada são de esferas?.... não será porque é muito dificil misturar água com areia que é o que provoca estragos nos cubos.... se formos bem a ver raramente se apanha chuva em ciclismo e mesmo que se apanhe não há o problema de se misturar a agua da chuva com pó ou areias finas.... agora falando de rodas de BTT, de Verão é o pó, de Inverno é a chuva e a lama.... e só quem não anda nesta altura do ano não está sujeito a isso...

Por isso meus amigos.... continua o dilema.... :D

Abraços

Rui

rucaf3
22-12-2008, 15:25
Bem, depois de pesquisar um pouco, fiquei com a sensação que nos cubos shimano há pouco ou nada a fazer :s

À uns dias desmontei a roda de trás e lembrei-me de tirar o aperto rápido. Teve que ser com ajuda do martelo :shock:
Apanhou ferrugem (o aperto rápido) e não o consegui tirar enquanto não usei o martelo. Então lembrei-me do cubo, será que lhe posso fazer alguma coisa?

Deixa-me te dar um concelho... Se forem de esferas e não tiveres experiência... Não mexas, vai á loja... Por que depois vês-te grego para afinares . :wink:

100do
22-12-2008, 15:49

Deixa-me te dar um concelho... Se forem de esferas e não tiveres experiência... Não mexas, vai á loja... Por que depois vês-te grego para afinares . :wink:

Sim, não tenho intenção de ser eu a mexer. Mas quando é que se devem levar à loja? Só quando tiverem problemas ou adianta ir lá antes dos problemas?

rom43
22-12-2008, 16:05
100do, boas

O cubo da roda de trás da minha FSR (um Shimano FHM-475) foi há vida com 2000 km quando eu o abri pela primeira vez tinha as esferas todas picadas de ferrugem e as pistas tb, o conselho que eu te dou é por exemplo de 1000 em 1000 Km dares uma olhadela ou se andares muito na lama talvez com menos km ainda....

A solução/manutenção que da uma trabalheira daquelas :D é limpar as esferas e pistas e colocar massa nova lubrificante o que muita gente faz para poupar trabalho é lubrificar apenas mas convém retirar a massa velha....

PS: Com isto não quero dizer que todos os cubos shimano durem tão pouco estou a falar deste em si.

Abraço

Rui

100do
22-12-2008, 16:09
Os meus têm cerca de 2000 km. Nunca tiveram problemas, mas tendo em conta que o aperto rápido enferrujou...
Pesquisei aqui no fórum mas não encontrei nenhum tutorial. Há algum? Tenho umas rodas velhas que são boas para praticar. Com ou sem tutorial, quando terminar o trabalho que ando a fazer de carpintaria, vou pegar naqueles cubos :)

Paulo.Cabanas
22-12-2008, 23:16
Boas,
realmente tópico complicado. Grande Rui, desculpa só agora responder mas anda uma virose aqui no bicho e tenho estado inativo.

Eu não digo mal das Fulcrum. Só as acho mais pobres que as outras. Por exemplo no cubo de trás, os linguetes estão no cepo e é o cubo que tem o recorte para os linguetes. Ao fim de algum tempo vai acontecer o mesmo que acontecia nos carretos simples. os linguetes novos já não casam bem com o recorte e depois tem que se mudar o cubo. Não mudei nem um nem 2 carretos e sabes do que falo.

Ikillyou,
para mim ver o que passa perto da minha vista não é padrão nacional ou europeu. Como o amigo Rom falou aqui na terra alguns 10 usam Fulcrum e penso que 1 ou 2 usa roda completa xt. Um exemplo a minha filha. Logo posso dizer que a fulcrum é a mais usada a nivel nacional? Penso que não.

as rodas xt cá de casa têm perto de 8 mil km andados. perto de 15 provas e passeios e muitos treinos inclúsivé na Arrábida onde o barro é vermelho (parece lixa) e quando foram abertas para manutenção da próxima época estavam impecaveis.

Gostaria de vos dizer que não defendo nenhuma parte sobre a outra. É meramente questão de gosto. Mas eu gosto mais das esferas soltas que até dá para jogar ao berlinde.

Mas eu penso assim:
Esferas,
são baratas, manutenção rápida. o cubo recebe água de um lado sai pelo outro até ajuda a lavar. LoL
Rolamentos,
são mais caros, a manutenção é rápida mas a água é mais dificil entrar no rolamento mas quando lá chega, já de lá não sai. e depois?

Fiquem bem.

silvioferraz
23-12-2008, 23:06
Ora aí está alguém, com o qual eu concordo a 110%.

Bem dito.

Abraço

GeoRCZ
24-12-2008, 00:14
Boa noite,

Após algum tempo de análise do conceito de rolamento penso ter encontrado a forma mais sensata de explicar o que penso.

Ora bem, os rolamentos são compostos por esferas (cones, agulhas ou cilindros) e por duas pistas da rodagem (interna e externa) onde essas mesmas esferas transitam. Logo também podemos considerar rolamento o conjunto de componentes mecânicos (cone, esfera e caixa) de uma roda de esferas. Sendo assim, penso estar aceite a teoria de que ambos os sistemas são rolamentos. Certo?

Sigamos agora na direcção prática de cada um dos sistemas mecânicos.

O rolamento é uma peça única, constituída por 4 elementos indissociáveis (pista exterior, esfera, aranha e pista interior). Sendo assim aquando da "falência" de um destes 4 elementos o rolamento considera-se danificado, ou seja, gripado. Estando o rolamento gripado apenas se requer a sua substituição, não sendo nunca colocada em questão a integridade física do equipamento onde o rolamento estava inserido (desde que seja trocado logo que seja detectado o seu dano).

Efectuada a substituição por um novo rolamento o equipamento onde o rolamento é necessário poderá continuar a exercer a sua função, excluindo qualquer tipo de afinação, sendo apenas necessário dar o correcto torque para que o rolamento fique a trabalhar justo mas sem folgas.

O facto de os elementos responsáveis pela rotação (esferas) não estarem em contacto com o equipamento que delas necessita para funcionar evita o dano nesse mesmo equipamento em caso de falha no sistema mecânico de rotação (esfera, cilindro, agulha ou cone), evitando assim a troca do equipamento completo, que neste caso completo se trata da roda.

No caso dos sistemas de esferas, cones e caixas o equipamento (roda) é parte integrante do mecanismo de rotação, fornecendo o cubo a pista externa onde as esferas irão rolar, sendo o cone a pista interna.

Quando neste sistema o elemento responsável pela rotação (esfera) se danifica (gripa) transmite à caixa do cubo e ao cone esse mesmo dano na sua superfície. Importa frisar que em qualquer dos sistemas mecânicos (rolamento ou esfera) existem pontos de encontro fixos entre a superfície do elemento rotacional (esfera, cilindro, agulha ou cone) e as pistas (interna e externa). Pelo facto de existirem estes mesmos pontos de encontro durante o ciclo de rotação (imagem abaixo) o dano da esfera será transmitido inúmeras vezes às pistas, levando assim à sua destruição a curto prazo.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/30/BallBearing.gif

Tendo a caixa do cubo e o cone ficado "picados" devido ao dano existente na superfície da esfera torna-se necessário a sua substituição para que o movimento mecânico de rotação se possa voltar a efectuar de forma suave.

Sendo imperativa a substituição da pista externa (neste caso a caixa do cubo) verifica-se a necessidade de efectuar a sua substituição. Visto que já há muitos anos deixou de ser possível efectuar apenas a troca das caixas do cubo é necessário efectuar a troca do cubo, isto é, se a marca das rodas fornecer em separado o cubo. Em alguns casos chega-se a ter de trocar a roda no seu todo.

O custo da susbtituição da roda no seu todo é por vezes extremamente elevado.

Resumindo:

:arrow: Os dois sistemas baseiam-se no mesmo principio mecânico, sendo diferenciados apenas pelo facto de, no caso rolamento as pistas e as esferas pertencerem ao mesmo elemento(rolamento), enquanto que nas rodas de esferas isso não se verifica

:arrow: O rolamento protege na integra o corpo físico onde é inserido (roda) não danificando a roda em caso de falência do principal constituinte do rolamento (esfera, cilindro, cone ou agulha), eliminando quase por completo a possibilidade de a roda sera dada como inutilizável por falencia do mecanismo responsável pela rotação da mesma

Espero que a linguagem utilizada seja de fácil compreensão para todos.

Boa noite

jol8485
24-12-2008, 10:40
:bompost:

silvioferraz
24-12-2008, 13:25
Teoricamente isso é verdade. Na prática, cada roda de rolamentos selados, leva em média 2 a 3 rolamentos, cujo valor individual, anda na média dos 15 euros. Ora um cubo de esferas com boa qualidade, pode custar entre 20 a 30 euros e pela minha experiência (cubo XT), com muito mais longevidade que os cubos de rolamentos selados.

Tenho por exemplo, umas Mavic Crossride (rolamentos selados) , que num ano ganharam folgas à frente e atrás nos rolamentos, levam 2 rolamentos cada roda, é só fazêr as contas.

Tenho outras rodas com cubos Xt, que abri uma vez, para limpar e que já levam 3 anos e mais de 5000 Km a rolar em lama e pó e continuam novos.

Daí eu afirmar que nada, como um bom cubo de esferas.

Abraço

tkul
24-12-2008, 16:09
Pensemos antes desta forma:

O cubo: parte exterior ao qual lhe chamo corpo do cubo e o veio tem de ter dimensões contidas para termos o peso OK! (o veio é quase standard em termos de diametro).

Ora se tivermos isto em conta, podemos verificar que o uso de rolamentos, fará com que as esferas usadas sejam mais pequenas (por estarem contidas nas pistas), o oposto se passa nos "cubos de rolamentos".

Ora, se pensarmos na pressão que provocamos e que o material se deforma independentemente da sua rigidez ou neste caso dureza, penso que podemos concluir que...mas o melhor é experimentem levar uma pisadela de alguém com saltos altos...

Poderão sempre referir que não é isso que sentem ao colocar a rolar uma roda...mas uma coisa é rodar sem peso... e outra rodar com peso aplicado.

Entre ambos escolho sempre aqueles que me ofecerem uma boa relação pós-venda. No meu caso - HOPE que por acaso é rolamentos!

Paulo.Cabanas
24-12-2008, 19:25
ikillyou , bela explicação e concordo a 90% com ela excepto no seguinte:

"Quando neste sistema o elemento responsável pela rotação (esfera) se danifica (gripa) transmite à caixa do cubo e ao cone esse mesmo dano na sua superfície. Importa frisar que em qualquer dos sistemas mecânicos (rolamento ou esfera) existem pontos de encontro fixos entre a superfície do elemento rotacional (esfera, cilindro, agulha ou cone) e as pistas (interna e externa). Pelo facto de existirem estes mesmos pontos de encontro durante o ciclo de rotação (imagem abaixo) o dano da esfera será transmitido inúmeras vezes às pistas, levando assim à sua destruição a curto prazo."

Não sabes o quão curto será a sua destruição. Para além disso, e no caso de as esferas criarem uma pista por desgaste da caixa, ao apertar(tirar a folga) na manutenção das mesmas, o problema desaparece. No rolamento não consegues isso pois a porca que tira a folga assenta na caixa exterior do rolamento.

Quanto custam as esferas? Se as mudares anualmente, acredita que não criam pistas nas caixas em utilização normal.

Claro que é preciso ter um pouco mais de trabalho na limpeza durante a manutenção.

Já agora quanto custam os rolamentos?

Para além disso, as esferas nos rolamentos têm uma superficie de contacto menor que as outras. Com o peso exercido sobre o mesmo qual vai desgastar mais, as esferas nos rolamentos os as esferas nas caixas? Aspecto frisado também pelo "tkul".

Agora se me falarem que as mavic são muito mais bonitas que as xt, eu concordo e aqui, é questão de gosto pessoal.

Até os famosos Americam Classic que vêm com as rodas ZTR já se encontra pessoal a dizer que o rolamento ao gripar colou e a pista exterior rodou dentro do cubo. E Depois, o que acontece ao cubo?

Claro que cada um de nós tem preferências diferentes e ainda bem.

Como alguém dizia sobre outro produto aqui no forum, se mas derem eu digo que são as melhores do mundo. Caso contrário, e como sou eu a pagar compro o que acho melhor na minha opinião. :mrgreen:

Feliz natal a todos com Shimano ou Mavic mas, com muita diversão.

Cumpts

GeoRCZ
24-12-2008, 23:32
Boa noite,

Até os famosos Americam Classic que vêm com as rodas ZTR já se encontra pessoal a dizer que o rolamento ao gripar colou e a pista exterior rodou dentro do cubo. E Depois, o que acontece ao cubo?

Nunca tal tinha ouvido dizer. No entanto mecanicamente isso ate é possível acontecer, sendo para isso necessário que se continue a usar o rolamento gripado durante um longo período após ter dado sinais de falência mecânica.

Já agora quanto custam os rolamentos?

No meu caso compro 3 rolamentos SKF para as Mavic Crossride e a conta final é de 15€, ou seja, 5€ cada um. Nunca comprem rolamentos em lojas de bicicletas! Pois esses rolamentos são SKF (no caso da Mavic) e pagam o saquinho de plástico onde vêm os rolamentos a peso de ouro só por trazer o autocolante Mavic. :) Procurem uma casa especializada em rolamentos na vossa zona! Decerto que pouparão uns trocos.

Relembro que já dei 6€ por um cone para um cubo Deore. O que ficará mais barato se tivermos em conta o valor da mão-de-obra??

Eu não quero rodas de esferas nem dadas! :) E se mas derem vendo-as logo. :)

Feliz Natal a todos

silvioferraz
25-12-2008, 00:54
Engraçado...presumo que também tenhas a ferramenta e o know how necessário para substituir esses rolamentos sem danificar a roda... e se não tiveres?
Vais comprar os rolamentos a esse preço e depois que fazes?

E mais a mais, os rolamentos não são a esse preço. Há bem pouco tempo comprei rolamentos na fábrica da SKF (moro perto), com 50% desconto e nem de longe nem de perto saíram a esse preço. Por 10 rolamentos que adquiri paguei mais de 200 euros, que com os 50% desconto ficou por 106 euros finais (tenho factura).

Se quiseres as minhas Mavic Crossride (estão encostadas), não tas dou, mas faço-te um bom preço :wink:.

Abraço

tkul
25-12-2008, 14:53
Mas é preciso ter ser cientista de foguetões para mudar um rolamento? :mrgreen:
E que ferramentas especiais pensas ser necessário? Aconselho veres o site da HOPE e como desmontam os cubos :ideia:

A Shimano, irá usar rolamentos por lhes sair mais barato! Eles já fazem os cubos com rolamentos, e como tal possuem toda a maquinaria --> principalmente o polimento das pistas no cubo.
Cubos Shimano são na minha opinião das coisas mais fiáveis que já alguma vez tive! Duram... e duram... e duram! Mesmo com as pistas danificadas, rolam, e se não formos picuinhas, continuam a rolar não ganhando folgas.
O problema são mesmo os cepos, coisa que no meu caso explodem, pura e simplesmente deixam de prender, e os cepos são caros... quando os há!
Porque é que a Shimano iria introduzir rolamentos, quando tem tudo "in-house"? Não teria qualquer sentido!
Como tal, especializaram-se... e tornaram-se bons naquilo que fazem --> Rodas com Rolamentos!

Para maior parte dos fabricantes fica-lhes mais em conta usar rolamentos --> perdendo um pouco na margem final.

Sem entrar num este é melhor, este é pior, nada como elaborarem uma lista de pontos positivos / negativos

esferas:
+
Possível atrito mais reduzido devido ao diâmetro
Diametro contido, mesmo tendo uma boa dimensão dos rolamentos (peso)
Facilidade de manutenção e afinação
Facilidade (financeira) em transformar para rolamentos cerâmicos

Rolamentos
+
Facilidade em obter substituição, no meio destas todas:

Aetna Bearings
Barden Bearings
Bower bearings
Fag bearings
Fafnir bearings
Kaydon bearings
Koyo bearings
MCGill Bearings
MRC bearings
Nachi bearings
Nice bearings
NTN bearings
Rollway bearings
Sealmaster bearings
SKF bearings
Timken bearings
Thomson bearings
Torrington bearings

Negativo:

Esferas:
Manutenção --> uso de massa específica, achar rolamentos com a mesma especificação, etc!

epá, se quiserem depois continuem... e vejam.

GeoRCZ
26-12-2008, 11:47
Engraçado...presumo que também tenhas a ferramenta e o know how necessário para substituir esses rolamentos sem danificar a roda... e se não tiveres?

Mudar rolamentos não é uma ciência. :) Aliás é bem mais fácil trocar os rolamentos a uma roda do que encontrar a afinação ideal numa de esferas. :)

rom43
26-12-2008, 12:19
Meus amigos tem-se dito aqui muitas verdades.... só não concordo com algumas.... falou-se aqui que trocar um cubo shimano custa 30€ .... agora faço uma pergunta? em percentagem, quantos de nós sabemos trocar um cubo? e quantos de nós sabe raiar uma roda? e quanto custa para quem não sabe(devemos ser muitos)... mandar um mecânico raiar e desraiar uma roda para substituir o cubo..... agora somem o preço dessa mão de obra mais o preço do cubo e muitas das vezes tem que levar alguns raios..... e digam-me se custa mais barato trocar de cubo ou substituir dois rolamentos :lol: :lol: :lol: :lol:

Ahhhhhhhhhh, já agora quanto tempo demora a trocar dois rolamentos e quanto tempo demora a trocar um cubo? :roll:

PS Como comparação poderemos falar numas rodas XT e numas Mavic CrossRide.....

Abraços

Rui

GeoRCZ
26-12-2008, 12:32
Ahhhhhhhhhh, já agora quanto tempo demora a trocar dois rolamentos e quanto tempo demora a trocar um cubo? :roll:

No meu caso demoro cerca de 45 minutos a trocar/lubrificar os 5 rolamentos das minhas CrossRide.

Digamos que se o cubo de uma roda de esferas se danificar podemos contar com umas 2h de trabalho no mínimo. Isto é, se conseguirmos arranjar um cubo de substituição... que na da Shimano é quase impossível no caso de rodas já montadas, ou seja, rodas tipo XT ou XTR. Nos grupos onde o cubo é vendido em separada é provável que se consiga arranjar, mas nas outras... nem me quero lembrar do que passei! :mrsock: Acabei por comprar umas Mavic CrossRide... :)

silvioferraz
26-12-2008, 13:39
Ok essa comparação serve-me.

Rodas com cubo XT: 5000 Km (3 anos) - Zero problemas, e a contar.

Mavic Crossride : 2000 Km (1 ano) - Folga em ambas as rodas. Substituição de rolamentos impõe-se!

Acho que para comparação basta.

Abraço

rucaf3
26-12-2008, 14:00
Se calhar tiveste azar...

Mavic Crossride 6 meses 4000 klm. 0 problemas, rodas Specialized cubo specialized de esferas 5 meses troca de eixo (empenado) mais esferas com 1500 klm

Acho que também é uma questão de sorte... É como os carros !!! :wink:

silvioferraz
26-12-2008, 14:10
Talvez tenhas razão. Só que antes das Crossride, tive umas Crossland e foi a mesma coisa.

Abraço

GeoRCZ
26-12-2008, 14:14
Ok essa comparação serve-me.

Rodas com cubo XT: 5000 Km (3 anos) - Zero problemas, e a contar.

Mavic Crossride : 2000 Km (1 ano) - Folga em ambas as rodas. Substituição de rolamentos impõe-se!

Acho que para comparação basta.

Abraço

Concordo plenamente com a seguinte frase: "Folga em ambas as rodas. Substituição de rolamentos impõe-se!". Esta frase vai precisamente ao encontro daquilo que penso.

Custo da substituição dos rolamentos numa Mavic CrossRide: 20€ (na hipótese mais cara)

E agora coloco a questão. E se fosse o cubo XT a dar barraca? Será que se conseguia arranjar um cubo igual de substituição? Quanto tempo demoraria a Shimano a entregar-to? E quanto custaria o cubo XT? E quanto pagarias pelo desenraiamento e enraiamento da roda XT?

Dá-me lá um valor total para uma reparação de uma roda XT quando um cubo da barraca! Só espero que não me venham com a conversa do costume que é: "Ah e tal! Os cubos Shimano não dão problemas!" Pura treta! Comprei umas rodas de estrada Shimano 105 (estrada) e ao fim de 6 meses estavam com os rolamentos todos fod... De não esquecer que dou o mesmo tratamento às Mavic que dava às Shimano. E não me esqueço que andei largos meses enganado pela Shimano, que fazia promessas consecutivas que o cubo chegava no próximo contentor. Treta, treta, treta...

Caro Silvio já deu para perceber que é adepto ferrenho de rodas de esferas. :) Nem todos somos iguais...

Para terminar coloco algumas questões.

:arrow: Quantas vezes lava a bicicleta? E como lava?

:arrow: Quantas vezes abre os cubos XT para fazer manutenção?

Festas felizes

tkul
26-12-2008, 15:08
Aqui entram novamente em casos específicos... e não se chega a conclusão nenhuma.
Não gosto de rodas montadas! Podem aparentar ser baratas, mas quando dão raia é uma cena... vai lá vai!!!!!
Pensava que estavamos a falar de rodas (Cubos) de rolamentos e esferas.

:offtopic:
Se falarmos em rodas, nada bate uma roda feita à mão... com cubos Shimano de 32 furos! E coisas STANDARD!!!

Cubo Deore F --> 11€
Cubo Deore T --> 15€

Cubo XT F --> 16€
Cubo XT T --> 30€

Cubo XTR F --> 60€
Cubo XTR T --> 105€

Set de 36 raios espessura simples (DT champion) e cabeças de raio (nipples)--> 11€
Set de 36 raios de dupla espessura (DT Competition) e cabeças de raio (nipples)--> 17€
Set de 36 raios de dupla espessura (DT Revolution) e cabeças de raio (nipples)--> 22€

Jantes: baratuxas SUN CR18 (14€)/XM317 (21€)isto para XC. Mammoth (20€)e EX325(23€). Depois tem DT X430/X450 e Mavic 717... e coisas dessas.

Ora caso queiramos uma boa roda:

Cubos XT = 46€
Raios Competition = 34€
Rodas SUN CR18 = 28€ (não deixem o preço ditar a qualidade!)

Temos umas rodas brutais com um peso na casa dos 1,8 kg e com um custo de 108€........ mesmo que mandem raiar deverá ficar tudo por 35€! Ou seja... e arredondando tudo, teriamos por 150€ umas rodas muito à maneira com um peso que eu julgo ser bom para o preço! Zero para os que saibam raiar... 110€ fica uma roda up... up!

andrextr
26-12-2008, 15:35
Boas.

Ao fim de 3.500 km o meu cubo de trás Shimano LX despediu-se da família. Provavelmente entrou porcaria lá para dentro que danificou as esferas e consequentemente picou um pouco os carris do cubo, e os cones também não ficaram famosos. O cepo também não ficou famoso.

Uma vez que não sei enraiar rodas, acabei por comprar um cubo novo e troquei-lhe os interiores do novo para o velho. Saia mais barato que comprar só um cepo novo de substituição.... O eixo ficou a rodar muito mais livremente, mas como os carris tão um pouco picados, parece que "tem areia la dentro" quando se roda. Mas é uma coisa mínima. Depois disso já aguentaram quase mais 1000 km e têm aspecto de aguentarem mais outros 1.000... Mas é um grande 31 estar a mudar esferas, comprar massa de rolamentos e bla bla bla... não é um sistema muito prático e fiável na minha opinião...

Em contrapartida um colega meu tem umas mavic crosstrail ja com 10.000 Km e zero de manutenção....

Na minha opinião as rodas de rolamentos selados são superiores.... Tenho umas rodas de estrada mavic ksyrium SL e aquilo não roda, desliza...

silvioferraz
26-12-2008, 17:03
No Inverno, lavo a bicicleta depois de cada saída. No Verão, só a lavo quando está (mesmo) suja. Em ambos os casos, nunca uso mangueira de pressão.
Em relação à segunda pergunta. Abri os Cubos XT uma vez para lubrificar, por curiosidade, porque não apresentavam barulhos nem prisões de movimento. Simplesmente achei que o deveria fazer, assim como faço com outros componentes. Antes de avariarem, dou-lhes manutenção.

No caso dos rolamentos selados, realmente não há manutenção a fazer (são selados), quando forem à vida é só substituí-los... e não, não custam 5 euros cada um como afirmou anteriormente, nem na hipótese mais barata.

Abraço

GeoRCZ
26-12-2008, 17:09
Aqui entram novamente em casos específicos... e não se chega a conclusão nenhuma.
Não gosto de rodas montadas! Podem aparentar ser baratas, mas quando dão raia é uma cena... vai lá vai!!!!!
Pensava que estavamos a falar de rodas (Cubos) de rolamentos e esferas.

Boa tarde tkull,

Para se falar em cubos Mavic tem de se falar em rodas completas Mavic. Certo?

E não te podes esquecer que uma roda sem cubo não é roda mas sim e apenas um aro. Logo está-se a falar de rodas. As Mavic de rolamentos selados e os XT de esferas.

Caros colegas os rolamentos selados são a evolução dos tradicionais conjuntos de esferas, cones e pista do cubo.

Mas se as esferas são assim tão boas porque é que os carros já deixaram de as usar? E as máquinas de precisão porque usarão rolamentos?

As perguntas acima são demasiado esclarecedoras para se perceber o que hoje em dia é mais fiável e barato.

A shimano parou no tempo em termos de cubos... quanto ao restante material é para mim a minha marca de eleição.

No caso dos rolamentos selados, realmente não há manutenção a fazer (são selados), quando forem à vida é só substituí-los...

Afirmação completamente errada. A grande maioria dos rolamentos abre-se, lava-se com gasolina (ou outro produto com as mesmas caracteristicas) e mete-se massa la para dentro.

Um rolamento abre-se retirando apenas a blindagem amarela. No caso do da esquerda é mais complicado e menos aconselhável tentar.

http://www.modelvis.net/catalog/images/rolamento.bmp

... e não, não custam 5 euros cada um como afirmou anteriormente, nem na hipótese mais barata.

Fui eu que os fui pagar, mas se o colega diz que não é porque não. :) Não vou teimar consigo.

Boas festas

sabino
26-12-2008, 19:31
Ora boas,

na minha opinião, nada como um bom cubo de esferas, visto deslizar bem mais que os outros, entenda-se XT e de preferencia XTR. Precisa de mais manutençao sim mas como ja foi dito nao gripa em 1000 nem 2000kms. Tive um simples Deore que com 4000kms e as devidas manutenções continuava a andar, apesar de mais gasto. De notar que a qualidade, quer das esferas quer do proprio cubo nada tem a ver com xt ou xtr. Continuando com factos, pois estes ja aconteceram e para mim ditam mais que as teorias, quantos cubos XT ou XTR ja viram estragados? Eu sinceramente nao me lembro de ter visto nenhum gripado! E os poucos que devem gripar certamente que deve ser por falta da dita manutenção neste tipo de material (abrir, limpar e colocar massa, uau!). Ja em rodas de rolamentos, as minhas Mavic Crossride sairam uma bela m***a, e como foram enraiadas recentemente não é a minha prioridade troca-las, mas quando puder vão de patins e que venham os shimano novamente, desta vez provavelmente XTR.

cumps
boas festas

rom43
26-12-2008, 21:20
Mais uns dados para comparação:

Fiz 13.000 km de bike num ano, 8000 dos quais numa FSR XC, os cubos Deore que vinham de origem nesta bike fizeram 2000 km quando os abri esferas e pistas picadas, montei depois umas BlackJack de cubos rolamentos selados Formula, fizeram 6000 km nessa bike, troquei unicamente o cepo, depois fizeram mais 3000 km numa rigida e vendi-as agora sem nunca ter mudado um rolamento.... resultado rolamentos selados com 9000 km sem darem problemas.... será que é mau :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraços

Rui

GeoRCZ
26-12-2008, 21:21
Bem, vou terminar a minha participação neste tópico.

Após esta participação no tópico em causa verifiquei que o uso de esferas ou rolamentos é uma questão de gosto pessoal.

Pela minha parte não quero esferas nem dadas. :)

Tenho dois pares de rodas de esferas paradas (umas de monte e umas de estrada). Em relação às de monte cansei-me de meter cubos SHIMANO novos todos os anos.

Festas Felizes para todos

paulosilveiro
26-12-2008, 21:59
Eu não entendo muito disso, mas estive há 2 dias atrás mesmo para comprar as XTR contudo só as não comprei devido a não existir para discos de 6 furos... e assim ia aumentar o peso das rodas...

De referir que as comprava por 439 euros na Fizzbikes...

rucaf3
27-12-2008, 01:30
Para os que tiverem interessados...

http://www.youtube.com/watch?v=7PMSFX6l0QI&feature=related

Depois é só lubrificar (no meu caso com uma graxa com teflon) e pronto...

Agora ponham a minha roda a rolar ao lado de uma de esferas e quero ver qual para primeiro :twisted:
Também para quem tem as carteiras gordas existe os de cerâmica que devem ser um luxo... :mrgreen:

http://teamspeedwork.blogspot.com/2008/06/rolamentos-de-ceramica.html

Abraço..

silvioferraz
27-12-2008, 10:16
Eu só me pergunto...quem já efectuou essa operação?

É que os rolamentos selados, só dão sinal de desgaste quando já estão...gripados!

Nessa altura não há massa de Teflon que salve o rolamento.

Quanto a rolar, hehe? Faz a experiência. Põe umas Mavic Crossmax ao lado dumas XTR a rolar... Acho que vais ficar surpreendido!

Abraço

GeoRCZ
27-12-2008, 10:19
Bom dia colegas,

Tinha dito antes que a minha participação neste tópico havia terminado. No entanto acho que deveria este vídeo, porque se bem me lembro alguém disse que não era possível fazer manutenção a rolamentos selados. :)

http://www.youtube.com/watch_video?v=7PMSFX6l0QI

Faz a experiência. Põe umas Mavic Crossmax ao lado dumas XTR... Acho que vais ficar surpreendido!

Ora cá vai... :)

E ainda se diz que os rolamentos selados têm mais atrito que as rodas de esferas! :):):):) Ora vejamos esta roda Mavic a rolar.

http://www.youtube.com/watch_video?v=WlNp_NNVFvE

silvioferraz
27-12-2008, 10:35
Esse vídeo não mostra absolutamente nada. Põe umas rodas Xt a rolar e fazem exactamente o mesmo, aliás eu procurei mas não encontrei. Isso é que era serviço.

Eu só estou a defender os cubos de esferas, apenas por experiência própria e não por teorias.
Já levo alguns anos a fazer btt, já gastei muito, mas mesmo muito material de rodas, tanto de esferas como de rolamentos selados. Nas duas bikes de montanha que tenho, ambos os aros são Mavic. Sou fã da marca! Uma bike tem até cubos Mavic (rolamentos selados).
Mas se o desafio é entre rolamentos selados vs. esferas, pela minha experiência (não por teoria, repito), então para mim, as esferas são melhores em tudo, exceptuando na facilidade de manutenção. Em tudo batem as rodas de rolamentos selados aos pontos.

E agora sou eu quem dá por terminada a minha participação neste tópico. E não volto atrás!

Abraço e o que interessa é pedalar com ou sem rolamentos

cmlapierre
27-12-2008, 11:13
Oi boas pessoal realmente acho que ambos os sistemas têm as suas vantagens e desvantagens eu já tive ambos e sinceramente o sistema de esferas para rolar é melhor...quanto a lavagem das rodas e mais importante das nossas bicicletas é que nunca deve ser feita com mangueira de pressão ou quando o fizerem tentar evitar não lavar a bicicleta de lado mas de frente ou traseira...Há já agora as rodas de ciclismo são as rodas que mais sofrem ao nivel de agua e pó fino, basta olharmos para as bordas das nossas estradas, a unica coisa diferente que podem ter em relação as de btt é não apanhar lama.Outra curiosidade no ciclismo este tipo de rodas são levadas aos seus limites(tanto em numero de klms como em forças exercidas)e relembro mais uma vez que a maioria das equipas utiliza rodas de esferas, sendo que nos conta-relogios então nem se fala...aquilo ali é a serio e esta provado...em contrapartida estas rodas têm mais manutenção mas para isso eles têm lá os mecanicos...
Bom Ano para todos...
Atenciosamente
cm
ps:Por outro lado não me parece justo andar a comparar cubos e rodas de niveis diferentes...os sistemas são diferentes e ambos têm as suas vantagens e desvantagens...

tkul
27-12-2008, 12:52
...Há já agora as rodas de ciclismo são as rodas que mais sofrem ao nivel de agua e pó fino, basta olharmos para as bordas das nossas estradas, a unica coisa diferente que podem ter em relação as de btt é não apanhar lama.Outra curiosidade no ciclismo este tipo de rodas são levadas aos seus limites(tanto em numero de klms como em forças exercidas) e relembro mais uma vez que a maioria das equipas utiliza rodas de esferas, sendo que nos conta-relogios então nem se fala...aquilo ali é a serio e esta provado...em contrapartida estas rodas têm mais manutenção mas para isso eles têm lá os mecanicos...

Caro cmlapierre

Desconheço que tipo de BTT faça, ou por onde normalmente anda, mas as afirmações por mim sublinhadas, deu-me uma vontade de rir, que nem o CQC ainda me consegui fazer!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

A outra sua afirmação, não poderia estar mais de acordo! Aliás, se formos pela equação Weighweenie, torna-se mais fácil elaborar um cubo de esferas leves, que um com rolamentos.

"Eu mato-te" o rolamento/rodar a "seco" sem peso induzido, nada tem a ver com peso aplicado ou em carga.

tkul
27-12-2008, 13:09
Fiz 13.000 km de bike num ano, 8000 dos quais numa FSR XC, os cubos Deore que vinham de origem nesta bike fizeram 2000 km quando os abri esferas e pistas picadas, montei depois umas BlackJack de cubos rolamentos selados Formula, fizeram 6000 km nessa bike, troquei unicamente o cepo, depois fizeram mais 3000 km numa rigida e vendi-as agora sem nunca ter mudado um rolamento.... resultado rolamentos selados com 9000 km sem darem problemas....

Caro rom43

Antes de mais queria dar os parabens pelo número de kms efectuados num ano --> média de 35,6 km todos os 365 dias é OBRA!Parabens!

Com que cubos vieram a sua FSR XC? Não me diga que eram os merdosos 475 da Shimano...
Os cubos Formula no meu caso, não resultaram em nada! Aliás... hoje andando quase apenas ao fim-de-semana (com muita pena minha... :cry:) --> +/- 35 km por FDS --> +/- 1800 km por ano, não me fizeram uma temporada (o de trás). Atenção que podem ser poucos kms, mas são a ferro e fogo! :lol:
Ponderei depois Shimano, mas encontrei um excelente negócio com umas Hope Hoops... e :roll: lá comprei!

Nozes
27-12-2008, 13:28
Ahh...nada como um belo tópico polémico para aquecer a malta no Inverno! :D
Ora para lançar mais uns litros de gasolina na fogueira,aqui temos uma tabelazinha...para quem não percebe "franciú",este é um comparativo entre várias rodas que avalia a fricção exercida pelos cubos,a 30km/h.Podemos ver por exemplo que uns cubos XT fazem o DOBRO do atrito que uns DT Onyx
Este teste está incluido num comparativo de rodas que saiu na revista francesa VTT Magazine em Fevereiro 2007,mas claro que pouca gente viu,porque a Bike Magazine é que é boa :twisted:

http://img48.imageshack.us/img48/5467/veloverttabelafricoyh9.jpg

Agora disparem praí à vontade!

350plus
27-12-2008, 14:31
Eu tenho-me mantido um pouco de fora relativamente a este tema. Mas esse gráfico que o Nozes mostrou chama-me a atenção porque eu tenho duas das rodas que eles focam nessa medição.

Tenho as XTR 2008 de esferas e as American Classic MTB26 de rolamentos (Também usei cubos XT durante muitos anos). De facto a diferença entre as duas é notória na vida real, as rodas de rolamentos têm um pouco menos de atrito a rolar. Mas não posso afirmar que o atrito se deve pura e exclusivamente ao tipo de mecanismo de rolamento.

As diferenças práticas entre esferas e rolamentos são forçosamente reduzidas pois o princípio básico de funcionamento é o mesmo. E quer nos rolamentos, quer nas esferas a pré-carga é facilmente ajustável, o que pode levar a erros de utilizador. Quem nos garante que com duas voltas de uma chave de cones o atrito do cubo XTR não descia uns bons pontos percentuais? Os cubos vieram rodados? Vieram novos de fabrica?  É o problema dos testes das revistas, são ciência, mas "light"!  :)

Não que esteja a por em causa os resultados, mas acho que há muitos factores em jogo para tirar conclusões. Para mim os vedantes e borrachas, essenciais para a conservação da roda, certamente que fazem grande parte da equação. Preferem ter umas rodas com pouco atrito e baixa durabilidade? Ou alto atrito e alta durabilidade?

São compromissos destes que tornam este dilema em algo semelhante ao clássico HT vs FS. As diferenças reais de performance são tão reduzidas que acabam por se diluir no meio de dezenas de variáveis e discutidas eternamente entre relatos de sucesso ou insucesso. 

cmlapierre
27-12-2008, 14:54
Oi boas caro amigo tkul :
já reparei por anteriores post e noutros topicos que há aqui muitas pessoas que dão vontade de rir além de mim, obrigado pela sua preciosa informação -;)...quanto as revistas valem todas o que valem...só deixei a minha opinião e essa também vale o que vale...até para mim pessoalmente se tivesse dinheiro comprava as melhores rodas de btt que são as mavic slr que vêm com rolamentos...felizmente e ainda bem que as pessoas têm todas gostos e pontos de vista diferentes, como tal devemos de saber respeitar esses pontos de vistas diferentes...para sermos respeitados...
Atenciosamente
cm

rom43
27-12-2008, 15:26
Fiz 13.000 km de bike num ano, 8000 dos quais numa FSR XC, os cubos Deore que vinham de origem nesta bike fizeram 2000 km quando os abri esferas e pistas picadas, montei depois umas BlackJack de cubos rolamentos selados Formula, fizeram 6000 km nessa bike, troquei unicamente o cepo, depois fizeram mais 3000 km numa rigida e vendi-as agora sem nunca ter mudado um rolamento.... resultado rolamentos selados com 9000 km sem darem problemas....

Caro rom43

Antes de mais queria dar os parabens pelo número de kms efectuados num ano --> média de 35,6 km todos os 365 dias é OBRA!Parabens!

Com que cubos vieram a sua FSR XC? Não me diga que eram os merdosos 475 da Shimano...
Os cubos Formula no meu caso, não resultaram em nada! Aliás... hoje andando quase apenas ao fim-de-semana (com muita pena minha... :cry:) --> +/- 35 km por FDS --> +/- 1800 km por ano, não me fizeram uma temporada (o de trás). Atenção que podem ser poucos kms, mas são a ferro e fogo! :lol:
Ponderei depois Shimano, mas encontrei um excelente negócio com umas Hope Hoops... e :roll: lá comprei!

Tkul, boas

Pois quanto aos 13.000 eu axo que menti, porque muitas das vezes os conta Kms não estavam a marcar.... talvez tenha sido um pouco mais :lol: :lol: :lol: , companheiro infelizmente tive mais de um ano desempregado, andava dia sim dia sim e muitas das vezes de manhã e de tarde, pois a minha Maria chegava do trabalho e pedia-me para ir dar uma volta com ela, quem me conhece sabe bem que eu não estou a mentir, nestes mais de 13.000 km fui 2 vezes a Fátima e fiz Albufeira - Portinho da Arrabida.

Quanto ao cubo que vinha na FSR realmente era um FHM-475, em minha opinião um dos grandes defeitos da Specialized ....equipam uma bike de 2200€ como tu disseste e bem com um merdoso cubo destes...

Quanto ás BlackJack, tenho aqui colegas do pedal com rodas dessas compradas ainda antes das minhas... não sei se têm tantos km mas nunca levaram nada..., como disse atrás só substitui o cepo e nada mais.... e têm o tratamento da lama vermelha da Comenda.

Mais uma vez afirmo que nunca tive uns cubos XT ou XTR por isso não posso dar a minha opinião e por isso mesmo abri este tópico para obter as vossas.

Abraços

Rui

tkul
27-12-2008, 16:04
Rui,

não duvidei! Eu tenho pena de não fazer pelo menos 5000 kms ano! :cry:
Espero que a situação profissional esteja resolvida!

Os 475 na minha opinião chegam a ser de qualidade inferior às de um Deore, por incrível que isso possa parecer. Pesados, com qualidade de cepos e esferas muito duvidosa...enfim, é as marcas a quererem ganhar!
Basta ir ao site da Shimano e verificar os desenhos com os cubos em vista explodida, e percebe logo a diferença!

Os dados das revistas, retiravam o efeito aerodinâmico?
E o rolamento era com a simulação de peso?

Nozes
27-12-2008, 16:40
Tkul,toda a informação sobre o teste resume-se ao que está escrito por baixo da tabela,ao que me parece o teste baseia-se em rodar as rodas a 30km/h,com carga ou não,não sei.Neste mesmo comparativo,as rodas era avaliadas em peso,rigidez lateral,relação peso-rigidez,inércia,conforto,tensão dos raios e preço.
Aerodinâmica?Muito importante sim,mas não numa avaliação de fricção dos cubos,no meu entender.Repara também como a revista menciona algo que não tem aqui sido debatido,os cubos de esferas sofrem alteração do aperto das mesmas pela força exercida pelos apertos rápidos das rodas,além dos cones...o que vem complicar ainda mais o encontrar o aperto ideal dos cones...eu sei bem disto,e de todos os problemas que dão os dois sistemas,usei cubos Shimano uns 5 anos.

Boas pedaladas & Melhor 2009!

GeoRCZ
27-12-2008, 16:41
http://img48.imageshack.us/img48/5467/veloverttabelafricoyh9.jpg

É impressão minha ou neste quadro os cubos Shimano (esferas) aparecem no fundo da lista. Sendo apenas ultrapassados (em termos de atrito) por uns míseros Vuelta. :)

Ou estará a tabela viciada? Será que por ser uma revista Francesa colocaram as Mavic (também Francesas) em lugar de destaque? :) Também não vi nenhum cubo Shimano (XTR ou XT, topos de gama) à frente das Mavic! Ou terei visto mal??

Burning Dogma
27-12-2008, 17:56
Esse vídeo da Mavic de estrada é muito giro mas não mostra nada. Mete aí uma Shimano Dura Ace ou uma Campagnolo Bora Ultra a ver se não faz melhor. Além disso, o atrito vê-se é em carga, porque com a bike no suporte todas rodam bem.

jpsantos
27-12-2008, 18:12
Boas,

Da minha pouca experiência em roda/cubos:

Esferas:

Formula baixa gama frente e trás

Shimano FHM-475 trás

Shimano XT trás

Rolamentos:

Mavic Crossland frente

DT Onyx Frente

American Classic MTB26 frente e trás

De longe, prefiro cubos de rolamentos em todos os aspectos, mesmo sabendo de algumas (poucas) desvantagens que estes têm.

E já agora... também sou da mesma opinião que meter uma roda de estrada em andamento livre, como exemplo, não é das ideias mais felizes... Pelas mais diversas razões que já foram aqui enunciadas.

A minha roda da frente AC faz tanto ou melhor que isso :wink:

tkul
27-12-2008, 19:48
Mas o que veem escrito em revistas é alguma vez tido como exacto? :lol:
Serve para termos uma ideia... e pouco mais!

Não vou alimentar o isto é bom, ou isto é mau, dado que 1. ando em ambas os sistemas, e sinto-me satisfeito! 2. não sou importador ou vendedor de nada! 3. parece-me que entramos numa de facção e que nada se ganha...

Rolamentos são bons? Sim, desde que tenham qualidade!
Esferas são boas? São... desde que tenham qualidade!

De entre todas, nunca iria para jantes já montadas com especificidades da marca (cubos e aros específicos... já nem falo dos raios!!!). As razões são mais que muitas, e independentemente da marca!
Um azar ocorre... e fico com uma roda inutilizada ou sem uso até se resolver as questões!
Rodas "standard", podem não ser mais leves, mas garantem um excelente investimento, dado que caso algo se estrague basta comprar igual e mudar!
SIMPLES!

Acho que raiar rodas são coisas que se podem aprender! Principalmente se vamos montar um cubo novo!
Nada como experimentar!

Neste momento, gostava era de experimentar uma conversão para cerâmica a ver se vale mesmo a pena, ou é só... psicológico!

Burning Dogma
27-12-2008, 23:19
Neste momento, gostava era de experimentar uma conversão para cerâmica a ver se vale mesmo a pena, ou é só... psicológico!

Já li que, pelo menos em estrada, é coisa para salvar uns 3 ou 4 watts, ou seja, nada.

Prasident
28-12-2008, 17:53
Ao ver este topico resolvi meter mais uma colher na sopa :mrgreen:

É que ainda esta semana estive com umas rodas de estrada,........... :lol: :lol: Shimano Dura-ace com rolamentos e .............tubeless :roll:,...pareciam umas penas,.....o preço .......bem o preço eram 600 e qualquer coisa. :grrr:

João Ramos
28-12-2008, 19:46
Usei umas rodas com esferas, e agora uso umas com rolamentos selados (Fulcrum Red Metal 5).

Não notei grande diferença.

Cumprimentos,
r@mos

GeoRCZ
28-12-2008, 19:48
Ao ver este topico resolvi meter mais uma colher na sopa :mrgreen:

É que ainda esta semana estive com umas rodas de estrada,........... :lol: :lol: Shimano Dura-ace com rolamentos e .............tubeless :roll:,...pareciam umas penas,.....o preço .......bem o preço eram 600 e qualquer coisa. :grrr:

Shimano Dura-Ace com rolamentos?

Caro colega do pedal quem lhe disse que essas rodas eram de rolamentos enganou-o.

A Shimano é alérgica a rolamentos selados.

Aqui fica a exploded view das rodas Dura-Ace Scandium Road Tubeless:

Roda frente: http://cycle.shimano-eu.com/media/techdocs/content/cycle/EV/actionsports/WH/EV-WH-7850-SL-F-2721B_v1_m56577569830638016.pdf

Roda tras: http://cycle.shimano-eu.com/media/techdocs/content/cycle/EV/actionsports/WH/EV-WH-7850-SL-R-2722C_v1_m56577569830648621.pdf

João Ramos
28-12-2008, 20:39
Pois, ikillyou, tens razão.

Se a Shimano não usa rolamentos nas XTR, porque haveria de usar nas Dura-Ace?

Cumprimentos,
r@mos

Prasident
30-12-2008, 10:38
Fui enganado :mrsock:

Em todo o caso era só para ver se estavam atentos....... :mrgreen:

JD
30-12-2008, 12:42
Boas

Mais uma colherada na sopa :mrgreen:

Vejam no final da página se não será um rolamento num cubo shimano?

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,3515.75.html

Cumps

GeoRCZ
30-12-2008, 15:04
Caro JD,

http://img117.imageshack.us/img117/8029/shimanoxtrleftyhub1gp9.jpg

Realmente parece ser um rolamento.

Mas atenção que estamos a falar de uma roda especifica, sendo neste caso para usar num Cannondale Lefty (acho que é esta a designação da Cannondale).

E porque será que não meteu a Shimano esferas neste cubo especifico? A resposta é simples. Um sistema de esferas não conseguia suportar esse "esforço", pois teria de ter um aperto grande e aí prenderia o andamento da roda.

Penso eu de que...

Feliz 2009

rucaf3
30-12-2008, 16:32
Caro JD,

http://img117.imageshack.us/img117/8029/shimanoxtrleftyhub1gp9.jpg

Realmente parece ser um rolamento.

Mas atenção que estamos a falar de uma roda especifica, sendo neste caso para usar num Cannondale Lefty (acho que é esta a designação da Cannondale).

E porque será que não meteu a Shimano esferas neste cubo especifico? A resposta é simples. Um sistema de esferas não conseguia suportar esse "esforço", pois teria de ter um aperto grande e aí prenderia o andamento da roda.

Penso eu de que...

Feliz 2009

Tem razão sim senhor... Por que a Shimano e a Mavic já á algum tempo fazem cubos para a Cannondale (finalmente)

brotasbtt
30-12-2008, 18:47
Aqui estou eu para dizer que conheço muito pessoal com Fulcrun e nada a apontar, mas eu enquanto as minhas Mavic Cross Ride durarem não quero outras, já tenho muitos, muitos Kms andados por trilhos da Arrábida e apenas tive dois raios partidos até á data ***** :yeah: :yeah: :yeah:

BrotasBTT

Paulo.Cabanas
30-12-2008, 22:32
Se este cubo leva-se só esferas não eram esferas eram berlindes. Qual seria a largra da pista dos berlindes? Só levava para ai uns 6 berlindes e acontecia como nos rolamentos, dava raia. :lol: :lol: :lol:

Cumpts

fredebri
31-12-2008, 14:46
Rolamentos são bons? Sim, desde que tenham qualidade!
Esferas são boas? São... desde que tenham qualidade!

Eu penso que as opiniões são todas validas em detrimento das experiências.

Para não alongar muito, já tive outro sistema mas neste momento tenho rolamentos e também acho que é melhor.

Efectivamente, não sou ninguem para duvidar das experiências de cada indivíduo.

Já que os entendidos em mecânica são muitos, ainda bem, qual a vossa opinião relativamente ás esferas cerâmicas dos rolamentos.O que é que se ganha com as mesmas.

Cumps

rucaf3
31-12-2008, 15:49
Eu penso que as opiniões são todas validas em detrimento das experiências.

Para não alongar muito, já tive outro sistema mas neste momento tenho rolamentos e também acho que é melhor.

Efectivamente, não sou ninguem para duvidar das experiências de cada indivíduo.

Já que os entendidos em mecânica são muitos, ainda bem, qual a vossa opinião relativamente ás esferas cerâmicas dos rolamentos.O que é que se ganha com as mesmas.

Cumps
[/quote]

Peso , menos atrito e muito menos guito na carteira... :mrgreen:

tlages
31-12-2008, 16:32
Ora aqui está mais um tópico interessante. Já me andava a questionar há algum tempo sobre o mesmo, pois a minha experiência é a seguinte:

Usei na roda de trás um cubo M475 que vinha de origem, mas cedo ficou com as pistas das esferas bastante picadas e quando o cepo berrou, substitui o cubo por um XT e realmente notei logo a diferença.

Mais tarde comprei umas Mavic Crossride e facilmente notei que havia um pouco mais de atrito em relação ao XT. A verdade é que em 4000 Kms com esferas abri o cubo para fazer a devida manutenção algumas vezes e com as Crossride só tive de fazer isso até agora uma vez em mais de 10000Kms.

Digamos que de momento se tivesse de trocar de rodas ficaria indeciso entre rolamentos e esferas. Os prós e os contras estão a vista, mas também não faço ideia se um cubo de rolamentos de uma gama superior é bastante diferente.

fredebri
31-12-2008, 17:45
Mais tarde comprei umas Mavic Crossride e facilmente notei que havia um pouco mais de atrito em relação ao XT. A verdade é que em 4000 Kms com esferas abri o cubo para fazer a devida manutenção algumas vezes e com as Crossride só tive de fazer isso até agora uma vez em mais de 10000Kms.

Eu também tenho umas Crossride e acho melhores comparativamente com as de cubos de esferas.Já fiz cerca de 5000 kms.A única coisa que se deve fazer,periodicamente é na caixa de segurança imediatamente antes do rolamento colocar massa, desta forma reforçar a certeza que ali não entra nada.É que depois da massa ainda tem uma tampa no rolamento.Eu acho que é de todo impossivel entrar ali quaisquer corpos estranhos, mas..............

Fiz a pergunta da cerâmica porque estou a pensar montar umas rodas com cubos acros cerâmicos, tenho um movimento pedaleiro Acros cerâmico e acho que tem uma qualidade muitíssimo acima da média.

Cumps.

Fario
31-12-2008, 18:32
Eu acabei de mudar para umas CrossTrail da Mavic que como sabem usam rolamentos.
Nunca me tinha acontecido com as anteriores rodas, que eram de esferas, mas ao fim de um pequeno aquecimento (10 min de andamento) a Roda da frente começa a chiar.

Pois é, não sei o que será, mas ando maluco com o aquele som. É um chiar tipo burracha a ruçar em alguma coisa. Pergunto, os rolamentos tem uma proteção nas esferas certo? não poderá ser disso?... já desmontei a bomba de travão do disco para ter a certeza que nada está a ruçar mas o chiar continua.

Que tipo de manutenção posso fazer?
será que há?

rucaf3
31-12-2008, 22:13
Esse barulho não será antes nos raios ??? (podem estar pouco apertados)

Fario
01-01-2009, 14:12
Não não, já confirmei isso também, e o barulho só se começa a ouvir após alguns Kms

lpsferreira
01-01-2009, 15:00
barulho só se começa a ouvir após alguns Kms

Amigo Fario, tenho por aqui umas XT com aros 819 e um DTSwiss onyx também com aros 819 Disc, trocamos! :wink:

Agoa mais a sério, compraste na NET? Mesmo que tenhas comprado na NET não tens uma loja de confiança que te possa ajudar a ver o que é esse barulho e tentar resolve-lo?

rom43
01-01-2009, 19:55
Aconteceu-me isso com umas Fulcrum, retirei o rolamento e voltei a montar ficou bom.....

Tenta fazer o mesmo

Abraços

Rui

striker
07-01-2009, 00:06
Aproveito para perguntar, o porcesso de desmontagem/montagem do rolamento é simples? Quail a ferramenta envolvida? Tenho os rolamentos da bike de freeride com folga e pelo que me informei na loja alguns são tramados ou praticamente impossiveis de trocar. Os cubos em questão são o Marzocchi de 20mm e o Sun Ringle Demon com eixo saint.

Aproveito tambem para informar que foi o infeliz proprietario de um cubo XT traseiro onde uma esfera se desfez alem de ter ficado com as pistas todas picadas. Ainda tentaram remedia-lo mas como o eixo tambem empenou foi para esquecer.

GeoRCZ
07-01-2009, 11:19
Aproveito tambem para informar que foi o infeliz proprietario de um cubo XT traseiro onde uma esfera se desfez alem de ter ficado com as pistas todas picadas. Ainda tentaram remedia-lo mas como o eixo tambem empenou foi para esquecer.

Após este episódio com o colega striker volto a colocar a seguinte questão:

Será que se usasse um cubo de rolamentos selados tinha de substituir o cubo completo?

Aos poucos e poucos vão aparecendo as situações de que eu tanto falo... e é XT! Que cubos maravilhosos! :) Ooooops ! Sorry que não se pode falar mal da tecnologia dos cubos Shimano. :)

Pedalem muito!

Abraço

Turbolento
07-01-2009, 17:12
Pois é ... eu usei em tempos um cubo shimano (dos fraquinhos) na roda traseira e aquilo andava sempre a desafinar.
Quando tentava afinar, era uma grande chatice.
Ainda nem 800km tinha e resolvi desmontar para lubrificar as pistas e as esferas mas ... surpresa, as esferas estavam todas picadas assim como as pistas. Resultado ... comprei umas rodas novas de rolamentos (Mavic Crossride). :D
Não entendo muito bem como em tão pouco se pode danificar um cubo, até porque não "fiz" lamas e nunca lavo as rodas à pressão!!

A partir desse dia nunca mais quis saber de cubos de esferas!!!

Numa das bikes tenho rodas SUNRINGLÉ com cubos de rolamentos e recentemente troquei as Mavic Crossride que tinha na outra bike e comprei umas Mavic SLR.

Não uso, e não voltarei a utilizar cubos de esferas!!

GeoRCZ
07-01-2009, 17:15
Boa tarde colega Turbolento,

Nós precisamos é de testemunhos como o seu.

Boas pedaladas... mas com rolamentos. :)

Turbolento
07-01-2009, 17:34
Boa tarde colega Turbolento,

Nós precisamos é de testemunhos como o seu.

Boas pedaladas... mas com rolamentos. :)

Sempre às ordens! :) :)

Cubo que é cubo ... é de rolamentos e não de esferas. :D

GeoRCZ
07-01-2009, 18:01
Cubo que é cubo ... é de rolamentos e não de esferas. :D

Alguém que sabe escolher. Ou talvez alguém que gosta de evoluir.

Abraço Turbolento

TOUTETERRAINE
07-01-2009, 18:07
Então quer dizer que os engenheiros da Shimano, são todos um bando de burros/mosoquistas doh que gostam de lançar material para dar problemas!

A minha experiência com rolamentos selados é que ao fim de 1500 km (rodas Rockrider da 8.1), apresentam folgas, e barulhos estranhos!

Cumps.

GeoRCZ
07-01-2009, 18:29
Burros é que eles não são. São é até bem inteligentes.

É que no caso de um utilizador gripar um cubo Shimano (rodas já montadas) provavelmente não consegue arranjar um igual para substituir (falo por experiência própria). E depois o que acontece?

Roda nova e mais lucro para Shimano. Como pode ver não são nada burros. :)

A minha experiência com rolamentos selados é que ao fim de 1500 km (rodas Rockrider da 8.1), apresentam folgas, e barulhos estranhos!

Rockrider? :shock: Que marca é essa?

Abraço

TOUTETERRAINE
07-01-2009, 18:32
ROCKRIDER = DECATHLON , Os cubos penso que são da marca formula e os aros e raios são rockrider (material da casa)!

Andas distraído! :roll: É uma das marcas mais vendidas para quem tem "bolsas pequenas"!

GeoRCZ
07-01-2009, 18:41
Eu conheço a marca Rockrider ! :) Tava na brincadeira.

Não gosto de comparar nem discutir marcas "brancas", pois tanto podem ser fabricadas na fábrica da Fórmula como num torneiro habilidoso com uma oficina nuns anexos quaisquer la pro oriente.

Mas devo dizer que um dos meus amigos tem umas rodas dessas e com 1 ano de uso nunca lhes mexeu.

Como em tudo na vida é uma questão de sorte.

Um exemplo:

Quando comprei o meu primeiro portatil disseram-me para comprar Asus que era do melhor, o que é certo é que ao fim de dois meses deu barraca. Agora comprei um Acer e todos me diziam que não valia nada e o que é certo é que já leva 6 meses de uso e está 5 estrelas.

O que quero dizer com isto é que um produto se não for bem construido e a sua qualidade bem controlada não lhe vale de nada ser de uma marca conceituada.

Até porque as Mavic também avariam e têm defeitos. Mas aqui o que discute é a questão do mecanismo de rolamento e mais uma vez afirmo que o rolamento selado é superior em 95% quando comparado com um cubo de esferas. Já deixo em suspenso os 5% para não dizerem que quero matar os cubos Shimano. :)

Uma coisa posso dar a certeza. A mim a Shimano não me vende nem mais uma esfera. :)

O que interessa é pedalar pra frente...

Silvas
07-01-2009, 18:41
Boas.

Isto é realmente um assunto que dá muito pano para manga. Vai depender muito no gosto( ou bolsa) de cada um.

Falando do meu caso.
Tive durante muito tempo( cerca de 7 anos) um cubo deore na roda de trás que durante todo o tempo da sua vide fez perto de 10000km e foi aberto uma única vez. Apresentou apenos um par de esferas danificadas que foram rapidamente substituidas.
Este cubo continua agora a rolar agora numa bicicleta de um colega meu, desta feita para treinos nos rolos.

Agora tenho umas crossmax st( rolamentos selados portanto) com pouco mais de um ano por isso ainda não posso concluir nada.
Posso apenas dizer que têm muito melhor rolar mas de outra coisa não estava à espera, afinal são de gamas completamente diferentes.

Burros é que eles não são. São é até bem inteligentes.

É que no caso de um utilizador gripar um cubo Shimano (rodas já montadas) provavelmente não consegue arranjar um igual para substituir (falo por experiência própria). E depois o que acontece?

Roda nova e mais lucro para Shimano. Como pode ver não são nada burros. :)

Isso é mais problema do importador do que da shimano.

GeoRCZ
07-01-2009, 18:44
Caro colega Silva,

Para qualquer consumidor português a Shimano é Sociedade Comercial do Vouga. Nem vale a pena enviar mails para outro lado porque a Shimano nem sequer responde.

Atenção que eu sou fã incondicional da Shimano! Mas no que toca a rodas deixa muito a desejar...

Tive umas rodas Shimano de estrada e nem me quero lembrar. Desde oos cubos de tras virem já com os cepos empenados (em todas as rodas que me trocaram e foram 4), os raios oxidarem ao fim de um mes e meio, etc, etc, etc. Posso dizer que enquanto as tive ate pensei em leva-las à lavandaria para as limpar a seco. :) Tanto era o medo de lhes meter água. :)

Silvas
07-01-2009, 18:50
Tens razão no que dizes. Só queria alertar para o facto de as demoras que referes são provocadas não pela shimano mas sim( e infelizmente) pelo seu representante, neste caso a Sociedade Comercial do Vouga.

...
Um exemplo:

Quando comprei o meu primeiro portatil disseram-me para comprar Asus que era do melhor, o que é certo é que ao fim de dois meses deu barraca. Agora comprei um Acer e todos me diziam que não valia nada e o que é certo é que já leva 6 meses de uso e está 5 estrelas.
...

6 meses ainda é muito cedo pra dizer o que quer que seja. Quando o portatil tiver 2 anos podemos falar outra vez :mrgreen:

GeoRCZ
07-01-2009, 18:59
Eu sou como São Tomé. Tenho de ver para crer. :)

Se é o Vouga que faz ***** então que perca a representação. Mas continuo ma dizer que se a Shimano ja tivesse introduzido os rolamentos selados nas suas rodas neste momento seria uma séria adversária da Mavic e outras marcas deste ramo (rodas).

Em relação ao Acer já vai com mais 5 meses de uso que o Asus e está a portar-se melhor.

Aliás, tenho um amigo que está no ultimo ano de Ciências de Computadores e diz que o meu Acer não é como a grande maioria dos outros Acer's. O chassi é robusto e o miolo tem bons componentes. :)

:back2topic:

Abraço

rom43
07-01-2009, 21:50
Meus amigos eu abri este topico mesmo com esse intuito, obter opiniões sobre quem tem..... rolamentos ou esferas...

Como todos sabemos nada é eterno e ao fim de uns tempos todos nós temos de gastar € com rolamentos ou com os cubos...

Mais uma vez faço esta pergunta?

Para quem não sabe tanto trocar um rolamento como trocar um cubo, vai ter de ir a um mecãnico, agora digam-me quanto custa em material e mão de obra:

Trocar Rolamentos?

Trocar Cubo?

Respondam-me tb quanta gente mandou para o lixo uma roda com um rolamento gripado? e quanta gente mandou para o lixo uma roda com o cubo gripado.... :mrgreen:

Abraços

Rui

GeoRCZ
07-01-2009, 22:03
Como todos sabemos nada é eterno e ao fim de uns tempos todos nós temos de gastar € com rolamentos ou com os cubos...

Amigo Rui com esta frase disse tudo.

Enquanto uns metem rolamentos outros metem cubos ou até mesmo rodas completas, como foi o meu caso (por causa de um cubo que gripou por falta de massa lubrificante suficiente no momento da montagem). Só que no meu caso a Sociedade Comercial do Vouga devolveu-me o valor que tinha pago pelas rodas e então lá fui eu para a Mavic.

Graças a Deus! Foram alguns meses de espera por um cubo que vinha sempre no próximo contentor... isto era o que a Sociedade Comercial do Vouga me dizia.

Benditas rodas de rolamentos!

rucaf3
07-01-2009, 22:14
Eu acho que se houvesse alguém que abrisse uma loja que trocasse rolamentos , trocasse cubos e montasse rodas a preço acessível, que ficavam bem na vida bem cedo, estão a imaginar só fazermos rodas a lá carte ?? Mas infelizmente isto é um mundo de ganância :mrgreen:

ignite
07-01-2009, 22:41
concordo contigo, em parte

mas enraiar uma roda é um pincel vai la vai :P

rucaf3
07-01-2009, 22:48
Acredito , mas a experiência faz a rapidez ... Eu que o diga , no meu emprego tenho trabalhos manuais que são um pincel (de certeza pior que enraiar uma roda) que as primeiras vezes andamos a apanhar bonés ao fim de um tempo como é um trabalho repetitivo torna-se cada vez mais fácil e ás vezes dependendo das quantidades se estas forem pequenas, quando acaba é quando estamos a fazer a 100%.
Aliás eu já vi num site qualquer, um vídeo em que estavam a mostrar a construírem bicicletas (não sei se era KTM ou Cannondale) e a senhora que estava a pôr raios punha com uma rapidez dos diabos depois punha a roda numa máquina que por sua vez afinava tudo .

rom43
07-01-2009, 22:48
concordo contigo, em parte

mas enraiar uma roda é um pincel vai la vai :P

É mesmo Pedro.... eu nunca enraiei uma roda, mas imagino, aproveito para perguntar a quem já o fez quanto tempo se demora +- a fazer isso? enraiar e desenraiar? ahhhhhhhh e desempenar....

Abraços

Rui

Turbolento
08-01-2009, 10:54
Esqueci-me só de referir que após ter comprado as Crossride, reclamei o cubo Shimano e só tive de esperar entre 6 a 8 MESES por um cubo exactamente igual!!

Vejam só a rapidez de troca do cubo. :lol: :lol: :lol:

Imaginem que não comprava outras rodas ... e tinha de andar a pé! :D

GeoRCZ
08-01-2009, 11:04
...reclamei o cubo Shimano e só tive de esperar entre 6 a 8 MESES por um cubo exactamente igual!!

E viste a cor do cubo ao menos?

É que eu andei à volta de 7 meses a pé e não vi cubo nenhum. :mrsock: Ainda propus a troca da roda completa mas sempre me negaram essa possibilidade.

A Sociedade Comercial do Vouga só me devolveu o € das rodas quando o meu advogado os contactou. Isto quase com 8 meses de espera pelo dito cubo...

Enfim... porque rodas Shimano é que são boas! :)

snowbike
08-01-2009, 11:50
.... eu nunca enraiei uma roda, mas imagino, aproveito para perguntar a quem já o fez quanto tempo se demora +- a fazer isso? enraiar e desenraiar? ahhhhhhhh e desempenar....

Abraços

Rui

Não te sei precisar ao certo, mas demorei algumas horas. Nunca o tinha feito, mas no fim a roda ficou montada, direitinha e já rodou sem problemas :mrgreen:
Já agora, tive esse trabalho para substituir um cubo traseiro Shimano M475 que tinha entregue a alma ao criador :twisted:

Em relação ao tema do tópico, tenho actualmente rodas de esferas e rolamentos, e gosto mais das de rolamentos. A comprar rodas novas, vou tentar que sejam de rolamentos :yeah:

tkul
08-01-2009, 14:05
ao que parece, os que aparecem aqui com cubos de esferas no gallheiro são os 475...
Os Shimano 475, desculpem a expressão, mas são uma merd@! :lol:

Outros cubos shimano (XT/XTR) tem qualidade muito... mas mesmo muito superior e com um preço muito razoável!

Não gosto de rodas já montadas (ou específicas - AKA: Shimano/Mavic/Spin/etc...). Limitam muito quando partimos para a substituição de qualquer componente.

Conseguimos arranjar no mercado um cubo com nível de fiabilidade/peso/preço igual ao de um XT?
Até ao momento, a minha resposta é --> NÃO, NÃO CONHEÇO!
Quantos anos duram? O cepo não me dura muito (mas isso depende da força), mas o cubo em si já tem 14... a caminho do 15º ano (em Março!).
Assim como o centro pedaleiro, embora este já tenha uma pequena folga, mas nada semelhante ao meu ISIS... :shock:

Como já referi aqui, um roda com cubos XT, abaixo dos 1700 grm e com um custo aproximado de 140€ é fazível... e acima de tudo terá a fiabilidade.

Preferia umas Mavic? Nope!
As esferas são dissuasoras? Nope!
Existe no mercado cubo de rolamentos, capaz de substituir o XT? Na minha Opinião (NMO) - não!

GeoRCZ
08-01-2009, 14:18
Como já referi aqui, um roda com cubos XT, abaixo dos 1700 grm e com um custo aproximado de 140€ é fazível... e acima de tudo terá a fiabilidade.

Estes valores sem mão-de-obra. Certo?

Já agora mostra aí ao pessoal quais os componentes dessas rodas para terem esse peso.

Só para cubos XT são 250 grs para o da frente e 410 grs para o de trás, o que já dá 660 grs. Sobram 1040 grs.

Vamos ver que rodas saem daqui... :)

Abraço

snowbike
08-01-2009, 15:14
tkul só uma pequena correção, ao contrário do que dizes, não considero os cubos shimano M475 uma merd@. Para a gama de que são, até são bons. Ainda tenho a roda dianteira com um cubo desses, e já tem muitos (mas muitos mesmo) km's, nunca foi aberto, e ainda rola bem e sem folgas. O cubo traseiro deu o berro, mas são coisas que acontecem. Ah, por acaso foi substituído por um cubo XT :mrgreen:

Mas mesmo assim mantenho a minha opinião, e fundamentada por experiência própria com rodas de preços semelhantes com ambos os sistemas, as de rolamentos têm menos atrito ao rodar, sendo para mim uma das suas vantagens.

TOUTETERRAINE
08-01-2009, 18:26

Estes valores sem mão-de-obra. Certo?

Já agora mostra aí ao pessoal quais os componentes dessas rodas para terem esse peso.

Só para cubos XT são 250 grs para o da frente e 410 grs para o de trás, o que já dá 660 grs. Sobram 1040 grs.

Vamos ver que rodas saem daqui... :)

Abraço

PREÇO: 149 € PESO: 1680 gr

http://www.****************/Wheels/Laufrad-Specials/Shimano-XT-Disc-Centerlock-DT-Swiss-XR-42d-Laufradsatz::16590.html

AROS DT SWISS / CUBOS XT
__________________________________________________ __________________________________________________ _________

As minhas que custaram 180 € (já com portes) pesam 1815 gr (pesadas por mim).Ainda não tive tempo :cry: para as experimentar, foram prenda de natal!

Cubos xt disco 6 furos
Aros DT SWISS 4.2
RAIOS DT SWWIS REVOLUTION

tkul
08-01-2009, 19:57
Cubo XT frente e trás center lock

xt trás - 340grm ; 35€
xt QR trás - 64grm 0
xt f- 168grm 17,46€
xt qr f- 58grm 0€
Dt Swiss Revol. (1.5/1,8/1,5) - 270grm 45€
Nipples (Brass DT)- 65 0
Sun EQ21350grm 38,5€
Sun E!21 350grm 38,5e

TOTAL = 1665 grm ( vamos colocar pelo menos mais 30 grm por jante dado que são pesos catalogo enquanto os outros foram pesados -- + 160grm) --> 1.725grm
Custo total incluindo MO e transporte - 175€

NTTSS... shit 25 grm acima do que referi (mas também incluí 120 grm de margem!)
Não está mau... :lol:

GeoRCZ
08-01-2009, 22:12
Se essas rodas tivesse um cubo de rolamentos selados vinham para minha bicicleta. :)

Como têm cubos Shimano deixo para quem gosta de bolinhas (esferas) :):):):)

Para mim esferas são sinónimo de passado.

Pedalem pra frente!

Abraço

jpsantos
08-01-2009, 23:08

Sun EQ21 350grm 38,5€

Este peso esta-me a fazer uma comichão... :roll: (eu sei que é o que o fabricante anuncia)

tkul
08-01-2009, 23:21
Por isso ter colocado 30 grm a mais por jante -> 380 grm.
Os restantes pesos ou foram retirados da revista Matos 2008 (é o "catálogo da BIKE Francesa) ou do site weighweenies.
AHHH... e o peso dos raios foi usado uma medida que irá DAR 260 mm o mais pequeno.

Poderia ser reduzido usando nipples em aluminio, mas esse material e nipples só dão problemas no futuro.

Não vejo qualquer problema em usar estas rodas de "bolinhas".

Mas podes adicionar aí uns... ahhh.... +40€ para a frente e 90€ para trás e tens uns Hope Pro 2, e reduzes qq coisa como 70 grm atrás e fica praticamente igual o da frente! A "vantagem" é para aqueles que não usam cubos centerlock não há qq problema porque são 6 furos.

Peso final seria na casa dos 1500 grm, e o custo +130€ (se formos a ver bem... é quase outro set de rodas!!!!!).

PS- atenção com os cepos em aluminio! Usem SEMPRE cassetes com corpo em alumínio ou terão o cubo marcado!

Há cubos mais leves? HÁ! Mas a que preço?

ter a bike mais leve, tem a ver com o saldo e prioridades na vida.
Ter a bike mais leve e com um custo razoável demonstra muito mais engenho!
A ver se descubro o cubo XT que tenho pela garagem para inventar e reduzir peso.... :lol:

Paulo.Cabanas
08-01-2009, 23:39
E onde se arranjam essa rodas?

deesde que sejam de berlindes sou sempre ouvidos. :lol:

E o preço até rivaliza com as xt cá de casa.

Cumpts,

P.s. Já agora, se partirem um e só um raio daqueles bonitos das mavic por exemplo, como se trata da reparação, sabem?

GeoRCZ
08-01-2009, 23:52
P.s. Já agora, se partirem um e só um raio daqueles bonitos das mavic por exemplo, como se trata da reparação, sabem?

No meu caso é só meter ao sitio um novo. :) Tenho alguns sempre na caixa de ferramenta. :)

Sempre que compro umas rodas novas compro raios para elas, mas devo dizer que nunca mudei um raio a uma roda Mavic.

Comprei umas CrossRide Disc 2009 novinhas há umas semanas e já mandei vir um kit de autocolantes para elas. Atenção que os autocolantes que estão nas rodas ainda estão novos.

Ah! A única coisa que não vale a pena ter em stock é rolamentos. Corre-se o risco de passarem o prazo de validade sem serem usados. :):):):):):)

Pedalem com força rapaziada!

Abraço

PS: Amigo Paulo.Cabanas já que gosta dos berlindes ofereço-lhe estes, que com jeitinho são melhores que os da Shimano. :) Tou a brincar! :)

http://farm4.static.flickr.com/3062/2582031170_aabe7064b6.jpg?v=0

Abraço mais uma vez

ignite
09-01-2009, 00:15
ikillyou és mesmo casmurro pá :rotfl: mataste-me com os berlindes!

mas imagina esta situação
olha este jogo que eu inventei

estás a fazer uma travessia num sitio remoto (longe de lojas especializadas em bicicletas)
e tens um problema no cubo
vais a uma oficina daquelas 10 em 1 que está habituada a arranjar bikes do modelo/continente e pasteleiras (cujos cubos sao todos de esferas), motas ,carros, frigorificos, tijolos, lambretas, televisões, moto-serras, motorizadas, fogões, caminetes da carreira...
preferias ter um cubo de esferas ou rolamentos? :P

embora pareça mais óbvio que os rolamentos vençam, também existem desvantagens (além do exemplo que dei)

rom43
09-01-2009, 00:35
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :twisted:

Continua a guerra Rolamentos VS Esferas....

Bravellir
09-01-2009, 10:28
Eu acho piada a esse argumento da loja do ti chico. Há algumas pessoas que de facto acreditam nisso e levam essa questão a fundo. Usam SS, bikes completamente rígidas, vbrakes etc, isso eu respeito e até admiro. É coerente.

Mas depois há aqueles que usam suspensões xpto, transmissões topo de gama, fs cheias de rolamentos nos 45 pivots, discos hidráulicos e...... rodas de esferas.
Sabem quantas lojas do tio chico tem bombas de ar de suspensão, ou até ferramentas para sacar fora um hollowtech?? :oops:.. lembrei-me, os bb dos pedaleiros também são de rolamentos :evil:.. e a maioria das caixas também.. se calhar só os rolamentos das rodas é que avariam. :wink:

O marketing é uma coisa fantástica.

mas ei.. rodas são rodas. desde que rodem o povo fica contente. Eu fico. :wink:

p.s. está a nevar :shock: não acontecia por estes lados á 20 anos :mrgreen: :mrgreen:

pratoni
09-01-2009, 11:00

E que lados são esses?

:back2topic:

tkul
09-01-2009, 11:05
Morando perto do mar... isto não é nada normal!

-2ºC!!!!!! *****... :shock:

http://img406.imageshack.us/my.php?image=09012009265zd7.jpg

http://img406.imageshack.us/img406/9921/09012009265zd7.th.jpg

Relativamente aos rolamentos, não consigo entender a fobia...... :lol:

Quanto à história de zonas remotas, faz-me lembrar aquele pessoal dos jeeps que mete cardados em jantes 16... roll-bars exteriores... guincho... e depois andam sempre com os jeeps limpinhos... mais limpos que a minha carrinha! :lol:
Não quer dizer que não limpem SEMPRE o jeep... mas se o fizerem, grande paciência!!!! :mrgreen:

Epá... temos de comprar mais umas coisitas para entrar no "free-of-charge"! :lol:
154,xx€!
AH, a simulação foi efectuada com cubos de 6 furos porque o centerlock por não existir... não se encontra disponível a simulação.
O peso tem de crescer +/- 40 grm para compensar os raios que são 2.0/1.8 em vez de 1.8/1.5!

http://img255.imageshack.us/my.php?image=xtbolinhasxt4.png

http://img255.imageshack.us/img255/4803/xtbolinhasxt4.th.png

GeoRCZ
09-01-2009, 11:37
estás a fazer uma travessia num sitio remoto (longe de lojas especializadas em bicicletas)
e tens um problema no cubo
vais a uma oficina daquelas 10 em 1 que está habituada a arranjar bikes do modelo/continente e pasteleiras (cujos cubos sao todos de esferas), motas ,carros, frigorificos, tijolos, lambretas, televisões, moto-serras, motorizadas, fogões, caminetes da carreira...

Hello Ignite,

Sem duvida que preferia de rolamentos e passo a explicar o porque.

Tal como ja disse alguns posts atras no cubo de esferas é sempre necessário mudar cones e esferas, rezando sempre para que as caixas dos cubos não estejam danificadas. No caso de as caixas estarem danificadas nem esferas nem cones dos melhores conseguem por o mecanismo a rodar a 50%, ficando a rodar, não passando no entanto de um desenrascanço.

Quando compras um rolamento já estas a comprar tudo. Quando digo tudo refiro-me a esferas e caixas (interna e externa).

E agora coloco a seguinte questão: Será mais fácil encontrar uma loja num sitio remoto com esferas e cones Shimano ou um rolamento que é usado na grande maioria das máquinas, que é o caso da série 6000, usada em grande parte dos cubos de rolamentos.

Sabe Deus encontrar cones Shimano numa grande cidade! Quanto mais num local distante de tudo.

Ah! relembro a solução de muitos utilizadores de cubos Shimano, que é comprar cubos novos completos e depois andar a tirar cones pros velhos porque não encontra à venda em separado. Isto tudo porque iria dar muito trabalho desenraiar e voltar a enraiar uma roda para meter um cubo novo, isto é quando se arranja cubo novo igual. Mais uma vez a estratégia de venda da Shimano a dar os seus frutos. Mas atenção porque estamos a falar de cubos vendidos em separado, porque se falarmos de rodas já montadas então aí o mais certo é comprar uma roda nova.

Já agora, conhecem alguma marca de cones e eixos compativeis com cubos Shimano?? Este pergunta não é inocente pois já sei que os cones e eixos devem ser igual ao de origem senão vai dar barraca mais cedo ou mais tarde.

Logo estamos mais uma vez à mercê da Shimano.

Agora coloco a pergunta: Quantas marcas de rolamentos fabricam a mesma referencia de rolamento?

Se na loja não houver SKF vai outra marca, desde que seja da mesma medida. E assim nunca estamos dependentes de uma só opção.

Estarei assim tão errado?
Não se trata de ser casmurro. Trata-se sim de reconhecer as vantagens (óbvias) dos rolamentos selados. :)

Vou-te propor um teste. Ok?

Monta um duas rodas precisamente iguais! Uma com um cubo Shimano XT com esferas picadas (cones e cubo novo e apenas esferas picadas) e um rolamento selado com os primeiros sintomas de estar gripado.

Rola uns valentes Kms e diz-me qual arreia primeiro! Eu não preciso de fazer este teste outra vez... :)

Estamos a falar de bicicletas ou de mercearia? :):):):) Bikes do Modelo e do Continente? :) Qué isto? :) :)

Ja presenciei precisamente o contrario. Quando um colega meu gripou um cubo Ultegra e paramos numa loja de bikes em Loulé para ver o que se passava. E não é que para espanto nosso o homem da loja nos disse: "Eh pá se fossem de rolamentos era fácil! Tirava-se esse e metia-se outro novo. Mas esferas eu já não tenho na loja há muito tempo!"

Benditos rolamentos!

Eu até já ouvi dizer que agora tudo vai passar a usar esferas. Desde as carros, aos aviões e até as máquinas de precisão. :mrgreen: Porque é mais fiável e tem muito menos atrto. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Já alguma vez visitaram o site da Chris King??

O seu material está designado como material de precisão e não me lembro de ver por lá esferas. Ora se as esferas são melhores porque causam menos atrito porque é que a Chris King não usa esferas?

Abraços

Turbolento
09-01-2009, 12:43
Só quero deixar aqui um pequeno apontamento ao pessoal adepto das esferas :lol:

... quando as esferas estiverem picadas ... as pistas/caixas e cones não estarão em melhor estado (experiência própria) ... e aí ... terão de comprar um cubo totalmente novo ... e é ... se houver para entrega imediata nas lojas :D

Material da Shimano é do melhor (transmissão, travões)!!! :clap: :hehe: :venia:

Mas cubos de esferas seja que marca for nunca mais!! :D

GeoRCZ
09-01-2009, 12:51
Oh turbolento as caixas dos cubos Shimano nunca ficam picadas! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Não vês que são de diamante! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Aquilo é duro que se farta!

As esferas são como os carros antigos! Já tiveram o seu tempo de glória...

tkul
09-01-2009, 12:57
E qual o problema de trocar um cubo?
:roll:
trás fica por 30 e picos euros, e o da frente fica por 30 e picos euros!
A minha sorte, é que muito antes que isso aconteça, dou cabo do cepo! :lol:

Mesmo que deem a uma loja a enraiar, quanto é que levam por enraiar uma roda? 15€? :oops:

tlages
09-01-2009, 13:42
Sinceramente, é um bom ponto de vista ikillyou.

Digam-me uma coisa :roll: também podemos encaixar neste tópico os movimentos pedaleiros?
Os mais conhecidos (não faço ideia se existem mais sistemas) são estes:
http://www.sheldonbrown.com/images/bbsx4-labeled.jpg

http://mos.bikeradar.com/images/bikes-and-gear/buyers-guides/BG_chainset_bb3-280-100-280-70.jpg

Os mecanismos disto são bem diferentes. Esferas, rolamentos ....?!? Atrito, manutenção, durabilidades ...

rucaf3
09-01-2009, 14:51
Na minha (Shimano oktalink V2) nem um ano durou ... Agora comprei uma Truvativ com eixo integrado...

tkul
09-01-2009, 21:49
POR ORDEM DE FIABILIDADE:

Tradicional (UN da Shimano com as "bolinhas")
Rolamento externo
Octalinks e ISIS

Vamos analisar friamente:

Tradicional tenho um com.... 15 anos! Uma pequena folga, mas dá na BOA para andar! Custo muito porreiro! Falam de falta de rigidez, mas sinceramente nunca notei! :lol:

ISIS (nunca tive o octapushilink) - a maior merd@ que alguma vez já tive! UMA VERDADEIRA MERD@@@@@@!!!!!!!!!!!!!!! :grrr:

Rolamentos externos - comprei porque o BB isis custava-me 60€ (queria um CrankBroos devido à grande fiabilidade que alguns referem) e um XT compleo ficou-me em 110€... e ainda bomba!
Também não noto a melhoria na rigidez... :oops:

Razão pela qual o tradicional e bolinhas são tão bons:

O diametro do eixo é pequeno, a caixa ou BB é semelhante em qualquer sistema, o que quanto mais espaço existe, maiores as "bolinhas" que podemos usar!
O grande problema é mesmo o peso! 340 grm ou que é por um BB é um exagero hoje em dia...

Lamelas
10-01-2009, 10:53
Eu sou um dos mais interessados neste tópico pois chegou a altura de comprar rodas novas para uma nova bicicleta e a duvida persiste.... esferas ou rolamentos.

Actualmente na minha velhinha Wheeler tenho cubos com esfera e na semana passada após uma queda a roda de trás deu sinais de vida...O eixo mal rodava... No próprio dia resolvi desmontar para ver o que se passava e acabei por constatar que as pistas já estão muito picadas, uma das esferas evaporou-se e o cepo estava desapertado.

Agora vem a parte em que digo que a roda tem 15 anos e só é mexida para desempenar :oops:, ou seja, rolamentos parece-me uma boa inovação mas vão-me durar tanto tempo como estes cubos duraram?

(Para os que ficaram a pensar que as rodas da velhinha Wheeler tiveram os seus últimos dias de gloria, desenganem-se pois o cepo já está apertado, as esferas vão ser todas trocadas e espero meter a roda outra vez a rolar :D)

rucaf3
10-01-2009, 11:07
Eu sei que o que vou dizer não tem nada a ver com bicicletas. mas, eu trabalho com máquinas de colar enbalagens de medicamentos e elas funcionam com rolamentos e posso te garantir que tenho rolamentos que em 14 anos que tenho a máq. nunca griparam mas outros já tiveram de ser trocados 2 vezes, a meu ver EU prefiro rolamentos devido á sua simplicidade agora tabém é uma questão de sorte com as peças por que se calhar se eu tivesse umas rodas de esferas que nunca me dessem problemas , dificilmente falaria mal delas mas uma coisa te digo, mesmo que esferas não tivessem problemas, se eu fosse trocar de rodas, seriam de rolamentos mais uma vez devido á sua simplicidade ( tira fora põe novo e já está) e ainda tens a possibilidade de poderes andar com alguns suplentes na mala...

GeoRCZ
10-01-2009, 11:31
Lamelas vai para rolamentos!

tkul
10-01-2009, 16:41
EM N anos de bicicleta nunca tive problemas com pistas!
Isto porque ou vai primeiro o cepo à vida... ou vai a jante... enfim... tanta coisa vai ao andar antes dos rolamentos/esferas............

ir para uma ou para outra, eu diria para ires para uma coisa standard! Nada de Mavics, ou outras... coisas simples e standard!
Jantes de 32 furos... etc.

Eu, com pouco dinheiro iria para as que referi --> cubos XT, jantes Sun (DS1 ou DS2 caso seja para disco CR18 para V-Brake) e uns bons raios da DT (Revolution 2,0-1,5).
Ficas com uma roda super leve... para o peso! :lol: a um preço bacana... e acima de tudo com facilidade em mudar seja o que for.

Se o dinheiro for o dobro iria para uns cubos Hope.

Máquinas funcionam quase todas com esferas. (ROLAMENTOS!)

GeoRCZ
10-01-2009, 16:56
...e acima de tudo com facilidade em mudar seja o que for.

doh doh doh doh doh doh doh doh doh doh doh doh doh doh doh doh

Aceito que digam que rolamentos selados não prestam e coisas do género. Agora dizer a alguém que com um cubo Shimano tem facilidade em mudar seja o que for é demais.

Ainda hoje estou à espera de um cubo para umas rodas HW-5600 da Shimano. E já lá vão 2 anos e o cubo não chega...

Enfim...

Para quem diz que é fácil mudar seja o que for com facilidade 2 anos já é um tempinho... Não acham?

Ah! também estou a aguardar há 4 anos uma chamada da Sociedade Comercial do Vouga a dizer que já chegou o eixo e cones para um cubo Deore LX.

Enfim...

Turbolento
10-01-2009, 17:53
Lamelas espero que consigas por as rodas a funcionarem novamente com esferas novas!!

Eu no meu cubo Shimano apliquei esferas novas mas como tinha o cubo e o cone picado não funcionou e reclamei o cubo com 3 meses de uso pouco intensivo e sem fazer lamas!!

Se tens as esferas, o cone e as pistas/caixas picadas ... esquece esse e parte para um novo!!

Também tenho uma bike velhinha e nunca me preocupei em fazer grandes manutenção e aquilo não tem folgas nos cubos. Por vezes penso que as peças para bikes, actualmente são como os carros recentes ... material de qualidade pouco douradora.

Isto talvez se deva ao facto de estarmos numa sociedade em que as coisas têm um tempo de vida muito mais reduzido do que era à 20 anos atrás!

Espero que entendam.

Só mais uma coisa .... pensando um bocado, parece-me que a Shimano não adopta a utilização de rolamentos nos seus cubos por uma questão de rentabilidade ( para eles)!! Acho que já aqui falaram e com alguma lógica, que se a Shimano optasse por cubos de rolamentos deixaria de vender tantos cubos e até mesmo rolamentos porque para rolamentos existem muitos fabricantes!

Ainda tenho esperança em ver cubos Shimano com rolamentos!!!
Se o fizerem terão cliente! :D :D

tkul
10-01-2009, 21:00
Eu mato-te,

Devo ter explicado mal.
Existe alguma dificuldade em comprar um cubo Shimano XT de 32 furos?
Se a resposta é positiva, aconselho-te a abrir o tópico de compras na net! :lol:

É que falam em rolamentos e esferas, mas em mais de 25 anos de ciclismo, nunca tive problemas com esses componentes.
As rodas vão sempre ao ar por outros motivos --> jante DEMASIADA empenada, cepo que entrega a alma ao criador, arrebentar com os raios... enfim, os rolamentos ou esferas, é das poucas coisas que me preocupo!

Eu vejo a fiabilidade pelo geral.

Se tiver até 40€ para gastar num cubo, será que consigo algo MELHOR e mais fiável que um XT (poupando 10€?)?!?
*****... um cubo Deore custa aí uns 8€! É CARO?????????????????????
Um cepo é quase o preço do cubo... por isso quando der cabo do mesmo substituí-se tudo!

AGORA, falemos de Mavic:

Arrebentas com uma jante de 24 furos, tens de aguardar a chegada, enquanto outros, há PALETES, RESMAS de jantes de 32 furos!
Arrebentas com um raio... epá, se não for o raio DT Revolution XPTO, enfias um raio normal... e tá andar!

Falam de rolamentos/Esferas, e de marcas... mas o que realmente interessa é saber qual é o cubo que custe o mesmo que um XT, com a fiabilidade semelhante e que seja de rolamentos.

Eu mato-te aguardo resposta.

PS - Não falemos de sistemas de rodas, porque não é isso que está em causa.

GeoRCZ
10-01-2009, 21:30
Hello Tkull,

É óbvio que não se pode arranjar um cubo de rolamentos pelo mesmo preço de um de esferas. E sabes porque?

Porque o sistema de rolamentos é reconhecidamente mais fiável e eficaz.

Agora vejamos as coisas desta forma, quando falas na falencia de um cubo de esferas (seja ele que marca for) referes-te logo à possibilidade de por um cubo novo. Certo?

Num cubo de rolamentos esse problema não existe (seja o cubo que marca for).

Mas é assim, não vale a pena andarmos aqui a "discutir" qual o melhor sistema porque já deu para perceber que somos os dois cabeças duras. :)

Um dia temos é de combinar para pedalar juntos. Seja com esferas ou rolamentos. :)

Abraço

Bravellir
10-01-2009, 21:34
eu mato-te, tkul, arranjem um quarto :mrgreen:

Alf
10-01-2009, 21:39
Vou colocar uma curiosidade:

Se um rolamento de uma roda partir, a roda bloqueia :lol: Agora imaginem isso na roda da frente em andamento :mrgreen:

GeoRCZ
10-01-2009, 21:43
E se uma esfera partir tambem bloqueia. :) Já me aconteceu na roda de trás. Até o corpo do cubo se deformou! :)

No entanto ainda não vi nenhum rolamento a bloquear assim numa bicicleta.

tkul
10-01-2009, 22:35
Eu tenho ambos os sistemas... e muito sinceramente para rodas até aos 200 e picos Euros, prefiro a performance e fiabilidade da Shimano (quer sejam hoje em dia com cubos de esferas, quer seja no futuro com rolamentos). Shimano "tá lá"! Óptima qualidade a preços muito bons! Basta ver o novo grupo SLX.

Quanto à volta, pode ser, mas só depois do meu "up-grade" à cavícula... :cry:

O que eu refiro relativamente à falência é que muito antes de ter pistas picadas... etc, já tenho o cepo nas couves! A ver o que acontece com os Hope... :mrsock:

jmv
10-01-2009, 23:14
Por sorte a Shimano perdeu a guerra dos dual-control, ou hoje o mundo das bicicletas estaria obrigado a usar os tais cubos de esferas só center-lock e até os travões seriam obrigatoriamente shimano. A escolha até é vasta começando nos tais mer.d...sos 475, que após algumas lavagens já têm as esferas enferrujadas e os cepos gripados. Da shimano já tive cubos do alivio até ao Xtr. Xt e Xtr rolam de verdade mais macio que os de gama baixa, mas só um louco os pode comparar à ligeireza e facilidade de rolar duns mavic, isto senão tiverem apertado demais os cones...senão foram-se. É fácil comprovar a diferença fazendo o seguinte teste: Tirem a roda da bicicleta, segurem a roda no ar apoiada pelo eixo na ponta dos dedos, e rodem, nos cubos shimano sentem a falta de ligeireza e a rispidez do cubo e das esferas a rolar, as vezes micro-prisões, nas mavic e Dt por exemplo rolam... rolam sem se sentir nada. Esferas sim.!.. dentro do rolamento.
ikillyou tu declaraste guerra às esferas da shimano, mas lamento dizer-te que a vais perder, isto porque as marcas com mais peso na industria, têm o desplante de por no mercado bikes de mais de 2000€, com cubos deore, (Eu comprei uma e já mudei para mavic) elas lucram mais e acabam por manter as esferas da shimano, mas os burros somos nós que compramos.

GeoRCZ
11-01-2009, 00:14
Boa noite jmv,

Não declarei guerra às esferas nem à Shimano.:) Apenas tenho 20 anos de ciclismo dos quais 10 são de alta competição e mais uns quantos a acompanhá-la de perto, assim como todos os aspectos de mecânica inerentes. :)

Já rolei milhares de Kms com cubos de esferas (Shimano e Campagnolo) e sei as dores de cabeça que dão. Mas agora até me estou a rir sozinho por me recordar que quando corri no Boavista nem me lembrava que os cubos eram de esferas (Shimano), pois estava-me borrifando se gripava ou se partia esferas la dentro. Era sempre a destruir material, pois é assim que vive o mundo da alta competição. :)

Se soubessem quantos cubos Dura-Ace são trocados pelos mecânicos das equipas! Ah! Mais uma coisa! Quando estiverem a ver ciclismo de estrada ou BTT de alta competição olhem bem para os pormenores do material! É que há muitas rodas que parecem ser Dura-Ace ou ate XTR e usam cubos doutras marcas, na sua maioria DT Swiss. Há muita gente que não sabe destes pormenores... mas eles existem. :)

O teu post é claro e bem redigido.

A Shimano comigo não leva a melhor!

Nunca gostei dos Dual-control porque em descidas complicadas não gosto de travar e sentir as mudanças a entrar sem minha vontade por causa do movimento involuntário dos dedos devido às vibrações do terreno.

Não gosto de center-lock porque ganham folga no sistema de estrias, porque são mais pesados e porque são mais caros (além de achar mais feios).

Em relação as esferas não há muito mais a dizer... apenas acrescento que se forem da equipa por mim ate podem ser de esferas, pois não sou eu que faço revisão nem pago cubos novos do meu bolso. :)

Basicamente é isto. :)

Abraço

tkul
11-01-2009, 11:32
E eu a pensar que falavamos de rodas :mrgreen:

A Shimano teve algumas atitudes arrogantes e estúpidas: Dual Control, Rapid Rise... e pouco mais.

Desconheço os problemas nos centerlock, mas dizerem que são mais pesados e caros?
Factos: XTR (160mm) -->
140 grm // +/- 30€
A2Z SP1 (165-) --> 110grn // +/- 30€ (estes são aqueles todos recortados...)
SM-RT78 (160mm) --> 149grm // +/- 20 e picos €
Magura SL 160 mm --> 131grm

Os pesos da Shimano incluem todo o sistema de fixação, pelo que acrescentar pelo menos 10grm pelos 6 parafusos não estaria mal.
Os cubos são mais leves, e já existem outras marcas a fazerem e esses com rolamentos :mrgreen:

Falam muito na MAVIC, mas parece que a marca não tem defeitos... :lol:
Nunca comprei por vários motivos: Cubos e jantes específicas (tempos de espera caso algo aconteça!), cepos nas de baixo de gama são... e nas topo de gama tem o problema dos raios (específicos!).
Mas quem diz Mavic, diz Crankbross... diz Easton, Spin., etc...
A ver se coloco aqui um teste das Crankbros feita pela MBR :lol:

Burning Dogma
11-01-2009, 12:39
Sprintoso...errr, alias ikillyou, granda cruzada contra as esferas :mrgreen: Ao contrário do que dizes, no pelotão de estrada andam muitas rodas de esferas, sejam elas Campagnolo, Fulcrum, Shimano, etc. Pergunta a entendidos uma opinião sobre rodas hand-built e vais ver os cubos que te recomendam. Campy Record ou Shimano Dura Ace, são os melhores cubos que podes comprar. Já lá vários comentários de pessoas que tem rodas Campagnolo de esferas há uns 3 ou 4 anos e nunca abriram os cubos e elas rodas como se fossem novas. Pelo teu discurso deviam gripar logo na 1ª chuvada.

Para o BTT continuo na minha de que os rolamentos devem ter vantagem pela maior protecção contra a terra e a lama.

Quanto à Mavic, meus amigos, é só markting, cada vez me apercebo mais disso. 99% do pessoal só compra Mavic pela fama que elas tem, nem procuram outras marcas. É chique usar Mavic.

tkul
11-01-2009, 12:55
Parecem as cruzadas... :lol:

Essas esferas... danadas esferas! Hereges!! :mrgreen:

Parece que as CB tem alguns problemas (GRAVES PROBLEMAS!) e tem rolamentos... UFA, ainda bem que tem rolamentos! :lol:

http://img186.imageshack.us/my.php?image=cbcobaltdv1.jpg
http://img186.imageshack.us/img186/9762/cbcobaltdv1.th.jpg

Desconheço o que o pessoal da estrada usa! Sorry! :oops:
Mas para o BTT o uso de esferas não me parece assim tão desaconselhado tendo em conta a quantidade de cubos que se vendem!
Quanto à MAVIC, parece-me muito... muito marketing! E quem muito promete.................. :lol:

Burning Dogma
11-01-2009, 13:06
Quanto à MAVIC, parece-me muito... muito marketing! E quem muito promete.................. :lol:

E depois lançam no mercado rodas como as R-Sys que rebentam todas em andamento e são as rodas menos aerodinâmicas do mercado por larga margem. Tudo isto por carca de 1000€ :lol:

GeoRCZ
11-01-2009, 13:10
Atenção que eu não defendo a Mavic de forma incondicional. É óbvio que também tem as suas falhas.

Eu defendo os rolamentos selados. Estejam eles em que marca estiverem.

tkul
11-01-2009, 13:19
E agora uma das rodas que para mim, são das mais belas Industrie Nine!

UPS!

http://img156.imageshack.us/my.php?image=industrieninefaileursp7.jpg

http://img156.imageshack.us/img156/8295/industrieninefaileursp7.th.jpg

Eu defendo a estandardização dos produtos! Casos de cubos partidos (franges!) ou raios, ou jantes, e ficamos 1, 2 ou mais semanas sem as rodas! Quer sejam rolamentos ou esferas!
Existem vários modos de falha numa roda, e parece que só se concentram na porcaria do que as faz rolar.

Cubos de Rolamentos (STANDARD! 32 furos) BONS/BARATOS e com uma fiabilidade SEMELHANTE à SHIMANO --> NÃO OS CONHEÇO!

RODAS tipo MAVIC, CB, INDUSTRIE NINE, EASTON, ETC, são problemáticas por usarem material específico.

Para rodas baratas, e como já referi, não conheço nada MELHOR que montar umas rodas à volta de cubos Shimano XT (melhor relação de todos os grupos).
Para rodas mais caras, não pondero a colocação de XTR que pelo preço, já se compram bons cubos de rolamentos, como é o caso dos HOPE.

jmv
11-01-2009, 14:13
Olá ikillyou, quando disse que declaraste guerra ás esferas e à shimano, disse-o não no próprio sentido da palavra, mas mais como uma graça. É claro que por trás de cada comentário está alguém que nós não vemos e sabe do que fala, creio ser o teu caso e outros que também sabem mas não querem falar muito bem, caso do tkull. Assim este tópico arrasta-se até ao infinito, se, quem vende shimano vier argumentar que é melhor e quem vende mavic e outras fizer o mesmo.
Cada qual deve saber o que mais lhe convém e quanto está disposto a pagar por um determinado produto, pois os dois sistemas têm prós e contras.
Tkull tens toda a razão quando mencionas as rodas mavic e outras com toda a sua especificidade dos componentes como raios, cabeças e até as respectivas chaves de raios mas o tópico refere-se não a isso, mas só às esferas e rolamentos. Andar a pesquisar para apresentar avarias e problemas acho mal, é claro que os teus Hope virão um dia a ter problemas, nada é eterno....agora que eles rodam melhor e mais suave que os shimano lá isso rolam.

GeoRCZ
11-01-2009, 14:20
Olá jmv,

Não levei a mal dizeres que declarei guerra à Shimano. :) Até porque sou fã incondicional da Shimano (em tudo menos em rodas :)), pois tenho as duas bicicletas totalmente com Shimano e não pretendo mudar.

Rodas que seja eu a pagar só rolamentos.

Se for de uma equipa que eu represente podem ser de esferas e até podem meter água la para dentro de propósito que não me importo. :)

Abraço

tkul
11-01-2009, 14:41
Jmv rodam da mesma maneira, com a diferença dos cubos HOPE traseiros fazerem um cagaçal brutal! Parece que tem escape de rendimento, o que é óptimo que já me safou de algumas situações mais... enfim, perigosas por terem ouvido a chegar!

Sei bem que não se falam em sistemas, mas estão sempre a referir a Mavic... e por desconhecer cubos ao nível Shimano Xt de rolamentos (preço/qualidade/fiabilidade), arrematei o post da forma como fiz. Falam de falências e na dificuldade de se arranjar cubos, etc, mas referem-se a sistemas específicos e não standard!

Não percebo o fascínio pelos rolamentos... nem percebo a fobia às esferas!
Ambos os sistemas são óptimos, mas com preços completamente diferentes!

ignite
11-01-2009, 16:17
ikill you, ok acho que se falas a sério estou sem argumentos, quanto à loja do ti xico :P

eu nao defendo as esferas, mas a ideia que tneho ou tinha , é que ainda representam algumas vantagens (mesmo q poucas)

e detesto "afinar" o cubo, para q as esferas fiquem a rolar bem. isso acontece com os rolamentos? ou é montar à texas e fica sempre bom?

GeoRCZ
11-01-2009, 17:53
Boa tarde Ignite,

Infelizmente o que digo corresponde à realidade. :(

Quanto à afinação dos "cones" nos rolamentos posso dizer que a afinar uma roda de rolamentos tens menos 95% das dores de cabeça do que a a finar um cubo de esferas.

Mas atenção! É preciso saber tirar os rolamentos fora!

Não é que tirar rolamentos seja uma ciência, mas não podemos ser sapateiros a tira-los fora. Entendes?

Abraço

silvioferraz
11-01-2009, 18:15
Isso talvez exigisse uma melhor explicação. Essa do não é uma ciência mas não podemos ser sapateiros...

Afinal em que é que ficamos? Neste tópico até já ouvi dizer, que podemos levar rolamentos no camelback (mala) para trocar a meio duma volta... Que piada!!

Explica lá tu, IllKillyou, já que percebes tanto do assunto, como se trocam rolamentos e como.Numa banca, num torno, com que ferramenta os retiras, com que ferramenta os integras de novo no cubo sem os danificares?

Penso que muitos "leigos" como eu que não percebemos nada disto, merecíamos uma explicação.

Abraço

GeoRCZ
11-01-2009, 18:50
Boa tarde Silvio,

Não sou especialista a trocar rolamentos, por isso dizer que não é uma ciencia. :)

Quem disse que leva rolamentos suficientes no Camelback para os trocar a meio de uma volta é cá um herói! :) É possivel, mas fica uma cagada. :)

Eu quando vou para uma prova de 24h levo sempre rolamentos de substituição, assim como a minha caixa de ferramenta completa.

Não tenho ferramentas especificas para sacar os rolamentos. Quando os quero tirar para substituir ou lubrificar uso várias adaptações com ferramentas que tenho, tais como uma chave de fendas suficientemente comprida para os empurrar em vez de os puxar.

Convém ter:

:arrow: Chaves especificas para tirar cassetes

http://www.parktool.com/images/products/productimages/det_FR-1_2005727_53156.jpg

http://www.parktool.com/images/products/productimages/det_SR-2_2005729_7149.jpg

:arrow: Chaves de cones

http://www.parktool.com/images/products/productimages/det_SCW-SET_2006620_90120.jpg

:arrow: Uma chave de caixa do diâmetro do rolamento para o colocar no sitio

http://www.costagarcia.com.br/img/produtos/867_1.jpg

:arrow: Maço de borracha ou nylon para bater na chave de caixa

http://www.nortesul.net/pneus_borracharia/g_marreta.jpg

:arrow: E muito cuidado a efectuar esta "reparação" (não ser sapateiro :) )

O tutorial que se segue é elucidativo de alguns passos a seguir, os mais importantes.

Outro conselho. Nunca comprem rolamentos em lojas de bicicletas, pois estarão a pagar o autocolante da marca dos cubos/rodas que vem na embalagem.

Saquem o rolamento fora e dirijam-se a uma loja especializada em rolamentos! Decerto que comprarão muito mais em conta.

Deixo-vos também uma tabela de compatibilidades de rolamentos SKF para rodas Mavic. A tabela pode ser consultada atraves do seguinte URL:

http://82.215.5.162/cdx/brochures/SKF_Ceramic.pdf

Espero ter ajudado.

Abraço

silvioferraz
11-01-2009, 19:26
Muito bem IllKillyou, fica então provado que trocar rolamentos é uma operação"delicada" que não é efectuada tão facilmente como alguém a quis pintar.

A minha ferramenta completa, nunca a levo para lado nenhum, pois como uso cubos XT, tenho a certeza que não me falham. Se falhar algo, há-de ser como alguém disse, um aro, um raio, ou até o cepo (difícil), mas este último, no sistema shimano de fácil substituição, muito fácil de arranjar e a metade do preço, dum qualquer Mavic de gama baixa.

Abraço

GeoRCZ
11-01-2009, 19:45
Silvio,

Atenção que a operação de trocar rolamentos é fácil. Apenas tem de ser feita com calma e com bom senso, como tudo aquilo que fazemos na vida.

O facto de ter comigo rolamentos suplentes não é por causa de nenhuma situação que me tenha acontecido, mas sim pelo facto de ser uma pessoa que não gosta de ser apanhada desprevenida.

Assim como levo rolamentos de substituição também levo pneus, câmaras de ar, cabos de mudança, retentores da suspensão, etc. Trata-se apenas de prevenção.

Devo dizer que nunca precisei de fazer uma reparação de ultima hora antes de uma prova. Até pelo facto de ser eu a fazer a manutenção da minha bicicleta, sabendo sempre como o trabalho fica feito.

Abraço

GeoRCZ
18-01-2009, 13:34
Boa tarde,

Encontrei isto quando andava a passear pelo fórum.

realmente quando pedalo ouço estalos, até andava com medo que fosse do eixo do pedaleiro, amanha vai para a oficina e depois logo se vé.
será que dá para levar rolamentos em vez de esferas?

O tópico onde esta inserida esta citação encontra-se no seguinte URL:

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,50461.0.html

Boa tarde

klaudio_f
18-01-2009, 16:29
foi aqui o eu que iniciou esse tópico que o ikillyou refere, e pela ajuda que me foi prestada nesse topico tudo indica que tenha o cubo já pronto para entregar a alma ao criador, ou lá perto, em caso de necessidade de trocar o cubo o que me recomendam, cubo novo, ou uma roda completa?

GeoRCZ
18-01-2009, 16:33
Boa tarde klaudio_f,

Diria para meteres umas Mavic, mas poderia parecer algo faccioso. :)

Portanto digo-te apenas para escolher rolamentos!

Tão simples quanto isto...

Pelo que li no outro tópico que criaste já sabes o que acontece a um cubo de esferas quando algo corre mal. Certo?

Sentiste na pele o que os cubos de esferas (Shimano ou não) têm de "bom", ou melhor, da mal... :)

Como eram de esferas agora vês-te obrigado a trocar tudo...

Depois só tens de escolher o design que gostas mais (Fulcrum, Mavic, DT Swiss, etc)

Boa escolha e boas pedaladas

silvioferraz
18-01-2009, 16:39
Se a roda estiver boa e valer a pena, põe um cubo XT, que nunca mais te chateias com ele. Se a roda tornar a avariar, não há-de ser pelo cubo. E sabes a melhor? Arranjas um cubo XT a +/- 30 euros.

Abraço

GeoRCZ
18-01-2009, 16:52
klaudio_f digo-te apenas isto:

Shimano XT = esferas = trabalhos redobrados = gastos desnecessários (manutenções constantes e periódicas) = manutenções constantes = ...

Rolamentos = menos atrito = menos manutenções, logo menos gastos = mais liberdade para pedalar sem preocupaçoes

Já sabes o que as esferas te reservam, agora a escolha é só tua.

Pedala muito! :)

klaudio_f
18-01-2009, 17:17
como não li o tópico todo, não sei se alguém já referiu que um rolamento também contem esferas, tendo a vantagem de as esferas trabalharem dentro da "caixa" do rolamento, torna mais complicado a suar remoção, mas tem a vantagem de não danificar o cubo, e como devem ter reparado a maioria do material considerado "bom" tem rolamentos, pedaleiros com rolamentos selados, caixas de direcção com rolamentos etc...

umas mavic, como não sou de abusar muito da bike, tipo saltos e essas coisas que maltratam o material a serio, gosto da andar no mato, ou seja o meu tipi de andamento acho eu que é mais para o XC, gosto de descer, subir, saltos é que nada, prontos pequenos :twisted:, qual destas me aconselham:

Mavic Crossride Disc 6-Bolt Wheels 2009 - http://www.************************/Models.aspx?ModelID=30822
ou
Mavic Crossride UB/Disc 6-Bolt Wheels - http://www.************************/Models.aspx?ModelID=30824

ou outras não ultrapassando muito o orçamento de 200€, sou doido por bikes mas o orcamento não ajuda :mrgreen:

ah estou inclinado para umas Mavic porque todo o pessoal que conheço já com alguns anos disto dissem que são muito boas em questão de durabilidade/fiabilidade

GeoRCZ
18-01-2009, 17:22
klaudio_F fui eu que referi isto:

...alguém já referiu que um rolamento também contem esferas, tendo a vantagem de as esferas trabalharem dentro da "caixa" do rolamento, torna mais complicado a suar remoção...

Quando um rolamento gripa não vais fazer nada senão e apenas meter um rolamento novo.

Usas travões de disco ou v-brake?

klaudio_f
18-01-2009, 17:29
sim é bastante simples a reparação de um rolamento, é só trocar.

utilizo travões de disco uns Avid 160

GeoRCZ
18-01-2009, 18:01
O termo exacto não é reparação, mas sim substituição de um rolamento.

Se usas disco compra umas rodas especificas para disco!

Mavic Crossride Disc 2009

Estas rodas estiveram em promoção na Fizzbikes a 129.99€ ate há bem pouco dias.

É apenas a minha opinião. Os teus € e o teu gosto é que te vai ajudar. :)

zykon
18-01-2009, 21:41
Tu ao longo deste tópico generalizas as differenças entre rolamentos e esferas de uma forma que até mete medo.
As coisas não são tão lineares como tu dizes.
Tu tiveste uma má experiencia, mas não significa que as esferas não sejam uma opção tão válida como os rolamentos.

Existem concerteza rodas de esferas melhores que outras de rolamentos.

Depois não consigo perceber os gastos que tanto falas em manutenções?? é so abrir, limpar, por massa e fechar...

Agora se as pessoas não tiverem cuidado...

GeoRCZ
18-01-2009, 21:53
Boa noite,

Tu ao longo deste tópico generalizas as differenças entre rolamentos e esferas de uma forma que até mete medo.
As coisas não são tão lineares como tu dizes.
Tu tiveste uma má experiencia, mas não significa que as esferas não sejam uma opção tão válida como os rolamentos.

Cansei-me de levar as rodas ao mecanico para fazer manutenção e de o ouvir dizer que os cubos estavam picados.

Resultado, cubos novos + enraiação. Uma brincadeira que nunca ficava por menos de 50€ (ja com preço de amigo).

Depois não consigo perceber os gastos que tanto falas em manutenções?? é so abrir, limpar, por massa e fechar...

E para quem não sabe fazer estas manutenções em casa? Ficará assim tão barato? Já vi colegas meus pagarem 30€ por revisões a cubos Shimano e Campagnolo. Sim porque na Campagnolo os preços não são tão comerciais e estou a falar de rodas topo de gama, tanto na Shimano como na Campagnolo.

Agora se as pessoas não tiverem cuidado...

Desde que tenho rodas de rolamentos selados que lavo mais vezes a bicicleta de forma despreocupada. Apesar de lavar mais vezes tive uma diminuição dos problemas com os cubos de 100%. Posso ate dizer que foi comprar as rodas, monta-las e lava-las, mais nada.

Boas pedaladas

silvioferraz
18-01-2009, 21:57
Bem dito Zycon!

Também eu não percebo esta fobia, pelos cubos de esferas do IlKillyou. Eu quando exprimi a minha opinião não estava de forma alguma a dizer que as rodas que utilizam rolamentos são más. Apenas afirmei que prefiro as rodas de esferas, desde que sejam boas, porque sinceramente, acho que duram mais, e com custos mais baixos que os rolamentos.
Eu aliás tenho uma Cannondale F500 montada com umas Mavic e tenho um par extra na minha garagem da mesma marca. O problema é que essas rodas todos os anos levam rolamentos e os rolamentos, adquiridos na fábrica, são mais caros que os cubos de esferas, logo a manutenção torna-se bem mais cara. Também é verdade, que a manutenção duns bons cubos de esferas não é tão frequente, como o nosso amigo o pinta. Tenho cubos XT, com que pedalo todo o ano na dura Serra de Valongo e noutras do norte, aonde a lama e ao mesmo tempo, a pedra imperam e em 4 anos abri-os uma vez para limpeza. Nem barulho faziam, só o fiz por precaução.

Agora não tenho qualquer problema com rodas de rolamentos, tenho como disse dois pares de Mavic, o problema é que não fiquei muito contente, com a manutenção que elas exigem. É só trocar os rolamentos sim senhor, mas duram menos que as esferas e são muito, mas muito mais caros. Moro em Canelas, bem perto da fábrica da SKF, compro com 50% desconto e mesmo assim são muito caros, acreditem.

Exemplo: 10 rolamentos adquiridos para um quadro Specialized Stumpjumper. O tamanho da maior parte destes rolamentos, é inferior ao dos que gastam as rodas Mavic, logo mais baratos e mesmo assim ficaram por 206 euros. Com o desconto 103 euros, isto dá mais ou menos 10 euros, por rolamento e não 5 como afirmaram neste tópico anteriormente. Só se forem rolamentos de qualidade inferior.

Abraço

zykon
18-01-2009, 22:12
Mas qual é a ciencia de abrir um cubo e por massa???

Só se for não saber para que lado desenrosca.

Isso de lavar a bicicleta, estas a falar em lavagens à pressão?

Se sim, então isso tambem não dá saude nenhuma aos rolamentos. E vais ver que se os tiveres que trocar, fica mais caro que as esferas.

Eu tenho uma btt com mais de 10 anos, que raramente uso, so de vez em quando para tirar o po. Tem cubos com esferas, NUNCA foram abertos e continuam a rolar. Aqui perto da minha casa tenho uma especie de piscina natural para onde eu ia tomar banho no verão, faziamos concursos a ver quem conseguia saltar mais longe para dentro de água com as bicicletas :mrgreen:

Tu tiveste uma má experiencia, mas não é por isso que as esferas ou cubos shimano não prestam. Se não prestassem eles não vendiam rodas a custar 600€ e mais com esferas....

GeoRCZ
18-01-2009, 22:13
Boa noite Silvioferraz,

Mora em Canelas? Em que zona?

Grandes aventuras tive eu por aí! :twisted: :twisted: :twisted:

Bem mas vamos ao assunto em discussão.

Esses rolamentos que comprou não seriam cerâmicos?

É que eu comprei rolamentos para as rodas (Crossride Disc 2008) de um amigo e uns de reserva para as minhas e paguei pelo maior e mais caro (roda de trás) 6€, sendo que os mais pequenos ficaram-me por 5€ cada um.

Até fui buscar os meus rolamentos de reserva à caixa de ferramentas e tenho-os aqui à minha frente.

Passo a colocar as referencias:

:arrow: SKF Explorer 6001-2RSH/C3 - 6€ (rolamento maior)

:arrow: SKF 608-RSH - 5€

Abraço

GeoRCZ
18-01-2009, 22:18
Tu tiveste uma má experiencia, mas não é por isso que as esferas ou cubos shimano não prestam. Se não prestassem eles não vendiam rodas a custar 600€ e mais com esferas....

Não foi só uma má experiencia amigo Zykon, foram muitas. E já não estou a contar com os 2 anos que fui Sub-23 (não era eu que os pagava, era a equipa :)).

Ah! Mas não me esqueço das rodas de estrada Shimano que me fizeram estar parado quase 8 meses à espera de um cubo Shimano que nunca veio. O cubo gripou porque aquando da montagem não foi colocada massa suficiente. Por outras palavras, estava completamente seco.

E agora coloco a questão.

E se fosse uma roda de rolamentos a trazer um rolamento com lubrificação suficiente?

Gripava de igual forma. A única diferença é que não estava quase 8 meses parado. Até eu comprava um rolamento e substituía.

zykon
18-01-2009, 22:20
Um rolamento maior ou mais pequeno não está directamente ligado ao preço.
Quando trabalhei numa oficina auto chegavaos a pagar baluridos por rolamentos pequenos e os grandes serem pechinchas.

GeoRCZ
18-01-2009, 22:24
Eu sei como é isso dos tamanhos dos rolamentos e respectivos preços.

Mas eu apenas referi os valores que paguei pelos que comprei.

motu
13-02-2009, 17:54
Ora boas... venho aqui falar de uma experiência a que assisti.... toda a gente diz que as rodas de rolamentos teem menos artrito que as de esferas mas tal nao é verdade..... vi a minha frente umas xtr e umas da dtswiss, se não me engano eram umas dt1450.. e realmente já as dt tinham parado ainda as shimano lá andavam :twisted: :twisted: ..... e eu também a pensar que era o contrário....

ps: não tenho nada contra uma ou outra foi so uma curiosidade, até porque tenho uns cubos xt para estrada e umas recentissimas fulcrum cedidas pelo amigo rom43 para o mato.... :wink:

pinhocastro
08-03-2009, 16:14
As minhas rodas XT Enduro, que comprei em Dezembro tiveram um percalço.
O Cepo gripou, o resto está impecável!

Vamos lá ver o que a Shimano vai dizer de umas rodas com 3 meses de uso.

Abraço
Pinho
www.VAMOSINDODEBICLA.com

Harmony
08-03-2009, 17:45
Eu meti recentemente uns cubos DMR (Revolver) com rolamentos selados, e são 5 estrelas.
E porquê?
Tinha uns cubos Shimano LX e já estava farto de meter esferas e quando precisava dos cones não se vendiam, só com o eixo novo que custava mais que um cubo, cheguei a comprar cubos a 16 Euros só par tirar os cones.
Mas o maior mal era quando o interior do cubo estava picado ou substituía o cubo ou metia os cones e esferas mas era para durar poucos Km.
Agora sei que a agua será muito difícil entrar nos meus novos cubos e quando precisar de rolamentos não tenho que enraiar mais a roda e por pouco dinheiro faço a festa.

rucaf3
08-03-2009, 17:52
Ora boas... venho aqui falar de uma experiência a que assisti.... toda a gente diz que as rodas de rolamentos teem menos artrito que as de esferas mas tal nao é verdade..... vi a minha frente umas xtr e umas da dtswiss, se não me engano eram umas dt1450.. e realmente já as dt tinham parado ainda as shimano lá andavam :twisted: :twisted: ..... e eu também a pensar que era o contrário....

ps: não tenho nada contra uma ou outra foi so uma curiosidade, até porque tenho uns cubos xt para estrada e umas recentissimas fulcrum cedidas pelo amigo rom43 para o mato.... :wink:

Acredito... Mas para mim podem rolar sem parar as de esferas, mas continuo na minha de preferir de rolamentos, são muito mais funcionais e acessíveis em questão de manutenção... Se gripar numa volta andas com um ou dois rolamentos na mochila e trocas apenas com algum esforço, as de esferas temos de andar com esferas mais massa lubrificante connosco.

GeoRCZ
09-03-2009, 00:10
As minhas rodas XT Enduro, que comprei em Dezembro tiveram um percalço.
O Cepo gripou, o resto está impecável!

Vamos lá ver o que a Shimano vai dizer de umas rodas com 3 meses de uso.

Abraço
Pinho
www.VAMOSINDODEBICLA.com

Espero estar enganado, mas o mais certo é dizerem que a culpa foi tua porque andaste a lavar a bike com um máquina de alta pressão.

Vai contanto com despesas!

Mas, tal como já disse antes... espero estar enganado!

Abraço e boa sorte

pinhocastro
09-03-2009, 11:14
ikillyou eu também espero que estejas enganado.

Eu apenas comprei estas rodas na loja já para evitar situações dessas! Senão tinha comprado por metade do preço como um amigo meu, que mandou vir pela net.

Abraço
Pinho
www.VAMOSINDODEBICLA.com

pinhocastro
11-03-2009, 22:46
Actualização. email recebido:
"Boas!
Sim, eles deram-me autorizaçao para trocar o cepo em garantia, mas há mais um pormenorzinho…
As tuas rodas e todas as da Shimano, afinal os cubos são de esferas, so mesmo a roda da frente Xtr que vem nas Cannondale com Leffty é que é de rolamentos, os Japoneses são defensores das esferas a todo o custo!
A parte do eixo está excelente, mas o cepo é que gripou. Portanto vamos substituir-lo!"

Et voilá! Desta vez safei-me, vamos lá ver se não acontece novamente!

Abraço
Pinho
www.VAMOSINDODEBICLA.com

GeoRCZ
11-03-2009, 22:51
Boas pinhocastro,

Fiquei feliz pelo desfecho.

Abraço

pinhocastro
11-03-2009, 22:53
Não vais acreditar, mas... eu também! :lol:
Obrigado pelos comentários!

Abraço
Pinho
www.VAMOSINDODEBICLA.com

tkul
11-03-2009, 23:49
isto ainda é vivo? :shock:

Pois... cepos Shimano!
Lembro-me de estoirar com eles como quem muda de camisa!

O cepo dessas rodas são iguais ao de um cubo XT / XTR normal?

adbarbosa
28-05-2009, 17:49
Vivas Colegas

Uma dúvida de um leigo, relacionada com este tema! Falou-se aqui basicamente da supremacia dos rolamentos ás esferas. A minha dúvida é a seguinte: a escolha do tipo de cubo (rolamentos ou esferas) é independente da roda que se utiliza, certo? No meu caso, tenho umas rodas AlexRims XD Lite, montadas de origem na minha Canyon, e uns cubos XT...acontece que comecei a ouvir aquele som tipico de pipocas a estalar. Levei ao mecânico para trocar esferas e passado uns dias voltou ao mesmo....presumo que esteja morto! Agora qual será a melhor opção?

- Trocar o cubo por um idêntico?
- Trocar por um cubo de rolamentos (Caso seja compatível com as roads)
- Trocar as rodas...!?

Agradeço os vossos comentários. Obrigado

GeoRCZ
28-05-2009, 18:21
Levei ao mecânico para trocar esferas e passado uns dias voltou ao mesmo....

Provavelmente os cones e as caixas já estavam "picadas" e as esferas foram novas durante pouco tempo. :s

Existem várias opções para a resolução deste problema, no entanto tudo irá depender da tua disponibilidade em termos de €.

adbarbosa
28-05-2009, 18:43
O q eu estou disposto a gastar depende mto do q possa ganhar com eventuais alterações! Já sei q cubo novo XT são 40,00 Eur mais "raiar" a roda são mais 20,00 Eur!!! E fico com um conjunto igual e funcional por mais uns tempos... Ganho alguma coisa significativa se mudar de rodas? Estas rodas não são más de todo...certo?

GeoRCZ
28-05-2009, 21:30
Amigo adbarbosa,

Vou defender o que toda a gente já sabe.

Na minha opinião rodas de rolamentos são sempre superiores. Mas isto é apenas a minha opinião.

Boas pedaladas

jginja
25-10-2009, 13:38
uffff!
Não li o tópico todo, mas li a grande parte das páginas!
Estou muito indeciso.

Actualmente tenho rodas com rolamentos. Umas CrossMax das antigas. Mesmo das antigas!
Tenho rodas com esferas. Cubos Shimano, por sinal.
Nunca tive problemas quer com um sistema, quer com o outro.
A minha dúvida tem mais a ver com a suavidade do rolamento do que com outra coisa, pois ao nível da manutenção/prevenção sou bastante cuidadoso.
Assim sendo, pretendo comprar uma roda para trás e as opções são:
- XT (vantagem em ser Tubeless)
- montagem "à la carte", com cubo de rolamentos DT Swiss e aro Mavic tubeless 819
- cubo Novatech, aro Syncros (não tubeless) e raios a condizer
- roda Crosmax ST
todas as opções devem rondar os 850gr e o orçamento disponível é de +-200euros.

Relativamente à discussão rolamento/esfera, já me deram a explicação que no caso dos rolamentos como as esferas estão contidas entre as "pistas" do rolamento, quando acontecem torções na roda, a mesma perde poder de rotação, pois as esferas, neste caso têm de vencer a resistência imposta pela torção, como por exemplo em sprint's ou andamentos mais pesados.
Por opsição, as esferas, seja qual for a posição da esfera nas pistas, têm sempre ponto de contacto, logo mais imunes ás torções.

Consultando a ficha técnica da roda traseira XT e o respectivo desenho, não me parece que tenha uma grande complexidade ao nível da manutenção.
Aquilo que percepciono, relativamente à Shimano, é que independentemente da peça que tenhamos, há, ou haverá, sempre um peça de substituição compatível. Estarei errado nesta percepção?

A decisão da escolha da roda será tomada, também após consultar a opnião da minha loja de sempre.

Obrigado e Boas Pedaladas

stranger
26-10-2009, 21:05
Não faço a minima ideia de qual é o melhor sistema!

Só sei que ao fim de 1 ano e 3000Kms,o cepo e o cubo XT se estragaram!

Primeiro levou um cepo novo ao abrigo da garantia e agora estou á espera de um cubo novo e espero que a shimano se responsabilize!

Quando levei a roda para reparar, o tipo acoselhou-me a mudar para rolamentos selados,ainda não sei...

rucaf3
27-10-2009, 11:02
Eu actualmente tenho umas XT (adquiri uma bike com umas) mas apesar de não gostar de esferas estas até rolam muito bem ... Quanto a duração ... Estas já tem perto de 2 anos e até agora não deram raia... Tem de se ter é cuidado com a manutenção ...

MIGUELNA
27-10-2009, 12:53
Onde compram as esferas, por exemplo na zona de Lisboa?

Numa loja de bikes ou noutro tipo de loja?

Eu tenho rodas de esferas (cubos XT) com cerca de uma ano e meio. Já foram abertos uma vez para colocar massa e quando fizer a segunda vez vou-lhe mudar as esferas.

rucaf3
27-10-2009, 13:06
Onde compram as esferas, por exemplo na zona de Lisboa?
Numa loja de bikes ou noutro tipo de loja?
Eu tenho rodas de esferas (cubos XT) com cerca de uma ano e meio. Já foram abertos uma vez para colocar massa e quando fizer a segunda vez vou-lhe mudar as esferas.

Boa pergunta ... As esferas não são cónicas ?? Eu ainda não desmontei as minhas mas tenho de o fazer brevemente...

MIGUELNA
27-10-2009, 14:06
Boa pergunta ... As esferas não são cónicas ?? Eu ainda não desmontei as minhas mas tenho de o fazer brevemente...

Não, são redondinhas...

No meu caso (cubo XT) 9 atrás e 10 à frente, de cada lado. As de trás são maiores.

Alguém sabe onde comprar essas esferas?

rucaf3
27-10-2009, 14:58
Experimenta na Kombina... Mesmo k não tenham mandam vir na certa... :wink:

P.M.
27-10-2009, 15:30
Qualquer loja que venda rolamentos também vende as esferas (que como o nome indica são redondas :mrgreen:).
Caso não tenham como as medir, levar e comprar igual.

P.M.

Marco Nunes
27-10-2009, 17:35
Boas. Eu tenho umas rodas com rolamentos e umas rodas com esferas. Na minha opinião, os rolamentos são bastante fiáveis em termos de resistencia, durabilidade e geralmente vêm bem protegidos contra águas e poeiras. Daí não tenho razões de queixa. Mas acho que sou mais virado para as esferas pois têm uma manutenção muito fácil e de custo muito reduzido. É muito importante que no caso de utilizares esferas teres em atenção uma boa lubrificação das mesmas e prefere sempre cubos com bos proteção contra água e poeiras. Eu tenho uns Deore Lx e já tive uns Deore (normais) e nunca tive razões de queixa pois como trazem uma proteção extra no pequeno cone de encosto ás esferas que também vem com um rebordo que encosta no cubo. Também já tive cubos ruins onde tive que adaptar algo (tipo uma anilha de borracha ou um circulo de uma mangueira) para que não entrasse água nem outras porcarias, mas também nunca tive problemas pois normalmente quando faço uma revisão aos componentes lubrifico-os sempre e bastante bem. Agora acho que a decisão final compete-te a ti, mas acho que com qualquer das opções (rolamentos ou esferas), ficarás bem servido. Nunca te esqueças: UMA BOA E FREQUENTE LUBRIFICAÇÃO FAZ MUITA DIFERENÇA.

Cumprimentos

MIGUELNA
28-10-2009, 23:46
Comprei as esferas numa loja de rolamentos na av. EUA em frente à av. Rio de Janeiro.
Hoje abri os cubos mas estava tudo bem e não troquei as esferas, foi só limpar e colocar massa. São cubos XT com ano e meio.

100do
29-10-2009, 11:03
Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre os cubos RCZ?

Eu conhecia a marca em quadros, mas parece que agora há rodas RCZ. São bonitas e o preço parece ser bom. A montagem é leve, mas não encontro nenhum feedback destas rodas.
Alguém sabe se estes cubos são de esferas ou de rolamentos?

http://img94.imageshack.us/img94/7644/img5652hd.jpg (http://img94.imageshack.us/i/img5652hd.jpg/) http://img94.imageshack.us/img94/img5652hd.jpg/1/w640.png (http://g.imageshack.us/img94/img5652hd.jpg/1/)

snowbike
29-10-2009, 11:16
Penso ter lido no site da Fizzbikes a descrição dessas rodas e dizia que eram de rolamentos (agora a descrição não está disponível!!!) Nada que um mail para a Fizzbikes não resolva :wink:

100do
29-10-2009, 11:25
Já enviei mail, mas tardam a responder :s

Calculo que as rodas sejam apenas uma montagem da RCZ, utilizando cubos da marca X, raios da marca Y e aros da marca Z. Agora falta descobrir o X, Y e Z :lol:

Tenho medo de comprar e depois descobrir que não há peças para os cubos. O preço é bom tendo em conta o peso, mas se não houver peças, deixa de ser bom...

100do
29-10-2009, 12:15
Penso ter lido no site da Fizzbikes a descrição dessas rodas e dizia que eram de rolamentos (agora a descrição não está disponível!!!) Nada que um mail para a Fizzbikes não resolva :wink:

E viste bem :wink:
No site em francês está a descrição, e lá diz que os cubos são de rolamentos selados :P
Mais um ponto a favor 8)

snowbike
29-10-2009, 12:33
Ah, então é isso, é que por vezes entro lá e está em Francês e outras fica em Português :mrgreen:

jginja
30-10-2009, 22:08
Viva,
entre duas ofertas de CrossMax no OLX: SL e SLR apareceram-me umas SLR, também usadas por 500 euros.Os rolamentos estão em bom estado.
http://aljustrel-beja.*******/mavic-crossmax-slr-disc-lefty-iid-33820060
http://loule.*******/mavic-crossmax-sl-disc-p-lefty-iid-38520139

Opinem, se faz favor.
Obrigado e boas pedaladas

Marco Nunes
20-01-2011, 21:57
Boas.
Muito se comenta e diferem opiniões, gostos e realidades no que diz respeito ás boas rodas de BTT (exemplo) terem cubos em que o veio é apoiado em esferas ou rolamentos. Na minha opinião, a coisa até está equilibrada, pois qualquer dos sistemas tem prós e contras. Antigamente não/apenas se sonhava em cubos de rolamentos e toda a gente utilizava cubos de esferas, andavam por todo o lado sem se passar nada, um pouco de lubrificação e ficava tudo como novo. Claro que tudo tem que modernizar-se e a tecnologia tem que evouluir dando origem ao aparecimento de novos sistemas e equipamentos. Tudo muito bem. Agora que um sistema é superior em tudo em relação ao outro, aí a coisa, se calhar até nem é bem assim. A meu ver, o rolamento tem só por sí um "sistema de segurança" em que mesmo que aconteça algo ou se danifique alguma esfera dentro deste, em principio nada de grave acontece, quer seja para o componente, quer para o piloto/atleta. É verdade que o rolamento veio impulsionar muito o mercado e muitas e muitas marcas de cubos utilizam este componente e acredito que pela sua grande fiabilidade e resistência, como tem-se vindo a provar. Agora, também tem agum ponto negativo, quer seja a nivél de manutenção ou lubrificação (dependendo do rolamento), isto é: Se o rolamento até tiver uma protecção que seja amovivél aí podemos librificá-lo, coisa que nos rolamentos completamente selados isso á partida não é possivél e em caso de necessidade de manutenção ou substituição teremos que levar a roda a alguém especializado na matéria ou então alguém que seja habilidoso o suficiente (por aí até há), já para não falar que cada um andará pelos 10 euros ou 20 euros dependendo do modelo e marca (isto é um exemplo). No caso dos cubos de esferas a coisa funciona de maneira diferente. É claro que o sistema pode não ter a mesma rubustez ou segurança e daí termos que andar com mais atenção, pois as esferas rodam dentro de uma peça/cone metálica que está embutida no cubo, mas a verdade é que ao longo dos anos este sistema tem demonstrado fiabilidade (robustez e fiabilidade de materiais), manutenção barata e acessivél a todos, pois desde que tenhamos a preocupação de verificar as esferas e lubrificar tudo, todo o sistema funcionará na perfeição.
Na minha opinião, não devemos deixar de adquirir umas rodas que gostamos, lá porque "ainda são de esferas" ou "epá, depois tenho que levar a roda para um mecânico mudar o rolamento", etc, etc, etc. Não há nada como pedir várias opiniões e pesquisar informação acerca de qualquer componentes que tenhamos em vista para adquirir. Quer seja nas rodas, suspensão, pedaleira, etc, quando a informação que temos é pouca ou somos inexperientes na matéria, o melhor é fazer sempre uma pesquisa. Assim, saberemos o que estamos comprando com maior confiança e segurança.

Espero que me tenha exprimido da melhor maneira possivél e que ninguém entenda isto como uma desvalorização de nada, mas sim para informar os duvidosos e não desiludir os gostos de cada um.

Fiquem bem.

JoãoLopes
20-01-2011, 22:10
Boas!

Um rolamento para um cubo de btt numa casa de rolamentos generica, fica a menos de 10€ cada . . . Substitui-los leva 15 minutos e podes fazer em casa, sem qualquer ferramenta especializada (martelo e taco de madeira). . .

Para mim são só vantagens, nao tem cá afinações e está estragado troca por um novo e os cubos ficam perfeitos!

ESTIMA
21-01-2011, 16:07
Eu actualmente uso esferas, pois tenho rodas Shimano que desde a mais barata até á mais cara são todas com este sistema. Na minha opinião com um minimo de cuidado e manutenção (verificar folgas e lubrificação) as esferas têm menos custos, poi os rolamentos não podem ser lubrificados e passados X Km os rolamentos vão á vida, pelo simples motivo que não estão preparados para suportar forças laterais, no entanto substituilos é facilimo.
Basicamente concordo com o que foi dito pelo Marco Nunes, os 2 sistemas têm vantagens e desvantagens.

PenduluM
21-01-2011, 22:38
Os rolamentos podem ser lubrificados e devem aliás.

Na sua grande maioria, basta retirar a protecção de plástico e colocar massa, nada mais simples.

SeteGu
16-11-2012, 17:01
Já ha uns dias li este tópico na integra porque, provavelmente, vou ser obrigado a comprar roda(s) nova(s). A ideia com que fiquei é que:

Rolamentos de Esferas de gama alta (XT, por exemplo)
- Rolam melhor (menos atrito)
- Manutenção mais frequentes / menos dispendiosa / maior durabilidade
- Menos resistente no que toca à proteção contra ao elementos (é isso que obriga a revisões mais frequentes)

Rolamentos Selados
- Rolam pior (mais atrito)
- Manutenção menos frequente / mais dispendiosa / menor durabilidade
- Mais resistente contra os elementos (rolamentos selados)

Li algures neste tópico (se não estou em erro) que apenas após um ano os rolamentos selados de uma das rodas (CrossRide, penso eu...) "deram o berro" e meter uns novos ainda foi alguns €€€... é normal ou foi uma exceção? Quanto tempo costumam aguentar +/- quantos kms/meses até darem problemas? E +/- os custos que isso acarreta? Alguém me pode dar o seu feedback para ficar com uma ideia?

É que sendo assim prefiro optar por uns bons cubos de esferas (XT) que nesse caso aguentam-se muito tempo (segundo li) bastanto ter uma manutenção mais regular; para além de rolarem melhor...

oliana
16-11-2012, 17:10
Boas SetGu.
Essa é a minha opinião. Que já escrevi no outro post. Não tenho boaas experiências com rodas de rolamentos selados. Das mal amadas alexrims de caixas de esferas e cubos LX, só tenho a dizer maravilhas, pois lubrificadas 1 vez por ano, já levam quase 15000 km.
A manutenção é muito mais barata.

SeteGu
16-11-2012, 17:20
Pois... mas com gama baixa:

Esqueci-me de referir que o meu cubo de trás Shimano M475 (Shimano Alivio) com 1,5 anos e manutenções a cada 4,5 meses parece querer estar a dar o berro...

Outra coisa importante é que nas de esferas quando se deteta o mal (como no meu caso, oiço as esferas com a roda a rolar; com a bike parada) normalmente o mal já está feito (pistas danificadas) o que obriga a desenraiar para trocar o cubo (ou comprar rodas novas)... nas de rolamentos selados basta substituir os rolamentos, correto?

Ainda assim, continuo mais inclinado para cubos XT... :assobio:

oliana
16-11-2012, 17:31
Os rolamentos das crossride são sustituidos sem mexer nos raios. Penso que as gamas acima não são diferentes. E nos cubos lx tambem. A unica coisa que tenho de tirar é o disco center lock.
Uns cubos de gama baixa duram muito mais tempo que 1,5 anos. Já tive rodas com cubos da formula, gama baixa, que duraram 4 anos. E com esse espaço de manutenção ainda melhor. Depois tambem interessa não só a qualidade das caixas, como das porcas das caixas. As caixas das esferas são facilmente substituíveis se necessário, o que é outra vantagem.

SeteGu
16-11-2012, 17:35
Também acho estranho durarem tão pouco... vamos lá ver se ainda dará para safar...
Antes tive outros cubos de esferas de gama baixa (nem para disco davam) que não sei a marca nem quanto tempo duraram mais ainda foram uns 2-3 anos à vontade...

As duas ultimas voltas foram muito duras (muita água/lama) e na ultima chegamos mesmo a atravessar uma ribeira (mais que uma vez até) :mrgreen:
Com a lavagem da bicicleta lá deve ter entrado mais água e retirado a pouca ou nenhuma massa que ainda restava... agora eu pergunto... e com umas XT? Aguentavam-se?

ernez
16-11-2012, 19:52
Se as mt65 (slx), aguentam, então as XT, brincam, ehehehe, as minhas mt65, já entraram em rios, que as taparam por completo, já foram barradas, até à cunha, é lavar e andar, e estão como novas, estes cubos novos da shimano são muito bons, não tenho ouvido reclamações por ai, ao contrários dos cubos mais antigos os m475, que também tenho uns, que esses sim, levam com muita manutenção.

Marco Nunes
16-11-2012, 20:53
Boas.

Ora para complicar mais um pouco :p vou deixar a minha opinião: Já tive umas CrossRide (rolamentos) adquiridas em 2ª mão e até que nunca tive problemas com elas. Penso que o unico ponto menos positivo de umas/algumas rodas com cubos de rolamentos selados será a manutenção/substituição dos mesmos, pois o mais certo é termos que levar a uma loja .................... mas também ................. nada de mais, claro que mais dispendioso. Tenho umas Rodas XT á 2 anos :cool: e outras com cubos LX á 5 anos :cool: (as 2 com cubos de esferas) e até agora 0 problemas :D. Se achava que as LX já vinham bem protegidas contra poeiras/água, as XT então impressionaram-me com a qualidade e isolamentos/proteção contra sujidade/água/poeiras. A manutenção (faço-a eu próprio daí esta minha opinião ser assim) saí-me baratinha. É verdade que com esferas a manutenção terá que ser mais regular, dependendo do tipo de esforço e "intempéries" que sejam sujeitas. Eu faço manutenção 2 vezes por ano (média) e até agora não tive problemas em relação á fiabilidade de qualquer das rodas. Também tudo depende das "tais" rodas que queremos comprar, sendo rolamentos ou esferas. Se gostamos de umas "tais rodas" e lemos bons feedbacks, penso que qualquer das opções (rolamento ou esfera) valem a pena. Penso que um pormenor importante será ter atenção a, se o material já anda cá á algum tempo ou é novo no mercado, porque a experiência conta muito.

Bom, esta foi a minha opinião e espero não ter complicado nada.:rolleyes:

Boas Pedaladas :D.

SeteGu
17-11-2012, 00:16
Não complicaste Marco Nunes, antes pelo contrário! Obrigado.

kuhn
17-11-2012, 02:03
Os meus cubos são shimano Deore de esferas, até hoje 0 problemas, já vão com 4 anos e com uma unica manutenção que fiz á algumas horas :P porque só agora é que adquiri as ferramentas apropriadas.

http://imageshack.us/a/img4/1788/ferramenta.jpg (http://imageshack.us/a/img4/1788/ferramenta.jpg)

Aqui está o cubo aberto pela 1ª vez (com opitimo aspecto)

http://imageshack.us/a/img6/4436/cubodeore.jpg (http://imageshack.us/a/img6/4436/cubodeore.jpg)

cumps

Marco Nunes
17-11-2012, 17:25
Boas.

Não me leves a mal, mas não te falta aí uma esfera? Bom, o mais certo é ter caído antes de tirares a foto ou quando retiraste o veio. Tens que preencher todo o espaço com esferas e boa quantidade de massa conssistente (essa que apresentas é bem boa. tb uso). Bom, mas partindo que te deves ter safado bem, foi fácil, verdade? É esta uma das vantagens que eu encontro neste sistema. Mas claro, gostos são gostos e cada um tem sua opinião neste assunto de Rolamentos VS Esferas.

Boas manutenções.

kuhn
17-11-2012, 18:13
Não falta esfera nenhuma :P estes cubos são mesmo assim levam 10 esferas de cada lado, eu também estava na DUVIDA MAS LI O MANUAL o confirmei que é mesmo assim.

cumps

big_max
06-12-2012, 00:39
Não consigo entender em que dados todos os que aqui dizem que o rolamento tem mais atrito se baseiam... tem mais atrito pq? se um rolamento faz exactamente o msm e é composto por exactamente os msm materiais que o mecanismo de esferas!

Em um cubo de esferas temos uma parte fixa (veio central) as esferas e uma movel (cubo)
Como pode ser visto neste PDF da Shimano http://cycle.shimano-eu.com/media/techdocs/content/cycle/EV/bikecomponents/WH/EV-WH-M785-F15-3187_v1_m56577569830763677.pdf

Em um cubo de rolamento temos exactamente o msm!
O veio que esta fixo as esferas que fazem parte do rolamento e a parte móvel que entra a pressão no cubo. Neste caso das bicicletas o centro fica fixo para o exterior do rolamento rodar.

Tirei da wiki: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rolamento

Aqui tem um desenho e informação sobre rolamento: http://www.mavic.com/en/technology/wheels/QRM-0

O que n consigo entender é o porque de ser dito aqui por inúmeros users que o rolamento provoca mais atrito. Não entendo pq um rolamento tem as msm peças que tem o sistema de esferas... tem esferas! so que no rolamento estão dentro do eixo e chumaceira...

Na minha opinião o rolamento é melhor em todos os sentidos! E tb n será pelo preço! Pq os rolamentos selados destas dimensões são muito baratos até! Já houve quem falasse em 10€ para os dois de um cubo. mas conseguem-se por metade ou ate menos!

Cumps ;)

zadkziel
06-12-2012, 01:44
Acho que tem mesmo haver com especificidades que talvez ninguém daqui te consigo explicar (eu sou um deles).

Do que ouvi de um mecânico é que os rolamentos selados trabalham melhor na vertical, perdendo alguma da eficácia quando inclinados em ângulo. Já os rolamentos abertos não têm esse problema já que as esferas estão livres e podem exercer força a 360º.

O que quero com isto dizer é que com os rolamentos selados existe maior interacção entre as pistas e as esferas por estarem seladas. Logo aumento do atrito em curva.

Agora cabe a cada um perceber quais as vantagens e desvantagens com que quer viver ;). Eu por acaso optei por rolamentos de esferas abertos, já que as rodas também eram tubless e mais leves do que as de mesmo preço.

Cumps

kuhn
06-12-2012, 02:15
Eu não tenho nada contra os rolamentos selados mas...

Alem do que já foi dito, os cubos de esferas tem varias vantagens e uma delas é podermos tirar as folgas quando estas aparecem, com uma manutenção continua (lubrificar) o seu funcionamento está sempre a 100%, em curva existe uma maior fluides etc.

Só para terem um exemplo de comparação, eu quando fiz a manutenção aos cubos (shimano deore) da monha roda dei um impulso para esta rodar, ao mesmo tempo fiz o mesmo á roda da bike de um amigo meu que tem uma rockrider 8XC com rodas mavic e quando a roda dele parou a minha ainda rolou por muito mais tempo ;)

Ele próprio foi andar na minha bike e diz que é mais "fluida" que a dele.

Mas os rolamentos selados também tem as suas vantagens, alem destes não estragarem os cubos como acontece com o de esferas "com o tempo desgastam as paredes do cubo", a sua manutenção é muito mais simples! é só tirar os velhos e por uns novos.

Mas eu prefiro andar com com cubos de esferas e rolar sempre a 100% durante a sua vida útil do que ter rolamentos selados e só sentir aquela sensação de bike nova quando troco de rolamentos :P

cumps

SeteGu
06-12-2012, 10:06
Eu ao ler este tópico fiquei com a ideia de que os rolamentos de esferas tinham menos atrito devido a algumas experiências que o pessoal diz ter feito (do género da que o kuhn referiu). Curiosamente não me lembro de alguém que tivesse referido o contrário (que as de rolamentos selados é que geravam menos atrito), agora se realmente assim é já não sei... até porque deve variar de modelo para modelo (quer de esferas quer dos selados).

Um indicador que considero importante é o que acontece em estrada. Em estrada de tudo se faz para se ser mais rápido e como são os rolamentos? Se os selados gerassem menos atrito certamente existiria também essa opção para as bicicletas de estrada, não concordam?

SeteGu
06-12-2012, 11:25
Ah e já agora... contra mim falo! Sempre tive cubos de esferas (rascas) e agora vou para rolamentos (por uma questão de oportunidade). ;)

Tudo tem vantagens e desvantagens...

mauroferreira
06-12-2012, 11:59
As minhas rodas anteriores tinham cubos de esferas uns Deore.
As rodas acabaram por se estragam e comprei umas outras de esferas a diferença foi 0 no rolar.
Agora que troquei para as mavic de rolamentos isso sim foi uma diferença do dia para a noite.

ernez
06-12-2012, 12:03
A unica vantagem nos selados é só mesmo, a sua manutenção, avariou, salta fora e mete-se outro, de resto, são mais espaços ou areas de contacto, logo mais atrito!

SeteGu
06-12-2012, 12:24
Mas em que aspeto mauroferreira? Para melhor ou pior?

kuhn
06-12-2012, 12:45
Se ele disse "de dia para a noite" deve ter sido para pior :P

Quero salientar que se os cubos de esferas tiverem uma manutenção continua (lubrificação essencialmente) duram muitos anos, os meus cubos são de 2008 e ainda têm muito para rolar.

cumps

mauroferreira
06-12-2012, 13:02
Nao para muito melhor.
Posso te dizer que ao lado de um colega com cubos deore e pneus de estrada e tem o mesmo peso que eu, a descer ele a pedalar e eu ao lado dele nem preciso de ir a pedalar e passo por ele.

kuhn
06-12-2012, 13:07
Ele que meta a manutenção os cubos nas minhas mãos vais ver onde vão parar as tuas mavic :P

SeteGu
06-12-2012, 13:11
Mas se forem bons... o meu Shimano Acera (M-475) de trás com manutenção regular a cada 4,5 meses durou um ano e meio. :confused:

São as crossride?

mauroferreira
06-12-2012, 15:10
Nao sao as crosstrail.
Os cubos shimano em questão sao feitos por um mecanico que sabe muito bem o que faz.
Se me tivesses a falar que tinhas umas Rodas com cubos XT ou até mesmo XTR aí não dizia o contrário.
Agora com uns Deore que eu já tive um conjunto que me durou muito tempo cerca de 15000km, experimentei os dois e sei bem que as mavic que tenho rolam muito melhor que as com cubos shimano que tive.

kuhn
06-12-2012, 15:35
Qual é o modelo das tuas mavic?

mauroferreira
06-12-2012, 16:16
Sao as mavic crosstrail.
Se fores ao meu topico estão lá algumas fotos delas.

Mach3
06-12-2012, 16:48
Boas,

Eu já tive umas rodas com cubos shimano de baixa gama...garanto a fiabilidade dos mesmos, agora em termos de performance tenho umas rodas com cubos XT e não tem nada a ver!!!

Cumps,

Mach3